Acessibilidade / Reportar erro
Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 7 Suplemento 1, Publicado: 2009
  • Documento sem título Apresentação

    Campello, Ana Margarida; Ramos, Marise
  • A historicidade do percurso do GT trabalho e educação: uma análise para debate Ensaio

    Trein, Eunice; Ciavatta, Maria

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, retomamos os aspectos principais de um trabalho anterior que teve o objetivo de dar prosseguimento ao balanço da produção científica do GT Trabalho e Educação, a partir dos trabalhos selecionados e discutidos pelo grupo nas Reuniões Anuais da Anped (1996 a 2001), retomando a pauta de temáticas apresentadas em balanços similares, analisando a produção de 2002 a 2007. Do ponto de vista teórico-metodológico, o GT orienta-se pelo materialismo histórico, contempla também a discussão de outras linhas teóricas e tem como compromisso a transformação das formas de exploração e amesquinhamento do ser humano. Do ponto de vista dos conteúdos, os temas recorrentes mais presentes são os seguintes: trabalho e educação - teoria e história; trabalho e educação básica; trabalho e educação nos movimentos sociais; educação do trabalhador nas relações sociais de produção; e profissionalização e trabalho que se constituem no tema principal do período mais recente que analisamos neste texto.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we resume the main aspects of a previous paper that aimed at continuing the report of Work and Education GT's scientific production, from the papers selected and discussed by the group at Anped's Annual Meetings (1996 to 2001), resuming the agenda of issues presented in similar reports, analyzing the production from 2002 to 2007. From the theoretical and methodological point of view, GT is guided by the historic materialism, also contemplating the discussion of other theoretical lines and it is committed to the transformation of exploration and belittling forms of the human being. From the point of view of the contents, the most present recurrent issues are as follows: work and education - theory and history; work and basic education; work and education within social movements; worker education in the social relations of production; and enhancement of skills and work which are constituted within the main issue of the most recent period analyzed in this text.
  • O programa marxiano de educação e o fundamento da práxis Artigos

    Sousa Junior, Justino de

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende afirmar a idéia da existência de um programa marxiano de educação dentro do qual se destacam: o trabalho, a escola e a práxis como atividade político-educativa. Defende-se que o problema da educação em Marx se constitui numa elaboração complexa em que vários elementos se mostram organicamente articulados. O programa marxiano de educação aparece relacionado às elaborações marxianas feitas em face de três elementos importantes do cotidiano (educativo) das classes trabalhadoras: o caráter educativo das relações contraditórias do trabalho (ainda que se refira ao trabalho abstrato), o momento da educação escolar, de preferência em união com o trabalho, e, por último, a práxis político-educativa desenvolvida nos diversos momentos associativos dos trabalhadores nos sindicatos, partidos, locais de moradia etc., quando os trabalhadores atuam política e coletivamente como classe social defendendo seus interesses e fortalecendo sua organização, sua educação/formação política como classe social potencialmente revolucionária. Partindo de uma nova concepção a respeito da relação trabalho e práxis, procura-se discutir a absolutização do trabalho e o esquecimento da práxis realizados pela tradição dos estudos da área. Considera-se que esse esquecimento da práxis mutila e empobrece a contribuição do programa marxiano de educação.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to affirm the idea of the existence of a Marxist program of education in which work, school and praxis as a political-educational activity stand out. It is argued that the problem of Marxist education is a complex elaboration in which various elements are shown organically articulated. The Marxist Education program appears related to the Marxist elaborations made in light of three important elements of everyday life (educational) of the working classes: the educational character of the contradictory relations of work (even if related to abstract work), period of school education, preferably together with the work, and, lastly, the political-educational praxis developed at different associative moments of workers in unions, political parties, places of residence etc., when workers act politically and collectively as a social class defending its interests and strengthening its organization and its political education/training as a potentially revolutionary social class. Starting from a new conception of the work and praxis relationship, we seek to discuss the primacy of work and the neglect of the praxis carried out by previous studies of the area. It is considered that this neglect of praxis mutilates and impoverishes the contribution of Marxist education program.
  • Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas Artigos

