Acessibilidade / Reportar erro
Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 14, Número: 2, Publicado: 2016
  • Sobre o trabalho e a formação de agentes de saúde em tempos de zika Editorial

    Fonseca, Angélica Ferreira
  • A SAÚDE NA PERSPECTIVA DA ‘ONTOLOGIA DO SER SOCIAL’ Ensaio

    Souza, Diego de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Neste ensaio, desenvolvemos uma discussão a respeito da saúde como processo objetivo, constituído da (e na) universalidade do ser social. Dialogamos com autores da medicina social latino-americana e da saúde coletiva, porquanto foram pioneiros nesse debate, utilizando o referencial teórico marxista. Procuramos contribuir ao trazer a ‘ontologia’ de Lukács como referencial teórico, ainda pouco utilizado no campo da saúde. Constatamos que a abordagem ontológica contribui para uma apreensão mais precisa da saúde como processo social e práxis (numa perspectiva contra-hegemônica), abrindo o caminho para se compreenderem os atuais desafios do campo, bem como se vislumbrarem seus limites e possibilidades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este ensayo, desarrollamos una discusión a respecto de la salud como proceso objetivo, constituido por (y en) la universalidad del ser social. Dialogamos con autores de la medicina social latinoamericana y de la salud colectiva, en la medida que han sido pioneros en este debate, utilizando la referencia teórico marxista. Buscamos contribuir a traer la “ontología” de Lukács como referencia teórica, todavía poco utilizada en el campo de la salud. Constatamos que el enfoque ontológico contribuye para una aprehensión más precisa de la salud como proceso social y praxis (desde una perspectiva contrahegemónica), abriendo el camino para comprender los actuales desafíos del campo, así como vislumbrar sus límites y posibilidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this essay, we discuss health as an objective process, constituted of (and in) the universality of the social being. We dialoged with authors of Latin American social medicine and public health, because they pioneered this debate based on the Marxist theoretical framework. We seek to contribute to bringing the ‘ontology’ of Lukács as a theoretical framework, which is still little used in the health field. We note that the ontological approach contributes to a more accurate understanding of health as a social process and praxis (in a counter-hegemonic perspective), paving the way for understanding the current challenges of the field, as well as to have a glimpse its limits and possibilities.
  • NA ESTEIRA DE E.P. THOMPSON: RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E O FAZER-SE AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Artigos

    Durão, Anna Violeta Ribeiro; Menezes, Clarissa Alves Fernandes de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo resultou de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a institucionalização do trabalho das agentes comunitárias de saúde no município do Rio de Janeiro, mediante a avaliação de como uma perspectiva de gênero presente na política de qualificação dessas trabalhadoras vem afetando a constituição de sua profissão. Participaram do estudo 167 agentes entre os anos 2011 e 2013. Apresenta-se, primeiramente, a perspectiva de gênero presente nas políticas do Estado direcionadas às agentes. Em seguida, recupera-se a experiência de trabalho dessas trabalhadoras na implantação do Programa Saúde da Família no município e a sua relação com habilidades vistas como inatas à condição feminina, para depois se analisar como a reforma da atenção primária realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil em 2009 vem afetando o processo de trabalho das agentes. Constatou-se que, com as novas formas de gestão adotadas, as agentes vêm se distanciando das comunidades atendidas, perdendo, desta maneira, o diferencial que dava significado e reconhecimento ao seu trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es el resultado de una investigación que tuvo por objetivo analizar la institucionalización del trabajo de las agentes comunitarias de salud en el municipio de Río de Janeiro, capital del estado de mismo nombre, Brasil. Se evaluó cómo determinada perspectiva de género, presente en la política de calificación de estas trabajadoras, viene afectando la constitución se su profesión. Participaron en el estudio 167 agentes entre los años 2011 y 2013. En primer lugar, se presenta la perspectiva de género existente en las políticas del Estado dirigidas hacia las agentes. Luego, se recupera la experiencia de trabajo de estas trabajadoras en la implementación del Programa Salud de la Familia en el municipio y su relación con habilidades consideradas innatas a la condición femenina. Posteriormente, se analizó cómo la reforma de la atención primaria, realizada por la Secretaría Municipal de Salud y Defensa Civil en el 2009, viene afectando el proceso laboral de las agentes. Se constató que, con las nuevas formas de gestión adoptadas, las agentes se han distanciado de las comunidades atendidas, perdiendo, de esta manera, el diferencial que atribuía significado y reconocimiento a su trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is the outcome of a research project carried out aiming to analyze the institutionalization of the work of community health agents in the city of Rio de Janeiro, the capital of the state of Rio de Janeiro, Brazil, by evaluating how a gender perspective present in these workers' qualification policy has affected how the profession is formed. A total of 167 agents took part of the study between 2011 and 2013. First, the gender perspective present in this State's policies directed to the agents is presented. The work experience of these workers in the implementation of the Family Health Program in the city and its relation to the skills seen as innate to the female condition are analyzed, followed by an investigation of how the primary care reform undertaken by the Municipal Health and Civil Defense Department in 2009 has affected the agents' work process. It was found that with the new types of management adopted, the agents have been distancing themselves from the communities they serve, thus losing the unique features that gave meaning and brought recognition to their work.
  • PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS E RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE Artigos

    Pereira, Ingrid D'avilla Freire; Lopes, Marcia Raposo; Nogueira, Mariana Lima; Ruela, Helifrancis Condé Groppo

