Acessibilidade / Reportar erro
Galáxia (São Paulo), Volume: 13, Número: 26, Publicado: 2013
  • Editorial Editorial

    Prado, José Luiz Aidar
  • Une sémiotique à refaire?

    Landowski, Eric

    Resumo em Francês:

    Le récit, c'est ce qui nous sert à donner un peu de signification et de valeur à la vie, en dépit de ce qu'elle peut avoir d'insignifiant par sa monotonie ou d'insensé par son aspect chaotique. Mais indépendamment des significations portées les récits, il nous arrive parfois, face à autrui, à une oeuvre, à un paysage, d'être saisis par la présence d'un sens qui s'impose à notre intuition bien qu'il n'émane d'aucun discours constitué. Ce sens second, toute une littérature, de Proust à Musil, de Svevo à Woolf, s'est employée à le dire en inventant les formes d'écriture de ce qu'on peut appeler le discours de l'expérience. Distinct du vécu, ce discours a le pouvoir d'en capter le mouvement en restituant la dynamique du rapport aux choses, à autrui, à soi-même sur laquelle se fonde l'expérience du sens dans son émergence en acte. Pour construire une sémiotique qui permette d'en rendre compte, ni la grammaire narrative standard ni ses prolongements relatifs aux passions et à la tensivité ne fournissent les instruments nécessaires. Il convient donc de compléter l'appareil théorique dont nous disposons. C'est ce qui justifie le réexamen critique des notions de narrativité et de discursivité auquel procède cet article, ainsi que la proposition finale d'un modèle tenant compte de la diversité des régimes possibles de production du sens dans l'interaction.

    Resumo em Inglês:

    In daily life, we are often searching for signs at the surface of the world, as if it were a text. But it also happens that in the absence of any particular signs which would convey some codified significations we feel the presence of elements that immediately make sense. Not only music, images, faces, but any object may affect us this way: we sensitively grasp what they mean, rather than we cognitively read them as signs. Semiotics should develop tools in order to account for both these modes of significance. The present essay reconsiders critically, with this scope, the basic semiotic notions of narrativity and discursivity, and proposes a model articulating different regimes of meaning at play in human interaction.
  • O dilema do rebelde: persuasão ou sectarismo Artigos

    Wainberg, Jacques Alkalai

    Resumo em Português:

    Este estudo examina o dilema linguístico que o rebelde enfrenta para superar o sectarismo. O exame dos comunicados dos grupos revolucionários que militaram, nas décadas de 1960 e 1970, e de grupos salafistas que atuam agora em várias partes do mundo mostra que seus pronunciamentos demandavam e continuam a demandar inferências interpretativas que o público em geral tinha e tem dificuldade de realizar. Com base nas teorias pragmáticas, é documentado com exemplos variados esse principal obstáculo pragmático à comunicação política de contestação.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the linguistic dilemma of the rebel's rhetoric to overcome sectarianism. An analysis of the concepts and discourses presented in the political communiqués of revolutionary groups in the 1960s and 70s indicates that their publications required and continue to require interpretive inferences that are difficult for the general public to make. This main pragmatic obstacle to contestatory political communication is based on pragmatic theories and documented in various examples.
  • Comunicação: condição ou impossibilidade humana? Artigos

    Feil, Gabriel Sausen

    Resumo em Português:

    Nietzsche traz a comunicação como condição humana; por outro lado, Deleuze e Guattari afirmam que a comunicação não é possível aos humanos. Este artigo se apropria desse impasse, buscando mostrar que as duas possibilidades têm sentido, sem que isso implique um contrassenso. Para tanto, realiza uma discussão conceitual envolvendo o pensamento dos mencionados autores e ainda o modo como um texto brasileiro de teorias da comunicação lida com essa problemática. Por fim, mostra que a argumentação nietzschiana acerca da natureza comunicativa dos humanos é complementar àquela que Deleuze e Guattari usam para mostrar a impossibilidade de humanos comunicarem-se e que, se as argumentações parecem ser contraditórias, é apenas em função de distintas construções conceituais para o termo "comunicação".

