Acessibilidade / Reportar erro
Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 1, Número: 1, Publicado: 2003
  • Documento sem título Apresentação

  • Documento sem título Editorial

  • Joaquim Venâncio Fernandes (1895-1955) Memória

    Ferreira, Luiz Fernando
  • A educação pela imagem & outras miragens Ensaio

    Bueno, André

    Resumo em Português:

    Este ensaio analisa as formas contemporâneas do capitalismo, voltando-se para as miragens postas pela sociedade do espetáculo e os simulacros de massa, assim como para as vertentes culturalistas, relativistas e populistas do pensamento pós-moderno, mostrando como essas variações em torno da cegueira enfraquecem a tradição crítica acumulada pelas gerações anteriores, no Brasil e no mundo.

    Resumo em Inglês:

    This essay analyses the contemporary forms of capitalism, turning to the mirages put forward by the entertainment industry and by the mass images as well as to the culturalist, relativist and populist streams of post-modern thought. We will attempt to show how these variations on the theme of blindness weaken the critical tradition built by previous generations in Brazil and in the world.
  • Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? Artigos

    Frigotto, Gaudêncio; Ciavatta, Maria

    Resumo em Português:

    Este texto é parte da pesquisa "A Formação do Cidadão Produtivo"³, que tem por objetivo analisar as políticas de ensino médio técnico nos anos 80, bem como as reformas educativas nos anos 90. Observa-se que muitas noções ou conceitos têm significado próprio nos embates da ideologia da globalização ou da mundialização do capital, mas podem ser resgatados em formas societárias alternativas, tais como trabalho e trabalhador produtivo, cidadania, cidadão produtivo e emancipação, se resgatados na sua historicidade. A idéia de cidadania, se a entendemos como parte de um projeto emancipador, apresenta alguns obstáculos em relação à democracia e ao trabalho na concepção liberal. Tanto no sentido liberal da cidadania como direitos civis, políticos e sociais do indivíduo, quanto no sentido marxiano de cidadania coletiva, o termo tem exigências que remetem, no Brasil, à forma histórica de inserção restrita dos cidadãos brasileiros na comunidade política. Distancia-se, também, das reformas educativas em curso no ensino médio técnico, com seus cursos breves modulares, com a redução do saber e da técnica às questões operacionais, aos valores pautados pelo individualismo e pela competitividade exigidos pelo mundo empresarial.

    Resumo em Inglês:

    This text is part of the research entitled "The Education of the Productive Citizen" (A Formação do Cidadão Produtivo), the objective of which is to analyse the 1980s' policies on technical secondary teaching as well as the educational reforms that occurred in the 1990s. It is noted that, although many notions and concepts - such as work, productive worker, citizenship, productive citizen and emancipation - may have a specific meaning in the ideological debates on globalisation or on the 'mondialization du capital' they can be used in alternative societal forms if rescued in their historicity. The notion of citizenship, if we see it as part of an emancipating project, presents some obstacles in relation to democracy and to the liberal conception of work. Both in the liberal meaning of citizenship as an individual's civil, political and social rights, and in the Marxian meaning, as collective citizenship, the term involves certain demands that, in Brazil, were not fulfilled by the historically restrictive form of insertion of the Brazilian citizens into the political community. They are also far from being fulfilled by the present educational reforms in the technical secondary teaching with their short modular courses and a reduction of knowledge and of skills to mere operational issues, to values guided by individualism and by the competitiveness demanded by the business world.
  • Notas sobre trabalho e sacrifício Artigos

    Crochík, José Leon

    Resumo em Português:

    O objetivo deste ensaio é refletir sobre o trabalho a partir da Teoria Crítica da Sociedade. Examinam-se alguns conceitos associados a ele, tais como o de práxis, sacrifício e dominação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this essay is to discuss the concept of labour, having at reference the Critical Social Theory. The concepts of praxis, sacrifice and domination are also examined.
  • Mudanças tecnológicas e seu impacto no processo de trabalho em saúde Artigos

    Peduzzi, Marina

    Resumo em Português:

    Objetiva-se aqui analisar as mudanças contemporâneas no mundo do trabalho e os seus efeitos ou impactos nos processo de trabalho em saúde. Trata-se de uma análise que toma como referencial teórico uma vertente dos estudos do trabalho em saúde desenvolvida no Brasil, no campo da saúde coletiva, que, partindo do pressuposto da consubstancialidade entre trabalho e necessidades sociais, vai aprofundar a investigação dos processos de trabalho e seus elementos constituintes, bem como da dimensão intersubjetiva e ético-moral da produção de serviços de saúde. Considerada, de um lado, a complexidade dos objetos de trabalho em saúde que requerem simultaneamente o aprofundamento vertical do conhecimento especializado e a sua integração e, de outro, a introdução de novos modelos organizacionais/gerenciais e a constante inovação e incorporação tecnológica, observam-se mudanças marcantes nos processo de trabalho, dentre as quais destacam-se: o caráter multiprofissional e interdisciplinar das práticas de saúde, o redimensionamento da autonomia profissional diante da necessidade de recomposição dos trabalhos especializados, e a necessidades de garantir maior e permanente qualificação profissional para o conjunto dos trabalhadores em saúde, tanto na dimensão técnica quanto na ético-política e comunicacional.

