Acessibilidade / Reportar erro
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2020
  • O ‘Criador’ e os ‘barcos grandes’: imaginando políticas institucionais pesqueiras e ambientais Artigos

    Santos, Lucas Lima dos

    Resumo em Português:

    Resumo Cardumes de tainha participam anualmente das paisagens marítimas da vila do Pontal do Leste, ilha do Cardoso, Cananeia, São Paulo. As práticas pesqueiras focadas nesses peixes são costumeiras na vila, mas estão fracassando pela competição com as ‘traineiras’ de diversas localidades da região Sul do Brasil. As traineiras são ‘barcos grandes’ de pesca industrial, com grande poder de pesca. Além das intensas predações dessas embarcações estarem trazendo perturbações nas atividades dos pescadores da vila, e nos processos reprodutivos e de crescimento das próprias tainhas, estão também ocasionando conflitos com os ensinamentos do ‘Criador’ (Deus, no Cristianismo). Enquanto o Criador instrui aos habitantes da vila de que existem limiares de predação para qualquer animal não humano, os barcos grandes, motivados pelo mercado e pelo capital, desrespeitam esses ensinamentos. Um dos objetivos deste artigo é descrever a complexa malha cosmopolítica, analisando algumas controvérsias que emergem dos encontros das tainhas com as traineiras, os pescadores da vila e o Criador. Através desses conflitos, a intenção é, por fim, imaginar formas de construir políticas institucionais pesqueiras e ambientais que coloquem simetricamente os ensinamentos do Criador, os conhecimentos de pescadores da vila e científicos do órgão ambiental local, sem cair em dominações e/ou relativismos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Every year, shoals of mullet are part of the coastal landscape of the village of Pontal do Leste, on Cardoso Island, Cananeia, São Paulo. Fishing practices targeting these fish are common in the village, but they are failing because of the competition with ‘traineiras’ from various locations in southern Brazil. The ‘traineiras’ are ‘barcos grandes’ (big boats) that practice industrial fishing. Intense predation by these vessels is disturbing fishing activities in the village, as well as the reproduction and growth of these fish, and also causes conflict with the teachings of the ‘Criador’ (God in Christianity). While the Criador teaches the villagers that there are predation thresholds for all non-human animals, the barcos grandes (motivated by the market and capital) disrespect these teachings. One objective of this article is to describe the complex cosmopolitical network, analyzing some controversies that emerge from encounters between the mullet, the traineiras, the village fishermen, and the Criador. Through these conflicts, the goal is to envision ways of constructing fishing and environmental policies that symmetrically present the Criador's teachings, the knowledge of local fishermen, and scientists from the regional environmental organization, without lapsing into dominations and/or relativisms.
  • Do fazer a arte rupestre: reflexões sobre os modos de composição de figuras e painéis gráficos rupestres de Minas Gerais, Brasil Artigos

    Linke, Vanessa; Alcantara, Henrique; Isnardis, Andrei; Tobias Júnior, Rogério; Baldoni, Raíssa

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, apresentamos a proposta teórico-metodológica de, ao contrário do que usualmente se faz, não tomarmos apenas as formas finais das pinturas e gravuras rupestres como objeto de análise. Propomos que se considere o processo de construção gráfica das figuras como objeto de estudo, colocando esse processo como algo em si relevante, e não apenas como meio para a forma final. A proposta é apresentada a partir de uma leitura teórica crítica (combinada a fontes etnográficas e arqueológicas) e por meio de exemplos concretos de análises que desenvolvemos, sob essa perspectiva, em diferentes áreas de Minas Gerais. Tomamos também como tema a construção de painéis, uma vez que percebemos que o processo de construção de figuras envolveu, muitas vezes, relações com figuras que já ocupavam os suportes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we present a theoretical and methodological proposal that goes beyond analysing the final shape of paintings or carvings and instead considers the process of making figures and their graphic composition, viewing the production process itself as relevant and not just the means of achieving the final product. We start from theoretical discussions (combined with ethnographic and archaeological sources) and present examples from different areas of Minas Gerais (central Brazil) from this perspective. We also examine the construction of rock art panels, since we noticed that the process of constructing figures often involved relations with figures that already existed in these areas.
  • Coleções etnográficas e Arqueologia: uma relação pouco explorada Artigos

