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Dementia & Neuropsychologia, Volume: 4, Número: 2, Publicado: 2010
  • In the June 2010 issue Editorial

    Nitrini, Ricardo
  • Prejuízo cognitivo na síndrome clínica isolada: uma revisão sistemática Views & Reviews

    Anhoque, Carolina Fiorin; Domingues, Simone Cristina Aires; Teixeira, Antônio Lúcio; Domingues, Renan Barros

    Resumo em Português:

    Resumo As alterações cognitivas na esclerose múltipla (EM) são muito estudadas e bem caracterizadas. No entanto, pouco se sabe sobre o envolvimento cognitivo em pacientes com síndrome clínica isolada (SCI). Objetivos: Revisar sistematicamente resultados obtidos em estudos sobre cognição em pacientes com SCI. Métodos: Revisamos as seguintes bases de dados: Cochrane, Lilacs, Pubmed/Medline e Scielo buscando artigos em que pacientes com SCI foram submetidos à avaliação neuropsicológica. Resultados: Sete estudos preencheram critérios adotados pelos autores desta revisão. O padrão do prejuízo cognitivo em SCI é semelhante ao encontrado na EM, caracterizado por déficit de atenção, redução da velocidade de processamento, comprometimento da memória de trabalho e de funções executivas. A freqüência de disfunção cognitiva é inferior na SCI do que na EM. Conclusões: Pacientes com CIS devem ser avaliados quanto à cognição. Estudos futuros são necessários para avaliar o impacto do prejuízo cognitivo e correlacioná-lo com achados de dano axonal em pacientes com SCI.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The pattern of cognitive abnormalities in multiple sclerosis (MS) has been extensively studied and well characterized. However, little is known about the cognitive involvement in patients with the clinically isolated syndrome (CIS ). Objectives: To perform a systematic review of the results of the studies on cognitive dysfunction in CIS patients . Methods: Cochrane, Lilacs, PubMed/Medline and SciELO databases were searched for studies involving patients with clinically isolated syndrome submitted to neuropsychological evaluation. Results: Seven studies fulfilled the selection criteria adopted in this review. The pattern of cognitive abnormalities in CIS resembles that found in patients with MS and is characterized by attention deficit, reduced information processing speed and impaired working memory and executive functions. The frequency of cognitive impairment in CIS seems to be lower than in MS. Conclusions: Cognition should be evaluated in patients with CIS. Future studies are required to evaluate the impact of cognitive abnormalities and to correlate them with axonal damage findings in patients with CIS.
  • Memória episódica, atenção concentrada e velocidade de processamento no envelhecimento: um estudo comparativo de grupos etários brasileiros Original Articles

    Fonseca, Rochele Paz; Zimmermann, Nicolle; Scherer, Lilian Cristine; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta; Ska, Bernadette

    Resumo em Português:

    Resumo Os estudos neuropsicológicos sobre o processamento de algumas funções cognitivas específicas no envelhecimento são essenciais para a compreensão do desenvolvimento humano na idade de 19 a 89 anos. Objetivos: Esse estudo teve como objetivo verificar a ocorrência de diferenças no processamento da memória episódica, atenção concentrada e velocidade de processamento entre quatro grupos etários. Métodos: Participaram desse estudo 136 adultos neurologicamente saudáveis de 19 a 89 anos, com 9 anos ou mais de escolaridade, divididos em quatro grupos etários: jovens, de idade intermediária, idosos e longevos. Subtestes do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve - NEUPSILIN foram utilizados para a avaliação cognitiva. A média dos escores e o tempo de resposta foram comparados entre os grupos através do teste one-way ANOVA, com o procedimento post-hoc Scheffe e uma ANCOVA com as co-variáveis anos de escolaridade e escore sócio-econômico. Resultados: De maneira geral, foram encontradas diferenças entre os grupos a partir dos 60 anos. Somente na tarefa de memória episódica tardia foram encontradas diferenças aproximadamente a partir dos 40 anos, e na velocidade de processamento, a partir dos 70 anos de idade. Dessa forma, houve diferenças entre os grupos no seu desempenho cognitivo, principalmente entre o grupo de adultos jovens e adultos idosos e adultos jovens e adultos longevos. Conclusões: Os resultados demonstraram, ainda, que o grupo de adultos de idade intermediária deve ser mais bem investigado e, a partir disso, que estudos comparativos incluindo grupos de faixas etárias extremas não são suficientes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Neuropsychological studies on the processing of some specific cognitive functions throughout aging are essential for the understanding of human cognitive development from ages 19 to 89. Objectives: This study aimed to verify the occurrence of differences in the processing of episodic memory, concentrated attention and speed of attentional processing among four age groups of adults. Methods: A total of 136 neurologically healthy adults, aged 19-89, with 9 or more years of schooling, took part in the study. Participants were divided according to four age groups: young, middle-aged, elderly and oldest old adults. Subtests of the Brief Neuropsychological Evaluation Instrument (NEUPSILIN) were applied for the cognitive assessment. Mean score of corrected answers and of response times were compared between groups by means of a one-way ANOVA test with post-hoc Scheffe procedures and ANCOVA including the co-variables of years of schooling and socio-economical scores. Results: In general, differences in performance were observed from 60 years old on. Only the episodic memory task of delayed recall reflected differences from the age of around 40 onwards and processing speed from around the age of 70 onwards. Thus, differences were found between the age groups regarding their cognitive performance, particularly between young adults and elderly adults, and young adults and oldest old adults. Conclusions: Our research indicates that the middle-aged group should be better analyzed and that comparative cross-sectional studies including only extreme groups such as young and elderly adults are not sufficient.
  • Análise de tipo e frequência de erro em apraxia de fala entre sujeitos que falam português Original Articles

    Cera, Maysa Luchesi; Minett, Thaís Soares Cianciarullo; Ortiz, Karin Zazo

    Resumo em Português:

    Resumo Em geral, os estudos sobre os erros cometidos por falantes com apraxia de fala são internacionais. Objetivos: Analisar os tipos e as frequências dos erros presentes na fala de pacientes com apraxia de fala, falantes do português, falado no Brasil. Métodos: Participaram do estudo 20 adultos com apraxia de fala pós acidente vascular cerebral. Os tipos de erros cometidos pelos pacientes foram analisados quantitativa e qualitativamente e suas frequências foram comparadas . Resultados: Observamos a presença de substituição, omissão, ensaio articulatório, repetição, autocorreção, antecipação, adição, reiteração e metatese, respectivamente, de acordo com as maiores médias obtidas. O erro do tipo omissão foi um dos mais frequentes e o erro do tipo adição foi um dos menos frequentes. Estes resultados são diferentes de estudos com pacientes falantes do inglês e podem estar relacionados à diferença de metodologia para a classificação dos tipos de erros; à inclusão de pacientes com apraxia de fala associada à afasia; e à diferença de estrutura da língua Portuguesa em relação à Inglesa, que altera a complexidade da sílaba inicial e seu efeito no controle motor. Conclusões: A freqüência de ocorrência dos erros de omissão e adição diferiram de sujeitos falantes do inglês.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Most studies characterizing errors in the speech of patients with apraxia involve English language. Objectives: To analyze the types and frequency of errors produced by patients with apraxia of speech whose mother tongue was Brazilian Portuguese. Methods: 20 adults with apraxia of speech caused by stroke were assessed. The types of error committed by patients were analyzed both quantitatively and qualitatively, and frequencies compared. Results: We observed the presence of substitution, omission, trial-and-error, repetition, self-correction, anticipation, addition, reiteration and metathesis, in descending order of frequency, respectively. Omission type errors were one of the most commonly occurring whereas addition errors were infrequent. These findings differed to those reported in English speaking patients, probably owing to differences in the methodologies used for classifying error types; the inclusion of speakers with apraxia secondary to aphasia; and the difference in the structure of Portuguese language to English in terms of syllable onset complexity and effect on motor control. Conclusions: The frequency of omission and addition errors observed differed to the frequency reported for speakers of English.
  • Atitudes distintas de profissionais de diferentes especialidades médicas relacionadas à autonomia e aspectos jurídicos no cuidado de pacientes com demência Original Articles

