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Motriz: Revista de Educação Física, Volume: 18, Número: 4, Publicado: 2012
  • Construção e validação de um instrumento de análise qualitativa do arremesso (lance-livre) do basquetebol Artigos Originais

    Nunes, Marcelo Eduardo de Souza; Gehring, Paula Regina; Basso, Luciano; Fonseca, Maria Cecília Oliveira da; Thomazi, Marina Gusman; Santos, Suely

    Resumo em Português:

    Quando o profissional da área de Educação Física está ensinando uma habilidade motora, ele procura avaliar o movimento realizado pelo aluno e reflete sobre quais intervenções poderiam ser feitas naquele momento. No entanto, muitas vezes, o professor não dispõe de recursos que possam auxiliá-lo no processo de avaliação do movimento a ser aprendido pelo aluno. O processo de aquisição habilidades motoras poderia ser facilitado se o professor dispusesse nesse momento de um instrumento que identificasse o erro(s) cometido(s), bem como, qual seria a informação prioritária a ser fornecida ao aprendiz. Portanto, como a literatura especializada apresenta escassez no que diz respeito a esse tipo de ferramenta, o objetivo do presente estudo foi construir, validar e testar a objetividade e fidedignidade de um instrumento (checklist) que avalia a qualidade do arremesso do basquetebol (lance livre). O checklist da habilidade foi desenvolvido e avaliado por especialistas da modalidade esportiva e, posteriormente, o checklist foi utilizado para analisar 10 arremessos (vídeo editado) de quatro indivíduos em diferentes fases de aprendizagem da habilidade. Os resultados foram organizados em função do erro crítico e somatória de erros verificados pelos especialistas em duas ocasiões com uma semana de intervalo. Contrastando as avaliações do mesmo avaliador e entre avaliadores, em ambas as medidas, observou-se um nível de erro médio de 16,9%. Concluiu-se, portanto que o checklist proposto no presente estudo é um instrumento de avaliação do lance livre consistente e, nesse sentido, pode auxiliar professores e técnicos na análise qualitativa do arremesso. Além disso, esse instrumento de avaliação permite fazer inferências sobre o processo de aprendizagem de indivíduos nessa habilidade.

    Resumo em Inglês:

    When a physical activity professional is teaching a motor skill, he evaluates the movement's learner and considers which interventions could be done at the moment. However, many times the instructor does not have such resources which could help him/her to evaluate the learner movement. The skill acquisition process could be facilitated if instructors could have an instrument that identifies errors, prioritizing information to be given to the learner. Considering that the specialized literature presents a lack of information about such tool, the purpose of this study was to develop, and to determine the objectivity and reliability of an instrument to assess the movement quality of the basketball free throw shooting. The checklist was developed and evaluated by basketball experts. Additionally, the checklist was used to assess 10 trials (edited video) from four individuals in different learning stages. Data were organized by the critical error and the error sum appointed by the experts in two different occasions (one week interval). Contrasting both evaluations, and also, contrasting different experts assessments, in sum and critical error, it was observed an average error of 16.9%. It was concluded that the checklist to assess the basketball free throw is reliable, and could help instructors to make a qualitative analysis. Moreover, the checklist may allow instructors to make assumptions on the motor learning process.
  • Aprendizagem motora baseada em demonstrações de movimento biológico Artigos Originais

    Rodrigues, Sérgio Tosi; Castello, Vânia Maria; Jardim, Juliana Gomes; Aguiar, Stefane Aline

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de aprendizagem motora de uma habilidade complexa da Ginástica Artística a partir da observação de demonstrações de modelos de pontos de luz e vídeo. Dezesseis participantes divididas em grupos dos respectivos modelos executaram um pré-teste, seguido de 100 tentativas de uma parada de mãos, igualmente distribuídas em blocos de 10 tentativas em dois dias, alternando períodos de demonstração e prática, com um teste de retenção após um dia. Cinemática de braço, tronco e perna das participantes possibilitaram análise da semelhança entre a coordenação de cada participante e do modelo e do tempo de movimento; a performance das participantes também foi avaliada por duas especialistas em Ginástica Artística. Ambas as análises indicaram que os grupos não diferiram. Os resultados são discutidos em termos da hipótese de suficiência de informação nos modelos de movimento biológico particularmente aplicada ao processo de aprendizagem de habilidades motoras complexas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to evaluate the motor learning process of a complex Artistic Gymnastics skill following demonstrations of point-light and video models. Sixteen participants divided into the respective model groups performed a pre-test and 100 trials of a handstand, equally distributed in blocks of 10 trials in two days, alternating periods of demonstration and practice, with retention test a day later. Participants' kinematics of arm, trunk, and leg was used to analyze the coordination similarities between each participant and the model and movement time; participants' performance was also evaluated by two Artistic Gymnastics experts. Both analyses revealed that the groups did not differ. Results are discussed in terms of the hypothesis of information sufficiency in biological motion models particularly applied to the learning process of complex motor skills.
  • Reprodutibilidade do protocolo de lactato mínimo com intensidade do esforço prévio individualizado pela PSE Artigos Originais

