Acessibilidade / Reportar erro
Motriz: Revista de Educação Física, Volume: 19, Número: 3, Publicado: 2013
  • A new pathway for Motriz: challenges and commitments

    Mauerberg-deCastro, Eliane; Moraes, Renato; Machado, Afonso A.
  • O papel do exercício na prevenção de quedas entre idosos Invited Author

    Tiedemann, Anne; Sherrington, Catherine; Lord, Stephen R.

    Resumo em Português:

    As quedas são uma consequência comum, caras e evitáveis decorrentes das deficiências sensoriomotoras que aumentam em incidência com o avanço da idade. A queda ocorre quando a capacidade física do indivíduo não responde às demandas imediatas do ambiente e/ou da atividade realizada. Exercícios específicos destinados a melhorar a capacidade física do indivíduo, tais como equilíbrio e treinamento de força, são fundamentais para promover a independência funcional e mobilidade, e reduzir o risco de cair em idade mais avançada. Programas de exercício que oferecem um desafio maior ao equilíbrio, oferecidos com frequência, que incluem a progressão da intensidade ao longo do tempo e sem interrupção são mais eficazes para a prevenção de quedas. Este documento fornece orientações para os profissionais de saúde envolvidos com a prescrição de atividade física e exercício físico para pessoas idosas em relação à prestação segura e eficaz de programas destinados a melhorar a força e equilíbrio e prevenção de quedas na velhice.

    Resumo em Espanhol:

    Las caídas son una consecuencia común, costosa y prevenibles de discapacidades sensoriomotoras resultantes de ese aumento de la incidencia con la edad. La caída se produce cuando la capacidad física del individuo no responde a las exigencias inmediatas del medio ambiente y/o de la actividad desarrollada. Los ejercicios específicos diseñados para mejorar la capacidad física del individuo, tales como el equilibrio y entrenamiento de la fuerza, es crucial para promover la independencia funcional y la movilidad, y reducir el riesgo de caer en la vejez. Los programas de ejercicios que ofrecen un mayor desafío al equilibrio, se ofrece con frecuencia, incluyendo la progresión de la intensidad con el tiempo y sin interrupción son los más efectivos para la prevención de caídas. Este documento proporciona una guía para los profesionales de la salud implicados en la prescripción de la actividad física y el ejercicio para las personas ancianas con respecto a la prestación segura y eficaz de los programas destinados a mejorar la fuerza y el equilibrio y la prevención de caídas en la vejez.

    Resumo em Inglês:

    Falls are a common, costly and preventable consequence of sensorimotor impairments that increase in prevalence with advancing age. A fall occurs when the physical ability of the individual is unable to match the immediate demands of the environment and/or of the activity being undertaken. Targeted exercise aimed at improving the physical ability of the individual, such as balance and strength training, is crucial for promoting functional independence and mobility and reducing the risk of falling in older age. Exercise programs that provide a high challenge to balance, have a high dose, include progression of intensity over time and are ongoing are most effective for preventing falls. This paper provides guidance to health professionals involved with the prescription of physical activity and exercise to older people regarding the safe and effective provision of programs aimed at improving strength and balance and preventing falls in older age.
  • Proficiência nas habilidades motoras fundamentais é necessária para inclusão de crianças em atividades motoras Invited Author

    Barela, José Angelo

    Resumo em Português:

    Desenvolvimento motor é influenciado por muitos fatores tais como prática e instrução apropriada, fornecidas por professores, até mesmo no ensino infantil e fundamental. O objetivo deste artigo foi discutir o entendimento errôneo de que maturação é o processo básico no desenvolvimento de habilidades motoras e mostrar que educação física, mesmo em anos iniciais do sistema escolar, é crucial para promover proficiência e, consequentemente, envolvimento de crianças em atividades motoras futuras. Desenvolvimento das habilidades motoras, como um foco do currículo escolar, tem sido marginalizado em muitas das nossas propostas de educação física e assim o fazendo, nós não temos promovido competência motoras em nossas crianças que não adquirem competência motora para engajar e participar de atividades motoras tais como as recreativas e esportivas.

    Resumo em Espanhol:

    El desarrollo motor se ve influida por muchos factores, como la práctica y la instrucción apropiada, proporcionada por los maestros, incluso en el jardín infantil y primaria. El propósito de este artículo es analizar el malentendido de que el envejecimiento es el proceso básico en el desarrollo de las habilidades motoras y mostrar que la educación física, incluso en los primeros años del sistema escolar, es crucial para promover el dominio y por lo tanto la participación de niños en actividades motoras futuro. Desarrollo de las habilidades motoras, como un enfoque del plan de estudios, ha sido marginado en muchas de nuestras propuestas y la educación física hacerlo, hemos promovido la competencia motriz en nuestros niños que no adquieran competencia motriz para comprometerse y participar en las actividades motoras tales como actividades recreativas y deportivas.

    Resumo em Inglês:

    Motor development is influenced by many factors such as practice and appropriate instruction, provided by teachers, even in preschool and elementary school. The goal of this paper was to discuss the misconception that maturation underlies children's motor skill development and to show that physical education, even in early years of our school system, is critical to promote proficiency and enrolment of children's in later motor activities. Motor skill development, as a curricular focus, has been marginalized in many of our physical education proposal and in doing so, we have not promote motor competence in our children who lack proficiency to engage and to participate in later motor activities such as sport-related or recreational.
  • Formação profissional em educação física: mercado em transformação e competências Invited Author

    Tani, Go

    Resumo em Português:

    A preparação profissional é de fato um processo complexo e dinâmico porque envolve a participação de vários elementos que interagem e mudam com o tempo. O objetivo do presente ensaio é analisar a preparação profissional com o foco na relação entre o mercado de trabalho em constante transformação e as competências exigidas do profissional para responder às demandas a ela associadas. Não há dúvida de que a preparação profissional não deve visar à formação de um mero repetidor de meios para solucionador problemas práticos, mas sim de um profissional com capacidade de repetir o processo de solucionar problemas. Por conseguinte, o curso de preparação profissional necessita ter um caráter formativo e não informativo para preparar profissionais capazes de usar o pensamento e o método científicos para solucionar os problemas práticos da intervenção.

