Acessibilidade / Reportar erro
Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 8, Número: 3, Publicado: 2010
  • Documento sem título Editorial

    Pereira, Isabel Brasil; Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo
  • Centralidade e imaterialidade do trabalho: classes sociais e luta política Ensaio

    Amorim, Henrique

    Resumo em Português:

    Os debates sociológicos, surgidos nos anos 1970 e nas décadas seguintes, que se estruturam em resposta à suposta crise do marxismo, partem de um pressuposto comum, a saber, a ineficácia da teoria marxista e de suas categorias analíticas fundamentais para compreender a realidade heterogênea das sociedades contemporâneas. O diagnóstico é simples: os conceitos de classe social, trabalho e luta de classes não dariam mais conta da dinâmica social de final do século XX e início do XXI. O objetivo central dessa perspectiva, no entanto, concentra-se não em localizar o problema, mas em generalizá-lo a toda bibliografia marxista. Se, por um lado, a crítica às concepções de classe social, de trabalho e de luta política restrita à fábrica é fundamental, por outro, não pode ser considerada como momento de superação da problemática teórica marxista. Neste ensaio, tenho a intenção de explicitar o ponto de partida e os limites das teses sobre a não centralidade do trabalho e sobre o trabalho imaterial como força produtiva central na medida em que farei uma leitura das classes sociais, do trabalho e da luta política diferente daquela criticada pelas teses que compõem esses debates.

    Resumo em Inglês:

    The sociological debates that arose in the 1970s and in the following decades, structured in response to the perceived crisis of Marxism, are based on a common assumption, namely, the ineffectiveness of Marxist theory and of its fundamental analytical categories to understand the heterogeneous reality of the contemporary societies. The diagnosis is simple: the social class, labor, and class struggle concepts could no longer stand up to the social dynamics of the late 20th and early 21st centuries. The main objective of this perspective, however, focuses not on finding the problem, rather on generalizing it to the entire Marxist literature. If, on one hand, the criticism of the notions of social class, labor, and political struggle limited to the factory is fundamental, on the other, it cannot be regarded as a moment of overcoming the Marxist theoretical problem. In this essay, I intend to clarify the starting point and the boundaries of the theories about the non-centrality of labor and about immaterial labor as a central productive force in which I will make a reading of social classes, labor, and of the political struggle unlike that which is criticized by the theses that make up these debates.
  • Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde Artigos

    Santos, Alexandre Lima; Rigotto, Raquel Maria

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo reunir subsídios teóricos para uma abordagem crítica das práticas de territorialização previstas na Atenção Básica à Saúde do Sistema Único de Saúde, bem como oferecer alguns elementos práticos que orientem sua ampliação, mediante a incorporação de novos olhares e das questões de saúde ambiental e do trabalhador, da forma como se apresentam no território. Para tanto, os conceitos de território e de territorialização são problematizados, com base em concepções diversas, a fim de dialogarem com as atribuições e desafios da Vigilância em Saúde e, especialmente, da Estratégia Saúde da Família. As relações produção-trabalho, saúde-ambiente são discutidas em sua relevância para a compreensão da dinâmica viva do processo saúde-doença no território. Por fim, são apresentados alguns passos que podem contribuir na reorganização e ampliação das práticas de territorialização na Atenção Básica à Saúde.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to bring together theoretical subsidies for a critical approach to the territorialization practices that are provided for in the Health System's Primary Health Care and to offer a few practical elements to guide its expansion through the incorporation of new views and environmental and worker health issues, as proposed in the territory. To achieve this, the territory and territorialization concepts are questioned based on different notions in order to dialogue with the attributions and challenges of Health Surveillance and, in particular, of the Family Health Strategy. The production-labor, health-environment relations are discussed with regard to their relevance for the understanding of the living dynamics of the health-disease process in the territory. Finally, a few steps that can contribute to the reorganization and expansion of the territorialization practices in Primary Health Care are presented.
  • O sentido do trabalho para o adolescente trabalhador Artigos

