Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Volume: 26, Número: 4, Publicado: 2012
  • Consolidações, avanços, ampliação de horizontes e popularização da ciência na RBEFE

    Moreira, Alexandre
  • Efeitos de um programa de atividade física sobre os sintomas depressivos e a qualidade de vida de idosos com demência de Alzheimer Biodinâmica

    Groppo, Heloisa Schievano; Nascimento, Carla Manuela Crispim; Stella, Florindo; Gobbi, Sebastião; Oliani, Mérlyn Mércia

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de um programa de exercícios físicos sobre os sintomas depressivos e a percepção da Qualidade de vida (QV) de pacientes com Doença de Alzheimer (DA) e de seus cuidadores. Seis idosas realizaram um programa de exercícios físicos durante seis meses, outras seis compuseram o grupo controle. O Mini-Exame do Estado Mental, a Escala de Qualidade de Vida e a Escala de Depressão em Geriatria foram aplicados para avaliação das variáveis. Os dados foram analisados através de uma ANOVA "two-way" e correlação de Pearson, com nível de significância de 5% (p < 0,05).Os resultados mostraram que o programa proposto pode auxiliar na redução dos sintomas depressivos de pacientes com DA, mas não promoveu melhoras significativas na percepção da QV destes pacientes e nem de seus cuidadores. Entretanto menores comprometimentos da percepção da qualidade de vida foram observados em pacientes e cuidadores que eram fisicamente ativos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue analizar los efectos de un programa de ejercicios en los síntomas depresivos y la percepción de calidad de vida (CV) de los pacientes con Demencia de Alzheimer (DA) y sus cuidadores. Seis personas ancianas realizaran un programa de ejercicio físico por un periodo del seis meses, otro grupo estaba formado por el grupo de control. El Mini Examen del Estado Mental, la Escala de Calidad de Vida y la Escala de Depresión Geriátrica fueran utilizados para evaluar las variables. Los datos fueron analizados por análisis de varianza de dos entradas (ANOVA de dos vías) y la correlación de Pearson, con un nivel de significancia de 5% (p < 0,05). Los resultados muestran que el programa propuesto puede ayudar en la reducción de los síntomas depresivos en pacientes con DA, pero no promove mejoras significativas en la percepción de la calidad de vida de estos pacientes ni sus cuidadores. Sin embargo menos daños de la percepción de calidad de vida se observaron en los pacientes y los cuidadores que eran físicamente activos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the study was to analyze the effects of a physical exercises' program on depressive symptoms and quality of life (QL) in elderly with Alzheimer's Disease (AD) and QL of their caregivers. Six elderly women performed a physical exercises' program with six months of duration, and the other six composed the control group. The Mini-Mental State Examination, the Quality of Life Scale and the Geriatric Depression Scale were applied to evaluate the variables. Data were analyzed by Analyze of Variance (Two-way) and Pearson's correlations. The level of significance was set at 5% (p < 0.05). The results showed that the physical exercises' program proposed could aid on the reduction of depressive symptoms of AD patients. However less worsening was observed on QL of patients and caregivers from the physically active group.
  • Interação de variáveis biomecânicas na composição de "feedback" visual aumentado para o ensino do ciclismo Biodinâmica

    Holderbaum, Guilherme Garcia; Petersen, Ricardo Demétrio de Souza; Guimarães, Antônio Carlos Stringhini

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi testar uma metodologia para o ensino da técnica da pedalada do ciclismo utilizando variáveis biomecánicas para desenvolver um sistema de "feedback" visual aumentado (FVA). Participaram do estudo 19 indivíduos, sem experiência no ciclismo , divididos em grupo experimental (n = 10) e controle (n = 9). Inicialmente foi realizado um pré-teste para determinar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) bem como a carga de trabalho utilizada nas sessões práticas que correspondeu a 60% do VO2máx. Em seguida foram realizadas sete sessões de prática. O grupo experimental foi submetido ao FVA e o grupo controle ao "feedback" aumentado (FA). O teste de retenção mostrou um aumento de 21 % na média do índice de efetividade (IE) do grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Os resultados mostraram que variáveis biomecánicas são apropriadas para o desenvolvimento de FVA e podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da técnica da pedalada do ciclismo.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue probar una metodología para enseñar la técnica de el ciclismo mediante la utilización de variables biomecánicas para desarrollar un sistema de feedback visual aumentado (FVA). Fue aplicado en 19 personas sin experiencia en el ciclismo, divididos en dos grupos (experimental = 10 y control = 9). Inicialmente se realizó un pre-test para determinar el consumo máximo de oxígeno (VO2max) y la carga de trabajo utilizada en las sesiones de práctica que correspondía al 60% del VO2máx. El grupo experimental fue sometido a la FVA y el control a la feedback aumentado (FA). El ensayo de retención mostró un aumento del 21% en la media del índice de eficacia (IE) en el grupo experimental en comparación con el grupo control. Los resultados mostraron que las variables biomecánicas son apropiadas para el desarrollo de la FVA y puede contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje del ciclismo.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to test a methodology to teach the pedaling technique of cycling using biomechanics variables to develop an augmented visual feedback system (AVF). Nineteen subjects divided in two groups (experimental = 10 and control = 9) without experience in cycling were used. A pre-test was conducted to determine the maximal oxygen uptake (VO2máx) , and to establishe the work load to be used during the learning sessions which was defined to be the load that was associated with the 60% of VO2máx . Seven practice sessions were held. The experimental group was submitted to AVF and the control group to augmented feedback (AF). After the practice sessions, the retention test showed a significant increase in the index of effectiveness (IE) for the experimental group of 21% compared to the control group. These results showed that the biomechanics variables were appropriated to the development the AVF system and can contribute in the process pedaling technique learning.
  • Efeito da amplitude de movimento no número máximo de repetições no exercício supino livre Biodinâmica

