Acessibilidade / Reportar erro
Fractal: Revista de Psicologia, Volume: 32, Número: 1, Publicado: 2020
  • O lugar fundamental do parecerista no processo de editoração Editorial

    Falbo, Giselle
  • Transferência entre a crença e a certeza: contribuições ao diagnóstico Artigos

    Brito, Bruna Pinto Martins

    Resumo em Português:

    Resumo Freud insistia no papel do analista como aquele capaz de “pôr em movimento” um trabalho que aposta no inconsciente. Muito se discute sobre este papel da transferência, mas pretendemos abordá-la como uma ferramenta útil ao diagnostico diferencial, a partir do binômio crença/certeza. Sob a compreensão de que o diagnóstico em psicanálise se refere a mecanismos próprios a cada estrutura, nossa proposta é demonstrar este valor de ferramenta na clínica da neurose e da psicose, a partir do binômio crença/certeza. Logo, este artigo se propõe a realizar uma investigação que visa esclarecer as posições de crença e certeza, desveladas sob transferência, como aportes ao diagnostico diferencial. Desse modo, iremos percorrer as obras de Freud e de Lacan, auxiliados por seus comentadores e por autores contemporâneos que se dedicam ao tema. Nossa investigação permite-nos considerar que a relação do sujeito com o saber pode nos servir como importante índice clínico para a realização do diagnóstico diferencial. Em uma época marcada pela “descrença no saber inconsciente”, cabe ao analista investigá-la em busca da distinção entre uma vacilação da crença, própria à neurose, e uma impossibilidade de crença, própria à psicose.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Freud had insisted in the role of psychoanalyst which one is capable for make one work in progress that bet on unconscious. Many discussions are about this role of transference, but we want to approach like one useful tool to differential diagnosis, from belief/certainty binomial. From the understanding that the diagnosis in psychoanalysis refers to mechanisms specific to each structure, our proposal is to demonstrate this tool value in the clinic of neurosis and psychosis, from the belief / certainty binomial. Therefore, this article proposes to carry out an investigation that aims to clarify the positions of belief and certainty, unveiled under transference, as contributions to the differential diagnosis. In this way, we will go through the works of Freud and Lacan, aided by their commentators and contemporary authors dedicated to the theme. Our research allows us to consider that the subject’s relationship to knowledge can serve as an important clinical index to carry out the differential diagnosis. In an era marked by “unbelief in unconscious knowledge”, it is up to the analyst investigates it in search of the distinction between a belief of hesitation, own neurosis, or a belief impossibility own psychosis.
  • O desejo do psicanalista como operador ético da psicanálise Artigos

    Castro, Júlio Eduardo de

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, resultado de estudos realizados no doutorado e pós-doutorado, é investigada, no ensino de Lacan, a participação e importância do psicanalista (e de seu desejo) como o agente (suporte do objeto a) que opera a ética da psicanálise. Com o objetivo de aprofundar as relações dessa ética (suas premissas e princípios) ao proceder do psicanalista - sua escuta e atos -, merece destaque a expressão usada por Lacan: o desejo do psicanalista. Esta expressão nos mostrou haver uma consistência elementar entre o campo da ética e a operacionalização da psicanálise por meio de seu agente/suporte transferencial, o psicanalista, durante a condução do tratamento, naquilo que o próprio Lacan formulou, em seu ensino, como essencial à formação do psicanalista: a psicanálise em intensão. Lateralmente, são abordadas expressões correlatas, e nem por isso sem importância, no campo da ética da psicanálise: o ato do psicanalista, o discurso do psicanalista e o saber do psicanalista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, the result of studies carried out during PhD and postdoctoral researchs, it is investigated, in the Lacan’s teaching, the psychoanalyst’s participation and importance (and of your desire) as the agent (supports of the object the) that operates the ethics of the psychoanalysis. With the objective of deepening the relationships of that ethics (its premises and principles) when proceeding of the psychoanalyst - its listens and acts - we highlighted the expression used by Lacan: the psychoanalyst’s desire. This expression revealed an elementary consistence between the field of the ethics and the operation of the psychoanalysis through its agent/transferential support, the psychoanalyst, during the conduction of the treatment, in what Lacan himself formulated during his teaching as essential to formation of the psychoanalyst: psychoanalysis in intensity. Laterally, correlated and important expressions are discussed in the field of psychoanalysis ethics: the psychoanalyst’s act, the psychoanalyst’s discourse and the psychoanalyst’s knowledge.
  • Desenvolvimento da atenção mediada e sua relação com práticas pedagógicas Artigos

