Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 15, Número: 48, Publicado: 2013
  • Influência de Estilos de Vida Associados a Hábitos Alimentares no Consumo de Pratos Prontos: estudo comparativo entre São Paulo e Roma Área Temática: Marketing

    Siekierski, Paulette; Ponchio, Mateus Canniatti; Strehlau, Vivian Iara

    Resumo em Português:

    RESUMO O principal objetivo deste trabalho é identificar os estilos de vida relacionados ao consumo de pratos prontos no Brasil e na Itália. Como objetivos específicos têm-se (1) validar a escala de Bae, Chae e Ryu (2010) nos contextos brasileiro e italiano e (2) comparar e relacionar os estilos de vida a características sociodemográficos. Sabe-se que mudanças no estilo de vida de indivíduos do mundo ocidental têm aumentado a demanda por conveniência na preparação das refeições. Consumidores trabalham mais horas, gastam mais tempo no trânsito e desejam maximizar o tempo de lazer cada vez mais limitado, exigindo, assim, produtos e serviços que facilitem e apoiem a vida agitada. Para a pesquisa survey foram coletados dados de 155 consumidores italianos de Roma e 200 brasileiros de São Paulo escolhidos de maneira não probabilística por conveniência. Dentre os principais resultados destaca-se que os romanos valorizam mais as dimensões tradição e saúde, ao passo que os paulistanos preferem conveniência e sabor. As variáveis gênero, idade, número de pessoas no domicílio e tipo de família possuem associação com os estilos de vida, bem como com o consumo efetivo de pratos prontos. Acredita-se que os resultados apresentados possam ser relevantes tanto para o desenvolvimento de novos produtos como para o posicionamento de produtos e marcas atuantes nesses mercados ou, ainda, para identificar novos segmentos de mercado ou compreender diferentes gerações de consumidores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo principal del trabajo es identificar el estilo de vida de los consumidores brasileños e italianos en referencia al consumo de comidas preparadas. Los objetivos específicos son: (1) validar la escala de Bae, Chae e Ryu (2010), y (2) comparar y relacionar los estilos de vida a las características sociodemográficas. Se sabe que los cambios en el estilo de vida de los individuos del mundo occidental incrementan la demanda de la conveniencia de preparar comidas. Los consumidores trabajan más horas por día, gastan más tiempo en el tráfico y desean maximizar el tiempo de ocio, cada vez más limitado. Así, esos consumidores exigen productos y servicios que faciliten y apoyen su agitada vida. Se realizó una encuesta y se recopilaron datos de 155 italianos en Roma y 200 brasileños en São Paulo, utilizando el muestreo no probabilístico por conveniencia. Los resultados apuntan que los romanos valoran las dimensiones tradición y salud, y los paulistanos prefieren la conveniencia y el sabor. Las variables género, edad, cantidad de personas en el hogar y tipos de familia, están asociadas con las actitudes y el consumo de comidas preparadas. Se cree que los resultados pueden llegar a ser útiles no sólo para el desarrollo de productos nuevos sino para el posicionamiento de productos y marcas operantes en esos mercados, también para la identificación de nuevos sectores, así como la comprensión de las diferentes generaciones de consumidores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The main objective of this paper was to identify consumers’ food-related life style toward ready meals in Brazil and Italy. Our specific objectives were (1) to adapt and validate the Bae, Chae and Ryu (2010) scale and (2) to compare and associate the lifestyles to social-demographic characteristics. Consumers are working longer hours, spending more time in traffic and longing to maximize leisure time, which has been increasingly limited. As a result, they demand products and services that facilitate and support their busy lives. A survey was conducted and the research dataset was comprised of a non-probabilistic sample of 155 questionnaires from Italian consumers from Rome and 200 Brazilians from the city of São Paulo. Among the main results, it was shown that the Romans value the tradition and health dimensions more, whereas consumers from São Paulo value convenience and taste. The gender, age, number of people in the household and type of family variables are associated to the attitudes toward ready meal, as well as with its effective consumption. It is believed that these results may be relevant both for the development of new products and for the placement of products and brands active in these markets, or even to identify new market segments or understand different generations of consumers.
  • Hedonismo como um Fator de Decisão e Uso Tecnológico Área Temática: Marketing

