Acessibilidade / Reportar erro
Galáxia (São Paulo), Número: 42, Publicado: 2019
  • Sob cerco: a ascensão do populismo de direita ou será que o Demos ficou doido? Articles

    Scott, Paul D.

    Resumo em Português:

    Resumo O título deste artigo faz um trocadilho com as palavras democracia e “demo-loucura”. No entanto, tal trocadilho não é uma brincadeira, como as eleições dos c ndidatos iliberais e autoritários nos Estados Unidos, Filipinas, Hungria, Turquia e Brasil (para nomear apenas alguns), que têm colocado em questão o futuro modelo da política. As políticas eleitorais estão sob o cerco de novos partidos bem como de movimentos espontâneos. Há questões fundamentais que precisam ser pontuadas. Quais são as razões para o aumento do populismo de direita? O populismo é anti-democrático? Qual tem sido o papel das mídias sociais e dos ICTs para criar um novo espectro político? Política e socialmente, o que significa termos entrado e uma era da pós-verdade? A demos não se tornou alucinante, mas a democracia certamente está em retrocesso. Este artigo argumenta que o liberalismo precisa construir uma contra narrativa em contraste à arrogância do medo e à falsa nostalgia da direita. A retórica da direita é oportunista, mas seria um erro fatal desmerecer sua aparência. Afinal, ela tem ganhado eleições. A demos não é alucinante, mas tem sido ignorada e, em muitos casos, deixada para trás. O populismo positivo é fundado na dignidade e na justiça humanas. Essa é a essência da democracia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The title of this paper is a play on words re-working the word democracy into demos-crazy. This re-working however is not a joke as the election of authoritarian illiberal candidates in the United States, the Philippines, Hungary, Turkey and Brazil (to name but a few) has called into question the future shape of politics. Electoral politics is under siege by new parties as well as spontaneous movements. There are fundamental questions which need to be addressed. What are the reasons for the rise of right-wing populism? Is populism undemocratic? What has been the role of social media and ICTs in helping to create a new political spectrum? Politically and socially what does it mean if we have entered a post-truth age? The demos has not become crazy but democracy is certainly in retreat. This paper argues that liberalism needs to construct an honest counter-narrative in contrast to the fear-mongering and false nostalgia of the right. The rhetoric of the right is opportunistic, but it would be a fatal mistaketo dismiss its appeals. After all, it has won elections. The demos is not crazy, but has been ignored and in many cases left behind. Positive populism is grounded in human dignity and fairness. This is the essence of democracy.
  • Apostillas en torno al discurso periodístico sobre delito e inseguridad: figuraciones de las víctimas y los victimarios en noticieros argentinos de televisión abierta Artigos

    Anselmino, Natalia Raimondo; Aruguete, Natalia; Arri, Francisco Hernando

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es producto de las primeras aproximaciones a los modos en que son figurados los personajes centrales de las noticias televisivas sobre delito e inseguridad en canales de televisión abierta en Argentina y su construcción en el relato como víctimas o victimarios. Se trata de un conjunto de inferencias iniciales elaboradas en el marco de un proyecto mayor titulado “De la propiedad a la recepción. Estudio integral del circuito productivo de las noticiassobre delito e inseguridad en los noticieros televisivos de mayor audiencia de la Argentina”. Se parte de la idea de figuración propuesta por Traversa (1997) y releída por Fernández y Tobi (2009), para poder identificar cadenas de operaciones respecto de un determinado régimen discursivo como construcción. Desde esta mirada, es posible reconocer ciertas recurrencias significativas en el modo en el que son figurados las víctimas y los victimarios en los discursos periodísticos televisivos que forman parte del corpus bajo estudio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is the product of the first approaches to the ways in which the central characters of the television news about crime and insecurity in open television channels in Argentina and its construction in the story as victims or victimizers are figured. It is a set of initial inferences drawn up within the framework of a larger project entitled “From ownership to reception.Comprehensive study of the productive circuit of the news about crime and insecurity in the television news programs with the highest audience in Argentina “. It starts from the idea of figuration proposed by Traversa (1997) and re-read by Fernández and Tobi (2009), in order to identify chains of operations with respect to a specific discursive regime as a construction. From this point of view, it is possible to recognize certain significant recurrences in the wayin which victims and perpetrators are figured in television journalistic discourses that are part of the corpus under study.
  • Semiosis entre palabras e imágenes en Twitter. ¿Cómo construyen significados los candidatos presidenciales de las elecciones 2017 de Chile? Artigos

