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Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 7, Número: 2, Publicado: 2009
  • Documento sem título Editorial

    Pereira, Isabel Brasil; Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo
  • Determinação, história e materialidade Ensaio

    Fontes, Virgínia

    Resumo em Português:

    O ensaio critica algumas modalidades de determinismo atualmente dominantes, fugindo do pensamento aleatório ou pós-moderno. Procuramos contribuir para a explicação objetiva, porém sensível, do mundo, de modo a manter aberta a intervenção efetiva e consciente no processo histórico. O argumento apresenta a contraposição paradoxal e dolorosa entre determinismo econômico e uma liberdade amputada que o acompanha e, em seguida, mostra como a reflexão marxiana permite superar os impasses nos quais recaíram tanto os deterministas naturalistas quanto os antideterministas pós-modernos. Essa superação exige a demonstração da historicidade constitutiva do processo de trabalho, tanto no seu viés ontológico (Lukacs) quanto no viés histórico (Marx), apontando para a materialidade efetiva das relações sociais como forma de distribuição dos seres singulares no conjunto das atividades da produção de sua existência social. Concluímos mostrando como a determinação, em Marx, não é redutora e, portanto, não repousa sobre um econômico entificado.

    Resumo em Inglês:

    The article criticizes some currently dominant modalities of determinism, distancing itself from randomized and post-modern thinking. We look to contribute to the sensitive objective explanation of the world in order to keep effective intervention open and conscious in the historical process. The argument presents a paradoxical and painful contrast between economic determinism and a restricted freedom that accompanies it, and then shows how Marxist thought allowed them to overcome the impasses in which both the deterministic naturalists, as well as the post- modern anti-determinists had found themselves. This step requires the demonstration of the development of the work process, in its ontological view (Lukacs), as well as the historic view (Marx), pointing to the effective materialism of social relations, as a means of distribution of singular beings together with the activities of production of its social existence. We conclude by showing how determination in Marxism is not simplistic, and therefore, is not based on an economic truism.
  • As identidades dos enfermeiros em cenários de mudanças curriculares no ensino da enfermagem Artigos

    Renovato, Rogério Dias; Bagnato, Maria Helena Salgado; Missio, Lourdes; Bassinello, Greicelene Aparecida Hespanhol

    Resumo em Português:

    As discussões sobre o currículo de enfermagem remontam o início do século XX, trazendo tentativas de reorganizar o ensino desta área. As primeiras escolas tiveram o ambiente hospitalar e o modelo biomédico como aporte para o ensino e a assistência. Com a expansão da assistência médico-hospitalar, afloraram os discursos da enfermagem como profissão comprometida com a ciência. Por muitos anos, predominou uma formação tecnicista, com aprimoramento da atenção curativa levando ao descompasso com as necessidades de saúde da população. Com o ideário da Reforma Sanitária nos anos 80, a enfermagem procurou articular as dimensões clínicas e epidemiológicas sob a perspectiva do coletivo, culminando na adoção de novas matrizes curriculares. Em 2001, a publicação das diretrizes curriculares preconizou uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Porém, as leituras e os significados sobre as propostas das diretrizes podem sofrer interferências locais, produzindo discussões, resistências e enfrentamentos, compondo outras subjetividades acerca desse profissional. Assim, nossa proposta é articular a (re)construção das identidades dos enfermeiros contemporâneos em cenários de propostas e mudanças curriculares nos cursos de graduação em enfermagem, procurando compreender como o passado das matrizes curriculares foi/é trazido para o presente a fim de produzir outras e novas subjetividades.

