Acessibilidade / Reportar erro
BBR. Brazilian Business Review, Volume: 17, Número: 3, Publicado: 2020
  • Marketing Esportivo e Valor Percebido: uma aplicação da análise conjunta nos Programas Sócio Torcedor de clubes de futebol Article

    Dias, Pâmela de Souza; Monteiro, Plínio Rafael Reis

    Resumo em Português:

    RESUMO O futebol está presente no cotidiano dos brasileiros, envolvendo relações sociais e econômicas. Os Programas Sócio-Torcedor (PST) são estratégias de marketing de relacionamento que buscam aproximar clubes e torcedores. O objetivo deste artigo é analisar a estrutura de valor percebido, baseada no perfil sociodemográfico, a partir dos atributos oferecidos pelos PSTs dos clubes classificados na série A do Campeonato Brasileiro de 2016. Os dados foram coletados virtualmente e a população constituída por torcedores das equipes selecionadas. A análise foi feita ​​utilizando a análise conjunta. Verificou-se que tanto para a amostra geral, quanto pelos perfis sociodemográficos, o desconto nos ingressos e o preço dos PSTs são, principalmente, os atributos percebidos com maior valor. O desenvolvimento deste trabalho contribuiu com a proposta de um instrumento capaz de descrever a percepção de valor nos PSTs. Em termos acadêmicos, contribuiu como um estudo de marketing esportivo na área da Administração, além de também se aplicar como uma ferramenta para os gestores dos times.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Football is ever present in Brazilians’ lives, and, more than a game, it also involves social and economic relations. Fan Membership Programs (FMPs), based on relationship marketing strategies, are ways to bring the clubs closer to their fans. This paper aims to analyze the perceived value structure of FMPs, based on sociodemographic profiles, starting with FMP attributes of the 2016 Brazilian Football Championship series A classified clubs. The data was collected online, and the population consisted of fans of the selected teams. The data was analyzed using the multivariate technique of Conjoint Analysis. It was verified that the general sample for different sociodemographic profiles, the ticket discounts, and prices of the FMP are the most valued attributes. This paper contributes to academy and practice by presenting a capable instrument to describe FMPs’ value perception. In academic terms, it contributes as a sports marketing management study. In addition, the paper could also apply as a tool for the Football clubs’ managers.
  • País ou Marca: O que Importa para os Millennials mais Jovens? Article

    Moraes, Sergio Garrido; Strehlau, Vivian Iara

    Resumo em Português:

    RESUMO Nosso objetivo é comparar os efeitos do país de origem e da marca na intenção da geração Millennial mais jovem (Younger Millennials - YM) de comprar marcas globais. Escolhemos os Estados Unidos porque é o país de origem das marcas globais mais valiosas. Abordamos a Apple, a Levi’s e o McDonald’s porque são marcas icônicas nos EUA e no mundo. Testamos constructos relacionados ao país de origem e marca, e realizamos uma pesquisa com 367 potenciais consumidores dessas marcas (YM - 17 a 23 anos). Aplicamos um Modelo de Equações Estruturais para analisar os impactos desses constructos na intenção de compra. Os resultados indicam que a maneira como o YM se conecta à marca é mais importante do que a maneira como eles percebem ou sentem o país de origem da marca. Estudamos marcas reais em seu mercado-alvo, e em um contexto real, traduzindo constructos para aplicação em situações cotidianas dos consumidores e buscando descobertas que podem ser amplamente aplicadas no campo do marketing internacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Our objective is to compare the effects of country of origin (COO) and brand on Younger Millennials’ (YM) willingness to buy global brands. We chose the United States, because it is the country of origin for the most valuable global brands. We approached Apple, Levi’s, and McDonald’s because they are iconic brands both in the US and globally. We tested constructs related to the country of origin and brand and then conducted a survey with 367 YM (17-23 years old) as potential brand consumers. We applied a structural equation model to analyze the impacts of these constructs on their willingness to buy. Results indicate that the way YM connect themselves to the brand is more important than the way they perceive or feel about the brand’s country of origin. We studied real brands within their target market and, in a current context, translated constructs for application in day-to-day consumer situations, while seeking discoveries that can be widely applied in the field of international marketing.
  • Modelos Mentais e Capacidades Dinâmicas em uma Empresa Familiar Brasileira Article