    Resumo em Espanhol:

    La preparación profesional es de hecho un proceso complejo y dinámico, ya que implica la participación de varios elementos que interactúan y cambian con el tiempo. El objetivo del presente trabajo es analizar la preparación profesional con un enfoque en la relación entre el mercado de trabajo en constante transformación y las competencias del profesional requeridas para satisfacer las demandas asociadas a ella. No hay duda de que la preparación profesional no debe ser dirigida a la formación de un mero repetidor de maneras de solucionar problemas prácticos, pero si a un profesional con la capacidad de repetir el proceso de resolución de problemas. Por lo tanto, el curso de preparación profesional debe tener un carácter formativo y no informativo para preparar profesionales capaces de utilizar el pensamiento y el método científicos para resolver los problemas prácticos de la intervención.

    Resumo em Inglês:

    Professional preparation is indeed a complex and dynamic process because it involves a number of interacting elements, which change in time. The objective of the present essay is to analyze the professional preparation in physical education, with the focus on the relation between the very dynamic labor market and the required competence of the professionals to deal with the associated demands. There is no doubt that the professional preparation must not aim to train professionals to merely repeat means for solving practical problems, but professionals with the capacity to repeat the process of solving problems. Consequently, professional preparation programs need to be formative instead of informative and prepare professionals capable of using scientific thinking and method to solve practical problems of intervention.
  • A saúde da mulher: viver bem ou parecer bonita: um breve panorama sobre a imagem corporal das mulheres Invited Author

    Kakeshita, Idalina Shiraishi; Laus, Maria Fernanda; Almeida, Sebastião Sousa

    Resumo em Português:

    Motivos para a prática de exercício físico em uma amostra de universitários brasileiros." Viver bem, mas parecendo bem. Essa dicotomia da saúde está entre as maiores preocupações em sociedades ocidentais modernas, especialmente para as mulheres. Mas o que é "viver bem"? E qual o significado de "parecer bem"? São esses conceitos excludentes ou eles estão relacionados na mente das mulheres? Neste artigo, buscamos discutir estas abordagens, definindo tais termos, ressaltando o atual papel da mulher em nossa sociedade e a importância que o corpo assume para as brasileiras. Além disso, as possíveis consequências na saúde de uma imagem corporal negativa também são levantadas, incluindo sua relação com a atividade física.

    Resumo em Espanhol:

    Vivir bien, pero con buena apariencia. Esta dicotomía de la salud es una de las principales preocupaciones en las sociedades occidentales modernas, en especial para las mujeres. Pero lo que es "vivir bie"? Y cuál es el significado de "verse bien"? Estos conceptos son mutuamente excluyentes o están relacionados en las mentes de las mujeres? En este artículo se analizan estos planteamientos, la definición de tales términos, destacando el papel actual de la mujer en nuestra sociedad y la importancia de que el cuerpo necesita para el brasileño. Por otra parte, las posibles consecuencias de salud de una imagen negativa de su cuerpo también se plantean, incluida su relación con la actividad física.

    Resumo em Inglês:

    Living well but looking good. This health dichotomy is among the majors concerns in modern Western societies, especially for women. But what is "living well"? And what does it mean to "look good"? Are these concepts exclusionary or are they related in females' minds? In this paper, we sought to discuss such approaches by defining these terms, highlighting the current role of women within our society, and the importance of the body to Brazilian women. Moreover, the possible consequences on health of having a negative perception of the own body are raised, including its relation to physical activity.
  • Atividades de aventura, incorporação e natureza: espiritual, sensual e sustentável?: Incorporando justiça ambiental Invited Author

    Humberstone, Barbara

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa pesquisas sobre atividades físicas de aventura na natureza a partir da perspectiva do corpo sensível. Com base em pesquisa etnográfica e auto-etnografia, examino o que tem sido chamado de acontecimentos "pico" ou "fluxo," que muitos dos que afirmam praticar atividades de aventura experimentam através de todo o seu corpo, quando na "zona." Eu considero os conceitos 'edgework ,' tomada voluntária de risco, e compreensão perspicaz móvel e social das relações entre corpo, emoções e os elementos, onde a atividade de aventura é vivida e interpretada como unidade com a natureza ou expressa como 'espiritual' não apenas durante esporte na natureza de alto risco, mas também no de baixo risco. Eu, então, considero se e de que maneira esses conhecimentos podem trazer uma maior compreensão e ação em matéria de justiça social e ambiental. Defendo que atividades de aventura/esporte baseado na natureza podem fornecer processos e práticas que são alternativas ou complementares às 'técnicas corporais' do esporte tradicional ou 'pedagogia do corpo.' Eu sugiro que as práticas modernas aventureiras incorporadas na natureza desafiam narrativas dominantes da separação do corpo/mente e potencialmente fornecer um processo pedagógico promovendo empatia cinética. Finalmente, chamo a atenção para o paradoxo de (re) apresentar experiências sensoriais do desporto na natureza e invoco a reflexão sobre como podemos interligar o meio ambiente quando participando em atividades desportivas de aventura na natureza.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se examina la investigación sobre las actividades físicas de aventura en la naturaleza desde la perspectiva del cuerpo sensible. Basándose en la investigación etnográfica y autoetnográfico, examino lo que se ha denominado happenings 'pico' o 'flujo', que muchos de los que practican actividades de aventura reclamación a experimentar a través de todo su cuerpo cuando está en la "zona". Considero que el concepto de 'edgework', voluntaria asunción de riesgos, y perspicaz comprensión móvil y social de las relaciones entre el cuerpo, las emociones y los elementos, donde se experimenta y se interpreta como la unidad de la actividad de aventura con la naturaleza o se expresa como "espiritual" no sólo en la escuela sino también bajo riesgo deporte basado en la naturaleza. Entonces considero que si, y de qué manera estos conocimientos pueden llevar a una mayor comprensión y actuación en materia de justicia social y ambiental. Yo sostengo que las actividades de aventura / deporte basado en la naturaleza puede proporcionar procesos y prácticas que sean alternativas o complementarias a las "técnicas del cuerpo" deportivos tradicionales o "pedagogía del cuerpo. Sugiero que las prácticas modernas de aventura consagrados en la naturaleza desafío narrativas dominantes de cuerpo / mente separación y potencialmente ofrecen un proceso pedagógico fomentar la empatía cinética. Finalmente llamo la atención sobre la paradoja de la (re) presentación de experiencias sensoriales del deporte en la naturaleza y pido a la consideración de la forma en que se interconectan con el medio ambiente cuando se participa en los deportes de aventura basados en la naturaleza.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines research on adventurous physical activities in nature from the perspective of the sentient body. Drawing upon ethnographic and autoethnographic research, I examine what has been termed 'peak' happenings or 'flow' which many who practise adventurous activities claim to experience through their whole body when in the 'zone'. I consider the concept of 'edgework', voluntary risk-taking, and insightful mobile and social understanding of the relationships between body, emotions and the elements, where the adventurous activity is experienced and interpreted as oneness with nature or expressed as 'spiritual' not only in high but also low risk nature-based sport. I then consider if and in what ways these knowledges may bring about greater understanding and action in relation to social and environmental justice. I argue that adventurous activities/nature-based sport may provide processes and practices that are alternative or complementary to traditional sporting 'body techniques' or 'body pedagogics'. I suggest that modern embodied adventurous practices in nature challenge dominant narratives of body/mind separation and potentially provide a pedagogic process fostering kinetic empathy. Finally I draw attention to the paradox of (re)-presenting sensorial experiences of sport in nature and ask for consideration on how we interconnect with the environment when we participate in adventureous nature-based sports.
  • Garantindo qualidade na investigação qualitativa: usando conceitos-chave como diretrizes Critique