    Madrid, Bibiano; Sotero, Rafael da Costa; Campbell, Carmen Sílvia Grubert; Sousa, Ioranny Raquel Castro de; Carvalho, Ferdinando Oliveira; Vieira, Alexandre; Rauber, Suliane Beatriz; Franco, Carolina Belfort Sousa; Simões, Herbert Gustavo

    Resumo em Português:

    Introdução: O protocolo de lactato mínimo (LM) é precedido de um esforço máximo para indução a hiperlactatemia. Objetivo: Verificar a reprodutibilidade de um teste de LM com indução à hiperlactatemia realizada em teste incremental com cargas individualizadas através da percepção subjetiva de esforço (PSE). Metodologia: A amostra foi composta por 20 estudantes fisicamente ativos (25,4 ± 4,1 anos; 14,1 ± 5,0 % gordura), submetidos a dois testes de LM com metodologia idêntica. A indução a hiperlactatemia foi realizada por um teste com quatro estágios, com duração de três minutos cada e cargas individualizadas pela PSE (níveis 10, 13, 16 e o último estágio 17-20 até a exaustão voluntária). Após oito minutos de recuperação o teste progressivo começou com carga inicial de 75 W e incrementos de 25 W a cada três minutos, até a exaustão. Resultados: As intensidades de LM 1 (155,0 ± 23,8 W) e LM 2 (157,5 ± 27,0 W) não diferiram estatisticamente (p = 0,795) e de uma maneira geral apresentaram boa reprodutibilidade (CCI = 0,79) e concordância [-2,5 W de média da diferença e ± 41,8 W de abas]. Conclusão: O teste de LM, com cargas para hiperlactatemia individualizadas pela PSE, se mostrou reprodutível em indivíduos fisicamente ativos.

    Resumo em Inglês:

    The lactate minimum protocol (LM) is preceded by a maximum effort to induce hyperlactatemia. Objective: To verify the reliability of LM test with induced hyperlactatemia realized by exercise intensity individualized by the rating perceived effort (RPE). Methods: The sample was composed of 20 students, physically active (25.4 ± 4.1 years, 14.1 ± 5.0% fats) who were undertaken to two tests with identical methodology of LM. Induction of hyperlactatemia was performed by a test with four stages, lasting three minutes each, loads individualized by the PSE (levels 10, 13, 16 and 17-20 last stage until voluntary exhaustion). After eight minutes of recovery the progressive test started with initial load of 75W and 25W increments every 3 min until exhaustion. Results: The intensities of LM 1 (155.0 ± 23.8 W) and 2 (157.5 ± 27.0 W) did not differ statistically (p = 0.795) and showed good reliability (ICC = 0.79) and agreement [-2.5 W of mean difference and ± 41.8 W of bias]. Conclusion: The LM test, with loads for induction of hyperlactatemia individualized by the RPE, has shown to be reliable in physically active individuals.
  • Competências profissionais em Educação Física: uma abordagem ao longo da carreira docente Artigos Originais

    Farias, Gelcemar Oliveira; Nascimento, Juarez Vieira do; Graça, Amândio; Batista, Paula Maria Fazendeiro