    Lima, Fernando Vitor; Pereira, Daniela Guimarães; Diniz, Rodrigo César Ribeiro; Santiago, Daniella Caroline Guilherme; Alves, Betânia de Paula; Chagas, Mauro Heleno

    Resumo em Português:

    Pesquisas mostram resultados divergentes no aumento da força utilizando diferentes amplitudes de movimento (ADM). O objetivo deste estudo foi comparar o número máximo de repetições (NMR) no exercício supino com duas ADM. Quatorze voluntários realizaram a familiarização e o teste de uma repetição máxima (1 RM) nas sessões 1 e 2. Nas sessões 3 e 4 realizaram o NMR em quatro séries a 50% de 1 RM, com um minuto de pausa, com ADM parcial (ADMP) e completa (ADMC). Na ADMP utilizou-se metade do deslocamento vertical da barra comparada a condição ADMC. Foi realizada ANOVA "two-way" com medidas repetidas, seguida pelo "Post hoc" Scheffé. Houve diminuição significante do NMR entre as séries, exceto da terceira para a quarta em ambas ADM. Um maior NMR foi verificado para ADMP. A redução da ADM permite a realização de um maior número de repetições para uma mesma intensidade relativa.

    Resumo em Espanhol:

    Investigaciones cientificas muestran resultados divergentes en el aumento de la fuerza utilizando diferentes amplitudes de movimiento (ADM). El objetivo de este estudio fue comparar el número máximo de repeticiones (NMR) en un ejercicio de supino con dos ADM. Catorce voluntarios realizaron la familiarización y el test de una repetición máxima (1 RM) en las sesiones 1 y 2. En las sesiones 3 y 4 realizaron o NMR en cuatro series a 50% de 1 RM, un minuto de pausa con ADM parcial (ADMP) y completa (ADMC). ADMP utilizó la mitad del desplazamiento vertical de la barra realizado durante la ADMC. Fue aplicada ANOVA "two-way" con medidas repetidas, seguido del "Post hoc" Scheffé. Se encontró disminución significante del NMR a lo largo de las series, excepto de la tercera para la cuarta en ambas ADM, con el mismo patrón de reducción en ambas ADM. El NMR de la ADMP fue mayor que la ADMC. La reducción de ADM interfirió en el volumen de entrenamiento con mayor número de repeticiones realizadas para una misma intensidad relativa.

    Resumo em Inglês:

    There are divergent results about increases in strength using different ranges of motion (ROM). The aim of this study was to compare the maximum number of repetitions (MNR) in bench press with two different ROM. Fourteen subjects performed familiarization and one repetition maximum (1 RM) tests in sessions 1 and 2. MNR in four sets at 50% of 1 RM, one-minute rest with partial (ROMP) and complete ROM (ROMC) were performed in the third and fourth sessions. The ROMP used half of the bar vertical displacement compared to ROMC. Two-way ANOVA with repeated measures was used to compare the experimental conditions, followed by post hoc Scheffe. There was a significant decrease of the MNR among sets, except from third to fourth sets in both ROM. MNR in all sets was higher in ROMP than ROMC. The reduction of ROM allow to perform higher number of repetitions.
  • A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos Biodinâmica

    Vitor-Costa, Marcelo; Maia da Silva, Priscila; Soriano, Jeane Barcelos

    Resumo em Português:

    Nosso objetivo foi analisar as limitações da avaliação bibliométrica baseada no uso da citação; e refletir sobre a influência desta forma de avaliação da produção de conhecimento na área da Educação Física, especialmente na pós-graduação. Fizemos uma descrição das principais limitações dos indicadores (fator de impacto e índice h) utilizados no Brasil para avaliação da produção de pesquisa. Revistas e pesquisadores podem estar mudando seu comportamento para aumentar seu impacto no sistema de avaliação, com consequências como o distanciamento entre o que é produzido na área de conhecimento e sua relevância social e acadêmica. As formas de avaliação precisam ser (re)pensadas de forma mais profícua, quanto aos seus efeitos sobre a qualidade das publicações científicas. Consideramos fundamental um maior envolvimento por parte da comunidade acadêmica e científica, em discussões sobre as consequências que o uso desses indicadores baseados em citação pode trazer para a área da Educação Física.

    Resumo em Espanhol:

    Nuestro objetivo fue analizar las limitaciones de la evaluación bibliométrica basadas en el uso de la citación y reflexionar sobre la influencia de este tipo de evaluación de la producción de conocimiento en el área de Educación Física, sobre todo en la posgrado. Describimos las principales limitaciones de los indicadores (factor de impacto y índice h) utilizados en Brasil para evaluar la investigación cientifica. Revistas y investigadores pueden cambiar su comportamiento para incrementar su impacto en el sistema de evaluación, con consecuencias como la brecha entre lo conocimiento producido en la área y su relevancia social y académica. Las formas de evaluación deben ser (re)pensadas, por sus efectos sobre la calidad de las publicaciones. Consideramos que es esencial una mayor participación de la comunidad académica y científica en los debates sobre las consecuencias que el uso de estos indicadores bibliométricos pueden aportar al área de Educación Física.