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo contempla reflexões teórico-epistemológicas sobre a relação entre teoria e prática na formação profissional em saúde, com base na experiência de preceptoria na formação técnica de agentes comunitários de saúde. Diversos arranjos curriculares têm colocado em pauta as dificuldades de associação entre os binômios teoria/prática e escola/mundo do trabalho. Alguns desses arranjos propostos para a formação do agente comunitário de saúde, tais como a forma como vem se configurando a modalidade concentração/dispersão, têm preservado ou mesmo fortalecido a lógica da formação para a reprodução mecânica dos procedimentos apreendidos ao longo da experiência profissional. Outros arranjos, dentre os quais a preceptoria e as práticas profissionais, sugerem a possibilidade da construção de relações mais orgânicas entre a sala de aula e o mundo do trabalho. Assim, apresentam-se as relações entre politecnia, preceptoria e práticas profissionais como proposição diante dos desafios de construção da práxis histórica desses trabalhadores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo contempla reflexiones teórico-epistemológicas sobre la relación entre teoría y práctica en la formación profesional en salud, con base en la experiencia de preceptoría en la formación técnica de agentes comunitarios de salud. Diversas disposiciones curriculares han puesto en discusión las dificultades de asociación entre los binomios teoría/práctica y escuela/mundo del trabajo. Algunas de esas disposiciones propuestas para la formación del agente comunitario de salud, tales como la forma por la cual se ha venido configurando la modalidad concentración/dispersión, han preservado o aun fortalecido la lógica de la formación para la reproducción mecánica de los procedimientos aprehendidos a lo largo de la experiencia profesional. Otras disposiciones, entre las cuales están la preceptoría y las prácticas profesionales, sugieren la posibilidad de construcción de relaciones más orgánicas entre el salón de clase y el mundo del trabajo. De esta manera, se presentan las relaciones entre politecnia, preceptoría y prácticas profesionales como propuesta frente a los desafíos de construcción de la praxis histórica de esos trabajadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article includes theoretical and epistemological reflections on the relationship between theory and practice in professional training in health based on the mentoring experience in the technical training of community health workers. Several curricular arrangements have placed the difficulties of the association between the theory/practice and school/work world dichotomies on their agendas. A few of these arrangements proposed for training the community health agent, such as the way the concentration/dispersion mode has been configuring itself, have preserved or even strengthened the logic of training for the mere mechanical reproduction of the procedures learned over experience at work. Other arrangements, among which mentoring and professional practices, suggest it is possible to build a more organic relationship between the classroom and the labor universe. Thus, the relationship between polytechnic skills, mentoring, and professional practices is presented as a proposition to face the challenges of building the historical praxis of these workers.
  • ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA ASSISTÊNCIA AO HOMEM COM CÂNCER: DESAFIOS PARA A INTEGRALIDADE Artigos

    Martins, Alberto Mesaque; Modena, Celina Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Na perspectiva da pesquisa qualitativa e das teorias de gênero, este estudo tem como objetivo identificar e analisar as concepções de profissionais de saúde que atuam em uma equipe multidisciplinar em oncologia acerca da assistência oferecida ao público masculino com câncer. Foram entrevistados dez profissionais de saúde que compõem uma equipe multidisciplinar de um hospital oncológico de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Os resultados indicam que, para os entrevistados, os homens configuram-se como um público resistente e de difícil atuação, exigindo um manejo distinto daquele oferecido às mulheres. A dimensão biológica e o processo de socialização foram apontados como elementos que contribuem para esse distanciamento. Constatou-se ainda que os discursos dos profissionais de saúde também se encontram atravessados por estereótipos de gênero. Observam-se maior ênfase às necessidades das mulheres e o não reconhecimento dos homens como sujeitos das políticas de saúde e ações assistenciais. Faz-se necessária a inclusão do tema das masculinidades na pauta de discussões dos serviços de saúde em oncologia, favorecendo a construção participativa de estratégias que possibilitem o reconhecimento das necessidades masculinas e a garantia de práticas de saúde orientadas pelo princípio da integralidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la perspectiva de la investigación cualitativa y de las teorías de género, este estudio tiene como objetivo identificar y analizar las concepciones de profesionales de la salud que actúan en un equipo multidisciplinario en oncología acerca de la asistencia ofrecida al público masculino con cáncer. Fueron entrevistados diez profesionales de la salud que componen un equipo multidisciplinario de un hospital oncológico de Belo Horizonte, en Minas Gerais, Brasil. Los resultados indican que, para los entrevistados, los hombres se caracterizan como público resistente y de difícil actuación, exigiendo una asistencia distinta de aquella ofrecida a las mujeres. La dimensión biológica y el proceso de socialización fueron apuntados como elementos que contribuyen para ese distanciamiento. Además, se constató que los discursos de los profesionales de la salud también se encuentran atravesados por estereotipos de género. Se observó mayor énfasis hacia las necesidades de las mujeres y el no reconocimiento de los hombres como sujetos de políticas de salud y acciones asistenciales. Fue necesaria la inclusión del tema de las masculinidades en la pauta de discusiones de los servicios de salud en oncología, favoreciendo la construcción participativa de estrategias que permitan el reconocimiento de las necesidades masculinas y la garantía de prácticas de salud orientadas por el principio de integralidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on qualitative research and on the perspective of gender theory, this study aims to identify and analyze the views health professionals working in a multidisciplinary team in oncology have of the care provided to male cancer patients. Ten health professionals that make up a multidisciplinary team at a cancer hospital in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, were interviewed. The results indicate that, to the respondents, men are a resistant, hard-to-work-with audience, requiring a different type of management than that provided to women. The biological dimension and the socialization process were singled out as factors that contribute to this gap. It was further observed that the health professionals’ discourses are also crossed by gender stereotypes. Greater emphasis was placed on women's needs and on the non-recognition of men as subjects of health and welfare action policies. It is necessary to include the masculinity topic in the oncology health service discussion agenda, favoring a participatory construction of strategies that enable the recognition of men's needs and ensure health practices guided by the principle of comprehensiveness.
  • REESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO DAS VIGILÂNCIAS EM SAÚDE EM ALAGOAS: A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO Artigos

    Mendes, Tânia Kátia de Araújo; Oliveira, Sérgio Pacheco de; Delamarque, Elizabete Vianna; Seta, Marismary Horsth De

    Resumo em Português:

    Resumo A descentralização das vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental para os municípios tomou impulso com mudanças organizacionais e no financiamento federal, quando cresceu a ideia de integração entre elas, e delas com a atenção individual e coletiva. Nos organogramas de muitas secretarias de Saúde, reuniram-se as vigilâncias sob uma coordenação comum, e os gestores demandaram a formação de novos profissionais para esse arranjo. Este artigo objetiva delinear os perfis dos profissionais de nível médio das vigilâncias de seis municípios do estado de Alagoas e dos serviços em que eles operam, agregando percepções dos gestores sobre a prática desses trabalhadores, que representam 88% da força de trabalho das vigilâncias nesses municípios. Sem formação específica para realizar suas atividades, o desempenho dos trabalhadores foi avaliado como pior quanto menor o tempo de exercício do gestor no cargo. As dificuldades destacadas foram: ingerência política no trabalho da vigilância sanitária e ambiental; preenchimento deficiente das fichas de investigação epidemiológica pelas equipes de saúde da família nos seis municípios; papel indefinido desse profissional na vigilância em saúde do trabalhador. A necessária formação técnica é insuficiente para superação dessas dificuldades, requerendo-se a revisão de processos de gestão e coordenação do trabalho das equipes para práticas mais efetivas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La descentralización de las vigilancias sanitaria, epidemiológica y ambiental para los municipios cobró fuerzas a partir de cambios en la organización y en el financiamiento federal, cuando germinó la idea de la integración entre ellas y de ellas con la atención individual y colectiva. En los organigramas de muchas secretarías de salud, las vigilancias fueron reunidas bajo una coordinación común, y los gestores solicitaron la formación de nuevos profesionales para esa disposición. Este artículo apunta a delinear los perfiles de los profesionales de nivel medio de las vigilancias de seis municipios de Alagoas, Brasil, y de los servicios en los cuales operan, agregando percepciones de los gestores sobre la práctica de esos trabajadores, que representan el 88% de la fuerza de trabajo de las vigilancias en esos municipios. Sin formación específica para realizar sus actividades, el desempeño de los trabajadores fue evaluado como peor cuanto menor el tiempo de ejercicio del gestor en el cargo. Las dificultades destacadas fueron: injerencia política en el trabajo de vigilancia sanitaria y ambiental; cumplimentación deficiente de los formularios de investigación epidemiológica por parte de los equipos de salud de la familia en los seis municipios; e indefinición del rol profesional en la vigilancia en salud del trabajador. La necesaria formación técnica es insuficiente para superar esas dificultades, necesitando la revisión de procesos de gestión y coordinación del trabajo de los equipos para lograr prácticas más efectivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The decentralization of health, epidemiological, and environmental surveillance at municipalities was driven by organizational changes and changes made to federal funding, and the idea of not only integrating them, but also blending them with individual and collective care, gained momentum. Many health departments’ organization charts brought the different surveillances together under a common coordination, and managers demanded new professionals be trained to meet the needs of this arrangement. This article aims to outline the profile of the middle-level professionals at the surveillances at six municipalities in the state of Alagoas, Brazil, and services they provide, adding the views of the managers about the practices of these workers, who account for 88 percent of the surveillance workforces in these municipalities. With no specific training to carry their activities out, it was noted that the less time the manager had been holding his or her position, the poorer the employees performed. The main difficulties highlighted were political interference in the health and environmental monitoring work; poor filling in of the epidemiological investigation forms by the family health teams in the six municipalities, in addition to these professionals’ undefined roles in worker health surveillance. The required technical training is insufficient to overcome these difficulties, a fact that demands a revision of the teams’ labor management and coordination processes to ensure more effective practices.
  • AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INDICADORES Artigos

    Bezerra, Tereza Cristina Alves; Falcão, Maria Leopoldina Padilha; Goes, Paulo Sávio Angeiras de; Felisberto, Eronildo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo teve como objetivo elaborar um instrumento qualificador visando contribuir para o monitoramento e a avaliação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Foi um estudo avaliativo exploratório desenvolvido em duas fases: a primeira, constituída pela construção e validação de face do modelo lógico e da matriz de indicadores, por meio de análise documental e da técnica de consenso grupo nominal. Essa primeira fase, por sua vez, aconteceu em dois momentos, pré e pós-reunião de consenso, nos quais se procurou validar um modelo lógico e uma matriz de indicadores que refletissem os principais elementos avaliativos do programa. A segunda fase compreendeu a construção do instrumento avaliativo. A partir do grupo de consenso, foram validados um modelo lógico e a matriz de indicadores, o que resultou em 32 indicadores, utilizados para a construção do instrumento avaliativo que se formatou por meio de questionário estruturado. Este questionário foi composto por 35 perguntas avaliativas distribuídas em 19 questões na dimensão gestão do programa; cinco na dimensão estrutura organizacional e 11 na dimensão processo pedagógico. O instrumento elaborado, baseado em protocolo aceito universalmente para esse fim, precisará ser aplicado em pesquisas futuras para completar seu processo de validação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tuvo como objetivo preparar un instrumento calificador apuntando a construir para el monitoreo y la evaluación del Programa de Residencia Multiprofesional en Salud de la Familia. Fue un estudio de evaluación exploratorio desarrollado en dos fases: la primera, constituida por la construcción y validación de la comprensión del modelo lógico y de la matriz de indicadores, por medio de análisis documental y de la técnica de consenso grupo nominal. Esta primera fase, a su vez, tuvo lugar en dos momentos, pre y post reunión de consenso, en los cuales se buscó validar un modelo lógico y una matriz de indicadores que reflejaran los principales elementos de evaluación del programa. La segunda fase comprendió la construcción del instrumento de evaluación. A partir del grupo de consenso, se validaron un modelo lógico y la matriz de indicadores, lo que resultó en 32 indicadores, utilizados para la construcción del instrumento de evaluación que se formató mediante cuestionario estructurado. Este cuestionario estaba compuesto por 35 preguntas de evaluación distribuidas en 19 preguntas en la dimensión gestión del programa; cinco en la dimensión estructura organizacional y 11 en la dimensión proceso pedagógico. El instrumento preparado, basado en protocolo de aceptación universal para esa finalidad, deberá ser aplicado en futuras investigaciones para completar su proceso de validación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aimed to develop a qualifying instrument to contribute to the monitoring and evaluation of the Multidisciplinary Residency Program in Family Health. It was an exploratory evaluation study carried out in two phases: the first comprising the face construction and validation of the logic model and of the indicator matrix, through document analysis and a nominal group consensus technique. The first phase, in turn, took place in two stages, before and after the consensus meeting, in which the goal was to validate a logical model and an indicators matrix that would reflect the main evaluative elements of the program. The second phase included the construction of the evaluation instrument. A logical model and the indicator matrix were validated based on the work done by the consensus groups, the outcome of which was 32 indicators used to build the evaluation instrument that was formatted through a structured questionnaire. This questionnaire consisted of 35 evaluative questions divided into 19 questions in the program management dimension; five in the organizational structure dimension, and 11 in the educational process dimension. The instrument that was prepared, based on a universally accepted protocol for this purpose, will need to be applied in future surveys for its validation process to be completed.
  • METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM: DIFICULDADES DE DOCENTES DE UM CURSO DE ENFERMAGEM Artigos