    Resumo em Inglês:

    Discussions about the curriculum of nursing refer back to the beginning of the twentieth century, bringing attempts to reorganize the teaching methods of this area. The first schools had a hospital environment and a biomedical model as a contribution for education and assistance. With the expansion of medical and hospital care, the concept of nursing was viewed as a profession committed to science. For many years, technical education was predominant, enhancing curative care which lead to the inconsistency of the health needs of the population. With the ideals of the Health Reform in the 80s, nursing tried to articulate the clinical and epidemiological dimensions from a collective perspective, culminating in the adoption of new curriculum matrices. In 2001, the publication of the curriculum guidelines recommended a generalist, humanist, critical, and reflective education. However, the readings and meanings of the proposed guidelines may suffer local interferences, causing discussions, resistances, and confrontations. These elements bring on other subjectivities about this professional. Thus, our proposal is to articulate the (re)construction of contemporary nurses' identities in scenarios of proposals and curricular changes in nursing graduate programs, seeking an understanding of how the past of curriculum matrices was/is brought to the present with the objective of producing other and new subjectivities.
  • Caminhos para a integralidade na educação profissional técnica de nível médio em saúde Artigos

    Abrahão, Ana Lúcia; Cassal, Luan Carpes Barros

    Resumo em Português:

    A relação entre o profissional, com suas técnicas e saberes, e o usuário, com suas necessidades e o desejo de retornar a sua autonomia, é um dos espaços que pontua a integralidade na produção em saúde. Ambiente em que profissional e usuário têm poderes e autonomia e podem colaborar ou competir. O objetivo neste estudo é compreender e problematizar o termo 'integral' na educação profissional e na saúde. Este termo está relacionado a formas de se produzir saúde no interior dos serviços e à formação com acesso à totalidade dos saberes envolvidos no trabalho e na educação. Nesta perspectiva, utilizamos a pesquisa bibliográfica de base qualitativa, através de sucessivas leituras do material bibliográfico, elaborando uma discussão argumentativa entre os diferentes referenciais teóricos do campo da saúde e da educação. Ao fim, podemos identificar os distintos entrelaçamentos que constituem a integralidade integral na formação em saúde.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to understand and problematize the term 'integral' in professional education and health. This term is related to ways to produce health in the core of the services and in education with total access to the knowledge involved in work and education. In health care, the relationship between the professional, with his techniques and knowledge, and the user with his needs and desire to return to autonomy, is one of the areas that points o the integrality of production in health. It is in this environment that professionals and users have power and autonomy and can cooperate or compete. In the study, we used a literature-based qualitative bibliography. Through successive readings of the bibliographic material, we produced an argumentative discussion between different theoretical references in the areas of health and education. In the end, it was possible to identify the different ties that constitute the integrality in health education.
  • Espirais d'Ascese: formação para gestão de equipes e grupos na atenção básica em saúde Artigos

    Oliveira, Ana Maria Franklin de; Oliveira Júnior, Jair Franklin de

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma experiência de formação de equipes da Atenção Básica e gestores da secretaria de saúde do município de Amparo, em São Paulo, na qual são feitas discussões de casos, num formato de grupo de supervisão, alterado pelo Método das Espirais D'Ascese. Este método busca apoiar os profissionais de saúde na ampliação da clínica e na gestão de grupos e coletivos, partindo dos referenciais teóricos do Método Paidéia e da psicologia de grupos para trabalhar interrelações e conflitos. Selecionamos seis casos e através deles analisamos aspectos do processo de vinculação e amadurecimento deste grupo, que permitiram a transformação de sentimentos destrutivos em construtivos. A apresentação dos casos e sua discussão propiciaram manifestações do inconsciente grupal. É uma forma de o grupo falar de si mesmo através do caso clínico (ou de gestão), que funciona como metáfora dos sentimentos do grupo. Reconhecer e acolher as dificuldades fortalece o grupo, porque se percebe que todos têm fragilidades e que, ao compartilhá-las, há dissolução de angústias, medos ou outros sentimentos que obstaculizam a construção de soluções. Um grupo integrado, preparado e amadurecido prestará melhor assistência à saúde da população, com menos absenteísmo e adoecimentos e maior realização profissional.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a team training experience of Primary Care and managers of the secretary of health of the city of Amparo, Sao Paulo, where cases are discussed in supervised groups, altered by the method of Espirais D'Ascese [Spirals of Asceticism]. This method seeks to support health care professionals in the amplification of the clinic and in the management of groups and collectives, based on the theoretical references of the Paideia method and of the psychology of groups to work on interactions and conflicts. We selected six cases and analyzed aspects of the process of attachment and maturation of this group, which enabled the transformation of destructive feelings into constructive feelings. The presentation and discussion of the cases provided demonstrations of the group's unconscious. It is a way for the group to talk about itself through the clinical case (or managerial), which functions as a metaphor of the group's feelings. Recognizing and accommodating the difficulties strengthens the group because of the realization that everyone has weaknesses and as a result of their sharing, there is dissolution of anxieties, fears, and other feelings that hinder the construction of solutions. An integrated, prepared, and mature group will provide better health care to the population, with less illness and absenteeism and greater professional achievement.
  • Os professores e seus mecanismos de fuga e enfrentamento Artigos