    Resumo em Inglês:

    The aim was examine the limitations of bibliometric evaluation based on citation, and discuss the influence of this form of assessment of knowledge production in Physical Education, especially in post-graduate programs. Thus, we made a description of the main limitations of the bibliometric indicators (impact factor and h-index) used in Brazil to assess the production in research. Journals and researchers may be changing their behavior to increase their impact/score in the evaluation system, with consequences like the gap between what is produced in the area of Physical Education and its academic and social relevance. We consider that the forms of assessment need to be (re)designed as well as the quality of scientific publications more productively considered. We believe it is crucial a greater involvement of the academic and scientific community in discussions about the consequences of using these citation-based indicators to the area of Physical Education.
  • Comparação do sinal EMG e das características da passada em diferentes protocolos de corrida incremental Biodinâmica

    Fraga, Carina Helena Wasem; Bianco, Roberto; Gonçalves, Mauro

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi comparar o sinal eletromiográfi co, a frequência e a amplitude de passada entre diferentes intensidades de corrida: 60%, 80% e 100% da velocidade máxima em dois protocolos incrementais. Participaram deste estudo 11 corredores do sexo masculino. Os protocolos de corrida foram realizados com velocidades iniciais de 10 km.hr-1, com incrementos de 1 km.hr-1 a cada três minutos até a exaustão, que diferiram em relação ao intervalo entre cada estágio incremental: 30 e 120 segundos. Foram analisados valores RMS dos músculos iliocostal lombar, reto femoral, vasto lateral, vasto medial, bíceps femoral, tibial anterior, e gastrocnêmio, e a amplitude e frequência de passada. Os valores RMS mostraram aumento entre as intensidades para quase todos os músculos, e não foram influenciados pelo tipo de protocolo utilizado para maioria dos músculos. A frequência e amplitude de passada apresentaram contribuições percentuais diferenciadas para o aumento da velocidade de corrida.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es comparar la actividad electromiográfica, la amplitud y la frecuencia del pasado entre las diferentes intensidades de carrera: 60%, 80% y 100% de la velocidad máxima en dos protocolos adicionales. En el estudio participaron 11 corredores. Los protocolos se realizaron con velocidades de carrera iniciales de 10 km.hr-1, con incrementos de 1 km.hr-1 cada tres minutos hasta que se agoten, que diferían en el intervalo entre cada etapa incremental: 30 a 120 segundos. Se analizaron los valores RMS de las iliocostalis lumbar, rectus femoris, vastus lateralis, vastus medialis, biceps femoris, tibialis anterior, gastrocnemius, la amplitud y la frecuencia del pasado. Los valores de RMS mostró un aumento entre las intensidades para casi todos los músculos, y no fueron influenciadas por el tipo de protocolo utilizado. Las contribuciones de frecuencia y amplitud de pasado presentaran porcentaje diferenciado para aumentar la velocidad de funcionamiento.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to compare the electromyographic signal and the stride frequency and length among different intensities of running: 60%, 80% and 100% of maximum speed in two incremental protocols. The study included 11 male runners. The protocols were performed with initial running speed of 10 km.hr-1, with increments of 1 km.hr-1 at every three minutes until exhaustion. The two protocols differed in the interval between each incremental stage: 30 to 120 seconds. We analyzed RMS values of the iliocostalis lumbar, rectus femoris, vastus lateralis, vastus medialis, biceps femoris, tibialis anterior, gastrocnemius lateralis, and the stride length and frequency. The RMS values showed an increase among intensities for almost all muscles, and were not influenced by the type of protocol used for most muscles. The contribution of stride length and frequency were percentile different as the running speed increased.
  • Cartas de referência do crescimento somático de crianças dos seis aos 10 anos de idade do Concelho da Maia, Portugal Biodinâmica

    Roriz, Mafalda Sofia; Seabra, André; Garganta, Rui; Maia, José

    Resumo em Português:

    Os propósitos do estudo foram construir cartas percentílicas para a altura, peso, índice de massa corporal (IMC) e perímetro da cintura (PC) das crianças do Concelho da Maia, Portugal; e contrastar os resultados encontrados no Concelho da Maia com os de outros estudos realizados em Portugal e com os de referência do Center for Disease Control and Prevention (CDC). A amostra é constituída por 3749 crianças (1942 meninos e 1807 meninas) dos seis aos 10 anos de idade. As cartas foram construídas separadamente para cada sexo utilizando o método LMS. A altura, peso, IMC e PC das crianças Maiatas aumentam de modo linear e não linear com a idade. Os Maiatos mostraram valores médios de altura, peso e IMC consistentemente superiores às do CDC. As trajetórias modais do PC dos Maiatos são superiores às de outros estudos internacionais. Observam-se diferenças nas variáveis somáticas em locais e regiões distintas de Portugal.

    Resumo em Espanhol:

    Los propósitos del estudio fueron construir cartas percentílicas para la altura, peso, índice de masa corporal (IMC) y perímetro de la cintura (PC) de los escolares del Concejo de Maia, Portugal; contrastar los resultados encontrados en el Concejo de Maia con otros estudios realizados en Portugal y con las referencias del Center for Disease Control and Prevention (CDC). La muestra está constituida por 3749 escolares (1942 niños y 1807 niñas) de seis a los 10 años de edad. Las cartas fueron construidas por separado para cada sexo utilizando el método LMS. La altura, peso, IMC y PC de los escolares Maiatas aumentan de modo lineal y no lineal con la edad. Los Maiatos muestran valores medios de altura, peso y IMC consistentemente superiores a los del CDC. Las trayectorias modales del PC de los Maiatos son superiores a los estudios internacionales. Se observan diferencias en las variables somáticas en localidades y regiones distintas de Portugal.

