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Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Volume: 10, Número: 3, Publicado: 2015
  • Eidorfe Moreira: uma introdução Dossiê

    Guimarães, Maria Stella Faciola Pessôa
  • Amazônia: paisagem e região na obra de Eidorfe Moreira Dossiê

    Oliveira Júnior, Antonio de

    Resumo em Português:

    Resumo A produção intelectual de Eidorfe Moreira (1912-1989) é marcada por forte influência regionalista. Seu pensamento, avançado para o seu tempo, ocupou-se dos problemas da região amazônica, que nos anos 1950 passava por uma intervenção das políticas de planejamento regional, em uma tentativa de inseri-la na dinâmica da economia nacional. Este texto analisa os conceitos de ‘paisagem’ e ‘região’, ambos discutidos por Eidorfe Moreira, a partir das suas críticas ao modelo de planejamento estatal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The intellectual production of Eidorfe Moreira (1912-1989) is marked by a strong regionalist influence. His thought, advanced in his time, focused on Amazonian problems. During the 1950s the region was subject to regional planning policies in an attempt to insert it into the dynamics of the national economy. This paper analyses the concepts of ‘landscape’ and ‘region,’ both discussed by Eidorfe Moreira in his criticism of the prevailing model of state planning.
  • Eidorfe Moreira e o aspecto insular de Belém Dossiê

    Guerra, Gutemberg Armando Diniz

    Resumo em Português:

    Resumo Eidorfe Moreira (1912-1989) escreveu um dos mais densos capítulos sobre o aspecto insular de Belém do Pará e uma das contribuições mais efetivas para os que pensam e administram essa cidade. Partindo do passado, ancorado no presente e sutil, mas firmemente indicando o seu futuro, a obra deste intelectual marca, com sua força reflexiva, todos aqueles que a ela tiveram acesso. A qualidade da linguagem, em termos de clareza e coesão, tem se traduzido em propostas como a Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira, que leva o seu nome, e desloca os belenenses para os espaços que se articulam com a parte continental do município, tal como guirlandas, como diria ele mesmo, e não como apêndices ou penduricalhos isolados. O objetivo deste ensaio é apresentar a visão integradora de Eidorfe Moreira sobre as ilhas neste território municipal. Tem como base metodológica a leitura e interpretação de textos desse autor e de outros que utilizaram seus escritos para formulações a respeito do mencionado espaço.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Eidorfe Moreira (1912-1989) wrote one of the densest chapters about the insular aspect of Belem, capital of the Brazilian State of Para, and one of the most effective contributions to those who think and run this city. While rooted in the past, grounded in the present and, subtly but firmly indicating the future, the work by the intellectual Eidorfe Moreira, with its reflective strength, makes a big impression on all those who access it. Due to the quality of the language in terms of simplicity and cohesion, it has resulted in projects such as the Escola Bosque (Woodland School) Prof. Eidorfe Moreira. This project bears the name of the author and brings residents to places that relate to continental parts of the municipality, like garlands, as the author would say, and not like appendices or isolated parts. The aim of this article is to present Eidorfe Moreira’s integrative perspective on the islands of which Belém’s municipal territory is composed. Methodologically, this article is based on the interpretation of Eidorfe Moreira’s texts and of texts by other authors who theorized about such spaces.
  • Revisitando o Círio de Nazaré a partir da lente sociológica de Eidorfe Moreira Dossiê

    Almeida, Ivone Maria Xavier de Amorim

    Resumo em Português:

