Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2018
  • A hospitalidade na rede social Couchsurfing: Cruzando a soleira virtual em Jaguarão, no extremo Sul do Brasil Paper

    Moreira, Marcina Amália Nunes; Gomes, Christianne Luce

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda uma prática social mediada por uma rede social virtual de viajantes denominada Couchsurfing. Traduzida como “surfe de sofá”, essa prática é conhecida pela oferta gratuita de hospedagem, mundialmente, viabilizando a interação online e offline entre os sujeitos cadastrados, além de promover o câmbio de hospitalidade, em que anfitrião vira hóspede em outras situações de viagem e vice-versa. Nesta pesquisa, foram investigados os anfitriões e hóspedes do município de Jaguarão, localizado no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Os objetivos do artigo são identificar e discutir os principais interesses e motivações pela rede e pelas viagens Couchsurfing, entre os anfitriões e hóspedes jaguarenses, bem como compreender o sistema de trocas entre hóspedes e anfitriões tendo como inspiração os estudos da hospitalidade baseados na Teoria da Dádiva, de Marcel Mauss. A investigação teve abordagem qualitativa e aproximou-se do método netnográfico. O percurso metodológico contou com estudo bibliográfico e pesquisa de campo ciberespacial, com entrevistas semiestruturadas e observações. As trocas se dão de maneira online e offline, em diferentes prismas. A pesquisa apresenta novos desafios para os estudos do turismo, lazer e hospitalidade no contexto de práticas sociais emergentes, como o Couchsurfing.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo aborda una práctica social mediada por una red social virtual de viajeros denominada Couchsurfing. En el caso de que se trate de un "surfe de sofá", esta práctica es conocida por la oferta gratuita de hospedaje, mundialmente, viabilizando la interacción online y offline entre los sujetos registrados, además de promover el cambio de hospitalidad, en que anfitrión se convierte en huésped en otras situaciones de viaje y viceversa. En esta investigación, fueron investigados los anfitriones y huéspedes del municipio de Jaguarão, ubicado en el extremo sur del estado de Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Los objetivos del artículo son identificar y discutir los principales intereses y motivaciones por la red y por los viajes Couchsurfing entre los anfitriones y huéspedes jaguarenses, así como comprender el sistema de intercambios entre huéspedes y anfitriones teniendo como inspiración los estudios de la hospitalidad basados ​​en la Teoría de la Dádiva de Marcel Mauss. La investigación tuvo un enfoque cualitativo y se acercó al método etnográfico virtual. El recorrido metodológico contó con estudio bibliográfico e investigación de campo ciberespacial, con entrevistas semiestructuradas y observaciones. Los intercambios se dan de manera online y offline, en diferentes prismas. La investigación presenta nuevos desafíos para los estudios del turismo, ocio y hospitalidad en el contexto de prácticas sociales emergentes, como el Couchsurfing.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article addresses a social practice mediated by a virtual social network of travelers called Couchsurfing. Translated as "sofa surfing", this practice is known for the free hosting offer, worldwide, enabling online and offline interaction between registered individuals, as well as promoting the exchange of hospitality, in which host becomes a guest in other travel situations and vice versa. In this research, the hosts and guests of the municipality of Jaguarão, located in the extreme south of the state of Rio Grande do Sul (RS), Brazil, were investigated. The objectives of the article are to identify and discuss the main interests and motivations for the network and Couchsurfing trips among Jaguarian hosts and guests, as well as to understand the system of exchange between guests and hosts inspired by the studies of hospitality based on the Theory of Gift , by Marcel Mauss. The research had a qualitative approach and approached the etnographic method. The methodological course included a bibliographical study and a cyberspace field research, with semi-structured interviews and observations. The exchanges take place online and offline, in different prisms. The research presents new challenges for tourism, leisure and hospitality studies in the context of emerging social practices, such as Couchsurfing.
  • “A união faz a força”: análise do processo de aprendizagem interorganizacional em uma rede paraibana de hotéis Paper