    Mesquita, Simone Karine da Costa; Meneses, Rejane Millions Viana; Ramos, Déborah Karollyne Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo objetivou identificar as dificuldades vivenciadas pelos docentes na implementação de metodologias ativas no curso de graduação em enfermagem de uma instituição federal localizada no Rio Grande do Norte. Tratou-se de pesquisa exploratório-descritiva com enfoque qualitativo. As entrevistas semiestruturadas foram aplicadas a vinte sujeitos nos meses de agosto e setembro de 2011 e, posteriormente, analisadas seguindo pressupostos da análise de conteúdo. As principais adversidades elencadas pelos sujeitos da pesquisa foram agrupadas em três categorias de análise: problemas curriculares como empecilho para a aplicação de metodologias ativas de ensino/aprendizagem; resistência do docente em implementar metodologias ativas de ensino/aprendizagem; e dificuldade de compreensão da aplicabilidade das metodologias ativas de ensino/aprendizagem na prática docente. Diante de tais dificuldades, fez-se necessário introduzir novas formas de organizar e produzir o conhecimento, uma vez que a utilização de metodologias ativas poderia favorecer a formação de sujeitos com visão ampliada de saúde, ativos e comprometidos com a transformação da realidade. Compreender a utilização de metodologias ativas é fundamental para atender aos pressupostos do paradigma educacional contemporâneo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio tuvo por objetivo identificar las dificultades experimentadas por docentes, en la implementación de metodologías activas, en el curso de pregrado en enfermería de una institución federal ubicada en el estado de Rio Grande do Norte, Brasil. Se trata de una investigación exploratorio-descriptiva con enfoque cualitativo. Las entrevistas semiestructuradas fueron aplicadas a veinte sujetos en los meses de agosto y septiembre del 2011 y, posteriormente, analizadas siguiendo preceptos de análisis de contenido. Las principales adversidades señaladas por los su-jetos de la investigación fueron agrupadas en tres categorías de análisis: problemas curriculares como impedimento para la aplicación de metodologías activas de enseñanza/aprendizaje; resistencia del docente en implementar metodologías activas de enseñanza/aprendizaje; y dificultad de comprensión de la aplicabilidad de las metodologías activas de enseñanza/aprendizaje en la práctica docente. Frente a tales dificultades, surgió la necesidad de introducir nuevas formas de organizar y producir el conocimiento, puesto que la utilización de metodologías activas podría favorecer la formación de sujetos con una visión más amplia acerca de la salud, participativos y comprometidos con la transformación de la realidad. Entender la utilización de metodologías activas es fundamental para atender los preceptos del paradigma educativo contemporáneo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aimed to identify the difficulties experienced by faculty in the implementation of active methodologies in the undergraduate course in nursing at a federal institution in the state of Rio Grande do Norte, Brazil. This was an exploratory and descriptive survey using a qualitative approach. The semi-structured interviews were applied to twenty subjects in August and September 2011 and, subsequently, analyzed pursuant to content analysis assumptions. The main adversities listed by the research subjects were grouped into three analysis categories: Curricular issues as an impediment to the application of active teaching/learning methodologies; professor resistance to the implementation of active teaching/learning methodologies; and difficulty in understanding the applicability of active teaching/learning methodologies in the teaching practice. Faced with such difficulties, it was necessary to introduce new ways to organize and produce knowledge, since the use of active methodologies could favor the training of subjects with an enhanced view on health who are active and committed to the transformation of reality. Understanding the use of active methodologies is critical to meeting the assumptions of the contemporary educational paradigm.
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO HOSPITALAR: A EXPERIÊNCIA QUE RESSIGNIFICA O CUIDADO EM ENFERMAGEM Artigos

    Flores, Giovana Ely; Oliveira, Dora Lúcia Leidens de; Zocche, Denise Antunes de Azambuja

