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Machado de Assis em Linha, Volume: 4, Número: 8, Publicado: 2011
  • Editorial

    Senna, Marta de; Guimarães, Hélio de Seixas
  • Dom Casmurro Da Tradição Crítica

    Grieco, Agripino
  • Machado de Assis e a crise dos quarenta anos Dossiê "duas Crises Machadianas"

    Gledson, John

    Resumo em Português:

    Este texto e o que se segue a ele reproduzem, quase sem mudanças, duas conferências que proferi na Universidade de São Paulo, em 10 e 12 de maio de 2011, a convite de Hélio Guimarães e Vagner Camilo, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. Agradeço de coração a oportunidade que me deram de expor minhas ideias diante de um auditório tão simpático e estimulante. As mudanças são mínimas, e insignificantes - não tirei o tom de fala, que faz parte das duas exposições. Apenas acrescentei as referências necessárias e juntei um parágrafo final à segunda conferência, pois a rigor me pareceu que faltava uma conclusão. Será um pouco especulativa, mas como ambas as conferências fazem parte de processos de pesquisa em andamento, até convém que assim seja. Finalmente, devo dizer que estou planejando juntar às edições excelentes dos textos dos romances e contos expostos no site <www.machadodeassis.net>, criado e organizado por Marta de Senna, da Fundação Casa de Rui Barbosa, o texto completo da versão em folhetins de Quincas Borba, junto com uma identificação das citações que só aparecem nessa versão, que são muitas. Isto, para facilitar o acesso a um texto tão interessante e central à evolução do romancista, já que as duas edições da edição da Comissão Machado de Assis são difíceis de achar (e a nossa será mais completa, incluindo o texto da entrega de 15 de abril de 1887, descoberta por Ana Cláudia Suriani da Silva). Devo terminar esse trabalho em maio de 2012, ao mais tardar.

    Resumo em Inglês:

    This text and the following one reproduce, almost unchanged, two lectures I gave at the University of São Paulo, on the 10th and 12th of May 2011, at the invitation of Hélio Guimarães and Vagner Camilo, of the Department of Classical and Vernacular Literature and the Post-graduate Programme in Brazilian Literature. I am most grateful for the opportunity they gave me to expound my ideas in the presence of such a stimulating and generous audience. The changes made are minimal, and insignificant - I have not removed the spoken tone, which is an integral part of both texts. I have only added the necessary references, and added a final paragraph to the second lecture, since it seemed to me that it lacked a necessary conclusion. It may be a little speculative, but since both lectures are parts of an ongoing research project, that seems right enough. Finally, I should say that I am planning to add the complete text of the first, serialised version of Quincas Borba to the excellent editions of the texts of the novels and stories published on the website <www.machadodeassis.net>, created and organised by Marta de Senna, of the Fundação Casa de Rui Barbosa, together with an identification of the quotations which only appear in this version, of which there are many. This is intended to facilitate access to a text which is so interesting and so central to the novelist’s development: the two editions of the Comissão Machado de Assis are difficult to find (and ours will be more complete, including the text of the episode published on 15th April 1887, discovered by Ana Cláudia Suriani da Silva). The work for this should be completed by May 2012 at the latest.
  • Quincas Borba: um romance em crise Dossiê "duas Crises Machadianas"

    Gledson, John

    Resumo em Português:

    Este texto e o que se segue a ele reproduzem, quase sem mudanças, duas conferências que proferi na Universidade de São Paulo, em 10 e 12 de maio de 2011, a convite de Hélio Guimarães e Vagner Camilo, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. Agradeço de coração a oportunidade que me deram de expor minhas ideias diante de um auditório tão simpático e estimulante. As mudanças são mínimas, e insignificantes - não tirei o tom de fala, que faz parte das duas exposições. Apenas acrescentei as referências necessárias e juntei um parágrafo final à segunda conferência, pois a rigor me pareceu que faltava uma conclusão. Será um pouco especulativa, mas como ambas as conferências fazem parte de processos de pesquisa em andamento, até convém que assim seja. Finalmente, devo dizer que estou planejando juntar às edições excelentes dos textos dos romances e contos expostos no site <www.machadodeassis.net>, criado e organizado por Marta de Senna, da Fundação Casa de Rui Barbosa, o texto completo da versão em folhetins de Quincas Borba, junto com uma identificação das citações que só aparecem nessa versão, que são muitas. Isto, para facilitar o acesso a um texto tão interessante e central à evolução do romancista, já que as duas edições da edição da Comissão Machado de Assis são difíceis de achar (e a nossa será mais completa, incluindo o texto da entrega de 15 de abril de 1887, descoberta por Ana Cláudia Suriani da Silva). Devo terminar esse trabalho em maio de 2012, ao mais tardar.