    Brandão, Jammilly Mikaela Fagundes; Temoteo, Joelma Abrantes Guedes; Cândido, Gesinaldo Ataíde

    Resumo em Português:

    Resumo Dentre as diferentes motivações que levam as organizações a interagirem está a necessidade de adquirir novas competências que viabilizem inovações de reconhecido valor econômico no mercado. Através da colaboração e alianças, as organizações parceiras podem trocar conhecimentos e aprender umas com as outras. Por outro lado, o principal papel da empresa consiste na administração de seu conhecimento de forma mais eficiente que seus competidores, cabendo a organização identificar e proteger seu conhecimento estrategicamente relevante. Diante desse impasse, esse estudo tem como objetivo analisar como ocorre o processo de aprendizagem interorganizacional em uma rede paraibana de hotéis. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores do Grupo Casa Branca, que administra atualmente três meios de hospedagem, localizados em João Pessoa-PB. Dentre as principais constatações, foi verificado que há uma constante troca de conhecimentos e uma contínua cooperação entre os gestores dos hotéis do Grupo Casa Branca e os gestores de outros meios de hospedagem. Foi possível observar ainda que não há uma pressão do ambiente concorrencial das empresas ou competição pelo mesmo mercado, e que a parceria e as alianças, geralmente, são consideradas mais importantes do que as vantagens econômicas isoladas. Como fatores determinantes para essa efetiva cooperação, destaca-se a relação de confiança e a clareza na comunicação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Entre las diferentes motivaciones que llevan a las organizaciones a interactuar está la necesidad de adquirir nuevas competencias que viabilicen innovaciones de reconocido valor económico en el mercado. A través de la colaboración y alianzas, las organizaciones asociadas pueden intercambiar conocimientos y aprender unas con otras. Por otro lado, el principal papel de la empresa consiste en la administración de su conocimiento de forma más eficiente que sus competidores, correspondiendo a la organización identificar y proteger su conocimiento estratégicamente relevante. Ante este impasse, ese estudio tiene como objetivo analizar cómo ocurre el proceso de aprendizaje interorganizacional en una red paraibana de hoteles. En ese sentido, se desarrolló una investigación descriptiva de abordaje cualitativo. Para la recolección de datos se realizaron entrevistas semiestructuradas con cuatro gestores del Grupo Casa Blanca, que actualmente administra tres medios de hospedaje, ubicados en João Pessoa-PB. Entre las principales constataciones, se verificó que hay un constante intercambio de conocimientos y una continua cooperación entre los gestores de los hoteles del Grupo Casa Blanca y los gestores de otros medios de hospedaje. Es posible observar que no hay una presión del entorno competitivo de las empresas o competencia por el mismo mercado y que la asociación y las alianzas generalmente se consideran más importantes que las ventajas económicas aisladas. Como factores determinantes para esa efectiva cooperación, se destaca la relación de confianza y la claridad en la comunicación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Among the different motivations that lead organizations to interact there is the need to acquire new skills that enable innovations of recognized economic value in the market. Through collaboration and alliances, partner organizations can share knowledge and learn from each other. On the other hand, the main role of the company is to manage its knowledge more efficiently than its competitors, and it is up to the organization to identify and protect its strategically relevant knowledge. Faced with this impasse, this study aims to analyze how the process of interorganizational learning occurs in a hotel chain in Paraiba, PB, Brazil. In this sense, a descriptive qualitative approach was developed. For the data collection, semi-structured interviews were conducted with four managers of the Casa Branca Group, which currently manages three accommodation establishments, located in João Pessoa, PB. Among the main findings, it was verified that there is a constant exchange of knowledge and a continuous cooperation between the managers of the hotels of the Casa Branca Group and the managers of other accommodation establishments. It was also possible to observe that there is no pressure of the competitive environment of the companies or competition for the same market, and that the partnership and the alliances are generally considered more important than the isolated economic advantages. As a determining factor for this effective cooperation, the relationship of trust and clarity in communication stands out.
  • Os fãs do Sesc em São Paulo: um estudo sobre hospitalidade e acolhimento Paper