    Pioltini, Ana Beatriz Maringolo; Mendes-Chiloff, Cristiane Lara; Schelp, Arthur Oscar; Marcolino, Everson da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo A avaliação da competência de pacientes com doença de Alzheimer (DA) para assumir responsabilidades pessoais ou coletivas e as implicações legais resultantes constituem um tema relevante. Objetivos: O objetivo do estudo foi analisar as diferentes atitudes de profissionais de diferentes áreas de formação frente à incapacidade de pacientes com doença de Alzheimer e sua competência para interferir com autonomia para tomada de decisões. Métodos: Profissionais das diferentes áreas de atuação (Neurologia, Psiquiatria e Geriatria e Medicina geral) foram entrevistados por um dos autores, depois de serem apresentados a um caso clínico fictício, no qual alguns tópicos foram levantados: [1] Juízo crítico e capacidade do paciente para tomar decisões relacionadas ao seu cotidiano; [2] Papel do médico na escolha e nomeação de cuidadores e tutores. Resultados: A resposta a primeira questão não evidenciou grandes divergências quando ao grau de incapacidade, mas 25% dos entrevistados chamaram atenção para o fato de que os pacientes devem ser ouvidos e avaliados, independentemente da opinião externada pelos cuidadores e representantes legais. Na resposta ao segundo quesito ficou evidente a falta de informações sobre aspectos legais e éticos relacionados aos tutores e cuidadores. Conclusões: Aspectos legais constituem um tópico que deve ser incorporado ao treinamento profissional para aprimorar condutas no tratamento de longo prazo de pacientes com demência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The evaluation of competence of Alzheimer's disease (AD) patients to assume personal or collective responsibilities and the resulting legal implications is a relevant issue. Objectives: The aim of this study was to evaluate the attitudes of different medical specialists towards the disability of patients with Alzheimer's disease and practitioners' competence to interfere with decision-making autonomy. Methods: Professionals from different areas (Neurology, Psychiatry, Geriatrics, and General Practice) were interviewed by one of the authors, after being presented a fictitious clinical case which raised several topics, namely: [1] Critical judgment and capacity of the patient to take decisions related to daily activities; [2] The role of family physicians in nominating trustees and caregivers. Results: Answers to the first question did not differ regarding degree of preservation of awareness but at least 25% stressed that the patient must be carefully listened to, independent of caregiver or legal representative opinion. There were significant knowledge gaps in responses to the second question. Half of the physicians interviewed did not have adequate information about the legal aspects of caring for patients with Alzheimer's disease. Conclusions: Legal aspects is a topic that must be incorporated into professional training in order to improve attitudes toward the long-term management of patients with dementia.
  • Correlação entre os volumes hipocampais e a espectroscopia por ressonância magnética do giro do cíngulo posterior e dos hipocampos na doença de Alzheimer Original Articles