    Vásquez-Rocca, Liliana Cecilia

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la última década, con la explosión del uso de las redes sociales (Facebook, Twitter, Instagram), diferentes actores sociales han comenzado a utilizarlas. En particular, Twitter ha tenido un rol protagónico en las campañas presidenciales en el mundo y Chile no ha sido la excepción. En cuanto a la investigación sobre Twitter en el ámbito del análisis de discurso, estas se concentran, principalmente, en tres líneas: interacción, argumentación y uso de hashtag, sin embargo, no existen estudios que se interesen por las relaciones de significados que se producen entre imágenes y palabras (intersemiosis) en un tweet. Por ello, se busca describir las relaciones intersemióticas entre palabras e imágenes estáticas que se utilizan en los tweets de los 8 candidatos presidenciales de las elecciones 2017 de Chile. La metodología considera un enfoque cualitativo. Los resultados muestran que las relaciones que prevalen son: elaboración y evidencia, las que estarían asociadas con la medición de interacción que obtiene cada candidato.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the last decade, with the explosion of the use of social networks (Facebook, Twitter, Instagram), different social actors have begun to use them. In particular, Twitter has played a leading role in presidential campaigns around theworld and Chile has not been the exception. Regarding the research on Twitter in the field of discourse analysis, these are mainly concentrated on three lines: interaction, argumentation and use of the hashtag, however, there are no studies that are interested in the relationships of meanings that are produced between images and words (intersemiosis) in a tweet. Therefore, we seek to describe the intersemiotic relations between words and static images that are used in the tweets of the 8 candidates of the 2017 presidential elections in Chile. Themethodology considers a qualitative approach. The results showed that the prevailing relations are: Elaboration and Evidence, the ones that will be associated with the measurement of interaction that every candidate obtained.
  • Jerusa: a senhora barroca Artigos

    Pinheiro, Amálio

    Resumo em Português:

    Resumo Jerusa Pires Ferreira incorporava, do pequeno ao grande, do visível ao invisível, num ir-e-vir alegre e contínuo, as relações entre o sertão e o mundo, as grandes narrativas medievais e as mitopoéticas do cordel, as mitologias fáusticas e sua tradução desviante no Brasil e América Latina, via processos múltiplos de voz e grafia contidos na sua “cultura das bordas” e nas“armadilhas da memória”. Tudo o que constitui o afã plutônico de assimilação exposto por Lezama Lima como o “Senhor Barroco”, e conforme os níveis dos procedimentos de construção barrocos analisados por Haroldo de Campos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Jerusa Pires Ferreira embodied, from the small to the large, fromthe visible to the invisible, in a joyful and continuous “toing and froing,” the relationships between the hinterland and the world, the great medieval narratives and the mythopoetics of the cordel literature, the Faustian mythologies and their deviant translations in Brazil and Latin America, through multiple voice and script processes contained in her “culture of borders” and in the “memory traps.” All that constitutes the Plutonic desire for assimilation described by Lezama Lima as the “Baroque Man,” and according to the levels of baroque construction procedures analyzed by Haroldo de Campos.
  • Análise Televisual Convergente: um procedimento metodológico para leitura crítica dos processos comunicativos de telejornais e programas televisivos Artigos

