Acessibilidade / Reportar erro
Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 17, Número: 3, Publicado: 2019
  • Transparência no setor farmacêutico: uma nova dimensão do debate internacional sobre acesso a medicamentos? Editorial

    Ido, Vitor Henrique Pinto
  • PRÁTICAS HUMANIZADAS DE GESTÃO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: PARA ALÉM DO POSITIVISMO E DO DATAÍSMO Ensaio

    Cortez, Pedro Afonso; Zerbini, Thais; Veiga, Heila Magali da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo A humanização é um importante arcabouço teórico-prático para a transformação social das organizações e gestão de pessoas, pois promove políticas e práticas inclusivas e de desenvolvimento para trabalhadores, gestores e instituições. Enfatizando essa compreensão, este ensaio abarcou concepções críticas dos fenômenos organizacionais para contribuir na análise de práticas de gestão humanizadas em organizações sociais. O campo teórico-prático das práticas de gestão e organização do trabalho foi analisado, destacando a ineficácia do positivismo instrumental, práticas administrativas de recursos humanos e dataísmo. Também foram transpostos aos contextos de trabalho, elaborações contemporâneas sobre práticas organizativas, dialógica, prática político-pedagógica, libertação versus dominação e análise de implicação. Destacamos essas contribuições como formulações iniciais para proporcionar condições organizacionais e de gestão do trabalho humanizadas. Essas elaborações também podem ser úteis para visualizar práticas negativas e dar maior visibilidade a ações e práticas que possibilitem aos sujeitos, às organizações e à própria sociedade condições de 'ser mais'.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La humanización es un importante marco teórico-práctico para la transformación social de las organizaciones y la gestión de personas, ya que promueve políticas y prácticas inclusivas y de desarrollo para trabajadores, gestores e instituciones. Enfatizando esta idea, este ensayo abarcó concepciones críticas de los fenómenos organizacionales para contribuir en el análisis de prácticas de gestión humanizadas en organizaciones sociales. Se analizó el ámbito teórico-práctico de las prácticas de gestión y organización del trabajo, destacándose la ineficacia del positivismo instrumental, prácticas administrativas de recursos humanos y dataísmo. También se traspusieron, a los contextos de trabajo, elaboraciones contemporáneas sobre prácticas organizativas, dialógica, práctica político-pedagógica, liberación versus dominación y análisis de la implicación. Destacamos estas contribuciones como formulaciones iniciales para proporcionar condiciones organizacionales y de gestión del trabajo humanizadas. Estas elaboraciones también pueden ser útiles para identificar prácticas negativas y proporcionar mayor visibilidad a aquellas acciones y prácticas que posibiliten a los individuos, las organizaciones y la propia sociedad, condiciones de 'ser más'.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Humanization is an important theoretical-practical framework for the social transformation of organizations and personnel management because it promotes inclusive and developmental policies and practices for workers, managers and institutions. Emphasizing this understanding, the present essay encompassed critical conceptions of the organizational phenomena in order to contribute to the analysis of humanized management practices in social organizations. The theoretical-practical field of the practices of management and organization of labor was analyzed, highlighting the inefficacy of the instrumental positivism, administrative practices of human resources and dataism. Contemporary elaborations regarding organizational, dialogical and political-pedagogical practices, liberation versus domination and an analysis of implications were also transposed to the labor contexts. We highlight these contributions as initial formulations to provide humanized labor management and organizational conditions. These elaborations may also be useful in order to visualize negative practices and to give more visibility to actions and practices that enable the subjects, the organizations and even society itself to have conditions to 'be more'.
  • TRABALHO, EDUCAÇÃO E JUVENTUDES: DIÁLOGO COM O PENSAMENTO SOCIAL DE CHRISTIAN LAVAL E PIERRE DARDOT Ensaio

