Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 3, Número: 1, Publicado: 2001
  • EDITORIAL Editorial

    Nascimento, Silvania Sousa do
  • DIFERENTES FAZERES, DIFERENTES SABERES : A AÇÃO DE MONITORES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES Artigos

    Nascimento, Silvania Sousa do; Weil-Barais, Annick; Davous, Dominique

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo discute a metodologia utilizada para caracterizar os saberes práticos e teóricos de um monitor em uma sequência de construção de um micro foguete durante uma colônia de férias. São propostos dois tipos de análise: uma global da sequência que visa o estabelecimento de sua cronologia e outra proposicional para a categorização do discurso do monitor em dois episódios. Na primeira análise, as ações e tarefas enunciadas pelo monitor constituem o protocolo efetivo da sequência e evidencia sua organização no tempo e no espaço assim como a gestão de diferentes fazeres do monitor. Na segunda, encontramos indicações de saberes e estratégias centrados na gestão de configurações espaciais múltiplas, na nominação e na qualificação dos elementos constitutivos do objeto técnico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article discuses the methodology to characterize the practical and theoretical knowledge in the construction of a small-rocket during a holiday camp. Two types of analysis were suggested: a global analysis of sequences which aims to stabile the chronology of the process and another, grammatical, which aims to categorize the discourses of the supervisor in two differents episodes. From the actions and tasks enumerated by the supervisor constitute the effective protocol of the sequence and put in to evidence its organization in time and space. This analysis also revels differents "supervisor's tasks". The second analysis shows of knowledge and strategy presented in the following aspects: management of multiple spatial configurations, denomination and qualifications of elements which constitutes the technical object.
  • MODOS DE RACIOCÍNIO DOS ESTUDANTES QUANDO A 3a LEI DE NEWTON INTERVÉM NO ESTUDO DO FENÔMENO DO ATRITO Artigos

    Caldas, Helena; Saltiel, Edith

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho investiga os modos de raciocínio de uma população variada, quer pelo seu país de origem quer pelo seu nível de ensino, em situações onde a 3â lei de Newton intervém no estudo do fenômeno do atrito sólido seco. Por meio das análises de vários questionários descrevendo situações físicas onde dois ou três corpos estão em contato, são colocadas em evidência as características destes modos de raciocínio. Ainda, uma análise de livros didáticos mostra que os estudantes encontram, na grande maioria destes, elementos que alimentam o tipo de resultados encontrados. Como decorrência do conjunto dos resultados obtidos, algumas recomendações sobre o tratamento do tema do atrito serão sugeridas, no que se relaciona especificamente com os aspectos abordados no trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This work investigates the ways of reasoning of a diverse population, as much for their country of origin as for their teaching level, in situations where the Newton's 3rd law intervenes in the study of the dry solid friction phenomenon. By means of the analyses of several questionnaires describing physical situations where two or three bodies are in contact, the characteristics of these ways of reasoning will stand out. Still, an analysis of text books shows that the students find elements, in the great majority of these books, which back up the type of results found. As a consequence of the amount of the results obtained, some recommendations on the treatment of the friction will be suggested specifically regarding the aspects approached in the work.
  • ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS Artigos

    Lorenzetti, Leonir; Delizoicov, Demétrio

    Resumo em Português:

    Resumo: A contribuição do ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais do ensino fundamental para o processo de alfabetização dos alunos é analisada. Um resgate bibliográfico dos trabalhos desenvolvidos no Brasil, nas duas últimas décadas, sobre o assunto, bem como, daqueles produzidos em vários países e que giram em torno do tema alfabetização científica propiciaram o estabelecimento de uma compreensão para o processo de alfabetização científica a ser trabalhado nas Séries Iniciais. Enfatiza-se que a alfabetização científica é uma atividade vitalícia, sendo sistematizada no espaço escolar, mas transcendendo suas dimensões para os espaços educativos não formais, permeados pelas diferentes mídias e linguagens. É apresentada uma estrutura de programação na qual se destacam algumas iniciativas didático- metodológicas que, aliadas à apropriação do código escrito pelos alunos, podem contribuir ao processo de alfabetização científica que precisa ocorrer no âmbito da educação fundamental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The contribution of nature science teaching on earlier series of the fundamental education for the student's literacy process is analyzed. A bibliographical rescue of the works developed in Brazil, on the two last decades, about the subject, as well as, those produced in several countries talking about scientific literacy, propitiated the establishment of a comprehension for the scientific literacy process to be worked on earlier series. It's emphasized that the scientific literacy is a perpetual activity, being systematized at the scholastic space, but transcending its proportions to informal educational places, permeated for different media and speeches. It's presented a programming structure where some didactic-methodological initiatives take place, they can, allied with the appropriation of the student's written code, contribute on the scientific literacy process that needs to occur at the fundamental education circuit.
  • A ATUALIDADE PEDAGÓGICA DA CONTROVÉRSIA HISTÓRICA SOBRE A VERDADEIRA DEFINIÇÃO DA "FORÇA DE UM CORPO" Artigos

