Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2011
  • Efeitos agudos de diferentes intensidades de exercício sobre a ingestão alimentar pós-exercício

    Lins, Tatiana Acioli; Neves, Pedro Rogério da Silva; Tenório, Thiago Ricardo dos Santos; Cruz, Aline Daniela; Santana, Carla Caroliny de Almeida; Prado, Wagner Luiz do

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos agudos de diferentes intensidades de exercício aerróbio (40 e 80% do VO2pico) sobre a ingestão alimentar pós-exercício. Participaram do estudo 18 adultos jovens, eutróficos (22,20 ± 1,72 kg/m²) e fisicamente ativos. Todos os sujeitos foram submetidos aleatoriamente a três condições experimentais: controle (sem exercício); EBI, exercício de baixa intensidade (40% doVO2pico) e EAI, exercício de alta intensidade (80% do VO2pico). As sessões de exercício foram isocalróricas (350 kcal). Após 120 minutos de recuperação passiva, os voluntários tinham livre acesso a um "buffet" variado de alimentos, a ingestão alimentar foi determinada atravéz da pesagem dos alimentos ingeridos. Os dados alimentares obtidos foram então tabulados e analisados por meio do "software" Nutwin 6.0 (UNIFESP, 2002), para estimativa do consumo energético total (kcal) e ingestão dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) em gramas. Os resultados não demonstram nenhuma diferença na ingesto alimentar entre as condições experimentais analisadas. Dessa forma, podemos concluir que a ingestão alimentar pós-exercício não se mostrou dependente da intensidade do esforóo em curto prazo em indivíduos adultos jovens fisicamente ativos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the acute effects of different aerobic exercise intensities (40 and 80% do VO2peak) on post-exercise food intake. The sample was composed of eighteen healthy, physically active young men, of normal weight (22.20 ± 1.72 kg/m²). Subjects were randomly submitted to three experimental conditions: control (no exercise); low-intensity exercise (LIE -40% of VO2peak) and high-intensity exercise (HIE- 80% of VO2peak). Exercise trials were iso-caloric (350 Kcal). After 120 minutes of passive recovery, the volunteers had free access to a variety food buffet, and food intake was determined thru food weight. Data was analyzed by the software Nutwin 6.0 (UNIFESP, 2002) to estimate total energy intake (kcal) and consumption of the macronutrients (carbohydrates, proteins and lipids). The results suggest that food intake after exercise showed no significant differences between the experimental conditions. In conclusion, food intake after exercise is not dependent on exercise intensity in healthy young men.
  • Efeito do uso do traje de neoprene sobre variáveis técnicas, fisiológicas e perceptivas de nadadores

    Santos, Karini Borges dos; Bento, Paulo Cesar Barauce; Rodacki, André Luiz Félix

    Resumo em Português:

    Ao contrário do que ocorre em provas de piscina, competições em águas abertas estão sujeitas as condições ambientais, sendo uma delas as baixas temperaturas. Em determinadas circunstâncias é permitido o uso de roupas especiais para evitar hipotermia. O objetivo do estudo foi verificar os efeitos do uso da roupa de neoprene em um grupo composto por triatletas e nadadores, comparado ao uso de vestimentas convencionais (sunga) sobre variáveis cinemáticas e psicofisiológicas do nado. Participaram 20 homens (12 triatletas e oito nadadores) de idade 22,0 ± 6,6 anos com desempenhos que correspondem a 75 ± 7,7% do melhor tempo brasileiro na prova de 400 m. Os atletas realizaram duas repetições máximas e duas submáximas de 400 m em nado "crawl", com e sem o uso da roupa de neoprene. Foram comparadas a velocidade média (VM), comprimento de braçada (CB), frequência de braçada (FB), índice de nado (IN), percepção subjetiva de esforço (PSE), frequência cardíaca (FC), e concentração de lactato sanguíneo (LAC). Um conjunto de ANOVAs com medidas repetidas do tipo "two-way" foi aplicado. Quando diferenças foram encontradas o teste de Tukey foi empregado. Com o traje de neoprene, em máxima intensidade, o tempo para nadar a distância foi 6,4% menor, com manutenção da FB e aumento da CB, as variáveis psicofisiológicas não diferiram estatisticamente. Em esforço submáximo, o uso do traje de neoprene resultou em menor FB, maior CB, maior IN e em menores valores de FC, LAC e PSE (p < 0,05). O uso do traje proporcionou melhoria do desempenho nos aspectos biomecânicos, fisiológicos e perceptivos e que o aumento da VM em esforço máximo não depende exclusivamente de alterações na FB e CB. Possivelmente, incrementos nos parâmetros associados ao nado pode ter melhorado a eficiência mecânica do movimento, a qual pode ter provido uma economia de movimento que resultou em melhor desempenho.

