Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 17, Número: 2, Publicado: 2015
  • EDITORIAL Editorial

    Aguiar Jr., Orlando
  • COMPREENSÕES DE PESQUISADORES DA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL E AS SUAS ARTICULAÇÕES COM O PROCESSO EDUCATIVO Artigos

    Silva, Luciano Fernandes; Cavalari, Mariana Feiteiro; Muenchen, Cristiane

    Resumo em Português:

    Neste trabalho foram investigadas as compreensões sobre a temática ambiental e as suas articulações com o processo educativo presentes nos artigos divulgados nas atas dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física, realizados entre os anos de 2000 e 2012. A partir de procedimentos analíticos do campo da Análise de Conteúdo, percebeu-se que esses trabalhos apresentam um posicionamento crítico no que se refere à relação sociedade natureza, sobretudo ao associá-la a aspectos como complexidade, incertezas, controvérsias e críticas ao sistema econômico vigente. Em relação ao processo educativo, alguns trabalhos articularam o campo do Ensino de Física com o da Educação Ambiental e outros articularam o enfoque CTS/CTSA com discussões relativas à temática ambiental e ao Ensino de Física.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo, fueron investigadas las comprensiones acerca de la temática ambiental y sus articulaciones con el proceso creativo presentes en los artículos publicados en las atas de los Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (Encuentros de Investigación de Enseñanza de la Física), realizados entre los años 2000 y 2012. A partir de procedimientos analíticos del campo del Análisis de Contenido, se percibió que eses trabajos presentan un posicionamiento crítico referente a la relación sociedad-naturaleza, especialmente al asociarlas a aspectos como complexidad, incertidumbres, controversias y críticas al sistema económico vigente. En relación al proceso educativo, algunos trabajos articularon el campo de la Enseñanza de la Física con el de la Educación Ambiental y otros articularon el enfoque CTS/CTSA con discusiones relativas a la temática ambiental y la Enseñanza de la Física.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the understanding of environment thematic and its articulations with the teaching process present in the articles published on the proceedings of the Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (Physics Teaching Research Summits) from 2000 to 2012. By Content Analysis' analytical procedures, it was discovered that those works take critical stands as far as the relationship between society and nature is taken into account, mainly as this relationship is associated to aspects such as complexity, uncertainty, controversy and critics to the present economic system. Regarding the educative process, some works make a relation between the field of Physics teaching and Environmental Education, whereas others articulate the focus environment-technology-society (STS) with discussions on environmental themes and Physics teaching.
  • SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS Artigos

    Xavier, Patrícia Maria Azevedo; Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha

    Resumo em Português:

    Apresentamos um olhar para a literatura na área de Educação Científica sobre o tema saberes populares, procurando compreender como este é tratado pela pesquisa em Ensino de Ciências. Realizamos uma revisão em seis periódicos nacionais da área de ensino/aprendizagem de ciências publicados entre 2000 e 2012 e, posteriormente, buscamos outras publicações dos autores levantados. Após a leitura dos trabalhos, construímos quatro categorias: Reflexões teóricas; Novas alternativas didáticas; Troca de conhecimentos com a comunidade; Investigação das transformações ocorridas ao longo do tempo. A pesquisa sobre a inserção de saberes populares no Ensino de Ciências ainda é incipiente e concentra-se no desenvolvimento de novas alternativas didáticas, o que mostra um movimento no sentido de aproximar, por meio da pesquisa, os saberes populares do conhecimento escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Presentamos una mirada a la literatura en el campo de la Educación Científica acerca del tema saberes populares, buscando comprender como es tratado por la investigación en la Enseñanza de las Ciencias. Realizamos una revisión en seis revistas científicas brasileñas de la área de enseñanza/aprendizaje de las ciencias publicadas entre 2000 y 2012 y, en seguida, buscamos otras publicaciones de los autores encontrados. Después de la lectura de los trabajos, construimos cuatro categorías: Reflexiones teóricas; Nuevas alternativas didácticas; Intercambio de conocimientos con la comunidad; Investigación de las transformaciones a lo largo del tiempo. La investigación acerca de la inserción de saberes populares en la Enseñanza de las Ciencias es aún incipiente y se concentra en el desarrollo de nuevas alternativas didácticas, lo que muestra un movimiento en el sentido de aproximar, por medio de la investigación, los saberes populares del conocimiento escolar.