    Resumo em Inglês:

    This text and the following one reproduce, almost unchanged, two lectures I gave at the University of São Paulo, on the 10th and 12th of May 2011, at the invitation of Hélio Guimarães and Vagner Camilo, of the Department of Classical and Vernacular Literature and the Post-graduate Programme in Brazilian Literature. I am most grateful for the opportunity they gave me to expound my ideas in the presence of such a stimulating and generous audience. The changes made are minimal, and insignificant - I have not removed the spoken tone, which is an integral part of both texts. I have only added the necessary references, and added a final paragraph to the second lecture, since it seemed to me that it lacked a necessary conclusion. It may be a little speculative, but since both lectures are parts of an ongoing research project, that seems right enough. Finally, I should say that I am planning to add the complete text of the first, serialised version of Quincas Borba to the excellent editions of the texts of the novels and stories published on the website <www.machadodeassis.net>, created and organised by Marta de Senna, of the Fundação Casa de Rui Barbosa, together with an identification of the quotations which only appear in this version, of which there are many. This is intended to facilitate access to a text which is so interesting and so central to the novelist’s development: the two editions of the Comissão Machado de Assis are difficult to find (and ours will be more complete, including the text of the episode published on 15th April 1887, discovered by Ana Cláudia Suriani da Silva). The work for this should be completed by May 2012 at the latest.
  • Fotografia e fantasmagoria em Dom Casmurro Artigos

    Carvalho, Carolina Sá

    Resumo em Português:

    O artigo investiga o papel do retrato fotográfico no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Embora esteja presente em outras obras do escritor, como em Memorial de Aires ou Esaú e Jacó, apenas em Dom Casmurro a fotografia assume uma função determinante na estrutura da narrativa. A hipótese é a de que, nesta autobiografia ficcional de um personagem obcecado por reconstituir os laços entre o presente e o passado, as aparências e a realidade, o rosto e a alma, Machado põe em jogo questões comuns ao imaginário fotográfico do século XIX, quando os retratos adentram as casas burguesas. Dentre essas questões está o tema - propriamente moderno - da identidade, da divisão do sujeito e do desdobramento da personalidade, tema caro aos estudos de Machado, dentre os quais os de Antonio Candido, Augusto Meyer e, mais recentemente, José Luiz Passos.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the role of the photographic portrait in Dom Casmurro, by Machado de Assis. This fictional autobiography of a character obsessed by the reconstruction of the links between the present and the past, appearance and reality, face and soul deals with questions which are also part of the photographic imaginary of the 19th century, when photographic portraits become part of every bourgeois home. Among these questions we find the theme of identity and of the duplication of the self, which are also present in Machadian studies such as those developed by Antonio Candido, Augusto Meyer and, more recently, José Luiz Passos. Even though photography appears in several of Machado de Assis's novels, such as Memorial de Aires or Esaú e Jacó, only in Dom Casmurro is it determinant for the structure of the narrative.
  • Representações da infância na obra machadiana: o menino é pai do homem? Artigos

    Coutinho, Fernanda

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva situar a presença da infância e da criança em alguns contos e romances de Machado de Assis. Partindo-se da ideia de que a infância é entendida como uma época fundamental da existência humana, pretende-se ressaltar a recuperação desse tempo via memória, como definidora do reconhecimento de si mesmo. Busca-se, ainda, com base no entendimento de que a escrita machadiana representou um exercício de interpretação da alma humana, verificar de que maneira o escritor situa a figura infantil face às atitudes que demandam o reconhecimento do outro. Por fim, por intermédio do pensamento de Machado de Assis, vertido em ficção, pretende-se mostrar como suas ponderações podem ajudar a melhor compreender as complexas questões que envolvem criança e infância em nossa contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to situate the presence of children and of childhood itself in some of the short stories and novels by Machado de Assis. Based on the understanding of childhood as a fundamental time in human existence, it intends to emphasize the recovery of this time through memory, as a defining recognition of oneself; supported by the belief that the author's writings were an exercise of the human soul's interpretation, it pursues an understanding of how the writer places the child's figure in face of the attitudes that demand the recognition of the other. Finally, through the thought of Machado de Assis, translated in fiction, it intends to show how their arguments may be helpful to a better understanding of the complex issues surrounding children and childhood nowadays.
  • "Um apólogo - Machado de Assis": do escritor singular ao brasileiro exemplar Artigos

    Guimarães, Hélio de Seixas

    Resumo em Português:

    O artigo trata do processo de construção da figura de Machado de Assis na década de 1930, focalizando a primeira adaptação de uma obra sua para o cinema - "Um apólogo - Machado de Assis", baseado no conto "Um apólogo", produzido em 1939 pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), com direção de Humberto Mauro e participações de Lúcia Miguel Pereira e Edgard Roquete Pinto. O curta-metragem sintetiza o processo de transformação do escritor singular e estrangeirado, visão até então predominante entre os críticos, no homem brasileiro exemplar, intérprete da alma brasileira, em consonância com os novos papéis prescritos pelo Estado Novo para a literatura e o literário.

