Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 18, Número: 1, Publicado: 2016
  • COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA Articles

    Briccia, Viviane; Carvalho, Anna Maria Pessoa de

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho analisamos a formação continuada, a prática e as reflexões de um grupo de professoras de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo em um projeto de inovação, com a intenção de observar quais fatores foram fundamentais para a inserção dessas docentes na Educação Científica. Utilizamos três tipos de dados: interações verbais na formação em serviço, entrevista e análise de aulas. Observamos que a participação das professoras em atividades como aprendizes, seguidas de reflexões e de espaços de trocas, foi fundamental para a inserção das docentes em práticas relacionadas ao Ensino de Ciências pouco trabalhada nos Anos Iniciais. Concluímos que a articulação de diversas competências é um fator fundamental para essa inserção e que tais competências envolvem desde o planejamento docente até as relações sociais que são estabelecidas dentro do ambiente escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este trabajo analizamos la formación continuada, la práctica y las reflexiones de un grupo de maestras de una Escuela Municipal de Primaria en São Paulo en un proyecto de innovación, con la intensión de observar cuales factores fueron fundamentales para la inserción de dichas docentes en la Educación Científica. Utilizamos tres tipos de datos: interacciones verbales en la formación, entrevista y análisis de clases. Observamos que la participación de las maestras en actividades como aprendices, seguidas de reflexiones y de espacios de cambios, fue fundamental para la inserción de las docentes en prácticas relacionadas a la enseñanza de las Ciencias poco trabajadas en los años iniciales. Concluimos que la articulación de diversas habilidades es un factor fundamental para esa inserción y que tales habilidades van desde el planeamiento docente hasta las relaciones sociales establecidas dentro del ambiente escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The purpose of this paper is to analyze the ongoing training, practice and reflections of a group of teachers from a municipal elementary school in the City of São Paulo focusing an innovative project aimed at observing what factors are essential to theirwork in science teaching. We used three types of data: oral interactions in the course of in-service training; interviews; and analysis of classes. We noted that the teachers' participation in activities in the role of apprentices, followed by reflections and space for exchanges, was fundamental to their science teaching practice, rarely dealt with in the early school years.We concluded that articulation of the various competencies is a key factor in this science-teaching endeavor and that such competencies range from the teaching plan right through to the social relations established within the school environment.
  • FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS Articles

    Gomes, Isabel; Cazelli, Sibele

    Resumo em Português:

    RESUMO: A despeito do uso frequente da mediação humana em museus de ciência há pouco investimento na formação de profissionais para a função. O presente trabalho visa analisar a formação de mediadores em dois museus de ciência, a partir da compreensão dos saberes mobilizados nesse processo. A coleta de dados consistiu na observação de cursos de formação de mediadores, em entrevistas com profissionais atuantes nos processos estudados e questionários autoaplicados com mediadores. A formação de mediadores incluiu cursos organizados pelos museus em questão, mas também a formação acadêmica prévia, a prática e o diálogo entre os mediadores. Os processos estudados envolveram, com ênfases distintas em cada caso, saberes disciplinares, da formação profissional e da experiência, todos essenciais a uma boa prática.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Aunque haya uso frecuente de mediación humana en museos de ciencias, hay poco investimento en la formación de profesionales para la función. El presente trabajo busca analizar la formación de mediadores en dos museos de ciencias, a partir de la comprensión de los saberes movilizados en ese proceso. La recopilación de datos consistió en la observación de cursos de formación de mediadores, entrevistas con profesionales actuantes en los procesos estudiados y cuestionarios auto-aplicados con mediadores. La formación de mediadores incluyó cursos organizados por los museos en cuestión y también suformación académica anterior, la práctica y el dialogo entre los mediadores. Los procesos estudiados incluyen, con énfasis distintas en cada caso,saberes disciplinarios de formación profesional y de la experiencia todos esenciales a una buena práctica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Despite the frequent use of human mediation in science museums, there is little investment in training professionals for the role. The present work analyzes mediatortraining in two science museums by understanding the knowledge comprehension mobilized in these processes. Data collection consisted of training courses for mediators' observation, interviews with professionals working in the studied processes and self-administered questionnaires with mediators. The mediator training included courses organized by the museums in question, but also prior academic training, practice and dialogue among mediators. The processes studied involved disciplinary, training and experience knowledge, with different emphasis in each case.
  • TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA Articles

    Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Lisboa, Débora do Prado; Oliveira, Denise do Prado Lisboa; Coutinho, Francisco Ângelo