    Rizzo, Catarina Barbosa da Silva; Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo analisar o significado do trabalho para adolescentes que frequentam uma organização não governamental (ONG), cujo objetivo é oferecer formação técnica profissionalizante e buscar inserção na forma de estágios remunerados para adolescentes carentes. Para apreender o sentido do trabalho, entrevistaram-se trinta adolescentes ligados a essa ONG que estavam trabalhando. Uma análise de conteúdo automatizada, utilizando o software Alceste®, foi aplicada na análise das entrevistas. A análise dos dados indica três categorias de discurso, com aspectos positivos e negativos do trabalho: carreira profissional, na qual o trabalho aparece como uma via para ascensão social; trabalho, lazer e família, na qual o trabalho aparece como meio de prover a si e a família; projeto pessoal, na qual o trabalho aparece associado à responsabilidade e participação social.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to analyze the meaning of labor for adolescents who frequent a non-governmental organization (NGO) that aims to offer vocational and technical training and seeks inclusion in the form of paid internships for disadvantaged young people. To grasp the meaning of labor, interviews were carried out among thirty adolescents who were associated with this NGO and were working. An automated content analysis, using the Alceste® software, was applied to examine the interviews. The analysis points to three categories of discourse, with positive and negative aspects of labor: careers, in which work appears as an avenue for social mobility; work, leisure, and family, in which labor is seen as a means to provide for themselves and their families; personal project, in which it is associated with responsibility and social participation.
  • A transitoriedade nos estados de saúde e doença: construção do cotidiano individual e coletivo em uma comunidade rural Artigos

    Riquinho, Deise Lisboa; Gerhardt, Tatiana Engel

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é o de conhecer e compreender as necessidades em saúde, por meio da autopercepção do estado de saúde e doença, considerando as desigualdades sociais presentes na localidade rural de Rincão dos Maia, Canguçu, Rio Grande do Sul. Utilizou-se a triangulação de métodos. No desenho qualitativo entrevistaram-se vinte sujeitos. A amostra foi intencional, ilustrativa das diferentes situações de vida, e a análise, temática. Os resultados indicaram que a sensação de estar adoecido é fortemente vinculada ao modo como se vivencia essa enfermidade, tendo em vista a incapacidade que este estado impõe, seja ela física ou mental. A alternância entre sentir-se doente ou saudável vem da constatação prática de que nenhum estado é contínuo. A observação do meio natural sinaliza o quão tênue são os estados de saúde e doença. A 'situação de vida', elaborada a partir das condições de vida e mobilização de recursos sociais, demonstrou que, apesar das diferenças econômicas, esse grupo apresentava uma coesão social, especialmente em sua matriz cultural de trabalhadores rurais. Enfatiza-se, assim, a necessidade de considerar o significado do fenômeno saúde e doença como ferramenta imprescindível para a formulação de programas de promoção e prevenção à saúde da população rural.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to get to know and understand the health needs, through one's self-perception of the state of health and disease, considering the social inequalities there are in the rural town of Rincão dos Maia, Canguçu, Rio Grande do Sul. The method triangulation approach was used. Twenty subjects were interviewed in the qualitative design. The sample was intentional, illustrative of the different life situations, and the analysis was thematic. The results indicated that the feeling of being ill is strongly tied to how one experiences the disease, in view of the inability this state brings about, whether physical or mental. Alternating between feeling sick or healthy comes from the practical verification of the fact that no state is continuous. Observing the natural environment signals just how tenuous the states of health and disease in fact are. The 'life situation,' compiled based on the living conditions and on the mobilization of social resources, showed that despite the economic differences, this group was socially cohese, especially in its farmer cultural matrix. The need to consider the meaning of the health and disease phenomenon as an indispensable tool to formulate health prevention and promotion programs for the rural population is therefore emphasized.
  • Percepção sobre o aprendizado de saúde coletiva e o SUS entre alunos concludentes de curso de odontologia Artigos