    Resumo em Inglês:

    We present a Science Education literature review about folk wisdom, trying to understand how this subject is approached by research in science education. We did a revision in six Brazilian periodicals that published articles about science education/science learning, between 2000 and 2012 and, subsequently, sought other publications from the same authors. After reading the papers, we classified them in four categories: Theoretical reflections; New educational alternatives; Knowledge exchange with the community; Investigation of transformation over time. Research on folk wisdom's inclusion in science education is still incipient and focuses on the development of new teaching alternatives. This shows a movement in the sense to approximate, through the research, conventional knowledge to school knowledge.
  • INOVAÇÃO CURRICULAR E FÍSICA MODERNA: DA PRESCRIÇÃO À PRÁTICA Artigos

    Barcellos, Marcília; Guerra, Andreia

    Resumo em Português:

    Pretende-se analisar a criação e a realização de uma proposta com vistas a implementar a mudança prescrita por um documento oficial e trabalhar a Teoria da Relatividade Restrita em sala de aula, principalmente por parte do protagonista da mudança, o professor. Nesse sentido, a pesquisa visa construir subsídios para responder à questão: Como um professor sensibilizado com a implementação da prescrição de um currículo diferenciado ressignifica e reconstrói o novo currículo a partir de sua prática docente? Para tal, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e, mais especificamente, um Estudo de Caso. A análise dos dados mostrou que a situação particular da pesquisa permitiu ao professor analisado construir novos significados à mudança prescrita, elegendo ênfases e omissões determinantes aos objetivos educacionais em questão.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo pretende analizar la creación y realización de una propuesta con el objetivo de implementar el cambio prescrito por un documento oficial y trabajar la Teoría de la Relatividad Especial en aula, principalmente por parte del protagonista del cambio: el maestro. La investigación visa construir subsidios para responder a la cuestión: ¿Cómo un maestro sensibilizado con la interpretación de la prescripción de un currículo diferenciado resignifica y reconstruye el nuevo currículo a partir de su práctica docente? Desarrollamos una investigación cualitativa y, más específicamente, un Estudio de Caso. El análisis de los datos mostró que la situación particular de la investigación permitió al maestro analizado construir nuevos significados al cambio prescripto, eligiendo énfasis y omisiones determinantes a los objetivos educacionales en cuestión.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to discuss the construction and implementation of a proposition to implement a mandatory curricular recommendation and to teach the Special Theory of Relativity in class, with focus on the protagonist of the change: the teacher. Therefore, this study aims to give subsidies to answer the question: how does a teacher who wants to implement the prescribed differentiated curriculum uses his teaching practice to reconstruct and re-signify the new curriculum? To answer this question, we developed qualitative research, specifically a Case Study. The analysis of the data indicate that context of development of this study, where the teacher participated as an author of the pedagogical process, allowed him to reconstruct the curriculum, choosing what issues should be highlighted and abandoned to achieve the pedagogical objectives.
  • CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM NO CAMPO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE Artigos

    Marinho, Julio Cesar Bresolin; Silva, João Alberto da

    Resumo em Português:

    O artigo busca compreender as concepções e as implicações da aprendizagem no campo da Educação em Saúde no contexto dos anos iniciais. Para tal, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa. Os dados foram interpretados pela Análise de Conteúdo, que nos permitiu a emergência de três categorias. Percebemos que, para uma aprendizagem significativa no campo da Educação em Saúde, é necessário que os professores partam do que é conhecido pelos alunos, possibilitem a tomada de consciência das ações em prol da saúde, para que o sujeito possa agir de forma autônoma. Se for desconsiderado o conhecimento prévio, e primar-se por uma aprendizagem sustentada pela criação de hábitos, o professor estará favorecendo a manifestação de um comportamento heterônomo.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo busca comprender las concepciones e implicaciones del aprendizaje en el campo de la Educación en Salud en el contexto de los primeros años de la Educación Primaria. Fue utilizado un abordaje metodológico cualitativo. Los datos fueron interpretados por el Análisis de Contenido, que nos permitió la emergencia de tres categorías. Percibimos que, para un aprendizaje significativo en el campo de la Educación en Salud, es necesario que los maestros partan de lo que es conocido por los alumnos, permitan la concientización de las acciones de salud, para que el sujeto pueda actuar de manera autónoma. Si es desconsiderado el conocimiento previo y se prima por un aprendizaje basado en la creación de hábitos, el maestro estará favoreciendo la manifestación de un comportamiento heterónomo.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to understand the concepts and implications of learning Health Education in elementary school. A qualitative methodology was used. Data were interpreted by Content Analysis. For a meaningful learning in Health Education to be reached, it was found necessary for teachers to start from what is known by the students thus fostering the awareness of actions at the expense of health, so that individuals can act autonomously. When disregarding prior knowledge and excelling and sustaining learning by repetition and habit creation, teachers favor the manifestation of a heteronomous behavior.
  • CURRÍCULO TEMÁTICO FUNDAMENTADO EM FREIRE-CTS: ENGAJAMENTO DE PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL Artigos

    Roso, Caetano Castro; Santos, Rosemar Ayres dos; Rosa, Suiane Ewerling da; Auler, Décio

    Resumo em Português:

    Este trabalho resultou da reflexão sobre vivência de professores (as) de física, em formação inicial, com a abordagem temática fundamentada em Freire-CTS. Buscamos responder à pergunta: como professores (as) em formação inicial posicionam-se frente à possibilidade de realizar encaminhamentos curriculares pautados pela abordagem temática durante seu estágio curricular e/ou no decorrer da sua atuação profissional? Utilizamos a Análise Textual Discursiva para analisar questionários respondidos por esses professores (as) ao final do trabalho. Como resultados, identificamos três categorias articuladas ao currículo: (i) da fragmentação disciplinar à interdisciplinaridade, (ii) temas da realidade dos estudantes como ponto de partida e (iii) abordagem temática: reconfiguração curricular ou nova metodologia? Ao final, sinalizamos desafios e potencialidades de currículos temáticos.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo resulta de la reflexión acerca de la vivencia de maestros de física en formación inicial, con abordaje temático fundamentado en Freire-CTS (Ciencia-Tecnología-Sociedad). Buscamos contestar a la pregunta: ¿Cómo maestros y maestras en formación inicial se posicionan frente a la posibilidad de realizar referencias curriculares alineadas por el abordaje temático durante su pasantía curricular y/o a lo largo de su actuación profesional? Utilizamos el Análisis Textual Discursivo para analizar cuestionarios respondidos por eses maestros y maestras al final del trabajo. Como resultados, identificamos tres categorias articuladas al currículo: (i) de la fragmentación disciplinaria a la interdisciplinaridad, (ii) temas de la realidad de los estudiantes como punto de partida y (iii) abordaje temático: ¿reconfiguración curricular o nueva metodología? Al final, señalamos desafíos y posibilidades de currículos temáticos.