    Campbell, Debra Frances; Machado, Afonso A.

    Resumo em Português:

    O campo da investigação científica qualitativa emprega uma variedade de abordagens em rápido crescimento, cujas tradições, procedimentos e estruturas variam, dependendo do tipo de projeto e metodologia de estudo (i.e., fenomenológica, etnográfica, teoria fundamentada, estudo de caso, pesquisa-ação, etc .). Com a abordagem interpretativa, os pesquisadores não utilizam as mesmas medidas de validade utilizadas nas abordagens positivistas para a investigação científica, uma vez que é "... não algo padrão ou estrutura aceita como tipicamente se encontra em pesquisa quantitativa" (Creswell, 2007). Com a ausência de um padrão único, como, então, é possível para os pesquisadores qualitativos saber se seu estudo foi ou não feito com rigor, que tem validade, que está pronto para ser apresentado aos seus pares? A literatura de pesquisa é cheia de referências sobre qualidade em investigação qualitativa, o que ajuda a interpretar a validade do estudo. Markula (2008) sugere que devemos validar os resultados do nosso estudo assegurando aos leitores que foi feito "da melhor maneira possível." Embora cada tradição de pesquisa tenha seu próprio conjunto de critérios para avaliar a qualidade, apresentaremos aqui os conceitos gerais resgatados da literatura. Esperamos que este artigo proporcione uma base na qual os pesquisadores qualitativos possam julgar o seu trabalho antes de divulgá-lo a seus pares¸ uma base que possa ajudar a garantir que seu estudo foi feito "da melhor maneira possível."

    Resumo em Espanhol:

    El campo de la investigación científica emplea una variedad de métodos cualitativos en crecimiento rápido, cuyas tradiciones, las estructuras y los procedimientos pueden variar en función del tipo de diseño del estudio y metodología (es decir, fenomenológico etnográfica, teoría, tierra, estudios de casos, la investigación-acción, etc). Con el enfoque interpretativo, los investigadores no utilizan las mismas medidas de validez de los enfoques positivistas utilizados para la investigación científica, ya que es "... no es algo marco estándar o aceptada como normalmente se encuentran en la investigación cuantitativa" (Creswell, 2007). Con la ausencia de una norma única, ¿cómo es posible que los investigadores cualitativos saber si su estudio se hace con rigor, que es válido, que está listo para ser presentado a sus compañeros? La literatura científica está salpicada de referencias a la calidad en la investigación cualitativa, que ayuda a interpretar la validez del estudio. Markula (2008) sugiere que deberíamos validar los resultados de nuestro estudio asegurando lectores que se hizo "de la mejor manera posible." Aunque cada una tradición de investigación tiene su propio conjunto de criterios para evaluar la calidad, presentamos aquí los conceptos generales rescatados literatura. Esperamos que este artículo proporcione una base sobre la que los investigadores cualitativos pueden juzgar su trabajo antes de liberar a sus compañeros¸ una base que puede ayudar a asegurar que su estudio se llevó a cabo "de la mejor manera posible."

    Resumo em Inglês:

    The field of qualitative scientific inquiry employs a fast-growing variety of approaches, whose traditions, procedures, and structures vary, depending on the type of study design and methodology (i.e., phenomenological, ethnographic, grounded theory, case study, action research, etc.). With the interpretive approach, researchers do not utilize the same measures of validity used in positivist approaches to scientific inquiry, since there is "...no one standard or accepted structure as one typically finds in quantitative research" (Creswell, 2007). With the absence of a single standard, how, then, is it possible for qualitative researchers to know whether or not their study was done with rigor, that it has validity, that it is ready to submit to their peers? The research literature is sprinkled with references to quality in qualitative inquiry, which helps to construe a study's validity. Markula (2008) suggests that we validate our study's findings by assuring readers that it was done "in the best possible way." While each research tradition has its own set of criteria for judging quality, we present here general concepts drawn from the literature. We hope this article will provide a framework from which qualitative researchers can judge their work before submitting it to their peers¸ one which will help ensure that their study was done "in the best possible way."
  • Mega-eventos esportivos: podem desenvolvimento e legado ser equalitários e sustentáveis? Critique

    Coakley, Jay; Souza, Doralice Lange

    Resumo em Português:

    Os mega-eventos esportivos (MEE) envolvem lutas para se determinar a definição de legado e as prioridades que guiam os processos de planejamento, financiamento e processos de implementação de resultados. A história mostra que os legados refletem os interesses do capital, e os benefícios são usufruidos principalmente, se não exclusivamente, por interesses empresariais poderosos, por alguns líderes políticos e por organizações que governam o esporte de alto rendimento. Este artigo aborda os desafios enfrentados pelas cidades e países que hospedam MEE e demonstra que legados justos e equalitários e resultados em termos de desenvolvimento são alcançados somente quando as vozes e os interesses da população em geral são ouvidos e considerados como prioridade durante o processo de planejamento, financiamento e implementação. Ele também demonstra que a representação plena no processo de definição e prossecução de legados e a consecução de resultados em termos de desenvolvimento podem ser prejudicados por crenças populares sobre o poder do esporte.