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo apresenta a teoria ator-rede como uma abordagem que permite entender a complexidade da rede de produção sociomaterial do conhecimento científico. Como exemplo de estudo, toma a tarefa de analisar o conto "O alienista", de Machado de Assis. Metodologicamente, o artigo procura identificar os personagens e as entidades, descrevendo as suas ações e as suas associações. Com a construção desse relato, pretende-se, ainda, apresentar como Machado de Assis torna evidente de que maneira o conhecimento científico é utilizado como um instrumento de poder e de dominação. Espera-se que a análise aqui realizada possibilite a construção de estratégias de ensino que utilizem o conto machadiano como mediador do entendimento dos processos de produção da ciência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo presenta la teoría actor-red como un abordaje que permite comprender la complexidad de la red de producción socio-material del conocimiento científico. Como ejemplo de estudio, analizamos el cuento "O alienista", de Machado de Assis. Metodológicamente, el artículo busca identificar los personajes e identidades, describiendo sus acciones y sus asociaciones. Con la construcción del relato, se pretende todavía presentar cómo Machado de Assis torna evidente de qué manera el conocimiento científico es utilizado como instrumento de poder y dominación. Se espera que el análisis aquí realizado posibilite la construcción de estrategias de enseñanza que utilicen el cuento machadiano como mediador de la comprensión de los procesos de producción de la ciencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The paper presents the actor-network theory with an approach that allows us to understand the complexity of scientific knowledge's socio-material production network. As an example, we analyze Machado de Assis' short story "O alienista". Methodologically, the paper searches to identify the characters and the entities by describing their actions and associations. With the report's production, we also intend to explore how Machado de Assis reveals the way in which scientific knowledge is used as a power and domination tool. We hope our analysis make the construction of teaching strategies that use Machado de Assis' short stories possible, as a way of understanding the processes of producing science.
  • MODELAR EXPRESSÃO GENÉTICA PARA O APRENDIZADO DE DOENÇAS GENÉTICAS NO ENSINO MÉDIO Articles

    Prego, Noa Ageitos; Puig, Blanca

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo apresenta o desenho e análise de uma atividade de modelagem sobre a expressão dos genes enquadrada em uma sequência didática para trabalhar doenças genéticas com alunos de Ensino Médio. O estudo se desenvolve a partir de uma tese de doutorado sobre o desempenho de práticas científicas na aprendizagem sobre genética. Propomos a modelagem como meio de que ajuda a dar visibilidade e a entender os mecanismos implicados na expressão genética. As seguintes perguntas guiam este trabalho: 1) Como são os modelos materiais elaborados pelos estudantes de Ensino Médio para explicar a expressão genética?; 2) Em que medida eles explicam a expressão genética com base nos modelos elaborados e os relacionam com a anemia falciforme? Os resultados mostram que todos os grupos mobilizaram ideias e noções de genética para elaborar seus modelos materiais, ainda que em alguns casos eles se limitaram a nomear e a situar os elementos envolvidos na expressão genética. Por outro lado, a modelagem da expressão genética com o kit permitiu aos estudantes elaborar uma explicação sobre os mecanismos que intervém na expressão genética. Os cinco grupos conseguiram ampliar e melhorar seus modelos no momento de justificá-los por escrito ou comunicá-los verbalmente, o que manifesta o potencial de um enfoque de modelagem baseado nas diferentes fases propostas por Justi (2006).

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Se presenta el diseño y análisis de una actividad de modelización sobre la expresión de los genes enmarcada en una secuencia didáctica para trabajar enfermedades genéticas con alumnado de secundaria. El estudio se desarrolla en el marco de una tesis doctoral sobre el desempeño de prácticas científicas en el aprendizaje de genética. Proponemos la modelización como medio que ayuda a visibilizar y a comprender los mecanismos implicados en la expresión de los genes. Las preguntas que guían este trabajo son: 1) ¿Cómo son los modelos materiales que elaboran los estudiantes de secundaria para explicar la expresión de los genes?; 2) ¿En qué medida explican la expresión de los genes en base a los modelos elaborados y los relacionan con la anemia falciforme? Los resultados muestran que todos los grupos movilizaron ideas y nociones de genética para elaborar sus modelos materiales, aunque en algunos casos se limitaron a nombrar y a situar los elementos involucrados en la expresión de los genes. Por otro lado, la modelización de la expresión de los genes con el kit permitió al alumnado elaborar una explicación sobre los mecanismos que intervienen en la expresión de los genes. Los cinco grupos lograron ampliar y mejorar sus modelos a la hora de justificarlos por escrito o comunicarlos verbalmente, lo que pone de manifiesto el potencial de un enfoque de modelización basado en las distintas fases propuestas por Justi (2006).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This study presents the design and analysis of a modelling-based activity about gene expression framed in a sequence about genetic diseases for secondary students. The research is part of a broader investigation embedded in a thesis on students' enactment of scientific practices in a Genetics learning context. We propose modelling as a way to visualize and to better understand the mechanisms involved in gene expression. The research questions are: 1) How are the material models that secondary students elaborate in order to explain gene expression?; 2) to what extent do t hey explain gene expression using their material models and are able to relate them with sickle cell disease? The results show that all groups mobilize genetic ideas and notions to build their models, although in some cases they limit to name and locate the elements involved in gene expression. On the other hand, modelling gene expression using the kit allows the students to construct an explanation about the mechanisms participating in gene expression. The five groups expanded and improved their models when they had to justify them in their writing reports or orally. This reveals the potential of using a modelling approach based on the stages proposed by Justi (2006).
  • O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR POR ALUNOS EM AULAS DE BIOLOGIA Artigos

