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Revista Gaúcha de Enfermagem, Volume: 30, Número: 4, Publicado: 2009
  • A primeira década do século 21 Editorial

    Gerhardt, Luiza Maria
  • A desnutrição infantil representada por mães de crianças com baixo peso Artigos Originais

    Hein, Vera; Arruda, Angela

    Resumo em Português:

    A partir do trabalho com mães de crianças de baixo peso (BP) numa unidade de saúde do Rio de Janeiro, tentamos apreender as representações sociais (RS) das mães das crianças desnutridas e suas práticas de saúde, objetivando promover maior captação e observância terapêutica. Um estudo exploratório baseado na teoria de Moscovici incluiu relatos do grupo de mães e 20 entrevistas em profundidade, divididas em dois grupos: 10 mães cujos filhos obtiveram alta clínica da desnutrição infantil (DI) e 10 com filhos em atendimento médico. Fizemos uma análise de conteúdo categorial temática. As RS da DI estão ligadas à idéia da morte, à terminalidade da vida dos filhos. Elas preferem a terminologia Baixo Peso, que seria um atraso do desenvolvimento, recuperável com cuidado materno e acompanhamento médico. O trabalho indica quanto o reconhecimento do saber consensual, popular, serve ao bom relacionamento com os serviços de saúde, à observância terapêutica e captação.

    Resumo em Espanhol:

    En el trabajo con madres de niños con bajo peso (BP) en una unidad de salud de Rio de Janeiro, tratamos de aprehender representaciones sociales (RS) y prácticas de salud de dichas madres, objetivando aumentar la captación y la observación terapéutica. Un estudio exploratorio basado en la teoría de Moscovici que ha comprendido relatos del grupo de madres y de 20 entrevistas en profundidad, divididas en: 10 madres cuyos hijos habían obtenido alta clínico de la desnutrición infantil (DI) y 10 con hijos en atención médica. Hicimos un análisis de contenido temático. Las RS de la DI se vinculan a la idea de muerte, de terminalidad de la vida de los hijos. Ellas prefieren el término Bajo Peso, que sería un retardo del desarrollo, recuperable con cuidados maternos y atención médica. El trabajo indica cuánto el reconocimiento del saber consensual, popular, sirve al buen relacionamiento con los servicios de salud, a la observación terapéutica y a la captación.

    Resumo em Inglês:

    Working with mothers of low weight (LW) children in a Public Health Unit in Rio de Janeiro, we tried to understand their social representations (SR) and health practices in order to influence the search for treatment and therapeutical observance. An explorative study based on the theory of Moscovici, included accounts from the group of mothers and 20 in-depth interviews, divided in two groups: 10 mothers whose children received clinical release and 10 mothers with children in medical treatment. We made a thematic content analysis. The study disclosed that SR of infantile malnutrition is associated to the idea of death, the end of life of their children. These mothers prefer to speak of LW, considered as transitory and recoverable by maternal care and medical treatment. The results of this work indicate how much the recognition of consensual popular knowledge, assists the good relationship with health services and therapeutical observance.
  • A integralidade no cotidiano de trabalho na Estratégia Saúde da Família Artigos Originais

    Kantorski, Luciane Prado; Jardim, Vanda Maria da Rosa; Pereira, Denise Bermudez; Coimbra, Valéria Cristina Christello; Oliveira, Michele Mandagará de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de avaliação do Programa de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF). Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma unidade de saúde da família considerada como experiência bem sucedida em relação à organização para o cuidado integral, localizada em um município de médio porte. Neste artigo procurou-se abordar a integralidade do cuidado com ênfase no trabalho da equipe multiprofissional, objetivando identificar, no cotidiano das práticas, as potencialidades e limites para viabilizar a integralidade. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semi-estruturadas com oito integrantes das equipes e observações registradas em diário de campo. Verificou-se a existência de práticas alternativas que fogem ao modelo tradicional, consideradas como potencializadoras da integralidade. Entretanto, também foram apontados obstáculos à integralidade, como dificuldade de acesso dos usuários a determinadas especialidades e inexistência de acolhimento no serviço.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo hace parte de una investigación de avaluación del Programa de Expansión y Consolidación de la Salud de la Familia (PROESF). Tratase de un estudio con abordaje cualitativa, desarrollado en una unidad de salud de la familia considerada experiencia bien sucedida en relación a la organización para el cuidado integral, ubicada en un municipio de medio porte. En este artículo se ha procurado abordar la integralidad del cuidado con énfasis en el trabajo del equipo multiprofesional, objetivando reconocer, en el diario de las pláticas, las potencialidades y límites para viabilizar la integralidad. Los instrumentos utilizados fueron entrevistas semiestructuradas con ocho integrantes de los equipos y observaciones registradas en el diario de campo. Se verificó la existencia de pláticas alternativas que huyen al modelo tradicional, consideradas como potencializadoras de la integralidad. Sin embargo, también fueron apuntados obstáculos a la integralidad, como dificultad de acceso de los usuarios a determinadas especialidades e inexistencia de recibimiento en el servicio.

    Resumo em Inglês:

    This work is part of a research for evaluation of the Expansion and Consolidation of Family Health Program (PROESF). This is a study with a qualitative approach, developed in a unit of family health seen as successful experience in relation to the organization to integral care, located in a city of medium size. This article tried to approach the integrality of care with an emphasis on the team work, to identify, in the daily practices, the potential and limits to enable the integration. The instruments used were semi-structured interviews with eight members of staff and observations diary recorded in a field. It was verified the existence of alternative practices that escape from the traditional model, considered as completeness potentiators. However, obstacles were also highlighted to the integrality, such as difficulty of access for users to certain specialities and lack of reception in the service.
  • Alterações citopatológicas e fatores de risco para a ocorrência do câncer de colo uterino Artigos Originais

    Melo, Simone Cristina Castanho Sabaini de; Prates, Letícia; Carvalho, Maria Dalva de Barros; Marcon, Sonia Silva; Pelloso, Sandra Marisa

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi verificar alterações citopatológicas e fatores de risco para o câncer de colo uterino em mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde de um município de pequeno porte do norte do Paraná, de 2001 a 2006. Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo. A coleta de dados foi realizada com os resultados dos exames, prontuários e entrevistas. Foram realizados 6.356 exames e 65(1,02%) apresentaram alterações. Dos exames realizados, 4.869 (70,8%) foram em mulheres de 25 a 59 anos. 38,5% dos exames apresentaram Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC) I, 32,3% NIC II e 18,5% NIC I e Papiloma Vírus Humano (HPV). Foram entrevistadas 25 mulheres, a maioria apresentou algum fator de risco como: tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, uso de anticoncepcional hormonal, número de parceiros, início precoce da atividade sexual. Conclui-se pela necessidade de ações educativas mais efetivas no sentido de reduzir as alterações principalmente entre as mulheres adolescentes.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue verificar alteraciones citopatológicas y factores de riesgo para la ocurrencia del cáncer de cuello de útero en mujeres atendidas por el Sistema Único de la Salud de una ciudad de pequeño porte en la Región Norte de la Provincia del Paraná, Brasil en el período de 2001 al 2006. Se trata de un estudio observacional transversal descriptivo. La colección de los datos fue realizada con los resultados de los exámenes, prontuarios y entrevistas. Fueron realizados 6.356 exámenes y 65(1,02%) presentaron alteraciones. De los exámenes hechos 4.869 (70,8%) fue compuesto de mujeres con edad entre los 25 a los 59 años. Un total de 38,5% de los exámenes presentaron Neoplasia Intra-epitelial del Cuello Uterino (NIC) I, 32,3% NIC II y 18,5% NIC I y Virus de Papiloma Humano (HPV). Fueron entrevistadas 25 mujeres, la mayoría presentó factores de riesgo como: tabaquismo, enfermedades de transmisión sexual, uso de anticonceptivo hormonal, número de parejas sexuales, inicio precoz de la actividad sexual. Concluyese ser necesarias acciones educativas para efectivamente producir la reducción de las alteraciones antes de todo entre mujeres más jóvenes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to verify the occurrence of citopathological alterations and risk factors of Uterine Cervical Neoplasm in women attended by SUS - the Public Healthcare System - in a district situated in the North of Paraná State, Brazil from 2001 to 2006. It was a descriptive transversal observational study. The data collection consisted in collection of test results from medical records and interviews. It was achieved 6.356 tests and, 1.02% (65) of the women examined presented alterations. From the tests made 4.869 (70,8%) were from women aged between 25 and 59 years. And 38,5% of the tests presented Cervical Intraepithelial Neoplasm (CIN) I, 32,3% CIN II, 18,5% CIN I and Human Papiloma Virus (HPV). It was interviewed 25 women from the total sample. Most of them presented a risk factor as: smoking habits, sexually transmitted diseases, use of hormonal contraceptive, number of sexual partners, early sexual intercourse. This study concludes that is required educative and more effective actions in order to reduce the alterations, meanly among teenagers.
  • A percepção de profissionais da saúde de um hospital sobre a violência contra as mulheres Artigos Originais