    Resumo em Espanhol:

    Los mega-eventos deportivos (DME) implican luchas para determinar la definición del legado y las prioridades que guían los procesos de planificación, financiación financiamiento y ejecución de los resultados. La historia muestra que los legados reflejan los intereses del capital y que los beneficios son disfrutados principalmente, si no exclusivamente por los intereses empresariales poderosos, por algunos líderes políticos y por las organizaciones que dirigen los deportes de alto rendimiento. Este artículo aborda los desafíos que enfrentan las ciudades y los países anfitriones de los DME, y demuestra que legados justos y equitativos y resultados en sentido de desarrollo se logran solamente cuando se considera y se da prioridad a las voces e intereses de la población en general durante el proceso de planificación, financiamiento e implementación. Él también demuestra que la representación plena en el proceso de definición y consecución de los legados y los resultados en sentido de desarrollo pueden ser socavadas por las creencias populares sobre el poder del deporte.

    Resumo em Inglês:

    Sport mega-events (SMEs) involve struggles to determine the definition of legacy and the outcome priorities that guide legacy planning, funding, and implementation processes. History shows that legacies reflect the interests of capital, and legacy benefits are enjoyed primarily, if not exclusively, by powerful business interests, a few political leaders, and organizations that govern high performance sports. This paper addresses challenges faced by cities and countries that host SMEs, and shows that fair and equitable legacies and developmental outcomes are achieved only when the voices and interests of the general population are taken into account and given priority during the process of planning, funding and implementation. It also explains how full representation in the process of defining and achieving legacies and developmental outcomes may be undermined by populist beliefs about the power of sport.
  • Motivos para a prática de exercício físico em uma amostra de universitários brasileiros Original Articles

    Guedes, Dartagnan Pinto; Legnani, Rosimeide Francisco Santos; Legnani, Elto

    Resumo em Português:

    Objetivo do estudo foi identificar os motivos que podem induzir universitários a praticar exercício físico, de acordo com selecionados indicadores sociodemográficos. Amostra foi constituída por 2380 sujeitos (1213 moças e 1167 rapazes), com idades entre 18 e 35 anos. Motivos para prática de exercício físico foram identificados mediante versão traduzida do Exercise Motivations Inventory (EMI-2). Os universitários reportaram oferecer significativamente maior importância para a prática de exercício físico em motivos identificados com Prevenção de Doenças. Os fatores de menor destaque em linguagem estatística se identificaram em um contexto de motivação relacionada ao Reconhecimento Social e à Competição. Sexo, idade, classe econômica familiar, experiência de prática e status de peso corporal revelaram efeito significativo no grau de importância apontado pelos universitários para a prática de exercício físico. Concluindo, resultados encontrados poderão contribuir para delinear programas de promoção de exercício físico e provável redução dos casos de abandono entre os universitários.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo del estudio fue identificar los motivos que pueden inducir los estudiantes universitarios a practicar ejercicio físico, según algunos indicadores socio-demográficos. Participaron del estudio 2.380 sujetos (1.213 niñas y 1.167 niños) con edad entre 20 y 30 años. Motivos para el ejercicio físico fueron identificados por la versión traducida y adaptada del Exercise Motivations Inventory (EMI-2). Los estudiantes universitarios reportaron ofrecer significativamente mayor importancia al ejercicio físico por los motivos asociados con la Prevención de Enfermedades. Los factores menos énfasis en el lenguaje estadística se identificaron en el contexto de la motivación relacionada con el Reconocimiento Social y de la Competencia. Sexo, edad, nivel económico familiar, estado civil, experiencia de práctica y status de peso corporal revelaron efecto significativo sobre el grado de importancia indicado por los estudiantes universitarios para el ejercicio físico. En conclusión, los hallazgos pueden contribuir a diseñar programas para promover el ejercicio físico y la probable reducción de la incidencia de abandono entre los estudiantes universitarios.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to identify the exercise motives according to selected socio-demographic indicators in university students. The sample was comprised of 2,380 individuals (1,213 men and 1,167 women) aged between 18 and 35 years. The exercise motives were identified with the Portuguese-translated version of the Exercise Motivations Inventory (EMI-2). University students gave significantly greater importance to exercise for reasons identified as Disease Prevention. Factors that are less relevant in statistical language were identified in a context of motivation associated with Social Recognition and Competition. Sex, age, family economic class, experience with exercise and body weight had a significant effect on the level of importance of exercise among university students. In conclusion, the results found can contribute to the development of physical activity promotion programs and a possible reduction in the number of dropouts among university students.
  • Efeito de diferentes programas de exercício sobre as funções psicológicas e cognitivas das pessoas com doença de Parkinson Original Articles

