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Revista da Educação Física / UEM, Volume: 26, Número: 1, Publicado: 2015
  • INICIAÇÃO ESPORTIVA EM GINÁSTICA RÍTMICA: ABORDAGENS TRADICIONAL E O CLIMA MOTIVACIONAL PARA A MAESTRIA Artigos Originais

    Sampaio, Daisy Fernandes; Valentini, Nadia Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo investigou a influência de programas de iniciação em Ginástica Rítmica (GR), tradicional e orientado para a maestria, no desempenho de habilidades motoras fundamentais (HMF) e habilidades especializadas da GR (HEGR). Participantes, 39 meninas (5 a 10 anos), foram avaliadas com TGMD-2 e com o protocolo de avaliação para HEGR; e, organizados em dois grupos interventivos, Tradicional (GT) e Maestria (GM). Os programas de intervenções foram conduzidos durante 3 meses/2 vezes por semana com enfoque nas HMF e habilidades especializadas do esporte. Resultados indicaram: (1) mudanças positivas e significativas nas HMF foram observadas no GM; (2) desempenhos semelhantes entre GM e GT nas HEGR no pós-intervenção; (3) correlações positivas entre as HMF e HEGR e entre a idade HEGR. O clima motivacional para a maestria foi eficiente em promover a proficiência motora de crianças nas habilidades motoras fundamentais e especializadas do esporte.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study investigated the influence of youth programs of Rhythmic Gymnastics, traditional and the with a mastery climate on the fundamental motor skills (FMS) and Gymnastics Rhythmic' specialized skills (GRSS). Participants, 39 girls (5 to 10 year-old), were assessed using the TGMD2 and a protocol for the GRSS; and, organized in two interventions' groups, Traditional (TG) and Mastery (MG). The intervention programs were conducted during 3 months/ 2 times per week emphasizing the FMS and sport specific skills. Results indicated: (1) positive and significant changes in the FMS for children in the MG; (2) children from GM e GT showed similar performance on the GRSS in the post intervention; (3) positive correlations between FMS and SGRMS and between age and GRSS. The mastery climate was effective in promote children' motor proficiency in fundamental motor skills and sport related skills.
  • ANÁLISE DO JOGO DE HANDEBOL NA PERSPECTIVA DE TREINADORES EXPERIENTES: CATEGORIAS DE ANÁLISE OFENSIVAS Artigos Originais

    Menezes, Rafael Pombo; Morato, Márcio Pereira; Reis, Heloisa Helena Baldy dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa foi mapear as variáveis relevantes na fase ofensiva do handebol a partir de entrevista semiestruturada com quatro treinadores experientes. As entrevistas foram transcritas, tabuladas e analisadas com base no método do Discurso do Sujeito Coletivo. A descrição dos resultados baseou-se nos princípios operacionais ofensivos, apontando que tais análises devem abordar (dentre outros): padrões de movimentação e continuidade do jogo (referentes à manutenção da posse da bola); produção de espaços e vulnerabilidade coletiva defensiva adversária (referentes à progressão ao alvo); posicionamento do pivô, vulnerabilidade individual defensiva e eficácia dos arremessos (referentes à tentativa da anotação do gol). A análise de tais variáveis permite balizar a sistematização dos treinamentos com exigências estratégico-táticas semelhantes à competição, possibilitando o aperfeiçoamento e/ou a aprendizagem de diferentes elementos, evitando a estereotipação de comportamentos individuais e coletivos dos atacantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this work was to map the relevant variables in the offensive phase of handball from semi-structured interviews with four experienced coaches. The interviews were transcribed, tabulated and analyzed based on Collective Subject Discourse method. The description of the results was based on the offensive operational principles, indicating that such analyzes should address: patterns of movement and game continuity (referring to the maintenance of ball possession); production spaces and collective vulnerability of defense (referring progression to the target); pivot positioning, defensive individual vulnerability and effectiveness of throws (referring to the annotation of the goal). The analysis of these variables allows delimit the systematization of training with strategic-tactical requirements similar to competition, enabling the development and/or learning of different elements, avoiding stereotyping behaviors of players.
  • INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DE MULHERES COMO TREINADORAS ESPORTIVAS NO BRASIL Artigos Originais