    Camargo, Luiz Octávio de Lima; Cavenaghi, Airton José; Pereira, Danilo Cava; Wada, Elizabeth Kyoko

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica na área de hospitalidade e acolhimento que pretendeu traçar um perfil dos participantes de grupos nas redes sociais de fãs do Sesc em São Paulo, centro cultural e de lazer com 41 unidades no estado de São Paulo. A hipótese é a de que este público virtual representa o público prioritário da instituição: o trabalhador do comércio, serviços e turismo, que Prahalad denomina de a base da pirâmide. Para a fundamentação teórica, buscou-se, portanto, em autores de hospitalidade, acolhimento, economia e cultura alguns dos conceitos. Foi elaborado então um questionário com 17 questões - sendo 14 fechadas de múltipla escolha e de mais de uma seleção e 3 abertas -, dividido em três seções: a primeira, que limava quem não participava de nenhum dos grupos do Facebook selecionados; a segunda, para traçar um breve perfil socioeconômico; e a terceira, que procurou entender melhor a assiduidade e participação na programação das unidades do Sesc no estado de São Paulo. A pesquisa ficou disponível de 26 de novembro a 4 de dezembro de 2017, totalizando 224 respostas válidas. De caráter estatístico e exploratório para posterior análise descritiva, o questionário foi aplicado em três grupos de fãs selecionados por número de participantes. Ao final das análises, pôde-se apresentar um breve panorama do perfil do aficionado pelo Sesc, participante de grupos do Facebook, e que percebem as relações de hospitalidade e acolhimento dos funcionários da instituição.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio presenta los resultados de una investigación empírica en el área de hospitalidad y acogida que pretendió trazar un perfil de los participantes de grupos en las redes sociales de fans del Sesc en São Paulo, centro cultural y de ocio con 41 unidades en el estado de São Paulo. La hipótesis es que este público virtual representa al público prioritario de la institución: el trabajador del comercio, servicios y turismo, que Prahalad denomina la base de la pirámide. Para la fundamentación teórica, se buscó, por lo tanto, en autores de hospitalidad, acogida, economía y cultura algunos de los conceptos. Se elaboró ​​entonces un cuestionario con 17 preguntas - siendo 14 cerradas de múltiple elección y de más de una selección y 3 abiertas -, dividido en tres secciones: la primera, que limaba quien no participaba de ninguno de los grupos de Facebook seleccionados; la segunda, para trazar un breve perfil socioeconómico; y la tercera, que intentó comprender mejor la asiduidad y participación en la programación de las unidades del Sesc en el estado de São Paulo. La encuesta estuvo disponible desde el 26 de noviembre al 4 de diciembre de 2017, con 224 respuestas válidas. De carácter estadístico y exploratorio para posterior análisis descriptivo, el cuestionario fue aplicado en tres grupos de fans seleccionados por número de participantes. Al final de los análisis, se pudo presentar un breve panorama del perfil del aficionado por el Sesc, participante de grupos de Facebook, y que perciben las relaciones de hospitalidad y acogida de los funcionarios de la institución.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study presents the results of an empirical research in the area of ​​hospitality and reception that intended to outline a profile of the participants of social networks’ groups of fans of Sesc in São Paulo, cultural and leisure center with 41 units in the state of São Paulo. The hypothesis is that this virtual group represents the institution's priority public: the trade, service and tourism worker, whom Prahalad calls the the pyramid bottom. For the theoretical basis, some of the concepts were sought in authors of hospitality, economics and culture. A questionnaire was then prepared with 17 questions - 14 of which were multiple-choice and with more than one selection and 3 were open - divided into three sections: the first one, that selected those who participated in any of the selected Facebook groups; the second, to outline a brief socioeconomic profile; and the third, which sought to better understand attendance and participation in the activities of the Sesc in the state of São Paulo. The research was available from November 26 to December 4, 2017, with 224 valid answers. From a statistical and exploratory character for subsequent descriptive analysis, the questionnaire was applied in three groups of fans selected by number of participants. At the end of the analysis, it was possible to present a brief overview of the profile of the fan of Sesc, participant of groups of Facebook, and that perceive the relations of hospitality with the employees of the institution.
  • Caracterização das atividades turísticas nos municípios brasileiros em 2015 Paper

