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Revista da Educação Física / UEM, Volume: 22, Número: 4, Publicado: 2011
  • Exploração do mundo através de experiências elementares de movimento Artigo De Opinião

    Hildebrandt-Stramann, Reiner

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute a relação entre as atividades motoras das crianças e sua compreensão do nosso mundo. Para as crianças a atividade motora é uma forma de compreender o mundo. Tomando essa premissa como ponto de partida o artigo concentra-se em idéias antropológicas que pretendem explicar como a compreensão do nosso mundo por meio da atividade motora pode ser uma parte vital da educação básica dos seres humanos. Assim, as relações entre a atividade motora e desenvolvimento, atividade motora e percepção serão discutidas. Estas relações podem ser ilustradas, por exemplo, na explicação do significado simbólico das atividades motoras. Funke-Wieneke (1997) definiu quatro funções do movimento, que dão suporte o desenvolvimento físico das crianças. Com base nesses temas funções exigentes da atividade motora são introduzidas e encenadas e, assim, oferecem suporte para apoiar as crianças na compreensão do nosso mundo por meio da atividade motora.

    Resumo em Inglês:

    The following article discusses the relation between children’s motor activities and their understanding of our world. For children motor activity is a way to understand the world. Taking this assumption as a starting point the article focuses on anthropological ideas that intend to explain how the understanding of our world through motor activity can be a vital part of the basic education of human beings. The relations between motor activity and development, perception and motor activity are being discussed. These are illustrated by giving an example that explains the symbolic meaning of motor activities. Funke-Wieneke (1997) have defined four functions of movement which support the physical development of children. Based on these functions themes demanding motor activity are introduced and staged and thus support children to understand our world through motor activity.
  • Crenças e expectativas constituídas ao longo da carreira docente em educação física Artigos Originais

    Farias, Gelcemar Oliveira; Nascimento, Juarez Vieira do; Graça, Amândio; Batista, Paula Maria Fazendeiro

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar as crenças, as perspectivas e as expectativas constituídas, ao longo da carreira docente, pelos professores de Educação Física da rede pública municipal de Porto Alegre. Participaram do estudo, de caráter descritivo-exploratório, 64 professores de Educação Física vinculados à rede municipal de Porto Alegre - RS. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário, composto de questões abertas e fechadas. As informações foram inseridas e categorizadas no Software Nvivo 7 por recurso à análise de conteúdo. De modo geral, os resultados indicam que o gênero e os anos de docência são os fatores que melhor discriminam as crenças e expectativas dos professores investigados. Além disso, os dados revelaram que as crenças centram-se em fatores profissionais e pessoais, no conteúdo da disciplina e no aluno, enquanto as expectativas enunciadas pelos professores estão relacionadas à satisfação profissional e as perspectivas são resultantes de crenças e expectativas originadas no decorrer da carreira docente.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to analyze the beliefs and the expectations constituted along teaching career, by the teachers of Physical Education from public education in Porto Alegre. 64 Physical Education teachers participated in the descriptive study with exploratory character; they were linked to the municipal net of Porto Alegre - RS. In order to collect data a questionnaire was used, composed by open and closed questions. Information were inserted and classified by the Software Nvivo 7 adopting as resource the content analysis. In general, the results indicate that the gender and years of teaching are the factors that best discriminates the beliefs and the investigated teachers' expectations. Besides, the data has revealed that the beliefs are centered in professional and personal factors, in the content of the discipline and in the student. While the expectations reported by the teachers are related to the professional satisfaction, the perspectives are resultant from the faiths beliefs and expectations originated during teaching career.
  • Adaptação e validação da versão portuguesa Peabody Developmental Motor Scales-2: um estudo com crianças pré-escolares Artigos Originais