    Ferreira, Heidi Jancer; Salles, José Geraldo do Carmo; Mourão, Ludmila

    Resumo em Português:

    RESUMO Diante da baixa representatividade de mulheres como treinadoras esportivas no Brasil, este estudo buscou identificar as vias de acesso e estratégias utilizadas por treinadoras brasileiras para a sua inserção, ascensão e permanência no cargo. A amostra foi composta por treze técnicas de oito modalidades esportivas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que as principais formas de acesso à profissão foram a condução e o convite. Verificou-se que as mulheres atribuem sua permanência no cargo principalmente à credibilidade adquirida com as conquistas em competições. Conclui-se que, por se tratar de uma profissão de domínio masculino, a grande barreira para as mulheres é a falta de oportunidades de inserção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Given the low representation of women as sports coaches in Brazil, this study aimed to identify the access routes and strategies used by Brazilian coaches for their access, rising and staying in office. The sample consisted of thirteen coaches of eight sports. Data collection was conducted through a semi-structured interview. Results indicated that the main ways to enter the job were guiding and invitation. It was found that the permanence of the coaches is guaranteed primarily by the credibility gained from the winnings. It was concluded that lack of access opportunities is the major barrier to women's retention in coaching, as it is a male-dominated profession.
  • A TRAJETÓRIA DE TENISTAS INFANTOJUVENIS: IDADE DE INICIAÇÃO, TREINAMENTO TÉCNICO, CARGAS, LESÕES E SUPORTE PARENTAL Artigos Originais

    Brandão, Marcelo Nolf Ferreira; Cortela, Caio Corrêa; Aburachid, Layla Maria Campos; Balbinotti, Carlos Adelar Abaide; Silva, Manuel João Coelho e

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo descreve a idade de iniciação, as cargas de treino e competição, a incidência de lesões, os conteúdos técnicos dos treinamentos e o suporte parental recebido por tenistas infantojuvenis. A amostra do estudo foi composta por 20 atletas (14,2±0,4 anos) e 12 treinadores (34,2±7,6 anos), do sexo masculino. Como instrumentos foram utilizados duas fichas para o acompanhamento das variáveis sociodemográficas e controle, o ITTT-12 e o Questionário de Suporte Familiar à Participação no Esporte. Realizaram-se cálculos de frequência, tendência central, dispersão e os testes Kolmogorov-Smirnov e t-Student (p≤0,05). Os resultados indicaram que os tenistas iniciaram a prática com aproximadamente oito anos de idade, treinaram em média 427 horas e participaram de 41 jogos oficiais ao longo da temporada. A incidência de lesões e as severidades foram baixas. Os pais serviram de alguma forma como modelo à prática esportiva. Foram encontrados indícios de especialização técnica precoce.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article describes the age of initiation, the training loads and competition, the incidence of injuries, the technical content of training and parental support received by young tennis players. The study sample was composed by 20 athletes (14.2 ± 0.4 years) and 12 coaches (34.2 ± 7.6 years), male. As instruments were used two charts for monitoring of sociodemographic variables and control, ITT-12 and the Family Support Questionnaire to Participation in Sport. Were performed frequency calculations, central tendency, dispersion and the Kolmogorov-Smirnov test and t-Student test (p ≤ 0.05). The results indicated that the tennis players started the practice with about eight years old, trained an average of 427 hours and participated in 41 official matches throughout the season. The incidence of injuries and their severities were low. Parents served somehow as a model to sports practice. Evidence of early technical specialization where found.
  • PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS PROJEÇÕES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA Artigos Originais