    Gaspar, Meliam Viganó; Rodrigues, Igor M. Mariano

    Resumo em Português:

    Resumo O uso de observações e relatos etnográficos na Arqueologia é um fato comum na história da disciplina. No entanto, a exploração de questões arqueológicas através de análises de coleções etnográficas tem sido feita de maneira incipiente no Brasil, apesar da importância desses conjuntos de objetos na construção de uma história indígena de longa duração por meio da materialidade. Este artigo discute as relações entre objetos etnográficos e arqueológicos, ressaltando o potencial que os primeiros possuem no desenvolvimento de problemas relacionados aos segundos. A partir das abordagens de estudos de tecnologia, são apresentadas análises de coleções etnográficas de cerâmicas e trançados de povos falantes de línguas Karib na Amazônia guianense. Por fim, as contribuições desse aporte teórico-metodológico são discutidas para essa área do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Throughout the history of archaeology, ethnographic observations and reports have been commonly used. However, the use of ethnographic collections to explore archaeological questions is only emerging in Brazil, despite the importance of these groups of objects in constructing long-term indigenous history through materiality. This article discusses the relations between ethnographic and archaeological objects, highlighting the potential of the former in developing problems related to the latter. An approach based on technology studies is used to analyze ethnographic collections of ceramics and basketry produced by Cariban-speaking peoples in the Guyanese Amazon. We conclude by discussing the contributions of this theoretical-methodological proposal to archaeology.
  • Ruralidades indígenas na Amazônia colonial Artigos

    Chambouleyron, Rafael; Arenz, Karl Heinz; Melo, Vanice Siqueira de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por tema a questão da terra e os índios na Amazônia, de meados do século XVII a meados do século XVIII. O objetivo é discutir os processos de expropriação ensejados pela conquista europeia, pensados no tempo e no espaço, e refletir como, para além desta perspectiva, é preciso entender de que maneira os índios coloniais buscaram construir espaços de autonomia por meio da agricultura. Trata-se de mostrar que, se a colonização implicou um processo de apagamento dos espaços e das práticas agrícolas indígenas, os índios conseguiram construir novas práticas ou legitimar novos espaços de produção agrícola, no interior do próprio mundo colonial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article addresses the question of land and the Indians in the Amazon region, during the colonial period spanning the mid-seventeenth century to the mid-eighteenth century. The objective is to discuss the processes of expropriation derived from the European conquest, considered in terms of time and space, and also to reflect on how, beyond the perspective of expropriation, one must understand how the colonial Indians sought to carve out spaces of autonomy through agriculture. Here we show that while colonization eliminated indigenous agricultural spaces and practices, the Indians developed new practices and legitimized new spaces of agricultural production within the colonial world.
  • Amazônia em pedaços: discursos sobre a divisão do Pará no jornal Correio do Tocantins Artigos

    Braga, Thais Luciana Correa; Costa, Alda Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo objetiva identificar e compreender os discursos sobre a divisão do Pará produzidos pelo Correio do Tocantins, jornal que circula em Marabá, no sudeste paraense, desde 1983. Aqui, discurso é entendido a partir da especificidade do jornalismo, que associa características como objetividade, singularidade, atualidade, autoria e ideologia a um modo de dizerpróprio. Adotou-se a hermenêutica de profundidade como postura teórico-metodológica, bem como se utilizou a noção de macroestruturas e microestruturas, oriunda dos estudos críticos do discurso, como principal técnica de pesquisa. Foram analisadas oito notícias da primeira edição do Correio do Tocantins. As principais conclusões apontam para discursos que valorizam a Serra dos Carajás, em detrimento do rio Tocantins; para o embate entre as elites de Marabá e os governos estadual e federal; e para a perda de importância político-econômica de Marabá para Imperatriz, no Maranhão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article is intended to identify and investigate discourses published on the division of Pará state in the Correio do Tocantins, a newspaper that has been in print in Marabá, southeastern Pará, since 1983. Here, discourse is understood from a journalistic point of view that associates characteristics such as objectivity, singularity, actuality, authorship, and ideology to an individual way of speaking. Depth hermeneutics was adopted as a theoretical and methodological posture, as well as the notion of superstructures and macrostructures of critical discourse studies utilized as the main research technique. Eight articles from the first edition of the Correio do Tocantins were analyzed. The main conclusions point to discourses that value the Serra dos Carajás to the detriment of the Tocantins River, the clash between the Marabá elites and the state and federal governments, and the transfer of Marabá’s political and economic importance to Imperatriz, Maranhão.
  • Do ponto de vista das moças: a circulação de afetos na Festa da Moça Nova dos Ticuna Artigos