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda o processo de formação vivenciado por enfermeiras educadoras no contexto hospitalar, na perspectiva da educação permanente em saúde, com destaques para as experiências que constituíram esse processo, os sentidos dessa formação e as mudanças decorridas no desenvolvimento do cuidado de enfermagem com base nas aprendizagens significativas. Tratou-se de estudo qualitativo exploratório-descritivo, desenvolvido por meio de grupos focais com sete enfermeiras que atuavam no Programa de Educação Permanente em Enfermagem num hospital universitário, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2010, à luz dos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A análise de conteúdo, do tipo temático, foi realizada utilizando-se o software NVivo 8.0 para organização e categorização dos dados obtidos. Os resultados mostraram que a participação das enfermeiras no programa resultou em abertura para diversas mudanças no seu processo de trabalho e na modelagem de ensino-aprendizagem instituída, ampliando conceitos e espaços de formação com ênfase no aprendizado coletivo no trabalho e sobre ele, o que causa impacto no cuidado de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo aborda el proceso de formación experimentado por enfermeras educadoras en el contexto hospitalario, en la perspectiva de la educación permanente en salud, resaltando las experiencias que constituyeron ese proceso, el sentido de esa formación y los cambios ocurridos en el desarrollo del cuidado de enfermería con base en aprendizajes significativos. Se trata de un estudio cualitativo investigativo-descriptivo, desarrollado por grupos focales con siete enfermeras que actuaban en el Programa de Educación Permanente en Enfermería, en un hospital universitario de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, en 2010, a la luz de los preceptos de la Política Nacional de Educación Permanente en Salud. El análisis del contenido, de tipo temático, fue realizado utilizándose el software NVivo 8.0 para organización y categorización de los datos obtenidos. Los resultados mostraron que la participación de las enfermeras en el programa resultó en una apertura para diversos cambios en su proceso de trabajo y en el modelado de la enseñanza-aprendizaje instituida, ampliando conceptos y espacios de formación con énfasis en el aprendizaje colectivo en el trabajo y sobre él, hecho que ha ocasionado impactos en el cuidado de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses the training process educator nurses get in the hospital context from the perspective of permanent education in health, highlighting the experiences that constituted this process, the meanings of the training, and the changes that took place in the development of nursing care based on meaningful learning. This was an exploratory, descriptive qualitative study developed through focus groups with seven nurses working in the Continuing Education Program in Nursing at a university hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, in 2010, the light of the assumptions set forth under the National Policy of Permanent Education in Health. The thematic analysis of the content made using the NVivo 8.0 software for organizing and categorizing data. The results showed that the nurses' participation in the program resulted in opening to several changes in their work process and in the established teaching-learning modeling, expanding training concepts and spaces with an emphasis on collective learning at work and on it, which impacts nursing care.
  • PROCESSO DE TRABALHO EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO PERMANENTE Artigos

    Andrade, Rebecca Soares de; Caldas, Lílian Bezerra Silva do Nascimento; Falcão, Maria Leopoldina Padilha; Góes, Paulo Sávio Angeiras de

    Resumo em Português:

    Resumo A educação permanente em saúde propõe a criação de espaços coletivos com a finalidade de levar os trabalhadores da saúde à reflexão e avaliação de seus atos produzidos no cotidiano, a fim de buscar a transformação das práticas de saúde e de educação. Este artigo propôs a discussão da educação permanente com base nas ponderações feitas pelos trabalhadores da Estratégia Saúde da Família quanto aos processos de sua atividade profissional. Para isso, desenvolveu-se um estudo qualitativo, com a utilização da técnica de grupo focal. Como resultado, verificou-se que a reflexão dos profissionais de saúde sobre a realidade do próprio cotidiano de trabalho permitiu uma discussão acerca da educação permanente e, em consequência, o início de um processo de mudança de suas práticas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La educación permanente en salud propone la creación de espacios colectivos con la finalidad de llevar a los trabajadores de la salud a la reflexión y evaluación de sus actos producidos en quehacer cotidiano, a fin de buscar la transformación de las prácticas de salud y de educación. Este artículo propuso la discusión de la educación permanente con base en las ponderaciones realizadas por los trabajadores de la Estrategia Salud de la Familia, en cuanto a los procesos de su actividad profesional. Para ello, se desarrolló un estudio cualitativo, con utilización de la técnica de grupo focal. Como resultado, se observó que la reflexión de los profesionales de salud sobre la realidad del propio cotidiano de trabajo permitió una discusión acerca de la educación permanente y, en consecuencia, el inicio de un proceso de cambio de sus prácticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Continuing education in health proposes the creation of collective spaces to lead health workers to reflect on and evaluate their actions in daily life in order to seek the transformation of health and education practices. This article proposes a discussion on continuing education based on the considerations made by the Family Health Strategy workers with regard to the processes of their professional activity. A qualitative study using the focal group technique was developed for the discussion. As a result, it was found that the health professionals' reflection about the reality of their own daily work allowed for a discussion on continuing education and, thus, the onset of a process of changing their practices.
  • O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA Artigos

    Saporetti, Gisele Marcolino; Miranda, Paulo Sérgio Carneiro; Belisário, Soraya Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo Os núcleos de apoio à saúde da família configuram-se hoje como um lócus de inserção do profissional de educação física na atenção primária à saúde. Esse fato trouxe novos desafios à atuação desse profissional, como a realização de ações de promoção da saúde nos âmbitos individual e coletivo. O objetivo deste artigo foi analisar as ações realizadas por tal profissional nesses núcleos no estado de Minas Gerais, em 2015. Tratou-se de pesquisa qualitativa e exploratória, que utilizou a pesquisa documental e grupos focais com 15 participantes como instrumentos de coleta de dados. Os resultados demonstraram diferentes e complementares concepções acerca do conceito de promoção da saúde e a realização de ações de promoção abrangentes, diversificadas e em conjunto com a equipe e a comunidade. Fatores como a reorientação do modelo de saúde, a participação da comunidade, a valorização do trabalho multiprofissional e intersetorial e o incentivo governamental para as práticas de atividades físicas foram apontados como facilitadores para a realização dessas ações. Entre as dificuldades, destacaram-se a falta de infraestrutura e de capacitação e a concepção dos demais profissionais, ainda voltada para as ações clínicas individuais, em detrimento de ações coletivas de promoção da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los núcleos de apoyo a la salud de la familia se configuran hoy como un locus de inserción del profesional de educación física en la atención primaria a la salud. Este hecho trajo nuevos desafíos a la actuación de este profesional, como la realización de acciones de promoción de salud en ámbitos individuales y colectivos. El objetivo del artículo es analizar las acciones realizadas por dicho profesional, en esos núcleos, en el estado de Minas Gerais, Brasil, en 2015. Se trata de una investigación cualitativa y exploratoria, que utilizó la búsqueda documental y grupos focales con 15 participantes como instrumentos de recolección de datos. Los resultados demostraron concepciones distintas y complementarias acerca del concepto de promoción de la salud y la realización de acciones de promoción abarcativas, diversificadas y en conjunto con el equipo y la comunidad. La reorientación del modelo de salud, la participación de la comunidad, la valoración del trabajo multiprofesional e intersectorial y el incentivo gubernamental para la práctica de actividades físicas fueron señalados como elementos que facilitan la realización de estas acciones. Entre las dificultades, se destacaron la falta de infraestructura y de capacitación, así como la concepción de los demás profesionales, aún dirigidas hacia acciones clínicas individuales, en detrimento de acciones colectivas de promociones de salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Today, the family health support centers are a locus for the insertion of the physical education professional in primary health care. This fact has introduced new challenges to the work of this professional, such as the undertaking of health promotion activities at the individual and collective levels. This study aimed to analyze the actions taken by such a professional at these centers in the state of Minas Gerais, Brazil, in 2015 with 15 participants. This was a qualitative, exploratory study, which used the documentary research and focus groups as data collection instruments. The results showed different and complementary conceptions about the health promotion concept and the undertaking of comprehensive and diversified promotion actions together with the team and the community. Factors such as the reorientation of the model of health, community participation, the appreciation of multidisciplinary and intersectoral work, and government incentives for physical activity practices were identified as facilitators to carry out these actions. The greatest perceived difficulties included the lack of infrastructure and training and the conception of other professionals, still focused on individual clinical actions to the detriment of collective actions to promote health.
  • ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSOS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS UNIDADES BÁSICAS Artigos