    Santos, Fernanda Rodrigues dos; Ribeiro, Luiz Carlos de Santana; Silveira, Emanuel Jhonata Gomes da

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é caracterizar o setor turístico nos municípios brasileiros no ano de 2015. Para isso, utilizou-se a análise de cluster considerando o número de empregos, o número de estabelecimentos para cada 100.000 habitantes, a renda média, o percentual de trabalhadores com o ensino superior completo e o grau de especialização das atividades turísticas. Os principais resultados indicam a formação de seis clusters. Três deles, com características distintas, podem ser considerados clusters turísticos, uma vez que são constituídos por cidades especializadas em turismo com apelo em diferentes segmentos. Por outro lado, em 90,6% dos municípios brasileiros (clusters 2 e 3) pode-se considerar a atividade turística é incipiente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es caracterizar el sector turístico en los municipios brasileños en el año 2015. Para ello, se utilizó el análisis de cluster considerando el número de empleos, el número de establecimientos por cada 100.000 habitantes, el ingreso promedio, el porcentaje de trabajadores con la enseñanza superior completa y el grado de especialización de las actividades del turismo. Los principales resultados indican la formación de seis clusters. Tres de ellos, con características distintas, pueden ser considerados clusters turísticos, ya que están constituidos por ciudades especializadas en turismo con apelación en diferentes segmentos. Por otro lado, en el 90,6% de los municipios brasileños (clusters 2 y 3) se puede considerar la actividad turística es incipiente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to carry out an analysis of the tourism sector in Brazilian municipalities in 2015. To do so, the cluster analysis was used considering the number of jobs, the number of establishments per 100,000 inhabitants, the average income, the percentage of workers with complete higher education and the specialization degree regarding to the tourism activities. The main results indicate the formation of six clusters. Three of them, with distinct characteristics, can be considered tourist clusters, since they are constituted by cities specialized in tourism with appeal in different segments. On the other hand, 90.6% of the Brazilian municipalities (clusters 2 and 3) can be consider that the tourism activity is incipient.
  • Governança do Turismo no Campo das Vertentes (MG): garantia de desenvolvimento regional? Paper