    Resumo em Inglês:

    This work resulted from reflection about physics teachers' experience in initial training, with the thematic approach based on Freire-STS (Paulo Freire's Science - Technology - Society). We seek to answer the question: How teachers in initial training place themselves front of the possibility of performing curricular referrals guided by the thematic approach during his/hers traineeship and/or in the course of their professional practice? We use the Discursive Textual Analysis to analyze questionnaires answered by those teachers at the end of the work. We identified three categories articulated to the curriculum as a result: (i) from the disciplinary fragmentation to the interdisciplinarity, (ii) issues of students' reality as a starting point, and (iii) thematic approach: curricular reconfiguration or new methodology? At the end, we signaled potentialities and challenges of thematic curriculum.
  • A LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO NA DISCUSSÃO DE QUESTÕES ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Artigos

    Groto, Silvia Regina; Martins, André Ferrer P.

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisamos determinados aspectos das visões de ciência presentes em três obras da literatura de Monteiro Lobato, visando à utilização desse material na discussão de questões acerca da natureza da ciência em aulas de ciências. A análise das obras Reinações de Narizinho, A reforma da natureza e A chave do tamanho evidenciou a presença de trechos associados ao conhecimento científico que foram classificados em quatro categorias: linguagem científica, visão de cientista, método científico e valoração da ciência. Embora as histórias tragam elementos de visões de ciência consideradas inadequadas segundo alguns estudos da área da Didática das Ciências, consideramos que as obras poderiam ser utilizadas no Ensino Fundamental, principalmente para a problematização das visões de ciência e de cientista que veiculam.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, analizamos determinados aspectos de las visiones de ciencias presentes en tres obras de la literatura de Monteiro Lobato, buscando la utilización de este material en la discusión de cuestiones acerca de la naturaleza de la ciencia en clases de ciencias. El análisis de las obras "Travesuras de Naricita", "La Reforma de la Naturaleza" y "La Llave del Tamaño" evidenció la presencia de trechos asociados al conocimiento científico que fueron clasificados en cuatro categorías: lenguaje científico, visión de científico, método científico y valoración de la ciencia. Aunque las historias traigan elementos de visiones de ciencia consideradas inadecuadas segundo algunos estudios del área de la Didáctica de las Ciencias, consideramos que las obras podrían ser utilizadas en la Enseñanza Fundamental, principalmente para la problematización de las visiones de ciencia y de científicos que vehiculan.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we analyze certain aspects of the views of science presented in three works of Monteiro Lobato's literature. Our aim is to use this material to discuss issues regarding Nature of Science in science classes. The analysis of the works of Reinações de Narizinho, A Reforma da Natureza and A Chave do Tamanho revealed the presence of excerpts associated with the scientific knowledge that have been classified into four categories: scientific language, view of scientist, scientific method and appreciation of science. While the stories bring elements of science views considered inadequate according to some studies from Science Education, we believe that these works could be used at elementary school, especially for questioning the views of science and scientist they provide.
  • OS “OBJETOS DE ESTUDO” DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA SEGUNDO PESQUISADORES BRASILEIROS Artigos

    Abril, Olga L. Castiblanco; Nardi, Roberto

    Resumo em Português:

    Nesta pesquisa, optamos por investigar junto a pesquisadores em ensino de física brasileiros sobre os "objetos de estudo" deste campo, numa tentativa de identificar algumas características que permitam organizar núcleos de conteúdos a serem ensinados numa disciplina de Didática da Física. Também perguntamos sobre os métodos de pesquisa e os principais referenciais teóricos, além de realizar uma sucinta caracterização dos perfis profissionais desses pesquisadores, a fim de ampliar opções de compreensão das respostas à questão. Para tanto, aplicamos um questionário elaborado e validado, especificamente para cada pesquisador. Através da análise dos dados obtidos pudemos concluir que os "objetos de estudo" da pesquisa em ensino de física no Brasil são diversos, mas possíveis de ser entendidos em campos temáticos inter-relacionados. Além disso, constatamos o caráter multidisciplinar da pesquisa na área, o que nos permite deduzir que o ensino da Didática da Física deve ter esse mesmo caráter.