    Resumo em Inglês:

    The purposes of this study were to construct height, weight, body mass index (BMI) and waist circumference (WC) percentile charts of Maia county children, Portugal; to compare Maia county data with reference data from other Portuguese studies and from Center for Disease Control and Prevention (CDC). The sample comprises 3749 children (1942 boys and 1807 girls) aged six to 10 years. Charts were separately built for each sex using the LMS method. Maia children's height, weight, BMI and WC increase with age in linear and nonlinear fashions. Maia children showed consistently higher values in height, weight and BMI than the CDC references. WC modal trajectories of Maia Children are higher than other international studies. Differences in somatic variables are observed in distinctive locals and regions of Portugal.
  • Representações sociais do corpo: um estudo sobre as construções simbólicas em adolescentes Sociocultural

    Santiago, Leonéa Vitória; Oliveira, Noêmia Belém de; Bulhões, Alexandre Magno Câncio; Simões, Antonio Carlos

    Resumo em Português:

    Este estudo, de natureza exploratória descritiva, buscou compreender as representações do corpo em adolescentes, do nono ano de escolaridade em Portugal em ambos os gêneros. Entrevistas foram gravadas, recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Utilizou-se o programa informático NVivo para tratar os dados. Como resultado, verificamos que a herança cartesiana, concebe o corpo como extensão da mente. A representação feminina valoriza o estético, enquanto o corpo é instrumento e a saúde como valor, é representado pelo gênero masculino como forma de se estar no mundo. No lazer surge o movimento pelo movimento e de novo surge o convívio como valor. A comunicação social influência o sentido crítico de cada um. A anorexia nervosa é representada por questões socioculturais e os alunos não reconhecem a aluna diagnosticada com a patologia, no contexto escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio, de naturaleza exploratoria descriptiva, buscó comprender las representaciones del cuerpo en adolescentes, del noveno año de escolaridad en Portugal, en ambos géneros. Entrevistas fueron grabadas, recurriéndose a la técnica de análisis de contenido. Se utilizó el programa informático NVivo para tratar los datos. Como resultado, verificamos que la herencia cartesiana, concibe el cuerpo como extensión de la mente. La representación femenina valoriza lo estético, en cuanto el cuerpo es instrumento y la salud, como valor, es representado por el género masculino como forma de estar en el mundo. En el ocio, surge el movimiento por el movimiento y de nuevo surge la convivencia como valor. La comunicación social influencia el sentido crítico de cada uno. La anorexia nerviosa es representada por cuestiones socioculturales y los alumnos no reconocen la alumna diagnosticada con la patología, en el contexto escolar.

    Resumo em Inglês:

    The current descriptive exploratory nature study aimed at understanding the representations of the body in teenagers of both sexes from the ninth school year grade in Portugal. Interviews were recorded, thus using the content analysis technique. The NVivo informatics program was used to deal with the data. The results, show that the Cartesian inheritance conceives the body as an extension of the mind. The female representation highlights aesthetics, while the body is a tool and health as value is represented by the male gender as a means of being in the world. The movement by the movement arises within the leisure and again the living appears as a value. The social communication influences each one's critical sense. The nervous anorexia is represented by social-cultural matters and the students do not recognize the student who was diagnosed with the pathology within the school context.
  • Perfil da atividade física na vida diária de homens e mulheres idosos fisicamente independentes

    Teixeira, Denilson de Castro; Hernandes, Nidia Aparecida; Probst, Vanessa Suziane; Ramos, Ercy Maria Cipulo; Brunetto, Antonio Fernando; Pitta, Fábio

    Resumo em Português:

    Este estudo comparou o perfil da atividade da vida diária e variáveis de aptidão funcional entre homens e mulheres idosos, bem como a relação de seu tempo de caminhada por dia com as demais variáveis estudadas em cada gênero. Trinta idosos saudáveis (15 homens, 66 ± 6 anos), sedentários e fisicamente independentes, tiveram suas atividades diárias avaliadas objetivamente por um acelerômetro multi-axial, bem como variáveis de aptidão física e funcional avaliadas por protocolos específicos. Homens e mulheres apresentaram tempo gasto andando por dia semelhantes, apesar dos homens se movimentarem com maior intensidade. As mulheres permaneceram mais tempo em pé e os homens mais tempo sentados. Os homens apresentaram melhor desempenho em valores absolutos na maioria dos testes físicos, mas não em valores relativos. Em conclusão, apesar de seus diferentes padrões de atividades diárias, os homens idosos e mulheres não diferem em tempo de caminhada por dia.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio comparó el perfil de la actividad de la vida diaria y variables de aptitud funcional entre hombres y mujeres mayores, así como la relación de su tiempo de caminata por día con las demás variables estudiadas en cada género. Treinta mayores saludables (15 hombres, 66±6 años), sedentarios y físicamente independientes, tuvieron sus actividades diarias evaluadas objetivamente por un acelerómetro multi-axial, así como variables de aptitud física y funcional evaluados por protocolos específicos. Todos presentaron tiempo gasto andando por día semejantes, a pesar de que los hombres se muevan con mayor intensidad. Las mujeres permanecieron más tiempo en pie y los hombres más tiempo sentados. Los hombres presentaron mejor desempeño en valores absolutos en la mayoría de los testes físicos, perono en valores relativos. Se concluyó que los hombres y las mujeres mayores no se difieren en tiempo de caminata por día.