    Becker, Beatriz

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de um mapeamento de metodologias empregadas em estudos acadêmicos sobre telejornalismo produzidos entre 2015 e 2017 em 11 bancos de dados, este artigo sugere a relevância do olhar sobre as imagens e suas combinações com palavras na produção de sentidos. O trabalho também propõe o reconhecimento da necessidade de articular às análises textuais de telejornais e programas televisivos quatro instâncias que configuram os processos comunicativos no ambiente convergente: singularidades da ambiência, circulação, características de organizações e de práticas produtivas e interações das audiências. Nesse sentido, apresenta o esquema analítico da Análise Televisual Convergente (ATC), um procedimento metodológico possível para a leitura crítica dos textos audiovisuais nas pesquisas em comunicação e em processos de aprendizagem num momento de transformação da produção e consumo de conteúdos e formatos em áudio e vídeo decorrente da digitalização dos meios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From a mapping of methodologies employed in academic studies about television journalism, produced between 2015 and 2017 in 11 databases, this article suggests the relevance of looking over the images and their combinations with words in the production of meanings. It also proposes the recognition of the necessity to articulate to the textual analyses of TV News and television programs four instances that constitute the communicative processes in the convergent environment: singularities of ambience, circulation, features of organizations and productive practices and interactions of audiences. In this sense, this paper presents the analytic framework of the Convergent Televisual Analysis (ATC), a methodological procedure for the critical reading of audiovisual texts in communication research and learning processes at a time of transformation of production and consumption of audio and video contents and formats resulting from media digitalization.
  • Valor-experiência no contexto do jornalismo experiencial Artigos

    Longhi, Raquel Ritter; Caetano, Kati

    Resumo em Português:

    Resumo Um sobrevoo rápido nas estratégias contemporâneas do jornalismo aponta para um reforço nas ideias de “experiência” e de “experimentação”. A recorrência com que tais conceitos têm sido empregados em vários domínios científicos e profissionais atesta sua importância em relação a conteúdos ciberjornalísticos, especialmente utilizando Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Este artigo discute a experiência neste panorama, levando em conta duas esferas: uma, que diz respeito à experimentação do jornalismo enquanto âmbito de produção, e a segunda, no que concerne à experiência do leitor/usuário enquanto fruidor de conteúdos. A análise foi realizada em jornais de referência como Folha de S. Paul, The New York Times e The Guardian. A conclusão aponta que se manifesta uma instância na produção e fruição de conteúdos jornalísticos que podemos definir como valor-experiência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A rapid overview on contemporary journalism strategies points to a reinforcement of ideas of “experience” and “experimentation.” The recurrence with which these concepts have been employed in various scientific and professional domains attests to its importance in relation to cyberjournalistic contents, especially using Virtual Reality and Augmented Reality. This article discusses the experience in this panorama, taking into account two spheres: one, which concerns the experimentation of journalism as the scope of production, and the second, as far as the reader/user experience is concerned. The analysis was carried out in reference journals such as Folha de S. Paulo, The New York Times and The Guardian. The conclusion points out that an instance is manifested in the production and enjoyment of journalistic contents that we can define as experience-value.
  • O sound design de Alan Splet para David Lynch sob a perspectiva do horror fílmico Artigos

    Correio, Laura Loguercio Cánepa; Ferraraz, Rogério; Souza, Fabiano Pereira de

    Resumo em Português:

    Resumo O sound designer americano Alan Splet (1939-1994) participou da produção de 25 filmes. Com o diretor David Lynch, criou efeitos sonoros e ambiências mais livres de vínculos com a verossimilhança. Eles trabalharam juntos no curta-metragem The grandmother (1970) e nos longas-metragens Eraserhead (1977), O homem elefante (The elephant man, 1980), Duna (Dune, 1984) e Veludo azul (Blue velvet, 1986). A forte influência surrealista na filmografia de Lynch estimulou soluções de Splet que se assemelham ao trabalho de som do gênero cinematográfico do horror, o que se reconhece até na recente temporada de 2017 da série de TV Twin Peaks, com direção e sound design do próprio cineasta. Este artigo aborda os procedimentos de edição de som mais usuais na filmografia desse gênero, comparados à edição de efeitos sonoros desse sound designer.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The American sound designer Alan Splet (1939-1994) participated in the production of 25 films. With director David Lynch he created sound effects and ambiences that were freer of links to verisimilitude. They worked together on the short film The Grandmother (1970) and the feature films Eraserhead (1977), The Elephant Man (1980), Dune (1984) and Blue Velvet (1986). The strong surrealist influence in Lynch’s filmography stimulated Splet’s solutions that resemble the sound work of the horror film genre, which is even recognized in the recent 2017 season of the TV series Twin Peaks, directed and with sound design by the filmmaker himself. This article deals with sound editing procedures that are more common in the filmography of this genre, compared to the editing of sound effects of that sound designer.
  • Interdição e invisibilidade nas representações cinematográficas: a geográfica doméstica das empregadas em Que horas ela volta? e Aquarius1 Artigos