    Noro, Luiz Roberto Augusto; Torquato, Sara Melo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar a visão de alunos concludentes de curso de Odontologia sobre o aprendizado na área da Saúde Bucal Coletiva e conhecer sua percepção sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A quase totalidade dos alunos indicou a importância dos conteúdos trabalhados nas disciplinas da área da Saúde Bucal Coletiva, reconheceu como adequada a forma de abordagem feita pelos professores, apontou os aspectos positivos do SUS e vislumbrou uma perspectiva real de se inserir neste campo de trabalho. Entretanto, a grande maioria tem maior interesse nas atividades clínicas tradicionais, mesmo quando pensa em sua inserção no SUS, possivelmente estimulada pela grande quantidade de disciplinas da área clínica nos cursos de Odontologia. Para efetivação do SUS, é fundamental o envolvimento do profissional de saúde no fortalecimento do controle social, em especial na aliança com a população assim como na gestão dos serviços. Em função disto, a formação em Odontologia deve aprofundar sua discussão nestes elementos e na perspectiva da clínica ampliada, permitindo que as conquistas do SUS tragam benefícios concretos tanto para os profissionais de saúde, no desempenho de sua função de transformador da realidade social, quanto para a população, na conquista de seus direitos constitucionais.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to present the perspective of students who were completing the college of Dentistry about their learning in the Collective Oral Health area, and to get to know their perception about the Single Health System (SUS). Almost all of the students mentioned the importance of the content that was worked on in Public Oral Health, acknowledged that the way their professors approached the issue was appropriate, noted the positive aspects of the SUS, and saw a real prospect of entering this field of work. However, most of them are more interested in traditional clinical activities, even while considering entering the SUS. This is possibly driven by the large amount of clinical subjects offered by the colleges of Dentistry. In order for the SUS to be effective, it is essential to get health professionals involved in strengthening social control, particularly in the alliance with the population and in service management. Because of this, training in Dentistry must deepen its discussion regarding those factors and about the enhanced clinic perspective, allowing the achievements made by the SUS to afford concrete benefits both to healthcare professionals, while performing their function of transforming the social reality, and to the population in the conquest of their constitutional rights.
  • Formação profissional ética: um compromisso a partir das diretrizes curriculares? Artigos

    Finkler, Mirelle; Verdi, Marta Inez Machado; Caetano, João Carlos; Ramos, Flávia Regina Souza

    Resumo em Português:

    Esta reflexão problematiza o discurso e a prática que se estabelecem em torno do tema da formação ética dos profissionais da saúde e, mais particularmente, do cirurgião-dentista, situando o atual momento de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais no ensino superior brasileiro. Procura-se, desta forma, indicar alguns limites e possibilidades para uma formação ética condizente com o novo perfil profissional almejado.

    Resumo em Inglês:

    This reflection questions the discourse and practice surrounding the ethical education of health professionals and, more particularly, of dentists, situating the current state of deployment of the National Curriculum Guidelines in Brazilian Higher Education. The goal is to point to a few limits and possibilities for an ethical education in line with the new professional profile that is sought.
  • As atribuições do técnico de saúde bucal: sistematização de práticas Artigos

    Sá, Eliana Maria de Oliveira; Melo, Marilene Barros de; Cavalcanti, Carlos Alberto Tenório; Oliveira, Lucas Azevedo de; Pereira, Nora Nei Reis; Marques, Onofre Ricardo de Almeida; Santos, Rubens de Menezes; Gonçalves, Dulce Helena Amaral

    Resumo em Português:

    Diante da necessidade de diretrizes para a atuação clínica do técnico de saúde bucal (TSB), anterior à lei n.º 11.889/2008, que regulamentou a sua prática profissional, realizou-se em 2008 uma pesquisa-ação em 12 centros de saúde, com 350 usuários, 22 TSB e 22 cirurgiões-dentistas. Teve como objetivo sistematizar as atribuições dos TSB no município de Belo Horizonte. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, a partir de entrevista, grupo focal, oficina e observação participante. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para exame minucioso das informações, das quais apreenderam-se as seguintes categorias: fundamentação da prática e padronização das ações; valorização profissional e estratégias de resistência; avanços e desafios; e modalidade de pesquisa-ação. A transformação do espaço laboral em local de aprendizagem possibilitou avanços como cooperação e corresponsabilização. Uma boa supervisão do cirurgião-dentista propiciou qualidade às atribuições executadas pelo TSB, mesmo no tratamento restaurador atraumático.