    Park, Eun Joo; Lyra, Katarina P.; Lee, Hae Won; Caramelli, Paulo; Otaduy, Maria C. G.; Leite, Claudia Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos anteriores demostraram redução do volume hipocampal, redução da concentração de N- Acetilaspartato (NAA) e aumento da concentração de mio-inositol (mI) em pacientes com doença de Alzheimer (DA). O objetivo deste trabalho foi de avaliar os volumes hipocampais de pacientes com DA e correlacioná-los com as alterações metabólicas detectadas pela espectroscopia de próton das formações hipocampais e da região do cíngulo posterior. Material e Métodos: 22 pacientes com provável DA (18 leve, 4 moderada) e 14 controles sem sintomas cognitivos foram incluídos neste estudo . Medidas volumétricas hipocampais, espectroscopia de próton de voxel único das formações hipocampais e da região do cíngulo foram obtidos. As seguintes razões de metabólitos foram avaliadas NAA/Cr, mI/Cr, mI/NAA. Análise estatística foi realizada para detectar as diferenças e correlações entre estes parâmetros nos pacientes e nos controles. Resultados: Os volumes das formações hipocampais dos pacientes e dos controles não foram significativamente diferentes. Os resultados da espectroscopia de próton foram significativamente diferentes nas das formações hipocampais dos pacientes e controles (mI/Cr, mI/NAA) e na região do cíngulo posterior (NAA/Cr, mI/Cr, mI/NAA). O melhor indicador para DA foi a razão NAA/Cr na região do cíngulo posterior com sensibilidade de 0,899 e especificidade de 0,800. Não houve correlação entre os volumes das formações hipocampais e os resultados da espectroscopia de próton nos pacientes com DA. Conclusões: Os resultados da espectroscopia de próton foram significativamente diferentes entre pacientes e controles das formações hipocampais e na região do cíngulo posterior, sendo NAA/Cr o melhor indicador para DA. Não houve correlação entre os volumes das formações hipocampais e os resultados da espectroscopia de próton nos pacientes com DA.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Prior studies have reported hippocampal volume loss, decrease in N-Acetylaspartate (NAA) concentration and increased myo-inositol (mI) concentration in patients with Alzheimer's disease (AD). The purpose of this study was to evaluate hippocampal volumes of AD patients and their correlation with metabolic changes detected by proton spectroscopy (1H MRS) of hippocampal formations and the posterior cingulate region. Materials and Methods: 22 patients with probable AD (18 mild, 4 moderate) and 14 elderly controls without cognitive symptoms, were enrolled in the study. Hippocampal volumetric measurements, single-voxel 1H MRS of the posterior cingulate region and of hippocampal formations were obtained. The following metabolite ratios were evaluated: NAA/Cr, mI/Cr, mI/NAA. Statistical analysis was performed to detect differences and correlations between these parameters in patients and controls. Results: The hippocampal volume of patients and controls did not differ significantly. The results of 1H MRS differed significantly between patients and controls in the hippocampal formations (mI/Cr, mI/NAA) and posterior cingulate region (NAA/Cr, mI/Cr, mI/NAA). The best predictor of AD diagnosis was NAA/Cr in the posterior cingulate region, having a sensitivity of 0.899 and specificity of 0.800. There was no correlation between hippocampal volumes and the results of 1H MRS in patients with AD. Conclusions: The results of 1H MRS differed significantly between patients and controls in hippocampal formations and the posterior cingulate region, with NAA/Cr proving to be the best predictor for AD. No correlation between hippocampal volumes and the results of 1H MRS in patients with AD was observed.
  • Efeitos do treino cognitivo baseado em metamemória e imagens mentais Original Articles

    Lima-Silva, Thaís Bento; Ordonez, Tiago Nascimento; Santos, Glenda Dias dos; Fabrício, Aline Teixeira; Aramaki, Flávia Ogava; Almeida, Evany Bettine de; Vianna-Paulo, Débora Lee; Malagutti, Mayne Patrício; Valente-Oliveira, Ana Carolina; Iwasaki, Amanda; Souza, Gisele dos Santos; Yassuda, Mônica Sanches

    Resumo em Português:

    Resumo Existem na literatura poucas evidências sobre os efeitos do treino cognitivo entre idosos com baixa escolaridade. Pesquisas que evidenciam a associação entre metamemória e o desempenho em tarefas de memória baseiam-se em amostras com idosos com 12 anos de escolaridade ou mais Objetivos: Testar a eficácia de um programa de treino cognitivo baseado na criação de imagens mentais e na alteração de aspectos da metamemória entre indivíduos entre 3 e 15 anos de escolaridade (M=8.38, SD=4.24). Métodos: 37 adultos maduros e idosos participaram de cinco sessões de treino (Grupo Treino (GT)) e 32 somente completaram as avaliações pré e pós-intervenção (Grupo Controle (GC)), com o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), a Escala de Depressão Geriátrica (EDG), a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) (nomeação e memorização de 10 figuras, fluência verbal animais, Teste do Desenho do Relógio), o subteste Estória do Teste Comportamental de Memória de Rivermead (RBMT), o Questionário de Queixas de Memória (MAC-Q), os domínios Figura e História do Questionário de Auto-Eficácia para Memória (MSEQ). Resultados: O GT apresentou ganho significativo entre o pré e o pós-teste no resgate tardio das 10 figuras e na auto-eficácia para a memorização de histórias. Estas alterações não foram encontradas no GC. Conclusões: O treino cognitivo de cinco sessões pode gerar melhora significativa em memória episódica e em auto-eficácia, um aspecto da metamemória, em indivíduos com 8 anos de escolaridade em média.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is scant research evidence regarding training effects among elderly with limited educational experience. Research indicating an association between metamemory and memory performance is based on samples of older adults with at least 12 years of education. Objectives: To test the efficacy of a cognitive training program based on the creation of mental images and changes in specific aspects of metamemory in individuals with 3 to 15 years of education (M=8.38, SD=4.24). Methods: 37 older adults participated in five training sessions (Training Group (TG)) and 32 control subjects completed only pre and post test assessments (Control Group (CG)) including the Mini Mental Status Examination (MMSE), the Geriatric Depression Scale (GDS), the Brief Cognitive Screening Battery (BCSB) (naming and memorization of 10 pictures, animal category verbal fluency test, the Clock Drawing Test (CDT)), the Story subtest from the Rivermead Behavioural Memory Test (RBMT), the Memory Complaint Questionnaire (MAC-Q), and the Picture and Story domains from the Memory Self-Efficacy Questionnaire (MSEQ). Results: The TG showed significant improvement between pre and post tests on the delayed recall of the 10 pictures and in self-efficacy for the memorization of stories. These same changes were not found in the CG . Conclusions: Five-session cognitive training may lead to significant improvements in episodic memory and memory self-efficacy, an aspect of metamemory, in individuals with an average of 8 years of education.
  • Mini-Exame do Estado Mental na baixa escolaridade e em analfabetos: avaliação transcultural Original Articles

    Brucki, Sonia Maria Dozzi; Nitrini, Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo O desempenho cognitivo entre iletrados e indivíduos com baixos níveis de escolaridade é pior do que observado entre indivíduos bem escolarizados. Esta diferença pode ser um fator de confusão quando um diagnóstico preciso de comprometimento cognitivo se faz necessário. Além disto, há uma grande heterogeneidade no desempenho destas pessoas, provavelmente devido a diferentes demandas ambientais, e base sociocultural. Muitos estudos tem descrito a influência educacional em medidas neuropsicológicas, bem como em testes de rastreio, como o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Objetivos: Analisar o desempenho de duas amostras de mesmo nível educacional e diferentes bases sociais e culturais. Métodos: Indivíduos de dois locais no Brasil foram submetidos ao MEEM, pareados por idade e escolaridade. Resultados: Houve diferença significativa entre as amostras quanto ao escore total e sub-itens de orientação temporal e sete-seriados, com melhor desempenho para a amostra urbana, mas quando analisados somente os analfabetos, os mesmos resultados foram observados, exceto para a cópia dos pentágonos, onde a população rural teve desempenho melhor. Conclusões: A base social e cultural além das demandas do meio ambiente influenciam nos testes de rastreio. Outros fatores, além da educação, devem ser revistos quando analisarmos os testes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Cognitive performance among illiterates and low educational levels is poorer than that observed in individuals with greater schooling. This difference can be a confounding factor in reaching an accurate diagnosis of cognitive impairment. In addition, there is great heterogeneity in performance among illiterates, probably due to different environmental demands and sociocultural backgrounds. Many reports have described the influence of education on neuropsychological measures and screening tests such as the Mini-Mental State Examination (MMSE). Objectives: To analyze performance in two samples with the same educational level, but different social and cultural backgrounds. Methods: Subjects from two different locations in Brazil (rural sample from Northern region and urban sample residing in the largest city of the Southeastern region) were matched for age and education, and submitted to the MMSE. Results: Significant differences between the groups were found in total scores on the MMSE and in temporal orientation and serial-sevens sub-items for which the urban sample performed best but analysis of illiterates alone yielded the same results, except for the copying pentagons task which was performed better by the rural sample. Conclusions: Cultural and social backgrounds, as well as demands from the environment, influence results of screening tests. Factors other than education must be taken into account when analyzing tests.
  • A influência da escolaridade na Escala de Avaliação de Demência (DRS) Original Articles