    Santos, Gideon Borges dos

    Resumo em Português:

    A partir de exemplos concretos reunidos ao longo de dois anos de estudo sobre a saúde docente, este artigo propõe uma discussão sobre as estratégias que professores constroem para enfrentar as adversidades do cotidiano escolar. Com a utilização dos conceitos de saúde e da psicodinâmica do trabalho, busca-se refletir de que modo os docentes enfrentam adversidades como a não aprendizagem, o comportamento indisciplinado dos alunos, a falta de material didático-pedagógico e o cansaço ou a indisposição para ministrar as aulas. Essas estratégias - denominadas de enfrentamento e de fuga - que seriam, aparentemente, promotoras de aprendizagens, também são atividades que reduzem o desgaste dos professores, o que leva à banalização do processo educacional.

    Resumo em Inglês:

    Taken from concrete examples gathered over two years of study on the health of teachers, this article proposes a discussion about the strategies that teachers create to face the adversities of everyday school life. With the use of concepts of health and psychodynamics of work, we try to reflect on how teachers deal with adversities such as learning difficulties, the undisciplined behavior of students, the lack of teaching resources, and the teachers fatigue or unwillingness to teach the classes. These strategies - known as coping and escape strategies - which would apparently enhance learning, are also activities that reduce the teacher's burnout, which leads to the trivialization of the educational process.
  • O egresso da Escola Técnica de Saúde da Unimontes: conhecendo sua realidade no mundo do trabalho Artigos

    Cerqueira, Marília Borborema Rodrigues; Silva, Maria Patrícia; Crispim, Zaida Ângela Marinho de Paiva; Garibalde, Élika; Castro, Eveline Andries de; Almeida, Daiane Ribeiro; Maynart, Fabiano Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados do acompanhamento de egressos da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros, discutindo a contribuição oferecida na formação e avaliação feita pelos egressos, bem como a situação profissional em que se encontram. Como metodologia quantitativa, utilizou-se um survey telefônico, por meio de Entrevista Telefônica Assistida por Computador, abordando egressos dos cursos técnicos em análises clínicas, enfermagem, farmácia, higiene dental, radiologia e atividades do comércio ofertados entre junho de 2003 e maio de 2007. Os principais resultados indicam que 78,3% dos egressos do setor saúde estão no mercado de trabalho, 73,9% recebem de um a dois salários mínimos, 85% reconhecem que os conhecimentos construídos contribuem para a melhoria da qualidade do trabalho e 97,2% avaliam positivamente corpo docente e instituição, valorizando a oportunidade de qualificação profissional, já que encontram dificuldades diversas para estudar. Conclui-se que a escola cumpre sua função educativa e social ao qualificar profissionais inseridos nos serviços de saúde, possibilitar a inserção e a permanência no mercado de trabalho e oferecer oportunidades de educação profissional para trabalhadores residentes em municípios do norte de Minas Gerais e outras regiões. A educação desenvolvida pela escola busca inclusão, alcance de cidadania e educação crítico-reflexiva.