    Lains, Lucimar Delman; Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da

    Resumo em Português:

    Resumo Trata-se de apresentação de resultados de pesquisa fundamentada na abordagem histórico-cultural, desenvolvida com uma turma de crianças de cinco a seis anos, em uma escola de educação infantil no município de Campinas/SP, e sua respectiva professora. O objetivo foi investigar as possibilidades de desenvolvimento da atenção mediada em crianças através de práticas pedagógicas. O material empírico foi produzido por meio de encontros preparatórios com a professora para a realização de atividades, observação participante durante as atividades desenvolvidas (sete semanas) e entrevistas com a professora, no início, meio e final do período de permanência em campo. O material empírico foi analisado qualitativamente, utilizando-se elementos da abordagem microgenética. Os resultados da pesquisa demonstram que o aprimoramento da mediação e das práticas pedagógicas na educação infantil poderá oferecer maiores contribuições para o desenvolvimento infantil, bem como novas perspectivas para o estudo da atenção mediada ou superior, segundo nomenclatura de L. S. Vigotski.

    Resumo em Inglês:

    Abstract It is the presentation of search results based on the cultural- Historical approach, developed with children of five to six years in a school of Early Childhood Education in Campinas/ SP and their respective teacher. The objective was to investigate the possibilities of mediated attention development in children through pedagogical practices. The empirical material was produced by preparatory meetings with the teacher to carry out activities, participant observation during the activities (seven weeks) and interviews with the teacher at the beginning, middle and end of the field in length of stay. The empirical material was analyzed qualitatively, using elements of microgenetic approach. The survey results show that the improvement of mediation and pedagogical practices in early childhood education may offer greater contributions to child development as well as new perspectives for the study of mediated or greater attention, according to nomenclature of L. S. Vygotsky.
  • Experiências vividas pelo cônjuge cuidador da esposa em tratamento psiquiátrico Artigos

    Batista, Eraldo Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi compreender as experiências vividas pelo homem cuidador familiar da esposa em tratamento psiquiátrico. Como método utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratório de orientação fenomenológica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis cônjuges cuidadores do sexo masculino da região da Zona da Mata do Estado de Rondônia. Nos discursos dos participantes, puderam-se perceber as dificuldades encontradas no seu cotidiano, como: a preocupação em suprir as necessidades básicas da família; a coordenação das atividades domésticas diárias; a administração da medicação à esposa em sofrimento; o acompanhamento aos serviços de saúde; e a convivência com os comportamentos problemáticos e episódios de crise da esposa. Foi possível, ainda, observar que o papel de cuidador tem gerado sobrecarga física e emocional no cônjuge, levando-o a um estado de sentimento de culpa pelo agravamento da doença da esposa e, consequentemente, ao seu adoecimento mental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to comprehend the experiences undergone by the husband that is caregiving his wife in psychiatric treatment. As method, we used a qualitative approach of descriptive and exploratory type of phenomenological orientation. It was performed semi structured interviews with six male spouses/ caregivers from the Zona da Mata region in the State of Rondônia. In the participants’ statements, one can notice the difficulties found in everyday life, such as: the guarantee of the family’s basic needs; coordination of house chores; administration of the wife’s medication; the monitoring of health services; living with problematic behaviors and episodes of crisis. It was also possible to observe that the role of the caregiver has generated physical and emotional burdens on the spouse, taking him into a state of guilty due to theworsening of the wife’s sickening and, consequently, to his own mental distress.
  • CAPS, ateliês e oficinas: artes no mundo, mundos na arte Artigos