    Frigotto, Gaudêncio

    Resumo em Português:

    O presente texto busca explicitar a concepção de educação e de projeto de sociedade que está na origem e desenvolvimento da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, tarefa teórica e ético-política que se impõe com o início do Programa de Pós-graduação strictu sensu de Educação Profissional em Saúde. Enfatiza-se, nesta análise, que o tempo histórico que vivemos é de regressão no campo social, político e educacional e que, portanto, os desafios do curso de mestrado que se inicia são mais complexos. Trata-se de produzir, mediados pela teoria, a compreensão da urgência de se construir, desde agora, na disputa contra-hegemônica, processos educativos que conduzam as novas gerações a entender o caráter cada vez mais inviável da sociedade capitalista centrada na competição, desperdício, consumo e violência. Com base nesta compreensão, produzir a subjetividade coletiva da necessidade política da práxis revolucionária para a superação da sociedade capitalista.

    Resumo em Inglês:

    This text seeks to explain the conception of education and of society's project which is in the origin and development of the Polytechnic School of Health Joaquim Venancio, a theoretical task and a ethically based policy that imposes itself with the beginning of the Post-graduate program strictu sensu in Professional Education in Health. It is emphasized in this analysis that the historical time we live in is of regression in the social, political and educational fields and, therefore, the challenges of the master's program that is starting are more complex. It is intended to develop, based on theory, the understanding of the urgency to build educational processes that bring the new generations to understand capitalist's society's character which becomes more and more not viable and focused on competition, waste, consumption and violence, and, based on this understanding, to produce a collective understanding of the political imperative of a revolutionary approach to overcome the capitalist society.
  • A questão da tecnologia na relação trabalho-educação: das concepções aos argumentos e às formulações legais Artigos

    Lobo Neto, Francisco José da Silveira

    Resumo em Português:

    A partir dos discursos sobre tecnologia presentes nas falas mais abrangentes sobre a educação profissional, pretende-se trazer elementos de entendimento das formulações normativas no quadro da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Faz-se então a análise dos discursos sobre a tecnologia que se articulam numa 'tecnologia' dos discursos de discussão e proposição da educação profissional e sua repercussão na formulação legal, desde o projeto de lei n.º 1.258/88 até a resultante redação final que se constitui na lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Num movimento conclusivo, considera-se a perspectiva de pesquisa, de debate reflexivo, para a construção de propostas que levem em conta a educação profissional como formação humana e como práxis transformadora das relações trabalho-tecnologia-profissão-educação, na especificidade concreta de cada situação e no conjunto das situações. Uma perspectiva de resgate da educação profissional como uma política plenamente pública, voltada para os interesses da maioria, a classe trabalhadora.

    Resumo em Inglês:

    From the speeches regarding technology found in the most comprehensive lines about professional education, it is intended to bring understanding elements of the normative formulations within the scenario of the current National Education Bases and Guidelines Law (law n.º 9.394, as of December 20, 1996). Then it is carried out the speeches analysis regarding technology articulated on a 'technology' of the professional education discussion and proposition speeches and their repercussion in the legal formulation, from bill n.º 1.258/88 up to the resulting final writing that comprises law n.º 9.394, as of December 20, 1996. In conclusion, it is considered the research perspective, of reflexive debate, to build proposals that take into account the professional education as human education and as transforming praxis of the work-technology-profession-education relationships, in the concrete specificity of every situation and within the set of situations. A redemption perspective of the professional education as a fully public policy, aimed at the interests of the majority, the working class.
  • O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia Artigos

    Ferretti, Celso João

    Resumo em Português:

    É desejável e necessário compreender historicamente a origem da concepção de politecnia associada à formação integrada, assim como da própria formação integrada, dois termos cuja polissemia pode conduzir a interpretações diversas e mesmo antagônicas. Tanto a concepção de politecnia quanto de formação integral aparecem na literatura ligadas à formação escolar, ainda que não se refiram exclusivamente a ela. O objetivo deste texto é duplo. Pretende, de um lado, situar ambas as concepções no universo teórico do materialismo histórico, ressalvando que, por não serem exclusivas deste universo, comparecem em outros, com diferentes significados. De outro lado, intenciona examinar, com algum detalhe, de que forma dois autores-chave - Marx e Gramsci - elaboram suas visões sobre as relações entre a educação e o trabalho mediadas pela concepção da politecnia e da formação integral e, de forma bastante breve, quais as aproximações e distanciamentos entre eles, relativamente a tal questão.

    Resumo em Inglês:

    It is desirable and necessary to historically understand the origin of the polytechnic conception associated to the integrated education, as well as the very own integrated education, two terms whose polysemy may lead to different and even opposing interpretations. Both the polytechnic and the integral education conceptions can be found in literature connected to the school education, even if not exclusively referring to it. The purpose of this paper is twofold. On the one hand, it is intended to place both conceptions within the theoretical universe of the historical materialism, being pointed out that, as they are not exclusive from this universe, they can be found in other universes, with different meanings. On the other hand, it is intended to examine, in details, how two key authors - Marx and Gramsci - develop their views regarding the relationships between education and work mediated by the polytechnic conception and the integral education, and, in a very summarized manner, which are the similarities and differences between then, in regards to this issue.
  • Estudos comparados: sua epistemologia e sua historicidade Artigos

    Ciavatta, Maria

    Resumo em Português:

    A comparação parte da analogia que é o processo de perceber as diferenças e semelhanças na relação com o outro, pessoas e objetos. A questão do outro e do reconhecimento da alteridade é a base do conhecimento da identidade de si mesmo e da distinção em relação aos demais seres. Assim como as ciências têm uma gênese e um desenvolvimento ao longo da história da humanidade, as questões epistemológicas também possuem uma historicidade. Ao refletir sobre a verdade dos estudos comparados, sobre sua epistemologia, vemos que eles se fazem compreensíveis e convincentes na medida em que a sociologia, a história, a antropologia, a política, a educação etc. são remetidas à história de sua elaboração. Nelas estão presentes os sujeitos sociais que as produziram e as ideologias que permearam suas ideias sobre a verdade científica. Neste texto, após algumas questões preliminares que o tratamento do tema requer, a saber, conhecimento e verdade, história e historicidade e o sentido da comparação, apresento alguns autores de referência que se ocuparam do tema e, a seguir, alguns estudos comparativos que desenvolvi em elaborações anteriores sobre a questão.

    Resumo em Inglês:

    The comparison is based on the analogy that is the process of perceiving the differences and similarities in the relationship with the other, people and objects. The issue about the other and the recognition of alterity is the basis of the knowledge of the very own identity and of the distinction in regards to the other beings. Just as sciences have a genesis and a development along the mankind history, the epistemological issues also bear a historicity. When reflecting about the truth of compared studies, about their epistemology, we see they are understandable and convincing as the sociology, the history, the anthropology, the politics, the education etc. refer to the history of their creation. There in the social subjects who produced them are present, as well as the ideologies that pervaded their ideas regarding the scientific truth. In this text, after some preliminary questions required by the handling of the issue, which are, knowledge and truth, history and historicity and the meaning of comparison, I present some reference authors who dealt with this theme and, as follows, some comparative studies I developed in previous creations regarding the matter.
  • Concepções e práticas pedagógicas nas escolas técnicas do Sistema Único de Saúde: fundamentos e contradições Artigos