    Resumo em Inglês:

    Given the need for guidelines for oral health technicians (OHT) to undertake their activities, prior to Act 11889/2008, which regulated this category's professional practice, a research-action was carried out in 2008 at 12 health centers and involved 350 users, 22 OHTs, and 22 dentists. The goal was to systematize the OHTs' attributions in the city of Belo Horizonte. This was a qualitative study, based on interviews, focus groups, workshops, and participant observation. The content analysis technique was used to carefully examine the information, and the following categories were gathered based on it: practice substantiation and action standardization; professional appreciation and resistance strategies; progress made and challenges; and research-action mode. Transforming the work place into a place of learning allowed for advances such as cooperation and co-responsibility. Good supervision by the dentist has provided quality to the work done by the OHTs, even in the atraumatic restorative treatment.
  • Educação não-formal sobre reprodução assistida: divulgação científica na Folha de S.Paulo Artigos

    Körbes, Clecí; Invernizzi, Noela

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisamos as matérias publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo, no ano de 2005, sobre reprodução assistida (fertilização in vitro e outras técnicas). A análise é feita sob dois ângulos. Primeiramente, examinamos que informação é divulgada ao público sobre reprodução assistida, tendo como foco os direitos reprodutivos, o acesso público e privado às tecnologias de reprodução assistida, os interesses envolvidos e os riscos dessas tecnologias. Constatamos que não houve divulgação das leis que garantem acesso gratuito à reprodução assistida no Brasil, apesar da aprovação, naquele ano, da Política Nacional de Direitos Sexuais e Reprodutivos. As reportagens enfatizam o caráter privado do acesso às tecnologias reprodutivas e confrontam interesses comerciais envolvidos. Destacam os avanços tecnológicos como benefícios universais, sem discutir como as desigualdades sociais afetam o acesso a essas tecnologias e tratamentos. Na escassa referência aos riscos relacionados com os procedimentos, destacam a gravidez múltipla, que afeta, paradoxalmente, os casais mais pobres. Em segundo lugar, indagamos que tipo de educação não-formal é desenvolvido através dos artigos do jornal sobre reprodução assistida. Os artigos examinados mostram, ao mesmo tempo, características de divulgação científica e do mais tradicional papel desenvolvido pela mídia como formadora de opinião.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we analyze pieces published by the Folha de S.Paulo newspaper, in 2005, about assisted reproduction (in vitro fertilization and other techniques). The analysis is done from two angles. First, we examine what information is disclosed to the public about assisted reproduction, focusing on reproductive rights, on public and private access to assisted reproduction technologies, the interests involved, and the risks of these technologies. We found that there was no discussion regarding the laws that guarantee free access to assisted reproduction in Brazil, despite the approval, that year, of the National Policy on Sexual and Reproductive Rights. The reports emphasize the private nature of access to reproductive technologies and confront the commercial interests involved. They highlight the technological progress that has been made, such as universal benefits, but do not discuss how social inequalities affect access to these technologies and treatments. In the sparse reference to the risks associated with the procedures, they highlight multiple pregnancies which, paradoxically, affect poorer couples. Secondly, we questioned what kind of non-formal education is provided through the newspaper articles on assisted reproduction. The articles that were reviewed play both the role of disseminating the issue scientifically and the more traditional role the media play as opinion makers.
  • Questões epistemológicas das neurociências cognitivas Debate

    Pereira Jr., Alfredo

    Resumo em Português:

    Neste ensaio, identificam-se quatro questões centrais fundamentais para a epistemologia da neurociência de orientação cognitiva: a multiplicidade de níveis de análise no estudo das funções do cérebro; o confronto entre modelos computacionais e dinamicistas; o tratamento adequado das interações entre cérebro, corpo e ambiente; e os problemas filosóficos encontrados nas tentativas de se construir uma teoria neurobiológica dos processos conscientes e da linguagem humana.