    Bolzan, Érica; Santos, Wagner dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisa propostas didático-pedagógicas publicadas pelas Secretarias Estaduais de Ensino, utilizando o paradigma indiciário para investigar suas formas e protocolos de projeção das práticas pedagógicas da Educação Física. Caracteriza-se como uma pesquisa documental que tem como fonte a Proposta Curricular de Minas Gerais, o Currículo Básico do Espírito Santo, o Currículo em Debate de Goiás, as Orientações Teórico-Metodológicas de Pernambuco, o Livro Didático Público do Paraná, os Cadernos do Professor de São Paulo e os Materiais Didáticos do Rio de Janeiro. A intepretação das formas evidencia intenções de demarcação da gestão política; repetição de conteúdos com lacunas quanto à progressão pedagógica deles; valorização do conhecimento teórico e interdisciplinar à medida que avança para o ensino médio; imagens como elementos de ilustração e produção de significados; e documentos que são produtos da parceria entre universidade e secretarias de educação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Analyzes didactic-pedagogic propositions published by the State Department of Education, with the aim of investigating its forms and protocols for designing pedagogical practices of Physical Education. It is characterized as a documental research that used as sources: Curricular Proposal of Minas Gerais, the Basic Curriculum of Espírito Santo, the Curriculum Debate in Goiás, the Theoretical and Methodological Orientations of Pernambuco, the Public Textbook of Paraná, the Teacher's Notebooks of São Paulo and Didactic Materials of Rio de Janeiro. The documents were classified as teaching collections, when discussing theoretical presupposition to the curriculum, or as boxes of utensils when prescribing teaching possibilities. The sources are the product of a partnership between universities and educational institutions, constructed in dialogue with teachers of networks. The shapes of the documents indicate relationship with current national policy of basic education by the principles of integralization, interdisciplinarity and curriculum organization in areas of knowledge.
  • PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO Artigos Originais

    Ribeiro, Vandressa Teixeira; Folle, Alexandra; Farias, Gelcemar Oliveira; Nazario, Patrik Felipe

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney. Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se, que no geral estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre as disciplinas prática de ensino I e II.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study was to investigate the pedagogic concerns and professional competence in academics who act in the supervised training in Physical Education. Participants were 42 academics from two public University of Santa Catarina state. The Teacher Concerns Questionnaire and the Scale of Perceived Professional Competence in Physical Education was used to access variables. The statistical analyzes was conducted through Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon and Mann-Whitney tests. Results showed that students have similar pedagogic concerns and perceive themselves more competent in the professional skills dimension. It is possible to conclude that these students converge to the same professional profile, but with some differences between the subjetcts supervised practice I and II.
  • DIMENSÃO ATITUDINAL DA IMAGEM CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NUTRIÇÃO E ESTÉTICA DA CIDADE DE JUIZ DE FORA - MG Artigos Originais

    Batista, Alessandra; Neves, Clara Mockdece; Meireles, Juliana Fernandes Filgueiras; Ferreira, Maria Elisa Caputo

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar a prevalência de insatisfação corporal, checagem do corpo, influência da mídia e comportamento alimentar em estudantes de cursos da área da saúde da cidade de Juiz de Fora - MG. Participaram 207 acadêmicos de ambos os sexos de diferentes instituições (privada e pública) do município. Como instrumentos de avaliação foram utilizados: Body Shape Questionnaire; Eating Attitudes Test - 26; Sociocultural Towards Appearence Questionnaire - 3; e Body Checking Questionnaire para mulheres e Male Body Checking Questionnaire para homens. A partir dos resultados encontrados, concluiu-se haver maior prevalência de insatisfação corporal e comportamentos alimentares deletérios à saúde entre as mulheres. Já em relação à influência midiática, observou-se que ambos os sexos sentiram-se pressionados a adotarem o padrão de corpo exposto pela mídia. Por fim, observou-se que homens e mulheres apresentaram alta frequência de comportamento de checagem corporal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study aimed to analyze the prevalence of body dissatisfaction, body checking, media influence and eating behavior in college students of Life Sciences from the city of Juiz de Fora - MG. 207 students of both sexes, from different institutions (private and public), took part in the study. As assessment tools we used: Body Shape Questionnaire, Eating Attitudes Test - 26; Sociocultural Towards Appearence Questionnaire - 3, and Body Checking Questionnaire for women and Male Body Checking Questionnaire for men. From the findings, it was concluded that higher prevalence of body dissatisfaction and inappropriate eating behaviors was identified among women. Regarding the influence of the media, it was observed that both sexes felt pressured to adopt the standard body exposed by the media. Finally, it was observed that men and women had high frequency behavior of body checking.
  • DIFUSÃO DAS PRATICAS CORPORAIS NAS PRAÇAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE (1920-1940) Artigos Originais