    Resumo O ensaio pretende investigar o olhar sociológico de Eidorfe Moreira (1912-1989) sobre o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado anualmente em Belém do Pará. Em obra sobre o assunto, o autor estabelece diálogos da geografia humana com a sociologia para explicar a paisagem da festa e a participação dos sujeitos nela envolvidos. Considera essa procissão católica no plano da geografia humana, como fenômeno de maior expressão da dinâmica paisagem amazônica. No campo sociológico, analisa o Círio como fato social, ao mesmo tempo em que o considera como culminação de uma transumância, ou seja, como clímax de uma migração periódica de fundo religioso, envolvendo uma fase de peregrinação, com romeiros interioranos a caminho da cidade, e outra fase litúrgica, já no âmbito urbano. Este ensaio parte das categorias teóricas utilizadas por Eidorfe em um período histórico determinado – a década de 1970 – para aplicá-las no tempo presente, com o intuito de detectar a vitalidade de suas reflexões.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay intends to analyze the sociological perspective of Eidorfe Moreira (1912 – 1989) on the traditional Catholic procession Círio de Nossa Senhora de Nazaré, which takes place annually in Belém, Pará, Brazil. In his work the author establishes dialogues between human geography and sociology in an attempt to explain the landscape of the festivity and the participation of the population. Moreira considers this Catholic procession in terms of human geography as the most expressive phenomenon of the dynamic Amazon landscape. From a sociological perspective, he analyzes Círio as a social fact, considering it as the culmination of a transhumance or, in other words, the climax of a periodic migration, with a religious background. This involves a phase of pilgrimage, with pilgrims from the interior to the capital, and another, liturgical phase, in the urban area. This article starts by outlining the theoretical categories used by Eidorfe Moreira in a particular historical period – the decade of 1970 – and applies them to the present in order to determine the vitality of Eidorfe Moreira’s thinking.
  • O olhar de Benedito Nunes sobre a obra de Eidorfe Moreira Dossiê

    Guimarães, Maria Stella Faciola Pessôa; Castro, Edna Maria Ramos de

    Resumo em Português:

    Resumo Os professores e intelectuais da Amazônia Eidorfe Moreira (1912-1989), mais identificado como geógrafo, e Benedito Nunes (1929-2011), mais relacionado à filosofia e à crítica literária, apesar da diferença de idade, tiveram proficiente aproximação, consequência da dedicação ao magistério, da convivência profissional na Universidade Federal do Pará e na antiga Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia, mas sobretudo por um atributo comum: o interesse radical por múltiplas áreas do conhecimento, suas relações e possibilidades de reconstrução crítica do saber. Benedito Nunes, em diferentes momentos de criação da sua vasta obra, faz referências ao pensamento e à ampla produção intelectual de Eidorfe Moreira. Com base nos ensaios de Benedito Nunes, este ensaio pretende interpretar esse olhar do filósofo sobre o geógrafo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Amazonian professors and intellectuals Eidorfe Moreira (1912-1989), better known as a geographer, and Benedito Nunes (1929-2011), usually associated with philosophy and literary criticism, were, despite their age difference, close colleagues due to their activities at the Universidade Federal do Pará and at the Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia. They also shared a strong interest in several areas of knowledge, in the relationships among those areas and in the possibilities of a critical reconstruction of knowledge. In different places in his vast work, Benedito Nunes makes reference to Eidorfe Moreira’s thinking and to his extensive intellectual production. Based on Benedito Nunes’ essays, this paper intends to interpret the philosopher’s view on the geographer.
  • Arte rupestre na província de Misiones/Argentina: o sítio Campo Yabebirí Artigos

    Loponte, Daniel; Carbonera, Mirian

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho documentamos as gravuras do sítio Campo Yabebirí, localizado na margem direita do rio homônimo, no Departamento de São Inácio, província de Misiones (Argentina). O conjunto constitui, até o momento, o único registro publicado de gravuras rupestres existentes nesta província, cujos desenhos se constituem em círculos e linhas estilisticamente vinculados com outros conjuntos descritos especialmente no sul do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this study, we document the engravings of Campo Yabebirí, located on the right bank of the Yabebirí River, in the Department of San Ignacio, province of Misiones (Argentina). The petroglyphs are so far the only record of rock art encountered in this province. The main designs are circles and abstract figures, stylistically linked to other rock art figures described in southern Brazil.
  • Ler e copiar, ouvir e registrar: um dicionário jesuítico como instrumento de aprendizado da língua geral na amazônia setecentista Artigos

