Acessibilidade / Reportar erro
Turismo: Visão e Ação, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2019
  • Turismo de Base Comunitária: uma abordagem na perspectiva da análise de clusters Artigos

    Teixeira, Fátima Regina; Vieira, Filipa Dionísio; Mayr, Luiz Robertop

    Resumo em Português:

    Resumo: O Turismo de Base Comunitária (TBC) que se pratica no Brasil, embora reconhecido como uma importante estratégia de desenvolvimento local, apresenta problemas. A sua composição básica assemelha-se à do cluster de empresas. O conhecimento sobre formas de organizações como clusters poderia servir ao estudo e à análise de TBC, contribuir para a solução dos seus problemas e favorecer o seu desenvolvimento no território brasileiro. O modelo de cluster de Porter (1998) talvez sirva à análise de projetos de TBC, afinal envolve variáveis comuns a ambas as formas de organização, como localização geográfica, cooperação e compartilhamento de recursos. Este artigo tem como objetivo estudar de que forma a abordagem da análise de cluster poderia contribuir para o TBC em Florianópolis, Santa Catarina. Para tanto, realiza-se uma breve revisão da literatura sobre a temática e sua discussão com base em Porter, de dois Projetos de TBC existentes neste município. Da análise, depreende-se que a formação de parcerias com agências de turismo, a estruturação da governança endógena, a participação de entidades públicas, além das já envolvidas nos Projetos e a formação dos comunitários para o empreendedorismo, são as principais necessidades identificadas. A cultura local individualista é, por outro lado, o maior desafio a superar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El Turismo de Base Comunitaria (TBC), que se practica en Brasil, aunque reconocido como una importante estrategia de desarrollo local presenta problemas. Su composición básica se asemeja a la del cluster de empresas. El conocimiento sobre formas de organizaciones como clusters podría servir al estudio y análisis de TBC, contribuir a la solución de sus problemas y favorecer su desarrollo en el territorio brasileño. El modelo de clúster de Porter (1998) puede servir para analizar los proyectos de TBC, porque implica variables comunes a ambas formas de organización, como ubicación geográfica, cooperación y recursos compartidos. Este artículo tiene como objetivo estudiar cómo el abordaje del análisis de cluster podría contribuir al TBC en Florianópolis, Santa Catarina. Para ello, se realiza una breve revisión de la literatura sobre la temática y su discusión con base en Porter, de dos Proyectos de TBC existentes en este municipio. En el análisis se desprende que la formación de asociaciones con agencias de turismo, la estructuración de la gobernanza endógena, la participación de entidades públicas además de las ya involucradas en los Proyectos y la formación de los comunitarios para el espíritu emprendedor son las principales necesidades identificadas. La cultura local individualista es, por otro lado, el mayor desafío a superar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Although Community Based Tourism (CBT), which is practiced in Brazil, is recognized as an important strategy for local development, it presents problems. Its basic composition resembles that of cluster of companies. Knowledge about forms of organization such as clusters could be used for the study and analysis of CBT, helping to resolve their problems, and favoring their development in the Brazilian territory. Porter's (1998) cluster model may be useful for analyzing CBT projects as it involves variables common to both forms of organization, such as geographic location, cooperation, and resource sharing. This paper studies how the cluster analysis approach could contribute to CBT in Florianópolis in the state of Santa Catarina. For this, a brief literature review was conducted on the subject, followed by a discussion, based on Porter, of two CBT Projects that exist in this municipality. Based on this analysis, the main needs identified are: the formation of partnerships with tourism agencies, the structuring of endogenous governance, the participation of public entities besides those already involved in the projects, and the training of community members for entrepreneurship. The biggest challenge to be overcome, meanwhile, is the individualist local culture.
  • Análise da percepção acerca das relações político-institucionais do grupo gestor de Florianópolis/SC: Cidade criativa UNESCO da Gastronomia Artigos

    Junqueira, Luiz Daniel Muniz; Anjos, Francisco Antônio dos; Gonzalez, Maria Velasco

    Resumo em Português:

    Resumo: A Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem como uma de suas premissas promover articulação entre atores das cidades membro. Nesse sentido, para uma cidade fazer parte da rede, é preciso promover articulações públicas e privadas por meio de ações político-institucionais. O objetivo desse artigo foi analisar a percepção do Grupo Gestor responsável pelo dossiê de Florianópolis como cidade criativa da UNESCO no campo da gastronomia no que diz respeito às relações político-institucionais dos envolvidos no reconhecimento. Para a análise, considerou o compromisso público firmado pelos representantes da cidade com a UNESCO. O método de pesquisa adotado foi norteado pela abordagem qualitativa de caráter exploratório por meio da técnica bibliográfica, documental e de levantamento, realizando entrevistas abertas semiestruturadas com representantes do Grupo Gestor de Florianópolis/SC entre outubro e dezembro de 2017. Todas as entrevistas foram gravadas e realizadas pessoalmente, após confirmação por correio eletrônico. Como resultado, percebeu-se que, apesar do bom relacionamento entre as entidades que fazem parte do Grupo Gestor, a eficiência na execução das atividades para o cumprimento dos compromissos firmados com a UNESCO encontra algumas barreiras, principalmente no aspecto financeiro e no posicionamento das instituições envolvidas em assumir responsabilidades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La red de ciudades creativas de la UNESCO tiene como uno de sus supuestos promover la articulación entre los actores de las ciudades miembro. En este sentido, para que una ciudad sea parte de la red es necesario promover la articulación pública y privada por acciones políticas e institucionales. El objetivo de este trabajo fue analizar la percepción del grupo gestor a cargo del expediente de Florianópolis como ciudad creativa de la UNESCO en el campo de la gastronomía en cuanto a las relaciones políticas e institucionales de los actores involucrados en el reconocimiento. Para el análisis, se considera el compromiso público de los representantes de la ciudad con la UNESCO. El método de investigación adoptado fue guiado por el enfoque cualitativo de carácter exploratorio a través de la literatura, documentos técnicos y realización abierta de entrevistas semi estructuradas con representantes del grupo gestor de Florianópolis/SC, entre octubre y diciembre de 2017. Todas las entrevistas fueron grabadas y realizadas en persona después de la confirmación por correo electrónico. Como resultado se observó que a pesar de la buena relación entre las entidades que forman parte del grupo gestor, la eficiencia en la ejecución de las actividades para el cumplimiento de los compromisos firmados con la UNESCO se encuentran algunas barreras principalmente en términos de la situación financiera y el posicionamiento de las instituciones involucradas en asumir responsabilidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: One of the basic premises of the UNESCO Creative Cities Network is to promote cooperation between actors of the member cities. Thus, for a city to be part of the network, it is necessary to promote public and private joint actions, through political-institutional actions. The objective of this paper was to analyze the perceptions of the Management Group responsible for the dossier of Florianópolis as a UNESCO creative city in the field of gastronomy, in relation to the political-institutional relations of those involved in gaining the recognition. The analysis considered the public commitment made by the representatives of the city to the UNESCO. The research method adopted was guided by a qualitative approach of an exploratory nature, through a bibliographic and document research, and a survey, conducted through semi-structured interviews with representatives of the Management Group of Florianópolis/SC between October and December 2017. All the interviews were recorded and were conducted in person, after obtaining the respondent’s permission by e-mail. The results showed that despite the good relationship between the entities that are part of the Management Group, there are some barriers to efficiency in the implementation of the activities for compliance with the commitments to UNESCO, particularly financial barriers, and also a failure, among the institutions involved, to fulfil some of their responsibilities.
  • Produtos turísticos para demandantes de experiências da dimensão entretenimento de Pine & Gilmore: Novas características e Tendências para o Paraná Artigos