    Vieira, Letícia Becker; Padoin, Stela Maris de Mello; Landerdahl, Maria Celeste

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo que objetivou conhecer percepções de profissionais de saúde acerca da assistência às mulheres em situação de violência. O cenário foi um hospital de ensino no sul do Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram 12 profissionais de saúde do Centro Obstétrico e Pronto Socorro. A coleta dos dados realizou-se em abril/maio de 2008, a partir de vinheta e entrevista semi-estruturada. As informações foram organizadas e estruturadas por meio da análise temática. Dos resultados emergiram duas categorias: o diálogo como instrumento facilitador para a identificação da violência e seus encaminhamentos, e a complexidade do fenômeno e suas implicações na assistência. Aponta-se a necessidade de criação de espaços de responsabilização dos órgãos formadores e serviços de saúde na formação de equipe multiprofissional que discuta e implemente a política de atendimento às mulheres em situação de violência.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cualitativo que tuvo por objetivo conocer las percepciones de profesionales de salud acerca de la asistencia a las mujeres en situaciones de violencia. El escenario fue un hospital de enseñanza en el sur de Brasil. Los sujetos de la investigación fueron 12 profesionales de salud del Centro Obstétrico y Hospital de urgencias. La recolección de los datos se realizó en abril/mayo de 2008, a partir de viñeta y entrevista semiestructurada. Las informaciones fueron organizadas y estructuradas por medio del análisis temático. Los resultados emergieron dos categorías: el diálogo como instrumento facilitador para la identificación de la violencia y sus encaminamientos las mujeres y la complexidad del fenómeno y sus implicaciones en la asistencia. Se evidencia la necesidad de creación de espacios de responsabilización de los órganos formadores y servicios de salud en la formación del equipo multiprofesional que discuta e implemente la política de atención a las mujeres en situación de violencia.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study aimed to know the perceptions of health professionals about the assistance to women living in a violent situation. The scenery was a teaching hospital of southern Brazil. The participants were 12 health professionals from the obstetric and emergency units. The data were collected by semistructured interviews started by a short story in April to May of 2008. The information was organized and categorized and subject to thematic analysis. The results showed two categories: the dialogue as a facilitator instrument to identify the violence and their referrals and the complexity of the phenomena and their implications to the assistance. We pointed out the necessity of to create spaces of the responsibility of agencies devoted to training human resources in health and health services. It is in order to form multiprofessional team that discuss and implements the policy care to women living in a violent situation.
  • As percepções dos enfermeiros acerca da liderança Artigos Originais

    Amestoy, Simone Coelho; Cestari, Maria Elisabeth; Thofehrn, Maira Buss; Backes, Vânia Marli Schubert; Milbrath, Viviane Marten; Trindade, Letícia de Lima

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo conhecer a percepção do enfermeiro frente à utilização da liderança como instrumento gerencial no seu processo de trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo e exploratório, realizado com 11 enfermeiras de um hospital de grande porte da região sul do Rio Grande do Sul, realizado durante os meses de fevereiro e março de 2008. Para a coleta dos dados, utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. A Análise de Conteúdo foi escolhida como técnica para tratamento dos dados, obtendo-se duas categorias: significados atribuídos à liderança e autoridade versus autoritarismo. Percebeu-se que, mesmo a liderança oferecendo vantagens ao trabalho da enfermagem, ainda são grandes as dificuldades para compreendê-la e, principalmente, para colocá-la em prática, tornando-se necessário a criação de programas e estratégias de aprimoramento do desempenho da liderança como instrumento gerencial do enfermeiro.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo por objetivo conocer la percepción del enfermero frente a la utilización del liderazgo como herramienta gerencial en su proceso de trabajo. Se trató de un estudio cualitativo del tipo descriptivo y exploratorio, realizado con once enfermeras de un hospital de grande porte de la región sur de Rio Grande do Sul, Brasil, realizado durante los meses de febrero y marzo de 2008. Para la colecta de los dados, se habían utilizado entrevistas semi-estructuradas y grupo focal. La Análisis de Contenido fue elegida como técnica para tratamiento de los dados, se obteniendo dos categorías: significados atribuidos al liderazgo y autoridad versus autoritarismo. Se percibió que mismo el liderazgo ofreciendo ventajas al trabajo de la enfermería, todavía son grandes las dificultades para comprenderla y, sobre todo, para colocarla en práctica, se volviendo necesario la creación de programas y estrategias de perfeccionamiento del desempeño del liderazgo como instrumento gerencial del enfermero.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to ascertain the perceptions of nurses facing the use of managerial leadership as a tool in their work process. This was a qualitative study of type descriptive and exploratory, conducted with eleven nurses from a large hospital in the southern region of Rio Grande do Sul, Brazil, during the months of February and March 2008. For data collection were used semi-structured interviews and focus group. The content analysis was chosen as a technique for processing the data, resulting in two categories: meanings attributed to the leadership and authority versus authoritarianism. It was noticed that even the leadership offering advantages in nursing work, are still great the difficulties to understand it and, especially, to put it into practice, making it necessary to create programs and strategies to improve the performance of the leadership as an instrument's managerial of nurses.
  • Atendimento aos usuários em situação de violência: concepções dos profissionais de unidades básicas de saúde Artigos Originais

    Lima, Maria Alice Dias da Silva; Rückert, Taís Regina; Santos, José Luís Guedes dos; Colomé, Isabel Cristina dos Santos; Acosta, Aline Marques

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar concepções de profissionais de unidades básicas de saúde sobre o atendimento aos usuários em situação de violência, em suas diferentes manifestações. É uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas com enfermeiros, médicos, técnicos/auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Os dados foram coletados entre outubro de 2007 e março de 2008 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e analisados mediante análise temática. Os profissionais atuam na identificação das situações de violência e elaboração de estratégias de intervenção, visando o bem-estar dos usuários pela recuperação da sua saúde física e mental. A desarticulação da rede de assistência à violência, insegurança, falta de profissionais capacitados e infra-estrutura inadequada são alguns fatores que dificultam o atendimento. Os resultados subsidiam a elaboração de políticas públicas para identificação, acolhimento e assistência aos indivíduos em situação de violência.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue analizar las concepciones de profesionales de unidades básicas de salud sobre la atención a los usuarios en situación de violencia, en sus diferentes manifestaciones. Se trata de una investigación cualitativa realizada con enfermeros, médicos, técnicos/auxiliares de enfermería y agentes comunitarios de salud por medio de entrevistas semiestructuradas. La recolección de los datos se hizo entre octubre de 2007 y marzo de 2008 en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, y se los analizó mediante un análisis temático. Los profesionales actúan en la identificación de situaciones de violencia y elaboración de estrategias de intervención, buscando proporcionar bienestar a los usuarios con su recuperación física y mental. La desarticulación de la red de asistencia a la violencia, inseguridad, falta de profesionales capacitados e infraestructura inadecuada son algunos de los elementos que dificultan la atención. Los resultados pueden auxiliar en la elaboración de políticas públicas que ayuden en la identificación, acogimiento y asistencia a los individuos en situación de violencia.

