Acessibilidade / Reportar erro
Machado de Assis em Linha, Volume: 9, Número: 19, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Guimarães, Hélio de Seixas; Senna, Marta de
  • IDEIAS BRASILEIRAS Da Tradição Crítica

    LEBENSZTAYN, IEDA
  • As primeiras incertezas, o profeta machadiano e o malogro do primeiro livro Artigos

    Marques, Wilton José

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute aspectos da formação literária de Machado de Assis através da leitura do poema "O profeta", que tematiza o problema da criação literária, e da discussão sobre um livro malogrado de poemas românticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses aspects of the literary education of Machado de Assis through a reading of the poem "The Prophet" that thematizes the problem of literary production and the discussion about a foiled book of romantic poems.
  • Machado de Assis entre dois sistemas de versificação Artigos

    Souza, Rilane Teles de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo examina a situação do crítico e poeta Machado de Assis perante o antigo sistema de versificação em língua portuguesa e o novo sistema, difundido por Antônio Feliciano de Castilho a partir de 1851, que se funda no modelo francês.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes the status of the literary critic and poet, Machado de Assis, considering the old Portuguese language versification system and the new one advanced by Antônio Feliciano de Castilho starting in 1851, which is based on the French model.
  • Possíveis caminhos para a utilização do medo no conto "Sem Olhos" de Machado de Assis Artigos

    Gonçalves, Thamires

    Resumo em Português:

    Resumo Na literatura brasileira não observamos uma "escola" da literatura do horror, que é a denominação usada para os textos que buscam provocar medo nos leitores. Poucos são os autores que se encaixariam nessa denominação, o exemplo mais comum seria Noite na taverna de Álvares de Azevedo. Neste artigo, pretende-se demonstrar que o medo utilizado no conto "Sem olhos" está intrinsecamente ligado à estrutura da narrativa. Para isso, são apresentadas algumas interpretações sobre a maneira como esse sentimento aparece na construção da narrativa, para, então, refletir sobre: a utilização do medo como controle social; suas reações físicas; o medo como prazer estético; campo e cidade como espaços narrativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Brazilian literature does not have an observable "school" of horror literature, which is the name used for describing texts that seek to stoke fear in readers. There are few authors who would fit that description, the most common example would be Noite na taverna by Álvares de Azevedo. In this article, we intend to demonstrate that fear is used in the story "Sem olhos" by Machado de Assis, and is inextricably linked to its structure. With this in mind, we present various interpretations on how this feeling participates in the construction of the narrative to consequently discuss: the use of fear as a social control; the physical reactions it produces; fear as aesthetic pleasure; and the reversal of the common fears associated to the narrative spaces of the countryside and the city.
  • A partilha secreta do segredo: uma discussão de "A causa secreta" através de sua fortuna crítica Artigos

    Parrine, Raquel

    Resumo em Português:

    Resumo Em "A causa secreta", Machado de Assis narra a amizade de dois homens, Fortunato e Garcia, marcada por encontros fortuitos e um cenário de adultério e violência. A fortuna crítica em volta do conto desafia a revelação apresentada pelo narrador e mostra horizontes não contemplados pela mente do analista: Paul Dixon ressalta a função do olhar que recai sobre os eventos; Abel Barros Baptista se debruça sobre o papel do analista; Silviano Santiago desconfia das verdadeiras motivações dos encontros fortuitos; Baptista, outra vez, relaciona a arbitrariedade da solução do relato com a arbitrariedade da construção do conto; e Eliane Robert Moraes investiga as conexões entre a prosa machadiana e a do Marquês de Sade. Esse movimento de desconfiança mimetiza a crise do narrador em geral, e a do narrador machadiano em particular, mas também aponta para o segredo da alteridade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In "A causa secreta", Machado de Assis narrates the friendship between two men, Fortunato and Garcia, which is marked by random encounters and a scenery of adultery and violence. The literature about this short-story defies the revelation presented by the narrator and showcases horizons not contemplated by the analyst’s mind: Paul Dixon highlights the function of the gaze that falls upon the events; Abel Barros Baptista debates issues regarding the role of the analyst; Silviano Santiago is skeptical about the true motivations of the random encounters; Baptista, again, compares the randomness of the tale’s solution and the randomness of the construction of the short-story itself; and Eliane Robert Moraes investigates the connections between Machado’s prose and that of the Marquis de Sade. This skepticism mimics the narrator’s crisis in general and that of the Machadian narrator in particular, while also pointing to the secret of alterity.
  • Memórias de um cão: o humanitismo de machado de assis transposto para a linguagem dramática Artigos