    Resumo em Inglês:

    This essay pinpoints four key issues that are central to the epistemology of cognition-oriented neurosciences: the multiple levels of analysis in the study of the brain functions, the confrontation between the computational and dynamicist models; the proper treatment of the interactions among the brain, the body, and the environment; and the philosophical problems encountered in the attempts made to build a neurobiological theory of conscious and human language processes.
  • O sujeito das neurociências Debate

    Winograd, Monah

    Resumo em Português:

    Este ensaio trata da noção de subjetividade com a qual as neurociências operam, mas também aponta para o que tem sido o assunto principal e a pretensão desta disciplina no século XXI: a ideia de que o pensamento em sentido lato e a experiência subjetiva podem ser entendidos e explicados pela atividade de nossos neurônios. A versão mainstream dos estudos sobre o cérebro parte da premissa - que eles não discutem - de que o pensamento deriva do funcionamento cerebral e é basicamente determinado por ele. Se penso como penso, se sinto o que sinto, se faço o que faço, enfim, se sou como sou, é porque meu cérebro é como é. Encontro-me, assim, condensado e aprisionado neste órgão transformado em piloto de mim mesmo. Investigamos esta problemática, destacando as estatísticas sobre o consumo de psicofármacos, a história da vinculação entre cérebro e pensamento e, por fim, os programas de pesquisa em neurociências.

    Resumo em Inglês:

    This essay discusses the notion of subjectivity under which the neurosciences operate, but also points to what has been the main topic and goal of this subject in the 21t century: the idea that thinking broadly and subjective experiences can be understood and explained by the activity of our neurons. The mainstream version of the studies on the brain part from the premise - which they do not argue - that thought derives from the cerebral functions and is basically determined by it. If I think as I do, if I feel what I feel, if I do what I do, in sum, if I am as I am, it is because my brain is how it is. Thus, I find myself condensed and trapped in this organ, turned into a pilot of myself. We investigate this issue, highlighting the statistics on psychotropic drug use, the history of the connection between the brain and thought and, finally, the research programs in neuroscience.
  • Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente Debate

    Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de

    Resumo em Português:

    O texto aborda a possibilidade de inserção dos significativos avanços da neurociência, como constituintes de saberes disciplinares, nos cursos de formação de professores. Na perspectiva adotada, esses saberes, que fundamentam um saber pedagógico, proporcionam subsídios teóricos para a ação docente, uma vez que a compreensão de como o cérebro funciona permite um melhor entendimento da aprendizagem e o consequente aprimoramento da transposição didática. Como resultado, destaca-se a necessidade de revisão das estruturas curriculares dos cursos de formação de professores, em especial das licenciaturas, indicando como alternativa a inserção de disciplinas, ou a reestruturação de disciplinas já existentes, com vistas a propiciar a interlocução entre neurociência, ensino e aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    The text discusses the possibility of integrating the significant advances made in neuroscience as components of disciplinary knowledge in professor training courses. From the perspective that was adopted, this knowledge, which underlies a pedagogical knowledge, provides theoretical support for teaching, since understanding how the brain works allows for a better understanding of learning and for the consequent improvement of the didactic transposition. As a result, there is a need to revise the curricular frameworks of professor training courses, especially those involved in issuing teaching degrees, pointing, as an alternative, to the inclusion of new subjects or to the restructuring of existing ones, aiming to facilitate dialogue among neuroscience, teaching, and learning.
  • Do gorila amestrado de taylor ao macaco de nicolelis Debate

    Santos, Laymert Garcia dos; Silva, Rafael Alves da; Ferreira, Pedro Peixoto

    Resumo em Português:

    Partindo de uma análise de Gramsci das transformações pelas quais passava o trabalhador humano no capitalismo do início do século XX, busca-se neste texto indicar aspectos de como tais processos de transformação vêm se dando no capitalismo do início do século XXI. Para isso, abordamos a transição da problemática muscular e energética da substituição do trabalhador humano pela máquina para a problemática cognitiva e informacional do controle nos acoplamentos homem-máquina. Do gorila amestrado de Taylor ao macaco de Nicolelis, mudaram as formas de subsunção do trabalhador ao capital, mas não a própria subsunção.