    Saraiva, Linda; Rodrigues, Luis Paulo; Barreiros, João

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou testar as propriedades psicométricas das Peabody Developmental Motor Scales II (PDMS-2) (FOLIO; FEWELL, 2000) em uma amostra de crianças pré-escolares portuguesas. A versão portuguesa PDMS-2 foi aplicada de acordo com o protocolo de avaliação descrito no manual dessa versão a 540 crianças com idades compreendidas entre 36 e 71 meses, provenientes de quinze estabelecimentos do ensino pré-escolar público. Os resultados da análise fatorial confirmatória (S-Bχ2=3.3, p=.349; CFI=1.0; NFI=.99; NNFI=.99; RMSEA=.013) suportam que a versão portuguesa apresenta um modelo de dois fatores (motricidade fina e motricidade global), tal como a versão original. A maioria dos subtestes apresentou um bom índice de consistência interna (α=.76 a .95) e uma boa estabilidade teste-reteste (ICC=.85 a .95). Os resultados indicam que a versão portuguesa PDMS-2 é um instrumento preciso e válido para avaliar as habilidades motoras globais e finas das crianças portuguesas em idade pré-escolar.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to examine the psychometric proprieties of the Peabody Developmental Motor Scales II (PDMS-2) (FOLIO; FEWELL, 2000), using a Portuguese sample group. The Portuguese version of PDMS-2 was applied, according to the manual guidelines of PDMS-2, to 540 children, aged 36 to 71 months from fifteen preschools. The results of the confirmatory factor analysis (S-Bχ2=3.3, p=.349; CFI =1.0, NFI =.99, NNFI=.99, RMSEA =.013) support that the Portuguese version presents a model of two factors (Fine and Gross Motor) as does the original version. Most of the subtests showed a good internal consistency (α = .76 to .95) and good test-retest reliability (ICC = .85 to .95). These findings indicate that the Portuguese version PDMS-2 is an accurate and valid tool to assess the gross and fine motor skills of Portuguese preschoolers.
  • Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes contextos escolares Artigos Originais

    Cotrim, João Roberto; Lemos, Anderson Garcia; Néri Júnior, João Evangelista; Barela, José Angelo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças que cursaram o Ensino Fundamental I em contextos escolares diferentes. Foram escolhidas aleatoriamente quinze crianças de uma escola pública (CEPub) e 15 de uma escola particular (CEPar), todas matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental I. As crianças da CEPar tiveram, ao longo das primeiras quatro séries do Ensino Fundamental I, aulas de Educação Física com profissional da área, enquanto as do grupo CEPub tiveram atividades com professor da grade regular, sem formação em Educação Física. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes Locomotor e Controle de Objeto do Test of Gross Motor Development, tendo-se obtido o valor bruto e a idade motora equivalente. MANOVAs indicaram valores brutos e idade motora equivalente inferiores para o grupo CEPub quando comparados com os valores do grupo CEPar. Finalmente, testes t não indicaram diferença entre idade motora equivalente e idade cronológica para o grupo de CEPar, porém indicaram idade motora equivalente inferior à idade cronológica para o grupo de CEPub, no subteste Controle de Objeto. Esses resultados indicam que o contexto escolar influencia o curso de desenvolvimento motor de crianças.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to verify the development of fundamental motor skills in elementary school children with different scholar environment. Fifteen children from a public school (CPub) and 15 children from a private school (CPri) were randomly chosen, from all enrolled in the 5th grade. Children from the CPri were enrolled, along the first four grades of elementary school, in physical activities developed by a Physical Education teacher whereas the activities for the CPub were ministered by the teacher without specific major degree. All the children were videotaped performing the Locomotor and object control subtests of the Test of Gross Motor Development, obtaining the raw score and the age equivalent. MANOVAs indicated that lower raw scores for the CPub group. Age equivalent of the object control subtest also was lower for the CPub group. Finally, t tests indicated no difference between age equivalent and chronological age for the CPri group, however, indicated lower age equivalent than chronological age in the control object subtest. These results indicate that school context influences children’s motor development.
  • Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão Artigos Originais

    Oliveira, Marcela; Romera, Liana Abrão; Marcellino, Nelson Carvalho

    Resumo em Português:

    Na sociedade moderna o uso e abuso de drogas constituem um problema frequente e em contínuo crescimento. Os usuários de drogas - lícitas ou não −, especialmente quando na fase da juventude, estão presentes na periferia, nos bairros privilegiados, nas instituições escolares privadas na mesma intensidade que nas da rede pública, e hoje apresentam quase os mesmos números quando a relação refere-se à comparação entre gêneros. Não obstante a multiplicidade de fatores que compõem este fenômeno, na presente pesquisa ele foi analisado a partir das imagens e discursos veiculados pela grande mídia, em especial pela televisão, e de seus impactos na vivência de lazer da juventude. A metodologia utilizada para a análise de 18 propagandas de cerveja corresponde à semiótica de Martine Joly. Pode-se concluir que o conteúdo das peças publicitárias analisadas destaca somente a parte “benéfica” do ato de ingerir bebidas nas vivências de lazer.

    Resumo em Inglês:

    The use and abuse of drugs are growing problems that occur quite often in modern society. The users of legal or illegal drugs, especially when young, are found both in the suburbs and in privileged districts, in private schools as often as in the public school network. And when comparing the use of drugs by men and women, figures are almost the same. Notwithstanding the multiplicity of factors composing such phenomenon, in the present research, the analysis refers to the images and discourses conveyed by the great media, especially television, and their impacts on the youth’s leisure experience. The methodology used in the analysis of eighteen beer propaganda campaigns is that of Martine Joly’s semiotics. We conclude that the contents of the analyzed propaganda pieces emphasize only the “beneficial” part of the drinking of alcoholic beverages in leisure experiences.
  • Capacidade de adaptação e estima sexual em atletas deficientes físicos Artigos Originais

    Martins, Caroline Pereira; Mendes, Aline Knepper; Cardoso, Fernando Luiz

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou investigar a capacidade de adaptação e o nível de estima sexual em 69 atletas deficientes físicos. As escalas utilizadas foram resiliência e estima sexual. Para a análise de dados foram adotadas a estatística descritiva e a estatística inferencial. A média de idade foi de 30 anos, enquanto o tempo médio de deficiência física foi de 18,5 anos. Os participantes foram classificados em portadores de deficiência adquirida (68,1%) e de deficiência congênita (31,9%). Apresentaram elevado nível de resiliência (90,9% dos homens e 87,5% das mulheres) e alto nível de estima sexual (70,7% dos homens e 80% das mulheres). Comparando os níveis de resiliência e estima sexual entre homens e mulheres e entre as deficiências congênita e adquirida, não foram encontradas diferenças significativas. Das 25 questões de resiliência, cinco apresentaram correlações com a classe econômica, e o mesmo ocorreu no instrumento de estima sexual (quatro das dez questões). Acredita-se que esses resultados estejam relacionados à participação em competições esportivas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze the capacity of adaptation and the level of sexual esteem in 69 physically disabled athletes. Two scales were used: the resilience and sexual esteem. For data analysis descriptive and inferential statistics were adopted. The average age was 30 years and the middle time of physical deficiency was of 18,5 years. Participants were classified in acquired deficiency (68,1%) and congenital (31,9%). They presented elevated level of resilience: 90,9% of men and 87,5% of women; in the sexual esteem they presented high level: 70,7% of the men and 80% of the women. Comparing the levels of resilience and sexual esteem between men and women and between congenital and acquired deficiency, significant differences weren’t found. Of 25 questions of resilience, 5 presented correlations with economical class, as well as sexual esteem (4 of 10 questions). It’s believed that these results are related to the participation in sporting competitions.
  • O estado da arte de comunidades quilombolas no Paraná: produção de conhecimento e práticas corporais recorrentes Artigos Originais

    Souza, Thaís Godoi de; Lara, Larissa Michelle

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa analisou a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná, para identificar seu conteúdo e, especialmente, para saber se as práticas corporais são recorrentes nessas investigações e de que forma são apresentadas. Para tanto, foi necessário, por meio do Estado da Arte, mapear os estudos realizados sobre quilombolas no Paraná, identificando categorias e reconhecendo as produções teóricas que contemplassem as práticas corporais. Os dados demonstram que a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná é recente e se centra nas categorias legalidade, questão agrária/território, conceito de quilombo e educação, com raras incursões pela categoria práticas corporais. Atentam, ainda, para a necessidade de investigações que percebam como essas comunidades produzem cultura e reafirmam suas práticas corporais.