    Gobbi, Lilian Teresa Bucken; Teixeira-Arroyo, Claudia; Lirani-Silva, Ellen; Vitório, Rodrigo; Barbieri, Fabio Augusto; Pereira, Marcelo Pinto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar o efeito de diferentes programas de exercício físico nas funções psicológicas e cognitivas em pacientes com doença de Parkinson (DP). Participaram do estudo 45 pacientes com DP, distribuídos aleatoriamente em três programas de intervenção: Grupo-1 (n=15, atividades cognitivas), Grupo-2 (n=15 exercício multimodal) e Grupo-3 (n=15, exercícios para a postura e a marcha). As funções clínicas, psicológicas e cognitivas foram avaliadas antes e após 4 meses de intervenção. A análise univariada não revelou interação significativa entre grupo e momento (p>0,05). No entanto, a análise univariada para momento revelou diferenças no nível de estresse e memória. Os participantes mostraram redução do estresse físico (p<0,01) e estresse global (p<0,04) e melhora na memória declarativa episódica (p<0,001) após a intervenção. Estes achados sugerem que o trabalho em grupo, com atividades motoras ou não motoras, pode melhorar as funções cognitivas e as condições psicológicas de pacientes com DP.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue analizar el efecto de diferentes programas de ejercicios en las funciones cognitivas y psicológicas en pacientes con enfermedad de Parkinson (EP). Cuarenta y cinco pacientes con EP que fueron divididos aleatoriamente en tres intervenciones: Grupo-1 (n=15, actividades cognitivas), Grupo-2 (n=15 ejercicio multimodal) y Grupo-3 (n=15, ejercicios para la postura y la marcha). Las funciones clínicas, psicológicas y cognitivas fueron evaluadas antes y después de 4-meses de intervención. Análisis univariante reveló interacción significativa entre el grupo y el tiempo (p>0,05). Obstante, análisis univariada para tiempo reveló diferencias en el nivel de estrés y la memoria. Los participantes mostraron una reducción del estrés físico (p<0,01) y el estrés en general (p<0,04) y mejora de la memoria declarativa episódica (p<0,001) después de la intervención. Estos hallazgos sugieren que el trabajo en grupo, actividades motoras y non-motoras, pueden mejorar las funciones cognitivas y psicológicas de los pacientes con EP.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to analyze the effect of different exercise programs on the psychological and cognitive functions in patients with Parkinson's disease (PD). Forty-five patients with PD participated in the study. The participants were randomized in three intervention programs: Group-1 (n=15, cognitive-activities), Group-2 (n=15, multimodal exercise) and Group-3 (n=15, exercises for posture and gait). The clinical, psychological and cognitive functions were assessed before and after 4 months of intervention. Univariate analysis did not reveal significant interactions between groups and time (p>0.05). However, univariate analysis for time revealed differences in stress level and memory. Participants showed less physical stress (p<0.01) and overall stress (p < 0.04) and higher performance in episodic declarative memory (p < 0.001) after exercise. These findings suggest that group work with motor or non-motor activities can improve cognitive and psychological functions of patients with PD.
  • Agravo da doença de Parkinson e subtipo motor influencia componentes da capacidade física Original Articles

    Pereira, Marcelo Pinto; Pelicioni, Paulo Henrique Silva; Gobbi, Lilian Teresa Bucken

    Resumo em Português:

    A doença de Parkinson (DP) é caracterizada por diferentes subtipos motores e supõe-se que o desempenho dos componentes da capacidade física é influenciado por esses subtipos. O objetivo desse estudo foi investigar o impacto que a severidade e o subtipo da DP podem trazer sobre o desempenho dos componentes da capacidade física. Trinta e seis pacientes com DP foram distribuídos em quarto grupos: com dominância de tremor (TD) inicial e TD intermediário ou acinesia (AR) inicial e AR intermediário. A força, equilíbrio, coordenação, mobilidade e capacidade aeróbia foram avaliados. AR apresentou um pior desempenho que TD em nos testes. Esse desempenho foi pior com o aumento da severidade da doença em AR, mas não em TD. Conclui-se que os grupos AR e TD são diferentes em relação ao desempenho dos componentes da capacidade física, mas principalmente, esse desempenho piora com o avanço da doença em AR, mas não em TD.

    Resumo em Espanhol:

    La enfermedad de Parkinson (EP) se caracteriza por subtipos motor, y se supone que el rendimiento de los componentes físicos de capacidad es influenciada por aquellos subtipos. El objetivo de este estudio fue investigar el impacto tanto de la severidade y subtipo de la PD en el rendimiento de estos componentes. Treinta y seis pacientes con EP se distribuyeron en: Temblor (TD) inicial y TD suave, acinesia (AR) inicial y AR suave. Fuerza, equilibrio, coordinación, la movilidad y la capacidad aeróbica fueron evaluados. AR presenta un desempeño más pobre que TD en las pruebas. También este comportamiento se agravó con el avance de la enfermedad en AR, diferente que en TD. Como conclusión AR y TD son diferentes en respecto a su rendimiento en los componentes físicos de capacidad, pero sobre todo, esto empeora con el aumento de avance de la enfermedad en el grupo de AR, pero no en TD.

    Resumo em Inglês:

    The severity of Parkinson's disease (PD) and PD's motor subtypes influence the components of physical capacity. The aim of this study was to investigate the impact of both PD severity and motor subtype in the performance of these components. Thirty-six PD patients were assigned into four groups: Tremor (TD) initial and TD mild, akinetic-rigid (AR) initial, and AR mild. Patients' strength, balance, coordination, mobility and aerobic capacity were evaluated and groups were compared using a two-way ANOVA (severity and subtype as factors). AR presents a poorer performance than TD in almost all tests. Also this performance was worsened with the advance of the disease in AR, contrary to TD. We conclude that AR and TD subgroups are different about their performance on physical capacity components, moreover, this performance worsens with the advance of the disease of the AR group, but not for TD.
  • Efeitos dos movimentos sacádicos oculares na estabilização do controle postural Original Articles

    Rodrigues, Sérgio Tosi; Aguiar, Stefane Aline; Polastri, Paula Fávaro; Godoi, Daniela; Moraes, Renato; Barela, José Angelo

    Resumo em Português:

    Várias estruturas do sistema nervoso central compartilham envolvimento nos controles ocular e postural, mas os mecanismos visuais no controle postural ainda não estão claros. Existem evidências discrepantes sobre a possibilidade de movimentos sacádicos melhorarem ou deteriorarem a estabilização postural. O objetivo desse estudo foi determinar a influência de movimentos sacádicos dos olhos sobre o controle postural em diferentes bases de apoio. Doze adultos jovens ficaram em pé, mantendo a postura sobre base ampla e restrita enquanto realizavam fixações e movimentos sacádicos de baixa e alta frequência. Oscilação corporal foi atenuada durante movimentos sacádicos. A oscilação do tronco na direção ântero-posterior e o deslocamento total do tronco diminuíram durante movimentos sacádicos comparados à fixação; maior frequência média de oscilação na direção ântero-posterior durante movimentos sacádicos também foi observada. Oscilação corporal foi reduzida em postura com base ampla comparada à restrita durante movimentos sacádicos de alta frequência. Estes resultados indicam que o movimento do olho melhora a estabilização postural e este efeito é mais forte na condição que combina base ampla e alta frequência do olhar.