    Arruda Filho, Emílio José Montero; Dholakia, Ruby Roy

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso de produtos tecnológicos na atualidade demonstra que consumidores preferem adotar novas tecnologias aliadas a pacotes de novos serviços incluídos nos produtos. Este artigo apresenta que produtos com multifuncionalidades ou integrações são hedônicos e possuem justificação de seu uso como se fossem utilitários, apresentando fatores de integração tecnológica, comportamento hedônico e utilitário, além de ambientes criados pelo preço, orçamento, marca e escolha, que seria o fato de comprarem o produto para si mesmos ou receberem-no como um presente. Todas as variáveis apresentadas servem como fatores de decisão ou mudanças de preferência, dada a composição de múltiplas integrações. Com isso, avaliam-se neste trabalho os dispositivos celulares conhecidos como smartphones, com diferentes serviços integrados, como internet, wireless, música, câmera fotográfica e câmera de vídeo, apresentando que mesmo quando esses produtos possuem maior qualidade, como produtos individuais, a preferência ainda é encorajada para equipamentos possuindo todas essas integrações em um só equipamento, baseado na diversão e prazer de uso.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El uso de productos tecnológicos en la actualidad demuestra que los consumidores prefieren adoptar nuevas tecnologías aliadas a paquetes de nuevos servicios incluidos en los productos. Este artículo presenta que los productos con multifuncionalidades o integraciones son hedónicos y poseen justificación de su uso como se fuesen utilitarios, presentando factores de integración tecnológica, comportamiento hedónico y utilitario, además de ambientes creados por el precio, presupuesto, marca y la elección, que consiste en el hecho de comprar el producto para si mismo o adquirirlo como regalo. Todas esas variables presentadas sirven como factores de decisión o cambios de preferencia, debido a la composición de diversas integraciones. Con ello, se evalúan en este trabajo los dispositivos celulares conocidos como smartphones, con diferentes servicios integrados como internet, wi-fi, música, cámara fotográfica y cámara de video, sosteniendo que incluso cuando estos productos poseen mayor cualidad, como productos individuales, la preferencia aún es valorada para equipos que poseen todas estas integraciones en un sólo equipo basado en la diversión y placer de uso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the current selection and use of technological products, consumers prefer to adopt products which include new service packages and features. This article presents that all-in-one or integrated products are hedonic but explanation for use thereof is utilitarian. This paper analyzes factors of technological integration, hedonic and utilitarian behavior, in addition to the more traditional environmental factors of price, budget, brand, and choice. All variables presented can be considered decision factors or factors that change preference, given the inclusion of several integrations. Accordingly, we assessed smart phones with different services integrated, such as Internet, wireless, music, video, and camera functions. Our findings support our assertion that consumer preference is based on the integration of product features for both enjoyment and pleasure of use.
  • Desafios e Oportunidades na Gestão de Parques de Ciência: projeto de uma ferramenta baseada na análise de empresas residentes Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Jimenez-Zarco, Ana Isabel; Cerdan-Chiscano, Monica; Torrent-Sellens, Joan

    Resumo em Português:

    RESUMO A gestão de parques de ciência é um fator estratégico para as universidades e tem um efeito sinérgico para as empresas neles instaladas. Os gestores dos parques têm de decidir, entre outras coisas, se incentivam a criação de novas spin-offs acadêmicas, se investem em empresas de tecnologia ou se fortalecem start-ups já instaladas no parque, uma vez terminado o período de incubação. Essas decisões têm um impacto direto na capacidade de financiamento da universidade. A qualidade das decisões tomadas, bem como o risco associado, dependerá das ferramentas que estão disponíveis para os gestores do parque. Cada parque, no entanto, possui características e encontra-se em uma situação particular. Por isso, os gestores precisam de ferramentas que se adaptem à realidade do parque, como: (1) o perfil dos empreendedores, (2) a natureza e o comportamento das empresas instaladas no parque, e (3) as inter-relações entre os diferentes atores que fazem parte do parque. Ter informações sobre a situação atual das empresas é imprescindível e facilitará os gestores do parque no processo de tomada de decisão. Com base no exposto, o presente trabalho tem como objetivo projetar e testar uma ferramenta de gestão para parques de ciência. Em seu projeto, a ferramenta considerará os critérios acima. Assim, a partir da observação e análise das empresas localizadas no parque, pretende-se identificar os fatores que afetam seu crescimento. A adequação da ferramenta foi testada no Research Park da UAB. A análise de uma amostra de empresas do parque mostrou que fatores como idade, tamanho e forma de financiamento, junto com o perfil do empreendedor e sua propensão a ter crescimento no negócio, exercem influência na expansão das empresas do parque UAB. Além disso, também pode ser destacada a utilidade que a ferramenta dá aos gestores do parque, bem como sua simplicidade, flexibilidade e adaptabilidade para ser usada com qualquer modelo de parque de ciência. Em uma época caracterizada pela falta de recursos e pela busca de fórmulas institucionais de autofinanciamento, o uso desta ferramenta de gestão pode influenciar positivamente, tornando possível descobrir oportunidades de investimento para os gestores de parques de ciência e universidades.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La gestión de los parques científicos tiene un carácter estratégico para las universidades y un efecto sinérgico para las empresas en ellos instaladas. Los gestores del parque han de decidir, entre otras cosas, si crean nuevas spin-offs académicas, invierten en empresas de base tecnológicas o consolidan las start-ups ya instaladas en el parque, una vez acabado su periodo de incubación. Estas decisiones tienen un impacto directo sobre la capacidad de financiación de la universidad. La calidad de las decisiones tomadas y el riesgo asociado a ellas dependerán de los instrumentos que estén al alcance de los gestores del parque. No obstante, cada parque presenta unas características y situación particular. De ahí que los gestores necesitan disponer de instrumentos que se adecuen a la realidad del parque, y que por tanto contemplen: (1) el perfil de los emprendedores, (2) la naturaleza y comportamiento de las empresas instaladas en el parque, así como (3) las interrelaciones que se producen entre los diferentes actores que forman parte del parque. Disponer de información sobre la situación actual de las empresas del parque facilitará a los gestores los procesos de toma de decisión. Partiendo de lo anterior, el presente trabajo diseña y testa una herramienta de gestión para los parques científicos. En su diseño, la herramienta contemplará los criterios anteriormente citados. Así, a partir de la observación y análisis de las empresas instaladas en el parque, se pretende identificar los factores que inciden sobre su crecimiento. La idoneidad de la herramienta se testó en el Parque de Recerca de la UAB. El análisis de una muestra de empresas del parque evidenció la influencia que los factores edad, dimensión y forma de financiación de la empresa, y por el perfil del emprendedor y su propensión al crecimiento, ejercen sobre el crecimiento de las empresas del parque UAB. Asimismo, también se pone de manifiesto la utilidad que la herramienta ofrece a los gestores del parque, así como su simplicidad, flexibilidad y adaptabilidad para ser usada ante cualquier modelo de parque científico. En un momento caracterizado por la falta de recursos y por la búsqueda de fórmulas de autofinanciación institucional, el uso de esta herramienta de gestión podría influir positivamente en la toma de decisiones, haciendo posible descubrir oportunidades de inversión a los gestores de los parques científicos y las universidades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The correct management of science parks is strategic for universities, as well as a synergistic effect for companies therein installed. Park managers have to decide, among other things, whether they create new academic spin-offs, invest in technology-based companies, or consolidate start-ups already installed in the park once incubation period is complete. These decisions have a direct impact on the university’s financial capacity. The quality of decisions taken, as well as their associated risk, will depend on the tools available to park managers. Nevertheless, each park has specific characteristics and situations. Hence, managers need to have tools that adapt to the reality of the park, and which, therefore, contemplate: (1) entrepreneurs’ profiles; (2) the nature and behavior of the companies installed in the park; as well as (3), the interrelationships which take place between the different players that make up the park. To have information about the current situation of companies in the park will make the decision-making processes easier for managers. Based on these ideas, this paper seeks to design and test a management tool for science parks. In its design, the tool will consider the previously mentioned criteria. Thus, from the observation and analysis of the companies installed in the park, we seek to identify the factors that affect their growth. Meanwhile, the suitability of the tool was tested at the Autonomous University of Barcelona’s Research Park. The analysis of a sample of companies in the park revealed the influence that age, size and type of company financing and the profile of entrepreneurs and their propensity to grow have on the business growth of the companies at the AUB Park. Likewise, we also highlight the usefulness that the tool offers to park managers, as well as its simplicity, flexibility and adaptability for use within the framework of any Science Park model.
  • Influências Institucionais e Estratégicas em Decisões de Arquitetura de TI: estudo de casos comparados em empresas brasileiras Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Hsing, Chen Wen; Souza, Cesar Alexandre