    Ramos, Marise

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta resultados empíricos de pesquisa sobre as concepções e práticas das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ET-SUS), influenciadas pelas políticas de educação profissional em saúde dos anos 1980 aos 2000 pelo Ministério da Saúde, a saber: Projeto Larga Escala, Programa de Profissionalização dos Auxiliares de Enfermagem (Profae) e Política de Educação Permanente. Tendo como base as correntes pedagógicas que estiveram em disputa no âmbito dessas políticas, apresenta-se a análise do material empírico qualitativo, composto por textos acadêmicos coletados com a revisão de literatura. Outra fonte empírica foram entrevistas realizadas com coordenadores pedagógicos, com as quais procuramos identificar dimensões do nosso objeto que se revelam na interação com os sujeitos da pesquisa. O material escrito foi submetido à análise de conteúdo, seguida da análise histórico-dialética, com base na categoria 'relação teoria-prática'. Procuramos captar as principais contradições que dificultam ou potencializam a educação profissional em saúde no sentido da emancipação da classe trabalhadora. A contraposição entre o pragmatismo e a filosofia da práxis foi a base dessa análise. As conclusões deste texto tratam dessas contradições, dialogando com a concepção de educação politécnica que tem o trabalho como princípio educativo, orientada para a práxis social transformadora.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the empirical results of research on the concepts and practices of the Technical Schools of the National Health System (SUS-ET), influenced by the policies of professional education in health from the 1980's to the 2000's by the Ministry of Health, namely: large scale project, Program of training of Nursing Assistants (Profae) and long-term educational policy. Based on the current teaching that is in dispute under such policies, an analysis is presented of qualitative empirical material, consisting of academic texts collected through a literature review. Other empirical sources were interviews done with educational coordinators, in which we tried to identify dimensions of our object revealed in the interaction with the research subjects. The written material was submitted to a content analysis, followed by historical and dialectical analysis, based on the category 'theory-practice relationship'. We seek to capture the main contradictions that hinder or enable the education of health professionals towards the emancipation of the working class. The contrast between pragmatism and the philosophy of praxis was the basis of this analysis. The conclusions of this article deal with these contradictions, in terms of the understanding of polytechnic education which sees work as an educational principle, oriented towards transforming social customs.
  • O ensino como negócio: a expansão da oferta dos cursos de formação de tecnólogos em saúde no Brasil Artigos

    Campello, Ana Margarida; Almeida, Alexandra; Costa, Lygia; Candeias, Marcio; Seta, Mauricio De; Farah Neto, Miguel; Rangel, Poliana Viana

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta resultados preliminares da pesquisa "Formação de tecnólogos em saúde no Brasil: tendências, situação atual e a relação quantidade-qualidade". Inicialmente, são analisados dados dos censos da educação superior (1991-2006), buscando-se identificar as principais características da evolução da oferta dos cursos de formação de tecnólogos em saúde, destacando-se o caráter privado da explosão da oferta, a partir, principalmente, dos primeiros anos deste século e, como consequência, da reforma da educação profissional dos anos 1990, no Brasil. Em seguida, apresentam-se questões sobre o perfil do tecnólogo, sobre as características históricas desses cursos e a pertinência de sua oferta na área da saúde, comparando-se as especificidades da formação do técnico, do tecnólogo e do bacharel. Como conclusão, são assinalados indicativos para a continuidade desta pesquisa, com vistas à realização de estudos comparados sobre a formação de tecnólogos em saúde no Brasil e em outros países.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents preliminary results of the research "Health technologists' education in Brazil: trends, current scenario and amount/quality relationship". At first, data from college education censuses are analyzed (1991-2006), aiming at the identification of the main characteristics of the development of the offer of health technologists' education courses, being emphasized the private character of the offer explosion, mainly from the first years of the century on, and, as a consequence, the remodeling of the professional education of the 90s, in Brazil. After that, questions regarding the profile of the technologist are presented, as well as the historical characteristics of these courses and the pertinence of their offer within the health area, comparing the specificities of the technician's, the technologist's and the bachelor's education. As a conclusion, indications for the continuity of this research are pointed out, aiming at carrying out compared studies on the education of health technologists in Brazil and in other countries.
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br