    Trazzi, Patricia Silveira da Silva; Oliveira, Ivone Martins de

    Resumo em Português:

    RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos do processo de apropriação dos conceitos de "fotossíntese" e "respiração celular" em aulas de Biologia por alunos da 1ª série do Ensino Médio. A matriz teórico-metodológica utilizada é a histórico-cultural. A metodologia foi de cunho qualitativo/colaborativo e apresentou como instrumento de produção dos dados registros em diário de campo das reuniões formativas, do planejamento conjunto das aulas e das observações em sala de aula. Além disso, foram feitas gravações em vídeos das aulas e coleta de registros escritos produzidos pelos alunos. As análises apontaram que, a partir da ação mediada intencional realizada pela professora, emergiram indícios de apropriação de conceitos científicos com níveis distintos de generalização e integração conceitual.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Esta investigación tiene como objetivo analizar aspectos del proceso de apropiación de los conceptos fotosíntesis y respiración celular en clases de biología para estudiantes del primer año de la secundaria. La matriz teórica y metodológica utilizada es la histórico-cultural. La metodología fue de carácter cualitativo/colaborativo y se presentó como instrumento de producción de los siguientes datos: registros de los diarios de campo de las reuniones de formación, de la planificación conjunta de las lecciones y observaciones en el aula. Además, fueron hechas grabaciones en video de las clases y recolección de registros escritos hechos por los estudiantes. El análisis mostró que, a partir de la acción mediada intencional realizada por el maestro, surgió la apropiación de las pruebas de los conceptos científicos con diferentes niveles de generalización e integración conceptual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This research's main goal is to analyze appropriation process aspects of photosynthesis and cell-breathing concepts in biology classes by freshman high school students. The theory-method matrix used is the historic-cultural. Methodology was qualitative/collaborative and presented as data production instrument the registers done daily by the teachers during the formative meetings, class planning made collectively and classroom observation. Classes' video recordings and written registers made by students were also taken into account. The analysis points that, from intentional mediated action made by the teacher, clues of scientific concepts appropriation emerged with distinct levels of generalization and conceptual integration.
  • AFETIVIDADE E METACOGNIÇÃO EM PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE SUA APRENDIZAGEM EM FÍSICA Artigos

    Pereira, Marta Maximo; Abib, Maria Lucia Vital dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO: A complexidade dos processos de ensino e aprendizagem em Física é um desafio tanto para professores como para pesquisadores em educação em ciências. Neste trabalho, investigou-se como as percepções dos estudantes sobre sua aprendizagem em Física se relacionam a aspectos cognitivos, afetivos e metacognitivos que permeiam tais processos. Foram analisadas as respostas de alunos de Ensino Médio a um questionário com perguntas abertas. Utilizaram-se como fundamentação teórica a perspectiva vigotskiana da relação entre a cognição e a afetividade e os conhecimentos metacognitivos. Concluiu-se que as percepções dos estudantes sobre suas aprendizagens, expressas em conhecimentos metacognitivos, colocam, por um lado, o professor e sua perspectiva de ensino em posição central nas explicações sobre os êxitos e, por outro, apontam características pessoais como as principais responsáveis pelos fracassos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: La complejidad de los procesos de enseñanza y aprendizaje de Física es un reto para profesores e investigadores en educación en ciencias. En este trabajo, se investigó cómo las percepciones de los estudiantes sobre su aprendizaje de Física se relacionan con aspectos cognitivos, afectivos y metacognitivos que permean tales procesos. Se anlizaron las respuestas de alumnos de bachillerato a un cuestionario con preguntas abiertas. La perspectiva vygotskyana de la relación entre cognición y afectividad y los conocimientos metacognitivos constituyeron el marco teórico del estudio. Se concluyó que las percepciones de los estudiantes sobre su propio aprendizaje, en términos de conocimientos metacognitivos, ponen de manifiesto, por un lado, la posición central del docente y de su perspectiva de enseñanza en las explicaciones de los éxitos y, por otro, las características personales como las principales responsables por los fracasos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Physics teaching and learning processes' complexity is a challenge for both teachers and researchers in science education. In this study, we investigated how students' perceptions of their own physics learning are related to cognitive, affective and metacognitive aspects involved in such processes. Answers given by high school students to a questionnaire with open questions were analyzed. The Vygotskian perspective of relationship between cognition and affectivity and metacognitive knowledge were used as theoretical framework. It was possible to conclude that the students' perceptions about their learning, expressed in metacognitive knowledge, put the teacher and his teaching's perspective in a central position in the explanations of success. On the other hand, the questionnaire's answers indicated personal characteristics as the main responsible for failure.
  • ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Artigos