    Bragança, Maurício de; Siciliano, Tatiana Oliveira; Pinto, Licia Marta da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O emprego doméstico se configurou historicamente como um espaço de permanência de práticas coloniais, atravessado por hierarquias da ordem de gênero, classe social e identidades étnico-raciais. Produto direto da escravidão e organizado às margens das relações trabalhistas, a profissão é marcada por preconceitos sociais e econômicos. A agente social, empregada doméstica, foi representada pelo cinema e TV como coadjuvante e subalterna, ocupando um lugar periférico e silenciada pelas relações de poder que caracterizavam o espaço da família burguesa. Recentemente alguns filmes nacionais têm problematizado o local ocupado pela doméstica dentro do lar. A partir de uma reflexão sobre espaços, territórios e mobilidades, pretendemos abordar neste artigo dois filmes que mostram as tensões na relação entre empregadas e patroas na casa/família, Que horas ela volta? e Aquarius.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Household employment has been historically configured as a space of colonial practices, crossed by hierarchies of gender, social class and ethnic-racial identities. A direct product of slavery and organized on the margins of labor relations, the profession is marked by social and economic prejudices. The social agent, the maid, was represented by the cinema and TV as secondary and subordinate , occupying a peripheral place and silenced by the relations of power that characterized the space of the bourgeois family. Recently some national films have discussed the place occupied by the maid within the home. From a reflection on spaces, territories and mobilities, we intend to address in this article two films that show the tensions in the relationship between maids and employers in the home / family, Que horas ela volta? and Aquarius.
  • Uma visão geral sobre a expressão do tempo no cinema digital Articles

    Kawamoto, Marcia Tiemy Morita

    Resumo em Português:

    Resumo O propósito deste artigo é apresentar e discutir diferentes perspectivas teóricas, como a noção de pós-cinemático de Steven Shaviro e pós-fílmico de Garret Stewart em busca de melhor compreender as consequências da tecnologia digital para a imagem e narratologia do cinema. A hipótese é que o tempo da ficção contemporânea pode ser uma prolongação e um efeito da condição pós-moderna, se desdobrando em uma sensação de constante presença por meio da falta de um movimento real e materialidade da forma digital. Mais especificamente, eu combino o que o debate teórico contemporâneo tem a oferecer sobre o tema do index do filme ou sua falta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this essay is to present and discuss different theoretical perspectives, such as Steven Shaviro’s post-cinematic and Garret Stewart’s postfilmic notions, in a search to better understand the consequences of digital technology to film image and narratology. Its hypothesis is that contemporary fiction time might be a prolongation and an effect of the postmodern condition, unfolding in a sense of continuous presentness through the lack of actual movement and materiality of the digital form. More specifically, I combine what the contemporary theoretical debate has to offer on the issue of the index film, or its lack.
  • Narrar uma tragédia do presente: transgressões ao regime das práticas em Todo dia a mesma noite, de Daniela Arbex Artigos

    Dias, Marlon Santa Maria

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo examina passagens do livro Todo dia a mesma noiteNenhum, de Daniela Arbex, e entrevistas concedidas pela jornalista sobre o processo de apuração e escrita da reportagem sobre a “Tragédia de Santa Maria”. Objetiva-se perceber as aproximações do trabalho de Arbex à noção de “livro de repórter”, sinalizando a potencialidade crítica dessa escrita como um processo transgressivo de reconhecimento do presente. Como chave de leitura, utiliza-se a noção de “evento crítico”, a fim de compreender as particularidades dessa crítica quando o sofrimento é um operador significante na construção narrativa do acontecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper examines excerpts from Daniela Arbex’s book Todo dia a mesma noiteNenhum (Everyday the same Night) and interviews given by the journalist about the process of investigating and writing the report on the Tragedy of Santa Maria. The purpose of the study is to understand the consonance of Arbex’s work with the notion of “books written by reporters,” signaling the critical potential of this writing as part of a transgressive recognition of the present. Moreover, the notion of “critical event” is a reading key in order to understand its particularities when suffering is a significant operator in the narrative construction of the event.
  • Os rastros digitais na circulação de sentidos: pela desnaturalização e contextualização de dados na pesquisa em comunicação Artigos