    Resumo em Inglês:

    The following study aimed to analyze the conceptions of basic health units’ professionals on the service rendered to users with violence situations, within their different manifestations. It is a qualitative research conducted with nurses, doctors, nursing technicians, and communitarian health agents through semi-structured interviews. The set of data was collected from October 2007 and March 2008 in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, and analyzed through theme analysis. The professionals have a role in identifying situations of violence and in elaborating intervention strategies aiming users’ welfare through the recovery of physical and mental health. The break of the violence assistance net, lack of security, lack of capable professionals, and inadequate infrastructure are some of the factors that jeopardize the service. The results might support the elaboration of public policies that help the identification, gathering, and assistance to individuals in violence situations.
  • Diretrizes curriculares nacionais: percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem Artigos Originais

    Kaiser, Dagmar Elaine; Serbim, Andreivna Kharenine

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi conhecer as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados em março de 2007 por meio de entrevista semi-estruturada junto a dez alunos formandos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo todos os participantes do estudo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o entendimento dos acadêmicos em relação a sua formação considerando a educação superior, as diretrizes curriculares nacionais para a enfermagem, o projeto pedagógico do curso, o perfil do egresso e o currículo. Conclui-se dando ênfase ao currículo e ao projeto pedagógico do curso como relevantes para uma formação sólida, integrada e sintonizada com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue estudiar las percepciones de los estudiantes de enfermería sobre su educación teniendo en cuenta las directrices del currículo. Este es un estudio exploratorio con aproximación cualitativa, se recogieron datos en marzo 2007 a través de entrevistas semi-estructuradas con diez alumnos del último año de graduación en la Universidad Federal del Rio Grande do Sul, Brasil, y Todos los participantes del estudio firmaron un consentimiento informado. Los datos fueron analizados utilizando el análisis de contenido. Los resultados mostraron una comprensión de los estudiantes para su formación y su estrecha relación, como participantes en el estudio de la enseñanza superior, orientaciones curriculares nacionales para la enfermería, la enseñanza por proyectos del curso, el perfil de egreso y el plan de estudios. Concluimos con un énfasis en los planes de estudio y proyecto pedagógico del curso que sean pertinentes para el entrenamiento adecuado, integrado y armonizado con las Directrices Curriculares Nacionales para la Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The objective was to study the perceptions of nursing students about their education considering the National Curriculum Guidelines. This is an exploratory study with a qualitative approach, data were collected in March 2007 through semi-structured interviews with ten senior students of the undergraduate course at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, and All study participants signed an Informed Consent. The data were analyzed using content analysis. The results showed an understanding of the students for their training and their close relationship as study participants with higher education, national curriculum guidelines for nursing, teaching project of the course, the profile of the egress and the curriculum. We conclude with an emphasis on curriculum and pedagogical project of the course as relevant to proper training, integrated and harmonized with the National Curricular Guidelines for Nursing.
  • Fatores de risco para doença arterial coronariana em pacientes admitidos em unidade de hemodinâmica Artigos Originais

    Feijó, Maria Karolina Echer Ferreira; Lutkmeier, Raquel; Ávila, Christiane Wahast; Rabelo, Eneida Rejane

    Resumo em Português:

    O estudo transversal objetivou identificar os fatores de risco (FR) para doença arterial coronariana (DAC) em pacientes submetidos a procedimentos cardíacos em unidade de hemodinâmica. Incluíram-se 302 pacientes com idade de 62±11 anos, predominantemente brancos 270 (89%) e do sexo masculino 172 (57%). O FR de maior prevalência foi o sedentarismo 227 (75%), seguido de hipertensão 220 (73%), dislipidemia 150 (50,5%), obesidade 87 (29%), diabetes mellitus 81 (27%), tabagismo 77 (25,5%), consumo de álcool 67 (22%) e alimentação pobre em frutas e verduras 15 (5%). A correlação entre o número de FR e as variáveis - escolaridade, renda, idade, estado civil, atividade profissional e sexo -, além do número de procedimentos a que foram submetidos, comparado àqueles que apresentavam número superior a cinco FR para DAC, não foi significativa; no entanto, existe uma associação positiva, reforçando a importância de estratégias que visem à diminuição ou eliminação dos FR modificáveis.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio transversal cuyo objetivo fue evaluar la prevalencia de factores de riesgo (FR) para enfermedad arterial coronaria (EAC) en pacientes sometidos a procedimientos cardíacos en una unidad de hemodinamia. Se incluyeron 302 pacientes de 62±11 años, predominantemente blancos (270, 89%) y de sexo masculino (172, 57%). El FR más prevalente fue sedentarismo (227, 75%), seguido de hipertensión (220, 73%), dislipidemia (150, 50.5%), obesidad (87, 29%), diabetes mellitus (81, 27%), tabaquismo (77, 25.5%), consumo de alcohol (67, 22%) y alimentación pobre en frutas y verduras (15, 5%). La correlación entre el número de FR y las variables analizadas (escolaridad, salario mínimo, edad, estado civil, actividad profesional y sexo, además del número de procedimientos a los que fueron sometidos) comparados con aquellos que presentaban más que cinco FR para EAC, no fue significativo; sin embargo, existe una asociación positiva, reforzando la importancia de estrategias que visen disminuir o eliminar los FR modificables.

    Resumo em Inglês:

    Transversal study aiming to evaluate the predominance of risk factor (RF) regarding to coronary artery disease (CAD) in patients submitted to cardiac procedures in hemodynamic unit. The study encloses 302 patients of 62±11 years old, 270 (89%) predominantly white and 172 (57%) male. The most prevalent RF was 227 (75%) sedentism, followed by 220 (73%) arterial hypertension, 150 (50,5%) dyslipidemia, 87 (29%) obesity, 81 (27%) diabetes mellitus, 77 (25,5%) smoking, 67 (22%) alcohol and 15 (5%) diet poor of fruits and vegetables. The correlation was not relevant between the quantity of RF and its variables: scholarship, income, age, marital status, professional activity and gender, in addition to the quantity of procedures submitted, comparing those with five or more RF for CAD; however, there is a positive connection that reinforces the importance of strategies towards to reduce or remove modifiable RF.
  • Gravidade das intoxicações por inseticidas inibidores das colinesterases no noroeste do estado do Paraná, Brasil Artigos Originais

    Oliveira, Magda Lúcia Félix de; Buriola, Aline Aparecida

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva discutir a gravidade de intoxicações por inseticidas inibidores das colinesterases, ocorridas no Noroeste do Paraná, a partir de estudo descritivo exploratório, com análise retrospectiva de fichas epidemiológicas do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário de Maringá, Paraná, referentes a pacientes intoxicados entre janeiro de 1994 a dezembro de 2005. Foram analisados 529 casos, 168 (31,7%) por organofosoforados e 167 (31,5%) por carbamatos. A tentativa de suicídio representou 257 casos (48,5%), a exposição ocupacional 140 (26,5%), e a acidental 124 (23,5%). Comparando o número de intoxicações severas e óbitos, verificou-se taxa de 100% de óbitos para casos de exposições ocupacionais severas, 20% para a tentativa de suicídio e 7,5% óbitos para as intoxicações acidentais classificadas como severas. A alta incidência de intoxicação grave e mortalidade sugerem estratégias preventivas no que diz respeito à utilização destes inseticidas, objetivando restringir o acesso indiscriminado a estes potentes agentes tóxicos.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo objetiva discutir la gravedad de las intoxicaciones por insecticidas inhibidores de las colinesterasa, ocurridas en el Noroeste de Paraná, a partir de estudio descriptivo exploratorio, con análisis retrospectivo de fichas epidemiológicas del Centro de Control de Intoxicaciones del Hospital Universitario de Maringá, Paraná, Brasil, referidas a pacientes intoxicados entre enero de 1994 y diciembre de 2005. Fueron analizados 529 casos, 168 (31,7%) por organofosforados y 167 (31,5%) por carbamatos. El intento de suicidio representó 257 de los casos (48,5%), la exposición ocupacional 140 (26,5%), y la accidental 124 (23,5%). Comparando el número de intoxicaciones severas y óbitos, se verifico una tasa de 100% de óbitos para casos de exposiciones ocupacionales severas, 20% para el intento de suicidio y 7,5% óbitos para las intoxicaciones accidentales clasificadas como severas. La alta incidencia de intoxicación grave y mortalidad sugieren estrategias preventivas referidas a la utilización de estos insecticidas, objetivando restringir el acceso indiscriminado a estos potentes agentes tóxicos.