    Silva, Roberto Rafael Dias da

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teórico propõe um dia-gnóstico crítico das relações entre trabalho, educação e juventudes contemporâneas, por meio de um breve diálogo com o pensamento social de Christian Laval e Pierre Dardot. Sua preocupação central encontra-se na emergência de novos arranjos subjetivos no contexto do neoliberalismo. Para pensar tais relações foram considerados três traços conceituais derivados das obras dos autores selecionados: a compreensão da crise como modo de vida permanente, a ênfase nos aspectos emocionais e no dispositivo desempenho/gozo e a reinscrição da formação juvenil no território do comum. Ao longo do estudo, evidencia-se que um referencial analítico crítico e heterodoxo, sustentado numa releitura específica do pensamento de Marx articulada a outras contribuições, da forma como tratado por Dardot e Laval, apresenta potencialidade heurística significativa para pensar os conceitos de trabalho, educação e juventude no contexto brasileiro atual.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio teórico propone un diagnóstico crítico de las relaciones entre trabajo, educación y juventud contemporánea, por medio de un breve diálogo con el pensamiento social de Christian Laval y Pierre Dardot. Su preocupación central se encuentra en la emergencia de nuevos arreglos subjetivos en el contexto del neoliberalismo. Para pensar tales relaciones fueron considerados tres trazos conceptuales derivados de las obras de los autores seleccionados: la comprensión de la crisis como modo de vida permanente, el énfasis en los aspectos emocionales y en el dispositivo desempeño/gozo y la reinscripción de la formación juvenil en el territorio del común. A lo largo del estudio, se muestra que un referencial analítico crítico y heterodoxo, sustentado en una relectura específica del pensamiento de Marx articulada a otras contribuciones, de la forma como tratado por Dardot y Laval, presenta potencialidad heurística significativa para pensar los conceptos de trabajo, educación y juventud en el contexto brasileño actual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present theoretical study proposes a critical diagnosis of the relationships among work, education, and contemporary youths through a brief dialogue with the social thinking of Christian Laval and Pierre Dardot. Its main concern lies in the rise of new subjective arrangements within the context of neoliberalism. In order to think of these relationships, we have considered three conceptual traits derived from the works of the selected authors: the understanding of the crisis as a permanent way of life, the emphasis on the emotional aspects and on the performance/enjoyment device, and the reassignment of youth training to the territory of the common. Throughout the study, it is evidenced that an analytical, critical, and unorthodox framework, backed by a specific reinterpretation of Marx’s thinking combined with other contributions, as treated by Dardot and Laval, displays a significant heuristic potentiality to think about the concepts of work, education, and youth in the current Brazilian context.
  • PROGRAMA MAIS MÉDICOS EM MUNICÍPIO DE FRONTEIRA INTERNACIONAL E OS DESAFIOS DA GESTÃO EM SAÚDE Artigo

    Arenhart, Carlos Guilherme Meister; Gomes, Ludmila Mourão Xavier; Ribeiro, Elisete Maria; Barbosa, Thiago Luis de Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo A cooperação técnica entre os países latino-americanos tem promovido grandes debates no campo da saúde coletiva e na consolidação da gestão do trabalho no Sistema Único de Saúde. Objetivou-se compreender as concepções de gestores da Atenção Primária à Saúde de um município em região de fronteira - historicamente distante do movimento da reforma sanitária brasileira - sobre a implantação do Projeto Mais Médicos. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na hermenêutica-dialética, de abordagem exploratória, realizado na região de fronteira trinacional entre Brasil, Paraguai e Argentina. Foram realizadas entrevistas abertas, gravadas, transcritas e analisadas de forma interpretativa e dialética no âmbito empírico-conceitual. No entendimento das gestoras, o Projeto contribuiu para a manutenção da oferta de serviços na Atenção Primária local, e é um caminho para a garantia de prestação da assistência médica em município de região fronteiriça. O Projeto também colaborou para a corresponsabilização pelo cuidado. Observou-se movimento dialético no atributo longitudinalidade e também nas dificuldades de operacionalizar o binômio gestão-planejamento, demonstrando contradição nas práxis operacionais dos serviços. Conclui-se que, para as gestoras entrevistadas, o Projeto mostrou-se importante estratégia de gestão do trabalho em saúde, conquanto haja um nó crítico baseado no pontual período de permanência destes profissionais nas equipes da Atenção Primária.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La cooperación técnica entre los países latinoamericanos ha promovido grandes debates en el ámbito de la salud pública y en la consolidación de la gestión del trabajo en el Sistema Único de Salud Brasileño. El objetivo fue comprender los puntos de vista de gestores de la Atención Primaria de la Salud de una ciudad fronteriza - históricamente alejada del movimiento de la reforma sanitaria brasileña - sobre la implantación del Proyecto Más Médicos. Se trata de un estudio cualitativo, fundamentado en la hermenéutica dialéctica, de abordaje exploratorio, realizado en la región de la triple frontera entre Brasil, Paraguay y Argentina. Se realizaron entrevistas abiertas, grabadas, transcritas y analizadas de forma interpretativa y dialéctica en el ámbito empírico-conceptual. En la opinión de las gestoras, el Proyecto contribuyó para mantener el suministro de servicios en la Atención Primaria local y es una manera de garantizar la prestación de la asistencia médica en ciudades fronterizas. Así mismo, el Proyecto colaboró para la corresponsabilidad por el cuidado. Se observó un movimiento dialéctico en el atributo longitudinalidad así como en las dificultades de implementar el binomio gestión-planificación, demostrando una contradicción en las prácticas operativas de los servicios. Se concluye que para las gestoras entrevistadas, el Proyecto fue una estrategia importante de gestión del trabajo en salud, más allá que se observe un nudo crítico en el período puntual de permanencia de estos profesionales en los equipos de Atención Primaria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The technical cooperation among Latin American countries has been promoting great debates in the field of collective health and in the consolidation of labor management in the Brazilian Unified Health System (SUS, in the Portuguese acronym). The present paper had the goal of understanding the conceptions of Primary Health Care managers in a municipality located in a border region - which has been historically distant from the Brazilian sanitary reform movement - regarding the implementation of the “More Doctors” Program. The study is of a qualitative nature, and it was based on the hermeneutic-dialectic method, with an exploratory approach, and was conducted in the tri-border area of Brazil, Paraguay and Argentina. We performed open interviews that were recorded, transcribed and analyzed in an interpretive and dialectic manner in the empirical-conceptual context. In the understanding of the managers, the Program contributed to the continuance of the offer of services in the local Primary Health Care, and it is a way to ensure the provision of medical care in a municipality located in a border region. The Program also contributed to the co-responsibilization for the care. We observed a dialectic movement in the longitudinality attribute as well as in the difficulties to operationalize the binomial management-planning, demonstrating a contradiction in the operational praxis of the services. We concluded that, for the managers interviewed, the Program was an important strategy for the management of labor in health, even though there is a critical issue regarding the fleeting period these professionals remain in the Primary Health Care teams.
  • O ENSINO DE FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL: RETRATO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Artigo