    Resumo em Inglês:

    This article presents results of the monitoring of graduates of the School of Health Technology at the State University of Montes Claros, discussing the contribution offered in the education and evaluation done by the students, as well as the professional level in which they find themselves. A telephone survey was used as quantitative methodology, using computer assisted telephone interviews which addressed graduates of technical courses in clinical laboratory science, nursing, pharmacy, dental hygiene, radiology, and trade, offered between June, 2003 and May, 2007. The main results indicate that 78.3% of graduates in the health sector are in the labor market, 73.9% receive one to two minimum wages, 85% recognize that the knowledge acquired helped improve the quality of their work, and 97.2% positively evaluated the faculty and the institution, enhancing the chances of qualification, since they have to overcome many obstacles in order to study. It was concluded that the school fulfills its educational and social role by qualifying professionals placed in health services, enabling their insertion and permanence in the labor market and providing opportunities of professional education for workers living in cities of northern Minas Gerais and other regions. The education developed by the school seeks inclusion, citizenship, and critical-reflexive education.
  • Economia popular e educação: percursos de uma cooperativa de reciclagem de lixo no Rio de Janeiro Artigos

    Santos, Ana Maria Marques; Deluiz, Neise

    Resumo em Português:

    Este artigo busca analisar as práticas de uma cooperativa de reciclagem de lixo situada na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, enfocando a organização e as relações de trabalho; os saberes produzidos nos processos de trabalho e as redes de ação coletiva estabelecidas com a comunidade. Os dados foram obtidos através de entrevistas realizadas com os cooperados e suas lideranças e com os técnicos da ONG Autre Terre, que apoia o projeto. Os resultados da pesquisa qualitativa apontam que esta experiência de economia popular e solidária tornou-se uma alternativa de inclusão social, gerando trabalho e renda, além de saberes e valores, na perspectiva de uma educação popular crítica. Nas relações da cooperativa com a comunidade são estabelecidas redes de ação coletiva, resgatando-se o espaço público, no qual a publicização da diversidade de ideias e concepções pode viabilizar o exercício da cidadania.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the practices of a waste recycling cooperative located in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, focusing on the organization and labor relations, the knowledge generated in the work processes, and networks of collective action established with the community. The data was obtained through interviews with the workers and their leaders and with the technicians of the NGO Autre Terre, which supports the project. The results of the qualitative research suggest that this experience of solidary and popular economy has become an alternative for social inclusion, creating employment, income, knowledge, and values, in the perspective of a popular and critical education. In the relations of the cooperative with the community are established networks of collective action, recovering the public space in which the awareness of the diversity of ideas and concepts can make it possible to be a good citizen.
  • O direito à saúde na interface entre sociedade civil e Estado Artigos

    Machado, Felipe Rangel de Souza

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento do direito à saúde no Brasil. Parte-se do processo de construção dos direitos sociais, passando pela assunção destes direitos na Carta Magna Brasileira até chegar às compreensões atuais de certos segmentos sociais sobre o direito à saúde. A análise baseia-se na pesquisa realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a respeito da atuação conjunta entre conselhos de saúde e Ministério Público. Pode-se observar que o direito à saúde tem sido associado à ideia de acesso a serviços de saúde. Isto, no entanto, tem se mostrado ser um aspecto limitador na luta pela garantia e ampliação deste direito. Por este motivo, determinados segmentos da sociedade vêm adotando uma postura mais ativa em relação à compreensão sobre este direito. Tal compreensão tem rendido ganhos substanciais na luta pela ampliação do direito à saúde no Brasil. Assim, explicitar as diferentes concepções sobre o direito à saúde de um conselho de saúde que tem se demonstrado atuante no cenário nacional pode dar indícios sobre as formas de atuação possíveis e as estratégias desenvolvidas nestas instituições para a garantia deste direito.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to discuss the development of the right to healthcare in Brazil. It begins with the process of creating social rights, going from the rise of these rights in the Brazilian Constitution until reaching the current understandings of certain social groups concerning the right to healthcare. The analysis is based on research conducted in Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, in regards to the joint action between health councils and the Public Ministry. It can be observed that the right to healthcare has been associated with the idea of access to healthcare services. This, however, has been shown to be a limiting aspect in the fight for the security and expansion of this right. For this reason, certain groups of society have taken on a more active attitude regarding the understanding of this right. This understanding has yielded substantial gains in the struggle for the expansion of the right to healthcare in Brazil. Furthermore, detailing the different concepts about the right to healthcare of a healthcare council that has proven to be active in the national scenario, may give indications of the possible forms of action and strategies developed in these institutions to guarantee this right.
  • Formação técnica de agente comunitário indígena de saúde: uma experiência em construção no Rio Negro Relato