    Resumo em Espanhol:

    Varias estructuras del sistema nervioso central comparten de participación en los controles ocular y de postura. Existen pruebas dispares sobre lo movimiento sacádico mejorar o deteriorar la estabilización postural. El objetivo de este estudio fue determinar la influencia de los movimientos oculares sacádicos sobre el control postural en diferentes bases de apoyo. Doce jóvenes quedaram de pie manteniendo la postura de base amplia y restringido mientras hacian fijaciones y movimientos sacádicos de baja y alta frecuencia. Lal oscilación del cuerpo fue atenuada durante los movimientos sacádicos. La oscilación del tronco en dirección antero-posterior y el desplazamiento total del tronco han disminuido durante los movimientos sacádicos comparados con fijación; también se ha observado mayor frecuencia media de oscilación en la dirección anteroposterior durante los movimientos sacádicos. La oscilación del cuerpo se redujo por la postura de base amplia en comparación con la restringida durante los movimientos sacádicos de alta frecuencia. Estos resultados indican que lo movimiento de ojo mejora la estabilización postural y este efecto es más fuerte para la condición de base amplia y alta frecuencia de la mirada.

    Resumo em Inglês:

    Several structures of the central nervous system share involvement in both ocular and postural control, but the visual mechanisms in postural control are still unclear. There are discrepant evidences on whether saccades would improve or deteriorate stabilization of posture. The purpose of this study was to determine the influence of saccadic eye movements on postural control while standing in different basis of support. Twelve young adults stood upright in wide and narrow stances while performing fixation and saccades of low and high frequencies. Body sway was attenuated during saccades. Trunk anterior-posterior sway and trunk total displacement decreased during saccades compared to fixation; higher sway mean frequency in anterior-posterior direction during saccades was observed. Body sway was reduced in wide compared to narrow stance during high frequency saccades. These results indicate that eye movement improves postural stabilization and this effect is stronger in combination of wide stance-high frequency gaze condition.
  • Coativação muscular dos membros inferiores de jovens e idosas saudáveis durante marcha com dupla tarefa funcional Original Articles

    Hallal, Camilla Zamfolini; Marques, Nise Ribeiro; Vieira, Edgar Ramos; Brunt, Denis; Spinoso, Deborah Hebling; Castro, Alex; Cardozo, Adalgiso Coscrato; Gonçalves, Mauro

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar a influência de uma tarefa cognitiva cotidiana sobre a coativação muscular de mulheres idosas e jovens durante a marcha. Participaram do estudo 17 mulheres jovens fisicamente ativas e 18 mulheres idosas com baixo risco de quedas. Os voluntários foram orientados a caminhar sobre uma esteira em duas diferentes condições de marcha: marcha normal e marcha com dupla-tarefa cotidiana. Os sinais eletromiográficos foram coletados dos músculos dos membros inferiores. A porcentagem de coativação para tibial anterior/gastrocnêmio lateral e tibial anterior/sóleo foram significativamente maiores em idosos do que em jovens na marcha normal e marcha com dupla-tarefa. Nossos resultados sugerem que os idosos tem maior coativação muscular no tornozelo durante a marcha normal e marcha com dupla tarefa cotidiana. Assim, nós concluimos que situações cognitivamente desafiadoras durante a marcha podem aumentar o risco de quedas em idosos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue investigar la influencia de una tarea cognitiva diaria en la co-activación muscular en ancianos y jóvenes durante la marcha. Los participantes del estudio fueron 17 ancianos y 18 jóvenes físicamente activos con bajo riesgo de caídas. Los voluntarios caminaron sobre una cinta de correr en dos condiciones diferentes: la marcha normal y la marcha con doble tarea cotidiana. Las electromiografía se obtuvo de los músculos de las extremidades inferiores. El porcentaje de co-activación de los tibialis anterior/gastrocnemius lateralis and tibialis anterior /soleus fueron significativamente mayores en los ancianos que en los sujetos jóvenes durante la marcha normal y marcha con doble tarea. Nuestros resultados sugieren que los ancianos tienen un mayor coactivación muscular en el tobillo durante la marcha normal y marcha con doble tarea cotidiana. Por lo tanto, se concluye que las situaciones cognitivamente desafiantes durante la marcha puede aumentar el riesgo de caídas en los ancianos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to investigate the influence of daily cognitive task on stiffness of old and young female adults during the gait. The study included 17 physically active younger and 18 older women, with low risk of falls. The volunteers were asked to walk on the treadmill at two different gait conditions: normal gait and functional dual-task gait. The electromyographic signals were collected of the lower limb muscles. The percentage of coactivation for the tibialis anterior/gastrocnemius lateralis and tibialis anterior/soleus were significantly higher in elderly than in younger in the normal gait and dual-task gait. Our results suggest that the elderly have a greater stiffness in the ankle joint during gait normal and daily dual task gait. Thus, we conclude that challenging cognitively situations during the gait may increase the risk of falls in this population.
  • Ativação do córtex pré-frontal durante tarefas motoras e perspectivas de diferentes imagens visuais em homens e mulheres: um estudo com espectroscopia por reflectância infravermelho funcional (fNIRS) Original Articles