    Alencar, Débora Gonçalves; Santos, Marina Lima dos; Souza, Adriely Andrade e; Gândara, José Manoel Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo: Atualmente, a atividade turística tem recebido novos perfis de demanda e, mediante este fato, os responsáveis pela gestão do turismo buscam aperfeiçoar como seus produtos são conformados no mercado e entregues ao consumidor. Este artigo tem como objetivo diagnosticar atrativos que se relacionam com a dimensão de entretenimento de Pine & Gilmore (1999) no estado do Paraná. Para tanto, adota-se uma pesquisa bibliográfica exploratória em conjunto com a análise documental do Plano Paraná Turístico 2026 - pacto para um destino inteligente. Em primeiro momento, foi realizado um levantamento de dados quantitativos relacionados ao potencial do turismo no estado do Paraná, seguido de uma análise qualitativa em relação a atrativos. A investigação possibilita visualizar a forma com que o estado do Paraná está organizando a atividade turística por meio de estratégias de gestão pautadas na economia da experiência. Conclui-se que o modelo dimensional de consumo de Pine & Gilmore (1999) incentiva a conformação de produtos experiências para o turismo. Desta forma, o destino turístico consegue atender a consumidores específicos, uma vez que as dimensões construídas pelos referidos autores permitem adquirir conhecimento em relação à oferta e à demanda.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En la actualidad, la actividad turística ha recibido nuevos perfiles de demanda y, mediante este hecho, los responsables por la gestión del turismo están buscando perfeccionar como sus productos son conformados en el mercado y entregados al consumidor. Este articulo tiene como objetivo diagnosticar los atractivos que se relacionan con la dimensión entretenimiento de Pine & Gilmore (1999) en el estado de Paraná. Para tanto, se adopta una investigación bibliográfica exploratoria en conjunto con un análisis documental del Plano Paraná Turístico 2026 - Pacto para un Destino Inteligente. En un primer momento se realizó un levantamiento de datos cuantitativos relacionados al potencial del turismo en el estado de Paraná, seguido de un análisis cualitativo en relación a atractivos. La investigación posibilitó visualizar la forma con que el estado de Paraná está organizando la actividad turística por medio de estrategias de gestión pautadas en la economía de la experiencia. Se concluye que el modelo dimensional de consumo de Pine & Gilmore (1999) incentiva a la conformación de productos experienciales para o turismo. De esta forma, el destino turístico consigue atender a consumidores específicos, una vez que las dimensiones construidas por los referidos autores permiten adquirir conocimiento en relación en la oferta y demanda.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Tourist activity is currently receiving new demand profiles, prompting those responsible for tourism management look for ways to improve how products are presented the market and delivered to the consumer. This article aims to diagnose Pine & Gilmore’s (1999) attractions related to the dimension of entertainment, in the state of Paraná. For this, it adopts exploratory bibliographical research, together with document analysis of the Paraná Tourist Plan 2026 - pact for a smart destination. First, a quantitative data survey was carried out on the tourism potential of the state of Paraná, followed by a qualitative analysis of the attractions of the state. This research showed how the state of Paraná is organizing its tourism activity through management strategies based on the economy of experience. It is concluded that Pine & Gilmore’s (1999) dimensional model of consumption promotes the presentation of experience products for tourism. This enables the tourist destination to serve specific consumers, as the dimensions built by those authors enable a knowledge of supply and demand to be acquired.
  • O Exame Nacional e desempenho dos estudantes - Enade - como instrumento sinalizador para avaliação e qualificação de cursos presenciais de graduação em turismo sob a ótica de coordenadores de curso Artigos

