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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 20, Número: 2, Publicado: 2018
  • A relação entre a elaboração de estratégias e a aprendizagem organizacional Artigo

    Versiani, Ângela França; Rezende, Sérgio Fernando Loureiro; Magalhães, Ana Thereza Novaes; Vaz, Samir Lótfi

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo discute o papel da estratégia na aprendizagem organizacional. Ao vincular a aprendizagem organizacional e as literaturas sobre estratégia-como-prática, o objetivo da presente pesquisa é analisar a proximidade do processo cognitivo com as atividades estratégicas na aprendizagem organizacional. Metodologia: A metodologia utilizada é um estudo de caso único, qualitativo e longitudinal de uma das maiores empresas brasileiros do setor de energia. A unidade de análise é a estratégia de crescimento da empresa por meio de fusões e aquisições de 2003 a 2012. Resultados: Os resultados mostram que a aprendizagem organizacional envolveu quatro fluxos causais sequenciados, nos quais tipos específicos de atividades estratégicas contribuíram direta ou indiretamente para os ciclos de aprendizagem. Contribuições: Nossa principal contribuição é mostrar que a implantação de atividades estratégicas é a chave para a renovação estratégica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper discusses the role of strategy making in organizational learning. By linking organizational learning and strategy-as-practice literatures, the objective of this research was to analyze how intertwined the cognitive process and strategic activities are in organizational learning. Design/methodology/approach: The metodology used is a longitudinal qualitative single case study of one of the largest Brazilian companies in the power industry. The unit of analysis is the firm’s growth strategy through mergers and acquisitions from 2003 to 2012. Findings: The findings show that organizational learning involved four sequenced causal flows in which specific types of strategic activities contributed directly or indirectly to learning loops. Originality/value: Our main contribution is to show that the implementation of strategic activities is the key to strategic renewal.
  • Mulheres empreendedoras no Brasil: quais seus medos? Artigo

    Camargo, Raquel Adriano Momm Maciel de; Lourenço, Mariane Lemos; Ferreira, Jane Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo tem como objetivo geral investigar os medos das mulheres empreendedoras em negócios consolidados, em face à atual situação de instabilidade política e econômica no Brasil. Metodologia: A abordagem escolhida foi qualitativa de natureza interpretativa, tendo como técnica de coleta de dados, a entrevista em profundidade com empreendedoras experts e com negócios já consolidados. As categorias não foram definidas a priori, mas surgiram de maneira indutiva a partir da fala das entrevistadas. Resultados: Os resultados indicam que o medo presente na atividade empreendedora vai além daqueles que permeiam a abertura de um negócio e na sua continuidade, como o medo da falência. Percebeu-se que, durante a trajetória empreendedora, os medos vão sendo alterados e podem ser agrupados nas seguintes categorias: medos relacionados ao futuro do empreendimento e da empreendedora; medos específicos do setor de atuação; medos relacionados a aspectos financeiros. A instabilidade econômica do Brasil parece ser fator agravante e esteve presente durante todo o tempo na fala das mulheres. Contribuições: A contribuição teórica deste estudo está fundada na constatação de que existem medos que podem ir se alterando conforme a mulher e o empreendimento amadurecem. Tal constatação vai além dos medos comumente encontrados na literatura, que são o medo de abrir um novo negócio e o de fracasso ou falência. Este trabalho alinha-se àqueles que tratam das emoções que permeiam a atividade empreendedora. Como contribuição prática, ao admitir que as mulheres têm diferentes tipos de medo ao longo do tempo, os programas de treinamento empresarial podem contemplar, além dos aspectos técnicos, as dimensões emocionais, preparando melhor as mulheres empreendedoras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article aims to investigate the fears of entrepreneurial women in consolidated businesses, in view of the current volatile political and economic situation in Brazil. Design/methodology/approach: We chose a qualitative and interpretative approach, using in-depth interviews with expert entrepreneurs with already consolidated businesses as the data collection technique. We did not define the categories a priori, but instead they emerged inductively from what the interviewees said. Findings: The findings indicate that the fears present in entrepreneurial activities go beyond those related to opening a business and its continuity, such as fear of bankruptcy. We noticed that during the entrepreneurial trajectory, fears alter and can be grouped into the following categories: fears related to the future of the enterprise and the entrepreneur; specific fears concerning the business sector; fears related to financial aspects. The economic instability in Brazil seems to be an aggravating factor and was present at all times in the women’s statements. Originality/value: The theoretical contribution of this study lies in the finding that there are fears that can change as the woman and the enterprise mature. This finding goes beyond the fears commonly found in the literature, which are the fear of opening a new business and that of failure or bankruptcy. This study is aligned with those that address the emotions that permeate entrepreneurial activities. By identifying that women have different types of fears over time, the study could, as a practical contribution, lead to business training programs that, in addition to technical aspects, also include emotional dimensions to better prepare entrepreneurial women.
  • El efecto de los advergames, los banners y el tipo de usuario sobre la actitud hacia la marca y la intención de compra Artículo