    Brasil, Brunah de Castro; Gomes, Erissandra; Teixeira, Maria do Rocio Fontoura

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo foi realizado em setembro de 2018, e teve como objetivo verificar o estado atual do ensino de fonoaudiologia no Brasil, por meio da caracterização de seus cursos de graduação. Para tal, foi realizada uma pesquisa documental e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa. O levantamento de dados ocorreu no portal do Ministério da Educação. Analisaram-se 87 cursos de fonoaudiologia vinculados a instituições de ensino superior públicas (27,6%) e privadas (72,4%), num total de 7.044 vagas anuais ofertadas, com carga horária média de 3.681 horas, num prazo de integralização entre oito e dez semestres. Os cursos estavam distribuídos em 23 estados brasileiros, com maior concentração na região Sudeste. A maioria dos cursos teve nota três nos indicadores de qualidade propostos pelo Ministério da Educação. Concluiu-se que o ensino da fonoaudiologia no Brasil é fundamentalmente presencial, privado, distribuído pelo país, com baixa ocupação de vagas - aspecto inferido pelo número pequeno de concluintes quando comparado ao número de vagas ofertadas, carga horária mínima maior nas instituições de ensino superior públicas, cumprida entre oito e dez semestres, bem como apresenta indicadores de qualidade satisfatórios.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio fue realizado en septiembre de 2018, y tuvo como objetivo verificar el estado actual de la enseñanza de fonoaudiología en Brasil, por medio de la caracterización de sus cursos de graduación. Para ello, fue realizada una búsqueda documental y descriptiva, de abordaje cuantitativo y cualitativo. El relevamiento de datos se realizó en el portal del Ministerio de Educación Brasileño. Se analizaron 87 cursos de fonoaudiología vinculados a instituciones de enseñanza superior públicas (27,6%) y privadas (72,4%), en un total de 7.044 vacantes anuales ofertadas, con carga horaria promedio de 3.681 horas, en un plazo de integralización entre ocho y diez semestres. Los cursos estaban distribuidos en 23 estados brasileños, con mayor concentración en la región Sudeste. La mayoría de los cursos tuvo nota tres en los indicadores de calidad propuestos por el Ministerio de Educación. Se concluyó que la enseñanza de la fonoaudiología en Brasil es fundamentalmente presencial, privado, distribuido por el país, con baja ocupación de vacantes - aspecto inferido por el número pequeño de concluyentes cuando es comparado al número de vacantes ofertadas, carga horaria mínima mayor en las instituciones de enseñanza superior públicas, cumplida entre ocho y diez semestres, así como presenta indicadores de calidad satisfactorios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study was conducted in September 2018, and had the goal of checking the current state of the teaching of speech therapy in Brazil through a characterization of its undergraduate courses. In order to do so, a documentary and descriptive research was conducted with a quantitative and qualitative approach. Data collection was made through the website of the Brazilian Ministry of Education. We analyzed 87 speech therapy undergraduate courses linked to public (27.6%) and private (72.4%) higher education institutions, totaling 7,044 slots offered annually, with an average of 3,681 credit hours, and a period of integralization ranging from eight to ten semesters. The courses were distributed among 23 Brazilian states, with a higher concentration in the Southern region of the country. Most courses were graded 3 regarding the indicators of quality proposed by the Ministry of Education. We concluded that the teaching of speech therapy in Brazil is fundamentally in-person, private, distributed throughout the country, with a low rate of students taking the slots, an aspect deduced by the small number of graduates compared with the amount of slots offered, higher credit hours in the public higher education institutions, concluded between eight and ten semesters, and it presents satisfactory quality indicators.
  • UMA SUPERVISÃO CLÍNICO-INSTITUCIONAL NA REFORMA PSIQUIÁTRICA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE INSTITUCIONAL Artigo

    Severo, Ana Kalliny; L'Abbate, Solange

    Resumo em Português:

    Resumo A supervisão fomenta mudanças nos serviços na perspectiva da atenção psicossocial. Sua institucionalização ocorreu nos campos da clínica, formação e gestão em saúde e expressa forças contraditórias instituídas e instituintes. A investigação que deu origem a este artigo analisou o processo de supervisão clínico-institucional em duas equipes da rede de saúde de um município do interior do Nordeste. O referencial teórico-metodológico utilizado foi o da análise institucional, na perspectiva da socioclínica. O processo ocorreu em 12 encontros, de março de 2011 a fevereiro de 2012, e foi registrado em diários institucionais. Neste processo, evidenciamos que: a análise da encomenda e, principalmente, a das demandas mobilizaram o processo de supervisão; existiram conflitos entre o uso de casos clínicos e a construção dos projetos terapêuticos singulares, como também na compreensão sobre o processo formativo da supervisão; houve cooperações e rivalidades entre as equipes na construção do cuidado em redes municipais; surgiram desafios no cuidado à crise no contexto das redes regionais na perspectiva da atenção psicossocial. O dispositivo supervisão precisa ser expandido e interiorizado, constantemente revisto, para que esteja em consonância com os pressupostos da atenção psicossocial, assim como para propiciar momentos de experimentação dos trabalhadores como grupos-sujeitos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La supervisión fomenta cambios en los servicios en la perspectiva de la atención psicosocial. Su institucionalización se realizó en los campos de la clínica, formación y gestión en salud y expresa fuerzas contradictorias instituidas e instituyentes. La investigación que dio origen a este artículo analizó el proceso de supervisión clínico-institucional en dos equipos de la red de salud de un municipio del interior del Nordeste de Brasil. La referencia teórico-metodológica utilizada fue la del análisis institucional, en la perspectiva de la socioclínica. El proceso se realizó en 12 encuentros, de marzo 2011 a febrero 2012, y fue registrado en diarios institucionales. En este proceso, mostramos que: el análisis de la encomienda y, principalmente, la de las demandas movilizaron el proceso de supervisión; existieron conflictos entre el uso de casos clínicos y la construcción de los proyectos terapéuticos singulares, así como también en la comprensión sobre el proceso formativo de la supervisión; hubo cooperaciones y rivalidades entre los equipos en la construcción del cuidado en redes municipales; surgieron desafíos en el cuidado a la crisis en el contexto de las redes regionales en la perspectiva de la atención psicosocial. El dispositivo supervisión debe ser expandido e interiorizado, constantemente revisto, para que este en consonancia con los presupuestos de la atención psicosocial, así como para propiciar momentos de relacionamiento de los trabajadores como grupos-sujetos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Supervision promotes changes in the services under the perspective of psychosocial care. Its institutionalization took place in the fields of clinical practice, training and management in health, and it expresses contradictory forces that were established and that also establish these forces. The present study originated from a research that analyzed the clinical-institutional supervision process within two teams of the health care network of a municipality in the countryside of the Northeastern region of Brazil. The theoretical-methodological framework used was that of the institutional analysis, under a socioclinical perspective. The process took place throughout 12 meetings from March 2011 through February 2012, and was recorded on institutional journals. During this process we evidenced that: the analysis of the order, and especially of the demands, mobilized the supervision process; there were conflicts regarding the use of clinical cases and the development of unique therapeutic projects, as well as regarding the understanding of the supervision training process; there were rivalries and cooperation between the two teams regarding the development of care in municipal networks; challenges arose regarding the care of the crisis in the context of the regional networks under the perspective of psychosocial care. The supervision directive must be expanded and internalized, and constantly reviewed so it can be in line with the presuppositions of psychosocial care, and also to provide moments of experimentation on the part of the workers as groups-subjects.
  • INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA SISTEMAS PÚBLICOS DE SAÚDE Artigo

    Souza, Lucas Balsanelli; Bonamigo, Andréa Wander

    Resumo em Português:

    Resumo A integração ensino-serviço, entendida pelo trabalho articulado de estudantes, professores e trabalhadores em cenário de prática, tem por finalidades a excelência da formação profissional e a qualidade do trabalho em saúde. O objetivo deste estudo é analisar, por meio da percepção dos discentes, a integração ensino-serviço, que ocorre durante o período de graduação em Farmácia. Trata-se de um estudo quantitativo, conduzido em 2018, caracterizado como levantamento de corte transversal, no qual aplicou-se um questionário estruturado. Participaram do estudo 155 acadêmicos de cursos de Farmácia, matriculados em três universidades, duas públicas e uma privada, localizadas na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados encontrados sinalizaram as potencialidades dos estágios em cenários de saúde pública para a formação de profissionais farmacêuticos mais confiantes para o futuro trabalho no Sistema Único de Saúde. Os dados obtidos revelaram a variável idade dos discentes como fator relevante para o reconhecimento das competências necessárias para o trabalho. Tais achados podem contribuir para o processo de elaboração ou reformulação curricular dos cursos de Farmácia, com vistas à formação de um profissional crítico, reflexivo e conhecedor da realidade de saúde local.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La integración enseñanza-servicio, entendida por el trabajo articulado de estudiantes, profesores y trabajadores en escenario de práctica, tiene por finalidad la excelencia de la formación profesional y la calidad del trabajo en salud. El objetivo de este estudio es analizar, por medio de la percepción de los discentes, la integración enseñanza-servicio, que ocurre durante el período de graduación en Farmacia. Se trata de un estudio cuantitativo, conducido en 2018, caracterizado como relevamiento de corte transversal, en el cual se aplicó un cuestionario estructurado. Participaron del estudio 155 académicos de cursos de Farmacia, matriculados en tres universidades, dos públicas y una privada, localizadas en la región metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Los resultados encontrados mostraron las potencialidades de las prácticas en escenarios de salud pública para la formación de profesionales farmacéuticos más confiados para el futuro trabajo en el Sistema Único de Salud. Los datos obtenidos revelaron la variable edad de los discentes como factor relevante para el reconocimiento de las competencias necesarias para el trabajo. Tales hallazgos pueden contribuir para el proceso de elaboración o reformulación curricular de los cursos de Farmacia, con vistas a la formación de un profesional crítico, reflexivo y conocedor de la realidad de salud local.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Teaching-service integration, understood through the combined work of students, teachers and workers in a practice setting, has as its goals excellency in professional training and quality of the work in health. The goal of the study is to analyze, through the perception of the students, the teaching-service integration, which takes place during the undergraduate Pharmacy studies. It is a quantitative study conducted in 2018, and characterized as a cross-sectional survey in which a structured questionnaire was applied. A total of 155 undergraduate Pharmacy students, enrolled in three different universities, a private university and two public ones, located in the metropolitan region of the city of Porto Alegre, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, participated in the study. The results found indicate the potentialities of the internships in public health settings for the training of Pharmacy professionals who are more confident regarding their future work at the Brazilian Unified Health System. The data obtained reveal the variable age of the students as a relevant factor for the acknowledgement of the competencies needed for the job. Such findings may contribute to the process of development or reformulation of the syllabi of the Pharmacy undergraduate courses, with the goal of training professionals who are critical, thoughtful and knowledgeable regarding the local health reality.
  • EQUIPE DE ENFERMAGEM E COMPLEXIDADES DO CUIDADO NO PROCESSO DE MORTE-MORRER Artigo

    Vasques, Tania Cristina Schäfer; Lunardi, Valéria Lerch; Silva, Priscila Arruda da; Avila, Liziani Iturriet; Silveira, Rosemary Silva da; Carvalho, Karen Knopp de

    Resumo em Português:

    Resumo Compreender como os trabalhadores da equipe de enfermagem se percebem na inter-relação complexa no cuidado ao indivíduo enfermo e seu familiar cuidador no processo de morte e morrer. Pesquisa qualitativa, desenvolvida em Hospital Universitário no período de março a junho de 2016, inspirada na metodologia de Leininger. Participaram 24 familiares cuidadores e 47 trabalhadores da equipe de enfermagem como informantes gerais, dos quais 18 como informantes-chave. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, cujo enfoque foi a autopercepção da equipe no referido processo, contemplando os obstáculos e a complexidade nessas inter-relações no ambiente hospitalar. Mediante análise, com base no referencial teórico da complexidade de Edgar Morin, destacam-se como principais obstáculos: a sobrecarga de trabalho, o despreparo do profissional e a falta de apoio institucional. Quanto à complexidade das relações, destacam-se questões relacionadas: à competência profissional do cuidado, às necessidades das famílias, à valorização dos trabalhadores e sua repercussão para a inter-relação com o indivíduo enfermo e familiar cuidador. Acredita-se que tal estudo poderá levar os profissionais de enfermagem a uma reflexão e avaliação do seu fazer diário em relação aos cuidados com os indivíduos em seu processo de morte e morrer e seu familiar cuidador.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Comprender como los trabajadores del equipo de enfermería se perciben en la interrelación compleja en el cuidado al individuo enfermo y su familiar cuidador en el proceso de muerte y morir. Estudio cualitativo, desarrollado en Hospital Universitario en el período de marzo a junio de 2016, inspirado en la metodología de Leininger. Participaron 24 familiares cuidadores y 47 trabajadores del equipo de enfermería como informantes generales, de los cuales 18 como informantes-clave. La obtención de datos fue realizada por medio de entrevistas semiestructuradas, cuyo enfoque fue la autopercepción del equipo en el referido proceso, contemplando los obstáculos y la complejidad en esas interrelaciones en el ambiente hospitalario. Mediante análisis, con base en el referencial teórico de la complejidad de Edgar Morin, se destacan como principales obstáculos: la sobrecarga de trabajo, la falta de preparación del profesional y la falta de apoyo institucional. En cuanto a la complejidad de las relaciones, se destacan cuestiones relacionadas: a la competencia profesional del cuidado, a las necesidades de las familias, a la valorización de los trabajadores y su repercusión para la interrelación con el individuo enfermo y familiar cuidador. Se cree que tal estudio podrá llevar a los profesionales de enfermería a una reflexión y evaluación de su rutina diaria en relación a los cuidados con los individuos en su proceso de muerte y morir y su familiar cuidador.