    Resumo em Inglês:

    Nietzsche considers communication a human condition; Deleuze and Guattari, on the other hand, argue that communication among humans is not possible. This article examines this impasse, seeking to demonstrate that the two possibilities make sense, without implying any contradiction. To this end, a conceptual discussion is made of the rationale of the aforementioned authors, and of how a Brazilian text on communication theories deals with this problem. Lastly, the paper shows that Nietzsche's argument about the nature of human communication complements the one Deleuze and Guattari propose to demonstrate the inability of humans to communicate, and that although these arguments appear to be contradictory, it is only due to different conceptual constructions of the term "communication."
  • A comunidade dos contemporâneos Artigos

    Yamamoto, Eduardo Yuji

    Resumo em Português:

    A partir da ideia de "contemporâneo", presente em Giorgio Agamben, propõe-se aqui dois caminhos para se conceber a comunidade hoje: 1) A partir do pensamento sociológico que entende a comunidade como substância comum compartilhada (território, cultura, etnia, classe, etc.) ou; 2) A partir do que denominamos filósofos contemporâneos da comunidade (Maurice Blanchot, Jean-Luc Nancy, Georges Bataille, Roberto Espósito e Giorgio Agamben) que dessubstancializam a comunidade, compreendendo-a como experiência da dessubjetivação (vinculação). O presente texto apresenta, de maneira breve, a articulação entre esses filósofos num eixo comum (diferença ontológica) e sua possível inscrição como problema comunicacional.

    Resumo em Inglês:

    Starting from the notion of "contemporary" expressed by Giorgio Agamben, we propose two ways of thinking about community today: 1) From the sociological standpoint, which sees community as a shared common substance (territory, culture, ethnicity, class, etc.), and 2) Based on the so-called contemporary philosophers of community (Maurice Blanchot, Jean-Luc Nancy, Georges Bataille, Roberto Esposito and Giorgio Agamben), who desubstantiate the community, understanding it as the experience of desubjectification (binding). This paper briefly discusses the relationship between these philosophers on a common issue (ontological difference) and its possible application as a communication problem.
  • O Alumbramento e o fracasso: uma leitura de Estrada para Ythaca Artigos

    Lopes, Denilson

    Resumo em Português:

    Este é um ensaio sobre o filme Estrada para Ythaca (2010) de Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes no qual a encenação de nuvens, como marca do sublime, é confrontada com o fracasso não só como uma posição estética, mas como uma ética da arte e artistas contemporâneos. Como resposta ao fracasso, a amizade aparece como estratégia de sobrevivência, mas também de isolamento do mundo.

    Resumo em Inglês:

    This is an essay about the film Estrada para Ythaca (2010) by Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente and Pedro Diógenes, in which the staging of clouds as a mark of the sublime is confronted with failure not only as an aesthetic position but also as an ethics of contemporary art and artists. As a response to failure, friendship appears as a strategy of survival and also of isolation from the world.
  • Deleuze, Bergson, Bachelard et Bazin,les ambigüités entre phénoménologie et sémiotique pour une théorie du temps filmique

    Barbosa, Lenice Pereira

    Resumo em Francês:

    ce texte est né de la nécessité de structurer théoriquement ce qui, selon une approche empirique, est une évidence: aborder les considérations d'André Bazin et de Gilles Deleuze concernant le temps cinématographique à travers un point de vue phénoménologique. Ceci pourrait, bien évidemment, entrainer un « chassé-croisé » théorique entre Sémiotique et Phénoménologie qui se neutraliseraient les unes les autres sans apporter de changements par rapport à la perception chromatique du temps. L'objectif principal de ce travail est d'élargir le sens attribué à l'élément couleur au cinéma et de mettre en exergue le rapport entre les manifestations chromatiques et la perception du temps. À partir de ces points, il est également possible de considérer le principe multi - disciplinaire que ces éléments nous imposent, inspiré par l'évidence de la continuité-discontinuité qui, en tout cas au cinéma, n'est pas nécessairement un dilemme. Ainsi, il s'agit de faire coexister dans une approche phénoménologique certaines conceptions de Bergson et de Bachelard concernant la perception du temps.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this paper is to build a critical approach for the theoretical corpus of my doctoral studies on experiencing time through the effect of color in cinema. The paper seeks to establish a relationship between Gilles Deleuze and André Bazin's theories of time. My main goal here is to expose the issues and possibilities I encountered upon confronting semiotic and phenomenological thinking. These concepts lead to multidisciplinarily theories that are necessary to broaden and deepen our analysis. Thus, it was essential to analyze the method and to mix theories of Art and Cinema, using the aesthetic, phenomenological and philosophical points of view of continuous Duration and discontinuous Instants proposed by Henri Bergson and Gaston Bachelard.
  • O problema do estilo na obra de José Mojica Marins Artigos