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar as competências profissionais elucidadas na carreira docente de professores de Educação Física escolar. Participaram 64 professores de Educação Física da rede pública municipal de Porto Alegre - RS. Na coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por perguntas abertas e fechadas, cujas respostas foram categorizadas a partir do modelo de competência profissional de Cheetham; Chivers (1998), com o emprego do Software Nvivo 7.0. No conjunto de competências analisadas, identificou-se que professores mais experientes são aqueles que em suas trajetórias se sobressaem as competências funcionais, caracterizadas pela competência específica do ofício e de organização e gestão. Destaca-se que a dimensão social e vocacional foi preponderante no decorrer da carreira docente, em detrimento da dimensão intrapessoal da competência social e pessoal. Apesar da importância da ética à profissão docente, a dimensão competência ética e valores não foi expressiva nas unidades de registro deste estudo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to analyze the professional competences elucidated in the educational career of Physical Education teachers from school. 64 teachers of Physical Education of the municipal public net of Porto Alegre (RS) participated in the study. In the collection of data a questionnaire was used composed by open and closed questions, whose answers were classified based on the model of professional competence of Cheetham; Chivers (1998), with the application of the Software Nvivo 7.0. In the group of analyzed competences, it was identified that teachers with more experience are those that stand out the functional competences in their paths, characterized by the specific competence of the occupation and of the organization and administration. It stands out that the social and vocational dimension was preponderant in elapsing of the educational career, in the detriment of the interpersonal dimension of the social and personal competence. In spite of the importance of the ethics to the educational profession, the ethical competence and values was not expressive in the units of registration of this study.
  • Propriedades psicométricas da versão brasileira do Exercise Motivations Inventory (EMI-2) Artigos Originais

    Guedes, Dartagnan Pinto; Legnani, Rosimeide Francisco Santos; Legnani, Elto

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi validar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Exercise Motivations Inventory (EMI-2). Foram realizadas a tradução para o português da versão original e a retrotradução para o inglês. Após discretas modificações apontadas nos processos de tradução, a versão traduzida do EMI-2 apresentou equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual. Para identificação das propriedades psicométricas, a versão final do EMI-2 traduzida foi administrada em amostra de 2380 universitários de ambos os sexos. A adequação da versão traduzida com 44 itens distribuídos em 10 fatores foi testada e a validade confirmatória foi assumida para a amostra selecionada. Os resultados mostraram aceitáveis coeficientes alfa de Cronbach (entre 0,738 e 0,918) e 78,4% dos itens apresentaram substancial índice de concordância kappa (> 0, 61%) em réplicas de aplicação do questionário. Concluindo, a tradução, a adaptação transcultural e as qualidades psicométricas do EMI-2 foram satisfatórias, o que viabiliza sua aplicação em estudos no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to validate the psychometric properties of the Brazilian version of the Exercise Motivations Inventory (EMI-2). The original version was translated into Portuguese and back-translated into English. After minor changes identified in the translation process, the Portuguese version of the EMI-2 showed semantic, idiomatic, cultural and conceptual equivalences. The final version of the translated EMI-2 was administered in sample of 2380 university of both sexes to identify the psychometric properties. The adequacy of the translated version with 44 items distributed among 10 factors was tested, and construct confirmatory validity for the selected sample was assumed. The results showed Cronbach's alpha coefficient acceptable (.738 to .918) and 78.4% of items had substantial kappa index of agreement (> 61%) when the application of the questionnaire was repeated. In conclusion, the translation, cross-cultural adaptation and psychometric qualities of the EMI-2 were satisfactory, thus enabling its application in studies in Brazil.
  • Ginástica artística competitiva e a filosofia dos técnicos Artigos Originais

    Nunomura, Myrian; Oliveira, Mauricio Santos; Roble, Odilon José; Carbinatto, Michele

    Resumo em Português:

    O presente estudo é um recorte do projeto original intitulado "Diagnóstico do Processo de Formação Esportiva da Ginástica Artística no Brasil". Um dos temas de análise foi a filosofia de trabalho dos técnicos que atuam nas categorias de base e preparam os potenciais ginastas para as seleções nacionais. Entrevistamos 46 técnicos de 29 instituições esportivas do Brasil. Para a coleta dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada e, para o tratamento dos dados, a análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Constatamos que a base filosófica ainda é inconsistente e que, em muitas instituições, esta se confunde com os próprios objetivos do programa de treinamento ou simplesmente inexiste. O fato merece considerações e criticas, mas sabemos que a filosofia não é desenvolvida durante os cursos de formação dos técnicos.

    Resumo em Inglês:

    The current study is a piece from the original project entitled "Diagnosis of the Artistic Gymnastics Development Program in Brazil". Among others issues, the coaching philosophy of coaches who are developing gymnasts that may be representative of the national team was a matter of analysis. We interviewed 46 coaches from 29 sports institutions in Brazil. As data collection we used a semi-structured interview and for data treatment we adopted the content analysis method of Bardin (2010). We have found out that there is an inconsistent philosophical basis, and in many institutions this has been mixed up with the objectives of the training program or just doesn't exist. This fact needs consideration and criticism, but we know that the coaching philosophy is not developed during the coaching education courses.
  • Índices fisiológicos associados com a performance aeróbia de corredores nas distâncias de 1,5 km, 3 km e 5 km Artigos Originais