    Kanthack, Thiago F. Dias; Bigliassi, Marcelo; Altimari, Leandro Ricardo

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi comparar a variação sanguínea do córtex prefrontal (CPF) e o tempo de realização, durante uma tarefa motora e diferentes perspectivas de imagética motora em homens e mulheres. Dezoito sujeitos destros (11 homens e 7 mulheres) foram voluntários. Todos os sujeitos passaram por 3 condições randomicamente, uma tarefa motora que consistia em uma simples batida de dedos. As outras condições fora a prática de imagética motora em primeira e terceira pessoa. Durante todas as condições, um aparelho fNIRS foi acoplado a testa para obtenção do fluxo sanguíneo; e o tempo total de cada tarefa foi obtido com um cronômetro. Nenhuma diferença foi encontrada em nenhuma condição para ambos os gêneros no CPF e no tempo, bem como quanto considerados todos os sujeitos. Concluímos que ambas imagéticas podem ser usadas para treinar mentalmente uma tarefa motora e que, provavelmente, ambos os gêneros podem se beneficiar da técnica.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este estudio fue comparar la actividad de la corteza frontal (CF) y el tiempo del realización de una tarea motora en diferentes perspectivas del entrenamiento mental. Dieciocho participantes diestros (11 hombres y 7 mujeres) fueron voluntarios en este estudio. Todos los participantes realizaram tres condiciones aleatorias: tarea motora (TM), dónde hicieron golpes con los dedos en una secuencia determinada. Las otras condiciones estaban practicando el entrenamiento mental vistas en primera y tercera persona. Durante todas las condiciones, el dispositivo fNIRS estaba unido a la frente del sujeto para obtener el flujo de sangre; el tiempo total de cada tarea se midió con un cronómetro. Ninguna diferencia se había encontrado en ninguna condición para ambos sexos y el tiempo. Por lo tanto, llegamos a la conclusión de que ambas las formas de imaginación pueden utilizar para entrenar mentalmente una tarea motora, y probablemente ambos géneros pueden ser beneficiados.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to compare the prefrontal cortex (PFC) blood flow variation and time on in males and females while performing a motor task and imagery perspectives. Eighteen right handed subjects (11 males and 7 females) were volunteers to this study. All subjects went through three randomly conditions, a motor task condition (MT) in which they had to do a simple finger tap. The other conditions included practicing imagery in first and third views. During all the conditions, the fNIRS device was attached to the subject forehead to obtain the blood flow; the total time in each task which was measured with a chronometer. No difference had been found in any condition for both sexes in the PFC and time, nor for all subjects integrated in the PFC. Therefore, we conclu-de that both imageries can be used to mentally train a motor task, and probably both sexes can be benefited.
  • Ciclismo acima do limiar de lactato é mais efetivo que abaixo para liberação de óxido nítrico e redução da pressão arterial pós-exercício em indivíduos com diabetes tipo 2 Original Articles

    Asano, Ricardo Yukio; Browne, Rodrigo Alberto Vieira; Sotero, Rafael da Costa; Sales, Marcelo Magalhães; Moraes, José Fernando Vila Nova de; Campbell, Carmen Sílvia Grubert; Simões, Herbert Gustavo

    Resumo em Português:

    Os objetivos do presente estudo foram analisar e comparar os efeitos do exercício realizado em diferentes intensidades, acima e abaixo do limiar de lactato (LL), sobre a resposta da pressão arterial (PA) e óxido nítrico (NO) em indivíduos com diabetes tipo 2 (DM2). Para tanto, 11 DM2 foram submetidos às seguintes sessões: 1) sessão controle; 2) 20 min de exercício em cicloergômetro em intensidade moderada (80%LL); e 3) 20 min de exercício em cicloergômetro em alta intensidade (120%LL). O NO plasmático e as medidas de PA foram realizadas no repouso, bem como aos 15 e 45 min do período de recuperação de todas as sessões. Quando comparado ao período de repouso, somente a sessão de exercício realizado a 120%LL promoveu aumento do NO (de 7,2 para 9,5 µM, p<0,05) e, por conseguinte, uma diminuição na pressão arterial sistólica (de 126,6±7,9 para 118,7±3,9 mmHg, p<0,05) durante o período de recuperação pós-exercício. Em conclusão, os resultados sugerem que a liberação de NO e a diminuição da PA parecem ser intensidade-dependente para indivíduos com DM2.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos del presente estudio fueron examinar y comparar los efectos del ejercicio realizado en diferentes intensidades, arriba y abajo del umbral de lactato (UL), sobre la respuesta de la presión arterial (PA) y el óxido nítrico (NO) en individuos con diabetes tipo 2 (DM2). Por lo tanto, 11 DM2 se sometieron las siguientes sesiones: 1) sesión control; 2) 20 min de ejercicio en cicloergómetro a una intensidad moderada (80%UL); y 3) 20 min de ejercicio en cicloergómetro a una intensidad alta (120%UL). El NO plasmático y las mediciones de la PA fueron realizados en reposo y en 15 y 45 min del período de recuperación para todas las sesiones. En comparación con el período de reposo, sólo la sesión de ejercicio realizado a 120%UL promovió aumento de NO (7,2 para 9,5 µM, p<0,05) y, por lo tanto, una disminución de la presión arterial sistólica (de 126,6±7,9 para 118,7±3,9 mmHg, p<0,05) durante el período de recuperación después del ejercicio. En conclusión, los resultados sugieren que la liberación de NO y la disminución de PA parece ser intensidad-dependiente para individuos con DM2.

    Resumo em Inglês:

    The purposes of this study were to analyze and compare the effects of exercise performed in different intensities, above and below lactate threshold (LT) on post-exercise blood pressure (BP) and nitric oxide (NO) responses in individuals with type 2 diabetes (T2D). For this, 11 T2D underwent the following sessions: 1) control session; 2) 20-min of moderate cycling (80% LT); and 3) 20-min of high intensity cycling (120%LT) on a cycle ergometer. Plasma NO and BP measurements were carried out at rest and at 15 and 45 min of post-sessions. When compared to rest, only the exercise session performed at 120%LT elicited an increase of NO (from 7.2 to 9.5 µM, p<0.05), as well as a decrease in systolic BP (from 126.6±7.9 to 118.7±3.9 mmHg, p<0.05) during the post-exercise period. In conclusion, the results suggest that NO release and post-exercise BP decrease are intensity-dependent for individuals with T2D.
  • Perfil antropométrico e características físicas da equipe brasileira de futebol para amputados Original Articles

    Simim, Mário A. M.; Silva, Bruno V. C.; Marocolo Júnior, Moacir; Mendes, Edmar L.; Mello, Marco T. de; Mota, Gustavo R. da

    Resumo em Português:

    O futebol de amputados é uma variação do futebol convencional, onde participam atletas amputados de membros inferiores e membros superiores (goleiro). O objetivo do estudo foi investigar as características físicas e antropométricas de atletas de futebol para amputados e verificar se existem diferenças entre a frequência cardíaca de pico (FCpico) e equações de predição da frequência cardíaca máxima (FCmax). Doze jogadores de futebol para amputados da seleção brasileira participaram do estudo. Foi mensurada a massa corporal, estatura e composição corporal. Os testes físicos utilizados foram: corrida de 20 m, teste do quadrado e o Yo Yo intermitent recovery test - level 1 (YYIRT1). O percentual de gordura foi significativamente diferente entre os meio-campistas e defensores. Não foram encontradas diferenças significativas entre as posições nos testes físicos. A FCpico foi significativamente menor do que todas as equações de predição da FCmax testadas. Conclui-se que os indicadores de desempenho físico não diferenciaram significativamente entre as diferentes funções táticas dos jogadores, e que a resposta cardíaca após esforço máximo intermitente é menor quando comparada com as equações de predição da FCmax investigadas.

    Resumo em Espanhol:

    El fútbol de amputados es una variante del fútbol convencional, en el cual participan atletas amputados de miembros inferiores y miembros superiores (portero). El objetivo del estudio fue investigar las características físicas y antropométricas de atletas de fútbol para amputados y verificar si hay diferencias entre frecuencia cardíaca pico (FCpico) y ecuaciones de predicción de frecuencia cardíaca máxima (FCmax). Doce jugadores de fútbol para amputados del equipo oficial brasileño participaron del estudio. Fue mensurada la masa corporal, estatura y composición corporal. Los testes físicos utilizados fueron: carrera de 20 m, test del cuadrado y Yo Yo intermitent recovery test - level 1 (YYIRT1). El porcentual de grasa fue significativamente diferente entre los mediocampistas y defensores. No fueron identificadas diferencias significativas entre las posiciones en los testes físicos. FCpico fue significativamente menor que todas las ecuaciones de predicción de FCmax evaluadas. Concluí-se que los indicadores de desempeño físico no diferenciaron significativamente entre las diferentes funciones tácticas de los jugadores y que la respuesta cardíaca tras el esfuerzo máximo intermitente es menor si comparadas con las ecuaciones de predicción de FCmax investigados.

    Resumo em Inglês:

    Amputee football is a variation of conventional soccer in which athletes with lower limb amputation and one athelete with upper limb amputation (the goalkeeper) participate. The objective of this study was to investigate the anthropometric and physical characteristics of amputee football athletes and to verify differences between heart rate peak (HRpeak) and equations for predicting maximum heart rate (HRmax). Twelve amputee soccer players from the Brazilian team participated in this study. The body mass, height and body composition were measured. The physical tests used were: the 20 m running test, the T-square test and the Yo Yo intermitent recovery test - level 1 (YYIRT1). The percentage of fat was significantly different between midfielders and defenders. No significant differences were found between positions in the physical tests. The HRpeak was significantly lower than all of HRmax prediction equations tested. We conclude that the indicators of physical performance did not differ significantly between the different tactics roles of players, and that, after intermittent maximum effort, the cardiac response was lower when compared with the investigated HRmax prediction equations.
  • Atitudes de educadores e educadores físicos sobre inclusão: efeitos da participação em um programa inclusivo de educação física adaptada Original Articles

    Mauerberg-deCastro, Eliane; Paiva, Ana Clara de Souza; Figueiredo, Gabriela Andreeta; Costa, Thais Delamuta Ayres da; Castro, Marcela Rodrigues de; Campbell, Debra Frances

    Resumo em Português:

    O presente estudo avaliou a atitude sobre a aceitação da inclusão de deficientes por profissionais da área de educação e saúde, conforme sua experiência e formação. Para isso, foram comparados três grupos: 20 professores e estagiários que atuaram em programa de educação física adaptada (GI); 75 profissionais da rede municipal de educação de Rio Claro, subdivididos conforme sua experiência-CGyes e CGno, com e sem experiência, respectivamente. Foi utilizado o inventário adaptado por Palla (2001) para avaliar as atitudes e o autoconceito dos participantes. Em geral, os indivíduos que participaram da intervenção mantiveram sua tendência favorável à inclusão. Os professores em contextos escolares regulares na rede municipal de ensino de Rio Claro (São Paulo, Brasil), independentemente da sua experiência com inclusão, continuam indecisos sobre os benefícios da inclusão.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio evaluó la actitud en relación a la aceptación de la inclusión de discapacitados por profesionales en el área de educación y salud, de acuerdo a su experiencia y titulación. Para ello, se compararon tres grupos: 20 profesores y practicantes que actuaron en el programa de educación física adaptada (GI), 75 profesionales de la educación municipal de Rio Claro, subdivididos de acuerdo a su experiencia-CGno y CGyes, respectivamente con y sin experiencia. Se utilizó el inventario adaptado por Palla (2001) para evaluar las actitudes y el autoconcepto de los participantes. En general, las personas que participaron en la intervención mantuvieron su tendencia favorable hacia la inclusión. Los profesores en entornos escolares regulares en las escuelas municipales de Rio Claro (Sao Paulo, Brasil), independientemente de su experiencia con la inclusión, siguen indecisos acerca de los beneficios de la inclusión.

    Resumo em Inglês:

    This study assessed the attitudes about the inclusion of students with disability by professionals in education and health, relative to their experience and training. We compared three groups: 20 teachers and trainees who worked in an adapted physical education program (GI); 75 professionals from the municipal education system of Rio Claro subdivided according to their experience-CGyes e CGno, respectively, with and without experience. We used the inventory adapted by Palla (2001) to assess participants' attitudes and self-concepts. Overall, individuals in the group that participated in the intervention maintained their tendency of being favorable toward inclusion. Teachers in regular school settings in the municipal school system of Rio Claro (São Paulo, Brazil), regardless of their experience with inclusive settings, remain mostly indecisive about the benefits of inclusion.
Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista, Av. 24-A, 1515, 13506-900 Rio Claro, SP/Brasil, Tel.: (55 19) 3526-4330 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: motriz.rc@unesp.br