    Santos, Thiago de Sousa; Pereira, Raquel da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é verificar o papel e a articulação dos órgãos de governança nas ações de turismo desenvolvidas na região Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Para tanto, foram investigados os municípios de Prados, São João Del Rei e Tiradentes, pertencentes ao Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes. Como base teórica foram considerados os dez elementos de governança propostos por Bovaird e Löffler (2003). A de natureza qualitativa foi do tipo exploratória. Utilizou-se pesquisa documental, além da realização de 12 entrevistas em profundidade. Os resultados a existência de um nível bastante avançado de governança no desenvolvimento da região, mesmo havendo discrepâncias de níveis de governança entre os municípios analisados. Constatou-se que o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, responsável por estabelecer um canal direto com o poder público na esfera estadual e federal em prol de necessidades da região, possui relevante poder e influência sobre as ações, projetos e programas realizados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio es verificar el papel y la articulación de los órganos de gobernanza en las acciones de turismo desarrolladas en la región Campo das Vertentes, en Minas Gerais. Para ello, fueron investigados los municipios de Prados, São João Del Rei y Tiradentes, pertenecientes al Circuito Turístico Pista de los Inconfidentes. Como base teórica se consideraron los diez elementos de gobernanza propuestos por Bovaird y Löffler (2003). La de naturaleza cualitativa fue del tipo exploratoria. Se utilizó investigación documental, además de la realización de 12 entrevistas en profundidad. Los resultados de la existencia de un nivel bastante avanzado de gobernanza en el desarrollo de la región, aun habiendo discrepancias de niveles de gobernanza entre los municipios analizados. Se constató que el Circuito Turístico Trilha de los Inconfidentes, responsable de establecer un canal directo con el poder público en la esfera estadual y federal en favor de las necesidades de la región, posee relevante poder e influencia sobre las acciones, proyectos y programas realizados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this study is to verify coordination and the role of governance structures in tourism activities in the region of Campo das Vertentes, state of Minas Gerais. For that, we studied the municipalities of Prados, São João Del Rei, and Tiradentes, included in the “Trilha dos Inconfidentes” (‘Inconfidentes’ trail). As a theoretical basis, the ten elements of governance proposed by Bovaird and Löffler (2003) were considered. This study is exploratory and of a qualitative nature. We used documentary research and conducted 12 in-depth interviews. The results show a high level of governance development in the region, even though there are discrepancies between the municipalities analyzed. It was verified that the Tourist Circuit “Trilha dos Inconfidentes”, responsible for establishing a direct channel with the public power at the state and federal levels in order to meet the needs of the region, has relevant power and influence over the actions, projects, and programs that are carried out.
  • Da lógica ao lucro: uma reflexão sobre a aplicabilidade da lógica dominada por serviço ao ramo hoteleiro Paper

    Silva-Lacerda, Jefferson Oliveira da; Castro, Marcela Nunes de; Veiga, Ricardo Teixeira

    Resumo em Português:

    Resumo A Lógica Dominada por Serviço (LDS) obteve importância na ciência de marketing por oferecer uma perspectiva alternativa para a compreensão das trocas sociais e econômicas. Para tanto, o estudo dos sistemas econômicos é redirecionado de um foco centrado tão somente na materialidade do produto para outra lógica, pós-materialista, em que os recursos operantes são essenciais e o serviço é trocado por serviço. Este ensaio científico pretende elucidar, mediante uma reflexão, os principais pontos levantados na LDS, considerando es- pecialmente o conceito de ecossistema de serviço, e avaliando/propondo a aplicação dos conceitos da LDS ao ramo de hotelaria. Uma das proposições da LDS aplicáveis às empresas hoteleiras diz respeito à cocriação de valor, em que hóspedes são tratados como cocriadores. A cocriação de valor resulta da integração de recursos de múltiplos atores em suas interações, tanto nas trocas diretas quanto indiretas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Lógica Dominada por Servicio (LDS) obtuvo importancia en la ciencia de marketing por ofrecer una perspectiva alternativa para la comprensión de los intercambios sociales y económicos. Por lo tanto, el estudio de los sistemas económicos es redireccionado de una perspectiva centrada tan sólo en la materialidad del producto hacia otra lógica, postmaterialista, en que los recursos operantes son esenciales y el servicio es cambiado por servicio. Este ensayo científico pretende aclarar, mediante una reflexión, los principales puntos señalados en la LDS, considerando especialmente el concepto de ecosistema de servicio, y evaluando/proponiendo la aplicación de los conceptos de la LDS al sector hotelero. Una de las proposiciones de la LDS aplicables a las empresas hoteleras se refiere a la cocreación de valor, en la que los huéspedes son tratados como cocreadores. La cocreación de valor resulta de la integración de recursos de múltiples actores en sus interacciones, tanto en los intercambios directos como indirectos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Service-Dominant logic (S-D logic) has gained importance in Marketing Science for offering an alternative perspective on the understanding of social and economic exchanges. For this, the study of economic systems is redirected from a materialistic focus to a post-materialistic one in which operant resources are essential, and service is exchanged for service. This paper intends to elucidate, through pondering, the main issues raised by S-D logic, especially considering the service ecosystem concept, and evaluating/proposing the application of the S-D logic concepts to hotels. One of the S-D logic’s propositions that can be applicable to hotels is the one concerning value co-creation - in which guests are treated as co-creators. Value co-creation results from resources integration from multiple actors in their interactions, both in direct and indirect exchanges.
  • A geografia econômica relacional e sua aplicação nos estudos de arranjos produtivos do turismo Paper