    Resumo em Inglês:

    This study compared the profile of daily activities and variables of functional fitness between elderly men and women, as well as the relation of their time spent walking per day with the remaining study variables concerning each gender. Thirty healthy elderly (15 men; 66 ± 6 years), sedentary and physically independent, had their daily activities evaluated objectively by a multi-axial accelerometer as well as their metabolic and functional fitness variables by means of specific protocols. Both men and women presented similar time spent in walking per day, even though men had higher intensity during walking. Women spent longer time standing, and men, sitting. A better performance was achieved by men in most physical tests in regard to absolute values but not in relative values. In conclusion, despite their different patterns of daily activities, elderly men and women do not differ in time spent walking per day.
  • A teoria dos jogos competitivos de Norbert Elias como alternativa à leitura das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil Sociocultural

    Starepravo, Fernando Augusto; Souza, Juliano de; Marchi Junior, Wanderley

    Resumo em Português:

    O mapeamento da produção científica recente sobre políticas públicas de esporte e lazer no Brasil nos apresentou um conjunto de produções, que em sua maioria são trabalhos em andamento, com o predomínio de exposições empíricas, com procedimentos metodológicos bem definidos, mas que, não apresentam um diálogo consistente com a literatura. Nos trabalhos que apresentam uma maior consistência teórica, os autores normalmente adotam uma postura de crítica ao neoliberalismo, entendendo que este modelo, em função dos interesses do capital, leva o Estado a intervir cada vez menos no âmbito social, repassando esta função a setores organizados da sociedade civil. Diante desse quadro ligeiramente evocado e na tentativa de ampliá-lo, procuramos apresentar neste artigo uma possibilidade de leitura das políticas públicas de esporte e lazer, amparados nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria dos Jogos Competitivos de Norbert Elias.

    Resumo em Espanhol:

    La cartografía de la literatura científica reciente sobre la política pública del deporte y el ocio en Brasil ha presentado una serie de producciones, que son en su mayoría obras en curso, con el predominio de exposiciones empíricas, procedimientos metodológicos bien definidos, pero que no presentan un diálogo constante con la literatura. En los estudios que tienen una mayor consistencia teórica, los autores suelen adoptar una postura crítica al neoliberalismo, entendiendo que este modelo, basado en los intereses del capital, lleva al Estado a intervenir cada vez menos en la vida social, la transferencia de esta función a los sectores organizados sociedad civil. Ante esta situación ligeramente elevada y tratar de ampliar, presentamos en este artículo la posibilidad de leer la política pública del deporte y el ocio, con el apoyo de los supuestos teóricos y metodológicos de la Teoría de los Juegos Competitivos de Norbert Elias.

    Resumo em Inglês:

    The mapping of recent scientific literature on public policy of sport and leisure in Brazil has presented a set of productions, which are mostly works in progress, with the predominance of empirical exhibitions, with well-defined methodological procedures, but they have not been presented a consistent dialogue with the literature. In studies showing greater theoretical consistency, the authors usually adopt a critical stance to neoliberalism, understanding that this model, based on the interests of capital, leads the State to intervene less in the social, transferring this function to civil society organized sectors. Given this situation slightly raised and trying to expand it, we present in this article a possibility of reading the public policy of sport and leisure, supported the theoretical and methodological assumptions of Norbert Elias' Game Theory Competitive.
  • As origens do judô brasileiro: a árvore genealógica dos medalhistas olímpicos Sociocultural

    Nunes, Alexandre Velly; Rubio, Kátia

    Resumo em Português:

    O Brasil participou de todas as edições dos Jogos Olímpicos (JO) no judô, nos quais 12 atletas brasileiros conquistaram medalhas. O objetivo deste estudo foi elaborar uma "árvore genealógica judoística" do judô brasileiro a partir destes medalhistas. A metodologia utilizada foi História Oral de Vida Híbrida. Foram entrevistados os 12 medalhistas brasileiros em JO e seus professores. Identificamos todos os formadores dos professores destes medalhistas, até encontrar os "genearcas", aqueles que chegaram ao Brasil com condições de transmitir estes conhecimentos. As informações obtidas com os entrevistados foram analisadas juntamente com outros documentos. Maeda e Satake foram os primeiros japoneses a chegar e fazer demonstrações de judô no Brasil, a partir de 1914. Ryuzo Ogawa, que fundou a Budokan em 1936, foi o genearca que influenciou o maior número destes atletas. O primeiro medalhista brasileiro, Chiaki Ishii, foi também um genearca, pois influenciou outros atletas e professores.

    Resumo em Espanhol:

    Brasil ha participado en todas las ediciones de los Juegos Olímpicos (JO) en judo, aunque 12 atletas brasileños ganaron medallas. El objetivo de este estudio fue preparar un árbol genealogica judoística de estos mismos medallistas olimpicos de judo. La historia oral de vida híbrida es la metodología utilizada. Entrevistamos a los 12 medallistas brasileños y sus entrenadores. Se identificaron todos los entrenadores formadores de estos medallistas también, hasta que encuentre los genearcas, que llegaran a Brasil y lograron hacer la transmisión de este conocimiento. La información obtenida de los encuestados fueron analizadas junto con otros documentos. Maeda y Satake fueron los primeros a llegar y dar demostraciones de judo en Brasil, desde 1914. Ryuzo Ogawa, quien fundó Budokan en 1936, fue el genearca que influyó el mayor número de estos atletas. El primer medallista brasileño, Chiaki Ishii, fue también un genearca al influir otros atletas y entrenadores.