    Farías, Pablo

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos: Esta investigación busca analizar la efectividad de los advergames en comparación con los banners. Asimismo, se pretende analizar si el tipo de usuario (alguien que solo navega casualmente por Internet vs. alguien que busca información del producto en Internet) influirá sobre la efectividad de ambos formatos de publicidad en Internet. Metodología: Un experimento con 152 participantes que controla el entretenimiento percibido. Resultados: Se observa que los advergames no son superiores a los banners a la hora de mejorar la actitud hacia la marca e intención de compra. Estos resultados son independientes del tipo de usuario (navegadores casuales vs. buscadores de información). Contribuciones: Aunque los banners son formatos tradicionales de publicidad en Internet, otros formatos han surgido a medida que avanza la tecnología, como son los advergames.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This research was intended to analyze the effectiveness of advergames in comparison with banners. In addition, it seeks to analyze whether the type of user (someone who just casually browses the Internet vs. someone looking for product information on the Internet) will influence the effectiveness of both Internet advertising formats. Design/methodology/approach: An experiment with 152 participants controlling perceived entertainment. Findings: it has been observed that advergames are not superior to banners in improving the attitude towards brand and intention to purchase. These results are independent of the type of user (casual browsers vs. information seekers). Originality/value: While banners are traditional formats in Internet advertising, other formats have emerged as technology advances, such as advergames.
  • A influência do valor do cliente na recomendação: um estudo empírico no mercado brasileiro de previdência privada Artigo

    Costa, Sandro Bonfim da; Claro, Danny Pimentel; Bortoluzzo, Adriana Bruscato

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este trabalho busca aprofundar o entendimento do impacto da recomendação gerada pelo boca a boca no desempenho do cliente para empresa de serviço, identificando ainda a relação entre a recomendação e o valor do cliente. Metodologia: Foi elaborado e aplicado aleatoriamente um questionário a uma carteira de clientes de uma instituição financeira. Nessa coleta foram capturados os índices gerais de satisfação e de recomendação, além da citação de nomes para quem foi feita a recomendação. Desses dados foram calculados o Índice de Desempenho de Clientes (IDC) e o Índice de Recomendação Efetiva (IRE). Resultados: Os resultados indicam a existência de uma relação não linear em formato U entre o desempenho dos clientes e sua recomendação efetiva, além de uma relação linear negativa das notas de recomendação e satisfação, demonstrando que nem sempre as maiores notas atribuídas a essas duas questões representam maior volume de indicações efetivas. Pode-se inferir, ainda, que clientes com maior volume realizado e potencial, medido pelo IDC, nem sempre são aqueles promotores da marca. Contribuições: Com base neste estudo, algumas recomendações para gestores de relacionamento com os clientes podem ser seguidas se o objetivo do gestor é expandir a venda de produtos por meio do conceito boca a boca e acompanhar o desempenho dos clientes com foco não só no valor agregado individualmente pelo cliente (i.e. IDC) como também o valor oriundo dos clientes por ele indicados (i.e. IRE).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Our study analyzes the non-linear effect of customer lifetime value (CLV), which accounts for the revenue accumulated over the lifetime of a customer relationship, calculated using a discount rate, on customer referral value (CRV), which accounts for the value created by customers converted to the firm. Design/methodology/approach: We collected data from customers of a financial institution that provides retirement plan products. A random sample of 768 customers provided the full names of individuals to whom they made a recommendation. After these names were elicited, respondents and referrals were identified in the firm’s records, and we calculated the CLV and CRV values. Findings: The results show the existence of a U-shaped effect of CLV on CRV, and a negative linear effect of CLV on recommendation intention. Originality/value: Our study contributes to the body of literature on word of mouth by focusing on a product and business segment with low perceived brand differentiation and low customer involvement. We contribute to the marketing literature by showing a U-shape relationship between CLV and word of mouth activity, represented by CRV.
  • Desenvolvimento, validação e confiabilidade de um instrumento rápido para a avaliação da produtividade de trabalhadores durante uma jornada de trabalho (IAPT) Artigo

