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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 2, Número: 2, Publicado: 2000
  • Editorial Editorial

    Vaz, Arnaldo
  • Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira Artigos

    Santos, Wildson Luiz Pereira dos; Mortimer, Eduardo Fleury

    Resumo em Português:

    Resumo: Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTS - ciência, tecnologia e sociedade - vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. Tais currículos apresentam como objetivo central preparar os alunos para o exercício da cidadania e caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social. No presente artigo, discutimos criticamente os pressupostos desses currículos, de modo a fornecer subsídios para a elaboração de novos modelos curriculares na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias os quais possam contemplar a finalidade da educação básica em preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Since the 60s, science curricula with emphasis in STS - Science, Technology and Society - have been developed all around the world. These curricula aim, mainly, at preparing students to the exercise of the citizenship and are characterized by approaching science content in the social context. In this article we discuss critically the presupposition of such curricula as to provide support for the elaboration of new curricular models in the area of Natural Science and its Technologies which can contribute to the aim of Primary and Secondary Education of preparing the students to the conscious exercise of citizenship.
  • REPOUSO E MOVIMENTO: QUE TIPO DE ATRITO? O QUE RELATAM OS LIVROS DA 8a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO Artigos

    Caldas, Helena; Cunha, Altair L.; Magalhães, Maria Elisa

    Resumo em Português:

    Resumo: Dados os resultados de diversos estudos sobre as dificuldades e as concepções de senso comum de estudantes e professores acerca do fenômeno do atrito sólido seco, o presente trabalho busca conhecer qual a associação promovida pelos livros da 8a série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio entre atrito sólido e movimento. O objetivo é verificar a contribuição dada por estes livros ao modelo "estudantil" sobre o atrito e, simultaneamente, mostrar aspectos que devem ser levados em conta quando se estuda este fenômeno. As análises indicam que a abordagem escolhida pelos livros onde se inicia o estudo do atrito não favorece a formação conceitual adequada sobre o fenômeno na população alvo dos livros.

    Resumo em Inglês:

    Summary: According to the results of several studies about students and teachers difficulties and common sense conceptions concerning the phenomenon of dry solid friction, the present work intends to find which is the association between solid friction and motion promoted by high school books. The goal is to verify the contribution given by these books to the student friction model and, simultaneously, to show aspects that should be taken into account when this phenomenon is studied. The analyses indicate that the approach chosen by the books to initiate the study of friction does not collaborate to the adequate conceptual formation about the phenomenon on the books target population.
  • RELAÇÕES ENTRE O DISCURSO DO PROFESSOR E A ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS EM UMA AULA DE FÍSICA Artigos

    Capecchi, Maria Cândida Varone de Morais; Carvalho, Anna Maria Pessoa de; Silva, Dirceu da

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente trabalho é voltado para o estudo das interações discursivas que propiciam a argumentação dos alunos em aulas de Física - compreendendo a identificação tanto de componentes de seus argumentos, quanto de padrões discursivos determinados pelas intervenções do professor. São analisadas duas cenas dentro de um episódio de ensino extraído de uma seqüência de aulas relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentos empregados pelos alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação de conhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões discursivos empregados pelo professor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work is directed to the discursive interactions, which propitiate the students', argumentation in the Physics classes - understanding the arguments components identification and the discursive patterns determined by teachers' interventions. Two scenes in a teaching episode extracted from a High School classes sequence related to the microwave oven working are analysed. On the two scenes, there were arguments refutations and the mains discussed ideas had a synthesis formulated. This result was attributed to the students' basic knowledge and the discursive patterns used by the teacher.
  • FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ANOTAÇÕES DE UM PROJETO Artigos

    Selles, Sandra Escovedo

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo discute algumas contribuições de um projeto de educação continuada para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências. Partindo de uma discussão presente na literatura onde se cunhou a terminologia "formadores de formadores", analisa-se o papel multiplicador dos seus participantes, coordenando ações educativas regionais voltadas a professores de Ciências. São discutidas diferentes dimensões de desenvolvimento profissional, metodológica e institucionalmente consideradas, com especial ênfase, ao que poderia ser tomado como indicadores de desenvolvimento profissional. Sugere-se que programas de formação continuada que valorizem a participação docente e reconheçam o papel multiplicador do professor são, potencialmente, capazes de contribuir para o seu desenvolvimento profissional. O artigo termina por argumentar que a formação continuada de professores, como meio de alimentar o processo de desenvolvimento profissional, deve assentar-se sob uma base pedagógica, que permita a atualização e ampliação do conhecimento científico-educacional, e uma base político-profissional que inclua estratégias de reformulação d as condições da profissão docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article discusses the contributions to the professional development of science teachers from an In-Service programme. An analysis of the participants' multiplying role, within a project, is made. Different dimensions of professional development are discussed. It has taken into consideration both the methodological and institutional approach and what can be considered as professional growth indicators. The results of the project have shown that its approach is potentially capable of reducing the gap between school and academic languages and also, to contribute to teacher professional development. We argue that teachers' continuing education as a means of fostering professional development, rests upon, both a pedagogical basis, and a political-professional one.
  • AS ANALOGIAS E METÁFORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD Perspectivas

    Andrade, Beatrice L. de; Zylbersztajn, Arden; Ferrari, Nadir

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar as observações epistemológicas de Bachelard acerca da linguagem metafórica e analógica na ciência e no ensino de ciências. Tomando como base os conceitos de obstáculos epistemológicos e pedágogicos, são discutidas as reflexões de alerta crítico daquele autor com relação aos perigos inerentes ao uso de analogias e metáforas na ciência e no ensino de ciências.
  • Memórias do invisível: Uma reflexão sobre a história no ensino de física Resenha

    Bastos, Jenner Barretto
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