    Massa, Rubens Mussolin; Andreassi, Tales; Lana, Jeferson; Lyra, Franciane Reinert

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa como os conceitos de paradigma, cultura organizacional e cognição de recursos influenciam a mentalidade dos gestores e distorcem a escolha de quais capacidades dinâmicas devem ser desenvolvidas por uma organização, no processo de inovação e mudança. Foi realizado um estudo de caso com uma editora familiar tradicional de 64 anos. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os parceiros da empresa, além de uma análise documental. Os resultados revelaram que os paradigmas organizacionais distorcem a escolha de quais capacidades dinâmicas devem ser desenvolvidas, priorizando aquelas que estão de acordo com o paradigma organizacional. Portanto, a organização tende a estar alinhada com seu próprio paradigma, ao invés de se alinhar com o contexto. Ela demonstra a importância do paradigma organizacional, da cultura organizacional e da cognição dos recursos na mentalidade dos gestores. Ao longo dos períodos de inovação e mudança, esses aspectos podem influenciar o processo de tomada de decisão na organização. Isso é considerado um aspecto relevante para compreender como algumas pequenas empresas sobrevivem às mudanças ambientais enquanto outras sucumbem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes how the concepts of paradigm, organizational culture, and cognition of resources influence the mindset of managers and skew the choice of which dynamic capabilities should be developed by an organization, in the process of innovation and change. A case study was carried out that examined a traditional 64-year-old family publishing house. In-depth interviews with the company’s partners were conducted, as well as a documental analysis. The results revealed that organizational paradigms skew the choice of which dynamic capabilities should be developed, prioritizing those that are in accordance with the organizational paradigm. Therefore, the organization tends to be aligned with its own paradigm, rather than aligning with context. It demonstrates the importance of the organizational paradigm, organizational culture, and cognition of resources in the mindset of managers. Throughout periods of innovation and change, those aspects may influence the decision-making process in the organization. This is considered a relevant aspect of understanding how some small businesses survive environmental changes while others succumb to them.
  • Verticalidade, Foco Regulatório e Preços: Quem é Capaz de Conseguir um Bom Negócio? Article

    Costa, Marconi Freitas da; Angelo, Claudio Felisoni de; Farias, Salomão

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso da metáfora da verticalidade pode afetar as motivações dos consumidores para efetuarem avaliações de preços dos produtos, e o foco regulatório motivacional do indivíduo pode apresentar características que contribuam para restaurar a motivação. Este estudo teve o objetivo de analisar a influência da metáfora da verticalidade e do foco regulatório sobre as avaliações de preço para conseguir um bom negócio. Foi feito um estudo experimental com um desenho 2 (metáfora da verticalidade: fisicamente alto vs. fisicamente baixo) x 2 (foco regulatório: promoção vs. prevenção) between subject. Os resultados mostram que o grupo de tratamento com o indivíduo que se considera fisicamente alto e com foco em prevenção teve o melhor desempenho na avaliação de preço para conseguir um bom negócio. A originalidade desta pesquisa reside na identificação de características comportamentais dos indivíduos que são capazes de atenuar as mudanças na motivação das pessoas, quando expostas às simulações mentais de verticalidade, para a obtenção de um bom negócio. Em termos práticos, os achados deixam evidente que a diminuição da motivação dos indivíduos para as tomadas de decisões de preços, sob os efeitos da verticalidade, pode ser reestabelecida quando estes assumem um comportamento de vigilância e de evitar erros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The use of the metaphor of verticality may affect consumers’ motivations to perform product price assessments, and the motivational regulatory focus of the individual may have features that contribute to restoring motivation. This study aims to analyze the influence of the verticality metaphor, and of the regulatory focus on price assessments in order to get a good deal. We performed an experimental study with a design 2 (vertical metaphor: physically tall vs. physically short) x 2 (regulatory focus: promotion vs. prevention) between subjects. The results show that the treatment group, with the individuals who consider themselves physically tall and focused on prevention, had the best performance when assessing price in the context of getting a good deal. The originality of this research lies in the identification of the behavioral characteristics of individuals that are able to mitigate changes in people’s motivation when exposed to mental simulations of verticality, in order to get a good deal. In practical terms, the findings make it evident that the decrease in individuals’ motivation for decision making surrounding prices, under the effects of verticality, can be reestablished when they take on surveillance behavior as well as behavior aimed at avoiding mistakes.
  • Dependência Espacial da Ecoeficiência da Agricultura em São Paulo Article