    Guglielmo, Luiz Guilherme Antonacci; Babel Junior, Rubens José; Arins, Francimara Budal; Dittrich, Naiandra

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi analisar a associação entre os índices fisiológicos de potência aeróbia e capacidade aeróbia performance nas distâncias de 1,5 km, 3 km e 5 km. Nove corredores de endurance realizaram os seguintes protocolos: a) teste para determinação do VO2max, vVO2max e OBLA; b) 2-5 testes em dias alternados de 30 min com velocidade constante para determinar a vMLSS e c) determinação da performances. Foram empregadas correlação linear de Pearson ou Spearman e regressão múltipla para determinar as relações entre os índices e a performance nas corridas. Observou-se uma correlação significante somente da vVO2max com o tempo nas distâncias de 1,5 km (r = - 0,78) e 3 km (r = - 0,81). Dessa forma, pode-se sugerir a inclusão de sessões de treinamento em intensidade próxima ou superior à vVO2max na periodização semanal dos corredores. Com base nesses achados, foi possível concluir que a predição da performance por meio de índices de potência aeróbia e da capacidade aeróbia depende da distância e duração da prova.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the association between physiological indices of aerobic power and aerobic capacity with the performance in the distances of 1.5 km, 3 km and 5 km. Nine endurance runners performed the following protocols: a) test to determine the VO2max, vVO2max and OBLA; b) 2-5 tests in alternate days of 30 minutes with constant speed to determine the vMLSS; and c) performances (P). The linear correlation of Pearson or Spearman and multiple regression were applied to determine the relationships among the indices and the performance. It was found a significant correlation only of the vVO2max with the performance of 1.5 km (r = 0.78) and 3 km (r =0.81). Thus, it can be suggested the inclusion of training sessions at or near vVO2max on weekly periodization. Based on the present findings, it can be concluded that the performance prediction through the indices of power and aerobic capacity depend on the distance and duration of the race.
  • Efeito do treinamento físico moderado e intenso sobre os mecanismos de defesa de ratos adultos Artigos Originais

    Delmondes, Glívia Maria Barros; Oliveira, Danielly Cantarelli de; Santos, Patrícia Clara Pereira dos; Viana, Marcelo Tavares; Santos, Maria do Socorro Brasileiro; Castro, Célia Maria Machado Barbosa de; Andrade, Maria Amparo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisou-se o impacto do treinamento físico moderado (TFM) e intenso (TFI) sobre o perfil leucocitário e a atividade microbicida de macrófagos alveolares, em 29 ratos machos Wistar. MÉTODOS: Foram formados três grupos: controle-sedentário (CS), treino-moderado (TM) e treino-intenso (TI). Os TFM e TFI foram efetuados através da natação, com aumento progressivo de carga conforme o peso corporal, até um máximo de 3% para o TFM, e 5% para o TFI. As coletas de sangue para contagem total e diferencial dos leucócitos foram automatizadas através do analisador hematológico Sysmex XT- 1800i (Roche®) antes e após o treino. E ao final realizou-se o lavado broncoalveolar para determinar a taxa de fagocitose e a produção de óxido nítrico (ON) de macrófagos. RESULTADOS: O grupo TM apresentou valores maiores para o número de leucócitos (12,77±2,0 x 17,25±2,4 10³/mm³), linfócitos (8,87±1,0 x 12,5±2,1 10³/mm³) e neutrófilos (0,99±0,5 x 3,18±1,0 10³/mm³), p<0,05. Apresentou também uma maior produção de ON (15,77±4,9µmols/mL) e da taxa de fagocitose (38,6%±8,65) em relação ao CS (6,58±1,9µmols/mL e 24,4%±7,40, respectivamente). Enquanto que, o grupo TI apresentou menor taxa de fagocitose (13,1%±1,52 x 24,4%±7,40), maior produção de ON (38,40± 2,1x 6,58±1,9 µmols/mL) e aumento apenas, no valor dos neutrófilos (2,6±1,4x 0,99±0,5 10³/mm³) quando comparado ao CS, p<0,001. CONCLUSÕES: O TFM proporcionou melhora nos mecanismos de defesa dos animais adultos. Enquanto que o TFI reduziu a taxa de fagocitose o que poderá implicar em prejuízo da atividade microbicida dos animais.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To assess the impact of moderate (MPT) and intense physical training (IPT) on the white blood cell profile and the microbicide activity of alveolar macrophages in 29 Wistar male rats. METHODS: The sample was separated into three groups: control group (sedentary), moderate training (MT), and intense training groups (IT). Swimming was the tool used to classify both moderate and intense training groups with a progressive increase of exercise load regarding body weight (up to 3% for the moderate physical training and 5% for the intense training group). The blood samples used to count total and differential leucocytes were automated by a hematological analyzer Sysmex XT-1800i (Roche®) before and after training sessions. At the end of the process, a bronchoalveolar lavage was carried out so to determine the amount of phagocytosis and the production of nitric oxide (NO) of the macrophages. RESULTS: The MT showed an increase in the number of leucocytes (12,77±2,0x17,25±2,4 10³/mm³), lymphocytes (8,87±1,0x 12,5±2,1 10³/mm³) and neutrophils (0,99±0,5x3,18 ±1,0 10³/mm³), p<0,05. There was also a higher production of NO (15,77±4,9µmols/mL) as well as a higher phagocytosis rate of (38,6%±8,65) as to the control group (6,58±1,9 µmols/mL and 24,4%±7,40, respectively). Whereas the IT showed a smaller phagocytosis rate (13,1%±1,52x 24,4%±7,40), a greater production of NO (38,40±2,1 x 6,58±1,9 µmols/mL) and an increase only in the number of neutrophils (2,6±1,4 x 0,99±0,5 10³/mm³) compared to the control group, p<0,001. CONCLUSIONS: The MPT induced a significant improvement in the defense mechanisms of the adult rats. On the other hand, the IPT induced a reduction in phagocytosis rate which could lead to the microbicide activity of the rats being damaged.
  • Tradução e validação da adaptação para o exercício do Perceived Motivational Climate Sport Questionnaire Artigos Originais