    Prudente, Gabriel de Cássio Pinheiro

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo entender como um dicionário, escrito por um jesuíta alemão no século XVIII, foi utilizado como instrumento de aprendizado da língua geral na Amazônia. O documento analisado é entendido como parte da política linguística jesuítica, a partir da qual o aprendizado de línguas era de fundamental importância para a ação missionária. O conceito de mediação cultural será apropriado, pois o dicionário é interpretado como um instrumento linguístico essencial para o missionário, como mediador, aprender o idioma indígena e realizar seu trabalho de conversão. Primeiramente, buscou-se delinear, em linhas gerais, como se formou a política jesuítica de línguas na América portuguesa. Em seguida, foi realizada uma contextualização histórica do manuscrito. Por fim, foram analisados indícios encontrados nos verbetes que elucidam o processo de confecção do dicionário, a trajetória missionária do autor e seu aprendizado da língua geral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to understand how a dictionary, written by a German Jesuit in the eighteenth century, was used as a tool for learning the “língua geral” in the Amazon region. The analyzed document is understood as a part of Jesuit linguistic politics, in which the learning of languages was of fundamental importance for missionary activity. The concept of cultural mediation will be discussed because the dictionary is interpreted as an essential linguistic tool for the missionary, as a mediator, to aid his conversion work. Firstly, this article intends to give a general outline of Jesuit linguistic politics in Portuguese America. Secondly, the manuscript is placed in its historical context. Finally, indications found in the entries that clarify the process of dictionary making, the missionary trajectory of the author, and his learning of the Língua Geral are analyzed.
  • Objetos indígenas para o mercado: produção, intercâmbio, comércio e suas transformações. Experiências Ka’apor e Mebêngôkre-Kayapó Artigos

    Garcés, Claudia Leonor López; Pérez, Sol Elizabeth González; Silva, Juliano Almeida da; Araújo, Marluce Oliveira de; Coelho-Ferreira, Márlia

    Resumo em Português:

    Resumo Para muitos povos indígenas da Amazônia, a comercialização de objetos da sua cultura material se apresenta como uma importante possibilidade de geração de renda. Especialistas na arte e muitas famílias das aldeias dedicam parte do seu tempo a elaborar objetos especificamente para este fim. São diversas as práticas e os significados envolvidos na produção e no intercâmbio (monetário ou não) desses objetos. Ao mesmo tempo, são constantes as demandas de articulação ao mercado em nível regional e nacional, encontrando-se ainda muitas dificuldades para abrir espaço à produção artesanal indígena. Considerando os contextos etnográficos dos povos indígenas Ka’apor (Terra Indígena Alto Turiaçú, Maranhão) e Mebêngôkre-Kayapó (Terras Indígenas Las Casas e Kayapó, Pará), discutem-se os processos de produção, intercâmbio e comercialização de objetos indígenas e a relação com a lógica do mercado. Examinam-se também as interpretações e os posicionamentos indígenas sobre esses aspectos e os possíveis efeitos dos aspectos jurídicos que se propõem a revalorizar e proteger os conhecimentos e o patrimônio indígena e o meio ambiente provedor das matérias-primas, considerando os impactos sobre as próprias iniciativas indígenas no momento de se inserir nos mercados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract For many indigenous peoples of the Amazon, the commercialization of material culture provides an important opportunity to generate income. Expert artisans and many families of the villages devote their time to produce cultural objects, specifically for this purpose. Several practices and meanings are involved in the production and exchange (monetary or otherwise) of these objects. At the same time, there are constant demands from the market at the regional and national level, and it is still very difficult to create a niche for indigenous craft production. Considering the ethnographic contexts of the Ka’apor and Mebêngôkre Kayapó indigenous peoples (Alto Turiaçu Indigenous Reserve – Maranhão and Las Casas and Kayapó Indigenous Reserves – Pará, respectively),- we discuss the processes of production, exchange and commercialization of indigenous objects and the relation to market practice and logic, while also examining indigenous interpretations and positions with respect to these issues. Moreover, we examine the possible legal implications engaged in the re-valorization and protection of indigenous knowledge and heritage, as well as the environment that provides the raw materials for cultural objects. In these terms, we also consider the impact on indigenous initiatives upon entering the market.
  • Gentrificação e resistência popular nas feiras e portos públicos da Estrada Nova em Belém (PA) Artigos