    Resumo em Inglês:

    This research examined the knowledge production about quilombolas communities in Paraná, identifying their content and, especially, if the bodily practices are recurring in these investigations and how they are presented. Thus, it was necessary, through the State of the Art, mapping studies on quilombolas in Parana, identifying the categories and acknowledging the theoretical productions about the bodily practices. The data demonstrate that the production of knowledge about quilombolas communities in Paraná is recent, focused in categories as legality, agrarian question/territory, concept of quilombola and education, with occasional forays in the category bodily practices. In addition, the data show the need for investigations to understand how these communities produce culture and reaffirm their bodily practices.
  • “O que eu transformaria? Muita coisa!”: os saberes e os não saberes docentes presentes no estágio supervisionado em Educação Física Artigos Originais

    Martiny, Luis Eugênio; Gomes-da-Silva, Pierre Normando

    Resumo em Português:

    A finalidade desta investigação foi identificar os saberes e os não saberes docentes mobilizados e/ou adquiridos nas práticas pedagógicas dos futuros professores quando estes se encontram no estágio supervisionado. Com base em pesquisa documental, foram analisados 48 documentos, contidos nos Relatórios Finais, que continham as reflexões escritas de oito futuros professores que realizaram suas intervenções docentes no primeiro semestre de 2010, em escolas públicas do município de João Pessoa - PB. Para realizar a coleta destes dados foram utilizados os procedimentos metodológicos da pesquisa colaborativa no estágio supervisionado de Gomes-da-Silva (2009). Para análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2008). A teoria que fundamentou esta análise foi de Tardif (2008). Foram identificadas três categorias de saberes docentes, quais sejam: i) saberes da experiência; ii) saberes escolares; e iii) os não saberes. O mapeamento destas categorias sinaliza que uma prática pedagógica é feita de saberes, reforça a provisoriedade destes saberes e acentua a complexidade da docência na área.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this investigation was to identify the teaching knowledge and non-knowledge mobilized and acquired in the pedagogical practices of future teachers, when they are in their internship period. Relying on documentary research, 48 Final Reports were analyzed, which contained the written reflections of 08 future-teachers who conducted their teaching practices in the first semester of 2010, in public schools in the city of João Pessoa-PB. To collect this data we used the methodological procedures of collaborative research suggested by Gomes-da-Silva (2009). Data analysis used techniques of content analysis proposed by Bardin (2008). The theory behind this analysis was Tardif’s (2008). Three categories of teacher knowledge were identified, which are: i) knowledge from experience, ii) school knowledge and iii) non-knowledge. The mapping of these categories, in addition to signaling a pedagogical practice made of teacher knowledge, reinforces the provisional nature of this knowledge, but also highlights the complexity of teaching in the area.
  • Relação da autoestima entre a percepção de saúde e aspectos sociodemográficos de idosos praticantes de exercício físico Artigos Originais