    Chim-Miki, Adriana Fumi; Ruiz, Thays Cristina Domareski

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta a evolução da teoria da Geografia Econômica Relacional (GER) como uma base teórica de análise regional e de destinos turísticos. São apresentadas as origens, fundamentos, tendências de conceituação e críticas da GER. Também é realizada uma contextualização mediante uma comparação entre as análises de destinos turísticos baseadas em aglomerados produtivos (redes, distritos, clusters e arranjos produtivos locais) e a análise da perspectiva da GER. É um estudo qualitativo, de revisão teórica e conceitual, que tem por objetivo verificar se a GER é uma perspectiva complementar aos clássicos estudos de aglomerações produtivas ou se é uma perspectiva que pode substituí-las, suprindo algumas deficiências que têm sido apontadas pelos pesquisadores. Conclui-se que a GER pode ser utilizada para estudos de destinos turísticos, independentemente da forma de organização territorial/produtiva que este tenha. Assim como poderá gerar ferramentas para traduzir o pensamento relacional, tirando-o da abstração e trazendo esta concepção teórica para a prática de gestão territorial de destinos turísticos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo muestra la evolución de la teoria de la Geografía Económica Relacional (GER) como una base teórica de análisis regional y de destinos turísticos. Se presenta los orígenes, fundamentos, tendencias de conceptualización y críticas de esta perspectiva. También una contextualización es presentada a través de una comparación entre los análisis de destinos turísticos basadas en aglomerados productivos (redes, distritos, clústeres) y el análisis por la perspectiva da GER. Es un estudio cualitativo, con revisión teórica y conceptual, que objetiva verificar si la GER es una perspectiva complementar a los clásicos estudios de aglomeraciones productivas o si es una perspectiva que puede sustituirlos, mejorando algunas debilidades que han sido apuntadas por los investigadores. Se concluí que la GER puede ser utilizada para estudios de destinos turísticos, independientemente de la forma de organización territorial/productiva que éste tenga. Así como, podrá generar herramientas para traducir el pensamiento relacional, sacándolo de la abstracción y poniendo esta concepción teórica para la práctica de la gestión territorial de los destinos turísticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents the evolution of the theory of Relational Economic Geography (REG) as a theoretical framework for the regional analysis and tourism destinations analysis. It discusses the origin, foundations, conceptualization trends, and criticism of this perspective. It also contextualizes through a comparison between the analyses of tourism destinations based on productive clusters (networks, districts, clusters, and local productive arrangements) and analysis from the REG perspective. It is a qualitative study, of theoretical and conceptual review, whose objective is to verify if REG is either a complementary perspective to the classic studies of productive agglomerations or a perspective that can substitute them, addressing the gaps that have been pointed out by the researchers. The findings suggest that REG can be used in tourism destination studies, regardless of the territorial/ productive organization. Also, the REG approach can generate tools to translate the relational thinking, taking it out of abstraction and bringing this theoretical concept into the practice of territorial management of tourism destination.
  • A convergência da sustentabilidade ambiental com os cruzeiros marítimos em dois momentos: na pesquisa acadêmica e na comunicação das empresas do setor Paper

    Ramoa, Carlos Eduardo de Almeida; Flores, Luiz Carlos da Silva; Stecker, Bernd

    Resumo em Português:

    Resumo A preocupação com a paz universal, com a liberdade, com o futuro das pessoas e do planeta tem sido motivo para a realização de diversas Conferências organizadas pela ONU, o que tem gerado debates visando o desenvolvimento globalmente sustentável. Esses esforços resultaram na elaboração da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que um deles, o objetivo 14, reflete a preocupação com a conservação e o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos e é nesse contexto que esta pesquisa é apresentada, tendo os navios de cruzeiros marítimos como objeto de estudo e a sustentabilidade ambiental como a principal dimensão pesquisada. Em um primeiro momento, o estudo procurou identificar, através da convergência das dimensões sustentabilidade ambiental e cruzeiros, as contribuições para o setor de cruzeiros que promovam os ODS. Para este fim, realizou-se uma análise bibliométrica da produção científica no ambiente dos navios de cruzeiros, restringindo-se o foco da pesquisa às práticas ambientalmente sustentáveis. Como segundo objetivo, a pesquisa expõe a predisposição estratégica das companhias marítimas em divulgar suas iniciativas ambientais ao mercado. A pesquisa identificou a baixa produção científica com ênfase na convergência dos dois temas pesquisados, obtendo-se apenas 12 artigos científicos publicados até agosto de 2017. Relativo à divulgação das práticas ambientalmente sustentáveis, verificou-se que apenas 22,6% das 31 companhias de cruzeiros pesquisadas, divulgam essas informações em seus websites corporativos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La preocupación por la paz universal, con la libertad, con el futuro de las personas y del planeta ha sido motivo para la realización de diversas Conferencias organizadas por la ONU, lo que ha generado debates para el desarrollo globalmente sostenible. Estos esfuerzos resultaron en la elaboración de la Agenda 2030 y sus 17 Objetivos para los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS), uno de ellos, el objetivo 14, refleja la preocupación por la conservación y el uso sostenible de los océanos, mares y recursos marinos y es en ese contexto que esta investigación es presentada, teniendo los barcos de cruceros marítimos como objeto de estudio y la sustentabilidad ambiental como la principal dimensión investigada. En un primer momento, el estudio buscó identificar, a través de la convergencia de las dimensiones sustentabilidad ambiental y cruceros, las contribuciones para el sector de cruceros que promuevan los ODS. Para este fin, se realizó un análisis bibliométrico de la producción científica en el ambiente de los barcos de cruceros, restringiendo el foco de la investigación a las prácticas ambientalmente sustentables. Como segundo objetivo, la investigación expone la predisposición estratégica de las compañías marítimas en divulgar sus iniciativas ambientales al mercado. La investigación identificó la baja producción científica con énfasis en la convergencia de los dos temas investigados, obteniéndose sólo 12 artículos científicos publicados hasta agosto de 2017. En cuanto a la divulgación de las prácticas ambientalmente sostenibles, se verificó que sólo el 22,6% los cruceros encuestados, divulgan esa información en sus sitios web corporativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Concerns for world peace, freedom, and the future of people and the planet have led to several United Nations Conferences, generating discussions on global sustainable development. These efforts resulted in the 2030 Agenda and its 17 Sustainable Development Goals (SDGs). The proposed Goal 14 reflects the concern for the conservation and sustainable use of oceans, seas, and marine resources. In this context, the research objects of this study are ocean cruise ships and the main dimension surveyed is environmental sustainability. Firstly, the study sought to identify through the convergence of the dimensions of sustainability and cruises the contributions to the cruise industry that promote the SDGs. To this end, we carried out a bibliometric analysis of scientific production on cruise ship environment, narrowing the research focus on environmentally sustainable practices. The second research objective is to examine cruise companies’ strategic inclination to provide information on environmental initiatives to the market. The results show little scientific research focused on the convergence of the two topics studied, environmental sustainability and cruises. Only 12 scientific articles were identified. Regarding the information on environmentally sustainable practices, the findings show that only 22.6% of the 31 cruise companies surveyed provide this information on their corporate websites.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com