    Marcelino, Thays de Oliveira; Santos, Marcia Maria Cappellano dos

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, objetiva analisar processos de mudança e qualificação, conduzidos por coordenações de curso, de projetos pedagógicos e de práticas pedagógicas e avaliativas resultantes de estudo analítico-interpretativo da prova do Enade para os cursos de graduação em Turismo e do respectivo relatório. Optou-se, como recorte temporal e espacial, pela prova de 2012 e por cursos presenciais oferecidos no RS por instituições de diferentes naturezas jurídicas que haviam participado das edições anteriores. Entrevistas semiestruturadas versaram sobre quatro eixos: (a) organização do processo operacional de análise, (b) concepções de turismo subjacentes às questões, (c) avaliação das questões de cunho geral e (d) concepções pedagógicas e metodológicas igualmente subjacentes às questões. As teorias que estariam na base das questões não são explicitadas, mesmo sendo apontados, prioritariamente de modo positivo, alguns elementos/aspectos conceituais e pragmáticos a elas vinculados. Associado a isso, referentemente às repercussões na avaliação e na qualificação dos cursos, os resultados ainda apontam que as análises realizadas e as medidas decorrentes empreendidas não refletem a percepção da potencialidade do Enade como instrumento avaliativo complementar para identificação, compreensão e desenvolvimento de operações cognitivas e metacognitivas, por sua vez, relevantes ao desenvolvimento das competências próprias ao processo de formação do turismólogo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo, de carácter cualitativo y exploratorio, objetiva analizar procesos de cambios y calificación, conducidos por coordinaciones de carrera, de proyectos pedagógicos y de prácticas pedagógicas y evaluativas resultantes del estudio analítico-interpretativo de la prueba del Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria (ENADE) para las carreras de grado en Turismo y del respectivo informe. Se ha optado, como recorte temporal y espacial por el examen del 2012 y por las carreras presenciales ofrecidas en la provincia de Rio Grande do Sul por instituciones de diferentes naturalezas jurídicas que habían participado en las ediciones anteriores. Entrevistas semiestructuradas versaron sobre cuatro ejes: (a) organización del proceso operacional de análisis, (b) concepciones de turismo subyacentes a las cuestiones, (c) evaluación de las cuestiones de cuño general y (d) concepciones pedagógicas y metodológicas igualmente subyacentes a las cuestiones. A las teorías que estarían en la base de las cuestiones no son explicitadas, aunque sean señaladas, prioritariamente de modo positivo, algunos elementos/aspectos conceptuales y pragmáticos a ellas vinculados. Asociado a eso, referentemente a las repercusiones en la evaluación y calificación de las carreras, los resultados aún conllevan a los análisis realizados y a las medidas decurrentes emprendidas no refleten la percepción de la potencialidad del Enade como instrumento evaluativo complementar para la identificación, comprensión y desarrollo de operaciones cognitivas y metacognitivas, a su vez, relevantes al desarrollo de las competencias propias al proceso de formación del licenciado en Turismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This qualitative and exploratory study aims to analyze processes of change and qualification led by the coordinators of pedagogical projects, and the pedagogical and evaluative practices resulting from an analytical-interpretative study of the Enade exam for undergraduate courses in Tourism and its respective report. The temporal and special cut-offs chosen were the 2012 exam, and the presential courses offered in the state of Rio Grande do Sul by different types of institutions that had participated in the previous editions. The semi-structured interviews focused on four axes: (a) organization of the operational process of analysis, (b) conceptions of tourism underlying the issues, (c) evaluation of general issues and (d) pedagogical and methodological conceptions also underlying the issues. The theories that form the basis of the issues are not explicit, even though some conceptual and pragmatic aspects/elements linked to those issues are pointed out, mostly in a positive way. Related to this, in relation to the repercussions on the evaluation and qualification of the courses, the results still indicate that the analyses conducted, and the measures taken, do not reflect the perception of the potential of the Enade as a complementary instrument of assessment for the identification, understanding, and development of cognitive and metacognitive operations that are relevant to the development of the appropriate skills for the process of training tourism professionals.
  • “O estudo é com você, a viagem é com a gente” Artigos

    Lobato, Flavio Henrique Souza; Alberto, Diana Priscila Sá

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender como está configurado o perfil das agências de turismo de concursos no Brasil, verificando como elas estão organizadas e identificando os produtos e/ou os serviços específicos ofertados para atender concurseiros viajantes. Para tanto, os procedimentos utilizados, mediante uma abordagem quali-quantitativa e sob uma perspectiva exploratória, se estabeleceram a partir de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Na extensão da ambiência cibernética da rede social Facebook, enviesadas por uma aproximação à pesquisa netnográfica, foram realizadas incursões investigativas, observações e acompanhamentos de interações, de postagens e de depoimentos entre internautas de grupos de estudo para concursos públicos. Ademais, conceberam-se conversas informais (bate-papos) e capturas de tela (Prints Screen), bem como se aplicaram questionários com cinco empresas, das cinco regiões brasileiras, especializadas em realizar viagens para concursos públicos. Os resultados permitiram compreender que a amostra da oferta foco desta investigação configura modelos de negócios gestados por pequenos empreendedores ou por empresas tradicionais, que viram nas necessidades de uma demanda, em notório crescimento, uma oportunidade frutífera de ganhos econômicos. São pequenas e médias empresas que planejam, se entrearticulam e comercializam produtos e serviços.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este estudio tuvo como objetivo comprender cómo está configurado el perfil de las agencias de turismo de concursos en Brasil, verificando cómo están organizadas e identificando los productos y / o los servicios específicos ofrecidos para atender concursantes viajeros. Para ello, los procedimientos utilizados, mediante un abordaje cuali-cuantitativo y bajo una perspectiva exploratoria, se establecieron a partir de investigaciones bibliográficas, documentales y de campo. En la extensión del ambiente cibernético de la red social Facebook, sesgadas por una aproximación a la investigación netnográfica, se realizaron incursiones investigativas, observaciones y acompañamientos de interacciones, de posturas y de testimonios entre internautas de grupos de estudio para concursos públicos. Además, se concibieron conversaciones informales (charlas) y capturas de pantalla (Prints Screen), así como se aplicaron cuestionarios con cinco empresas, de las cinco regiones brasileñas, especializadas en realizar viajes para concursos públicos. Los resultados permitieron comprender que la muestra de la oferta focalizada de esta investigación configura modelos de negocios gestados por pequeños emprendedores o por empresas tradicionales, que vieron en las necesidades de una demanda, en notorio crecimiento, una oportunidad fructífera de ganancias económicas. Son pequeñas y medianas empresas que planean, se entre articulan y comercializan productos y servicios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims to understand the profile of tourism agencies specializing in travel to take part in public entrance examinations for jobs in the civil service - known as concursos - in Brazil, studying how they are organized and identifying the specific products and/or services offered to meet the needs of these travelers - concurseiros. The procedures used, through a qualitative and quantitative approach and from an exploratory perspective, were established based on bibliographic, document and field research. In the cybernetic ambience of the social network Facebook, biased by an approach to netnographic research, investigations, observations and tracking of interactions, posts and testimonials from Internet study groups for consursos were carried out. These were added to by informal chats and screen shots. Questionnaires were also applied to five companies in five different regions of Brazil specialized in organizing trips to take part in consursos. The results showed that the type of tourism investigated takes the form of business models managed by small businesses, as well as traditional companies, who spotted the growing demand and saw an opportunity for economic gain. These are small and medium-sized companies that plan, cooperate among themselves, and market their products and services.
  • Análise do nível de sustentabilidade da Rede Hoteleira de Foz do Iguaçu - PR Artigos