    Carreiro, Rodrigo

    Resumo em Português:

    Mais conhecido cineasta brasileiro de horror, José Mojica Marins tem uma obra vasta, na qual transitou por outros gêneros fílmicos, como o western e o sexo explícito. Ele trabalhou dentro de modos de produção distintos, usou diversas tecnologias e lidou com mudanças profundas no círculo de colaboradores. Tudo isso teve como consequência certa heterogeneidade temática, visual e sonora nos filmes que ele dirigiu, tornando mais difícil a tarefa de rastrear uma assinatura estilística em sua obra. Apesar disso, é possível afirmar que seus filmes têm um estilo próprio. Este ensaio procura identificar padrões recorrentes de forma e conteúdo na obra de Mojica, tentando explicá-los através do exame dos contextos socioculturais, tecnológicos, econômicos e políticos que afetaram o trabalho e a vida pessoal do cineasta.

    Resumo em Inglês:

    Brazil's most well-known horror filmmaker, Jose Mojica Marins has a vast collection of works that include genres such as Westerns and sexually explicit films. He has employed different modes of production, used various technologies, and dealt with profound changes in his circle of collaborators. All this has led to a certain degree of thematic, visual and sound heterogeneity in the films he has directed, making it harder to trace a stylistic signature in his work. Nevertheless, his films clearly have a style of their own. This essay seeks to identify recurring patterns of form and content in Mojica's work, trying to explain them by examining the socio-cultural, technological, economic and political contexts that affect the filmmaker's professional and private life.
  • O jornalismo como tradução: fabulação narrativa e imaginário social Artigos

    Silva, Gislene da; Soares, Rosana de Lima

    Resumo em Português:

    A proposta deste trabalho é articular dois campos aparentemente desconexos, os estudos de jornalismo e de tradução. Tem entre seus objetivos demonstrar possibilidades que ultrapassem a visão hegemônica de que o jornalismo mostra fatos cotidianos para aqueles que não os vivenciaram e que a tradução linguística traduz textos originais para os que não podem decodificá-los, ambos os processos afeitos ao modo fiel, objetivo e veraz. Tais visões compartilham a crença em certas dicotomias, como a separação entre verdade e linguagem, referencialidade e ficcionalidade, realidade e fantasia, fato e relato. Busca-se, desse modo, questionar a tradição da objetividade jornalística e da fidelidade ao texto por meio da assunção do caráter narrativo desses discursos e das marcas culturais neles presentes e das implicações disso no imaginário social.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes to link together two seemingly unrelated fields, journalism and translation studies. One of its objectives is to demonstrate possibilities that go beyond the traditional view that journalism translates everyday facts for those who did not experience them, that linguistic translation interprets original texts for those who cannot decode them, and that the mode of expression of both these processes is reliable, objective and truthful. These views share a belief in certain dichotomies, such as the separation between truth and language, referentiality and fictionality, reality and fantasy, fact and narrative. Thus, our aim is to question the tradition of journalistic objectivity and textual fidelity by assuming the narrative character of these discourses and their cultural aspects, and the implications of this for the social imaginary.
  • Metajornalismo com os diabos e o obsceno em João do Rio Artigos

    Medeiros, Gutemberg

    Resumo em Português:

    Na primeira década do século XX é implantado no Brasil o moderno jornalismo dos Estados Unidos e da Europa, e a imprensa nacional propõe reflexões sobre as práticas jornalísticas no país em diferentes produções textuais, antes mesmo de o papel do ombudsman ser estabelecido; um movimento chamado neste artigo de metajornalismo. São discutidas transformações na semiosfera midiática que trazem subsídios para reflexões sobre memória social e história do jornalismo brasileiro, por meio de uma análise de reportagens da Gazeta Mercantil e de textos de João do Rio.

    Resumo em Inglês:

    Modern journalism originating from the United States and Europe is implemented in Brazil in the first decade of the twentieth century, and the national press proposes reflections about journalistic practices in the country in different textual productions, even before the role of the ombudsman is established, in a movement this article calls meta-journalism. This article discusses transformations in the mediatic semiosphere that underpin reflections on social memory and on the history of Brazilian journalism, based on an analysis of articles published by the newspaper Gazeta Mercantil and of texts authored by João do Rio.
  • A resignificação da crise ambiental pela mídia de negócios: responsabilidade empresarial e redenção pelo consumo Artigos

    Fontenelle, Isleide A.