    Porto, Cláudia Sellitto; Caramelli, Paulo; Nitrini, Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos recentes têm demonstrado a influência da escolaridade no desempenho da Escala de Avaliação de Demência (DRS) sugerindo que uma única nota de corte não é apropriada para todos os grupos de pessoas idosas. Objetivos: Verificar a influência da escolaridade na DRS para uma população brasileira de idosos. Métodos: A DRS foi aplicada em 118 controles cognitivamente saudáveis e em 97 pacientes com doença de Alzheimer (DA) leve. Para a análise da influência da escolaridade, pacientes e controles foram separados em quarto grupos de escolaridade (GRESC): GRESC 1 com 1 a 4 anos de escolaridade, GRESC 2 com 5 a 8 anos de escolaridade, GRESC 3 com 9 a 11 anos de escolaridade, e GRESC 4 com mais de 11 anos de escolaridade. Resultados: Na análise intragrupo o desempenho de controles, em cada grupo de escolaridade, foi comparado e diferenças significativas foram estabelecidas no escore total e nas subescalas Atenção, I/P e Conceituação. O mesmo procedimento foi realizado com o grupo de pacientes com DA e diferenças significativas foram observadas no escore total e nas subscalas Atenção, Construção, Conceituação e Memória. Na análise intergrupos o resultado no escore total e nas subescalas I/P, Conceituação e Memória mostraram diferenças significativas no GRESC 1, 2, 3 e 4. A subescala Atenção mostrou diferenças no GRESC 3 e 4 e a subescala Construção nos GRESC 1 e 4. Conclusões: Os resultados mostraram a importância de normas de escolaridade apropriadas para a DRS na população brasileira levando-se em consideração os efeitos da escolaridade nos escores desta escala.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies have shown the influence of schooling on performance in the Dementia Rating Scale (DRS), suggesting that a single cut-off score is not appropriate for all groups of elderly people. Objectives: To verify the influence of schooling on the DRS in a Brazilian elderly population. Methods: The DRS was applied to 118 cognitively healthy controls and to 97 patients with mild probable Alzheimer's disease (AD). In order to analyze the influence of education, patients and controls were divided into four groups of schooling (GRSC): GRSC 1 with 1 to 4 years of schooling, GRSC 2 with 5 to 8 years of schooling, GRSC 3 with 9 to 11 years of schooling, and GRSC 4 with more than 11 years of schooling. Results: In the intragroup analysis, the performance of controls within each schooling group was compared, revealing a significant difference on total score and the subscales Attention, I/P and Conceptualization. The same procedure was used for the AD patients and a significant difference was observed for total score and the subscales Attention, Construction, Conceptualization and Memory. In the intergroup analysis, the results on total DRS and for the I/P, Conceptualization and Memory subscales showed significant differences in GRSC 1, 2, 3 and 4. The Attention subscale showed differences in GRSC 3 and 4, and on the Construction subscale in GRSC 1 and 4. Conclusions: The results highlight the importance of norms for the DRS in the Brazilian population that take into account the effects of schooling on the scores of this scale.
  • Doença de Parkinson: impacto de aspectos clínicos e cognitivos na qualidade de vida Original Articles

    Tedrus, Glória Maria Almeida Souza; Fonseca, Lineu Correa; Kange, Patrícia Mencaroni

    Resumo em Português:

    Resumo Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica que se manifesta principalmente por sinais e sintomas motores, mas com alterações neuropsicológicas frequentes. Objetivos: Estudar a relação de aspectos clínicos e cognitivos com a percepção da qualidade de vida (QV) em pacientes com DP. Métodos: Foram analisados 20 pacientes (13 do gênero masculino) consecutivos com DP idiopática (idade média: 64,5 anos), tempo médio de doença de 7,8 anos e estágio 1-3 na escala Hoehn e Yarh modificada (HY), procedentes do ambulatório de Neurologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUC-Campinas). Foram realizados: anamnese, exame neurológico, mini-exame do estado mental (MEEM), bateria neurospicológica do CERAD, escala de depressão de Hamilton (EDH) e questionário de QV (Parkinson's Disease Questionnaire - PDQ-39). Foi feito o estudo estatístico, com nível de significância p<0.05. Resultados: Comprometimento motor e no item "linguagem" do MEEM foram preditores de pior QV no PDQ-39 "total", "mobilidade" e "atividades da vida diária". A fluência verbal foi fator de "bem estar emocional" do PDQ-39, enquanto maiores escores na EDH e desempenho inferior no item "atenção e calculo" do MEEM estiveram associados a pior QV em "apoio social". O escore total do MEEM e o nivel de escolaridade foram fatores de QV em "cognição". Conclusões: Nossos achados sugerem que diferentes fatores clínicos, cognitivos, da motricidade ou ligados a depressão contribuem de modo diferenciado para os diversos domínios da QV.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Parkinson's disease (PD) is a chronic disease manifested principally by motor signs and symptoms, but with frequent neuropsychological alterations. Objectives: To study the relationship between clinical and cognitive aspects and the perception of quality of life (QOL) in PD patients. Methods: Twenty consecutive patients (13 men) with idiopathic PD (mean age: 64.5y), mean disease time of 7.8 years and at stages 1-3 according to the modified Hoehn and Yahr staging scale (HYS), all outpatients from the Neurology Department of the Celso Pierro General and Maternity Hospital (PUC-Campinas), were analyzed. The following were applied: a clinical-neurological assessment, the Mini-Mental State Examination (MMSE), standard neuropsychological battery of the CERAD (Consortium to Establish a Registry for Alzheimer's Disease), Hamilton Depression Rating Scale (HAM-D) and a QOL questionnaire (Parkinson's Disease Questionnaire - PDQ-39). Statistical analysis was carried out at a significance level of p<0.05. Results: On the PDQ-39 under the sections total, mobility and activities of daily living, and the items motor compromise (HYS) and language of the MMSE were predictors of worse QOL. Verbal fluency was a factor for emotional well-being on the PDQ-39, whereas higher scores for HAM-D and worse performance on the item attention and calculation of the MMSE were associated with worse QOL in the social support section. Total score on the MMSE and educational level were QOL factors in cognition Conclusions: The findings of the present study suggest that clinical, cognitive, motor or other depression-related factors contribute differently to the domains of QOL.
  • Diagnóstico postmortem de demência mediante entrevista com informante Original Articles