    Ferreira, Júlio César; Bertolini, Geysler Rogis Flor; Brandalise, Loreni Teresinha

    Resumo em Português:

    Resumo: A sustentabilidade tem sido questão relevante para os meios de hospedagem. A adesão à sustentabilidade na gestão hoteleira pode ser considerada como um vetor, capaz de gerar ganhos econômicos, sociais e ambientais para os negócios e para a sociedade em geral. Este artigo tem por objetivo analisar o nível de gestão da sustentabilidade dos hotéis de Foz do Iguaçu, Paraná. Para tanto, foram selecionados os 23 hotéis associados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) para compor a amostra. Foi empregado para análise o modelo (GSE) Grid de Sustentabilidade Empresarial. A pesquisa caracterizou-se, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos técnicos, classificou-se em bibliográfica e de levantamento. Os resultados apontaram que a maioria dos hotéis investigados não apresentam desempenhos sustentáveis satisfatórios nas três dimensões. A pesquisa contribuiu com importantes informações sobre o perfil da gestão hoteleira, tanto para o desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental, econômico e social, quanto para a eficiência na gestão de seus empreendimentos em busca da Sustentabilidade Empresarial.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La sustentabilidad ha sido cuestión relevante para los medios de hospedaje. La adhesión a la sustentabilidad en la gestión hotelera puede ser considerada como un vector, capaz de generar ganancias económicas, sociales y ambientales para los negocios y para la sociedad en general. Este artículo tiene por objetivo analizar el nivel de gestión de la sustentabilidad de los hoteles de Foz do Iguaçu, Paraná. Para tanto, fueron seleccionados los 23 hoteles asociados a la Asociación Brasileña de la Industria de Hoteles (ABIH) para componer la muestra. Fue empleado para el análisis el modelo (GSE) Grid de Sustentabilidad Empresarial. La investigación se caracterizó, tanto a los objetivos, como exploratoria y descriptiva y, tanto a los procedimientos técnicos, se clasificó en bibliográfica y de levantamiento. Los resultados apuntaron que la mayoría de los hoteles investigados no presentan desempeños sostenibles satisfactorios en las tres dimensiones. La investigación contribuyó con importantes informaciones sobre el perfil de la gestión hotelera, tanto para el desarrollo sostenible en los aspectos ambientales, económicos y sociales, como para la eficiencia en la gestión de sus emprendimientos en búsqueda de la Sustentabilidad Empresarial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Sustainability is an important issue for accommodation establishments. Adherence to sustainability in hotel management can be considered a policy that is capable of generating economic, social and environmental gains for the business and for society in general. This article aims to analyze the level of sustainability management of hotels in Foz do Iguaçu, Paraná. For this purpose, 23 member hotels of the Brazilian Hotel Industry Association (ABIH) were selected to make up the sample. For the analysis, the Corporate Sustainability Grid (CSG) was used. In terms of objectives, this study is characterized as exploratory and descriptive, and in relation to the technical procedures, it is classified as bibliographical and survey. The results showed that most of the hotels investigated do not present satisfactory sustainable performances in the three dimensions. The research contributes important information on the profile of hotel management, both for sustainable development in the environmental, economic and social aspects, and for efficiency in the management of their enterprises, in search of Corporate Sustainability.
  • Turismo de Intercâmbio: as contribuições da experiência Afebrae/Schloss Hotel Lisl GmbH & co.kg. na Alemanha Artigos