    Resumo em Espanhol:

    En esta investigación, optamos por explorar junto a investigadores brasileros en enseñanza de la física, acerca de los "objetos de estudio" de este campo, con el fin de identificar algunas características que permitan organizar núcleos de contenidos a ser enseñados en una asignatura de Didáctica de la Física. También preguntamos acerca de los métodos de investigación y los principales referenciales teóricos, además de realizar una breve caracterización de los perfiles profesionales de estos investigadores, buscando ampliar opciones de comprensión de las respuestas a la pregunta de investigación. Para esto, aplicamos un cuestionario elaborado y validado específicamente para cada investigador. A partir del análisis de datos obtenido, pudimos concluir que los "objetos de estudio" de la investigación en enseñanza de la física en Brasil son diversos, pero posibles de ser comprendidos en campos temáticos interrelacionados. Además, constatamos el carácter multidisciplinar de la investigación en el área, que nos permite deducir que la enseñanza de la Didáctica de la Física debe tener el mismo carácter.

    Resumo em Inglês:

    In this study, we investigate "objects of study" among Brazilian researchers in Physics Teaching, in an attempt to identify characteristics that allow the organization of themes or contents to be taught in a course called Didactics of Physics. Moreover, we decided to ask about the research methods and the main theoretical frameworks, as well as a succinct characterization of these researchers' professional profiles, in order to broaden the answers' understanding of the question. Such questions were asked through a validated questionnaire designed specifically for each researcher. Data collected allowed us to conclude that the "objects of study" in physics teaching's research in Brazil are diverse, but possible to be understood in interrelated thematic fields. We also found the research's multidisciplinary nature in the area, which allows us to deduce that teaching of Didactics of Physics must have the same character.
  • A REPRESENTAÇÃO DA GENÉTICA E DA EVOLUÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS UTILIZADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA Artigos

    Badzinski, Caroline; Hermel, Erica do Espírito Santo

    Resumo em Português:

    Foram analisados os conteúdos relacionados à genética e à evolução em seis livros didáticos de biologia do Ensino Médio, de acordo com o sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) de Biologia. Os livros avaliados não apresentaram todos os conteúdos sugeridos e expuseram diferentes abordagens para conteúdos em comum. Também foram analisadas 1.323 imagens, categorizadas segundo: iconografia; funcionalidade; relação com o texto; etiquetas verbais e conteúdo científico. A maioria das imagens foi classificada como fotografia, com funcionalidade informativa e cientificamente correta. Tal fato demonstra que os autores dos livros padronizam a escolha das imagens, priorizando alguns tipos em detrimento de outros. Deveria ser explorado o uso de imagens reflexivas, que permitem aos alunos pensar sobre o conteúdo.

    Resumo em Espanhol:

    Fueron analizados los contenidos relacionados a la genética y a la evolución en seis libros didácticos de biología de la Secundaria, como sugerido por los Parámetros Curriculares Brasileños de la Secundaria (en portugués, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCN+) de Biología. Los libros evaluados no presentaron todos los contenidos sugeridos y expusieron diferentes abordajes para contenidos en común. También fueron analizados 1323 imágenes, categorizadas por: iconografía; funcionalidad; relación con el texto; etiquetas verbales y contenido científico. La mayoría de las imágenes fue clasificada como fotografía, con función informativa y científicamente correcta. Tal hecho demuestra que los autores de los libros estandarizaron la elección de las imágenes, priorizando algunos tipos en detrimento de otros. Creemos que debería ser explotado el uso de imágenes reflexivas, que permitan que los alumnos reflexionen acerca del contenido.

    Resumo em Inglês:

    This research evaluates the contents related to Genetics and Evolution in six High School Biology textbooks, according to the suggestions made by the Biology's High School National Curriculum Parameters (PCN+). The evaluated books did not have all the suggested content and exposed different approaches in common content. We also analyzed 1323 images, which have been categorized by iconography; functionality; relation with the text; verbal labels and scientific content. Most images were classified as photography, with informative feature and were seen as scientifically correct. This fact shows that the author's books standardize the selection of images, prioritizing some types. We believe that reflective images that allow students to think about the content should be explored more.
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES POLIVALENTES Artigos

    Oliveira, Gerson Pastre de; Mastroianni, Maria Teresa M. R.