    Grohmann, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute a circulação de sentidos como uma perspectiva teórico-metodológica para pesquisas em mídias sociais que busca a desnaturalização e a contextualização de dados. Isso envolve reincorporar os sujeitos com seus contextos, valores e contradições, envoltos em relações de poder e disputas por sentido, considerando, inclusive, os limites da circulação. Em termos metodológicos, trata-se de uma apreensão a partir dos rastros digitais, procurando ir além do descritivismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper discusses the circulation of meanings as a theoretical-methodological perspective for research in social media, in the sense of denaturalization and contextualization of data. This involves reincorporating subjects with their contexts, values and contradictions, involved in power relations and struggles for meaning, considering the limits of circulation. In methodological terms, it is an apprehension from the digital traces, trying to go beyond descriptivism.
  • Efeitos da (des)organização do tempo narrativo: a calma de Gustavo Fring e a cooperação do leitor Artigos

    Anchieta, Wanderley

    Resumo em Português:

    Resumo O texto ocupa-se de estremar a noção de ordenamento cronológico naquilo em que se relaciona com a formulação da coerência narrativa. Então, mencionamos o crucial papel de cooperação do leitor na ressonância dos efeitos das estratégias das tramas. Utilizamos o referencial teórico advindo do estruturalismo narrativo, com contribuições importantes de autores como Umberto Eco, semioticista, e David Bordwell, cognitivista. Conjugamos o aporte das teorias com análise centrada num personagem, Gustavo Fring, naquilo em que um de seus traços de caracterização revela do arranjo dos tempos e das inferências possibilitadas ao longo do desenrolar de Breaking Bad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper focuses on defining the notion of chronological order , given its relation to the formulation of narrative coherence. Afterward, we mention the crucial role of e reader cooperation in resonating the effects of plot strategies. We base our theoretical references on narrative structuralism, with important contributions from authors such as Umberto Eco, semioticist, and David Bordwell, cognitivist. We combine the theoretical contributions with a character-centered analysis on Gustavo Fring, more specifically on how one of his characterization traits reveals the arrangement of the times and the inferences made possible throughout the unfolding of Breaking Bad.
  • O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva Artigos

    Souza, Ronivaldo Moreira de

    Resumo em Português:

    Resumo Aceitar a metáfora dos objetos de consumo como signos é admitir que eles estabeleçam uma relação na qual os sentidos são intercambiáveis não apenas entre objetos, mas também entre os objetos e os sujeitos. Partindo da perspectiva de Baudrillard, que os considerou como signos, propomos uma reflexão teórica em busca de uma resposta plausível para a questão de como se dá o seu processo de produção de sentidos na sociedade de consumo. Por meio de pesquisa bibliográfica, colocamos em diálogo teóricos do consumo, da linguagem e do discurso investigando a imbricada relação entre os sujeitos e os objetos de consumo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract To accept the metaphor of objects of consumption as signs is to admit that these objects establish a relationship in which the meanings are interchangeable, not only amongst objects but also between objects and subjects. From Baudrillard’s perspective, who considered the objects of consumption as signs, we propose a theoretical reflection that seeks a plausible answer to the question of how the object’s production of meaning process occurs in consumer society. Through bibliographical research, we place in dialogue consumption theorists and language and discourse theorists to investigate the imbricated relationship between the subjects and the objects of consumption.
  • A dança em torno do concreto: a gestualidade em O universo das imagens técnicas de Vilém Flusser Artigos

    Beccari, Marcos N.