    Resumo em Inglês:

    With Gramsci's analysis of the transformations the human worker underwent in capitalism in the early 20th century as a starting point, this article seeks to point to aspects of how such transformation processes are taking place in capitalism in the early 21st century. To achieve this, we approach the transition from muscular and energetic problem of substituting human for machine labor to the cognitive and informational issue of control in the man-machine couplings. From Taylor's tamed gorilla to Nicolelis' monkey, the forms of subsumption of the worker to capital changed, but not the actual subsumption.
  • O cérebro como órgão pessoal: uma antropologia de discursos neurocientíficos Debate

    Azize, Rogerio Lopes

    Resumo em Português:

    Trata-se de discutir em que sentido o discurso neurocientífico sobre o cérebro produz uma determinada noção de pessoa. Em especial, invisto em autores e textos que fazem divulgação científica. A ideia do 'cérebro como pessoa' é repetida em formatos variados em livros de divulgação de importantes neurocientistas, que visam atingir os seus pares especialistas, assim como constituir e ampliar o número de novos curiosos a respeito do funcionamento do cérebro. Postulo, como contribuição ao debate, a ideia de que um 'cerebralismo' - uma concepção fisicalista de pessoa que relaciona cérebro e indivíduo - constitui um traço central na concepção de pessoa moderna.

    Resumo em Inglês:

    The goal is to discuss in what regard the discourse of neuroscience about the brain produces a particular notion of personhood. In particular, I investigate authors and texts that disseminate science. The idea of the 'brain as a person' is repeated in several formats in books written by renowned neuroscientists designed to reach their specialist pairs, as well as to establish and expand the number of people who become intrigued about how the brain works. I postulate, to contribute to the debate, the idea that a 'cerebralism' - a physicalist conception of person that relates the brain and the individual - is a central feature in the notion of the modern person.
  • Sites sobre drogas de abuso: recursos para avaliação Relato

    Santos, Vagner; Portal, Marcelle Maria; Ferigolo, Maristela; Dantas, Denise Conceição Mesquita; Barros, Helena Maria Tannhauser; Trindade, Carolina Sturm

    Resumo em Português:

    Os profissionais da saúde devem ser estimulados a adquirir independência própria na busca, seleção e utilização de informações para solução de problemas do dia-a-dia. Além disso, devem ser incentivados a refletir sobre os fatos vividos, visando à reconstrução da trajetória percorrida, dando-lhes um novo significado. Este texto apresenta uma experiência de aprendizagem, vivenciada por estudantes de graduação, durante o processo de avaliação de sites brasileiros sobre drogas de abuso. Mediante a identificação do grande número de informações sobre drogas de abuso e da falta de critérios para sua divulgação na internet, iniciou-se um processo de pesquisa que desencadeou a construção de um protocolo para auxiliar o processo de seleção de sites brasileiros que abordam o tema drogas de abuso.

    Resumo em Inglês:

    Health professionals should be encouraged to gain independence in the search for, selection, and use of information to solve daily problems. Furthermore, they should be encouraged to reflect on the events that were experienced, to pursue the reconstruction of the path that was followed, and to give them a new meaning. This article presents a learning experience graduate students had during the process of evaluating Brazilian sites on drugs of abuse. After ascertaining the great amount of information on drugs of abuse and the lack of criteria in discussing them on the Internet, a research process got underway that triggered the preparation of a protocol to assist in the process of selecting Brazilian sites that address the drugs of abuse issue.
  • Entrevista: Luiz Odorico Monteiro de Andrade Entrevista

  • Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde Resenhas

    Saviani, Dermeval
  • Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores Resenhas

    Nardi, Henrique Caetano
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br