    Resumo em Inglês:

    Our objective here is to analyze the contemporary changes in the world of work and their effect - or their impact - on the work processes in the area of health. The theoretical reference for this analysis is a specific stream of studies on work developed in Brazil in the area of collective health. Starting from the assumption that work and social needs are consubstantial, the analysis deepens the investigation of the work processes and their constitutive elements, as well as of the inter-subjective and ethical-moral dimensions of the production of health services. Having considered, on the one hand, the complexity of the work objects in the area of health - that demand both a vertical increase in specialized knowledge and the horizontal integration of that knowledge - ; and, on the other, the introduction of new organizational/managerial models and the constant presence of technological innovation and incorporation, we observed significant changes in the work processes, including, among others, the multi-professional and interdisciplinary character of health practices, the re-dimensioning of professional autonomy in the face of a need to recompose specialized work, and the need to provide all health workers with better and permanent professional qualifications, both in its technical and in its ethical-political and communicational dimensions.
  • É possível uma pedagogia das competências contra-hegemônica?: relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo Artigos

    Ramos, Marise Nogueira

    Resumo em Português:

    Resgatando a discussão sobre a origem das competências na pedagogia e sua possível ressignificação ao subordiná-la ao conceito de qualificação como relação social, questiona-se, aqui, a possibilidade de essa noção orientar a construção de uma pedagogia contra-hegemônica. Tal questionamento é realizado analisando-se possíveis relações entre a pedagogia das competências, o (neo) pragmatismo e o chamado construtivismo radical, que podem estar fundando uma epistemologia pós-moderna, coerente com algumas tendências contemporâneas da Filosofia da Educação, com implicações sobre as teorias pedagógicas. Demonstrando que essas tendências negam a objetividade do conhecimento, admitindo-se o relativismo e o subjetivismo, conclui-se que a construção de uma pedagogia contra-hegemônica deve superar os princípios que dão significado à noção de competência e resgatar o trabalho como princípio educativo sob a perspectiva histórico-crítica das relações sociais.

    Resumo em Inglês:

    Returning to the debate on the origins of competencies in pedagogy and to the possibility of giving it a new meaning by subordinating it to the concept of qualification as social relation, this paper investigates the possibility of this notion becoming the basis for the construction of a counter-hegemonic pedagogy. This investigation is carried out through an analysis of the possible relations between the pedagogy of competencies, the neo-pragmatism and the so-called radical constructivism, all of which may be generating a post-modern epistemology, coherent with some contemporary trends in the Philosophy of Education and with implications for pedagogical theories. By demonstrating that these trends deny the objectivity of knowledge, thus admitting relativism and subjectivism, we conclude that the construction of a counter-hegemonic pedagogy must go beyond the principles that give a meaning to the notion of competency and turn to the notion of work as an educational principle under the historical-critical perspective of social relations.
  • Concepções da iniciação científica no ensino médio: uma proposta de pesquisa Artigos

    Ferreira, Cristina Araripe

    Resumo em Português:

    Aborda-se, aqui, o tema da orientação acadêmica de alunos do Ensino Médio que participam do Programa de Vocação Científica (Provoc). Criado em 1986 pela Fiocruz, o Provoc consolidou-se como um modelo educacional na área de iniciação científica que ultrapassa os limites do campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, para difundir-se junto a outras instituições de pesquisa do país. O objetivo é propor uma análise das formas de participação de pesquisadores de renomadas instituições científicas, como orientadores de jovens que ainda não fizeram suas escolhas profissionais. A relevância estratégica desse tipo de programa institucional tem levado um grande número de pesquisadores-orientadores do Programa a refletir sobre questões e problemas, até então, abordados exclusivamente por especialistas em educação. A maioria dessas discussões resulta na formulação de propostas pedagógicas que devem ser levadas em consideração pelos atores sociais envolvidos no processo de consolidação e ampliação do Programa. Todavia, não são os resultados quantitativos, em si, que precisam ser avaliados, mas sim os argumentos que têm norteado as ações dos pesquisadores. Além da compreensão dos princípios gerais que orientaram a institucionalização do Provoc, busca-se entender como, por que e em que contextos culturais específicos se constroem as concepções da iniciação científica no Ensino Médio.