    Resumo em Inglês:

    This article has as objective the discussion of the severity of intoxications by cholinesterase inhibitor insecticides, which happened in the Northwest of Paraná, Brasil, starting from an exploratory descriptive study, with retrospective analysis of epidemiological data sheets of the Intoxications Control Center in the University Hospital of Maringá, Paraná, Brasil, referring to patients intoxicated from January, 1994 to December, 2005. 529 cases were analyzed, 168 (31,7%) for organophosphates and 167 (31,5%) for carbamates. The suicide attempt represented 257 cases (48,5%), the occupational exposure 140 (26,5%), and the accidental 124 (23,5%). Comparing the number of severe intoxications and deaths, it was verified from 100% of deaths to cases severe occupational exposure, 20% for the suicide attempt and 7,5% deaths for the accidental intoxications classified as severe. The high incidence of serious intoxication and mortality suggest preventive strategies in respect of the usage of the insecticides, aiming to restrict the indiscriminate access to these powerful toxic agents.
  • Humanização: representações sociais do hospital pediátrico Artigos Originais

    Bergan, Carla; Bursztyn, Ivani; Santos, Mauro César de Oliveira; Tura, Luiz Fernando Rangel

    Resumo em Português:

    Este trabalho visa investigar os aspectos da arquitetura e ambiente construído no processo de humanização do hospital pediátrico e sua influência na recuperação da criança hospitalizada. Baseando-se na Teoria das Representações Sociais, procedeu-se à análise estrutural, utilizando associação livre de palavras e questionários semi-estruturados na coleta de dados. O estudo foi realizado em um hospital público do Rio de Janeiro e os resultados apresentados referem-se às representações produzidas por 75 acompanhantes dos pacientes. No núcleo central da representação aparece o elemento "atendimento", enquanto "reforma", "medicamentos", "organização" e "carinho" aparecem no sistema periférico. A humanização para estes sujeitos parece estar fortemente ligada ao direito à saúde e acesso aos serviços. Porém, aspectos que modalizam a qualidade do atendimento, e que têm sido arrolados como humanização, não são negligenciados. Os resultados permitem estabelecer recomendações para o aprimoramento dos programas arquitetônicos para o hospital contemporâneo e para a qualidade do serviço.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo visa investigar los aspectos de la arquitectura y ambiente construido en el proceso de humanización del hospital pediátrico y su influencia en la recuperación de niños hospitalizados. Embasado en la Teoría de las Representaciones Sociales se procedió al análisis estructural, utilizando libre asociación de palabras y cuestionarios semi-estructurados en la recolección de datos. El estudio fue realizado en un hospital público en Rio de Janeiro, Brasil, y los resultados presentados se refieren a las representaciones producidas por 75 acompañantes de niños hospitalizados. El núcleo central aparece compuesto por "atendimiento", mientras que los elementos "reforma", "remedios", "organización" y "afecto" aparecen como sistema periférico. Para este grupo la humanización parece estar fuertemente ligada al derecho a la salud y al acceso al cuidado. Sin embargo, aspectos que modalizan la calidad del cuidado, y que han sido listados como humanización, no son negligenciados. Los resultados permiten establecer recomendaciones para el aprimoramiento de los programas arquitectónicos para el hospital contemporáneo e para a calidad del servicio.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to investigate the architectural and built environment aspects involved in the humanizing process in a pediatric hospital and its influence to the recovering of the hospitalized child. Based on the Social Representation Theory, a structural analysis was carried out, using free association of words and a semi-structured questionnaire for data collection. The study was carried out in a public hospital in Rio de Janeiro, Brazil, and the results presented refer to the representations produced by 75 people accompanying hospitalized child. As central nucleus appears "consultation", while "reform", "medicines", "organization" and "affection" appear as peripheral system. For this group humanization seems to be strongly linked to the right to health and access to care. Nevertheless, aspects modalizing the quality of care, which are enrolled under humanization, are not neglected. The results allow providing recommendations to improve the contemporary hospitals architectural programs and the quality of care.
  • Maternidade na adolescência: sonho realizado e expectativas quanto ao futuro Artigos Originais

    Andrade, Paula Rosenberg de; Ribeiro, Circéa Amalia; Ohara, Conceição Vieira da Silva

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo que objetivou descrever os motivos que impulsionam a adolescente a engravidar e quais suas expectativas quanto ao futuro, após o nascimento do filho. O Interacionismo Simbólico foi referencial teórico e a Teoria Fundamentada nos Dados, o referencial metodológico. Participaram oito mães adolescentes, de 15 a 19 anos de idade, que vivenciavam a experiência de cuidar dos filhos. As estratégias utilizadas de coleta de dados foram observação participante e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados evidenciou que tornar-se mãe é uma experiência que pode ser desejada e até planejada, e que, após o nascimento do bebê, a adolescente continua a ter expectativas de realizações visando proporcionar um futuro melhor para si e seu filho, conforme revelado nas categorias: Realizando um sonho, e Tendo expectativas quanto ao futuro. A compreensão dessa vivência contribuirá na prática dos profissionais que assistem gestantes e mães adolescentes, nos diferentes níveis de atenção.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cualitativo, que tuvo como objetivo describir los motivos que impulsan a la adolescente a embarazarse y cuáles son sus expectativas en cuanto al futuro, después del nacimiento del hijo. El referencial teórico fue el Interaccionismo Simbólico y la Teoría Fundamentada en los Datos el referencial metodológico. Participaron en el estudio ocho madres adolescentes, de 15 a 19 años de edad, que vivenciaban la experiencia de cuidar a los hijos. Las estrategias utilizadas de recolección de datos fueron la observación participante y la entrevista semi-estructurada. El análisis de los datos evidenció que convertirse en madre es una experiencia que puede ser deseada y hasta planificada y que después del nacimiento del bebé la adolescente continúa teniendo expectativas de realizaciones visando proporcionar un futuro mejor para sí misma y su hijo, conforme revelado en las categorías: Realizando un sueño y Teniendo expectativas en cuanto al futuro. La comprensión de esa vivencia contribuirá en la práctica de los profesionales que asisten a gestantes y madres adolescentes, en los diferentes niveles de atención.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study aimed to describe the reasons that motivate an adolescent to get pregnant and her expectations about the future after the child's birth. Symbolic Interactionism was used as theoretical framework and Grounded Theory as the methodological one. Eight adolescent mothers aged between 15 and 19 years who lived the experience of caring for their children took part in the study. Data collection tools were observant participation and semi-structured interviews. Data analysis revealed that becoming a mother is an experience that might be desired and even planned. Furthermore, data showed that after the child's birth, the adolescent continues to have expectations of self-realization in order to provide a better future for herself and for her child, as revealed by the categories: Making a dream come true and Having expectations about the future. The full understanding of this experience will contribute to the practice of all professionals that provide assistance to pregnant and adolescent mothers at different levels of healthcare.
  • Os sentidos da educação em saúde para agentes comunitários de saúde Artigos Originais

    Brito, Suerde Miranda de Oliveira; Sobrinho, Moisés Domingos

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou identificar a representação social sobre educação em saúde construída por agentes comunitários de saúde. Foi desenvolvido com 119 agentes comunitários de saúde do município de João Pessoa, Paraíba. Os dados foram coletados pelo teste de associação livre de palavras, questionários e entrevistas e analisados por diferentes métodos e técnicas. Os resultados apontam: orientação, prevenção e higiene como núcleo central das representações. Como sistema periférico: importante, estar preparado para orientar, colocar em prática as orientações, qualificação profissional, entre outros. A representação social da educação em saúde estruturara-se em dois níveis: um voltado à informação da população; outro, à capacitação profissional.