    Cunha, Maria Luisa Oliveira da; Mazo, Janice Zarpellon

    Resumo em Português:

    RESUMO As praças públicas de Porto Alegre, na segunda metade da década de 1920, receberam melhorias na sua infraestrutura visando oportunizar a prática esportiva. Como ocorreu a difusão das práticas esportivas nas praças de Porto Alegre no período compreendido entre as décadas de 1920 a 1940 é a questão central deste estudo. A análise documental de fontes impressas revelou que a implantação do Serviço de Recreação Pública (SRP) em 1926, foi fundamental para a ocupação das praças, enquanto espaços destinados às práticas esportivas. Para além da prática foram potencializadas competições esportivas nas praças, resultando na formação dos clubs, nas décadas de 1930 e 1940.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Public squares of Porto Alegre, in the second half of the 1920s, received improvements in infrastructure to create opportunities for practice sports. How did the spread of sports activities in the squares of Porto Alegre in the period between the decades from 1920 to 1940 is the central question of this study. The documentary analysis of printed sources revealed that the implementation of the Public Service Recreation (SRP) in 1926, was essential in the occupation of squares as spaces intended for sports practices. In addition to the practice were potentiated sports competitions in the squares, resulting in the formation of clubs in the decades 1930 and 1940.
  • O ESTADO DE FLOW NO BASQUETEBOL EM CATEGORIAS DE BASE: UMA ANÁLISE DA INTERFERÊNCIA DA IDADE E DO TEMPO DE PRÁTICA Artigos Originais

    Oliveira, Helder Zimmermann de; Miranda, Renato

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do presente estudo foi analisar os níveis de flow e a interferência da idade e do tempo de prática em atletas de basquetebol de categorias de base. A amostra do estudo foi constituída de 59 atletas de 5 diferentes equipes da região sudeste, sendo duas dessas equipes consideradas de alto nível. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada e um questionário para coletar dados gerais sobre os atletas. Para avaliar as entrevistas utilizou-se o método de análise de conteúdo. Para comparar a idade e o tempo de prática utilizou-se o teste de dependência de variáveis Pearson qui-quadrado e o teste exato de Fischer. Os resultados apontam que a idade pode influenciar as dimensões menos citadas (fusão entre ação e atenção, feedback claro e imediato, perda da autoconsciência, perda da noção do tempo) e o flow total. O tempo de prática pode influenciar a dimensão mais citada, controle absoluto das ações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study was to analyze the levels of flow and the interference of age and practice time in young basketball athletes. The study sample consisted of 59 athletes from 5 different teams from the Southeast. Being two of the teams considered elite teams. It was used a semi-structured interview and a questionnaire to collect general data about the athletes. To evaluate the interview was used the method of content analysis. To compare the age and practice time used the test dependence variables Pearson chi-square and the Fisher exact test. The results show that age can influence the dimensions less quoted (action-awareness merging, unambiguous feedback, loss of self-consciousness, transformation of time) and the total flow. Practice time can influence the dimension most cited, sense of control.
  • EFEITOS DO HORÁRIO DO DIA, LUMINOSIDADE AMBIENTAL E EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE PARÂMETROS INFLAMATÓRIOS E DE PERFORMANCE EM RATOS NADADORES Artigos Originais

    Beck, Wladimir Rafael; Forte, Lucas Dantas Maia; Gobatto, Claudio Alexandre

    Resumo em Português:

    RESUMO O modelo animal é utilizado em inferências de muitos mecanismos fisiológicos ao modelo humano, entretanto, investigações tem negligenciado o completo controle ambiental e cronobiológico. O objetivo deste estudo foi analisar respostas inflamatórias decorrentes do exercício físico realizado até a exaustão em intensidade individualmente determinada na transição aeróbia/anaeróbia em diferentes horários do dia e luminosidades ambientais. Ratos Wistar foram submetidos a dois tipos de luminosidade ambiental durante o período noturno: luminosidade padrão (LP; escuridão total) ou experimental (LE; >600nm; <15lux). Os animais foram avaliados pelo teste de lactato mínimo e então submetidos a um exercício exaustivo nesta intensidade (TE).Todos os procedimentos experimentais foram realizados às 12:00h (período de repouso) ou 20:00h (vigília). TE não sofreu influência do horário ou luminosidade, porém, ratos avaliados sob LP às 20:00h apresentaram menores valores para marcadores inflamatórios, mostrando a importância deste controle em experimentos que envolvam animais noturnos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Animal models are quite used for inferences to Human beings regarding many physiological mechanisms, however, current experiments have been neglected adequate control on environment and chronobiological interferences. The aim of this study was to analyze inflammatory responses owing physical exercise kept until exhaustion at aerobic/anaerobic transition intensity in different times of day and environmental luminosities. Wistar Rats were submitted to a two environmental luminosities during night period: standard luminosity (SL; total darkness) or experimental luminosity (EL; >600nm; <15lux). Animals were submitted to the lactate minimum test and then submitted to an exhaustive exercise at such intensity (TE). Overall experimental procedures were performed at 12:00h or 20:00h. TE were not influenced by time of day or environmental luminosity, nevertheless, were found reduced scores to inflammatory markers to rats assessed under SL at 20:00hs, showing the importance of such control in experiments involving nocturnal animals.
  • INFLUÊNCIA DE DIFERENTES PROTOCOLOS DE TREINAMENTO FÍSICO SOBRE A FOSFORILAÇÃO DA PROTEÍNA AKT EM MÚSCULO ESQUELÉTICO E SENSIBILIDADE À INSULINA DE RATOS OBESOS Artigos Originais

    Marinho, Rodolfo; Gaspar, Rodrigo Stellzer; Pauli, Luciana Santos Souza; Cintra, Dennys Esper; Ropelle, Eduardo Rochete; Pauli, José Rodrigo

    Resumo em Português:

    RESUMO O Objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de diferentes protocolos de treinamento físico (TF) sobre a sensibilidade à insulina (SI) e a fosforilação da Akt (p-Akt) no músculo de ratos obesos. Os animais foram distribuídos em quatro grupos: Controle: recebeu dieta padrão (C); Obeso sedentário: recebeu dieta hiperlipídica (DHL) por 12 semanas (OS); Obeso treinado-1: recebeu DHL por 12 semanas e TF sem sobrecarga por 6 semanas (OT-1); Obeso treinado-2: recebeu DHL por 12 semanas e TF por 6 semanas com sobrecarga de 5% da massa corporal (OT -2). O teste de tolerância à insulina foi realizado para estimar a SI. A p-Akt e Akt total no músculo gastrocnêmio foram determinadas por Western Blot. Os resultados apontam que o TF com sobrecarga induziu maior p-Akt, porém não houve diferença na SI se comparado ao TF sem sobrecarga. Como conclusão as diferenças na p-Akt não induziram respostas mais significativas de SI em ratos obesos induzidos por DHL.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Investigate the effects of different protocols of physical training (PT) on insulin sensibility (IS) and Akt phosphorylation (p-Akt) in skeletal muscle of obese rats. Animals were distributed in four groups according to the diet and physical training: Control: received standard chow (C); Sedentary obese: received high fat diet (HFD) for 12 weeks (OS); Obese Trained 1: received HFD for 12 weeks and PT without overload for 6 weeks (OT-1); Obese Trained 2: received HFD for 12 weeks and PT with overload of 5% body weight (OT-2). Insulin tolerance test was used to evaluate the IS. Western blotting was performed to evaluate p-Akt and total Akt in gastrocnemius muscle. Results: The PT with overload induced greater p-Akt, however there isn't difference in SI when compared with the training without overload. Conclusion: Differences in p-Akt not induced better responses of IS in obese rats induced by HFD.
  • FATORES ASSOCIADOS À PRESSÃO ARTERIAL ELEVADA EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Artigos Originais

    Oliveira, Renata Aparecida Rodrigues de; Mota Júnior, Rômulo José; Tavares, Debora Dornelas Ferreira; Moreira, Osvaldo Costa; Marins, João Carlos Bouzas