    Resumo em Inglês:

    In open water swimming competitions, athletes are prone to environmental conditions and are frequently exposed to low temperatures, in contrast to what occurs in indoor competitions. In some circumstances the use of special swimming suits is allowed to avoid hypothermia. The aim of this study was to verify the effects of the use of a neoprene swimming suit in comparison to a conventional swimming suit on a number of cinematic and psychophysiological variables. Twenty athletes experienced in swimming competitions (12 triathletes and 8 swimmers; 22.0± 6.6 yearsold), whose the performance was 75 ± 7.7% of the National record. Athletes performed two maximal and two submaximal 400m crawl simulated competition with a whole body neoprene swimming suit and with a conventional swimming suit. Mean speed (VM) stroke length (CB), stroke frequency (FB), swimming index (IN), rate of perceived effort (PSE), heart rate, and blood lactate concentration (LAC) were compared between conditions. The time to perform maximal trials with the use of the neoprene swimming suit was 6.4% shorter than when wearing the traditional swimming suit. FB and the psychophysiological variables remained unchanged, while CB increased in response to the use of the neoprene swimming suit. The use of the neoprene swimming suit in submaximal trials provided smaller FB, FC, LAC and PSE and larger CB and IN in comparison to the use of the traditional swimming suit. The results indicated that the neoprene swimming suit increases performance in biomechanical, physiological and perceptive aspects. The VM increase in maximal efforts does not depend exclusively on changes in FB and CB. Possibly, increments of the parameters related to the swimming may have improved the mechanical efficiency of the movement, which may have provided a movement economy that resulted in a better performance.
  • Representações dos profissionais do desporto acerca do conceito de competência profissional

    Batista, Paula Maria Fazendeiro; Matos, Zélia Maria Roque Pinto; Mesquita, Isabel Maria Ribeiro; Graça, Amândio Braga dos Santos

    Resumo em Português:

    O campo de intervenção do profissional do desporto tem vindo a alargar-se e, concomitantemente, a complexificar-se. As ocupações tradicionais adstritas ao ensino e ao treino sofreram metamorfoses, aumentando as dificuldades de conceitualização de competência profissional. Neste estudo, procura-se identificar o conceito que os profissionais do desporto denotam de profissional competente, na persecução da identificação de um mapa conceitual transversal às quatro áreas ocupacionais consideradas: Educação Física, Treino, Atividade Física Adaptada e "Fitness". Foram entrevistados 120 profissionais (30 de cada área ocupacional) sobre o conceito de competência e de profissional competente. Na análise dos dados, utilizaram-se procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados são ilustrativos da frágil conceitualização que ainda caracteriza o campo do profissional do desporto. Identificam-se, contudo, traços comuns que apontam para a busca de uma unidade identitária centrada na competência de conhecimento e ética coadjuvada pela competência pessoal e social em estreita articulação com a competência funcional, sendo que as metacompetências e a motivação são fatores valorizados, os quais assumem a função de sustentação da competência profissional.

    Resumo em Inglês:

    The intervention field of the sports professional has become broader and more complex. Traditional occupations related to education and coaching have transformed and increased, bringing more difficulties to the already difficult conceptualization of professional competence. In this study we tried to understand the conception of professional competence that sports professionals have in the pursuit of identifying a conceptual map across the four occupational areas: Physical Education, Coaching, Fitness and Adapted Physical Activity. We interviewed 120 professionals (30 of each occupational area) about the understanding of competence and competent professional. Data analysis used procedures of content analysis. The results show us the fragile structure that still characterizes the field of the sports professional, although common traits come to the surface, starting to reveal a unique identity centred on knowledge and ethics competence seconded by personal and social competence in close connection with functional competence. Meta-competencies and motivation are highly valued factors and act as warrants of professional competence.
  • Perda de eletrólitos durante uma competição de duatlo terrestre no calor

    Becker, Geórgia Franco; Flores, Liziane Maahs; Schneider, Cláudia Dornelles; Laitano, Orlando

    Resumo em Português:

    Eventos esportivos prolongados, como o duatlo (6 km corrida, 26 km ciclismo e 4 km corrida) podem levar o atleta a um desequilíbrio hidroeletrolítico, devido a perdas elevadas de suor, em especial se realizados no calor. O presente estudo avaliou as perdas de sódio (Na+), potássio (K+) e cloreto (Cl-) durante uma competição de duatlo realizada no calor (31,2 °C e 51% de umidade relativa do ar), analisando a composição do suor e os níveis sanguíneos destes eletrólitos. Doze atletas fizeram parte deste estudo. Coletas de sangue foram realizadas antes e após a competição, e o suor foi coletado utilizando-se adesivos específicos. O tempo médio para completar a competição foi de 85,0 ± 6,57 min. O percentual de desidratação foi 3,0 ± 0,92%. A reposição de líquidos perdidos durante a competição foi 31 ± 18,7%. A taxa de sudorese foi 1,86 ± 0,56 L•h-1. A concentração de Na+, K+ e Cl- no suor foi 71 ± 26,05 mmol•L-1, 5,43 ± 1,98 mmol•L-1 e 58,93 ± 25,99 mmol•L¹, respectivamente. A perda total de Na+, K+ e Cl- no suor foi 132,11 ± 62,82 mmol, 10,09 ± 5,01 mmol e 109,75 ± 58,49 mmol, respectivamente. Em conclusão, os atletas não ingeriram líquido suficiente para repor o volume de fluidos perdido. Além disto, os participantes apresentaram elevada taxa de sudorese acompanhada de perdas de Na+, K+ e Cl-. Apesar disso, não ocorreram alterações nas concentrações de eletrólitos séricos.