    Resumo em Inglês:

    Brazil has participated in all editions of the Olympic Games (OG) in Judo, and 12 Brazilian athletes were medalists. The goal of the present study is to prepare a Judo genealogical tree from the Brazilian Judo of those medalists. The methodology used was the oral history of life hybrid. The 12 Brazilian Judo medalists and their coaches were interviewed. After identified all of the former coaches from those medalists, we were able to find the genearches, those who came into Brazil with the possibility to transmit these knowledge. The answers obtained from the respondents were analyzed together with other documents. Maeda and Satake were the first ones to arrive in Brazil and began the demonstrations, in 1914. Ryuzo Ogawa, who found Budokan in 1936, was the genearch who influenced the highest number of those athletes. The first Brazilian medalist, Chiaki Ishii, was a genearch as well, since he influenced other athletes and coaches.
  • Motivos para a prática de exercício físico em universitários e fatores associados Pedagógica E Comportamental

    Guedes, Dartagnan Pinto; Legnani, Rosimeide Francisco Santos; Legnani, Elto

    Resumo em Português:

    Objetivo do estudo foi identificar motivos para prática de exercício físico em universitários de acordo com sexo, idade e condição econômica. Amostra foi constituída por 238 0 sujeitos (121 3 moças e 116 7 rapazes), com idades entre 18 e 35 anos. Motivos para prática de exercício físico foram identificados mediante versão traduzida do Exercise Motivations Inventory (EMI-2). Rapazes reportaram oferecer significativamente maior importância para prática de exercício físico em motivos identificados com Condição Física e Competição, e moças com Controle de Peso Corporal e Aparência Física. Motivos relacionados à Prevenção de Doenças, ao Controle de Peso Corporal e à Reabilitação de Saúde aumentaram significativamente com a idade. Motivos associados ao Controle de Peso Corporal e à Aparência Física receberam importância significativamente maior pelos universitários mais privilegiados economicamente. Concluindo, resultados encontrados poderão contribuir para delineamento de programas de promoção de exercício físico e provável redução dos casos de abandono entre os universitários.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo de este estudio fue identificar los motivos de la práctica de ejercicio físico en universitarios según sexo, edad y situación económica. La muestra fue compuesta por 2.380 sujetos (1.213 chicas y 1167 chicos) de edades entre 18 y 35 años. Motivos para la práctica de ejercicio físico fueron identificados por la versión traducida del Exercise Motivations Inventory (EMI-2). Los chicos apuntaron ofrecer significativamente mayor importancia para la práctica de ejercicio físico por razones identificadas con Aptitud Física y Competición, y chicas con Control del Peso Corporal y Apariencia Física. Exposición de motivos relacionados con la Prevención de Enfermedades, Control del Peso Corporal y Rehabilitación de la Salud aumentó significativamente con la edad. Motivos asociados con el Control del Peso Corporal y Apariencia Física presentaron importancia significativamente mayor por los universitarios más privilegiados económicamente. En conclusión, resultados encontrados pueden contribuir a diseñar programas para promover el ejercicio físico y la reducción de posibles casos de abandono entre los universitarios.

    Resumo em Inglês:

    Purpose of this study was to identify the exercise motives in college students according to gender, age and economic status. A total of 2380 subjects (1213 females and 1167 males) aged 18 to 35 years-old were included in the study. To identify exercise motives we used version translated of the Exercise Motivations Inventory (EMI-2). Males reported to give significantly more importance to exercise participation in terms of Physical Fitness and Competition, whereas females presented significantly higher ratings for Weight Management and Appearance. Exercise motives related to Disease Prevention, Weight Management and Health Rehabilitation significantly increased with increasing age. Motives exercise associated to Weight Management and Appearance were significantly higher in college students most economically privileged. In conclusion, these results will contribute to establish exercise promotion programs and to reduce exercise dropout rates among college students.
  • Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola Pedagógica E Comportamental

    Rosário, Luís Fernando Rocha; Darido, Suraya Cristina

    Resumo em Português:

    O propósito desse estudo foi investigaras relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6º ao 9º ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este estudio fue investigar la relación entre el contenido de las disciplinas de Historia y Ciencias con de la Educación Física. Por lo tanto, hemos tratado de señalar principios para la organización de contenidos como los ciclos escolares a partir del 6 º al 9 º grado, lo que asegura su integración con el proyecto político pedagógico. Los resultados mostraron que los libros de otras disciplinas ayudan a sistematizar los contenidos de la educación física en la escuela y el maestro es crucial que participen en el desarrollo de los proyectos de enseñanza políticos y pedagógicos, además de conocer los libros de texto aprobados por la escuela. Asimismo, es importante aclarar a otros profesores del cuerpo específico de conocimiento de la educación física y su papel en proyectos de la escuela, lo que permite la reflexión sobre la forma de organizar el contenido y la información sobre la manera de hacer este trabajo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to investigate the relations between the contents of History and Science and Physical Education (PE) at school. Therefore, an effort was made to set principles to establish the sequence of contents for the 6t h to 9t h grades, and at the same time assuring the integration of PE to the school's political pedagogical proposal. The results demonstrate that those documents present a set of knowledge that offers possibilities to systematize the PE contents at school and show that the participation of PE teachers and their knowledge about books adopted is essential to build the political pedagogical proposal. Moreover, teachers from other disciplines should be aware of Physical Education specific knowledge and its value to school projects. This approach could lead to reflections on how to organize the contents while taking advantage of this work.
  • Intenção de mudança de comportamento em adolescentes para a prática de atividades físicas de lazer Pedagógica E Comportamental