    Sá, Paulo Henrique Vilela Oliveira de; Cury, Geraldo Cunha; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo teve como objetivo identificar e descrever as ações de promoção à saúde relacionadas à atividade física de idosos nas unidades básicas de saúde, assim como a percepção dos responsáveis sobre essa prática. Tratou-se de uma pesquisa transversal, de abordagem quantitativa, realizada em Diamantina, Minas Gerais, em 2012. Um instrumento com 28 assertivas, organizado na forma de escala Likert, foi utilizado durante as entrevistas com 28 responsáveis por tais ações. Constataram-se 11 ações educativas de promoção da saúde relacionadas à atividade física para idosos, cinco de responsabilidade dos professores e alunos de uma instituição pública de ensino e seis de responsabilidade dos profissionais das equipes de saúde da família. As ações observadas foram ‘grupo de caminhada e exercícios (alongamentos)’, ‘grupo de coluna’ e ‘Qigong’. Os participantes demonstraram seu entendimento sobre os benefícios das atividades físicas para os idosos, o impacto dessas ações na saúde pública e a necessidade de permanente capacitação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio tuvo como objetivo identificar y describir las acciones de promoción de la salud relacionadas con la actividad física de adultos mayores en las unidades básicas de salud, así como la percepción de los responsables sobre esta práctica. Se trató de una investigación transversal, de abordaje cuantitativo, realizado en Diamantina, estado de Minas Gerais, Brasil, en 2012. Se utilizó un instrumento con veintiocho afirmaciones, organizado en forma de escala Likert, durante las entrevistas con 28 responsables de tales acciones. Se cons-tataron 11 acciones educativas de promoción de la salud relacionadas con la actividad física para adultos mayores, cinco de responsabilidad de los profesores y alumnos de una institución pública de enseñanza y seis de responsabilidad de los profesionales de los equipos de salud de la familia. Las acciones observadas fueron "grupo de caminata y ejercicio (estiramientos)", "grupo de columna" y " Qigong". Los participantes demostraron comprensión sobre los beneficios de las actividades físicas para adultos mayores, el impacto de estas acciones en la salud pública y la necesidad de capacitación permanente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aimed to identify and describe health promotion actions related to physical activity among elderly people at basic health units and the perception of those responsible for this practice. This was a cross-sectional survey using a quantitative approach carried out in Diamantina, Minas Gerais State, Brazil, in 20112. A 28-questions survey, organized in the form of a Likert scale, was used during the interviews carried out among 28 people in charge of such actions. Eleven educational health promotion actions related to physical activity among elderly people were found, five of which under the responsibility of teachers and students of a public school, while six under headed by professionals from the family health teams. The actions observed were ‘walk and exercise group (stretching),’ ‘back group,’ and ‘Qigong.’ Participants demonstrated their understanding of the benefits afforded by phy-sical activity for the elderly, the impact these actions have on public health, and the need for ongoing training.
  • TRABALHO DOCENTE E SAÚDE DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL Artigos

    Vieira, Jarbas Santos; Gonçalves, Vanessa Bugs; Martins, Maria de Fátima Duarte

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é discutir a relação entre processo de trabalho docente e a saúde de 196 professoras que atuavam em escolas municipais de educação infantil do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, em 2011. Metodologicamente, a pesquisa se desenvolveu em duas etapas: uma quantitativa e outra qualitativa. Na dimensão quantitativa foi aplicado, sobre todo o corpo docente, o Job Content Questionnaire, cuja finalidade é investigar as rotinas ocupacionais do trabalho que são consideradas um risco à saúde dos trabalhadores. Na dimensão qualitativa, a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas sobre as práticas educacionais das professoras em seu cotidiano de trabalho e o que as cerca. O eixo das entrevistas abordou o cotidiano de trabalho dessas docentes e suas percepções acerca da importância da professora de educação infantil. A análise mostrou que os discursos prevalentes reforçam a ideia do magistério como sacerdócio, naturalizando a ideia de doação e sacrifício como intrínsecas ao processo de trabalho docente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir la relación entre el proceso de trabajo docente y la salud de 196 maestras que actuaban en escuelas municipales de educación infantil de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, en 2011. Metodológicamente, la investigación se desarrolló en dos etapas: una cuantitativa y otra cualitativa. En la dimensión cuantitativa, fue aplicado, en todo el cuerpo docente, el Job Content Questionnaire, cuya finalidad es investigar las rutinas ocupacionales del trabajo que son consideradas un riesgo para la salud de los trabajadores. En la dimensión cualitativa, la recolección de datos se realizó a través de entrevistas semiestructuradas sobre las prácticas educacionales de las maestras en su cotidiano laboral y su alrededor. El eje de las entrevistas abordó el cotidiano laboral de estas docentes y sus percepciones acerca de la importancia de la maestra de educación infantil. El análisis demostró que los discursos prevalentes refuerzan la idea del magisterio como sacerdocio, tomando con naturalidad la donación y el sacrificio como intrínsecos al proceso de trabajo docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to discuss the relationship between the teaching process and the health of 196 teachers working at municipal preschools in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil, in 2011. Methodologically, the research was developed in two stages, a quantitative and a qualitative one. In the quantitative dimension, a Job Content Questionnaire was applied to the entire faculty, the purpose of which is to investigate the occupational routines of the work that are considered a risk to the workers' health. In the qualitative dimension, data collection was carried out through semi-structured interviews on the teachers' educational practices in their daily work and about what surrounds them. The axis of the interviews addressed the daily work of these teachers and their perceptions about the importance of the early childhood education teacher. The analysis showed that the prevailing discourses reinforce the idea of teaching as a priesthood, naturalizing the idea of giving and sacrifice as intrinsic to the teaching process.
  • COMPETÊNCIAS DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE SAÚDE BUCAL E O VÍNCULO COM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Artigos