    Resumo em Inglês:

    The article examines the construction of the modern figure of Machado de Assis during the 1930's, focusing on the first film adaptation of one of his works - "Um apólogo - Machado de Assis", produced in 1939 by the Instituto Nacional de Cinema Educativo (National Institute of Educational Film, INCE), directed by Humberto Mauro, with the participation of Lúcia Miguel Pereira and Edgard Roquete Pinto. The short motion picture, the article argues, epitomizes the transformation of the unique man and writer, seen up to that point as one of a kind, into an exemplary Brazilian man, the writer of the Brazilian soul, attuned with the new roles prescribed by the Estado Novo (1937-1945) to literature and the literary.
  • "Paz doméstica": figuração do casamento em Ressurreição Artigos

    Herane, Amanda Rios

    Resumo em Português:

    Este artigo consiste em uma abordagem de Ressurreição (1872), primeiro romance de Machado de Assis. Na obra, o comportamento do protagonista Félix é visto pelo narrador como fruto da natureza singular do personagem. Félix teria um caráter incongruente que o tornaria propenso a desconfiar, em razão do que sentiria ciúmes infundados de Lívia e teria dúvidas quanto a se casar com ela. O narrador parte da premissa de que o matrimônio seria um benefício inquestionável, de modo que somente um desconfiado como Félix o refutaria. No entanto, esse mesmo narrador entra em contradição ao expor que o casamento poderia ter aspectos problemáticos para alguns pares do romance. O texto que se segue buscará explorar essa contradição.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses Ressurreição (1872), the first novel by Machado de Assis. In the book, the narrator presents the behavior of the main character, Félix, as determined by his particular nature. According to the narrator, Félix possessed an incoherent personality, which would make him prone to suspicions, leading him to feel jealous, with no grounds at all, about his fiancée Lívia and to question whether he should really marry her. The narrator works on the premise that marriage is an unquestionable benefit, which only a suspicious person like Félix would refuse. However, the narrator contradicts himself by recognizing that marriage could have problematic implications to some of the couples presented in the novel. The following analysis focuses on this contradiction.
  • Quando o crítico se retira da plateia: a desilusão de Machado de Assis com o teatro Artigos

    Mello, Franceli Aparecida da Silva

    Resumo em Português:

    A implantação de um teatro nacional de alto nível fez parte de um projeto político que a geração de Machado de Assis abraçou com entusiasmo, qual fosse o da modernização da sociedade com vistas à inserção do Brasil no "mundo civilizado". Neste artigo procuro demonstrar em que medida Machado de Assis engajou-se nesse projeto através de sua crítica teatral, bem como discutir as razões de seu afastamento do teatro a partir de um determinado momento de sua vida.

    Resumo em Inglês:

    The creation of a high-level national theatre was part of a political project which the generation of Machado de Assis embraced with enthusiasm, that is to say, the modernization of society with a view to inserting Brazil in the "civilized world". In this essay, I try to demonstrate how much Machado de Assis engaged in this project through his theater reviews as well as discuss the reasons for his withdraw al from the theater at a certain moment of his life.
  • O conto "Almas agradecidas", de Machado de Assis, e o papel do leitor Artigos

    Verri, Valda Suely da Silva

    Resumo em Português:

    O sentido da obra machadiana, em geral, não está oferecido no nível do discurso textual e deverá ser produzido por um leitor-modelo, através da sondagem das camadas profundas da linguagem. Desta forma, abordamos a organização textual do conto "Almas agradecidas", a fim de mostrar que a postura adotada pelo narrador solicita que o leitor colabore ativamente para construir uma interpretação do texto. Para tanto, ressaltamos a importância desse narrador na construção dos personagens e observamos que a sua intrusão não é estendida a todos os personagens, resultando numa proposital relativização da onisciência. Essa construção exige cooperação por parte do leitor e permite que ele atue como coautor, o qual, adotando essa postura, constitui-se num leitor-modelo para o texto.

    Resumo em Inglês:

    In general, the meanings of Machado's works are not offered in the level of textual speech. It must be produced by a model-reader, through the investigation of the deep levels of language. So, we analyze the textual organization of the narrative "Almas agradecidas", in order to show that the reader is requested to contribute in the interpretation of the text. To that extent, the narrator's attitude is extremely important for the construction of the characters and we observe that his intrusion does not in encompass all of them, which results in a deliberate relativization of omniscience. This construction demands some kind of cooperation by the reader, which allows him/her to act as a co-author. Thus, he/she becomes model-reader of the text.
  • O problema do realismo de Machado de Assis, de Gustavo Bernardo Resenha

    Duarte, Eduardo de Assis
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 sl 38, 05508-900 São Paulo, SP Brasil - São Paulo - SP - Brazil
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