    Resumo em Inglês:

    Prolonged sports events such as duathlon (6 km running, 26 km cycling and 4 km running), may lead the athlete to a fluid and electrolyte imbalance, due to high sweat rates, especially in a hot environment. The present study evaluated sodium (Na+), potassium (K+) and chloride (Cl-) losses during a duathlon competition performed in the heat (31,2 ºC and 51% relative humidity), analyzing the sweat composition and blood levels of these electrolytes. Twelve athletes took part in this study. Blood samples were obtained pre- and post-exercise and sweat was collected using sweat patches. The average time to complete the competition was 85.0 ± 6.57 min. The percentage of dehydration was 3.0 ± 0.92%. The replacement of fluid losses was 31 ± 18.7%. The sweat rate was 1.86 ± 0.56 L•h-1. Sweat Na+, K+, and Cl-concentrations were 71 ± 26.05 mmol•L-1, 5.43 ±1.98 mmol•L-1 and 58.93 ± 25.99 mmol•L-1, respectively. The total sweat loss of Na+, K+ and Cl- was 132.11± 62.82 mmol, 10.09 ± 5.01 mmol and 109.75 ± 58.49 mmol, respectively. In conclusion, the athletes did not drink enough liquid to replace their volume of fluid loss. Furthermore, the participants presented high sweat rate accompanied by losses of Na+, K+ and Cl-. However, serum electrolyte concentrations were not changed.
  • Obesidade e sobrepeso em adolescentes: relação com atividade física, aptidão física, maturação biológica e "status" socioeconômico

    Figueiredo, Cláudia; Santos, Daniel; Souza, Michele; Seabra, André; Maia, José

    Resumo em Português:

    Este estudo relaciona atividade física (AF), aptidão física (AptF), maturação biológica e "status" socioe-conômico (ESE) com as prevalências de risco ponderal de adolescentes. Foi desenvolvido no Concelho de Santo Tirso, região norte de Portugal e amostrou 961 alunos (463 meninos e 498 meninas) com idades variando entre os 11 e os 18 anos. O índice de massa corporal foi utilizado para estabelecer o "status" ponderal com base nos pontos de corte propostos por COLE et al. A AF foi avaliada através do questionário de Baecke e a AptF com quatro testes da bateria Fitnessgram. O ESE foi estimado a partir do acesso aos escalões atribuídos pela Ação Social Escolar e a maturação biológica a partir do "offset" maturacional. A análise estatística foi efetuada nos "softwares" Pepi versão 4.0 e SPSS 18.0. O nível de significância foi mantido em 5%. Seis por cento dos alunos eram obesos e 19,5% tinham sobrepeso; meninos e meninas têm prevalências semelhantes de sobrepeso e obesidade. Os níveis médios de AF foram baixos a moderados independentemente do sexo ou "status" ponderal. Os meninos eram mais ativos que as meninas (p < 0,001), mas não se registraram diferenças significativas entre os alunos com obesidade e sobrepeso e os normoponderais. Na AptF, um número superior a 50%, foi considerado inapto, i.e, não obtiveram taxas de sucesso em todos os testes. Os alunos com sobrepeso e obesidade foram mais inaptos. Alunos com "offset" maturacional mais avançado e os mais novos tinham mais chances de ter sobrepeso e obesidade, mas não houve relação significativa entre o ESE e o "status" ponderal. Concluímos que os jovens Tirsenses apresentam prevalências de obesidade e sobrepeso elevadas, são relativamente pouco ativos e, em grande medida, fisicamente inaptos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to relate physical activity, physical fitness, maturation and socioeconomic status with the prevalence of ponderal risk in adolescents. This was a transversal study made in the Council of Santo Tirso in the north of Portugal. The sample consisted of 961students (463 boys and 498 girls), aged 11 to 18. Body mass index was used to establish ponderal status based on the cut points from COLE et al. Physical activity was evaluated by Baecke's questionnaire and physical fitness with four tests from Fitnessgram battery. Socioeconomic status was ranked according to the grades assigned by state school subsidies, while biological maturation estimation was based on maturational offset. Software programs Pepi version 4.0 and SPSS 18.0 were used for statistical analysis. The level of significance was kept in 5%. Six percent of the target students were obese and 19.5% had overweight. The prevalences of overweight and obesity were similar between genders. The medium levels of physical activity were low or moderate, independent of gender or ponderal status. Boys were more active than girls (p < 0.001) but no significant differences were found between the students with obesity and overweight and normoponderal ones. On what concerns physical fitness, a high percentage of students (above 50%) were considered inapt and failed the tests. Students suffering from overweight and obesity were clearly more inapt. Students with more advanced maturational offset as well as the youngest ones were more likely to present overweight and obesity but no meaningful relationship was found between socioeconomic position and ponderal status. We concluded that young students from S. Tirso had high prevalences of obesity and overweight, were relatively inactive and largely physically unfit.
  • Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos

    Luguetti, Carla Nascimento; Bastos, Flávia da Cunha; Böhme, Maria Tereza Silveira

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa teve por objetivo analisar as condições das práticas esportivas escolares (PEEs) no ensino fundamental no município de Santos - SP sob o ponto de vista dos gestores escolares, com relação à: a) percentual de atendimento no âmbito público; b) descrição dos recursos materiais e financeiros; c) caracterização dos recursos humanos; d) características do programa desenvolvido. Para isso, foram aplicados questionários junto aos gestores das escolas privadas (n = 12), municipais (n = 35) e estaduais (n = 12). Verificou-se que poucas crianças e jovens são atendidas nos programas no âmbito público. As instalações das escolas privadas e municipais são melhores que as da rede estadual; destaca-se que o município utiliza os espaços cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes e pela Comunidade. De acordo com os gestores, o professor/treinador das PEEs não ministra Educação Física Escolar na mesma escola. Os gestores das escolas privadas e do município relataram que as PEEs não têm ligação com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o que aponta uma descrença dos gestores quanto à possibilidade educacional das PEEs. No âmbito público, pode-se pensar em estratégias para a democratização dessas práticas, com programas intersetoriais - que articulem diferentes secretarias e a participação da comunidade, de tal forma que os orçamentos possam ser otimizados e as PEEs valorizadas no contexto em que estão inseridas. Pretende-se que esse conhecimento subsidie futuras discussões sobre programas de iniciação esportiva no contexto escolar.

    Resumo em Inglês:

    The current research aimed to analyze the conditions of the schools sports practices (SPS) in the elementary schools in the city of Santos - SP, from the perspective of the manager, in relation to: a) percentage of attendance in the public sphere; b) description of the material and fi nancial resources; c) characterization of the human resources; d) characteristics of the human resources; d) characteristics of the program developed. To achieve this purpose, some questionnaires were fi lled in by managers of the private schools (n = 12), municipals (n = 35) and state schools (n = 12). It was verifi ed that few children and teenagers attended the programs in the public sphere. The installations in the private and city schools are better than the ones from the net of the state schools; it is stressed that the Municipalities uses the spaces assigned by the Municipal Secretariat of Sport and by the community. In accordance with the managers, the SPS teacher/coach does not teach Physical Education of School in the same school. The managers of Municipal and private schools reported that the SPS are not related to the Pedagogical Political Project (PPP) of the school, what indicates incredulity of the managers in relation to the educational SPS feasibility. In the public sphere, it is possible to think about strategies for the democratization of these practices, with intersector programs - that articulate different secretariats and the participation of the community, in a way that the budgets may be optimized and the PPP valued within the context in which they are included. It is expected that this knowledge subsidies future discussions about initiation sports programs within the school sphere.
  • Relação entre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento e o desenvolvimento do conhecimento tático no voleibol

    Lima, Cláudio Olívio Vilela; Martins-Costa, Hugo Cesar; Greco, Pablo Juan

    Resumo em Português:

    O objetivo desse estudo foi verificar em que medida o processo de ensino-aprendizagem-treinamento utilizado em uma equipe feminina de voleibol favoreceu o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo das atletas. Doze jogadoras (idade média 13,9 ± 0,3 anos) pertencentes a um clube participaram da pesquisa. Para caracterizar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento foram filmadas e posteriormente analisadas 17 sessões consecutivas de treinamento. Para verificar o desenvolvimento do conhecimento tático, utilizou-se o teste validado por PAULA (2001), sendo este aplicado no início e no final das sessões de treino registradas. Na análise das sessões de treino, as atividades relacionadas ao desenvolvimento da capacidade técnica ocuparam 57,5% do tempo total de treinamento, enquanto que em 29,9% do tempo foram desenvolvidas atividades com características de aperfeiçoamento tático. Para o conhecimento tático, não foi verificado aumento em nenhuma das variáveis medidas no teste. Esses resultados demonstraram que o treinador planificou suas sessões de forma a dedicar maior atenção ao componente técnico, sendo este contemplado especialmente através das atividades sem conexão com situações de jogo, como "fundamentos individuais" ou "combinação de fundamentos". A estrutura de treinamento utilizada parece não ter favorecido o aumento do nível de conhecimento tático declarativo no decorrer do período de treinamento avaliado.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify the extent to which the teaching-learning-training process used in a female volleyball team promoted the development of the tactical knowledge. Twelve female players (13.9 ± 0.3 years) of a volleyball team participated in the study. To characterize the process of teaching-learning-training were video recorded and subsequently analyzed 17 consecutive sessions of technical-tactical training. The test validated by PAULA (2001) was used to verify the development of the declarative tactical knowledge and it was applied at the beginning and at the end of the registered training sessions. When analyzing the training sessions, activities related to the development of technical capacity occupied 57.5% of total time of training, while in 29.9% of total time was developed activities with tactical characteristics. There was no increase in any of the variables measured in the tactical knowledge test. The results demonstrated that the coach prepared training sessions dedicating more attention to the technical component, which is shown particularly through the activities without association with game situations, as "individual skills" and "skills combination". The training design used does not seem to have helped to increase the declarative tactical knowledge during the study period.
  • Educação do corpo feminino: um estudo na Revista Brasileira de Educação Física (1944-1950)

    Silva, Marcelo Moraes e; Fontour, Mariana Purcote

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem como objetivo analisar os discursos especializados sobre o corpo feminino vinculados a um importante periódico da Educação Física brasileira da década de 40: "A Revista Brasileira de Educação Física". As práticas corporais e desportivas eram vistas como conquistas para as mulheres, mas ao mesmo tempo podiam colocar em risco o projeto de "ordem" e "progresso" e a própria representação de feminilidade vigente. Então, foram colocadas em ação várias retóricas discursivas que apontavam restrições à inserção feminina neste universo. A principal justificativa apresentada nas páginas da revista era o fator biológico, baseado principalmente nas diferenças anatômicas e fisiológicas, bem como em um excessivo medo da virilização da mulher. A título de conclusão, o trabalho aponta que, apesar das enormes limitações impostas às mulheres dentro das práticas corporais e desportivas, o seu ingresso neste universo representou uma conquista devido ao fato da sua saída do espaço privado do lar e entrada na esfera pública.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze the specialized discourses about the female body coupled to an important magazine for the Brazilian Physical Education in the 1940's: "A Revista Brasileira de Educação Física". The body and sporting practices used to be seen as achievements for women, but at the same time they could endanger the project of "order" and "progress" and also the femininity representation in force. Thus, several rhetorical discourses were put into action, which showed restrictions on the female participation in this universe. The main justification presented in the pages of the magazine was the biological factor, based on anatomical and physiological differences, and on an excessive fear of the virilization of women. In conclusion, this work shows that, despite the limitations imposed on women within the corporal and sporting practices, their entrance in this universe represented an achievement due to the fact that they left the private space of home and entered in the public sphere.
  • Associação de comorbidades e hábitos não saudáveis com a capacidade de caminhada em pacientes com claudicação intermitente

    Barsbosa, João Paulo dos Anjos Souza; Berenguer, Mariana de Freitas; Rodrigues, Lausanne Barreto de Carvalho Cahú; Miranda, Alessandra de Souza; Gobbo, Luis Alberto; Cucato, Gabriel Grizzo; Forjaz, Cláudia Lúcia de Moraes; Marucci, Maria de Fátima Nunes; Ritti-Dias, Raphael Mendes

    Resumo em Português:

    Indivíduos com claudicação intermitente (CI) comumente apresentam comorbidades associadas e hábitos não saudáveis, como o tabagismo e a inatividade física. Todavia, o quanto esses fatores contribuem para a intolerância à caminhada desses indivíduos permanece incerto. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a associação das comorbidades e hábitos não saudáveis com a capacidade de caminhada de indivíduos com CI. A amostra foi composta por 66 indivíduos com CI de ambos os gêneros. Todos os indivíduos realizaram teste ergométrico máximo em esteira, sendo registrada o tempo de claudicação (TC) e o tempo total de caminhada (TTC). Os dados referentes às comorbidades e hábitos não saudáveis foram obtidos por meio de entrevista. Para análise estatística foi empregada análise de regressão simples univariada, com p < 0,05. A comorbidade mais prevalente foi a hipertensão arterial (86,4%), ao passo que a inatividade física foi o hábito não saudável mais prevalente (47%). Além disso, 90,9% dos pacientes apresentaram duas ou mais comorbidades e/ou hábitos não saudáveis. A inatividade física foi associada com menor TC (β = -154 s; p = 0,02; IC95% = -283; -25 s) e TTC (β = -189 s; p = 0,02; IC95% = -384; -29 s). Além disso, o maior número de comorbidades e hábitos não saudáveis também foram associados com menor TC (β = -55 s; p = 0,02; IC95% = -102; -8 s). Como conclusão, os resultados deste estudo indicam que a inatividade física e o número de comorbidades e/ou hábitos não saudáveis estão associados com a intolerância à caminhada de indivíduos com CI.