    Resumo em Português:

    O artigo analisa como o consumidor ambientalmente responsável tem sido produzido pela mídia de negócios em duas revistas: The Economist e Exame, no período de 1996-2007. O método de pesquisa apoia-se na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e em autores lacanianos que encamparam essa teoria. A análise empírica, apoiada por uma revisão bibliográfica sobre crise ambiental, consumo e responsabilidade empresarial, permite concluir que a construção midiática do consumidor responsável tem se utilizado da culpabilização presente no discurso da crise ambiental para vender redenção como mercadoria.

    Resumo em Inglês:

    This article examines how the environmentally responsible consumer has been 'produced' by the business media, based on an analysis of two magazines in the period of 1996-2007: Britain's The Economist and Brazil's Exame. The research method is based on the Discourse Theory founded by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe and on Lacanian authors who adopted this theory. An empirical analysis, underpinned by a bibliographic review of the relationships between environmental crisis, consumption and social corporate responsibility, allows us to conclude that the media's construction of the responsible consumer exploits the notion of culpability in the discourse of the environmental crisis to peddle redemption as a commodity.
  • Shrek: mimese, consumo e/ou aprendizagem Artigos

    Contrera, Malena Segura; Fortunato, Ivan

    Resumo em Português:

    O artigo investiga a repercussão da personagem de animação Shrek, considerando sua natureza imaginária e as relações que os meios de comunicação estabelecem entre imaginário e consumo. Pensando no processo de espelhamento e na centralidade dos processos miméticos para a constituição da identidade social, o artigo busca investigar não apenas a repercussão da personagem Shrek, mas também possíveis efeitos que o tratamento dado à personagem possa ter, como o hiperconsumo e a infantilização.

    Resumo em Inglês:

    This article studies the repercussion of the animated cartoon character Shrek, considering his fictional nature and the relationship between consumption and the imaginary established by the mass media. With regard to the mirroring process and the centrality of mimetic processes in the formation of social identity, this paper seeks to examine not only the impact of the Shrek character but also the possible effects resulting from the treatment given to this cartoon character, such as hyperconsumption and infantilization.
  • Entre o Borralho e o Divino: a emergência musical da "periferia" Artigos

    Trotta, Felipe da Costa

    Resumo em Português:

    A periferia está em evidência em diversos discursos midiáticos e sociais no Brasil e no mundo. Este texto busca discutir o papel da música no processamento dessa emergência da periferia a partir da análise de alguns exemplos das trilhas sonoras das novelas Cheias de charme (Globo, 2012, 19h00) e Avenida Brasil (Globo, 2012, 21h00). Argumenta-se que, apesar de suas diversificadas sonoridades e conteúdos, a circulação de músicas em larga escala em torno da ideia de periferia estabelece uma continuidade entre esse vocábulo e uma (re)posição política dos setores "populares". A "periferia" é um termo que aparece positivado no repertório musical compartilhado e a partir dessa positivação articula tensões e enfrentamentos sociais variados. As músicas são formas de pensamento e ação no mundo que negociam valores e ideias. Nesse caso, as músicas periféricas, de massa, produzem modos de elaborar assimetrias de poder e pertencimentos sociais hierarquizados.

    Resumo em Inglês:

    The periphery is in evidence in the media not only in Brazil but also worldwide. This paper discusses the role of music in this emergency of the periphery from the analysis of some examples of the soundtracks of telenovelas Cheias de charme (Globo, 2012, 19h) and Avenida Brasil (Globo, 2012, 21h). Despite their diverse sonority, this repertoire activates a common feeling of "popular", related to the ideia of periphery. Periphery is a term that appears positively in shared musical repertoire, which evokes social tensions and confrontations. The music is a form of thought and action in the world, sharing values and ideas. In this case, peripheral mass musics produce ways of negotiating power asymmetries and hierarchical social affiliations.
  • Os sinsignos icônicos nas 66 classes de signos: uma análise semiótica da fonte tipográfica Univers Revolved Artigos

    Borges, Priscila Monteiro

    Resumo em Português:

    O potencial analítico dos modelos de três e dez classes de signos de C. S. Peirce é reconhecido pelos pesquisadores da área. O mesmo não se pode dizer do sistema de 66 classes. Pouco conhecido, pois foi deixado em aberto por Peirce, e ainda é alvo de muitas discussões a respeito de sua aplicabilidade. Com o propósito de mostrar o seu potencial analítico, este artigo apresentará uma análise dos sinsignos icônicos extraída de uma análise completa de uma fonte tipográfica fundamentada no sistema de 66 classes de signos. Além de corresponder à parte empírica de uma pesquisa teórica, que propõe de um modelo analítico com as 66 classes, a análise mostra detalhes da relação entre sinsignos icônicos e qualissignos que não podem ser percebidos nos sistemas com menos classes, o que é uma evidência da contribuição do sistema de 66 classes a semiótica.