    Menezes, Fábio Sprada de; Xavier, Antonio Augusto de Paula

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo foi desenvolver, validar e testar a clareza e a confiabilidade do instrumento rápido para avaliação da produtividade de trabalhadores durante uma jornada de trabalho. Metodologia: Foi realizado um teste validação de clareza e conteúdo com juízes, utilizando Escalas de Lickert (de 0-10), validação convergente com os instrumentos Questionário de Saúde e Produtividade (HPQ) e Questionário de Saúde e Trabalho (HLQ) e medidas de confiabilidade usando o Split Half Test e o coeficiente alfa de Cronbach. Resultados: O instrumento demonstrou-se claro e pertinente pelos juízes, com valores de 9,11 ± 0,93 para pertinência e 9,23 ± 0,75 para clareza. No caso da validade convergente, o instrumento mostrou alta correlação com os instrumentos HPQ (r2 = 0,86) e HLQ (r2 = 0,82). Quanto à confiabilidade, os resultados foram no Split Half Test (r2 = 0,78) e nos coeficientes alfa de Cronbach (α = 0,91 para variáveis gerenciais e α = 0,80 para as variáveis físicas e mentais). Contribuições: O instrumento proposto mostrou conteúdo e construto adequados, além de ter resultados convergentes com outros instrumentos consagrados e confiabilidade bastante alta. O conjunto desses fatores o define como um bom instrumento para pesquisas em produtividade em empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The aim of this study was to develop, validate, and test the clarity and reliability of the Brief Instrument to Assess Workers’ Productivity during a Working Day. Design/methodology/approach: The content of the instrument was chosen using research containing other valid instruments and after this the construct was developed. Relevance and clarity validations were conducted with experts using Likert scales (from 0 to 10), convergent validity was performed using the Health and Productivity Questionnaire (HPQ) and Health & Labor Questionnaire (HLQ) instruments, and reliability measures were carried out using the Split Half Test and Cronbach’s Alpha coefficient. Findings: The instrument proved to be clear and relevant with an average of 9.11±0.93 in the relevance test and 9.23±0.75 in the clarity test. Regarding convergent validity, the instrument showed a high correlation with the HPQ (r2= 0.86) and the HLQ (r2 = 0.82). The reliability results were r2 = 0.78 in the Split Half Test and a Cronbach’s Alpha coefficient of α = 0.91 for the Management variables and α = 0.80 for the Physical and Mental Variables. Originality/value: The proposed instrument was shown to have an adequate content and construct, in addition to converging results with other recognized instruments, and it had very high levels of reliability. All these factors define it as a good tool for research regarding productivity in companies.
  • Barreiras psicológicas no preço de ações individuais: evidências de três mercados emergentes Artigo

    Lobão, Júlio; Fernandes, João

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo do presente estudo é examinar o preço de algumas das ações mais comercializadas de Taiwan, do Brasil e da África do Sul em relação a indícios de barreiras psicológicas em números redondos. Metodologia: A amostra em estudo inclui um grupo de 24 ações (oito para cada um dos mercados emergentes) do período de 2000 a 2014. Testamos a uniformidade nos dígitos finais do preço das ações e utilizamos a regressão e análise GARCH para avaliar o impacto diferencial de estar acima ou abaixo de uma possível barreira. Resultados: Não encontramos barreiras psicológicas consistentes no preço de ações individuais perto de números redondos. Além disso, documentamos que a relação entre risco e retorno tende a ser mais fraca perto de números redondos para cerca de metade das ações em estudo. Contribuições: Este é o primeiro estudo a examinar o preço de ações individuais dos mercados emergentes em relação a indícios de barreiras psicológicas em números redondos. Nossos resultados defendem reflexão especial sobre as estratégias de comercialização ligadas aos níveis de suporte e resistência no preço das ações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of the study is to examine the prices of some of the most widely traded stocks from Taiwan, Brazil and South Africa for indications of psychological barriers at round numbers. Design/methodology/approach: The sample under study includes a group of 24 stocks (8 for each one the emerging markets) during the period 2000-2014. We test for uniformity in the trailing digits of the stock prices and use regression and GARCH analysis to assess the differential impact of being above or below a possible barrier. Findings: We found no consistent psychological barriers in individual stock prices near round numbers. Moreover, we document that the relationship between risk and return tends to be weaker in the proximity of round numbers for about half of the stocks under study. Originality/value: This is the first study to examine the prices of single stocks from emerging markets for indications of psychological barriers at round numbers. Our results advocate special reflection regarding trading strategies linked to support and resistance levels in stock prices.
  • Gestão de custos na produção de milho e soja Artigo