    Medeiros, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo: O século XVIII foi o palco para uma acirrada controvérsia a respeito da "verdadeira " definição da "força de um corpo". A polêmica girava em torno das idéias de vis viva e de momentum, envolvendo os partidários de Leibniz e de Descartes. Embora a própria expressão "força de um corpo " possa parecer-nos, atualmente, como revestida de um certo anacronismo, a disputa interpretativa em questão, como este presente trabalho tenta mostrar, fazia completo sentido no momento histórico em que estava situada. Tomando a contribuição de D'Alembert para o estabelecimento da distinção entre as evoluções temporais e espaciais de uma força, somos tentados, por vezes, a crer que a questão da polêmica acima referida esteja completamente ultrapassada. Como procuramos mostrar nesta pesquisa, é comum encontrarmos, ainda hoje, professores de Física, com muitos anos de experiência profissional, apresentando dúvidas que relembram aquelas ocorridas no século XVIII. Para investigarmos esta questão, construímos um aparelho muito simples, apresentado neste trabalho, especialmente destinado a suscitar dúvidas sobre o tema em foco: a distinção conceitual entre a energia cinética e o momento linear. Com o auxílio de um tal aparelho, adotamos a abordagem de um estudo de caso, investigando as opiniões de três professores de Física com mais de dez anos de experiência. As suas respostas mostram como certos obstáculos epistemológicos, bem pertinentes no século XVIII, podem manter-se vivos ainda nos dias atuais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: There was a strong dispute, in the XVIIIth century, about the "true definition" of "force of a certain body'. The controversy had to do with the ideas of vis viva and momentum, and involved the followers of Leibniz and Descartes. Despite the fact that the very idea of a "force of a certain body" may seem to us, nowadays, a little bit clumsy, that interpretative dispute was completely meaningful in that particular historical moment. If we consider D'Alembert's contribution to make a distinction between the spatial and temporal evolution of force, we may sometimes be led to believe that the above mentioned controversy is completely overcome. As we demonstrate in this paper, some experienced teachers of physics are usually encountered showing some doubts similar to those historical ones occurred in XVIIIth century. A simple piece of apparatus was constructed in order to investigate this issue. Its main goal was to provoke some doubts about the conceptual distinction between kinetic energy and linear momentum. A case study approach was adopted to investigate the opinions of three teachers of physics, all three with more than ten years experience. Their responses exhibit similar epistemological obstacles to those someone could encounter in the minds of XVIIIth century physicists.
  • Mudanças conceituais (ou cognitivas) na educação em ciências: revisão crítica e novas direções para a pesquisa Artigos

    Aguiar Jr., Orlando

    Resumo em Português:

    Resumo: Diante do desafio de consolidar e aprofundar as pesquisas no campo da educação em ciências, coloca-se a necessidade de se fazer um balanço crítico das pesquisas realizadas nos últimos vinte anos em torno do problema da "mudança conceitual". Essa revisão abrange dois aspectos, a nosso ver complementares: 1. Qual é o sentido e alcance das mudanças que acompanham as aprendizagens em ciências; 2. Qual é o vetor epistemológico da mudança. Reconhecendo a diversidade de abordagens e referenciais teóricos a que se submeteu o tema, procuramos destacar as principais contribuições e os novos desafios colocados à pesquisa e à prática educativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Moved by the challenge to consolidate and strength science education research we need to check critically the studies done in the last 20 years about "conceptual change". This review ranges over two complementary aspects: 1. what is the meaning and broadening of the changes in science learning? 2. What is the epistemological vector of these changes? Recognizing the diversity of approaches and theoretical frameworks used by researchers, this work points out central contributions and new challenges to researchers and science educators.
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br