    Cid, Luís; Moutão, João; Leitão, José; Alves, José

    Resumo em Português:

    O objetivo principal do estudo é a tradução e validação da versão portuguesa da adaptação ao exercício do Perceived Motivational Climate in Sport Questionnaire (PMCSQ), com recurso à análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC), realizadas com dois grupos independentes de praticantes de exercício em ginásios, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 14 e os 64 anos. Na AFE os resultados revelam uma estrutura que explica 52% da variância dos resultados, pesos fatoriais entre 0.63 e 0.80, e uma boa consistência interna (αMestria=0.78; αPerformance=0.74). Na AFC os resultados indicam um excelente ajustamento do modelo: S-Bχ²=40.6; df=34; p=0.20; S-Bχ²/df=1.19; SRMR=0.03; NNFI=0.98; CFI=0.99; RMSEA=0.02; 90% IC RMSEA=0.00-0.05, uma consistência interna razoável (αMestria=0.74; αPerformance=0.75), e pesos fatoriais entre 0.50 e 0.79, o que nos leva a concluir que a versão Portuguesa da adaptação do PMCSQ ao exercício pode ser utilizada na avaliação do clima motivacional no exercício.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this study is to present the results of translation and validation of the Portuguese version of Perceived Motivational Climate in Sport Questionnaire (PMCSQ) adaptation to exercise, through exploratory (EFA) and confirmatory (CFA) factor analysis, performed with two independent groups of participants, all exercisers in private fitness clubs, of both sexes, and aged between 14 and 64 years old. The EFA results reveal a structure explaining 52% of total variance, with factor loadings ranged from 0.63 to 0.80, and reasonable reliability (αMastery=0.78; αPerformance=0.74). The AFC results showed an excellent model fit to data: S-Bχ²=40.6; df=34; p=0.20; S-Bχ²/df=1.19; SRMR=0.03; NNFI=0.98; CFI=0.99; RMSEA=0.02; 90% IC RMSEA=0.00-0.05, an acceptable reliability (αMastery=0.74; αPerformance=0.75), and factor loadings ranged from 0.50 to 0.79, which leads us to conclude that Portuguese version of PMCSQ adaptation to exercise can be used to measure motivational climate in exercise.
  • Exposição crônica em ambiente de conflito sensorial e sua influência no controle postural Artigos Originais

    Brandalize, Danielle; Rodacki, André Luiz Felix; Brandalize, Michelle; Israel, Vera Lúcia