    Resumo em Inglês:

    Comorbid conditions and unhealthy habits, such as smoking and physical inactivity, are commonly observed in patients with intermittent claudication (IC). However, the impact of these factors on walking impairment in IC patients remains uncertain. Thus, the purpose of this study was to analyze the association between comorbid conditions and non-healthy habits and walking capacity in subjects with IC. Sixty-six men and women with IC were recruited. Subjects underwent a treadmill test in which claudication time (CT) and total walking time (TWT) were obtained. An interview was performed and comorbid conditions and unhealthy habits were obtained. Univariate linear regression was employed for statistical analysis (p < 0.05). The most prevalent comorbid condition was hypertension (86.4%). Among unhealthy habits physical inactivity was the most prevalent (47.0%). Moreover, 90.9% of the subjects had 2 or more comorbid conditions and/or unhealthy habits. Physical inactivity was associated with decreased CT (β = -154 s; p = 0.02; IC95% = -283;-25 s) and TWT (β = -189 s; p = 0.02; IC95% = -384; -29 s). Furthermore, a higher number of factors were associated with lower CT (β = -55 s; p = 0.02; IC95% = -102; -8 s). In conclusion, the results showed that physical inactivity and number of comorbid condition and/or unhealthy habits are associated to walking impairment in subjects with IC
  • A inclusão social através do esporte: a percepção dos educadores

    Vianna, José Antonio; Lovisolo, Hugo Rodolfo

    Resumo em Português:

    O presente estudo se propõe a investigar a percepção de professores de educação física, que atuam em projetos de inserção social através do esporte em comunidades populares do município do Rio de Janeiro, sobre os seus alunos e a intervenção institucional. Tomaram parte deste estudo, 25 profissionais de educação física, com idade entre 27 e 59 anos (M = 37,28). Os entrevistados atuavam em programas de intervenção sócio educacional através do esporte situados no interior de duas favelas do município do Rio de Janeiro. Os professores responderam a uma entrevista semi-estruturada com questões abertas sobre suas experiências com o esporte (benefícios e avaliação,) suas orientações sobre os objetivos dos programas, sobre os alunos e sobre os benefícios ou prejuízos do esporte, tanto em termos pessoais quanto entre os participantes dos projetos. Os dados revelam as seguintes evidências: a) os professores não conseguem perceber em seus alunos potenciais para crescerem no esporte; b) não acreditam no esporte como meio de formação pessoal e profissional; c) não acreditam que as condições materiais e de infra-estrutura sejam suficientes para a formação dos alunos; d) não percebem em si competência para contribuir na formação dos alunos; e) não estão comprometidos com o processo de formação dos alunos. Estes indicativos merecem ser mais bem investigados, pois o seu resultado parece ser a falta de instrumentalização dos alunos participantes em Projetos de Inclusão Social para que tenham condições de fazer maiores investimentos na formação esportiva.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to investigate the perception of the physical education teachers who work in social insertion projects through the sport in popular communities of the city of Rio de Janeiro on their students and the institutional intervention. The participants were 25 professionals of physical education, with age between 27 and 59 years (M = 37.28). The interviewed worked in two slum quarters of the City of Rio de Janeiro. The teachers answered a half-structuralized interview involving questions related to their experiences, evaluations and expectations of the respondents on the profile economic partner, the perception of the benefits or damages of the sport in their personal and professional formation, the evaluation of the potentialities and limitations of the students and the project and its beliefs about the impact of the intervention through the sport on the formation of the children and young The data revealed the following evidences: a) the teachers are not able in their students the potential to grow through the sport; b) they do not believe in the sport as a way of personal and professional formation; c) they do not believe that the material and infra-structural conditions are sufficient for the students formation; d) they do not perceive competence in themselves to contribute to the students formation; e) they are not compromised with the students formation process. These indicatives deserve to be better investigated because the result seems to need instrumental resources of the participant students in Social Inclusion Projects so they can have conditions to make greater investments at the sportive formation.
  • Repensando a história do karate contada no Brasil

    Frosi, Tiago Oviedo; Mazo, Janice Zarpellon

    Resumo em Português:

    Este estudo aborda diversos aspectos presentes na literatura e que moldam o pensamento presente no imaginário dos brasileiros sobre a identidade, história e filosofia do Karate-Dō¹. O objetivo deste estudo é produzir uma meta análise da literatura circulante sobre a inserção e o desenvolvimento do Karate no Brasil, abordando seus diferentes estilos. Justifica-se este estudo pelo fato de considerarmos que foi difundida no Brasil uma versão distorcida sobre a história do Karate por meio da mídia, pela tradição oral e pelo preconceito entre os praticantes de diferentes estilos. As reflexões aqui apresentadas buscam contribuir com informações para a construção de outra versão sobre esta prática em nosso país.