    Warmling, Cristine Maria; Rosa, Evelise Klein da; Pezzato, Luciane Maria; Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo teve por objetivo descrever o perfil sociodemográfico, de trabalho e formação de auxiliares e técnicos em saúde bucal com atuação no estado do Rio Grande do Sul. Foram analisadas as informações relatadas por 255 auxiliares e técnicos de saúde bucal que participaram do Congresso Rio-Grandense de Odontologia realizado em 2010 e 2012. A pesquisa utilizou-se de um questionário escrito, estruturado e autoaplicável, organizado em três blocos temáticos com as seguintes categorias: identificação (sexo, idade, estado civil, estado/cidade, renda, habilitação, vínculo e inscrição conselho/sindicato), formação (estabelecimento, duração, incentivo/dificuldades de atualização/formação) e processo de trabalho (competências e atribuições profissionais). Os resultados encontrados demonstraram que diferenças no processo de trabalho entre os auxiliares e técnicos de saúde bucal determinadas pelo vínculo de trabalho com o Sistema Único de Saúde estavam concentradas nas atribuições das competências de promoção e prevenção de saúde. Também se verificou que as atribuições das competências de organização do ambiente de trabalho e de atendimento clínico de saúde bucal conferem maior identidade ao trabalho desses profissionais, independentemente do vínculo. O estudo alerta para a sobreposição das competências e atribuições realizadas pelos auxiliares e técnicos de saúde bucal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio tuvo por objetivo describir el perfil sociodemográfico, de trabajo y de formación de auxiliares y técnicos en salud bucal con actuación en el estado de Río Grande do Sul, Brasil. Se analizó la información relatada por 255 auxiliares y técnicos de salud bucal, que participaron en el Congreso Riograndense de Odontología, realizado en 2010 y 2012. La investigación fue realizada por medio de un cuestionario escrito, estructurado y autoaplicable, organizado en tres bloques temáticos con las siguientes categorías: identificación (sexo, edad, estado civil, estado/ciudad, ingresos, habilitación, vínculo e inscripción consejo/sindicato), formación (establecimiento, duración, incentivos/dificultades de actualización/formación) y proceso de trabajo (competencias y atribuciones profesionales). Los resultados demostraron que diferencias en el proceso de trabajo entre auxiliares y técnicos de salud bucal, determinadas por el vínculo laboral con el Sistema Único de Salud, estaban concentradas en las atribuciones de competencias de promoción y prevención de la salud. Además, se constató que las atribuciones de competencias de organización del ambiente de trabajo y de atención clínica de salud bucal proporcionan mayor identidad al trabajo de estos profesionales, independiente del vínculo. El estudio alerta sobre la superposición de competencias y atribuciones realizadas por auxiliares y técnicos de salud bucal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aimed to describe the sociodemographic, labor, and training profile of aides and technicians in oral health working in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Information reported by 255 oral health aides and technicians who attended the Rio Grande do Sul Dental Congress in 2010 and 2012 was analyzed. The survey used a written, structured, and self-administered questionnaire, organized into three thematic blocks under these categories: identification (gender, age, marital status, state/city, income, license, ties and board/labor union registration), training (establishment, duration, incentive/difficulties in keeping updated/training) and work process (professional competencies and attributions). The results showed that work process differences between oral health aides and technicians, as determined by their working ties with the National Health System, were mostly in the health promotion and prevention competency attributions. It was also found that the attributions of the working environment organization and clinical care competencies in oral health provide greater identity to the work of these professionals, regardless of their ties. The study points to the overlapping of skills and duties performed by oral health aides and technicians.
  • SOBRE FISIOTERAPIA E SEUS RECURSOS TERAPÊUTICOS: O GRUPO COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR À REABILITAÇÃO Artigos