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi investigar o equilíbrio de indivíduos expostos cronicamente a um ambiente com conflito sensorial, antes e imediatamente após a exposição a este ambiente. Quinze pescadores participaram voluntariamente e tiveram seu deslocamento do centro de pressão (CP) mensurado por uma plataforma de força, antes e após a jornada no mar. Seis diferentes condições, nas quais as informações sensoriais dos sistemas visual e somatossensorial foram manipuladas, foram testadas. A trajetória total do centro de pressão indicou a habilidade dos participantes em utilizar cada sistema sensorial separadamente, em cada condição para o controle postural. Não houve alterações na oscilação corporal ou na dependência sensorial imediatamente após a exposição ao ambiente com conflito sensorial. Uma adaptação crônica parece evitar com que eles sejam influenciados pelos efeitos agudos da exposição a um ambiente com conflito sensorial.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to evaluate the balance of subjects chronically exposed to an environment with sensorial conflict before and immediately after exposition to this environment. Fifteen fishermen volunteered to participate and had their displacement of center of pressure (CP) measured by a force platform before and after a sea journey. Six different conditions, in which the sensorial information of visual and somatosensory system was manipulated, were tested. The total path of the center of pressure indicated the participant's ability to use each sensory system separately for each condition to control upright posture. There were no changes in body sway or sensory dependence immediately after exposure to an environment with sensorial conflict. A chronic adaptation seemed to prevent them to be influenced by acute effects of exposure to an environment with sensorial conflict.
  • Qual é o perfil motivacional característico de tenistas infanto-juvenis brasileiros? Artigos Originais

    Balbinotti, Marcos Alencar Abaide; Juchem, Luciano; Barbosa, Marcus Levi Lopes; Saldanha, Ricardo Pedrozo; Balbinotti, Carlos Adelar Abaide

    Resumo em Português:

    Motivação, na Teoria da Autodeterminação (TAD), é entendida como a chave principal do bom funcionamento psicológico do indivíduo e de seu bem-estar geral. De acordo com esta teoria, o "Prazer" é a dimensão que melhor explica o comportamento humano autodeterminado. Este estudo descreve o perfil motivacional característico de tenistas infanto-juvenis brasileiros e explora possíveis diferenças significativas nas médias das dimensões que integram o perfil avaliado pelo Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas (IMPRAFE-126), controladas pela variável "Sexo". Uma amostra de 226 tenistas gaúchos e catarinenses, com idades entre 13 e 16 anos. Os resultados indicam que a dimensão que mais motiva esses tenistas, independente do sexo, é o Prazer, seguida, respectivamente, pelas dimensões: Competitividade, Saúde, Sociabilidade, Estética e Controle de Estresse. Além de este resultado ser um importante indicador à formulação de modelos de treino, uma das principais conclusões é que este estudo confirma a teoria de base.

    Resumo em Inglês:

    Motivation, in the Self-Determination Theory, is understood as the main key of the individual good psychological functioning and its general well-being. According to this theory, the "Pleasure" is the dimension that better explains the self-determinate human behavior. This study describes the juvenile tennis player motivational profile and explores differences in the average levels of the motivational dimensions that integrate the profile evaluated for the Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas (IMPRAFE-126), controlled for the variable "Sex". A sample of 226 youthful tennis player (13 to 16 years old), of both sex. The results indicate the dimension that more motivates these tennis player, independent of the sex in analysis, is the Pleasure; followed, respectively, for the Competitiveness, Health, Sociability, Aesthetic and Control of Stress. Beyond this result to be an important aspect to the formulation of models of trainings, one of the main conclusions is that these study it confirms the base theory.
  • A concepção de corpo dos estudantes de graduação em Educação Física Artigos Originais

    Aranda, Rafael Assad; Pereira, Ana Maria; Palma, José Augusto; Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi identificar quais concepções de corpo/corporeidade têm os estudantes dos cursos de graduação licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. Orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa em educação, abordagem antropológica de cunho fenomenológico, realizou-se pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada buscando informações e conhecimentos. A amostra foi selecionada a partir da estratificação proporcional da população que compunha as 05 turmas em conclusão dos cursos no ano de 2008, composta de 15 estudantes, sendo 10% de cada turma, nomeadamente: licenciatura generalista (CFE, 03/87) e licenciatura atual (CNE 01 02/2002). Após análise dos resultados verificou-se que a concepção de corpo/corporeidade assimilada pelos estudantes do currículo licenciatura generalista aproximou-se de corpo físico, dualista e instrumental. Os estudantes do currículo licenciatura atual estão construindo uma concepção de corpo/corporeidade sob a égide do paradigma da unidade e da totalidade, compreendendo o humano que se movimenta intencionalmente.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to identify the body and corporeality conceptions shared by students attending a degree course in Physical Education at the State University of Londrina (UEL). By adopting a qualitative research paradigm in education as well as an anthropological approach of phenomenological nature, a field research was conducted through semi-structured interviews, which aimed at revealing information and knowledge. The sample was selected based on the proportional stratification of the population that comprised five last year's classes of the aforementioned course in the year of 2008, totalling 15 students, 10% of which corresponded to each separate class, namely: generalist bachelor's degree (CFE, 03/87) and current bachelor's degree (CNE 01 02/2002).After the analysis of the results, it was verified that the conception of body and corporeality assimilated by the students of the generalist bachelor's degree approximated to that of physical body - dualist and instrumental. The students of the current bachelor's degree are developing a conception of body and corporeality under the aegis of the paradigm of unity and totality, acknowledging that humans move intentionally.
  • Crianças com dificuldades motoras apresentam baixos níveis de aptidão física? Artigos Originais