    Maciel, Marcos Gonçalves; Veiga, Ricardo Teixeira

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar a intenção da mudança de comportamento de adolescentes de diferentes níveis socioeconómicos (NSE) para a prática de atividades físicas de lazer, adotando o Modelo Transteorético e a Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Foi realizado um estudo transversal com a participação de 416 adolescentes, pertencentes a escolas do ensino médio nas cidades de Belo Horizonte e Contagem/MG, com média de idade de 16,4 ± 1,2 anos. As análises foram feitas utilizando estatísticas descritivas e paramétricas (ANOVA e regressão logística). Os resultados encontrados demonstraram que a maioria dos adolescentes é inativa no lazer, e às variáveis, sexo, atitude e controle percebido são os fatores mais relevantes para classificar o nível de atividade física de lazer, sendo que as variáveis sociais (nível socioeconómico e norma subjetiva) têm pouca importância para predizer a intenção de mudança de comportamento para a prática dessas atividades.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue investigar la intención de cambiar el comportamiento de los adolescentes de diferentes niveles socioeconómicos (NSE) para la práctica de actividades físicas de ocio, por la que se aprueba el modelo Transteoretico y la teoría de la Conducta Planificada (TCP). Se realizó un estudio transversal con la participación de 416 adolescentes, pertenecientes a las escuelas de enseñanza secundaria de las ciudades de Belo Horizonte y Contagem/MG, con una edad media de 16,4 ±1,2 años. Los análisis se realizaron mediante estadísticas descriptivas y paramétrico (ANOVA y regresión logística), con p < 0,05. Los resultados mostraron que la mayoría de los adolescentes e inactivo en su tiempo libre, y en cuanto a las variables, el género, la actitud y la percepción de control son los factores más relevantes para clasificar el nivel de actividad física de ocio, y que las variables sociales (nivel socio-económico y normas subjetivas) tiene poca importancia en la predicción de la intención de cambiar el comportamiento de la práctica de esas actividades.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the intention of behavior changing in adolescents from different socioeconomic status (SES) to leisure physical activities, adopting the transtheoretical model and the Theory of Planned Behavior (TPB). We conducted a cross-sectional study involving 416 adolescents belonging to high schools in the cities of Belo Horizonte and Contagem / MG, with a mean age of 16.4 ± 1.2 years. Analyses were performed using descriptive and parametric statistics (ANOVA and logistic regression). The results show that most of teenagers are inactive during leisure time, and the variables, sex, attitude and perceived control are the most relevant factors to rate the level of leisure physical activity, and social variables (socioeconomic status and standard subjective) are of less importance in predicting the intention to change behavior to practice these activities.
  • Atitude crítica de idosos sobre atividade física Pedagógica E Comportamental

    Okimura-Kerr, Tiemi; Okuma, Silene Sumire

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar a atitude crítica em relação à atividade física dos idosos do Programa Autonomia para Atividade Física. Participaram do estudo 18 sujeitos que responderam duas questões abertas após vivência das seguintes aulas: atividade rítmica, yoga, dança circular, tai chi chuan, dança de salão, aerobox e atividades para idosos orientadas através de vídeo. A análise qualitativa resultou em duas categorias de respostas: reflexão sobre necessidades pessoais e reconhecimento de inadequações nas atividades propostas. Dessas respostas, 43% indicam reflexão crítica e 37% apontam inadequações. Os resultados sugerem que a maioria das respostas não demonstra atitude crítica em relação às aulas vivenciadas. Entretanto, uma das limitações deste estudo foi a dificuldade dos alunos no procedimento da escrita, indicando a necessidade de criar outras estratégias para avaliar a população idosa que é heterogênea em termos de escolarização e experiências de vida.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue analizar la actitud crítica hacia la actividad física de personas mayores del Programa Autonomía para la Actividad Física. En el estudio participaron 18 sujetos que respondieron a dos preguntas abiertas después de frecuentar las siguientes clases: actividad rítmica, yoga, danza circular, tai chi, bailes de salón, aerobox y actividades dirigidas para las personas mayores por medio de video. El análisis cualitativo resultó en dos categorías de respuestas: reflexiones sobre las necesidades personales y el reconocimiento de inadecuaciones en las actividades propuestas. De esas respuestas, el 43% indica reflexión crítica y el 37% apunta inadecuaciones. Los resultados sugieren que la mayoría de las respuestas no muestra ninguna actitud crítica a las clases asistidas. Sin embargo, una las limitaciones de este estudio fue la dificultad de escritura de los estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the critical attitude of elderly people in the Physical Activity Autonomy Program in relation to physical activity. The study included eighteen subjects, who answered two questions after attending each of the following classes: rhythmical activity, yoga, circular dance, tai chi chuan, saloon dance, aerobox and video oriented elderly activities. Qualitative analysis resulted in two categories of answers: reflections on personal needs and recognition of inadequacies in the proposed activities. Of these responses, 43% indicate critical reflection and 37% indicate inadequacies. The results indicate that most of the answers show no critical attitude to class experiences. However, a limitation of this study was the student's difficult in writing procedure. This indicates a need to create other strategies to evaluation elderly population that is heterogeneous in terms of educational level and life experiences.
  • Interferência contextual e nível de habilidade na aprendizagem do serviço do voleibol Pedagógica E Comportamental

