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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 6, Número: 1, Publicado: 2004
  • EDITORIAL Editorial

    Nascimento, Silvania Sousa do
  • CRISE, MUDANÇA E INTERMEDIÁRIO: O PAPEL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NA CONSTITUIÇÃO DAS RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS EM UM GRUPO DE PROFESSORES Artigos

    Valadares, Juarez Melgaço; Villani, Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo: A elaboração e sustentação de projetos coletivos supõem a inscrição do sujeito em um contrato normativo do qual ele é um elo e ao qual se submete. Tal contrato é articulador de sua vida psíquica no grupo e na instituição, e garante a continuidade dos projetos educativos. Nesse trabalho, analisaremos o papel de uma professora de ciên cias no desenvolvimento das relações intersubjetivas de um grupo de professores de uma escola. Focalizaremos um deslocamento dos vínculos estabelecidos em função de uma elaboração simbólica propositiva da professora e, a seguir, a sua saída do grupo. Para responder à questão formulada faremos uma triangulação entre dados colhidos de entrevistas, relatos e documentos, e em conceitos da teoria psicanalítica de René Kaës. Mostraremos a importância do conceito de intermediário como analisador de grande heurística, possibilitando encontrar marcas que permitem ao sujeito reconhecer-se e ser reconhecido como sujeito do grupo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The elaboration of and support for collective projects implies in subject's agreement with a normative contract. This contract articulates one's psychic life in the group and in the institution, as well as guarantees the continuity of educational projects. In this work, we analyze the role of a science teacher in the development of intersubjective relationships of a group of teachers from the same school. We will focus on the shift of bonds that were established through propositive symbolic elaboration from that teacher, who ended up leaving the group. Data from diverse sources was triangulated and examined through the lens of concepts from René Kaës' psychoanalytic theory. We show the importance of the concept "intermediary" for analysis, permitting one to identify the signs that make it possible for the subject to recognize him/herself and to be recognized as a member of the group.
  • Comunicação multimodal na sala de aula de ciências: construindo sentidos com palavras e gestos Artigos

    Piccinini, Cláudia; Martins, Isabel

    Resumo em Português:

    Resumo: Questionar a centralidade atribuída à linguagem como recurso para a construção de significações nas salas de aula de Ciências é algo que se faz necessário e urgente no atual contexto de reconhecimento do caráter híbrido semiótico do texto científico e das mudanças nas possibilidades comunicativas da sociedade globalizada e que acabam por ter impacto na educação. Com este trabalho pretendemos contribuir para o corrente debate através da documentação, classificação e análise das interações discursivas em eventos de comunicação multimodal em uma sala de aula de Ciências, com respeito a dois aspectos principais: (i) o contexto de utilização dos diferentes modos semióticos relacionados com as atividades desenvolvidas em uma lição; (ii) as relações estabelecidas entre diferentes modos semióticos através da análise de um episódio selecionado. Nossos resultados mostram que ações, gestos e linguagem verbal modos foram mobilizados em contextos específicos, valorizados pelos interlocutores e tornados legítimos para efeito da comunicação pretendida naquela situação social. Os resultados destacam ainda a sensibilidade da professora na orquestração retórica do processo de construção de explicações coletivas pelos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: There has been a growing awareness about the need to pay attention to the role of different semiotic modes, other than language, in the discursive construction of knowledge in the science classroom. Our research was conducted through extended videorecorded observations of secondary school Biology lessons and aimed at contributing to the current debate by analysing the multimodal character of discursive interactions in science classrooms with respect to two main aspects: (i) the context of use of different semiotic modes with respect to classroom activity in the context of four lessons (macroanalyses) and; (ii) the relationships between different semiotic modes through the analysis of one selected episode (microanalyses). Our results reveal that actions, gesture and verbal language were used in specific contexts, valued and legitimised by participants in the discursive interactions. The analysis also shows the teacher's ability in the rhetorical orchestration of the process through which students construct explanations.
  • A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: Uma análise crítica Artigos

    Ferreira, Poliana Flávia Maia; Justi, Rosária da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho oi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de biologia e química destinados ao ensino médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research analyses the teaching of the DNA as presented by both biology and chemistry textbooks for the medium level. The aspects analysed were the approach proposed and the teaching models presented. It was shown that there are problems concerning with both aspects. As a consequence, the teaching of the DNA occurs in a disconnected and sometimes incoherent way between the two subjects. It does not contribute for students understanding and developing of a critical view about themes related to genetic engineering that has been emphatically published by the media. We advocate that such a teaching occurs from an interdisciplinary perspective so that it could really favour students' meaningful learning.
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE O MODELO DE ANÁLISE DO DISCURSO DE PATRICK CHARAUDEAU Artigos

    Nogueira, Cláudio Marques Martins

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo discute o modelo de análise do discurso de Patrick Charaudeau. São destacados quatro compromissos ou preocupações teóricas que parecem orientar - embora, nem sempre de maneira explícita - o trabalho desse autor. Destaca- se, em primeiro lugar, seu compromisso com a articulação entre os planos situacional e linguístico. Aponta-se, em segundo lugar, o modo como esse autor integra em seu modelo os planos macro e microssocial. Em terceiro lugar, sublinha-se a grande importância atribuída pela perspectiva de Charaudeau às interações sociais. Finalmente, considera- se o modo particular como o autor concebe a intencionalidade dos sujeitos envolvidos nos atos de linguagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article discusses the discourse analysis model of Patrick Charaudeau. We emphasize four commitments or theoretical concerns that seem to orient the work of this author - although not always in an explicit manner. We discuss, first, his commitment with the articulation between the situational plane and the linguistic plane. Second, we note how the author integrates in his model the macro and micro-social planes. Third, we highlight the great importance attributed to social interaction in Charaudeau's perspective. Finally, we consider how the author conceives intentionality of subjects involved in language acts.
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