    Antunes, Giselli; Mazo, Giovana Zarpellon; Balbé, Giovane Pereira

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi comparar a percepção de autoestima e de saúde com os aspectos sociodemográficos de idosos praticantes de exercício físico, conforme o sexo. A amostra foi composta de 165 idosos praticantes de exercícios físicos com idade média de 69,14 anos (DP=6,04). A autoestima foi avaliada pela escala de Rosenberg, e a percepção de saúde e os aspectos sociodemográficos, por meio de perguntas estruturadas. Utilizou-se a estatística descritiva e testes não paramétricos, com p<0,05. Os idosos apresentaram elevada autoestima. Observou-se diferença significativa na autoestima e na percepção de saúde entre as mulheres idosas e homens idosos. Conclui-se que as mulheres idosas com percepção positiva do estado de saúde e os homens de idade igual ou superior a 70 anos, praticantes de exercício físico, apresentaram maior autoestima.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to compare the self-esteem with self-rated health and sociodemographic characteristics of elderly practicing physical exercise, according to gender. The sample consisted of 165 elderly practitioners of exercise with a mean age of 69,14 years (SD = 6,04). The self-esteem was assessed by applying the Rosenberg scale, perception of health and sociodemographic characteristics through questions structured. We used descriptive statistics and non-parametric tests, p<0,05. The elderly have high self-esteem. We observed significant differences in self-esteem and health perception among elderly women and in the age range in elderly men. We conclude that older women who perceived their health status as positive and men aged over 70 years, practicing physical exercise, had higher self-esteem.
  • Pressão arterial elevada, excesso de peso e obesidade abdominal em crianças e adolescentes Artigos Originais

    Moser, Deise Cristiane; Milano, Gerusa Eisfeld; Brito, Lilian Messias Sampaio; Titski, Ana Cláudia Kapp; Leite, Neiva

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar a frequência de pressão arterial elevada em meninos e meninas de 10 a 16 anos de idade, analisando sua associação com o excesso de peso corporal e a obesidade abdominal. Foram avaliadas 764 crianças e adolescentes (365 meninos e 399 meninas) provenientes de cinco escolas da rede pública de Curitiba. Avaliaram-se a estatura, o peso corporal, a circunferência abdominal e as pressões arteriais sistólica e diastólica de repouso. Foram utilizados o teste t de Student e Qui-Quadrado. Para todas as análises considerou-se p<0,05. As frequências de pressão arterial elevada e de excesso de peso corporal nos escolares foram iguais a 18,6% e 30,8%, respectivamente. Em 33,1% dos alunos constatou-se obesidade abdominal. Neste estudo a prevalência de pressão arterial elevada constitui um fator a ser investigado.

    Resumo em Inglês:

    This study was to investigate the frequency of elevated blood pressure in boys and girls aged 10-16 years, and its association with overweight and abdominal obesity. A total of 764 children and adolescents (365 boys and 399 girls) from five public schools of Curitiba City had their height, weight, waist circumference, resting systolic and diastolic blood pressure measured. Body mass index (kg/m²) was classified in accordance with national reference, for age and gender. Student T-test, Chi-squared Test were calculated. For all analysis, the level of significance was set at p<0,05. Elevated blood pressure and overweight, respectively, were frequent in 18,6% and 30,8% of the students, similarly between genders (p≥0,05). The abdominal obesity was in 33,1%.In this study the prevalence of high blood pressure shows a factor to be investigated.
  • A ingestão de café abole a hipotensão induzida por exercício aeróbio: um estudo piloto Artigos Originais

    Nóbrega, Thereza Karolina Sarmento da; Moura Junior, James Silva; Alves, Naiane Ferraz Bandeira; Santos, Amilton da Cruz; Silva, Alexandre Sérgio

    Resumo em Português:

    Para analisar o efeito da ingestão de café na resposta pressórica pós-exercício em hipertensos, seis sujeitos de ambos os sexos (56,7±4,5 anos) realizaram três sessões de exercício aeróbio em esteira. Eles ingeriram três xícaras (140mL cada) de café (CA), placebo (PL) ou água (AG), aos 10, 20 e 30 minutos após o exercício. A pressão arterial foi verificada imediatamente antes de cada ingestão e, a partir daí, em intervalos de 15 minutos até completar 120 de recuperação. No procedimento AG, a pressão arterial diminuiu 8,4mmHg para a sistólica e 5,6mmHg para a diastólica, em relação aos valores basais. Por outro lado, em CA ocorreu aumento de 4,3mmHg para a pressão sistólica e 7,7mmHg para a diastólica. Em PL, ocorreu hipotensão pós-exercício, mas com valores atenuados em relação à CA. Conclui-se que a ingestão de café não só abole a hipotensão pós-exercício em hipertensos, mas também provoca uma resposta hipertensiva.