    Ferretti, Renata Eloah de Lucena; Damin, Antonio Eduardo; Brucki, Sonia Maria Dozzi; Morillo, Lilian Schafirovits; Perroco, Tibor Rilho; Campora, Flávia; Moreira, Eliza Guccione; Balbino, Érika Silvério; Lima, Maria do Carmo de Ascenção; Battela, Camila; Ruiz, Lumena; Grinberg, Lea Tenenholz; Farfel, José Marcelo; Leite, Renata Elaine Paraiso; Suemoto, Claudia Kimie; Pasqualucci, Carlos Augusto; Rosemberg, Sérgio; Saldiva, Paulo Hilário Nascimento; Jacob-Filho, Wilson; Nitrini, Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo Os diagnósticos de cognição normal ou de demência dos casos do Banco de Encéfalos do Grupo Brasileiro de Estudos de Envelhecimento Cerebral tem se baseado em entrevista realizada com informante. Objetivos: Verificar a sensibilidade e especificidade do diagnóstico postmortem baseado em entrevista com informante quando comparado com o diagnóstico estabelecido em clínica de memória. Métodos: Um estudo prospectivo foi conduzido no Banco de Encéfalos e no Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (CEREDIC), uma clínica especializada do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Indivíduos controle e cognitivamente comprometidos foram encaminhados pelo Hospital das Clínicas ao CEREDIC onde os indivíduos foram avaliados e os informantes entrevistados. O mesmo informante foi então entrevistado pela equipe do Banco de Encéfalos. Consenso em painel de especialistas, em cada centro, estabeleceu o diagnóstico final em cada caso, sem conhecimento do diagnóstico do outro centro. Os diagnósticos foram comparados, admitindo-se o diagnóstico estabelecido no CEREDIC como padrão-ouro. Sensibilidade e especificidade foram calculadas. Resultados: 90 indivíduos foram incluídos, 45 com demência e 45 não-dementes (26 cognitivamente normais e 19 com comprometimento cognitivo sem demência). A entrevista realizada no Banco de Encéfalos teve sensibilidade de 86,6% e especificidade de 84,4% para o diagnóstico de demência e sensibilidade de 65,3% e especificidade de 93,7% para o diagnóstico de cognição normal. Conclusões: A entrevista com informante realizada no Banco de Encéfalos do Grupo Brasileiro de Estudos de Envelhecimento Cerebral tem altas sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de demência e alta especificidade para o diagnóstico de cognição normal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The diagnosis of normal cognition or dementia in the Brazilian Brain Bank of the Aging Brain Study Group (BBBABSG) has relied on postmortem interview with an informant. Objectives: To ascertain the sensitivity and specificity of postmortem diagnosis based on informant interview compared against the diagnosis established at a memory clinic. Methods: A prospective study was conducted at the BBBABSG and at the Reference Center for Cognitive Disorders (RCCD), a specialized memory clinic of the Hospital das Clínicas, University of São Paulo Medical School. Control subjects and cognitively impaired subjects were referred from the Hospital das Clínicas to the RCCD where subjects and their informants were assessed. The same informant was then interviewed at the BBBABSG. Specialists' panel consensus, in each group, determined the final diagnosis of the case, blind to other center's diagnosis. Data was compared for frequency of diagnostic equivalence. For this study, the diagnosis established at the RCCD was accepted as the gold standard. Sensitivity and specificity were computed. Results: Ninety individuals were included, 45 with dementia and 45 without dementia (26 cognitively normal and 19 cognitively impaired but non-demented). The informant interview at the BBBABSG had a sensitivity of 86.6% and specificity of 84.4% for the diagnosis of dementia, and a sensitivity of 65.3% and specificity of 93.7% for the diagnosis of normal cognition. Conclusions: The informant interview used at the BBBABSG has a high specificity and sensitivity for the diagnosis of dementia as well as a high specificity for the diagnosis of normal cognition.
  • Infecção oral e dor orofacial na doença de Alzheimer: relato de caso e revisão Original Articles

    Siqueira, Silvia Regina Dowgan T. de; Rolim, Thaís de Souza; Teixeira, Manoel Jacobsen; Nitrini, Ricardo; Anghinah, Renato; Siqueira, José Tadeu T. de

    Resumo em Português:

    Resumo Infecções dentárias, frequentes na população e geral, são uma causa comum de inflamação com impacto sistêmico e a causa mais comum de dor orofacial. Disfunções temporomandibulares também são prevalentes nos idosos, causam cefaléia secundária. Tanto a dor quanto a inflamação podem também contribuir com o comprometimento cognitivo, funcional e comportamental em idosos e agravar sintomas em pacientes com doença de Alzheimer (DA). Este é um relato de um caso de uma mulher com 74 anos de idade com DA e dor orofacial crônica que apresentou uma melhora significante nas atividades funcionais assim como na cognição e sintomas depressivos depois do tratamento da dor facial. Pacientes com DA tem alto comprometimento da saúde oral com infecções e perdas dentárias. A investigação da dor orofacial deveria ser realizada em pacientes com DA devido às associações revisadas e à possibilidade de melhora como destacadas por este relato.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Dental infections, frequent in the general population, are a common cause of inflammation with systemic impact, and are the most common cause of orofacial pain. Temporomandibular disorders are also frequent in the elderly and represent an important cause of secondary headache. Both inflammation and pain can also contribute to cognitive, functional and behavioral impairment of the elderly and aggravate symptoms of patients with Alzheimer's disease (AD). We report a case of a 74-year-old woman with AD and chronic facial pain who had a significant improvement in functional activities as well as in cognition and depressive symptoms after successful treatment of her facial pain. Patients with AD have higher compromise of oral health with infections and teeth loss. The investigation of orofacial pain should be performed in patients with AD, because of the associations reviewed and given the potential for improvement as highlighted by this case.
Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
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