    Recco, Rosani Aparecida Chaves; Lopes, Stella Maris Brum

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho com grupos constitui uma estratégia privilegiada pelos profissionais de saúde que envolve um processo de subjetivação e estabelecimento de vínculos comunitários. Desenvolveu-se um grupo de mulheres em tratamento pós-operatório de ombro no ambulatório de fisioterapia de um hospital instalado na cidade de Curitiba, com o objetivo de potencializar os efeitos da fisioterapia convencional, oferecendo a essas mulheres condições para melhor lidar com suas dores e limitações funcionais. Realizou-se pesquisa qualitativa que possibilitou o estabelecimento de um processo descritivo em relação ao processo grupal e o contato direto e prolongado com os sujeitos da pesquisa por meio de seis oficinas realizadas no período de outubro de 2012 a março de 2013. O relato das mulheres apontou o grupo como um espaço acolhedor, onde partilharam experiências de vida, conquistaram amizades e aprenderam com o outro. Isso permitiu um repensar sobre seu comportamento e possibilidade de mudança de atitudes. Concluiu-se que, diante da necessidade de humanização do atendimento com vistas a uma atenção integral, a utilização de grupos como apoio no processo fisioterápico pode ser uma estratégia para uma prática menos reducionista e que reconheça a necessidade do outro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El trabajo con grupos constituye una estrategia privilegiada por los profesionales de la salud, que representa un proceso de subjetivación y de establecimiento de vínculos comunitarios. Se reunió un grupo de mujeres en tratamiento postoperatorio de hombro, en la clínica de fisioterapia de un hospital instalado en la ciudad de Curitiba, capital del estado de Paraná, Brasil. Este proceso tuvo como objetivo potencializar los efectos de la fisioterapia convencional, ofreciendo a estas mujeres condiciones para enfrentar mejor sus dolores y limitaciones funcionales. Se realizó una investigación cualitativa, que permitió establecer un proceso descriptivo en relación al proceso grupal y al contacto directo y prolongado con los sujetos de la investigación, por medio de seis talleres realizados en el período de octubre del 2012 a marzo del 2013. El relato de las mujeres señaló al grupo como un espacio acogedor, donde compartieron experiencias de vida, conquistaron amistades y aprendieron con el otro. Esto permitió replantear su comportamiento y las posibilidades de cambio de actitud. Se concluyó que, frente a la necesidad de humanización de la atención con miras a una atención integral, la utilización de grupos como apoyo en el proceso fisioterapéutico puede ser una estrategia para una práctica menos reduccionista y que reconozca las necesidades del otro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Working with groups is a prime strategy for health professionals, and it involves a process of subjectivity and establishment of community ties. A group of women in post-operative shoulder treatment was formed at the physiotherapy clinic of a hospital installed in the city of Curitiba, capital of the state of Paraná, Brazil, aiming to enhance the effects of conventional therapy, giving these women conditions to better cope with their pain and functional limitations. Qualitative research was carried out, which enabled the establishment of a description of the group process, as well as direct and extended contact with the subjects during six workshops held from October 2012 to March 2013. The women reported that the group was a welcoming space, where they shared life experiences, made friends, and learned from each other. This allowed them to rethink their behavior and enabled possibilities for changing attitudes. It was concluded that, given the need for humanization in care with a view to comprehensive care, using groups to support the physiotherapy process can be a strategy for a less reductionist practice that recognizes other people's needs.
  • ADESÃO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS ANALFABETOS AO USO DE MEDICAMENTO A PARTIR DA PRESCRIÇÃO PICTOGRÁFICA Artigos

    Albuquerque, Guilherme Souza Cavalcanti de; Nascimento, Bárbara do; Gracia, Diego Fabian Karvat; Preisler, Luisa; Perna, Paulo de Oliveira; Silva, Marcelo José de Souza e

    Resumo em Português:

    Resumo A baixa adesão ao tratamento medicamentoso constitui grave entrave para o sucesso do controle de doenças como o diabetes e a hipertensão arterial. Este artigo trata de um estudo que partiu da identificação do analfabetismo como importante causa de não adesão ao tratamento medicamentoso para diabéticos e hipertensos participantes do programa Hiperdia em unidade de saúde do município de Colombo, no estado do Paraná. Teve como objetivo avaliar o impacto de prescrição pictórica na adesão ao tratamento. Analisou-se um grupo de 63 diabéticos e hipertensos que participavam do Hiperdia, para os quais aplicou-se uma entrevista estruturada, com posterior análise do conteúdo, antes e depois da implantação de uma prescrição pictográfica. Como resultado, entre os analfabetos, observou-se a elevação da adesão de 60% para 93,33% em relação ao tratamento medicamentoso. No grupo de alfabetizados não houve mudança na adesão. Conclui-se, no entanto, que esse tipo de intervenção é limitado para a melhora da condição de saúde dos pacientes, pois o aumento da adesão se dá em relação tanto ao tratamento medicamentoso quanto à precariedade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La baja adhesión al tratamiento medicamentoso constituye un grave obstáculo para el éxito del control de enfermedades como la diabetes y la hipertensión arterial. Este artículo trata de un estudio que partió de la identificación del analfabetismo como importante causa de la no adhesión al tratamiento medicamentoso para diabéticos e hipertensos participantes en el programa Hiperdia en una unidad de salud del municipio de Colombo, estado de Paraná, Brasil. Éste tuvo como objetivo evaluar el impacto de la prescripción pictórica en la adhesión al tratamiento. Se analizó un grupo de 63 diabéticos e hipertensos que participaban en el Hiperdia, para los cuales se aplicó una entrevista estructurada, con posterior análisis del contenido, antes y después de la implantación de una prescripción pictográfica. Como resultado, entre los analfabetos, se observó la elevación de la adhesión del 60% para el 93,33% con relación al tratamiento medicamentoso. En el grupo de alfabetizados, la adhesión no presentó cambios. Se concluyó, sin embargo, que este tipo de intervención es limitado para la mejora de la condición de salud de los pacientes, pues el aumento de la adhesión se da con relación al tratamiento medicamentosos en cuanto a la precariedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The low levels of compliance with drug therapy is a serious obstacle to the successful control of diseases such as diabetes and hypertension. This article addresses a study that was based on the identification of illiteracy as a major cause of non-compliance with a drug treatment among diabetic and hypertensive patients participating in the Hiperdia program at a health unit in the city of Colombo, state of Paraná, Brazil. The goal was to assess the impact of pictorial prescriptions on compliance with treatment. A group of 63 diabetic and hypertensive patients participating in Hiperdia was analyzed. They answered a structured interview, the content of which was subsequently analyzed before and after the implementation of a pictographic prescription. As a result, compliance with the drug treatment among the illiterate rose from 60 percent to 93.33 percent. There was no change in compliance in the literate group. It was concluded, however, that this type of intervention is limited to the improvement of the patients' health condition, because the increase in compliance occurs both with regard to the drug treatment and precariousness.
  • Organizar e proteger: trabalhadores, associações e mutualismo no Brasil (séculos XIX e XX). Claudio Batalha e Marcelo Mac Cord (orgs.). Campinas: Editora Unicamp,2015, 280 p. Resenhas

    Velasques, Muza Clara Chaves
  • Educação básica: tragédia anunciada?. André S. Martins e Lúcia M.V. Neves (orgs.). São aulo: Xamã, 2015, 208 p. Resenhas

    Motta, Tarcísio
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br