    Schneider, Andréia Caroline; Ashton, Mary Sandra Guerra

    Resumo em Português:

    Resumo: Esse estudo tem o objetivo de investigar as contribuições da experiência do intercâmbio em Hotelaria e Gastronomia promovido entre a AFEBRAE e a Schloss Hotel Lisl GmbH & Co. KG, na Alemanha, para os participantes do intercâmbio entre os anos 2010 e 2012. Para tanto, adotou autores consagrados nessa temática de estudos e utilizou o método exploratório-descritivo e interpretativo com exemplo de caso numa abordagem qualitativa, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e de campo em estudo específico do referido programa de intercâmbio. Entre os resultados obtidos, constatou-se que as principais contribuições da realização deste intercâmbio estão ligadas à qualificação profissional, ao amadurecimento pessoal e à ampliação dos conhecimentos em âmbito cultural, social, disciplinar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este estudio tiene el objetivo de investigar las contribuciones de la experiencia del intercambio en Hotelería y Gastronomía promovido entre la AFEBRAE y la Schloss Hotel Lisl GmbH & Co. KG, en Alemania, para los participantes del intercambio entre los años 2010 y 2012. Para tanto, adoptó autores consagrados en esta temática de estudios y utilizó el método exploratorio descriptivo e interpretativo con ejemplo de caso en un abordaje cualitativo, teniendo como procedimientos técnicos la investigación bibliográfica y de campo en estudio específico del referido programa de intercambio. Entre los resultados obtenidos, se constató que las principales contribuciones de la realización de este intercambio están relacionadas a la calificación profesional, a la maduración personal y a la ampliación de los conocimientos en ámbito cultural, social, disciplinar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study investigates the contributions of foreign exchange tourism in Hotel Management and Gastronomy, promoted between the AFEBRAE and the Schloss Hotel Lisl GmbH & Co. KG, in Germany, for foreign exchange participants in the period 2010 to 2012. For this, it adopts renowned authors on the them, and uses the exploratory-descriptive and interpretative methods as an example of a case, using a qualitative approach. In terms of technical procedures, it uses bibliographic research and a specific field study on the foreign exchange program in question. Among the results, it was observed that the main contributions of taking part in this foreign exchange are related to professional qualification, personal growth, and increasing knowledge in the cultural, social and disciplinary areas.
  • Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise com base em comentários publicados no tripadvisor Artigos

    Silva, Maurílio Barbosa de Oliveira da; Arruda, Dyego de Oliveira; Souza, Álvaro Gabriel Romero de; Mariani, Milton Augusto Pasquotto

    Resumo em Português:

    Resumo: Ao partir da perspectiva de que é cada vez mais comum o hábito de os turistas compartilharem suas percepções na internet, o presente artigo tem como objetivo analisar os principais atributos valorizados por turistas que teceram comentários na página on-line do TripAdvisor acerca de atrativos turísticos visitados na cidade de Bonito/MS, um relevante destino turístico do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Para atingir tal propósito, conduziu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com amostragem crítica e calcada em princípios da netnografia. O estudo utilizou 360 comentários extraídos da página do TripAdvisor na internet, dos 26 atrativos listados como “as principais atrações” do território. De uma maneira geral, constatou-se que os turistas valorizam sobremaneira: as características gerais dos atrativos turísticos, com foco para as “práticas turísticas” que podem ser empreendidas no destino; detalhes do atendimento recebido nos empreendimentos do trade turístico do destino; as características dos serviços de alimentação oferecidos na localidade turística; além das especificidades do território no qual se localizam os atrativos turísticos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: A partir de la perspectiva de que es cada vez más común el hábito de los turistas compartir sus percepciones en la internet, el presente artículo tiene como objetivo analizar los principales atributos valorados por turistas que hicieron comentarios en la página on-line de TripAdvisor acerca de atractivos turísticos visitados en la ciudad de Bonito/MS, un relevante destino turístico del Estado de Mato Grosso do Sul y de Brasil. Para alcanzar tal propósito, se llevó a cabo una investigación de abordaje cualitativo, con muestreo crítico y calcado en principios de la netnografia. El estudio utilizó 360 comentarios extraídos de la página de TripAdvisor en internet, de los 26 atractivos listados como “las principales atracciones” del territorio. De una manera general, se constató que los turistas valoran: las características generales de los atractivos turísticos, con foco para las “prácticas turísticas” que pueden ser emprendidas en el destino; detalles del atendimiento recibido en los emprendimientos del trade turístico del destino; las características de los servicios de alimentación ofrecidos en la localidad turística; además de las especificidades del territorio donde se ubican los atractivos turísticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the increasing tendency of tourists to share their perceptions on the internet, this article analyzes the main attributes valued by tourists who published their comments on the website TripAdvisor, in relation to the tourist attractions visited in the town of Bonito, an important ecotourism destination not only at state but also at national level. Qualitative research was conducted, with critical sampling based on principles of netnography. The study used 360 comments taken from the website TripAdvisor, relating to the 26 attractions listed as "the main attractions" of the region. In summary, the main aspects valued by the tourists were: the general characteristics of tourist attractions, with a focus on the "tourist practices" that can be carried out in the destination; details of the service provided by the enterprises of the tourism trade in the destination; characteristics of the food services offered in the tourist destination; and the specificities of the territory in which the tourist attractions are located.
  • Avaliação da qualidade em serviços na indústria hoteleira por meio da aplicação da teoria de resposta ao item Artigos

    Bridi, Eduardo; Paladini, Edson Pacheco; Andersson, Roy; Wehrle, Alex Fabiano

    Resumo em Português:

    Resumo: Avaliar serviços é uma tática para manter e aprimorar a qualidade entregue, pois realimentará o processo decisório das organizações para que novas ações sejam implantadas. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um formulário, além de realizar uma simulação utilizando a técnica da Teoria de Resposta ao Item. Para avaliar a qualidade do serviço na hotelaria, o método de coleta utilizado foi a observação direta disfarçada e não agendada, em que 191 hotéis foram avaliados por 8 pesquisadores treinados (cliente misterioso), utilizando um instrumento estruturado. A análise dos dados foi quantitativa e realizada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados mostram o instrumento de avaliação de qualidade em serviços desenvolvido com excelente consistência interna e a convergência do algoritmo na aplicação da TRI, sendo possível a calibração dos itens e, por consequência, seu uso. Esta investigação estrutura uma nova perspectiva para a Avaliação da Qualidade em Serviços, adequada para uma análise objetiva e mensurável da qualidade. O uso desta abordagem determina nova dimensão teórica e nova componente prática para a Avaliação da Qualidade de Serviço, fato que contribui para o gestor tomar suas decisões com maior segurança e melhorar os processos na prática.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Evaluar servicios es una táctica para mantener y mejorar la cualidad entregada, pues realimentará el proceso decisorio de las organizaciones para que nuevas acciones sean implantadas. Este trabajo tuvo como objetivo desarrollar y evaluar un formulario, además de realizar una simulación utilizando la técnica de la Teoría de Respuesta al Ítem. Para evaluar la calidad del servicio en hotelería, el método de colecta utilizado fue la observación directa disfrazada y no agendada, en que 191 hoteles fueron evaluados por 8 investigadores entrenados (cliente misterioso), utilizando un instrumento estructurado. El análisis de los datos fue cuantitativo y realizado por medio de la Teoría de Respuesta al Ítem (TRI). Los resultados muestran el instrumento de evaluación de cualidad en servicios desarrollado con excelente consistencia interna y la convergencia del algoritmo en la aplicación de la TRI, siendo posible la calibración de los ítems y, por consecuencia, su uso. Esta investigación estructura una nueva perspectiva para la Evaluación de Cualidad en Servicios, adecuada para un análisis objetivo y mensurable de la cualidad. El uso de este abordaje determina una nueva dimensión teórica y nuevo componente práctico para la Evaluación de Cualidad de Servicio, hecho que contribuye para el gestor tomar sus decisiones con mayor seguridad y mejorar los procesos en la práctica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Service evaluation is a mechanism for maintaining and improving the quality of services provided, as it enables feedback on the decision-making process of organizations, so that new actions can be implemented, and adjustments made. The aim of this study was to develop a formula, and carry out a simulation using the technique of Item Response Theory (IRT). The collection method used to evaluate service quality in hotels was disguised and unscheduled direct observation. A total of 191 hotels were evaluated by eight trained researchers (mystery shoppers), using a structured instrument. The data analysis was quantitative, and was performed using IRT. The results show a service quality evaluation instrument with excellent internal consistency and the convergence of the algorithm in the application of IRT, enabling calibration of the items and, consequently, their use. This research structures a new perspective for Service Quality Evaluation that is suitable for an objective and measurable analysis of quality. The use of this approach determines a new theoretical dimension and a new practical component for Service Quality Evaluation that will assist managers in decision-making, with greater security and improved processes.
  • O mototurismo e a sua relação com o turismo de aventura e o ecoturismo Artigos

