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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 4, Número: 1, Publicado: 2002
  • EDITORIAL Editorial

    Nascimento, Silvania Sousa do
  • O TALLER DE ENSENANZA DE FÍSICA: INOVAÇÕES E PRESSUPOSTOS DE UMA PROPOSTA UNIVERSITÁRIA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA Artigos

    Cordero, Silvina

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresentaremos uma descrição do Taller de Ensenanza de Física (TEF) proposta pedagógica universitária inovadora. Partindo de localizar ao TEF no contexto universitário argentino de ensino de Física, descreveremos a experiência na base das suas inovações mais destacadas e comentaremos algumas singularidades da equipe docente e suas formas de trabalho. No final, tentaremos delinear pressupostos da proposta, que fazem dela um caso singular, mas que podem ser compartilhados por muitos outros docentes.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we present a description of the Taller de Ensenanza de Física (TEF), an innovative project for teaching at the college level. First, we situate TEF in the Argentinean context of college education in Physics, then we describe the experience considering the most outstanding innovations, and we comment on some of the singularities of the teaching team as well as its forms of working. Finally, we try to outline the assumptions of the project, which made it a singular case, but can be shared with many other professors.
  • AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS Artigos

    Silva, José Luis P. B.; Moradillo, Edilson Fortuna de

    Resumo em Português:

    A avaliação escolar é discutida como atividade cotidiana de colaboração entre professores e alunos na busca do conhecimento científico. Fundamentados em uma concepção dialética do conhecimento, repudiamos a avaliação puramente classificatória praticada nas escolas e propomos que a crítica ocupe lugar central na interação professor- aluno-conhecimento, de modo que a avaliação se volte para a dinâmica da construção dos significados. A experimentação deste conceito de avaliação no ensino superior de química tem produzido alguns bons resultados: maior participação dos alunos em aula, mais e melhores críticas, ensino mais conseqüente. A maior dificuldade tem sido romper o vínculo estabelecido pelos alunos entre realização de atividades e atribuição de notas, pois encontram-se fortemente condicionados pela avaliação classificatória.

    Resumo em Inglês:

    Teaching/learning evaluation at school is discussed as collaboration between teachers and pupils during scientific knowledge searching in their everyday activities. Based on a dialectic conception of knowledge, we reject the mere grading evaluation which is habitually done at schools and suggest that the critical thinking should play the central role in teacher-pupil-knowledge interaction. Therefore, evaluation should focus on the construction dynamics of meanings. Experiments of this evaluation concept with the teaching of university chemistry have led to some good results: more participation of the students during classes, more and better critical thinking, and thus a more effective teaching. The major difficulty found was to break the tie established by pupils between class activities and grading, since they are conditioned by a classification type of evaluation.
  • Formas de Construtivismo: Mudança Conceitual e Construtivismo Contextual Artigos

    El-Hani, Charbel Nino; Bizzo, Nelio Marco Vincenzo

    Resumo em Português:

    Geelan (1997), em seu modelo bidimensional das formas de construtivismo, situa o construtivismo contextual, proposto por William Cobern, numa posição diametralmente oposta à pedagogia da mudança conceitual, por ele associada ao construtivismo pessoal. Neste artigo, discutimos as relações entre essas duas formas de construtivismo e algumas implicações para o ensino de Ciências.

    Resumo em Inglês:

    In Geelan's (1997) two-dimensional model of forms of constructivism, William Cobern's contextual constructivism is opposed to conceptual change pedagogy, which Geelan associates with personal constructivism. In this paper, we discuss the relationships between these two forms of constructivism, highlighting some consequences to science teaching.
  • "EXERCÍCIOS DE RACIOCÍNIO" EM TRÊS LINGUAGENS: ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS Artigos

    Lima, Maria da Conceição Barbosa; Carvalho, Anna Maria Pessoa de

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de estudarmos a adequação de histórias infantis como instrumento de ensino de Física para crianças, elaboramos uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Após a leitura da história, os alunos receberam um exercício de raciocínio para discutirem em pequenos grupos sem qualquer estímulo à experimentação. Depois desta etapa as crianças foram convidadas a discutirem suas idéias e/ou conclusões com toda a turma, numa grande roda. Para em seguida relatarem suas experiências, de maneira individual, através de um desenho e/ou pequena redação. Neste trabalho apresentamos a análise de suas falas durante a discussão da grande roda e a análise de seus relatos.

    Resumo em Inglês:

    In order to study the fitness of child's tales as a Physic Teaching instrument, we elaborated a science learning activity to second grade students of an elementary public school in São Paulo city. After reading a tale, a logical thought exercise was discussed in small groups of students, without any stimulation to any kind of experimentation. After this, children were invited to discuss their ideas in a big circle, composed by all the students of the class. Finally, they were asked to report individually their ideas and/or conclusions about the class activity, using drawings and/or small wordings. This work presents the analysis of their talk during the circle discussion, as well as analysis of their writings.
  • UM FINAL DE SEMANA NO ZOOLÓGICO: UM PASSEIO EDUCATIVO? Artigos

    Nascimento, Silvania Sousa do; Costa, Crístiana Batista

    Resumo em Português:

    Os museus abertos, como parques e zoológicos, exercem um papel importante na divulgação e na popularização das ciências. Eles, geralmente, propõem atividades dirigidas ao grande público heterogêneo constituído de uma parcela considerável de grupos familiares. As atividades educativas oferecidas nesses espaços induzem diferentes níveis de interatividade entre os visitantes e os animais. Nosso artigo resume a observação de quatro grupos familiares no borboletário da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, resultando em dados que foram avaliados qualitativamente. O resultado indica três níveis de interatividade entre os elementos de exposição desse espaço e os integrantes do grupo.

    Resumo em Inglês:

    "Open museums", as parks and zoos, have an important role in the popularisation of sciences. They, generally, propose activities addressed to a heterogeneous public, constituted of a considerable portion of family groups. The educational activities offered in those museums induce different interactivity levels between the visitors and the exposed objects. Our paper summarizes the observations of four family groups in the butterfly's gate of the Zoo-Botanical Foundation of Belo Horizonte, resulting in data that were examined qualitatively. The results indicate three interactivity levels between the elements of the exhibition and the members of the group.
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