    Artuzo, Felipe Dalzotto; Foguesatto, Cristian Rogério; Souza, Ângela Rozane Leal de; Silva, Leonardo Xavier da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O estudo tem por objetivo identificar e analisar a relação entre os elementos que compõem os custos de produção do milho e da soja com a receita das suas respectivas atividades produtivas. Metodologia: A análise foi realizada com os dados de produção e custo de produção da Conab; e do preço de mercado das commodities obtido pela FAO. O período de análise compreendeu os anos de 1997 a 2016. O estudo foi construído sob o enfoque da teoria neoclássica da firma e sua subdivisão: a teoria dos custos. Resultados: Os dados evidenciam que as variáveis pertencentes aos custos de produção do milho e da soja estão associadas com a receita bruta ha-1, sendo possível predizê-las a partir das equações de regressão. Desse modo, o produtor rural terá uma ferramenta passível de uso na escolha da melhor decisão no momento da aquisição de insumos agrícolas. Contribuições: A principal contribuição do estudo está relacionada à possibilidade de predizer a receita da soja e do milho a partir do custo das variáveis que fazem parte do custo de produção das respectivas commodities. Assim, o levantamento e a interpretação dos custos de produção, analisando as variáveis que envolvam os gastos do custeio da lavoura, com consequente avaliação das informações da receita bruta ha-1, possibilita obter informações para a tomada de decisão sobre as atividades agrícolas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This research aims to identify and analyze the relationship between the elements that make up maize and soybean production costs and the revenue earned from the respective productive activities. Design/methodology/approach: We used production cost data from Conab and the market price of maize and soybean obtained from FAO in our analyses. These data were analyzed from 1997 to 2016. The study is based on the Neoclassical Theory of Firm and its subdivision: Cost Theory. Findings: The data showed that the variables related to the production costs of maize and soybean are associated with the gross revenue ha-1. Therefore, it is possible to predict them from the regression equations. Based in these findings, farmers will have a tool that may be used in making of the best decision when they purchase agricultural inputs. Originality/value: The main contribution of this paper relates to the possibility to predict maize and soybean revenue from the cost variables that are part of the production cost of these commodities. In this context, an interpretation of production costs, analyzing the variables involved in the cost of the crops, and with a consequent evaluation of the information on the gross revenue ha-1, enables information to be obtained for decision-making regarding the agricultural activities.
  • Gerenciamento de resultados e eficiência de investimentos Artigo

    Linhares, Flavio Sergio; Costa, Fábio Moraes da; Beiruth, Aziz Xavier

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Verificar a relação entre a qualidade da informação contábil, medida por meio do gerenciamento de resultados, e a eficiência de investimentos realizados por companhias abertas brasileiras listadas na BM&F Bovespa. Metodologia: Primeiro estabeleceu-se o nível padrão (benchmark) da eficiência dos investimentos, analisando-se o nível de investimento e o crescimento nas vendas conforme demonstrado na Equação 1. Após essa categorização, os resultados dos quartis extremos, classificados como sobre/subinvestimento, foram utilizados como variáveis dependentes para análise da relação entre gerenciamento de resultado e investimento abaixo ou acima do previsível. Por fim, e para testar essa relação, utilizou-se uma regressão logística multinominal para avaliar a probabilidade de sobre e subinvestimentos em empresas que praticam gerenciamento de resultados comparadas ao benchmark. A amostra que serviu de base para o presente estudo é composta de todas as companhias abertas que possuíram ou ainda possuem ações listadas na BM&F Bovespa, compreendendo o período de 1996 a 2012. Resultados: A análise dos dados apresentou evidências empíricas de que o gerenciamento de resultado está relacionado positivamente ao nível de investimento e de que ele pode interferir na probabilidade da empresa se enquadrar como sobre ou subinvestimento. Portanto, com base nos resultados encontrados, confirma-se que, “quanto maior o nível de gerenciamento de resultados, maior é a probabilidade da companhia de desviar-se do nível ideal de investimento”. Contribuições: Assim, os resultados foram consistentes com a ideia de que a qualidade da informação contábil tem um papel relevante para os gestores, a fim de analisar a eficiência dos investimentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To verify the relationship between the quality of the accounting information, measured by earnings management, and the efficiency of investments made by Brazilian companies listed on the BM&FBovespa. Design/methodology/approach: Firstly, the investment efficiency benchmark was established, analyzing the level of investment and the growth in sales as shown in equation (1). After this classification, the results of the extreme quartiles, which were classified as over/under investment, were used as dependent variables to analyze the relationship between income and investment management above or below predictable levels. Finally, to test this relationship, a multinomial logistic regression was used to evaluate the probability of over and under investments in companies that practice earnings management, compared to the benchmark. The sample that served as the basis for this study is composed of all the publicly-held companies that had or still have shares listed on the BM&FBOVESPA, covering the period from 1996 to 2012. Findings: The data analysis revealed empirical evidence that earnings management is positively related to levels investment and this can interfere in the probability of a company being classified as under or over investing. Therefore, based on the results found, it is confirmed that “the higher the level of earnings management, the greater the probability of the company deviating from the ideal level of investment.” Originality/value: The results were consistent with the idea that the quality of accounting information plays a relevant role for managers in order to analyze the efficiency of investments.
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