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo foi analisar a pressão arterial elevada e os fatores associados a essa alteração pressórica em professores da educação básica. Foi realizado um estudo transversal em 200 professores de Viçosa-MG, com média de idade 43,2 + 10,2 anos. Foram avaliadas variáveis antropométricas, bioquímicas, pressóricas e número de passos diários. Calculou-se a análise de regressão linear múltipla para verificar a associação entre as variáveis. Foram encontrados 20% de hipertensos, com estes obtendo maiores valores de idade, índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal, relação cintura-quadril, percentual de gordura, glicemia e triglicerídeos; e menores valores de lipoproteína de alta densidade e número de passos em comparação aos normotensos (p<0,05). Houve associação entre elevação da pressão arterial e idade (r=0,34; p<0,000), IMC (r=0,27; p<0,000), dislipidemia (r=0,19; p=0,003) e diabetes mellitus (r=0,18; p=0,006). Conclui-se que a prevalência de pressão arterial elevada encontrada foi semelhante à observada em outros estudos, e a idade, índice de massa corporal, presença de dislipidemia e diabetes mellitus, são fatores associados à pressão arterial elevada em professores da educação básica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of the study was to analyze the prevalence of high blood pressure and factors associated with high blood pressure in basic education teachers. Was conducted a cross-sectional study in 200 teachers of Viçosa-MG, mean age 43.2+10.2 years. Were evaluated anthropometric, biochemical, blood pressure and number of daily steps. Were calculated the linear regression analysis multiple to assess the association between variables. Were found 20% of hypertensive, with these getting higher age, body mass index (BMI), waist circumference, waist-hip ratio, percent fat, glucose and triglycerides; and lower high density lipoprotein and number of steps when compared to normotensive (p<0.05). There was an association between high blood pressure and age (r=0.34; p< 0.000), BMI (r=0.27; p< 0.000), dyslipidemia (r=0.19; p=0.003) and diabetes mellitus (r=0.18; p=0.006). In conclusion, the prevalence of high blood pressure was similar to the observed in other studies, and the age, body mass index, dyslipidemia and diabetes mellitus are factors associated with high blood pressure in basic education teachers.
  • VO2MAX ESTIMADO POR EQUAÇÕES PREDITIVAS APRESENTA BAIXA CONCORDÂNCIA COM O OBTIDO PELO TESTE CARDIOPULMONAR - PADRÃO OURO Artigos Originais

    Miranda, Augusto Luiz Nascimento; Lopes, Kristian Costa; Carletti, Luciana; Perez, Anselmo José; Mill, José Geraldo; Lunz, Wellington

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo foi avaliar a concordância entre mensurações do VO2max obtidas em teste cardiopulmonar de exercício versus obtidas por equações preditivas. Homens (21-55 anos) foram agrupados em praticantes de musculação (PM; n=31) e corridas (PC; n=28) e não praticantes (SE; n=35). Testou-se 5 equações, uma delas elaborada a partir de amostra brasileira. A concordância foi avaliada por Bland-Altman e as correlações pelo coeficiente de correlação de Pearson (r). Os r entre medida padrão ouro vs. equações ficaram entre 0,27 a 0,75, com p<0,05 para a maioria. Entretanto, as concordâncias foram baixas. Na equação obtida em brasileiros, os valores menos concordantes foram, em ordem: SE, PM e PC; nas demais equações foram: PC, PM e SE. As piores estimativas foram para VO2max mais elevados, principalmente >40 mL.kg-1.min1. Conclui-se que as equações preditivas avaliadas nesse estudo geraram medidas de baixa concordância quando comparadas ao padrão ouro, principalmente para VO2max>40 mL.kg-1.min-1.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim was to evaluate the concordance between measurements of VO2max obtained by exercise cardiopulmonary test (gold-standard) vs. that obtained by predictive equations. Men (21-55 years-old) were grouped into Resistance training (RT; n=31), long-distance runners (R; n=28) and non-exercise practitioners (C; n=35). Five equations were tested, one of them made from Brazilian sample. The concordance was evaluated by Bland-Altman, and correlation analysis by Pearson's coefficient (r). The r between gold-standard vs. equations ranged 0.27 to 0.75, with p<0.05 for the most analysis, however, with low concordance. Regarding the equation obtained in Brazilians, the values with lower concordance were, following the order: C, RT and R. In relation to others equations, again with lower concordance, the order was R, RT and C. The worst estimates were to higher VO2max values, mainly for >40 mL.kg-1.min-1. In conclusion, the predictive equations tested generate low concordance when compared to VO2maxgold-standard test, mainly for VO2max>40 mL.kg-1.min-1.
  • HÁBITOS DE SONO E PRÁTICA HABITUAL DA ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Artigos De Revisão