    Santos, Marcel Morais de Almeida; Ribeiro, Sandra Maria Lima; Pellegrini, Ana Maria; Rocha, Paulo Ricardo Higassiaraguti; Hiraga, Cynthia Yukiko

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo analisar se crianças com dificuldades motoras apresentariam baixos níveis de aptidão física relacionada à saúde em relação aos seus pares sem dificuldades. Dezesseis crianças com dificuldades motoras com aproximadamente oito anos foram pareadas em gênero e idade com outras 16 sem dificuldades motoras. Os participantes completaram os testes de aptidão física (sentar e alcançar, salto em distância parado, puxada em suspensão na barra modificado, abdominal e corrida de 9 minutos) e os de coordenação motora (MABC-2). Os resultados indicaram diferenças significativas no salto em distância parado, puxada em suspensão na barra modificado, abdominal, mas não para sentar e alcançar e corrida de 9-m. Os resultados são semelhantes aos publicados na literatura internacional, com exceção da corrida de 9 minutos. A ideia de que em algum grau a coordenação é necessária para executar tarefas de aptidão física e pode impactar no desempenho da aptidão física é discutida no presente trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to examine whether children with motor difficulties would show levels of health-related components of physical fitness lower than children without such difficulties. Sixteen children with motor difficulties with approximately 8 years of age were age-and gender-matched with other 16 children without motor difficulties. Participants completed the test batteries for physical fitness (seat and reach, standing long jump, sit-up, modified pull-up and 9-minute run) and for motor coordination (MABC-2). The results indicated significant differences in standing long jump, sit-up, modified pull-up tests, but not for the seat and reach and the 9-minute run tests. Overall, the results are similar to those published in the international literature, with the exception of cardiorespiratory fitness. The idea that at to some degree coordination is required to perform physical fitness tasks and might impact on physical fitness performance is further discussed in the present work.
  • Condições dos treinamentos de ginastas brasileiras participantes de jogos olímpicos (1980-2004) Artigos Originais

    Schiavon, Laurita Marconi; Paes, Roberto Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo registrar e analisar as condições de infraestrutura dos treinamentos de ginastas brasileiras participantes de Jogos Olímpicos (1980-2004), na busca de reflexões para a modalidade de Ginástica Artística Feminina. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, que se utilizou do método de História Oral. A partir de uma análise cruzada dos depoimentos das dez ginastas colaboradoras desta pesquisa foi possível perceber que houve um aperfeiçoamento nas condições de infraestrutura a partir do início da década de 90. Este aperfeiçoamento é novamente impulsionado no final da década de 90, com a contratação de técnicos ucranianos, o estabelecimento de uma seleção brasileira permanente e investimentos nas condições de infraestrutura de equipamentos e ginásio. Porém mesmo com a transformação positiva da modalidade nos últimos anos, todas as ginastas do estudo relataram ter passado, em algum momento, por condições não adequadas de treinamento relativas às condições de infraestrutura.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to register and analyze the training facilities used by the Brazilian gymnasts who participated in the Olympic Games (1980-2004), in order to reflect upon this aspect of Female Artistic Gymnastics. To achieve this goal, we developed a qualitative research study using the Oral History method. Based on a cross-sectional analysis of the testimonials given by ten gymnasts who took part in this survey, we observed that training facilities have improved since the 90's, when Ucranian coaches were hired, a permanent Brazilian team was established and investments were made on equipment and training facilities. Despite the positive changes we have witnessed in this sport in the past years, all gymnasts who participated in the study reported that they had to practice in inappropriate training facilities at some point.
  • Validação do Questionário de Ambiente de Grupo (GEQ) para a língua portuguesa Artigos Originais