    Matarezio Filho, Edson Tosta

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como foco a relação das moças que passam pela Festa da Moça Nova, o ritual de iniciação feminina dos índios Ticuna, com os chamados ‘bichos’ (ngo’o). Em especial, é descrito e analisado o que sentem as moças em relação a alguns ‘bichos’ que aparecem na Festa, na figura de mascarados. Alguns afetos ou emoções destacam-se na análise, como ‘medo’ (mu’ũ), ‘alegria’ ou ‘diversão’ (tchitãẽ, taẽ’ũ), ‘angústia’ ou ‘ansiedade’ (ĩãtchiãẽ), ‘desamparo’ (nhemagü’ü˜), entre outros. Por fim, há um exame do que acontece no ritual como uma espécie de ‘trauma’ que gera as transformações desejadas nos participantes da Festa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article focuses on the relationship of the girls who participate in the Festa da Moça Nova, the Ticuna female initiation ritual, with “beasts” (bichos in Portuguese, ngo’o in Ticuna). Specifically, we describe and analyze what the girls feel about some of the beasts that appear in this ritual as masked figures. Some affections or emotions stand out in the analysis, such as “fear” (mu’ũ), “joy” or “amusement” (tchitãẽ, taẽ’ũ), “anguish” or “anxiety” (ĩãtchiãẽ), and “helplessness” (nhemagü’ü~). Finally, we examine what happens in the ritual as a kind of “trauma” that generates the desired transformations in the participants.
  • Pessoas mortas vivendo em museus: os ‘objetos-humanos’ do Museo Nacional de Antropología, de Madrid Artigos Científicos

    Montechiare, Renata

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo apresenta o caso de Agustín, el gigante extremeño, ossada e estátua de um homem que integram a coleção do Museo Nacional de Antropología, de Madrid, desde finais do século XIX, para tratar da presença e da exibição de corpos humanos em museus. Prática relativamente comum em museus e exposições universais na Europa do século XIX, a presença de pessoas mortas em coleções atuais revela contrastes nos modos de interpretação por parte de instituições, conselhos, comitês e público visitante. Os questionamentos sobre ética e pertinência de sua condição como patrimônio cultural são debatidos, em contraposição às celebrações identitárias que também acionam.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents the case of Agustín, the giant of Extremadura, bones and statue of a man that integrate the Museo Nacional de Antropología de Madrid’s collection of the end of the 19th century, to deal with this presence and exhibition in museums. Fairly common practice in museums and universal exhibitions in nineteenth-century Europe, the presence of dead people in current collections reveals contrasts in the modes of interpretation by institutions, councils, committees, and audience. Questions about ethics and relevance of their condition as cultural heritage are debated in opposition to the identity celebrations that also trigger.
  • Ocupaciones humanas del Holoceno tardío y tecnologías de caza en la localidad arqueológica Laguna Azul (meseta de Somuncurá, Río Negro, Argentina) Artigos Científicos

    Lynch, Virginia; Hermo, Darío Omar; Miotti, Laura Lucía

    Resumo em Português:

    Resumo En este trabajo se realiza una primera caracterización de los diseños de puntas de proyectil registradas en el sitio Laguna Azul, Parapeto 3 (LA-P3), localizado en el macizo de Somuncurá (Río Negro, Argentina). El objetivo es dar a conocer las tecnologías de caza implementadas por los grupos cazadores-recolectores que habitaron el sitio durante el Holoceno tardío (desde ca. 1900 años AP), a partir del análisis de diferentes variables del diseño, teniendo en consideración la aerodinámica, superficie de refuerzo y tipo de enmangue de acuerdo con el modelo de asignación funcional propuesto por Ratto (2003). Sumado a esto se realizaron análisis complementarios de microdesgaste que permitieron incrementar la información con relación a las formas y materiales empleados en el sistema enastilante. A partir de estos análisis, se identificaron micropulidos y residuos en sectores basales y limbo-proximales que indicarían indicarían el proceso de armado de cabezales líticos analizados; mientras que los estudios del diseño permitieron reconocer por un lado, diferentes estadios de manufactura (preformas, formas básicas, mantenidas y recicladas), y por el otro, el uso de por lo menos dos sistemas técnicos para la captura de presas: arco y flecha y lanza arrojadiza a mano y/o dardo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Here we present an initial characterization of projectile point designs recovered from the Laguna Azul site, Parapet 3 (LA-P3), located in the Somuncurá Massif (Río Negro, Argentina). Our goal was to investigate the hunting technologies implemented by the hunter-gatherer groups that inhabited this site during the Late Holocene (ca. 1900 years BP). We analyzed different design variables and considered aerodynamics, reinforcement surface, and shaft system according to the functional model proposed by Ratto (2003). Supplementary micro-wear analyses were also conducted in order to generate additional data related to the shapes and materials utilized in the shaft system. These analyses identified black micro-residues in the basal sectors, while macroscopic assessments of the design manufacture indicated that different manufacturing stages were involved (pre-shaping, basic forms, maintenance, and recycling) as well as the use of at least two technical systems used to capture prey (bow and arrow and throwing spears or darts).
  • Las cuentas de vidrio de la iglesia de San Gabriel Tacuba (México): un puente entre dos mundos Artigos Científicos

    Torres, Andreia

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo reflexiona sobre el lugar que ocuparon los abalorios en las relaciones entre europeos, africanos y americanos durante la conquista y colonización de la Nueva España. Se destaca su repercusión particular para las comunidades nativas del Valle de México, que no habían visto el vidrio artificial antes de la conquista, para indagar en su significado en el proceso de incorporación del ‘exótico europeo’ en América. Así se pretende romper con una visión unidireccional de esos fenómenos, subrayando la agencia indígena pero igualmente el impacto de sus cuerpos con cuentas en la subsecuente valoración europea de esos adornos. Para el efecto, se escogió la colección arqueológica recuperada en la iglesia de San Gabriel de Tacuba (México) que traduce una realidad compleja donde los abalorios permitieron transitar entre el mundo de los vivos y el de los muertos, de la cultura prehispánica a la virreinal, o de las representaciones europeas medievales a las modernas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work reflects on beads in relationships between Europeans, Africans, and American natives during the conquest and colonization of the New World, most notably the specific impact on the local communities of the Mexico Valley who had not seen artificial glass until the Spanish conquest, and investigates its meaning as an incorporation of the ‘European exotic’ in the Americas. This is an effort to break with a mono-directional view of these phenomena, highlighting indigenous agency, while simultaneously showing the impact of their bodies decorated with beads in later European assessment of these ornaments. To do so, we selectedthe archaeological collection from San Gabriel de Tacuba (Mexico), which presents a complex context in which beads allowed movement between the world of the living and the dead, between pre-Hispanic and viceroyalty culture, or between medieval and modern representations of Europeans.
  • Bento Rodrigues e a memória que a lama não apagou: o despertar para o patrimônio na (re)construção da identidade no contexto pós-desastre Artigos Científicos

    Silva, André Fabrício; Faulhaber, Priscila

    Resumo em Português:

    Resumo >O presente artigo tem por objetivo debruçar-se, a partir do desastre ocorrido em 2015 no subdistrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, em como a ideia de patrimônio é usada para construir, reconstruir e negociar as identidades, os valores e os significados sociais e culturais no contexto pós-desastre. Sob uma perspectiva que se baseia no entrecruzamento de emoções patrimoniais, usos do patrimônio, nostalgia do patrimônio e lugares de memória, busca-se apreender de que maneira essas noções se configuram nas ações de luta por reparação que se estabeleceram a partir do desastre. Consideramos esses elementos constituintes fundamentais para compreender como a comunidade de Bento Rodrigues se mobilizou a partir de um entendimento de patrimônio despertado pela perda do território e concebido como mecanismo de reivindicação de direito à memória.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to examine, from the disaster that occurred in 2015 in Bento Rodrigues, in the city of Mariana-MG, how the idea of heritage is used to construct, reconstruct, and negotiate identities, values, social and cultural meanings in the post-disaster context. From a perspective of intersection of heritage emotions, uses of heritage, nostalgia of heritage and places of memory, the purpose is to apprehend in what way these notions are configured in the actions of struggle for remediation that established from the disaster. We consider all these elements as fundamental components for the knowledgee of how the community of Bento Rodrigues mobilized from an understanding of heritage awakened by the loss of territory and conceived as a mechanism for claiming the right to memory.
  • O tambor Ka’apor e o percutir de outros povos: estudo introdutório sobre o membranofone em contextos indígenas Nota De Pesquisa

    Camarinha, Hugo Maximino; Garcés, Claudia Leonor López; Alves Neto, Raimundo; Ka’apor, Valdemir

    Resumo em Português:

    Resumo Trabalhos sobre música indígena, com foco específico na organologia ameríndia, dão prevalência aos instrumentos musicais aerofones. Colocar em paralelo o estudo de outros instrumentos musicais indígenas nos parece significativo. Entre o conjunto de instrumentos característicos dos povos indígenas, no contexto da Amazônia, o tambor tem sido o menos abordado pela etnomusicologia. O presente estudo aborda o tambor dos indígenas Ka’apor, povo falante de língua do tronco Tupi, habitantes da Terra Indígena Alto Turiaçu, Maranhão, Brasil. A partir do enfoque da etnomusicologia e com base em levantamento feito em acervos etnográficos e em pesquisa etnográfica, procuramos evidenciar as particularidades do tambor Ka’apor e de seus aspectos performáticos, em paralelo com outros instrumentos membranofones em outros contextos indígenas e quilombolas. A multiplicidade de desígnios e a aplicabilidade do instrumento, entre os diferentes grupos abordados, denotam correlação ou divergência, dependendo dos contextos culturais particulares. Por haver escassa equanimidade entre as diversas abordagens, é importante que haja um olhar distinto sobre o membranofone indígena, devendo este ser elevado a outra categoria, uma que lhe conceda um lugar justo, junto ou a par dos estudos dos demais instrumentos musicais indígenas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Much of the ethnographic work on indigenous organology has a specific focus on wind instruments, but we maintain that the study of other indigenous musical instruments is also important. Among non-wind instruments, membranophones have received the least attention in ethnomusicology. This study describes the drum instrument of the Ka’apor people (Tupi-Guarani language speakers who live in the Alto Turiaçu Indigenous Reserve in Maranhão, Brazil) from an ethnomusicological perspective based on fieldwork and research in ethnological archives. We highlight the unique features and performative aspects of the Ka’apor drum alongside other membranophone instruments in other indigenous and quilombola contexts. We understand the myriad of purposes and applications of these instruments among different indigenous groups in lowland South America to represent both correlations and divergencies, depending on the particular cultural context. Because of the lack of identical relative intensity among the various approaches, modern ethnography requires a different approach to indigenous membranophones that puts these instruments on equal footing with studies of other indigenous musical instruments.
  • As virtudes medicinais do tabaco, a ‘erva santa’, descritas por um missionário europeu no Oriente (c. século XVI) Memória