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo examinar as influências sobre as decisões de arquitetura de TI sob as lentes da Teoria Institucional e da Teoria da Escolha Estratégica por meio de estudos de casos comparados. A influência institucional pode ser proveniente de uma ação externa ou de algo interno à organização, ao passo que a influência estratégica está relacionada com a ação voluntária dos gestores. O caso de uma empresa de grande porte, que possui maior formalização de suas políticas, foi comparado com o de outra de médio porte, que está em um estágio de maturidade de arquitetura menos avançado. As duas organizações, apesar de haver diferenças em relação ao uso da arquitetura de TI, apresentaram resultados semelhantes relacionados à atuação dessas duas influências. Ambas as influências agem em conjunto: a estratégica foi a mais mencionada pelos entrevistados e a institucional apareceu pontualmente em decisões que envolviam inovação e riscos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN A partir de la Teoría Institucional y de la Teoría de la Elección Estratégica se realiza un estudio de casos para examinar las influencias institucionales y estratégicas en la toma de decisiones sobre la arquitectura de la tecnología de información. La influencia institucional puede provenir de una acción externa o interna de la organización, mientras que la influencia estratégica está relacionada con la acción voluntaria de los gerentes. Se comparó el caso de una gran empresa con un nivel superior de madurez de arquitectura de TI con el de una organización de tamaño medio. Aunque hay diferencias en el uso de la arquitectura de TI, las influencias actúan de forma parecida en ambas empresas. Los entrevistados citaron razones estratégicas más frecuentemente en sus respuestas, mientras que las influencias institucionales actuaron sobre decisiones de innovación y riesgo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper is to examine the influences on IT architecture decisions by viewing it through the lens of Institutional Theory and of Strategic Choice Theory, using the comparative case studies. Institutional influence can be the result of an external action or of something internal within the organizational, whereas strategic influence is related to the voluntary behavior of managers. The case of a large-scale company, where there is extensive internal policy formalization, was compared to a midsize company with a less mature architecture level. In spite of their differences as to the use of IT architecture, similar findings appeared in both organizations concerning these two influences. Both types of influence act together: the strategic type was most mentioned during interviews, whereas the institutional type appeared in decisions related to innovation and risks.
  • A Inovação como Instrumento de Geração de Valor ao Setor de Serviços em TI Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Biancolino, César Augusto; Maccari, Emerson Antonio; Pereira, Maurício Fernandes

    Resumo em Português:

    RESUMO Em função da crescente competitividade, a gestão da inovação nas empresas prestadoras de serviços de TI tem assumido um delineamento estratégico e tático, fato que pode gerar vantagens competitivas e reduzir riscos. O objetivo desta pesquisa é identificar parâmetros que sejam aplicáveis ao processo de gestão de inovação da área de serviços de empresas de TI. Como estratégias de estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica associada aos conceitos de inovação, seguida de uma pesquisa documental dos processos da empresa estudada. Como técnica de pesquisa aplicada às estratégias adotadas, efetuou-se uma avaliação qualitativa baseada na aplicação de questionário via escala social de atitudes junto aos colaboradores que atuam na área de serviços de uma empresa de TI. Como base teórica principal do estudo, foram analisados os conceitos de inovação advindos dos textos clássicos que compõem um painel acerca da inovação como um fator cada vez mais relevante para o cenário econômico, além dos aspectos essenciais relacionados à operacionalização e à implementação da inovação nas empresas. Os resultados apontam para o delineamento de fatores distintos capazes de agregar valor ao negócio de TI, mediante a prática da gestão de inovação. Conclui-se que mesmo em empresas que já possuem processos preexistentes para o tratamento do assunto “inovação” pode haver espaço para a criação de um processo aplicado de gestão de inovação. Contribui-se, assim, com o acréscimo de conhecimento relacionado entre a teoria associada aos aspectos da inovação e o setor econômico vinculado à prestação de serviços de TI.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Debido a la creciente competitividad, la gestión de la innovación en las empresas que prestan servicios de TI ha ofrecido un diseño estratégico y táctico, hecho que puede generar una ventaja competitiva y reducir el riesgo. El objetivo de esta investigación es identificar los parámetros que se aplican a la gestión de la innovación en el ámbito de las empresas de servicios de TI. Como estrategias de estudio, se llevó a cabo una búsqueda en la literatura relacionada con los conceptos de innovación, seguida de una investigación documental de los procesos de la empresa estudiada. Como técnica de investigación aplicada a las estrategias adoptadas, se realizó una evaluación cualitativa basada en un cuestionario a través de la escala social de la actitud con los empleados que trabajan en el ámbito de los servicios de una empresa de TI. Como principal base teórica del estudio, fueron analizados los conceptos de innovación que proceden de los textos clásicos que conforman un panel sobre la innovación como un factor cada vez más importante para el escenario económico, además de las cuestiones cruciales relacionadas con la puesta en marcha y la aplicación de la innovación en las empresas. Los resultados apuntan a la delimitación de distintos factores capaces de agregar valor al negocio de TI, a través de la práctica de la gestión de la innovación. Llegamos a la conclusión de que incluso en empresas que ya cuentan con los procesos preexistentes para tratar el tema “innovación”, puede haber espacio para la creación de un proceso aplicado a la gestión de la innovación. Contribuye, así, a la incorporación de conocimientos relacionados entre la teoría asociada a los aspectos de la innovación y los sectores económicos vinculados a la prestación de servicios de TI.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Facing growing competitiveness, innovation management in companies providing IT services has taken on a strategic and tactical design, a fact that can generate competitive advantages and reduce risks. The goal of this research is to identify parameters that are applicable to innovation management in the services field of ​​IT companies. For research strategies, we carried out a literature search referring to innovation concepts, followed by a documentary research concerning the studied company’s processes. For research technique applied to the strategies adopted, we performed a qualitative assessment based on a questionnaire using the social scale of attitudes amongst employees working in an IT company’s services field. For the study’s main theoretical structure, we analyzed the concepts of innovation based on classical texts, which add up to a panel on innovation as an increasingly important factor in the economic scenario, besides crucial issues referring to the operation and implementation of innovation within enterprises. The results point to different elements capable of delivering value to IT businesses through innovation management. We concluded that, even in companies that already have pre-existing processes for dealing with the topic “innovation”, there may be room for creating a process applied to innovation management. Our contribution, in this way, was to create added knowledge concerning the theory associated with aspects of innovation and the economic sectors linked to the provision of IT services.
  • Proposta de Artefato para Análise de Características Motivacionais do Trabalho Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Sordi, José Osvaldo De; Azevedo, Marcia Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO A teoria para estudo do potencial motivador de postos de trabalho, denominada job design, foi desenvolvida para o contexto da sociedade industrial, bastante distinta da atual sociedade da informação. Esta pesquisa propõe um artefato voltado para discussão e análise de características centrais da motivação associadas aos postos de trabalho, segundo as teorias de job design e o contexto da sociedade da informação. Trata-se de uma pesquisa pragmática, com emprego da estratégia de pesquisa Design Science. A partir do inventário e da análise de conteúdo das pesquisas científicas sobre job design, publicadas no século XXI nas bases eletrônicas de artigos científicos PROQUEST e EBSCO, características motivacionais associadas às dimensões dessa teoria são identificadas, estruturadas e apresentadas no artefato proposto.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La teoría para estudiar el potencial motivacional de puestos de trabajo, denominado Job Design, se desarrolló en el contexto de la sociedad industrial, muy diferente a la actual sociedad de la información. Esta investigación propone un artefacto desarrollado a partir del debate y análisis de las características centrales de la motivación asociada a los puestos de trabajo, de acuerdo con las teorías del Job Design y el contexto de la sociedad de la información. Se trata de un estudio pragmático, empleando la estrategia de investigación Design Science. Del inventario y análisis del contenido de la investigación científica del Job Design, publicado en el siglo XXI en las bases de datos electrónicos de artículos científicos PROQUEST y EBSCO, las características motivacionales asociadas con las dimensiones de la teoría del Job Design se han identificado, estructurado y presentado en el artefacto propuesto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The theory for studying the motivational potential of certain jobs - or job design - was developed for the context of an industrial society, one that is quite different from our current information society. This research proposes a device for discussing and analyzing the key characteristics of motivation referring to jobs, according to the theories of job design and to the information society context. This is a pragmatic research, which applies the Design Science research strategy. Based on an inventory and on content analysis of scientific research concerning job design - published in the twenty-first century in the electronic databases of PROQUEST and EBSCO scientific articles - the motivational characteristics that are associated to this theory were identified, structured and presented in the proposed device.
  • SPED - Sistema Público de Escrituração Digital: influência nos resultados econômico-financeiros declarados pelas empresas Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Silva, Aldy Fernandes da; Passos, Gustavo Rique Pinto; Gallo, Mauro Fernando; Peters, Marcos Reinaldo Severino