    Resumo em Inglês:

    This work deals with the issue of the academic orientation of secondary school pupils that are taking part in the Scientific Vocation Programme (Provoc). Created in 1986 by Fiocruz, Provoc established itself as an educational model for the early stages of scientific learning. Its work in this field has gone beyond the limits of the Manguinhos campus in Rio de Janeiro and spread to a number of other research institutions in this country. The objective here is to put forward a proposal for an institutional project in which researchers from well known scientific institutions will provide guidance for those young people that have not yet made their professional choices. The strategic relevance of this type of institutional programme has encouraged a large number of the Programme's researchers-tutors to reflect upon issues and problems that - so far - had only been approached by educational experts. The ensuing discussions have often led to the formulation of pedagogical proposals that can be assessed by the very actors involved in the process of the Programme's consolidation and expansion. It is not a question of analysing the quantitative results per se, but the arguments that have guided the researchers' actions. We will be attempting to understand both the general principles that guided Provoc's institutionalisation, and how, why and in which specific cultural contexts the concepts of scientific initiation at the Secondary Level may be built.
  • O choque teórico da Politecnia Debate

    Saviani, Dermeval

    Resumo em Português:

    Este trabalho se originou do Seminário Choque Teórico, realizado no Rio de Janeiro de 2 a 4 de dezembro de 1987 e organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Convidado a participar desse seminário para tratar da concepção de politecnia, fiz uma exposição oral, não baseada em texto escrito. A exposição foi gravada e transcrita, tendo sido publicada em livro (Saviani, 1989) acompanhada do debate que se lhe seguiu. As oito intervenções ocorridas no debate foram objeto de respostas relativamente longas em que tive oportunidade de explicitar melhor vários dos pontos abordados na apresentação do tema. A parte I deste artigo é constituída pela versão revista da exposição apresentada no referido seminário. A parte II retoma a discussão do conceito de politecnia, trazendo novos elementos para a compreensão de seu significado, em correlação com a situação histórica atual.

    Resumo em Inglês:

    This work originated at the Seminar 'Theoretical Shock' organised by the Polytechnic Health School Joaquim Venâncio of the Oswaldo Cruz Foundation from 2nd to 4th December 1987, in Rio de Janeiro. Having been invited to take part in this seminar to deal with the conception of polytechnic, I made an oral presentation not based on a written text. At the time, the presentation, together with the ensuing discussions, were taped and transcribed and later published in a book (Saviani, 1989). The eight interventions that occurred during the debate were the object of relatively long answers in which I had the opportunity to express, in a clearer form, a few of the issues dealt with in the presentation. Part I of this article is a revised version of my presentation at the seminar. Part II returns to the discussion on the concept of polytechnic, bringing new elements that will contribute towards a better understanding of its meaning in correlation with the present historical situation.
  • O PROFAE em Minas Gerais: o trabalho da Agência Regional Relato

    Madeira, Lélia Maria; Gonçalves, Dalva Cifuentes

    Resumo em Português:

    Muitos esforços têm sido empreendidos em todas as regiões do país para se levar a bom termo a concretização da política de qualificação profissional na área da saúde. O Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) é a expressão maior desse propósito, que teve como características essenciais a descentralização e as parcerias, pelas diferentes regiões do país. Neste relato, realizado pela Agência Regional de Minas Gerais, destacam-se aspectos de sua atuação que contribuíram para significativos avanços, junto a todas as instituições envolvidas na implementação dos cursos de Complementação do Ensino Fundamental (CEF) e de Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem (CQP).

    Resumo em Inglês:

    In all Brazilian regions many efforts have been made to put into practice the governmental policy on professional qualifications in the area of health. The Project of Professional Training for Workers in the Area of Nursing (PROFAE) is the highest expression of this objective and has, as its basic characteristics, decentralisation and the establishment of partnerships in the country's various regions. This reporting, prepared by the Regional Agency of Minas Gerais, emphasizes those aspects of PROFAE's activities that - together with all other institutions involved in the implementation of the Basic Level Completion (CEF) and the Professional Qualification of Nurse Assistants (CQP) courses - have contributed to bring about a number of significant advancements.
  • Lucie Tanguy Entrevista

  • Capitalismo histórico e civilização capitalista Resenhas

    Pereira, Isabel Brasil
  • Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo Resenhas

    Fonseca, Angélica Ferreira
  • Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana Resenhas

    Martins, Carla Macedo
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br