    Viotti, Ana Carolina de Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo Provavelmente em meados do século XVI, um religioso europeu de nome Leonel de Sousa, em missão às partes mais a leste do mundo conhecido, registrou, em um manuscrito de dez fólios, a “Vertude da Erva Sancta que he o tabaco” (n.d.). Ali, anotou os mais destacados usos da planta americana, as doenças para as quais seria útil e as formas mais precisas de manusear o elemento e extrair dele seu potencial curativo. A erva a que se refere, o tabaco, não gozava do predicado de ‘santa’ inequivocamente, sobretudo entre outros homens de fé que, em escritos diversos, sublinharam os vícios despertados por seu consumo, o que torna a compilação merecedora de uma análise mais detida. É à transcrição integral deste manuscrito, acrescida de breves comentários e indicações, que este texto se dedica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Probably in the mid-16th century, a European religious named Leonel de Sousa, on a mission to the easternmost parts of the known world, recorded in a ten-folio manuscript, the “Vertude da Erva Sancta que he o tabaco” (n.d.). There, he has revealed the most prominent uses of these American plant, such as diseases for which it was useful and the most accurate ways to handle and extract the potential healing components of the natural element. The herb he referred to as ‘holy’, the tobacco, was not unequivocally seen as so, especially among other priests or religious men who in diverse writings, underlines the addiction that could be aroused by its consumption. This characteristic makes the compilation worthy of a more thorough analysis. It is to the full transcription of this manuscript, with brief comments and indications, that this text is dedicated.
  • Amazônia indígena: a floresta como sujeito Debate

    Pardini, Patrick

    Resumo em Português:

    Resumo Cultivada, manejada pelos humanos durante milênios, a floresta amazônica alterou-se, tornou-se ‘outra’, sem deixar de ser floresta; manteve a sua autonomia de sujeito – sujeito da sua própria renovação e reprodução. Em outras palavras, a Amazônia tornou-se ‘antropogênica’ – a um só tempo cultural e natural, fruto de uma relação de mão dupla entre sujeitos: o Homem e a Floresta, na qual a ação de um não anula a do outro. Graças à Antropologia, sabemos que as sociedadesindígenas da Amazônia conferem dignidade de pessoa ou sujeito aos não humanos. A relação entre sujeitos (simétrica, de troca e reciprocidade) é uma relação ética e também poética. Por outro lado, o que prevalece na civilização ocidentalé a relação sujeito-objeto (assimétrica, autoritária, de poder e dominação), da qual se origina a Natureza-objeto, em oposição ao Homem-sujeito, único detentor de Cultura. Ora, ‘o outro como objeto’ é a negação do outro e a negaçãoda ética. Nisso reside a alteridade radical dos modos de ser e pensar indígenas com relação ao Ocidente. Essa ‘alteridade indígena’ tem, para nós, valor de tesouro e sabedoria. Há, porém, um Ocidente criança e poeta que se reconhece nospovos indígenas e na sua experiência de mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Managed and cultivated by humans for millennia, the Amazon rainforest was altered, but (as the subject of its own renovation) is still a forest. In other words, Amazonia became ‘anthropogenic’ – both cultural and natural, the result ofa two-way relationship between subjects: Man and the Forest, with the activities of one not nullifying those of the other. Thanks to anthropology, we know that the indigenous societies of Amazonia confer the dignity of a person or subjecton non-humans. The relationship between subjects (symmetrical, dialogic, reciprocal) is an ethical as well as poetical relationship. On the other hand, what prevails in western civilization is the subject-object relationship (asymmetrical, authoritarian, dominating), which generates Nature as an object, opposed to Man as a subject, the sole bearer of Culture. Meanwhile, “the other as an object” means denying the other and denying ethics. This is the substance ofthe radical alterity of indigenous ways of being and thinking with regard to the West; this “indigenous alterity” for us is a treasure of wisdom. Yet there is a childlike, poetic West that recognizes itself in the indigenous people and in their experience of the world.
  • Quando eles registram, escrevem e publicam: o antropólogo como editor Resenha

    Velden, Felipe Vander
  • Fotografias históricas da América Latina Resenhas Bibliográficas

    Schröder, Peter
MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, Av. Perimetral. 1901 - Terra Firme, 66077-830 - Belém - PA, Tel.: (55 91) 3075-6186 - Belém - PA - Brazil
E-mail: boletim.humanas@museu-goeldi.br