    Resumo em Inglês:

    Abstract To understand how the nursing team workers perceive themselves in the complex interrelationship in the care provided to the ill individual and their family member who acts as carer in the death/dying process. This qualitative research was conducted in a university hospital between March and June 2016 and inspired by the Leininger methodology. A total of 24 family members who were carers and 47 nursing team workers as general informants, 18 of which were key informants. Data collection was performed through semistructured interviews, whose focus was the self-perception of the team regarding the aforementioned process, contemplating the obstacles and the complexity of these interrelationships in the hospital setting. Through an analysis based on Edgar Morin’s theoretical framework of complexity, the work overload, the lack of competence on the part of the professional, and the lack of institutional support stand out as the main obstacles. Regarding the complexity of the relationships, questions related to the professional competence regarding the care, the needs of the family, the appreciation of the workers and its repercussion to the interrelationship with the ill individual and their relative that acts as carer stand out. We believe this study can cause the nursing professional to reflect upon and assess their daily practices in relation to the care provided to the individuals in their death/dying process and to their relatives that act as carers.
  • RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DE DOIS PROGRAMAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, BRASIL Artigo

    Silva, Lais Santos; Natal, Sônia

    Resumo em Português:

    Resumo As residências multiprofissionais em saúde atendem às necessidades do Sistema Único de Saúde e da Política de Educação Permanente, sendo instrumento de formação e inserção de profissionais nos serviços de saúde. Por ser uma nova intervenção, propôs-se uma análise para avaliar o grau de implantação do programa em dois pontos de atenção vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina, com análises documentais e revisões bibliográficas, com elaboração dos modelos teórico, lógico e da matriz de análise e julgamento. A coleta de dados, realizada de maio a agosto de 2018, foi feita por meio de entrevistas com atores do programa. Os resultados da avaliação apresentaram aspectos favoráveis quanto à organização do projeto político pedagógico, estruturação dos órgãos de acompanhamento previstos na legislação e elaboração do processo seletivo. Como aspectos limitantes, citam-se a ausência de recursos financeiros para implantação das atividades dos residentes, baixa inserção dos tutores e preceptores no processo de aprendizagem, poucas iniciativas de capacitações para os atores, bem como ausência de avaliação pela Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las residencias multiprofesionales en salud cumplen las necesidades del Sistema Único de Salud Brasileño y de la Política de Educación Permanente, siendo instrumento de formación e inserción de profesionales en los servicios de salud. Por ser una nueva intervención, se propuso un análisis para evaluar el grado de implementación del programa en dos puntos de atención vinculados a la Universidade Federal de Santa Catarina, con análisis de documentos y revisiones bibliográficas, con elaboración de los modelos teórico, lógico y de la matriz de análisis y evaluación. La obtención de datos, realizada de mayo a agosto de 2018, fue realizada por medio de entrevistas con 16 actores del programa. Los resultados de la evaluación presentaron aspectos favorables en cuanto a la organización del proyecto político pedagógico, estructuración de los órganos de seguimiento previstos en la legislación y elaboración del proceso selectivo. Como aspectos limitantes, se citan la ausencia de recursos financieros para implementación de las actividades de los residentes, baja inserción de los tutores y preceptores en el proceso de aprendizaje, pocas iniciativas de capacitaciones para los actores, así como ausencia de evaluación por la Comisión Nacional de Residencias Multiprofesionales en Salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The multiprofessional residencies in health meet the needs of the Brazilian Unified Health System and of the Ongoing Education Policy, and are a tool for the training and insertion of professionals in the health services. Due to the fact that it is a new intervention, we proposed an analysis to assess the degree of implementation of the program in two health care services connected to the Universidade Federal de Santa Catarina, with a documentary analysis and bibliographic reviews, with the development of the logical and theoretical models, and of the analysis and assessment matrix. The data collection, which took place between May and August 2018, was made through interviews with 16 actors from the program. The results of the assessment show favorable aspects regarding the organization of the political pedagogical process, the structuring of the follow-up agencies provided in the legislation, and the development of the selection process. As limiting aspects, we can mention the absence of financial resources to implement the activities of the residency students, low insertion of the tutors and preceptors in the learning process, few training initiatives for the actors, as well as absence of an evaluation by the National Committee of Multiprofessional Residencies in Health.
  • A BUROCRACIA CORDIAL: A IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE APOIO INSTITUCIONAL NA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE Artigo

    Machado, Felipe Rangel de Souza; Guizardi, Francini Lube; Lemos, Ana Sílvia Pavani