    Resumo em Espanhol:

    El estúdio tuvo como objetivo identificar la representación social de La educación sanitária construída por los trabajadores de salud comunitários. Fue desarrollado con 119 trabajadores de salud comunitarios en la ciudad de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Los datos fueron recolectados por la prueba de asociación libre de palabras, cuestionarios y entrevistas y se analizaron por diferentes métodos y técnicas. Los resultados muestran: orientación, prevención y atención como la pieza central de las representaciones. El periférico: importante, estar preparado para guiar, conducta, directrices, profesionales, entre otros. La representación social de la educación para la salud se estructura en dos niveles: uno dirigido a informar al público en general, otro para la formación profesional.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed to identify the social representation of health education built by community health workers. It was developed with 119 community health workers in the city of João Pessoa, Paraíba, Brasil. Data were collected by the test of free association of words, questionnaires and interviews and analyzed by different methods and techniques. The results show: guidance, prevention and care as the centerpiece of representations. The peripheral: important, be prepared to guide, conduct, guidelines, professional, among others. The social representation of health education is structured in two levels: one aimed at informing the general public, another for professional training.
  • Pacto em defesa da saúde: divulgando os direitos dos usuários pela pesquisa-ação Artigos Originais

    Koerich, Magda Santos; Backes, Dirce Stein; Marchiori, Mara Caino

    Resumo em Português:

    Objetivou-se divulgar e discutir a Carta dos Direitos dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com pacientes e familiares que buscaram atendimento em serviço público hospitalar. Optou-se pela pesquisa-ação, com abordagem qualitativo-construtivista, que propõe a participação coletiva e ação planejada com ênfase na mudança de uma situação. A coleta de dados ocorreu concomitantemente às discussões com os usuários da saúde, no decorrer do ano de 2007, durante encontros semanais de aproximadamente uma hora. As falas codificadas e analisadas resultaram em três eixos temáticos: direitos e deveres dos usuários; qualificação profissional; acolhimento em saúde. Concluiu-se que a carta dos direitos dos usuários do SUS se coloca como um dispositivo importante para o cidadão conhecer os seus direitos de acesso ao sistema de saúde, bem como contribuir de forma critica e co-responsável nas discussões e delineamentos em prol de um sistema de saúde mais resolutivo e eficaz.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo es divulgar y discutir la carta de los derechos de los usuarios del Sistema Único de Salud (SUS), específicamente con los pacientes y los familiares que buscan atención en el servicio hospitalario. Se opto por la investigación-acción, con abordaje cualitativo-constructivista, que propone la participación y acción colectiva planada con énfasis en los cambios de una situación. La recolección de la información ocurrió concomitantemente con las discusiones con los usuarios de salud, durante el 2007, se llevaron a cabo encuentros semanales de aproximadamente una hora. Los cuales fueron codificados y analizados en tres ejes temáticos: derechos y deberes de los usuarios; cualificación profesional; acogimiento en salud. La carta de los derechos de los usuarios del SUS se pone como un dispositivo importante para que los ciudadanos conozcan sus derechos de acceso al sistema de salud, como contribuir de forma crítica y co-responsable en las discusiones y delineamientos en prol de un sistema de salud más resolutivo y eficaz.

    Resumo em Inglês:

    We objective to discuss the Users' Rights Booklet of the Health Unified System with patients and family members who had looked for attendance in public hospital service. One has chosen the action research, a qualitative and constructive method, which takes into account collective participation and planned action for changes of situations. The data were collected along with the research participants' discussions by means of weekly meetings throughout 2007. The codified speeches were analyzed and resulted in three themes: rights and duties of healthcare users; qualification of health professionals; receptivity to healthcare users. The users' rights booklet consists of an important means for citizens to know their rights of access to the healthcare system, allowing them to contribute in a critical and co-responsible way to discussions and actions in favor of a better healthcare system.
  • Percepção dos estudantes sobre o idoso e seus direitos: o caso da saúde Artigos Originais

    Moreira, Rodrigo Silva Paredes; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; Silva, Antonia Oliveira

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo retrospectivo que tem os objetivos de verificar a percepção dos estudantes universitários sobre o idoso e seus direitos, e averiguar o conhecimento acerca dos direitos do idoso. Participaram deste estudo 63 estudantes de diferentes curso (ambos os sexos), no âmbito acadêmico. Utilizou-se para coleta de informações uma entrevista semi-estruturada centrada em questões pertinentes aos direitos do idoso e ser idoso. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados são apresentados em categorias e são interpretados amparados na Constituição Federal, Código Civil Brasileiro e Política Nacional do Idoso, em particular, os direitos à saúde. Os resultados apontaram percepções negativas dos estudantes acerca do idoso e pouco conhecimento sobre os direitos do idoso, em particular os mais amplos, como: receber medicação especial, ser atendido nos hospitais prioritariamente, não sofrer constrangimentos nos serviços públicos de saúde, direito integral a saúde, entre outros.

    Resumo em Espanhol:

    Este es un estudio retrospectivo el objetivo fue examinar las percepciones de los estudiantes universitarios acerca de las personas mayores y sus derechos, y para descubrir los conocimientos acerca de los derechos de las personas mayores. Participaron del estudio 63 estudiantes del curso diferentes (ambos sexos) en el ámbito académico. Se utilizó para recopilar la información en una entrevista semi-estructurada se centró en las cuestiones relativas a los derechos de las personas de edad y los ancianos. Los datos fueron sometidos a la técnica de análisis de contenido temático. Los resultados fueron analizados con la técnica de análisis de contenido temático. Los resultados se presentan en las categorías comprendidas en la Constitución se interpretan Código Civil Federal y de la Política Nacional del Adulto Mayor, en particular los derechos a la salud. Los resultados mostraron una percepción negativa de los estudiantes acerca de las personas mayores y los conocimientos sobre los derechos de los ancianos, especialmente los más grandes, tales como recibir medicación especial, tratada principalmente en los hospitales, no sufren de vergüenza en la salud pública, derecho a la salud plena entre otros.

    Resumo em Inglês:

    This is a retrospective study has the aim was to examine college students' perceptions about the elderly and their rights, and to discover knowledge about the rights of the elderly. Participated in this study 63 students from different course (both sexes) in the academic realm. We used to collect information in a semi-structured interview focused on issues pertinent to the rights of the aged and the elderly. Data were analyzed with the technique of thematic content analysis. The results are presented in categories under the Constitution are interpreted Federal Civil Code and the National Policy for the Elderly, in particular the rights to health. The results showed negative perceptions of students about the elderly and little knowledge about the rights of the elderly, particularly the larger, such as receiving special medication, be treated primarily in hospitals, do not suffer from embarrassment in public health, right to full health among others.
  • Percepção sobre a prática de enfermagem em Centros de Atenção Psicossocial Artigos Originais

    Oliveira, Francisca Bezerra de; Silva, Karla Maria Duarte; Silva, Joana Celine Costa e

    Resumo em Português:

    A prática de enfermagem em serviços de atenção em saúde mental é algo construído no cotidiano das instituições, a partir das interações estabelecidas entre profissionais, usuários e familiares. Esta pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem qualitativa. Objetiva conhecer a percepção dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial sobre a prática cotidiana do(a) enfermeiro(a) nesses serviços. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Da análise temática dos dados emergiram dois temas: a enfermeira estabelece o primeiro contato com o usuário; a enfermeira é o elo entre profissionais e usuários. Os resultados demonstram que a prática de enfermagem em saúde mental busca construir ações inventivas, estabelecer vínculos afetivos, acolhimento e desmistificar o "olhar" que vê no diferente, no "louco" uma ameaça. É uma prática que enfatiza o sentido de produção de vida, do aumento da capacidade do usuário de estabelecer trocas sociais, possibilitando-lhe maior autonomia.

    Resumo em Espanhol:

    La práctica de enfermería en servicios de atención en salud mental es algo construido en el diario de las instituciones, a partir de las interacciones establecidas entre profesionales, usuarios y familiares. Esta investigación es de tipo exploratoria, con abordaje cualitativo. Tiene por objetivo conocer la percepción de los profesionales de los Centros de Atención Sicosocial sobre la práctica diaria del (de la) enfermero (a) en eses servicios. El aporte de datos ha sido realizado con cita semiestructurada. Del análisis temático de los datos han emergido dos temas: la enfermera establece el primer contacto con el usuario; la enfermera es el enlace entre profesionales y usuarios. Los resultados demuestran que la práctica de enfermaría en la salud mental busca construir acciones inventivas, establecer vínculos afectivos, acogida y deshacer la "mirada" que ve en el diferente un loco amenazador. Es una práctica que enfatiza el sentido de producción de vida, del aumento de la capacidad del usuario de establecer cambios sociales, posibilitándole mayor autonomía.