    Resumo em Inglês:

    To analyze the effect of coffee intake in post-exercise pressure response in hypertensive, six subjects of both sexes (56,7±4,5 year) held three sessions of aerobic exercise. They drank 3 cups (140ml each) of coffee (CA), placebo (PL) or water (AG), at 10, 20 and 30 minutes post-exercise. Blood pressure was verified before every ingestion. Since then, new measures were taken at 15 minutes intervals of until it had completed 120 minutes of recovery. In AG protocol, blood pressure decreased 8.4 mmHg for systolic and 5.6 mmHg for diastolic compared to basal values. CA promoted increase by 4.3 mmHg for systolic pressure and 7.7 mmHg for diastolic. In PL, post-exercise hypotension occurred, but with reduced values in relation to AG. Conclude that coffee intake not only abolished this benefit promoted by exercise, but it also provoked a hypertensive response.
  • Efeitos de diferentes intervalos de recuperação na performance muscular em crianças Artigos Originais

    Vidal Filho, José Carlos de Britto; Ferreira, Carlos Ernesto Santos; Sales, Marcelo Pereira Magalhães de; Almeida, Jeeser Alves de; Bottaro, Martim

    Resumo em Português:

    O propósito do presente estudo foi verificar os efeitos de diferentes intervalos de recuperação (IRs) entre séries de exercícios resistidos em crianças nas variáveis de pico de torque (PT) e trabalho total (TT). Participaram do estudo 18 meninos (11,1 ± 0,52 anos, 32,9 ± 3,32 kg e 142,6 ± 4,78 cm, classificados nos estágios de Tanner 1 e 2). Foi utilizado um protocolo de três séries de dez repetições de exercícios isocinéticos em dois IRs (de um e dois minutos) nas velocidades de 60º/s e 180º/s. Não foram encontradas diferenças significativas (P> 0,05) no PT, TT entre os IRs de um e dois minutos nas velocidades de 60º/s e 180º/s. Conclui-se que as crianças necessitam de curtos períodos de recuperação (um minuto) para a manutenção da performance muscular, indicando assim uma alta capacidade de resistência à fadiga em exercícios resistidos de alta intensidade e com diferentes velocidades de execução.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to compare the effect of two different rest intervals between sets of isokinetic knee extension exercise on peak torque (PT), and Total Work (TW) in children. 18 boys (11.1 ± 0.52 yrs, 32.9 ± 3.32 kg and 142.6 ± 4.78 cm, Tanner stage 1 and 2) performed 3 sets of 10 unilateral isokinetic knee extension repetitions at 60°/s and 180°/s. The rest intervals between sets were 1 and 2 minutes. There was no significant decline in PT and TW when 1 and 2 min rest intervals were used at 60°/s and 180°/s. The present study indicated that children need only 1min to recover muscle performance, indicating high resistance to muscle fatigue during high intensity resistance exercise and different movement velocities.
  • Consumo de suplementos proteicos e expressão da raiva em praticantes de musculação Artigos Originais

    Santos, João Francisco Severo; Maciel, Felippe Henrique Santana; Menegetti, Daniel