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa o papel dos apoiadores institucionais como sujeitos responsáveis pela condução das políticas públicas. Busca, desse modo, compreender a forma de construção de relações institucionais desde a base do Estado brasileiro, mediante ao estabelecimento de dinâmicas relacionais entre agentes públicos, especialmente no enfrentamento das complexas questões sobre as relações federativas brasileiras. O estudo foi realizado na Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Configura uma pesquisa ancorada na epistemologia qualitativa, com a realização de pesquisa documental, observação, entrevistas em profundidade e grupos focais entre novembro de 2015 e junho de 2017. Os resultados permitiram a identificação de dois elementos estruturantes do trabalho dos apoiadores - vínculo e conhecimento do território -, os quais subsidiaram a construção de uma tipologia da estratégia de atuação desenvolvida e operada pelos apoiadores, a saber: aplicação, adaptação e cooperação. Conclui-se que o avanço da implantação da estratégia de apoio institucional foi possível fundamentalmente em função da dinâmica relacional e presencial entre sujeitos, e seus resultados indicam possibilidades concretas de avanço na garantia do direito à saúde, não obstante as dificuldades e contradições que caracterizam o federalismo brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza el papel de los apoyos institucionales como sujetos responsables por la conducción de las políticas públicas. Busca, de ese modo, comprender la forma de construcción de relaciones institucionales desde la base del Estado brasileño, mediante el establecimiento de dinámicas de relación entre agentes públicos, especialmente en el enfrentamiento de las complejas cuestiones sobre las relaciones federativas brasileñas. El estudio fue realizado en la Coordinación General de Gestión de la Atención Básica, del Departamento de Atención Básica del Ministerio de la Salud. Configura una búsqueda surgida en la epistemología cualitativa, con la realización de búsqueda documental, observación, entrevistas en profundidad y grupos focales entre noviembre de 2015 y junio de 2017. Los resultados permitieron la identificación de dos elementos estructurantes del trabajo de los apoyos - vínculo y conocimiento del territorio -, los cuales subsidiaron la construcción de una tipología de la estrategia de actuación desarrollada y operada por los apoyos, a saber: aplicación, adaptación y cooperación. Se concluye que el avance de la implementación de la estrategia de apoyo institucional fue posible fundamentalmente en función de la dinámica de relación y presencial entre sujetos, y sus resultados indican posibilidades concretas de avance en la garantía del derecho a la salud, no obstante las dificultades y contradicciones que caracterizan el federalismo brasileño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Thise article analyzes the role of the institutional supporters as individuals responsible for the conduction of public policies. Thus, it aims to understand the way in which institutional relationships are developed from the basis of the Brazilian State, through the establishment of relational dynamics among public agents, especially in the confrontation of complex issues regarding Brazilian federative relationships. The study was conducted at the General Coordination for Primary Health Care Management of the Primary Health Care Department of the Brazilian Ministry of Health. The research was based on qualitative epistemology, with the development of a documentary research, observation, in-depth interviews and focus groups between November 2015 and June 2017. The results enabled the identification of two structuring elements of the work of the supporters - ties to and knowledge of the territory -, which subsidize the development of a typology of the strategy of action developed and operated by the supporters, namely: application, adaptation, and cooperation. We concluded that the advancement in the implementation of the institutional support strategy was fundamentally made possible due to the relational and in-person dynamics among the individuals, and its results indicate concrete possibilities regarding the advancement in the guarantee of the right to health, in spite of the difficulties and contradictions that characterize Brazilian federalism.
  • RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, TRABALHO, AMBIENTE E SAÚDE em COMPLEXO AUTOMOTIVO MULTINACIONAL EM PERNAMBUCO Artigo