    Resumo em Inglês:

    The practice of nursing in the psychosocial care centers in mental health is something made in the institutions daily from established interactions among professionals, patients, and the patient`s family. This research is somewhat exploratory and has a qualitative approach. It aims to know the daily practice of professionals from psychosocial Care Centers on daily practice of the nurse in this kind of work. The collected data was made by means of-semi-structured interviews. From the thematic analysis of the data, two themes appeared: the nurse establishes the first contact with the patients; that is, the nurse is the link between doctors and patients. The results show that the practice of nursing in mental health searches to construct inventive actions, establish affective ties, welcome the patients, and contradict the different way by which some uncommon people are seen the "insane" as a threat. It is a practice that emphasizes the meaning of life production, that is, the increase of the patient’s capacity to establish social exchanges, giving him/her greater autonomy.
  • Qualidade de vida relacionada à saúde, antes e seis meses após a revascularização do miocárdio Artigos Originais

    Gois, Cristiane Franca Lisboa; Dantas, Rosana Aparecida Spadoti; Torrati, Fernanda Gaspar

    Resumo em Português:

    A cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) visa melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS), aliviar sintomas e aumentar a sobrevida. Objetivou-se comparar a QVRS antes e seis meses após CRM e avaliar a sua relação com idade, sexo, escolaridade e estado civil. Estudo descritivo e longitudinal que utilizou o SF-36 para avaliar a QVRS. Entre os 54 sujeitos, 53,7% eram homens, 66,7% casados, com idade média de 57,3+9,7 anos e 5,7+4 anos de escolaridade. Após a CRM as médias dos domínios do SF-36 variaram de 62 a 74,2 sendo o intervalo anterior de 17,1 a 58,1. Homens apresentaram melhor avaliação da QVRS antes e após a CRM do que as mulheres, mas as diferenças foram estatisticamente significantes apenas para Estado geral de saúde e Dor. Não se constatou associação entre QVRS, escolaridade e estado civil. Concluiu-se que a CRM melhorou a QVRS dos participantes.

    Resumo em Espanhol:

    La cirugía de revascularización del miocardio (CRVM) busca ofrecer una mejor calidad de vida relacionada con la salud (CVRS), aliviar los síntomas de angina y aumentar la sobrevida. Los objetivos foi comparar la CVRS antes y seis meses después de la CRVM y evaluar su relación con la edad, sexo, escolaridad y estado civil. Estudio descriptivo y longitudinal, que utilizó el SF-36 para evaluar la CVRS. Entre los 54 participantes, 53,7% eran hombres, 66,7% casados, con edad media de 57,3+9,7 años y 5,7+4 años de escolaridad. Después de la CRVM las medias de los dominios del SF-36 variaron de 62 a 74,2 siendo el intervalo anterior de 17,1 a 58,1. Hombres presentaron mejor evaluación de CVRS antes e después de la CRVM que las mujeres, entretanto las diferencias fueron estadísticamente significativas sólo para Estado General de salud y Dolor. No se encontró asociación entre CVRS, escolaridad y estado civil. Las conclusión es que la CRVM mejoró la CVRS de los participantes.

    Resumo em Inglês:

    Coronary artery bypass grafting (CABG) surgery aims at offering a better health-related quality of life (HRQL), relieving symptoms and increasing survival .The objectives were to compare HRQL before CABG and six months after it and to evaluate its relation concerning participants' age, sex, schooling and marital status. Descriptive and longitudinal study, which used the SF-36 to evaluate HRQL. Among the 54 subjects, 53,7% were men, 66,7% of them were married, their average age was of 57,3+9,7 and their schooling of 5,7+4. After CABG, the scores of the domains of the SF-36 varied from 62 to 74,2 being the previous interval from 17,1 to 58,1. Men showed a better evaluation towards HRQL before and after CABG than women, but the differences were only statistically significant for General Health and Bodily pain. No association between HRQL, schooling and marital status was stated. In conclusion, the CABG improved participants' HRQL.
  • Representações sociais da relação auxiliar de enfermagem-usuário no contexto do Programa Saúde da Família Artigos Originais

    Eulálio, Maria do Carmo; Santos, Ellis Regina Ferreira dos; Albuquerque, Tiago Paz e

    Resumo em Português:

    Os profissionais da enfermagem têm se responsabilizado pela "arte" de cuidar, sendo eles os que dedicam a maior parte do seu tempo ao usuário. Neste estudo, objetivou-se compreender a relação entre auxiliar de enfermagem e usuário através das representações sociais do ato de tocar, construídas por esses profissionais no contexto do Programa Saúde da Família (PSF). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa com 25 profissionais. Os instrumentos utilizados foram: associação livre de palavras, entrevista e questionário. Evidenciou-se que o toque representa possibilidades de aproximação entre profissional-usuário, expressando-se na prática cotidiana, pois auxilia na cura do usuário e humaniza a relação.

    Resumo em Espanhol:

    Los profesionales de la enfermería tienen se responsabilizado por la "arte" de cuidar, siendo los que dedican la mayor parte de su tiempo al usuario. El objetivo de este trabajo es comprender la relación entre auxiliar de enfermería-usuario por las representaciones sociales del acto de tocar construidas por esos profesionales en el Programa Salud de la Familia. Se trata de una investigación cuali-cuantitativa con 25 profesionales. Los instrumentos utilizados fueron: asociación libre de palabras, entrevista y cuestionario. Se evidenció que el toque representa posibilidades de aproximación entre profesional-usuario, expresándose en la práctica cotidiana, pues posibilita la cura del usuario y humaniza la relación.

    Resumo em Inglês:

    Nursing professionals have themselves held liable for the "art" of take care of the users and are the ones who dedicate the major part of their time to them. The aim of this study is to understand the relationship between the nursing assistant and the user expressed by the social representations of the touch act by these professionals in the Family Health Program (PSF) context. The qualitative-quantitative research involved 25 nursing assistants. The instruments utilized were: free word association, interview, and questionnaire. It was observed that the touch represents possibilities of approximation between the professional and the user, as it helps in the user’s cure and humanizes the relationship.
  • Representações sociais de ambientes sociais complexos através de desenhos e textos Artigos Originais

    Souza Filho, Edson de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi observar representações de ambientes sociais complexos por meio de desenhos e textos. Adotamos a teoria de Moscovici, que supõe o fenômeno das representações sociais como manifestação de sociedades modernas e democráticas. Para contornar constrangimentos/desigualdades existentes, adotamos o desenho como forma de expressão. Solicitamos a estudantes de ensino médio, autodefinidos como negros, morenos e brancos, que desenhassem a sala de aula. O material foi analisado segundo temas manifestos. Houve diferenciação estatística quanto a objetos, perspectivas espaciais, professor, colegas e estudante. Notamos, entre negros com desempenho acadêmico alto, mais referências a colegas e conflito/negociação com professores.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo fue observar representaciones de ambientes sociales complejos por medio de dibujos y textos. Adoptamos la teoría de Moscovici, que considera el fenómeno de las representaciones sociales como manifestación de sociedades modernas y democráticas. Para contornear las coacciones/desigualdades existentes, adoptamos el dibujo como forma de expresión. Solicitamos a estudiantes de secundaria, autodefinidos como negros, morenos y blancos, que dibujasen la clase. El material fue analizado según temas manifiestos. Hubo diferenciación estadística en cuanto a objetos, perspectivas espaciales, profesor, colegas y estudiante. Entre negros con alto rendimiento académico notamos más referencias a los colegas y conflicto / negociación con profesores.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work was to observe representations of complex social environments through drawings and texts. We adopted Moscovici's theory, which supposes that the social representations phenomenon is a modern and democratic societies' manifestation. To overcame existing constraints/unequalities, we adopted drawings as a means of expression. We asked secondary students, self-defined as African-Brazilians, Mixeds and Whites, to drawn the classroom. The material was analysed according to manifest themes. There was statistical diferentiation on objects, spatial perspectives, teacher, colleagues and student. Among high academic performer African-Brazilians we noticed more references to colleagues and conflict/negotiation with teachers.
  • Um olhar sobre a interface trabalho hospitalar e os problemas ambientais Artigos Originais