    Nhamussua, Domingos Manuel; Prista, António; Basso, Luciano; Tani, Go

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou o efeito da interferência contextual (IC) na aquisição do serviço do voleibol em adolescentes com diferentes níveis de habilidade, considerando os testes de transferência imediato e retardado. A amostra foi composta por 56 meninas com idade entre 14 e 16 anos, distribuídas em quatro grupos de prática: aleatório com nível superior de habilidade (GAS), blocos com nível superior de habilidade (GBS), aleatório com nível inferior de habilidade (GAI) e blocos com nível inferior de habilidade (GBI). A tarefa motora consistiu dos serviços por baixo e por cima direcionados a alvos na quadra. Os resultados mostraram que o efeito da IC não foi observado nos grupos GAI e GBI, por outro lado, os grupos GAS e GBS apresentaram melhor desempenho no teste de transferência imediato. A ausência de diferenças significativas no teste de transferência retardado sugere que o efeito da IC pode ser temporário.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio investigó el efecto de la interferencia contextual (IC) en la adquisición del servicio de voleibol en adolescentes con diferentes niveles de habilidad, teniendo en cuenta las pruebas de transferencia inmediata y retardada. La muestra estuvo conformada por 56 niñas de edades comprendidas entre 14 y 16 años, divididas en cuatro grupos de práctica: al azar con mayor nivel de habilidad (GAS), por bloques con mayor nivel de habilidad (GBS), al azar con menor nivel de habilidad (GAI ) y por bloques con menor nivel de habilidad (GBI). La tarea motora consistió de servicios por abajo y por encima dirigidos a objetivos en la cancha. Los resultados mostraron que no se observó el efecto de la IC en los grupos GAI y GBI, por otra parte, los grupos GAS y GBS presentaron mejor rendimiento en la prueba de transferencia inmediata. La ausencia de diferencias significativas en la prueba de transferencia de retraso sugiere que el efecto de la IC puede ser temporario.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to investigate the effect of contextual interference on acquiring the volleyball serve in adolescents with different skill levels, considering then immediate and delayed transfer tests. Participants were 56 schoolgirls separated in four practice groups: random practice with higher level skill subjects (GAS), blocked practice with higher level skill subjects (GBS), random practice with lower level skill subjects (GAI) and blocked practice with lower level skill subjects (GBI). The acquisition task consisted in performing underhand and overhead services directed at two targets affixed to the ground. The results showed no effect of contextual interference on the lower level skill subjects. However when comparing the types of practice between the higher level skill subjects, the effect was observed in the immediate transfer test. The absence of significant differences between groups in the delayed transfer test suggest that the contextual interference effect may be temporary.
  • Elementos estruturais de um modelo formal dos esportes coletivos de invasão Ensaio

    Lamas, Leonardo; Barrera, Junior; Otranto, Guilherme; Ugrinowitsch, Carlos

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento de um modelo formal da estratégia e da dinâmica do jogo constitui uma contribuição científica original no contexto dos esportes coletivos de invasão. O procedimento construtivo de uma estratégia definido no modelo é composto de cinco conjuntos de elementos ordenados em níveis hierárquicos, que suportam o desenho de estratégias capazes de orientar adequadamente uma equipe em um jogo. Uma vez definido o modelo da estratégia, a formalização da dinâmica do jogo permite sua contextualização no momento de sua aplicação para orientar os jogadores no confronto. O jogo teve sua estrutura decomposta e suas propriedades dinâmicas fundamentais foram definidas. Dessa forma, a modelagem da dinâmica da oposição e da estratégia se complementam, pois definem os momentos nos quais a informação estratégica é utilizada pelos jogadores. A estrutura formal apresentada inaugura uma linha de pesquisa que poderá contribuir para limitar a subjetividade na definição dos critérios de análise de futuros desenhos experimentais, levando à interpretações e comparações mais acuradas dos resultados dos estudos.

    Resumo em Espanhol:

    El desarrollo de un modelo formal de la estrategia y de la dinámica del juego es una contribución científica original en el contexto de los deportes de equipo e invasión. El procedimiento constructivo de una estrategia definida en el modelo se constituye de cinco conjuntos de elementos dispuestos en niveles jerárquicos, que soportan al diseño de estrategias para orientar correctamente un equipo en un juego. Una vez definido el modelo de la estrategia, la formalización de la dinámica del juego permite su contextualización en el momento de su aplicación para orientar a los jugadores en el enfrentamiento. El juego tuvo su estructura descompuesta y sus propiedades dinámicas fueron definidas. Por lo tanto, el modelo de la estrategia y la dinámica de la oposición definen los momentos en que se utiliza información estratégica por los jugadores. La estructura formal presentada comienza una línea de investigación que puede ayudar a reducir la subjetividad en la definición de los criterios para el análisis de los futuros diseños experimentales, dando lugar a interpretaciones más precisas y comparaciones mas acuradas de los resultados del los estudios.

    Resumo em Inglês:

    The development of a formal model integrating the strategy and the match dynamics constitute an original scientific contribution in the context of invasion team sports. The constructive procedure of a team strategy defined by the model is composed of sets of hierarchically organized elements, which support the design of strategies that can adequatelly orient a team in a match. Once defined the strategy model, the formalization of the match dynamics contextualizes the strategy on its application to orient players in the opposition. The match structure was decomposed and its main dynamical properties were defined. Thus, the modeling of the match dynamics complements the strategy model, since the first of them defines the circunstances in which the strategic information is applied by the players. The formal model presented inaugurates a research field which may contribute to limit the subjectivity in the definition of analysis criteria of future research designs, leading to more accurate interpretation and comparisons between results of studies.
Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 65, 05508-030 São Paulo SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3091 3147 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reveefe@usp.br