    Resumo em Inglês:

    This study approaches several aspects of literature that shape the present thinking in the Brazilians imaginaries about the Karate-Dō identity, history and philosophy. The objective of this research is to produce a meta-analysis of the spread literature approaching is different styles. This study is justified by the fact of we consider that a distortion of Karate-Dō history was diffused in Brazil, by the media, oral tradition and preconception between some Karate-Dō styles practitioners. The reflections presented here seek contribute with information for another version's construction about this practice in Brazil.
  • "A carne mais barata do mercado é a carne negra: uma reflexão sobre o "design" das camisas da Puma na Copa do Mundo de Futebol/2010

    Melo, Victor Andrade de; Resende, Fabiana; Palma, Alexandre; Assis, Monique

    Resumo em Português:

    A Puma, uma empresa de material esportivo, desde meados da primeira década do século XXI tem constantemente utilizado jogadores negros em suas campanhas publicitárias, parte de uma estratégia de busca de aproximação com o continente africano. À beira da falência no início dos anos 90, a empresa conseguiu se reposicionar no mercado unindo o esporte à moda, investindo em produtos de "design" arrojado. Uma de suas iniciativas foi buscar inspiração no "caráter exótico" das nações africanas para produzir peças que possam ser utilizadas em situações cotidianas, não só para a prática de esportes. Como o corpo do negro africano tem sido representado em suas estratégias publicitárias? Esse estudo teve por objetivo analisar um ponto específico da publicidade da Puma por ocasião da Copa do Mundo de Futebol de 2010, realizada na África do Sul: o "design" das camisas fornecidas a três seleções africanas - Camarões, Costa do Marfim e Gana. Para alcance do objetivo, entabulamos uma comparação com os modelos das camisas fornecidas pela empresa a outros selecionados (Suíça, Uruguai e Itália), prospectando o quanto suas ações publicitárias reforçam ou não certos estereótipos comumente observados quando se utilizam negros em campanhas de publicidade.

    Resumo em Inglês:

    Puma, a company of sport gears, has been inserting black soccer players in its advertising campaigns as a strategy to get closer to the African continent. Near to bankruptcy at the 90' beginning, the company has succeeded in bringing to the market products with more daring design, linking fashion and sports. One of its latest initiatives was to seek inspiration in the exotic profile of African people to produce pieces that can be used in all occasions not only for sports. How African's bodies have been exposed in its adverting campaigns? The objective of this study was to analyze an specific issue related to some strategies adopted in Puma advertising campaigns launched during 2010 Soccer World Cup in South Africa: the layout of the uniforms offered for three African´s teams - Cameroon, Côte d'Ivoire, Ghana. In order to do it, we have established a comparison with the models of shirts fabricated by the company to other national teams (Switzerland, Uruguay and Italy), taking into account the fact that this sort of merchandising may increase or not some stereotypes that are usually associated with black people in advertising campaigns.
  • Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo

    Marcon, Daniel; Graça, Amândio Braga dos Santos; Nascimento, Juarez Vieira do

    Resumo em Português:

    O conhecimento pedagógico do conteúdo integra a base de conhecimentos para o ensino - conjunto de conhecimentos necessários ao professor - juntamente com aqueles relativos às características dos alunos, aos conteúdos da matéria de ensino, à pedagogia geral e aos contextos que circundam a aprendizagem. Considerando sua importância na formação inicial de professores, o objetivo deste ensaio foi o de analisar a estrutura da base de conhecimentos dos futuros professores de Educação Física sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo, buscando contribuir com o debate a respeito do papel desse conhecimento no planejamento e na implementação das situações de ensino e aprendizagem, bem como na formação docente dos estudantes-professores. Diante do referencial teórico analisado, pode-se compreender o conhecimento pedagógico do conteúdo como aquele que o estudante-professor utiliza para, a partir dos seus objetivos, da realidade dos alunos e das características do contexto de ensino e aprendizagem, convocar, gerir e fazer interagir os conhecimentos da base de conhecimentos para o ensino, visando à adaptação, à transformação e à implementação do conhecimento do conteúdo a ser ensinado, de modo a torná-lo compreensível e ensinável aos alunos. Para alcançar esses objetivos, a literatura sugere a aproximação do contexto de formação inicial em Educação Física daquele de atuação profissional do professor na Educação Básica, além da ampliação das oportunidades para que os estudantes-professores se defrontem com diferentes dilemas e situações-problema ao longo da formação inicial. Tais estratégias fomentarão a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo e, consequentemente, o delineamento da personalidade docente dos futuros professores.