    Camponogara, Silviamar; Ramos, Flavia Regina Souza; Kirchhof, Ana Lucia Cardoso

    Resumo em Português:

    Objetivou-se verificar como se manifesta a reflexividade ecológica no contexto do trabalho hospitalar e sua influência sobre a ação laboral dos trabalhadores. Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada junto a trabalhadores hospitalares de uma instituição pública. Os dados foram coletados por meio de análise documental, observação de campo e entrevista individual e coletiva. Os dados revelaram que o trabalhador mantém uma relação de distanciamento com a problemática ambiental, sendo a normatização sobre gerenciamento de resíduos sólidos o principal viés de aproximação com o tema. O desenvolvimento de ações efetivas de preservação ambiental, por parte do trabalhador hospitalar, está vinculado à adoção dessa questão como política institucional, devendo esse tema ser abordado no processo de educação permanente dos trabalhadores, com base em profunda reflexão ética.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue verificar como se manifiesta la reflexividad ecológica en el contexto del trabajo hospitalario y su influencia sobre la acción laboral de los trabajadores. La investigación de abordaje cualitativa, fue realizada junto a trabajadores hospitalares, de una misma institución pública. Los datos fueron recolectados por medio de un análisis documental, observación de campo y entrevista individual y colectiva. Los datos revelaron que el trabajador mantiene una relación distante con la problemática ambiental, siendo la normatización sobre gerenciamiento de resíduos sólidos el principal punto de aproximación con el tema. El desarrollo de las acciones efectivas de preservación ambiental, por parte del trabajador hospitalario, está vinculado a la adopción de esta cuestión como política institucional, debiendo este tema ser abordado en el proceso de educación permanente de los trabajadores, con base en profunda reflexión ética.

    Resumo em Inglês:

    Objective to verify how the ecologic reflexivity appears in the context of hospital work and its influence on the workers’ performance. Research of qualitative approach, carried out with hospital workers of a public institution. The data were collected by means of a document analysis, field observation and individual and group interview. The data revealed that the worker has a distant relation with the environmental issue, and the regulation of the management of solid residues is the main topic to approach the issue. The development of effective actions of environmental preservation by the hospital worker, the adoption of this question is related to the adoption of this question as an institutional policy, thus this subject should be approached in the permanent education process of the workers, based on serious ethical consideration.
  • Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem Artigos De Revisão

    Crossetti, Maria da Graça Oliveira; Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias; Schaurich, Diego; Tanccini, Thaíla; Antunes, Michele

    Resumo em Português:

    Objetivou-se caracterizar estratégias de ensino utilizadas na enfermagem para desenvolver habilidades do pensamento crítico. Elaborou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science e Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), com os descritores critical thinking, nursing e teaching, no período de 1987 a 2008. A amostra constitui-se de 64 artigos e a análise permitiu a identificação de 27 estratégias de ensino do pensamento crítico aplicadas na enfermagem. Dentre estas, as cinco mais citadas foram: questionamento, estudo de caso, ensino online e aprendizagem interativa, mapa conceitual e aprendizagem baseada em problemas. Diferentes estratégias reveladas neste estudo evidenciam uma gama de possibilidades que poderão ser aplicadas no ensino e na prática clínica. Conclui-se que o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico por meio destas estratégias pode proporcionar a formação de profissionais mais críticos e reflexivos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo es caracterizar estrategias de enseñanza utilizadas en enfermería para desarrollar habilidades del pensamiento crítico. Fue elaborada una revisión integrativa en las bases de datos Web of Science y Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), con los descriptores critical thinking, nursing y teaching, en el período de 1987 a 2008. La muestra se constituye de 64 artículos cuyo análisis permitió la identificación de 27 estrategias de enseñanza del pensamiento crítico aplicadas a la enfermería. Entre estas, las cinco más citadas fueron: cuestionamiento, estudio de caso, enseñanza online y aprendizaje interactivo, mapa conceptual y aprendizaje con base a problemas. Diferentes estrategias reveladas en este estudio evidencian una gama de posibilidades que podrán ser aplicadas a la enseñanza y a la práctica clínica. Se concluye que el desarrollo de habilidades del pensamiento crítico a través de estas estrategias puede proporcionar la formación de profesionales más críticos y reflexivos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed characterize the teaching strategies applied to nursing in order to develop critical thinking skills. An integrative review was elaborated on the Web of Science and Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) data base, with the descriptors critical thinking, nursing and teaching, from 1987 to 2008. The sample comprised 64 articles and the analysis provided the identification of 27 strategies for teaching critical thinking in nursing. Among those, the most referred to were questioning, case study, online teaching and interactive learning, concept map and teaching based on problem solving. Different strategies described in the study revealed a wide range of possibilities which can be applied to teaching and to clinical practice. It was concluded that the development of the critical thinking skills through these teaching strategies can help nursing students to be more critical and reflexive.
  • Unidades de hemodinâmica: a produção do conhecimento Artigos De Revisão

    Linch, Graciele Fernanda da Costa; Guido, Laura de Azevedo; Pitthan, Luiza de Oliveira; Umann, Juliane

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de investigar o que se tem publicado sobre enfermagem em hemodinâmica nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e Base de Dados em Enfermagem (BDENF); com os descritores: Enfermagem/Hemodinâmica e Nursing/Hemodynamics. Os dados indicam que os estudos em sua maioria foram desenvolvidos por enfermeiros, e relacionados à assistência de enfermagem. Ainda, foram abordados aspectos relacionados ao reprocesso de cateteres e saúde dos profissionais de enfermagem. Contudo, pode-se perceber que a publicação de trabalhos relacionados às unidades de hemodinâmica é escassa. No entanto, demonstram o predomínio de pesquisas e relatos relacionados aos aspectos da assistência de enfermagem nesse setor, o que pode representar as necessidades e os problemas que permeiam o trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una revisión integradora que tiene por objetivo investigar lo que se ha publicado sobre enfermería en hemodinámica, en las bases de datos: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), e Base de Datos de Enfermería (BDENF); con los descriptores: Enfermería/Hemodinámica y Nursing/Hemodynamics. Los datos indican que los estudios en su mayoría fueron desarrolladas por enfermeros, y relacionadas a la asistencia de enfermería. Fueron percibidos aún, aspectos relacionados al reprocesamiento de catéteres y salud de los profesionales de enfermería. Todavía, puede percibirse que la publicación de trabajos relacionados a las unidades de hemodinámica es escasa. Pero, hay una demostración de la predominancia de investigaciones e informes relacionados a los aspectos de la asesoría de enfermería en ese sector, lo que puede representar las necesidades y los problemas que hay por detrás del trabajo.

    Resumo em Inglês:

    It the question is a integrative review that has like objective investigates what has been published on nursing in hemodynamic in the bases of data: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), and Nursing Database (BDENF); with the descriptors: Enfermagem and Hemodinâmica and Nursing and Hemodynamics. The data indicate that the studies in his majority were developed by nurses, and made a list to the presence of nursing, there were still boarded aspects made a list to the reprocess of catheters and health of the professionals of nursing. Nevertheless, it be pruned that it realizes that the publication of connected works the unit of hemodynamic is scarce. However, they demonstrate the predominance of inquiries and reports made a list to the aspects of the presence of nursing in this sector, which can represent the necessities and the problems that permeate the work.
  • Saúde coletiva na perspectiva ecossistêmica: uma possibilidade de ações do enfermeiro Artigo De Reflexão

    Santos, Mateus Casanova dos; Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de; Silva, Jose Richard de Sosa

    Resumo em Português:

    O arcabouço da saúde coletiva ao buscar estratégias de proteção ao meio ambiente desenvolve uma prática da consciência ecossistêmica. As práticas ecológicas reconhecem o direito do ser humano de viver em um ambiente saudável e adequado, e a ser informado sobre os riscos do ambiente em relação à saúde e seu bem-estar. O presente trabalho tem por objetivo tecer uma discussão teórico-reflexiva sobre a adoção das práticas ecológicas urbanas em comunidades e sua relação com a saúde coletiva e vislumbrar possibilidades de inserção das ações do enfermeiro neste espaço. As ações da dialogicidade, da discussão estimulativa, da aproximação do enfermeiro com o habitat do ser humano, são capazes de encontrar reciprocidade na saúde coletiva e ao enfoque ecossistêmico. O respeito as suas crenças e ao seu conhecer em relação as suas necessidades em saúde, pode traduzir-se, objetivamente, na promoção da consciência ecológica e do espírito coletivo voltado para a cidadania.