    Garnelo, Luiza; Rocha, Esron; Peiter, Paulo; Sampaio, Sully; Santos, Elciclei; Pontes, Ana Lúcia; Stauffer, Anakeila

    Resumo em Português:

    Este relato descreve a experiência de formação técnica profissionalizante de 250 agentes comunitários indígenas de saúde vinculados ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Negro, no estado do Amazonas. A iniciativa promove a elevação da escolaridade e o respeito às especificidades culturais dos alunos. Os eixos pedagógicos 'cultura', 'território', 'política', 'cuidado', 'informação', 'educação' e 'planejamento em saúde' estruturam uma matriz curricular operacionalizada por meio do ensino pela pesquisa, multilinguismo, multidisciplinaridade e intersetorialidade, em consonância com os princípios da educação escolar indígena, da atenção diferenciada à saúde dos povos indígenas e dos referenciais curriculares de formação técnica de agente comunitário de saúde. O processo pedagógico estimula a obtenção de habilidades e competências para diagnosticar e monitorar a situação de saúde e condições de risco e vulnerabilidade das populações indígenas rionegrinas, para subsidiar ações de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação nas diversas fases da vida e desenvolver ação política e comunitária nas lutas pela melhoria da saúde. Resultados preliminares da experiência mostram o reconhecimento e fortalecimento do trabalho dos agentes indígenas de saúde, a melhoria da qualidade do trabalho em saúde na comunidade e a maior satisfação dos líderes do movimento indígena pela ampliação do acesso à educação qualificada e diferenciada.

    Resumo em Inglês:

    This report describes the experience of the technical professional training of 250 indigenous community health agents linked to the Special Indigenous Sanitary District of Rio Negro in the state of Amazonas. The initiative promotes the increase of the level of education and the respect towards the specific cultural features of the students. The main pedagogical elements, 'culture', 'territory', 'policy', 'care', 'information', 'education', and 'health planning' form a curriculum matrix that is operationalized through teaching based on research, multilinguism, multi-disciplinarism, and intersectoralism, in tune with the principles of indigenous education, the special attention to the health of indigenous peoples, and of curriculum references of the technical training of community health agents. The pedagogy process fosters the acquisition of skills and competencies to diagnose and monitor health conditions and the risk and vulnerability of indigenous populations, in order to support preventive actions, promotion, treatment, and rehabilitation at the different stages of life, and develop political and communal action in the fight for better health. Preliminary results of the experience show the recognition and strengthening of the indigenous health agents work, the improving the quality of health work in the community, and the highest level of satisfaction of the leaders of the indigenous movement, by broadening the access to a qualified and specialized education.
  • André Malhão Entrevista

  • Políticas públicas educacionais. Maria José Aviz do Rosário e Ronaldo Marcos de Lima Araújo (Orgs.). Campinas: Alínea, 2008, 156 p. Resenhas

    Ferreira, Eliza Bartolozzi
  • Capitalismo, estado e educação. Carlos Lucena (Org.). Campinas: Alínea, 2008, 217 p. Resenhas

    Previtalli, Fabiane Santana
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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