    Ferraz Júnior, Expedito

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo consiste numa abordagem analítica do espetáculo Memórias de um cão (2015), do Coletivo de Teatro Alfenim, de João Pessoa, Paraíba. Descrevemos as aproximações que essa obra mantém com a ficção de Machado de Assis, destacando-lhe aspectos relativos à adaptação (aqui tratada como transposição), para a linguagem dramática, de elementos estruturais dos romances Quincas Borba (1891) e Memórias póstumas de Brás Cubas (1881). Tomando como ponto de partida o conceito de "tradução intersemiótica", de Roman Jakobson, e seus desdobramentos, procuramos descrever os principais procedimentos e soluções dramatúrgicas adotadas para estabelecer correspondências com certos efeitos de sentido pertinentes à narrativa machadiana nesse novo contexto, em que o diálogo intertextual se define também como um processo de transposição midiática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper is an analytical approach to the piece of theater, Memórias de um cão (2015) performed by Coletivo de Teatro Alfenim, from João Pessoa, Paraíba, Brazil. The article describes the approaches that this work takes in relation to the fictional narrative produced by Brazilian writer Machado de Assis, underlining the aspects regarding the adaptation (herein referred to as transposition) of structural elements in the novels Philosopher or Dog? (1891) and Posthumous Memoirs of Brás Cubas, or Epitaph of a Small Winner (1881) to dramatic language. Considering Roman Jakobson’s concept of intersemiotic translation and its developments, we intend to describe the main procedures and dramaturgical solutions adopted to establish a correspondence between certain effects of meaning pertinent to Machadian narrative in this new context, where the intertextual dialogue also defines itself as a procedure for transposing media.
  • Machado de Assis e Guimarães Rosa: loucura e razão em "O alienista" e "Darandina" Artigos

    Rosenbaum, Yudith

    Resumo em Português:

    Resumo Pretende-se cotejar o conto "O alienista", de Machado de Assis, inserido em Papéis avulsos (1882), com o conto "Darandina", de Guimarães Rosa, publicado em Primeiras estórias (1962). Ambos abordam, de modos distintos e contundentes, as relações entre o poder e o discurso psiquiátrico. Considera-se, ainda, que Guimarães Rosa tenha dialogado explicitamente com o texto machadiano, assim como fez em sua réplica homônima ao conto "O espelho", também de Machado. A análise, inspirada pela psicanálise freudiana e pelos estudos foucaultianos, sobretudo pelo ensaio A história da loucura na Idade Clássica (1961), percorrerá as afinidades e diferenças entre as narrativas, tendo em vista as estratégias silenciadoras da loucura pela razão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay intends to draw a comparison between "O Alienista," a short story by Machado de Assis that belongs to the collection, Papéis avulsos (1882), and Guimarães Rosa’s short story "Darandina," published in Primeiras estórias (1962). Both stories discuss the relationship between power and psychiatric discourse, albeit in decisively different fashions. It is suggested that Guimarães Rosa might be making explicit references to Machado de Assis’s story, as he had already done in his homonymous response to "O espelho," also by Machado. This study, inspired by Freudian psychoanalysis and the work of Michel Foucault, notably Madness and Civilization (1961), will point out the affinities and differences between the two narratives while focusing on the strategies adopted by reason for keeping madness silent.
  • TESTAMENTO INTERESSANTE Páginas Recolhidas

    Guimarães, Hélio de Seixas
  • Resenha de miss dollar: stories by Machado de AssisReview of miss dollar: stories by Machado de Assis Resenhas

    Freitas, Luana Ferreira de; Costa, Cynthia Beatrice
  • Resenha de Machado de Assis e o Cânone Ocidental: itinerários de leitura, de Sonia Netto Salomão Resenhas

    Falleiros, Marcos Falchero
  • Errata Errata

Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 sl 38, 05508-900 São Paulo, SP Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: machadodeassis.emlinha@usp.br