    Resumo em Espanhol:

    El delineamiento de la salud colectiva al buscar estrategias de protección al medioambiente desarrolla una práctica de la consciencia ecosistémica. Las prácticas ecológicas reconocen el derecho del ser humano de vivir en un ambiente saludable y adecuado, y a ser informado sobre los riesgos del ambiente en relación a la salud y su bienestar. El presente trabajo tiene por objetivo tejer una discusión teórico-reflexiva sobre la adopción de las prácticas ecológicas urbanas en comunidades y su relación con la salud colectiva y vislumbrar posibilidades de inserción de las acciones del enfermero en este espacio. Las acciones de la dialogicidad, de la discusión estimulativa, de la aproximación del enfermero con el hábitat del ser humano, son capaces de encontrar reciprocidad en la salud colectiva y al enfoque ecosistémico. El respeto a sus creencias y a su conocimiento en relación a sus necesidades en salud, puede traducirse, objetivamente, en la promoción de la consciencia ecológica y del espíritu colectivo vuelto a la ciudadanía.

    Resumo em Inglês:

    The understructure of the collective health as looking for strategies of protection to the environment also develops a practice of ecosystemic conscience. The ecological practices recognize the right of the human being of living in a healthy and appropriate environment, and being informed about the risks of the environment regarding the health and his welfare. The aim of this present work is stimulate a discussion reflexive-theoretically on the adoption of the ecological urbane practices in communities and the relation with the collective health and to glimpse insertion possibilities of the actions of the nurse in this space. The conversations actions, a stimulative discussion and approximation of the nurse with the habitat of the human, are able to find reciprocity in the collective health and to the ecosystemic approach. The respect his beliefs and to his to know in relation his necessities in health, can come across, objectively, in the promotion of the ecological conscience and of the collective spirit turned to the citizenship.
  • Desafios e oportunidades na educação de pós-graduação em enfermagem por aprendizagem distribuída no Canadá e Brasil Experience Reports

    Molzahn, Anita; Macdonald, Marjorie; Banister, Elizabeth; Sheilds, Laurene; Starzomski, Rosalie; Brown, Marilyn; Gamroth, Lucia; Paskulin, Lisiane Girardi; Silveira, Denise Tolfo

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, os autores partilham suas experiências na pós-graduação em Enfermagem no Canadá e Brasil oferecidas por meio de aprendizagem distribuída (AD). Embora a AD seja freqüentemente objeto de críticas, a experiência dos autores tem sido de resultados positivos. No entanto, uma série de desafios e oportunidades é discutida, incluindo: flexibilidade do programa, possibilidade de oferecimento de cursos práticos à distância, necessidade de facilitar a interação professor/alunos, sobrecarga de trabalho dos docentes, preparo dos docentes para este tipo de atividade e apoio aos estudantes. Novas tecnologias que podem apoiar o desenvolvimento da AD são apresentadas. Apesar dos desafios identificados, os estudantes avaliam positivamente a AD e esforços tem sido feitos para assegurar, de modo inovativo e flexível, a excelência de programas de pós-graduação em enfermagem. Os autores argumentam que apesar dos desafios existentes, os programas de AD oferecem alta qualidade para o ensino de pós-graduação na área de enfermagem e atendem às necessidades de muitos enfermeiros.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, los autores comparten sus experiencias de programas de posgrado de enfermería, ofrecidos en Canadá y Brasil, el aprendizaje distribuida (AD). Aunque el AD sea objeto de críticas, la experiencia de los autores ha demostrado resultados positivos del aprendizaje. Sin embargo, se han encontrado algunos retos y oportunidades: los relacionados con la flexibilidad del programa, la possibilidad de ofrecimento de cursos prácticos a distancia, la necesidad de facilitar la interacción profesor/estudiante y apoyo a los estudiantes, la sobrecarga de trabajo del profesor y la necesidad de su preparación para esta actividad, Nuevas tecnologías que pueden apoyar el desarolo del AD são apresentadas. A pesar de los desafíos identificados, los estudiantes evaluaran positivamente el AD y se esforzaron para asegurar, de manera innovadora y flexible, la excelencia de postgrado en enfermería. Los autores sostienen que a pesar de los desafíos, los programas de posgrado con el AD ofrecen educación de alta calidad y cumple las necesidades de muchas enfermeras.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, the authors share their experience related to graduate nursing programs offered by distributed learning (DL) in Canada and Brazil. Although degrees offered by DL are often the subject of criticism, the authors' experience has been that learning outcomes have been very good. Nevertheless, a number of challenges and opportunities have been encountered including those associated with flexibility of the program, delivering practice courses at a distance, facilitating interaction, faculty workload and preparation and student support, Newer technologies that may assist in this effort are identified. Despite the challenges encountered, students rate the program highly and ongoing efforts are underway to ensure excellence of such flexible innovative graduate programs in nursing. The authors argue that despite the challenges, DL programs offer high quality graduate education that meets the needs of many nurses.
  • Mudança no processo que envolve escalas de folgas de auxiliares de enfermagem Relatos De Experiência

    Keretzky, Kátia Bica; Vargas, Adriano Silveira; Nascimento, Márcia Elaine Costa do; Echer, Isabel Cristina; Kruse, Maria Henriqueta Luce

    Resumo em Português:

    Descrever a implantação de um novo processo de gerenciamento das escalas de folgas dos auxiliares de enfermagem de uma unidade de internação de um hospital universitário é o objetivo deste trabalho. São apresentados: a realidade anterior à proposta, quando as folgas eram distribuídas ao longo da semana; os motivos que levaram à proposição do novo método e o funcionamento da nova escala, com folgas em finais de semana e feriados. Entre os benefícios já observados incluem-se: número maior de profissionais trabalhando nos dias de maior fluxo de trabalho; mais tempo de lazer dos trabalhadores com suas famílias; maior integração pessoal e profissional do grupo; escalas organizadas por um ano, o que permite ao funcionário planejar suas férias, folgas e estudos; e maior satisfação com o trabalho, com a nova escala sendo considerada uma conquista profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Describir la implantación de un nuevo proceso de administrar las escalas de descanso de los auxiliares de enfermería de una unidad de internación de un hospital universitario. Son presentados la realidad anterior a la propuesta, cuando los momentos de descanso eran distribuidos durante la semana; los motivos que llevaran a proponer un nuevo método y el funcionamiento de la nueva escala, con descansos durante los finales de semana y feriados. Entre los beneficios hasta ahora observados son incluidos: número mayor de profesionales trabajando en días de mayor flujo de trabajo; más tiempo de ocio de los trabajadores con sus familias; mayor integración personal y profesional de lo grupo; escalas organizadas por un año, lo que permite a lo trabajador planear sus vacaciones, descanso y estudios; y mayor satisfacción con el trabajo, con la nueva escala siendo comprendida como una conquista profesional.

    Resumo em Inglês:

    Describe the implantation of a new process of management of the nursing assistant rest scale of a hospitalization unit of a universitarian hospital. Its presented the reality before the proposal, when the rests were distributed along the week; the reasons that took to the proposition of the new method and the working of the new scale, with rests in weekends and holidays. Among the benefits already seen include: bigger number of professionals working during the days of bigger work flow; more time of leisure of the workers with their families; bigger personal integration and professional of the group; scales organized for a year, which allows the employee plan his vacation, rests and studies; and bigger satisfaction with the work, with the new scale being considered a professional conquest.
  • Prevenção ao abuso de drogas na prática pedagógica dos professores do ensino fundamental Resenha

    Felipe, Ingryd Cunha Ventura; Lopes, Gertrudes Teixeira
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