    Brito, Liliane Oliveira de; Fireman, Elton Casado

    Resumo em Português:

    RESUMO: O presente estudo aponta o ensino de ciências por investigação como uma prática pedagógica que facilita a alfabetização científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para fazer o levantamento dos dados, uma sequência didática foi aplicada abordando a temática "De onde vem o arco-íris?". A pesquisa é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação e foi desenvolvida em um 5º ano de Ensino Fundamental. Os resultados revelaram que os alunos, quando convidados a fazer investigações semelhantes às feitas pela cultura científica, desenvolvem conteúdos conceituais em um contexto dotado de significados. De tal modo, os alunos se tornam capazes de utilizar conceitos científicos como instrumentos de leitura, significação e compreensão do mundo, isto é, alfabetizam-se cientificamente.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Esta investigación apunta la enseñanza de las ciencias por investigación como una práctica pedagógica que facilita la alfabetización científica en los primeros años de la Primaria. Para levantar los datos, una secuencia didáctica fue aplicada abordando la temática "De donde viene el arcoíris?". La investigación es cualitativa y del tipo investiga-acción y fue desarrollada en una clase del quinto año de la Primaria. Los resultados revelan que los alumnos, cuando invitados a hacer sus investigaciones semejantes a las hechas por la cultura científica, desarrollan contenidos conceptuales en un contexto lleno de significados. De tal manera, los alumnos se vuelven capaces de utilizar conceptos científicos como instrumentos de lectura, significación y comprensión del mundo, o sea, se alfabetizan científicamente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This study defends science teaching by research as a pedagogical practice that facilitates scientific literacy in primary school's first years. To collect data, a didactic sequence was applied addressing the theme "Where does the rainbow come from?" The research is qualitative and of the action-research kind. It was developed in a primary school's 5th year class. The results revealed that students develop conceptual contents in a context endowed with meaning when invited to do research similarly to those made by the scientific culture. In this way, students become able to use scientific concepts such as reading instruments, meaning and understanding of the world, which means they become scientifically literate.
  • CONHECER AS CORES SEM NUNCA TÊ-LAS VISTO Artigos

    Bianchi, Cristina; Ramos, Kim; Barbosa-Lima, Maria da Conceição

    Resumo em Português:

    RESUMO: Ensinar cores a cegos de nascimento é um desafio para professores de física, porém insistimos em fazê-lo. Propomos levar em consideração que todos os sentidos são mobilizados no processo de aprendizagem, sendo assim, multissensorial. O sentido da visão, em nosso caso de estudo, será substituído por outros. Considerando que a formação de conceitos é um processo sociolinguístico, avaliamos e averiguamos o conteúdo imagético do conceito de cores em um teste de associação livre com estudantes cegos e videntes. Concluímos que tais conceitos não dependem exclusivamente do visual; outras associações estão envolvidas na sua construção, embora saibamos que nenhum outro sentido fará um cego perceber visualmente as cores. Assim, é possível uma concepção segundo a qual o ensino de cores a alunos cegos deixe de ser um desafio intransponível.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Enseñar los colores a ciegos de nacimiento es un desafío para maestros de física, pero insistimos en hacerlo. Propusimos llevar en consideración que todos los sentidos son movilizados en el proceso de aprendizaje, siendo plurisensorial. El sentido de la visión, en nuestro caso de estudios, será sustituido por otros. Considerando que la formación de conceptos es un proceso socio-lingüístico, evaluamos y averiguamos que el contenido de imágenes del concepto de colores en un test de conceptos no depende exclusivamente del visual. Otras asociaciones están involucradas en su construcción, aunque sepamos que ningún otro sentido hará que un ciego perciba visualmente los colores. Así, es posible una concepción en la que la enseñanza de los colores a alumnos ciegos deje de ser un desafío imbatible.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Teaching colors to blind students has been a challenge for physics teachers. However, we insist on trying to do so, considering that all senses are mobilized in the learning process and that concept formation is a sociolinguistic process. In this manner, the sense of sight, lacking in our case study, can be replaced by others in multisensorial learning. We evaluated imagistic content about the color concept and ascertained its multisensory origin in a free association test with blind and sighted students. Although any other sense could ever make a blind person visually perceive colors, we conclude that the concept of color depends not only on the sense of sight, and that other associations are involved in their significance construction. Thus, it is possible that teaching colors to blind students can stop being such an unbeatable challenge.
  • Erratum: RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO DE FÍSICA NO DISCURSO DE PROFESSORES Errata

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br