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é delinear uma interpretação pautada no conceito de gestualidade, desenvolvido em O universo das imagens técnicas, livro em que Vilém Flusser se debruça com mais afinco sobre a esfera das mídias e da comunicação. Sob uma abordagem ensaística, parto de uma breve contextualização da obra e, na sequência, relaciono imagem e gesto a partir da noção flusseriana de “dança em torno do concreto”. A especificidade do conceito de imagem técnica é ilustrada com o filme Blade Runner 2049, seguindo-se para o delineamento da perspectiva da gestualidade aberta por Flusser no livro aqui revisado. Por fim, assinalo a tese de que imagens técnicas são gestos que produzem concretude, pois funcionam como meios que nos dão a ver o mundo em que vivemos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to outline an interpretation based on the concept of gesturality presented in Into the universe of technical images, a book in which Vilém Flusser focuses on the sphere of media and communication. Under an essay approach, I start from a brief contextualization of the book and, in the sequence, I relate image and gesture from the Flusserian notion of “dancing around the concrete”. The specificity of the concept of technical image is illustrated with the film Blade Runner 2049, from which I describe the perspective of gesturality opened by Flusser in the book reviewed here. Finally, I point out the thesis that technical images are gestures that produce concreteness, since they function as means that allow us to see the world in which we live.
  • Expansão da radiodifusão: uma análise das 1.833 outorgas do governo Temer Artigos

    Pieranti, Octavio Penna

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo analisar a expansão da radiodifusão no governo de Michel Temer, a partir das 1.833 novas outorgas expedidas de maio de 2016 a dezembro de 2018. As informações sobre as novas estações foram obtidas por meio da leitura de todas as edições do Diário Oficial da União (D.O.U.) nesse período, fonte primária da pesquisa documental ora realizada. Conclui-se que houve uma ampla prevalência de (a) outorgas discricionárias e (b) destinadas principalmente a empresas privadas. Observa-se uma sub-representação de novas estações que poderiam ser consideradas integrantes dos sistemas público e estatal de radiodifusão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyze the expansion of the broadcasting sector during Michel Temer’s government, based on the 1,833 new grants issued from May 2016 to December 2018. The author obtained information on the new stations by reading all editions of the Federal Official Gazette of Brazil (D.O.U.) in this period, primary source of this documentary research. We conclude that there was a wide prevalence of (a) discretionary grants and (b) mainly for private companies. There is an under-representation of new stations that could be considered as part of the public and state broadcasting systems.
  • Foucault e Rancière: aprender e apreender-se no dissenso Artigos

    Alvim, Mariana Freitas

    Resumo em Português:

    Resumo No livro logos e dissidências: M. Foucault e J. Rancière, os autores apresentam uma síntese das trajetórias teóricas e os principais conceitos destes pensadores, fundamentais na filosofia política contemporânea. São trabalhadas concordâncias e particularidades em suas obras, sobretudo no que diz respeito às possibilidades de emancipação dos indivíduos diante do poder.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the book Diálogos e Dissidências: M. Foucault and J. Rancière, the authors present a synthesis of the theoretical paths and main concepts of these thinkers, essential in contemporary political philosophy. Agreements and particularities in their work are detailed, especially with regard to the possibilities of emancipation of individuals in the face of power.
  • Síntese da história da publicística: estágios reflexivos da ciência da comunicação pública alemã Artigos

    Gomes, Fábio da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo A obra analisa a evolução dos estudos da comunicação alemã em linha com os fatos históricos do país no Século XX. Dos objetivos doutrinários, passando pelas pretensões autoritárias do regime nazista, ao papel regulador dos estudos da comunicação - o livro descreve a evolução das contribuições acadêmicas em face das mudanças comportamentais e políticas que regeram o período retratado. A resenha descreve também a destacada influência empirista norte-americana nas variadas abordagens teóricas que formam a história da publicística alemã enunciada pelo livro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The book analyzes the evolution of the studies of German communication in line with the historical facts of the country in the twentieth century. From doctrinal objectives, going through the authoritarian pretensions of the Nazi regime, to the regulation role of the communication study - the book describes the evolution of scholar contributions in view of the behavioral and political changes that ruled the period portrayed. The review also describes the distinctive North American empirical influence in the various theoretical approaches that form German journalism in human history, expounded by the book.
  • Errata Errata

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com