    Silva, Jakson Silva da; Peixoto, Rodrigo Corrêa Diniz

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo considera a resistência popular nas feiras e portos públicos da Estrada Nova, atual av. Bernardo Sayão. Interpreta a ocupação da parte sul da orla de Belém, analisada em termos da produção social do espaço urbano. A resistência popular busca manter os portos públicos da Palha e do Açaí como lugar de trocas econômicas e culturais múltiplas, contra a intenção do poder público municipal de ‘gentrificar’ ou enobrecer essa margem urbana da cidade, removendo os atuais usuários, mediante o projeto denominado Portal da Amazônia. A resistência de feirantes, trabalhadores e moradores contrapõe a metáfora ‘janelas para o rio’, que funciona como uma espécie de pensamento único na cidade, com outra metáfora, a de ‘portas para o rio’, que diz respeito à necessidade de ir e vir dos ribeirinhos, que reivindicam seu direito à cidade. O movimento de pessoas e mercadorias nos portos e redondezas configura um espaço de economia e vida popular em Belém. Esse movimento proporciona identidade aos bairros do Jurunas, Condor e Guamá e condiz com preceitos urbanísticos recomendados por autores como Jane Jacobs e Marshall Berman, que valorizam a vida cotidiana da rua. O projeto avança de forma obscura, sem qualquer critério de diálogo e transparência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article considers the popular resistance on the street markets and public harbors in the Estrada Nova of Belém. It interprets the occupation of the southern waterfront of Belém, analyzed in terms of the social production of urban space. The popular resistance strives to keep the public harbors, Porto da Palha and Porto do Açai, as places of multiple economic and cultural exchanges, against the municipality’s intention of gentrifying the waterfront and removing its current users through the project called Portal da Amazônia. The resistance of small traders, workers, and residents opposes the metaphor ‘windows on the river,’ which represents a one-sided exclusive approach, with another metaphor, that of ‘gateways to the river,’ which has to do with the necessity of coming and going of riverine people, who demand their right to the city. The movement of people and goods at the harbors and the surroundings creates a setting of popular economy and life in Belém. This movement gives identity to the neighborhoods of Jurunas, Condor, and Guamá and agrees with the urbanistic requirements of Jane Jacobs and Marshall Berman, who value everyday life in the streets. In spite of grassroots resistance, the project goes ahead in an obscure way, without any consideration for dialogue or transparency.
  • Socioeconomia e saúde dos pescadores de Mytella falcata da Lagoa Mundaú, Maceió-AL Artigos

    Tamano, Luana Tieko Omena; Araujo, Daniel de Magalhães; Lima, Beethoven Brandão Correia de; Silva, Francisca Noelma Freitas da; Silva, Joseane da

    Resumo em Português:

    Resumo Trata-se de estudo visando caracterizar a socioeconomia dos pescadores de sururu na Lagoa Mundaú; e diagnosticar suas percepções sobre saúde. Para isto, foram entrevistados 39 pescadores utilizando-se um questionário semi-estruturado. Sexo masculino, baixa escolaridade e renda máxima de um salário mínimo são características da maior parte destes pescadores. Cerca de 50% habitam residências improvisadas e sem saneamento básico (61,54%) e mais de 67% já se afastou do trabalho por doença ou acidente. Constatou-se que a pesca do sururu tem seus fatores de risco e agravos à saúde acentuados pela ação antrópica sobre o ambiente lagunar e pela ineficiência atemporal do Estado em agir no ordenamento do espaço urbano e na implementação do saneamento básico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This is a study aimed at characterizing the socioeconomics of fishermen of sururu (Mytella falcata) in the Mundaú lagoon and at understanding their perceptions about health. To this end, 39 fishermen were interviewed, using a semi-structured questionnaire. Of these fishermen, most were men with little formal education and an income level up to minimum wage. Almost 50% live in improvised houses without basic sanitation (61.54 %) and over 67% have already lost their jobs due to illness or accidents. It appears that sururu fishing implies certain health hazards and other risk factors, which are amplified by human activity in the environment of the lagoon as well as by the inefficiency of the State to act more efficiently in organizing the urban space and implementing basic sanitation.
  • Análise socioeconômica e esforço de pesca na captura do caranguejo-uçá – Ucides cordatus (Crustacea: Ucididae) – na Reserva Extrativista Maracanã – costa amazônica do Brasil Artigos

    Freitas, Ádria de Carvalho; Furtado Júnior, Ivan; Tavares, Márcia Cristina da Silva; Borcem, Elielma Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo avalia social e economicamente a captura de caranguejo-uçá em Maracanã-PA. As informações foram adquiridas através de entrevistas semiestruturadas, conversas informais e acompanhamento da pescaria do caranguejo. Dos dados coletados foi feita uma análise estatística descritiva, utilizando a média como medida da tendência central e o coeficiente de variação foi empregado como medida de heterogeneidade dentro de cada variável amostrada. A renda total anual e o esforço de pesca dos caranguejeiros profissionais foram calculados. Cerca de 20% dos 5.000 usuários da Reserva Extrativista Maracanã trabalha com a captura do caranguejo. A CPUE variou de 20 a 400 caranguejos por homem-dia, com média de 92,2 (±39,2). Todos os pescadores entrevistados utilizam como técnica de pesca o método tradicional do braço (“braceamento”) combinado com o uso do gancho, empregado como instrumento prolongador do braço na captura. O esforço de pesca aumentou continuamente no período de 1995 a 2007, correspondendo a 68,93%, passando de 42.172 para 71.240 homens-dia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents a social and economic evaluation of land crab fishing in Maracanã-PA. Information was obtained through semi-structured interviews, informal conversations, and monitoring of crab fishing. The collected data formed the basis for a descriptive statistical analysis, using the mean as a measure of the central tendency and the variation coefficient as a measure of heterogeneity within each sampled variable. The total annual income and fishing effort of the professional crab catchers were calculated. About 20% of the 5,000 users of the Maracanã Extractive Reserve work in the crab catch. The capture rates per effort unit ranged from 20 to 400 crabs per man-day, averaging 92.2 (±39.2). All interviewed fishermen used the traditional “arm method” (braceamento) fishing technique, combined with the use of hooks as an extension tool of the arm. The fishing effort increased steadily from 1995 to 2007, corresponding to 68.93%, from 42,172 to 71,240 man-days.
  • Los museos de arte como mecanismos de inclusión y exclusión social en el arte y en la sociedad: un estudio de caso en Chile Artigos

    Valenzuela, Fernando A.; Espinosa, Alejandro; Madero-Cabib, Ignacio; Moyano, Camila; Ortiz, Francisca