    Legnani, Rosimeide Francisco Santos; Legnani, Elto; Gasparotto, Guilherme da Silva; Bacil, Eliane Denise Araújo; Silva, Michael Pereira da; Campos, Wagner de

    Resumo em Português:

    RESUMO O sono adequado é um importante modulador de saúde, especialmente durante a infância e a adolescência. O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente a literatura sobre a associação entre os hábitos de sono e a prática habitual de atividade física (PHAF) em escolares de 9 a 19 anos. Foi elaborada uma revisão sistemática da literatura em inglês e português referente ao período de 01/01/2000 à 30/06/2014 nas bases de dados PubMed/MEDLINE, SportDiscus, Web of Science, LILACS/português, LILACS/inglês e Scielo, utilizando-se dos descritores "sono", "atividade motora", "atividade física" e "estudantes". Foram encontrados 1793 artigos sendo que 8 atenderam aos critérios de inclusão. Como resultados verificou-se que 62,5% dos estudos selecionados apontaram associação positiva da PHAF com dormir >8 horas/dia. Nos demais estudos, a PHAF associou-se positivamente com o sono insuficiente e a sonolência. Conclui-se que os dados sobre a relação entre a PHAF e hábitos de sono em escolares ainda são frágeis e inconsistentes e carecem de mais estudos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Adequate sleep is an important health modulator, especially during adolescence. The main purpose were to systematically review the literature about association between sleep habits and regular physical activity (RPA) in adolescents. A Systematic review of the literature in English and Portuguese was conducted from 01/01/2000 to 06/30/2014 in PubMed / MEDLINE, SportDiscus, Web of Science, LILACS / Portuguese, LILACS / English and Scielo databases using the descriptors "sleep", "motor activity", "physical activity" and "students". 1793 articles were found and 8 met the inclusion criteria. The results showed that 62.5% of the selected studies showed positive association with RPA and sleeping > 8 hours / day. In other studies, RPA was positively associated with insufficient sleep and sleepiness. As conclusions data regarding relationship between RPA and sleep habits in students are still weak and inconsistent and require further studies.
  • SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA E SEUS EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO EM EXERCÍCIOS CONTÍNUOS E INTERMITENTES DE ALTA INTENSIDADE Artigos De Revisão

    Nemezio, Kleiner Márcio de Andrade; Oliveira, Carlos Rafael Correia; Silva, Adriano Eduardo Lima da

    Resumo em Português:

    RESUMO A presente revisão teve como objetivo verificar os efeitos da suplementação de Creatina (Cr) sobre o desempenho em exercícios contínuos e intermitentes de curta duração e alta intensidade, relatando resultados de estudos publicados desde 1993. Na maioria dos estudos, os resultados demonstram a eficácia da suplementação de Cr em aumentar a capacidade e desempenho em exercícios de predominância anaeróbia. Resultados controversos podem ser atribuídos a questões como o ganho de massa corporal, protocolo de suplementação insuficiente para promover aumento significativo das reservas intramusculares de Cr e possível presença de indivíduos não respondentes. A extrapolação desses resultados para o "mundo real" dos esportes ainda precisa ser melhor analisada através de pesquisas, visando esclarecer a real vantagem do uso deste suplemento por atletas e praticantes de diversas modalidades esportivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This review aimed to verify the effects of creatine supplementation on performance during short-term, high-intensity continuous and intermittent exercises, considering studies results published since 1993. In the majority of these studies, improvements on anaerobic capacity and performance in predominantly anaerobic exercise were evident. Controversial results may be attributed to some issues, such as body mass gain, no significant increase on muscle Cr content due to inadequate supplementation protocol, and influence of non-responders participants. Extrapolation of these results to the sports "real world" should be further analyzed to clarify the real advantages of Cr using as a supplement for athletes and Sports Enthusiast.
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