    Nascimento Junior, José Roberto Andrade do; Vieira, Lenamar Fiorese; Rosado, Antonio Fernando Boleto; Serpa, Sidónio

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi traduzir o Group Environment Questionnaire (GEQ) para a língua portuguesa e verificar sua validade por meio da análise fatorial confirmatória, consistência interna e fidedignidade teste-reteste. Participaram do estudo sete profissionais (quatro tradutores e três professores doutores em Psicologia do Esporte) e 502 atletas de modalidades coletivas do estado do Paraná. A versão na língua portuguesa foi obtida por meio do método de tradução cross-cultural. Para a análise dos dados, utilizaram-se a análise fatorial confirmatória, o alfa de Cronbach e o coeficiente de correlação intraclasses. Os resultados evidenciaram que a versão para a língua portuguesa contém questões claras e pertinentes, apresentando o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVCt) > 0,70; apresenta consistência interna satisfatória (r>0,70) e fidedignidade teste-reteste aceitável (r > 0,80). A análise fatorial confirmatória demonstrou que os itens 2 ("Eu estou feliz com a quantidade de tempo que tenho jogado") e 5 ("Alguns dos meus melhores amigos estão nesta equipe") não apresentaram confiabilidade individual aceitável, sendo assim excluídos. O modelo com 16 itens apresentou índices de ajustamento satisfatórios de validade fatorial confirmatória. Concluiu-se que a versão brasileira do GEQ demonstrou boas características psicométricas e se mostrou válida para avaliar a coesão de grupo em equipes esportivas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to translate the Group Environment Questionnaire (GEQ) to the Portuguese language and check its validity by validating the items through confirmatory factor analysis, internal consistency and test-retest reliability of this version. The subjects were seven professionals (four translators and three doctors in Sport Psychology) and 502 athletes of different kinds of collective sports of the state of Paraná. The Portuguese version was obtained from the method of cross-cultural translation. For data analysis it was used confirmatory factor analysis, Cronbach's alpha and the intraclass correlation coefficient. The results showed the Brazilian version contains clear and relevant items, showing Coefficient of Content Validity (CVC) > 0,70; it shows satisfactory internal consistency (r > 0,70) and acceptable test-retest reliability (r > 0,80). The confirmatory factor analysis showed that items 2 ("I'm happy with the amount of playing time I get") and 5 ("Some of my best friends are on this team") don't demonstrated acceptable reliability individually, thus they were excluded; the model with 16 items had satisfactory indices of fit of confirmatory factorial validity. It was concluded that Brazilian version of the GEQ has shown good psychometric characteristics and it proved to be valid to assess the group cohesion in sports teams.
  • Efeito da altura do selim na cinemática da lombar de ciclistas Artigos Originais

    Kleinpaul, Julio Francisco; Mann, Luana; Reis, Diogo Cunha dos; Carpes, Felipe Pivetta; Moro, Antônio Renato Pereira

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar a influência da altura do selim sobre a cinemática da coluna lombar durante o ciclismo. Foram avaliados oito ciclistas recreacionais, na situação usual (auto ajustada) e na situação de selim ajustado, com carga de 150 W, utilizando-se avaliação cinemática bidimensional em um ciclosimulador. Foram mensurados os ângulos de flexão, inclinação lateral e rotação da coluna lombar. A flexão da lombar foi maior na situação de selim ajustado, enquanto que a inclinação e a rotação da lombar foram maiores na situação de ajuste usual. Quanto ao comportamento ao longo do ciclo de pedalada, ocorreram dois ciclos de flexão-extensão durante um ciclo completo do pé-de-vela, e apenas um ciclo de inclinação lateral ou de rotação. As maiores diferenças acorreram no início, meio e fim do ciclo. O ajuste equivocado do selim não acarreta alterações na cinemática da coluna lombar.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the influence of saddle height on the kinematics of the lumbar spine during cycling. Eight recreational cyclists were assessed in an usual situation (self-selected) and the situation of saddle properly adjusted while pedaling with a load set at 150 W. Using two-dimensional kinematic the angles of flexion, lateral inclination and rotation of the lumbar spine were computed. The flexion was greater in the adjusted position whereas the highest average tilt and rotation angles occurred in the usual position. There were two cycles of flexion-extension observed during a complete pedaling cycle, and only one cycle of lateral inclination and rotation. The major differences were observed at early, middle and end of the pedaling cycle. The mismanagement of the saddle did not involve significant changes in the kinematics of the lumbar spine for the conditions tested.
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