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo busca delinear un marco teórico sociológico que otorgue sentido al modo en que los museos de arte responden a problemas de acceso y de inclusión social. Para ello asume la teoría de la diferenciación y la exclusión social desarrollada por Niklas Luhmann en el marco más general de su teoría de sistemas sociales. Se analizó el caso de un museo artístico ubicado en Chile, basándose en la realización de entrevistas en profundidad a personas ubicadas en las distintas posiciones de la organización. Confirmando estudios previos realizados por Paul J. DiMaggio, se observa que un museo de artes en Chile, ha generado coaliciones organizacionales internas, cada una de las cuales da sentido a los públicos del museo de un modo distinto. Usando la teoría de sistemas sociales, estas coaliciones son explicadas por alusión a tres aspectos de un sistema social del arte: a) cómo genera una memoria propia, b) cómo define condiciones de participación, y c) cómo se ve afectado por problemas de exclusión social característicos de una sociedad funcionalmente diferenciada. Tales coaliciones difieren entre sí respecto a los “esquemas de atribución causal” que adoptan para explicar la cantidad de público que el museo recibe.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article establishes a sociological theoretical framework that gives sense to the way art museums respond to problems of access and social inclusion. It assumes the theories of differentiation and social exclusion developed by Niklas Luhmann in the broader framework of his theory of social systems. An art museum in Chile was analyzed, based on in-depth interviews with individuals located in different positions in the organization. Confirming previous studies by Paul J. DiMaggio, the article observes that an art museum in Chile has generated internal organizational coalitions, each of which gives meaning to the museum’s visitors in a different manner. Applying the theory of social systems, these coalitions are explained by reference to three aspects of a social system of art: a) how it generates a memory of its own, b) how it defines rules for participation, and c) how it is affected by problems of social exclusion that are characteristic of a functionally differentiated society. These coalitions differ from each other with regard to the “patterns of causal attribution” that their members assume when explaining the number of visitors that the museum receives.
  • A “educação na reconstrução da pátria” e a imagem do indígena Artigos

    Castilho, Mariana Moreno

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo busca entender as similaridades entre os pensamentos presentes no projeto educacional proposto por José Veríssimo em 1890; nas propostas surgidas na seção de etnografia do 1o Congresso Brasileiro de Geografia, realizado no Rio de Janeiro em 1909; e na fundação do Serviço de Proteção ao Índio e Localização de Trabalhadores Nacionais (SPILTN), em 1910. A análise de A educação nacional (1906 [1890]), de Veríssimo, das atas do 1º Congresso Brasileiro de Geografia, assim como das propostas do SPILTN, indica a recorrência do pensamento sobre permeabilidade do indígena à “civilização” por meio da educação, visando a transformação da identidade étnica do indígena a partir da assimilação dos hábitos e valores da sociedade dita civilizada. Destarte, a partir do exame desses documentos, percebe-se como as concepções de civilização, raça, educação, urbanidade e nação articularam-se em seus discursos na busca de uma identidade nacional e influíram na construção da imagem interdita do indígena. A conclusão é que a inserção do indígena no corpo nacional por meio da educação era admitida, desde que ele se despojasse de sua identidade étnica. Uma atitude que deveria representar respeito ao indígena, como homem, revela-se assim uma forma de desrespeito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article seeks to understand the similarities among the modes of thinking behind the educational project proposed by José Veríssimo in 1890, the plans that arose in the ethnography section of the 1st Brazilian Congress of Geography in Rio de Janeiro in 1909, and the launching of the Service for the Protection of the Indian and Localization of National Workers (SPILTN) in 1910. The analysis of The National Education (1906 [1890]) by Veríssimo, the minutes of the 1st Brazilian Congress of Geography, as well as the recommendations of SPILTN, reveal repeated discussion about the susceptibility of indigenous people to “civilization.” Such civilization, by means of education, aimed at transforming the identity of indigenous people through the assimilation of so-called “civilized society’s” habits and values. Thus, the analysis of these documents demonstrates how concepts of civilization, race, education, urbanity and nation were embedded in contemporary thinking in the search for a national identity and helped generate a negative perception of the indigenous people. The conclusion is that the insertion of the Indian into the nation through education was permitted, as long as he shed his ethnic identity. An attitude that was meant to represent respect for the indigenous people as human beings, thus, reveals itself as a form of disrespect.
MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, Av. Perimetral. 1901 - Terra Firme, 66077-830 - Belém - PA, Tel.: (55 91) 3075-6186 - Belém - PA - Brazil
E-mail: boletim.humanas@museu-goeldi.br