    Resumo em Português:

    RESUMO Ao implantar o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a administração tributária brasileira buscou ampliar a percepção de risco subjetivo entre os contribuintes, e reduzir a brecha fiscal. Esta pesquisa tem como objetivo verificar se a implementação do SPED Contábil teve influência sobre os resultados econômico-financeiros declarados pelas empresas (lucro líquido legal e faturamento bruto). A hipótese nula da pesquisa - ausência de relação entre essas variáveis - foi testada por meio de um modelo de regressão com dados em painel. A amostra foi selecionada a partir da lista das 500 maiores empresas do banco de dados da revista Exame Melhores e Maiores. Foram coletados os dados referentes às demonstrações financeiras dessas empresas relativas aos anos-calendário de 2004 a 2009. As regressões foram efetuadas por meio de modelos com efeitos aleatórios, com a utilização de painéis desbalanceados. O SPED Contábil apresentou significância nos modelos de regressão do faturamento bruto e lucro líquido legal, permitindo a rejeição da hipótese nula. Por fim, de acordo com os modelos de análise da sonegação fiscal expostos na revisão bibliográfica, considerando-se que o SPED Contábil aumenta a eficácia e a eficiência dos mecanismos de auditoria da administração tributária, esperava-se um incremento nos resultados econômico-financeiros declarados pelas empresas integrantes da amostra, o que foi confirmado na pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Al implantar el Sistema Público de Escritura Digital (SPED), la administración tributaria busca la percepción de riesgo subjetivo entre los contribuyentes y reducir la brecha fiscal. Esta investigación tiene por objetivo averiguar si la implementación del SPED Contable influyó sobre los resultados económico-financieros, declarados por las empresas (lucro beneficio neto y facturación bruta). La hipótesis nula del estudio - ausencia de relaciones entre estas variables - se comprobó a través del modelo de regresión con los datos en panel. La muestra se seleccionó a partir de la lista de las 500 mayores empresas de la base de datos de la revista Exame Melhores e Maiores. Se recopilaron datos referentes a las demostraciones financieras de esas empresas en relación a los años naturales de 2004 hasta 2009. Las regresiones se realizaron a través de los modelos con efectos aleatorios, con la utilización de paneles sin balance. El SPED Contable resultó significativo en los modelos de regresión de la facturación bruta y beneficio neto legal, permitiendo el rechazo de la hipótesis nula. Por último, de acuerdo a los modelos de análisis de evasión de impuestos expuesta en la revisión bibliográfica, teniendo en cuenta que el SPED Contable aumenta la eficacia y la eficiencia de los mecanismos de la auditoría de la administración tributaria, se esperaba un aumento sobre los resultados económico financieros declarados por las empresas participantes en la muestra, lo cual quedó confirmado en el estudio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT By deploying the Public Digital Bookkeeping System (SPED), tax administration seeks to increase the subjective perception of risk between taxpayers and reduce the tax gap. The objective of this research is to verify whether the implementation of Accounting SPED had an influence on the economic and financial results declared by companies (gross revenue and net profit). The null hypothesis of the research - the lack of relationship between these variables - was tested through the regression model with panel data. The sample was selected from the 500 largest companies listed in the database Best and Biggest, by Exame Melhores e Maiores magazine. The data collected comprise financial statements of these companies on the calendar years 2004 to 2009. Regression models were estimated using random effects, with unbalanced panels. The Accounting SPED showed significance in all regression models of gross revenue and net profit, allowing the rejection of the null hypothesis of no relationship between these variables. Finally, according to the analysis models of tax evasion exposed in the literature review, considering that the Accounting SPED increases the effectiveness and efficiency of auditing mechanisms of the tax administration, an increase on the economic and financial results declared by companies of the sample was expected, which was confirmed in research.
  • Ao Mestre com Carinho: relações entre as qualificações docentes e o desempenho discente em Contabilidade Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Miranda, Gilberto José; Nova, Silvia Pereira de Castro Casa; Cornacchione Jr, Edgard Bruno