    Resumo em Português:

    O presente artigo traz resultados de uma pesquisa realizada com professoras polivalentes dos anos iniciais de uma escola da rede privada de São Paulo, que investigou quais são suas concepções a respeito do tema Resolução de Problemas, buscando compreender de que maneira elas exercem influência em sua prática. O quadro teórico recorre às ideias de Brousseau, especificamente àquelas relativas à teoria das situações didáticas (TSD) e ao conceito de contrato didático. A investigação, de abordagem qualitativa, valeu-se de dois instrumentos: um questionário, objetivando a análise dessas concepções, e posterior observação das aulas dessas professoras, de modo a permitir um confronto entre discurso e prática. Os resultados apontaram que os sujeitos compreendem a importância de seu papel problematizador nas aulas e valorizam o pensamento matemático dos alunos, contudo, ainda têm dificuldade em organizar um milieu antagonista, capaz de provocar desequilíbrios. Identificou-se, ainda, alguns efeitos do contrato didático, devidamente descritos nas análises.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada con maestras polivalentes de los años iniciales de una escuela de la red privada de São Paulo, que investigó cuáles son sus concepciones a respeto del tema Resolución de Problemas, buscando comprender de qué manera ellas influencian su práctica. El cuadro teórico recurre a las ideas de Guy Brosseau, específicamente a las relativas a la teoría de las situaciones didácticas (TSD) y al concepto de contracto didáctico. La investigación, de abordaje cualitativo, usa dos instrumentos distintos: un cuestionario con el objetivo de analizar esas concepciones y la posterior observación de las clases de esas maestras, de manera a permitir un confronto entre discurso y práctica. Los resultados muestran que los sujetos comprenden la importancia de su papel problematizador en aula y valoran el pensamiento matemático de los alumnos, pero todavía tienen alguna dificultad en organizar un milieuantagonista capaz de provocar desequilibrios. Además, fueron identificados efectos del contracto didáctico, debidamente descriptos a lo largo de los análisis.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of a research conducted with a private school's early grades polyvalent teachers in São Paulo. The research investigated what are their views on the subject "problem solving", trying to understand how they influence in the teachers' practice. The theoretical framework draws on Guy Brousseau ideas, specifically those related to the theory of didactic situations (TSD) and the concept of didactic contract. The research, qualitative approach, used two separate instruments: a questionnaire to analyze these concepts and the subsequent teachers classes' observation, to allow a confrontation between discourse and practice. The results showed that the subjects understand the importance of their role in problem-solving lessons and value the mathematical thinking of students, but still have some difficulty in organizing an antagonist milieu able to cause imbalances. Additionally, some effects of the didactic contract were found and equally described through the analysis.
  • A TEMÁTICA AMBIENTAL EM DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO Artigos

    Valdanha Neto, Diógenes; Kawasaki, Clarice Sumi

    Resumo em Português:

    Este artigo relata uma pesquisa que investigou em que medida e extensão a temática ambiental é desenvolvida em documentos curriculares nacionais do Ensino Médio, em continuidade a um estudo anterior que realizou similar investigação, porém em documentos curriculares nacionais do Ensino Fundamental (anos finais). Realizou-se uma análise do conteúdo dos documentos curriculares em uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional. Nesses documentos, a presença da temática ambiental é muito menor e menos significativa quando comparada aos do Ensino Fundamental; além de prevalecer uma concepção conservacionista/científica, trazendo uma visão reducionista e pouco politizada/crítica da temática ambiental no processo educativo. Distintamente, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio avançam na inclusão de uma educação ambiental crítica no currículo nacional da escola básica.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo relata una investigación que busca saber en qué medida y extensión la temática ambiental es desarrollada en documentos curriculares nacionales de la Educación Secundaria, en continuidad a un estudio anterior que realizó similar investigación, pero en documentos curriculares nacionales de la Educación Primaria (años finales). Fue realizado un análisis del contenido de los documentos curriculares en un abordaje cualitativo de la investigación educacional. En eses documentos, la temática ambiental es mucho más chica y menos significativa que la comparada a los de Educación Primaria; además de prevalecer una concepción conservacionista/científica, que trae una visión reduccionista y poco politizada/crítica de la temática ambiental en el proceso educativo. Distintamente, las nuevas Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Secundaria avanzan en la inclusión de una educación ambiental crítica en el Currículo Nacional de la Educación Primaria.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports a study that investigated in which extension the environmental theme is developed in national curriculum documents for high school; continuing a previous similar research undertaken, nevertheless, in national curriculum documents towards elementary school (final years). Curriculum documents' content analysis was conducted in a qualitative approach of educational research. Within high school curriculum documents, the presence of environmental issues is inferior and less significant when compared to the elementary school, as well as with a predominantly conservationist/scientific approach, bringing a reductionist and less politicized/critical view of environmental issues. Distinctively, the new National Curriculum Guidelines for High School advance in the inclusion of a critical environmental education in the national curriculum for basic school.
  • REVISITANDO A BASE DE CONHECIMENTOS E O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Artigos

    Fernandez, Carmen

    Resumo em Português:

    A literatura, em especial da área de ensino de ciências, tem apontado uma base de conhecimentos para professores que delimita e caracteriza essa profissão. Dentre estes, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, na sigla em inglês), representa o conhecimento que os professores utilizam no processo do ensino, distinguindo o professor de uma dada disciplina de um especialista dessa disciplina e tem sido considerado um modelo frutífero para a investigação sobre os professores de ciências e, para subsidiar currículos e propostas de formação inicial e contínua. Por outro lado, existe pouca literatura em português e, a julgar pela sua importância no cenário internacional e pelo problema com as traduções de alguns termos, justifica-se fornecer um panorama da literatura em ensino de ciências apresentando os componentes da base de conhecimentos de professores e, em particular, o PCK, os modos estabelecidos para seu acesso, além de apresentar uma análise crítica aos modelos propostos.

    Resumo em Espanhol:

    La literatura, en especial en el área de la enseñanza de ciencias, apunta a una base de conocimientos de maestros que delimita y identifica esa profesión. Dentre ellos, el Conocimiento Pedagógico del Contenido (PCK en la sigla en inglés), representa el conocimiento que los maestros utilizan en el proceso de enseñanza, que distingue un maestro de una disciplina de un especialista de esa disciplina y ha sido considerado un modelo fructífero para la investigación acerca de los maestros de ciencias y, para subsidiar currículos y propuestas de formación inicial y continua. Por otro lado, existe poca literatura en portugués y, a juzgar por su importancia en el escenario internacional, y por el problema con las traducciones de algunos términos, justificase un panorama de la literatura en la enseñanza de ciencias presentando los componentes de la base de conocimientos de maestros y, en particular, del PCK y los modos establecidos para para el acceso. Además, presentamos un análisis crítica de los modelos propuestos

    Resumo em Inglês:

    The literature, especially in science teaching has appointed a professional knowledge base for teaching, which defines and characterise the teaching profession. Among these, the Pedagogical Content Knowledge (PCK) represents the knowledge that teachers use in the educational process and distinguishes a teacher of a given discipline from an expert of that discipline and has been considered a fruitful model for research on science teachers and for support curricula and proposals for initial and continuing training. On the other hand, there is little literature in Portuguese and, judging its importance in the international scene and the problems with translations of some terms, an overview of the literature on science education presenting the components of the knowledge base and PCK, the models set for its access and its documentation is justified. The paper also presents a critical analysis of the proposed models.
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br