    Rosano-Peña, Carlos; Almeida, Carlo Aleksandr Rosano de; Rodrigues, Evaldo César Cavalcante; Serrano, André Luiz Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa apresenta um índice de ecoeficiência para os municípios de São Paulo que aponta em quanto é possível maximizar os objetivos econômicos e ambientais, tendo como referência as melhores práticas da região. Para isso, utilizou o método Análise Envoltória de Dados com funções distância direcionais a partir das variáveis clássicas da função produção, multiproduto e da internalização de duas externalidades (uma positiva e outra negativa). Houve uso também das técnicas de análise exploratória de dados espaciais para verificar a autocorrelação espacial e a heterogeneidade espacial do índice calculado. Os resultados indicam que, em média, os municípios podem elevar a produção e as áreas de floresta em 59%, bem como reduzir as áreas degradadas e os insumos na mesma proporção. A análise espacial demonstrou a existência de heterogeneidade e autocorrelação espacial entre os municípios e a formação de grandes clusters. Com base nesses resultados, definem-se prioridades para a intervenção ambiental no estado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research presents an eco-efficiency index for the municipalities of São Paulo, indicating how much it would be possible to maximize economic and environmental objectives, taking into account the best practices for the municipalities of this region. In this vein, we used the Data Envelopment Analysis method with directional distance functions based on the classic variables of multiproduct production function and the internalization of two externalities (one positive and one negative). The study also used the tools of exploratory spatial data analysis to verify the spatial autocorrelation and spatial heterogeneity of the calculated index. The results indicate that, on average, the analyzed municipalities are able to expand the production and forested areas by 59% and also to reduce degraded areas and inputs in the same proportion. Spatial analysis demonstrated the existence of spatial heterogeneity and autocorrelation between municipalities and the formation of large clusters. Based on these results, priorities for environmental intervention in the state are defined.
  • Conservadorismo Contábil e Cultura Nacional Article

    Wronski, Pollyanna Gracy; Klann, Roberto Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência das dimensões culturais de Hofstede (2017) no nível de conservadorismo contábil de empresas de diferentes países. Com base em dados da Thomson Reuters e uma amostra final de 54.484 observações (32 países), a análise compreendeu o período de 2010 a 2016 e fez uso do modelo de Ball e Shivakumar (2005) para mensurar o conservadorismo contábil. Quando analisada cada dimensão cultural individualmente, foi observado que empresas de países com cultura mais individualista relacionaram-se negativamente com o conservadorismo contábil, enquanto países com orientação ao longo prazo apresentaram comportamento oposto, conforme as hipóteses de pesquisa. De maneira geral, conclui-se que a cultura nacional pode impactar a qualidade das informações contábeis, influenciando para um maior ou menor grau de conservadorismo contábil. Uma das principais contribuições deste estudo é a compreensão de que fatores culturais intrínsecos dentro de cada nação podem influenciar na qualidade da informação contábil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The following study intends to evaluate the influence of Hofstede’s cultural dimension (2017) on a corporation from several countries’ accounting conservatism scale. Based on Thomson Reuters’ data and a final sample of 54,484 observations (32 countries), the analysis was made over a period from 2010 to 2016 and was based off on Ball and Shivakumar’s work (2005) in measuring accounting conservatism. When analyzing each cultural dimension individually, it was noted that companies from countries that have an individualistic culture would engage in bad accounting conservatism, while companies with a long term orientation exhibited the opposite attitude, according to the survey’s scenario. In general, the conclusion is that the national culture can impact accounting information quality, impacting on a larger or lesser extent for accounting conservatism. One of the main contributions of this study is the comprehension that the intrinsic cultural factors of each nation can influence the quality of the accounting information.
Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, 29075-505, Vitória, Espírito Santo, Brasil, (27) 4009-4423 - Vitória - ES - Brazil
E-mail: bbronline@bbronline.com.br