    Resumo em Português:

    RESUMO Os estudiosos da área contábil, que discutem o ensino da Contabilidade, apontam dois tipos de qualificação essenciais ao quadro docente de um curso de Ciências Contábeis: a qualificação acadêmica (Qac), que se refere à preparação do docente para a pesquisa, e a qualificação profissional (Qpr), caracterizada pela ligação que o docente mantém com as práticas profissionais vigentes no mercado de trabalho. A literatura da área educacional que discute o ensino na universidade, por sua vez, aponta uma terceira: a qualificação pedagógica (Qpe), que diz respeito à preparação sistematizada para o exercício da docência no ambiente universitário. Em razão do baixo desempenho dos discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), esta pesquisa teve como propósito investigar as relações existentes entre o desempenho discente e a qualificação docente. Como forma de identificar variáveis concernentes à qualificação do corpo docente, foi desenvolvido e validado um questionário, aplicado a 218 instituições de ensino superior (IES) que ofertam cursos de graduação em Contabilidade. Essas variáveis foram confrontadas com o desempenho dos alunos concluintes por instituição, apurado com base no Enade, utilizando regressão linear e análise de correlação. Os resultados apurados mostram que os cursos que apresentam as maiores notas na avaliação Enade são aqueles que possuem também os maiores níveis de qualificação acadêmica (professores titulados, pesquisas e publicações). Esses resultados sugerem que o investimento por parte do governo e das próprias IES na oferta de programas de pós-graduação stricto sensu poderá elevar o nível de desempenho discente em Ciências Contábeis.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los estudiosos del área contable que debaten sobre la enseñanza de la Contabilidad, muestran dos tipos de habilidades esenciales para el sector docente de un curso de Ciencias Contables: la cualificación académica (Qac), que se refiere a la preparación del docente para la investigación y la cualificación profesional (Qpr), que se caracteriza por la conexión que el docente tiene con las actuales prácticas profesionales en el mercado laboral. La literatura sobre la educación que analiza la enseñanza en la universidad, a su vez, apunta una tercera: la cualificación didáctica (Qpe), que se refiere a la preparación sistemática para la práctica de la enseñanza en el ámbito universitario. Teniendo en cuenta este marco teórico y el bajo rendimiento de los estudiantes de los cursos de graduación en Contabilidad en el Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes (ENADE), este estudio tuvo como propósito investigar la relación entre el rendimiento de los estudiantes y la cualificación de los docentes. Con el fin de identificar las variables relativas a la cualificación del cuerpo docente se desarrolló, validó y aplicó un cuestionario a 218 instituciones de educación superior (IES) que ofrecen cursos de Graduación en Ciencias Contables. Estas variables fueron comparadas con el desempeño de los estudiantes concluyentes por institución, calculado sobre la base del ENADE utilizando regresión lineal y análisis de correlación. Los resultados obtenidos confirman, en parte, las hipótesis establecidas: sólo los títulos académicos presentaron un coeficiente de regresión significativa del 5% (p-valor = 0,000) y correlación positiva y significativa del 1%.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Accounting scholars who discuss the teaching of Accounting highlight two fundamental types of qualification for teaching staff in Accountancy programs: academic qualification (AQ), which refers to the teacher’s preparation for research; and professional qualification (PQ), defined by the teacher’s connection with current professional practices in the job market. Educational literature on higher education teaching, in turn, appoints a third type: pedagogical qualification (PeQ), which relates to the systemized preparation for teaching practice in the university context. Considering undergraduate Accountancy students’ low performance levels in the National Exam for the Assessment of Student Performance (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes/Enade), this research aimed to investigate the relations between student performance and teacher qualification. To identify variables related to teaching staff qualification, a questionnaire was developed, validated and applied in 218 higher education institutions (HEIs) that offer undergraduate Accountancy programs. These variables were compared with graduates’ performance at the same institutions, verified on ENADE’s basis, using linear regression and correlation analysis. The results partially confirm the established hypotheses: only academic qualification shows a significant regression coefficient at 5% (p-value = 0.000) and a significant positive correlation at 1%. Professional and pedagogical qualification showed no significant correlations. The AQ rate at public HEIs is also significantly higher than at private HEIs.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br