    Resumo em Inglês:

    Although Peircean scholars have acknowledged the analytical potential of C. S. Peirce's models of three and ten classes of signs, such is not the case of his system of sixty-six classes. This system is practically unknown because Peirce did not conclude it, and its applicability to semiotic analysis has been discussed extensively. This paper testifies to the analytical potential of the system of sixty-six classes by presenting an analysis of the Iconic Sinsigns extracted from a full analysis of a typeface. The paper presents the empirical part of a theoretical study that proposes an analytical model of Peirce's sixty-six classes of signs. In particular, it shows the relationship between Iconic Sinsigns and Qualisigns at a level of detail that is indiscernible in his other systems with fewer classes, providing evidence of the relevance of Peirce's system of sixty-six classes of signs for a better understanding of semiotics.
  • Questões para pensar campanhas de cerveja e seus processos de midiatização: regulação e regulamentação Artigos

    Trindade, Eneus; Hellín, Pedro; Egi, Christiane Haruê

    Resumo em Português:

    Este trabalho se refere à discussão sobre os sentidos da regulação aplicados ao consumo e à comunicação, bem como ao entendimento desse conceito frente às definições de regulamentação e autorregulamentação, que constituem parte da base para a formação do quadro teórico do projeto integrado - Cerveja, Publicidade, Regulação e Consumo: o olhar da comunicação sobre as marcas de cervejas contemporâneas e suas implicações na vida social de adolescentes. Tal abordagem visa conhecer processos de midiatização e presença das marcas de cerveja na vida dos adolescentes que vivem em São Paulo, pelo olhar da pesquisa em comunicação. Este texto procura gerar outros pontos de vista sobre a regulação social dos sentidos das campanhas de cerveja com base na Análise Crítica do Discurso e sua perspectiva de mudança social.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the meanings of regulations applied to consumption and communication, as well as the understanding about this concept in terms of the definitions of regulation and self-regulation, which underpin the theoretical framework of the project - Beer, Advertising, Regulation and Consumption: the viewpoint of communications concerning beer brands and their implications in the social lives of teenagers. This approach seeks to understand how mediatization and beer brands affect the lives of teenagers living in São Paulo, based on communication research. The authors aim to identify other points of view about the social regulation of the meanings of beer campaigns based on Critical Discourse Analysis and its perspective of social change.
  • Publicidade e consumo responsável Artigos

    Santos, Tarcyanie Cajueiro

    Resumo em Português:

    Da perspectiva sociocultural, a sociedade pautada nos valores do consumo para a conformação das subjetividades se tornou o grande eixo de sentido da vida social. Na publicidade contemporânea, há uma crescente preocupação com o homem e a responsabilização que este passou a ter sobre si próprio e o seu entorno, expressa através de termos como consumo "responsável", ou "sustentável". Ao levar em conta esses dois aspectos, o presente artigo busca refletir sobre as transformações no discurso publicitário e suas relações com o contexto sociocultural. Para tanto, utiliza a metodologia baseada na análise de discurso dos anúncios inspirada em Foucault a partir das noções de biopolítica e de dispositivo desse autor.

    Resumo em Inglês:

    From the sociocultural point of view, society based on consumer values to conform to subjectivities has become the cornerstone that gives meaning to social life. Contemporary advertising is increasingly concerned with man and his newfound responsibility towards himself and his surroundings, which is expressed through terms such as "responsible" or "sustainable consumption." This article reflects upon the changes in advertising discourse and its relations with the sociocultural context. To this end, we adopt the methodological approach of advertising discourse analysis inspired by Foucault, based on the author's notions of biopolitics and the dispositive.
  • O caso Hope: sensualidade feminina na vida doméstica e na vida pública Artigos

    Lana, Lígia Campos de Cerqueira

    Resumo em Português:

    No final de 2011, uma campanha publicitária de lingerie, protagonizada por Gisele Bündchen, tornou-se um acontecimento ao ser denunciada pelo governo por contribuir para a manutenção das desigualdades entre homens e mulheres. No enredo da propaganda, a modelo resolve seus problemas domésticos através da sensualidade. Este artigo analisa a estrutura do acontecimento gerado pela denúncia governamental com base em textos veiculados na mídia. O objetivo não é avaliar a campanha publicitária, mas identificar em diversos textos midiáticos a maneira como a sensualidade feminina foi observada na experiência pública. A análise mostra que a condenação da ação do governo se sobrepõe ao debate das questões que envolvem a legitimidade da participação das mulheres na vida pública. Apesar da constante exaltação cultural da sensualidade feminina no Brasil, o caso pouco mobilizou o tema.

    Resumo em Inglês:

    In late 2011, a lingerie advertising campaign starring model Gisele Bündchen became an event after the government criticized it for contributing to maintain the inequalities between men and women. The advertisements promoted sensuality as a strategy for women to solve problems in their private lives. This article analyzes the structure of this event based on stories published in the mass media, aiming not to evaluate the aforementioned advertising campaign but to determine how feminine sensuality was perceived by the public. The analysis reveals that the government's criticism undermines the debate about issues regarding the legitimacy of women's participation in public life. Despite the constant cultural exaltation of feminine sensuality in Brazil, this case did not mobilize the theme to any appreciable degree.
  • A realidade construída pela produção documental participativa Artigos

    Menezes, Leonardo Moraes

    Resumo em Português:

    Uma característica marcante das mídias eletrônicas na atualidade torna-se evidente pela celebração do potencial de participação da audiência, quando produtores profissionais, inclusive de suportes considerados tradicionais, desenham diferentes estratégias de engajamento do produtor amador. O conceito de participação nas narrativas audiovisuais pode ser pensado como um procedimento diferenciado de produção. Uma suposta coautoria seria um dos aspectos mais importantes na caracterização desse modo de criação e produção audiovisual. Como essa coautoria, caso exista, se configura nos discursos documentais participativos? Estas possíveis transformações na paisagem midiática nos fazem refletir sobre as facetas participativa e autoral das organizações contemporâneas da produção audiovisual.

    Resumo em Inglês:

    A striking characteristic of today's electronic media is their potential for audience participation when producers, including those from traditional mass media, devise different audience engagement strategies. In this context, the concept of participation in audiovisual narratives can be seen as a differentiated production procedure. A presumed co-authorship would be one of the most important aspects of this mode of audiovisual creation and production. However, if such co-authorship actually exists, how does it appear in participatory documental discourses? These possible changes in the media scene lead us to reflect upon the authorial and participatory aspects of today's audiovisual organizations.
  • Violência simbólica e redes sociais no facebook: o caso da fanpage "Diva Depressão" Artigos

    Recuero, Raquel; Soares, Pricilla

    Resumo em Português:

    O presente artigo foca a violência simbólica e sua propagação através do discurso em sites de rede social. O objetivo é discutir os mecanismos através dos quais o estigma social é exposto e reforçado no Facebook, através do conteúdo publicado por fanpages humorísticas. Para trazer evidências para esta discussão, apresentamos dados de uma fanpage popular, "Diva Depressão" e analisamos três postagens e seus comentários através da Análise do Discurso Mediado pelo Computador (CMDA). Os resultados apontam para evidências de que tanto o conteúdo das páginas quanto as interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) reforçam e naturalizam o estigma.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on symbolic violence and discourse on social network sites. We discuss some of the mechanisms through which social stigma is exposed and reinforced on Facebook, focusing on fanpages dedicated to humorous content. To support the discussion we present a qualitative study with one case study of a popular fanpage, "Depression Diva", from which posts and comments are analyzed. Results show evidences that both the content of the pages and the interactions (comments, likes and shares) reinforce and naturalize stigmas.
  • Olhar o olhar do outro: o desafio etnográfico no campo da comunicação Resenhas

    Oliveira, Luciana de
  • Capital culinário: o círculo dos alimentos nos meios de comunicação Resenhas

    Luderer, Cynthia Arantes Ferreira
  • O projeto iluminista escolar e sua incompatibilidade com a sociedade contemporânea hiperativa Resenhas

    Gasi, Flávia Tavares
  • Industrialização da celebridade Resenhas

    Barros, Camila
  • Leituras semióticas de Pinóquio Resenhas

  • As diferentes facetas da conexão via celular Resenhas

    Bueno, Thaísa Cristina
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com