    Araujo, Isabelle Maria Mendes de; Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo que originou este artigo, realizado entre 2015 e 2017, busca a compreensão de possíveis relações no âmbito produtivo, ambiental e sanitário na cidade de Goiana, Pernambuco, diante da chegada do empreendimento multinacional da Fiat Chrysler Automobiles. Objetivou-se construir uma matriz explicativa com base no framework força motriz-pressão-situação-exposição-efeito-ação com sistematização de indicadores para o monitoramento de mudanças no território que possam afetar a saúde da população local e o ambiente decorrentes da instalação do complexo automotivo. Para tal, foram propostos componentes descritivos para cada dimensão da matriz e realizada sistematização de dados secundários em diferentes bancos de dados. Houve apreensão de efeitos ao bem viver no contexto local resultantes da exposição territorial ao aumento da violência, precarização e agravos relacionados ao trabalho, contaminação ambiental e saneamento básico precário. São propostas ações para o enfrentamento de problemas complexos e sistêmicos identificados, as quais podem subsidiar estratégias para a vigilância em saúde ambiental e em saúde do trabalhador. Por meio do framework, podemos traçar processos de vulnerabilização no território local associando-os a forças estruturantes produtivas e a modificações na situação da reprodução social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio que originó este artículo, realizado entre el 2015 y el 2017, busca la com-prensión de posibles relaciones en el ámbito productivo, ambiental y sanitario en la ciudad de Goiana, Pernambuco, ante la llegada del emprendimiento multinacional de Fiat Chrysler Automóviles. El objetivo es construir una matriz explicativa con base en el framework fuerza motriz-presión-situación-exposición-efecto-acción con sistematización de indicadores para el monitoreo de cambios en el territorio que puedan afectar la salud de la población local y el ambiente por causa de la instalación del complejo automotriz. Para tal, fueron propuestos componentes descriptivos para cada dimensión de la matriz y realizada sistematización de datos secundarios en diferentes bancos de datos. Hubo aprehensión de efectos al bien vivir en el contexto local resultantes de la exposición territorial al aumento de la violencia, precarización y agravios relacionados al trabajo, contaminación ambiental y saneamiento básico precario. Son propuestas acciones para el enfrentamiento de problemas complejos y sistémicos identificados, las cuales pueden subsidiar estrategias para la vigilancia en salud ambiental y en salud del trabajador. Por medio del framework, podemos trazar procesos de vulnerabilización en el territorio local asociándolos a fuerzas estructurantes productivas y las modificaciones en la situación de la reproducción social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study that originated the present article, which was conducted between 2015 and 2017, has the goal of understanding the possible relationships in the productive, environmental and sanitary contexts in the municipality of Goiana, in the state of Pernambuco, Brazil, with the arrival of the Fiat Chrysler Automobiles multinational enterprise. We aimed at developing an explanatory matrix based on the Driving force-Pressure-State-Exposure-Effect-Action framework, with the systematization of indicators for the monitoring of changes in the territory that could affect the health of the local population and the environment due to the establishment of the automotive complex. In order to do so, we proposed descriptive components for each dimension of the matrix, and we performed a systematization of secondary data in different databanks. We noticed effects on the well-being within the local context due to the territorial exposure to an increase in violence, precarization and injuries related to work, environmental contamination and precarious sanitation. In order to face the complex and systematic problems identified, we propose actions that can subsidize strategies for the vigilance in environmental health and in the health of the worker. Through the framework, we can describe processes of vulnerabilization in the local territories, associating them with productive structuring forces and changes in the social reproduction situation.
  • UM CURRÍCULO NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS E POSSÍVEIS EFEITOS CULTURAIS Artigo

    Silva, Maria Patrícia; Paraíso, Marlucy Alves

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo teve como objetivo identificar mudanças em curso na formação de profissionais da medicina desencadeadas pelas demandas do Programa Mais Médicos. As discussões foram guiadas de acordo com formulações dos estudos culturais no campo do currículo. Analisaram-se artigos e relatórios de pesquisa sobre efeitos que conectam trabalho, aprendizado e mudanças nas práticas de médicos inseridos no Programa. O contexto de fortalecimento e construção do Sistema Único de Saúde, algumas reformas e agendas políticas que alcançam o currículo formal e, recentemente, a implementação do Programa Mais Médicos propriamente dito, são ações identificadas como possibilidades criadas e como espaços onde acontecem novas práticas no interior de uma cultura profissional ainda biomédica/flexneriana. Os resultados confirmaram micromudanças no Programas Mais Médicos que são tratadas como efeitos culturais, postas em prática na integração ensino-serviço, em que se verifica a aproximação de um trabalho mais humanizado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio tuvo como objetivo identificar cambios en curso en la formación de profesionales de la medicina desencadenadas por las demandas del Programa Más Médicos en Brasil. Las discusiones fueron guiadas de acuerdo con formulaciones de los estudios culturales en el campo del currículo. Se analizaron artículos e informes de investigaciones sobre efectos que conectan trabajo, aprendizaje y cambios en las prácticas de médicos insertados en el Programa. El contexto de fortalecimiento y construcción del Sistema Único de Salud, algunas reformas y agendas políticas que alcanzan el currículo formal y, recientemente, la implementación del Programa Más Médicos propiamente dicho, son acciones identificadas como posibilidades creadas y como espacios donde se realizan nuevas prácticas en el interior de una cultura profesional aún biomédica/flexneriana. Los resultados confirmaron microcambios en el Programa Más Médicos que son tratados como efectos culturales, postas en práctica en la integración enseñanza-servicio, en que se verifica la aproximación de un trabajo más humanizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study had the goal of identifying current changes in the training of medicine professionals that have been brought about by the demands of the More Doctors Program (‘Programa Mais Médicos,’ in Portuguese) in Brazil. The discussions were guided by formulations of the cultural studies in the field of the syllabus. We analyzed articles and research reports on the effects that connect work, learning and changes in the practices of the doctors who integrate the Program. The context of strengthening and development of the Unified Health System (‘Sistema Único de Saúde,’ in Portuguese), certain reforms and political agendas that affect the formal syllabus, and, recently, the implementation of the More Doctors Program itself, are actions that are identified as possibilities created and as spaces where new practices take place within a professional culture that is still biomedical/flexnerian. The results confirmed micro changes in the More Doctors Program that are treated as cultural effects and put into practice in the teaching-service integration, in which the approach of a more humanized work is observed.
  • A ideologia da New Brazilian University Resenha

    Alves, Giovanni
  • Precarização estrutural do trabalho docente: o fim do professor intelectual? Resenha

    Bomfim, Maria Inês
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br