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre o consumo de suplementos nutricionais hiperproteicos e a expressão da raiva entre praticantes de musculação. Foram selecionados 127 praticantes de musculação que relataram consumir suplementação proteica. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de mensuração da expressão da raiva (STAXI) e um formulário de entrevista com questões sobre ingestão de alimentos ricos em proteínas na alimentação habitual e sobre o tipo, frequência de uso e volume de suplementação nutricional. Em média, os participantes tinham escores de raiva para fora e expressão da raiva acima dos valores médios da população brasileira e, reforçando isso, apresentavam escores de controle da raiva e raiva para dentro abaixo da média. Houve associação entre expressão da raiva e o volume semanal de ingestão proteica (dieta + suplementação). Os resultados sugerem que dietas hiperproteicas em praticantes de musculação podem elevar sua agressividade manifesta e dificultar o controle da expressão da raiva.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to verify the relation between the consumption of hyper protein nutritional supplements and anger expression among bodybuilders. 127 bodybuilders who reportedly consume protein supplementation were selected. Data was collected by the following tools: State Trait Anger Expression Inventory (STAXI) and an interview form with questions about the ingestion of food rich in protein on regular diet and regarding type and frequency of nutritional supplement use. In average, subjects had shown anger score and anger expression above Brazilian population’s average levels and, reinforcing, had anger management and inside anger scores below the average. There was an association between anger expression and weekly protein ingestion (diet + supplements). The results suggest hyper protein diets in bodybuilders might have their expressed aggressiveness increased in anger expression management difficulties.
  • A ginástica nas aulas de educação física: o “aquecimento corporal” em questão Artigos De Revisão

    Pereira, Ana Maria; Cesário, Marilene

    Resumo em Português:

    O presente estudo está compromissado com a educação e com a organização do conhecimento em Ginástica no currículo escolar e teve como objetivo propor o aquecimento corporal como assunto a ser ensinado nas aulas de Educação Física, quando esta tratar do conteúdo Ginástica. Para consolidar as discussões, o desenvolvimento do estudo se vinculou às abordagens qualitativas e levantou conhecimento a partir da revisão literária das mais variadas fontes e documentos, analisando os discursos dos textos e dos contextos contidos nas produções teóricas da Educação Física. Concluiu-se que o tema aquecimento corporal é estudado por diferentes áreas profissionais, havendo controvérsias no que diz respeito aos seus tipos, objetivos e finalidades. Então, o processo de construção de texto empenhado em sugerir conteúdos para o ensino da Ginástica contribui para a organização e sistematização dos conhecimentos na área, como também auxilia nas reformulações no campo da intervenção pedagógica e da inovação metodológica nas aulas de Educação Física.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work is to propose the body warming as one of the basic contents to be taught in Physical Education classes when concerning Gymnastics. Based on qualitative approaches, we analyzed texts and contexts which involve the theoretical productions in the area of Physical Education and Health. We concluded that the issue warming is studied by different professional areas, and there are controversies when it comes to types, objectives and purposes. We consider, therefore, the process of texts construction focused on suggesting contents for the teaching of gymnastics may contribute to the organization of knowledge in the area. This may also propose reformulations in the field of pedagogical intervention and methodological innovation in Physical Education classes.
  • Câncer: benefícios do treinamento de força e aeróbio Artigos De Revisão

    Nascimento, Elaine Batista do; Leite, Richard Diego; Prestes, Jonato

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi analisar os benefícios do treinamento de força e aeróbio durante e após o tratamento de pacientes com câncer. Para esta revisão foram utilizados periódicos das bases de dados PubMed, MEDLINE, SciELO e LILACS. A partir das evidências científicas apresentadas pelos estudos, destaca-se que o exercício físico melhora a capacidade funcional, a composição corporal, a atividade das células matadoras naturais (NK), o estado de humor e a qualidade de vida de pacientes com câncer. É possível concluir que a combinação de treinamento de força e aeróbio pode trazer benefícios para os pacientes em tratamento e pós-tratamento de câncer, sendo bem tolerado.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to analyze the benefits of resistance and aerobic training during and after-treatment in patients with cancer. To this review, periodicals from PubMed, MEDILINE, SciELO and LILACS database were used. From the scientific evidence presented in the selected studies, it can be detached that exercise improves functional capacity, body composition, activity of natural killer cells (NK), humor state and life quality in individuals with cancer. It is possible to conclude that the combination of resistance and aerobic training elicit benefits for patients with cancer during and after treatment, being well tolerated.
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