    Resumo em Inglês:

    The pedagogical content knowledge integrates the knowledge base for teaching - body of knowledge needed by the teacher - together with the knowledge related to the students' characteristics, the topic of the classes, general pedagogy, and contexts of learning. Taking into account its importance in the formation of prospective teachers, this essay aimed to analyze the framework of the base of knowledge of future Physical Education teachers from the perspective of pedagogical content knowledge, seeking to contribute with the debate on the role of this knowledge on the planning, implementation of teaching and learning situations, and on the teaching formation of prospective teachers as well. Concerning the theoretical framework analyzed, the pedagogical content knowledge can be comprehended as that the teacher-student utilize to, from its objectives, reality of the students, and characteristic of the teaching and learning context, summon, manage and make the knowledge of the knowledge base for teaching interact, seeking the adaptation, transformation, and implementation of the content knowledge to be taught, so that it becomes comprehensible and teachable to students. To achieve these objectives, the literature suggests the approach of the initial context of teacher education in Physical Education of that the professional work of teachers in basic education, in addition to increasing opportunities for prospective teachers are faced with different dilemmas and problematic situations along initial training. Such strategies encourage the construction of pedagogical content knowledge and, consequently, the delineation of teacher personality of future teachers.
  • Representações sociais e instituição da realidade no subcampo esportivo do montanhismo: uma possibilidade de leitura sociológica a partir da obra "Sobre homens e montanhas" de Jon Krakauer

    Souza, Juliano de; Toledo, Renata Maria; Marchi Junior, Wanderley

    Resumo em Português:

    Os objetivos nos quais se pautou a construção do presente artigo conduzem, de um lado, a identificar algumas representações sociais presentes no universo do montanhismo e, de outro, entender a forma como essas mesmas representações, em meio à luta e à concorrência, contribuem para a construção da realidade social nesse universo empírico delimitado. Para o desenvolvimento dessa proposta buscou-se suporte teórico-metodológico na sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu, sobretudo em sua forma adquirida e explicitada na construção da teoria das representações sociais, da economia dos bens simbólicos e dos lucros de distinção no campo esportivo. Por fim, substanciou-se ainda nas considerações empíricas tecidas pelo alpinista e escritor Jon Krakauer em seu best-seller "Sobre homens e montanhas".

    Resumo em Inglês:

    The objectives in which the construction of the present article were based lead, from a side, to identify some social representations present in the mountaineering universe and, on the other, to understand the form like the same representations, in the struggle and the competition contribute to the construction of social reality in this delimited empirical universe. For the development of this proposal it was sough metodological support in the reflexive sociology of Pierre Bourdieu, especially in his acquired and explicated form in the construction of the social representations theory, of the economy of the symbolic goods and of the profits of distinction in the sporting field. Finally, it was still nourished in the empirical considerations woven by the mountaineer and writer Jon Krakauer in his best seller "On men and mountains".
  • Análise de dados gemelares: uma aventura guiada para investigadores das Ciências do Desporto

    Maia, José António Ribeiro; Seabra, André; Silva, Rui Manoel Garganta da; Freitas, Duarte Luís de; Gouveia, Élvio Quintal Rúbio; Basso, Luciano

    Resumo em Português:

    Este tutorial pretende apresentar, de forma sumária: 1) a importância dos estudos gemelares em Educação Física e Ciências do Desporto; 2) a estrutura básica deste tipo de delineamento; 3) as etapas da análise descritiva inicial; 4) os procedimentos de análise em grau crescente de complexidade - da análise de variância, à modelação de estruturas de covariância; 5) bem como a relevância da exploração da disocordância intra-par de gêmeos monozigóticos. Esta processologia, baseada num tutorial, recorrerá aos valores do fenótipo índice de atividade física nos tempos de lazer, com base numa amostra de 207 pares de gêmeos mono e dizigóticos. Todas as etapas da análise são comentadas e será interpretado o significado dos resultados, salientando o fato do fenótipo em causa ser explicado pelos fatores genéticos em cerca de 63%.

    Resumo em Inglês:

    This tutorial has the following purposes: 1) to summarize the importance of twin studies in Physical Education and Sport Sciences´ research; 2) to show the basic structure of twin designs; 3) the levels of descriptive analysis; 4) the steps of growing complexity in data analysis - from analysis of variance to structural equation modeling; 5) as well as the analysis of discordant intra-pair differences of monozygotic twin data. The steps of this long list of procedures will be illustrated in this tutorial using the phenotype leisure time physical activity with data from 207 monozygotic and dizygotic twin pairs. Commentaries and explanations will be provided in all steps of the analysis, highlighting the fact that the used phenotype is genetically accounted for 63% of the total variation.
Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 65, 05508-030 São Paulo SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3091 3147 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reveefe@usp.br