    Ramoa, Carlos Eduardo de Almeida; Pires, Paulo dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo da relação do motociclista com a viagem e seu destino, portanto com enfoque turístico, pode ser considerado ainda recente e em expansão no meio acadêmico mesmo em nível mundial. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo revelar o universo do comportamento, as atividades e a percepção do mototurista sob a perspectiva do turismo de aventura e do ecoturismo. Metodologicamente, adotou-se uma orientação indutiva com abordagem qualitativa em nível exploratório a partir do estado da arte, seguida de uma abordagem quantitativa em nível descritivo, a partir de dados primários obtidos por amostra não probabilística intencional junto a mototuristas de vários países. Os resultados apresentam, primeiramente, uma discussão bibliográfica de fundo conceitual sobre a relação motociclismo e mototurismo, seguidos da análise descritiva do perfil, motivações, atividades e comportamento de 428 mototuristas nas viagens e nos destinos. A adoção do turismo de aventura e do ecoturismo como modelos de referência para as análises permitiu inserir o mototurismo, de forma inédita, no âmbito da pesquisa em turismo no Brasil, além de oferecer uma primeira aproximação para a sua oportuna inserção na segmentação turística.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El estudio de la relación del motociclista con el viaje y su destino, con enfoque turístico, puede ser considerado reciente y en expansión en el medio académico, incluso a nivel mundial. En este sentido, esta investigación tuvo como objetivo revelar el universo del comportamiento, las actividades y la percepción del mototurista bajo la perspectiva del turismo de aventura y del ecoturismo. Metodológicamente se adoptó una orientación inductiva con enfoque cualitativo a nivel exploratorio a partir del estado del arte, seguido de un abordaje cuantitativo a nivel descriptivo, a partir de datos primarios obtenidos por muestra no probabilística intencional junto a mototuristas de varios países. Los resultados presentan, primero, una discusión bibliográfica de fondo conceptual sobre la relación motociclismo y mototurismo, seguido del análisis descriptivo del perfil, motivaciones, actividades y comportamiento de 428 mototuristas en los viajes y en los destinos. La adopción del turismo de aventura y del ecoturismo como modelos de referencia para los análisis permitió insertar el mototurismo, de forma inédita, en el ámbito de la investigación en turismo en Brasil, además de ofrecer una primera aproximación para su oportuna inserción en la segmentación turística.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The relationship between the motorcyclist with the trip and the destination, within a touristic focus, is still a recent but expanding area of study in the academic environment, and worldwide. This research investigates the universe of behavior, activities and perceptions of motorcycle riders from the perspective of adventure tourism and ecotourism. Methodologically it adopts an inductive orientation with a qualitative approach at an exploratory level from the state of the art, followed by a quantitative approach at a descriptive level, based on primary data obtained, with non-probability purposive sampling among motorcycle riders from different countries. The results present, firstly, a bibliographical discussion of the conceptual background to the relationship between motorcycling and motorcycle tourism, followed by an analysis of the profile, motivations, activities and behavior of 428 motorcycle drivers in regard to their trips and destinations. The adoption of adventure tourism and ecotourism as reference models for analysis enabled us to insert motorcycle tourism, in an unprecedented way, within the scope of tourism research in Brazil, as well as providing an initial foray, for its insertion in the tourist segmentation.
Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br