    Cavallini, Flávia de Macedo

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe-se a analisar de que maneira o encontro da arte com a clínica, sob o viés das oficinas, propostas durante a reforma psiquiátrica, pode constituir-se numa potência, em possibilidades de encontro, na medida em que se afasta de atitudes manicomiais que ainda fazem parte do percurso da saúde mental no Brasil. Pretende evidenciar, por conseguinte, a lógica da clínica ampliada e da redução de danos como bases da atenção psicossocial, tomando como partida o relato da própria experiência institucional enquanto artista plástica de um centro de atenção psicossocial para cuidados relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Visibiliza, para este fim, o processo de criação audiovisual colaborativo construído e vivenciado pelos participantes das oficinas de artes, que é atravessado por questões relacionadas à saúde, doença, uso de drogas, redução de danos e liberdade; a produção artística coletiva é conduzida de maneira a ganhar uma dimensão ética e política, assim como o cuidado de si recebe um contorno estético que ultrapassa previsibilidades morais e punitivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to analyze how the meeting of art and the clinic, under the bias of workshops, proposals for the reform of psychiatry, can constitute a power in possibilities of meeting, as it moves away from asylum attitudes that are still part of the mental health course in Brazil. It aims to highlight, therefore, the logic of expanded clinical and harm reduction as the basis of psychosocial care , taking as starting the account of own institutional experience as artist of a psychosocial care center for care related to alcohol and other drugs . For this purpose, it makes visible the process of the collaborative audiovisual creation, built and experienced by the participants of the art workshops, which is traversed by issues relate to health, illness, drug use, harm reduction and freedom; collective artistic production is conducted in such a way as to gain an ethical and political dimension, just a self-care receives an esthetical contour that goes beyond moral and punitive predictability.
  • Psicopatologia na contemporaneidade: análise comparativa entre o DSM-IV e o DSM-V Artigos

    Ribeiro, Alexandre Simões; Gonçalves, Gesianni Amaral; Teodoro, Elizabeth Fátima; Batista, Suelen Aparecida; Ferreira, Pedro Henrique Estevão

    Resumo em Português:

    Resumo O DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) é um sistema diagnóstico e estatístico de classificação dos transtornos mentais, segundo o modelo categorial, destinado à prática clínica e à pesquisa em psiquiatria elaborado pela APA (American Psychiatric Association). Esse manual é constantemente revisado e reeditado no intuito de atualizar suas classificações psicodiagnósticas. Nesse sentido, o presente artigo objetivou efetuar uma análise comparativa entre as classes e as categorias diagnósticas dos quadros clínicos referentes às perturbações de ansiedade, às alterações do humor e às perturbações relativas à infância e adolescência vigentes no DSM-IV e no DSM-V, de modo a mapear quais entidades clínicas foram incluídas, excluídas ou fundidas, formando novas classes e categorias diagnósticas na versão mais atualizada do manual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo, por meio de um estudo descritivo e de uma análise de dados de cunho comparativo. Os resultados referentes à comparação das classes e categorias diagnósticas apontam significativos acréscimos nos três eixos analisados que abrem as portas para se debater as consequências da patologização e medicalização de condições próprias do humano, como a TPM, a tristeza, os comportamentos enérgicos das crianças e os rebeldes dos adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) is a diagnostic and statistical system for classifying mental disorders according to the categorical model for clinical practice and research in psychiatry prepared by the APA (American Psychiatric Association). This manual is constantly revised and reissued to update its psychodiagnostic classifications. In this sense, the present article aimed to make a comparative analysis between the classes and the diagnostic categories of the clinical frameworks related to anxiety disorders, mood alterations and childhood and adolescent disorders in the DSM-IV and DSM-V, to map which clinical entities were included, excluded or merged, forming new diagnostic classes and categories in the most updated version of the manual. The methodology used was qualitative bibliographic and documentary research through a descriptive study and a comparative data analysis. The results regarding the comparison of diagnostic classes and categories point to significant increases in the three analyzed axes that open the doors to debate the consequences of the pathologization and medicalization of human conditions such as PMS, sadness, energetic behavior of children and rebels of teenagers.
  • A psicologia na maternidade hospitalar: um relato de experiência Artigos

    Queiroz, Lorrayne Leandro Galdino de; Azevedo, Ana Paula Bilac; Cherer, Evandro de Quadros; Chatelard, Daniela Scheinkman

    Resumo em Português:

    Resumo Na atualidade, a demanda por profissionais da psicologia no ambiente hospitalar torna-se crescente. Assim, surge a necessidade de ampliar o conhecimento desse profissional sobre o referido contexto, no intuito de orientar sua conduta, além de contribuir para a concretização do seu espaço de atuação. Considerando esses aspectos e a relevância de pôr em questão o trabalho da psicologia nos serviços de saúde, o presente estudo apresenta um relato de experiência que objetiva refletir sobre a atuação da psicologia no âmbito hospitalar, especificamente na maternidade, através da apresentação de casos atendidos na maternidade e UTINeo do Hospital Universitário de Brasília. Os atendimentos foram conduzidos de modo a contemplar especificamente os aspectos relacionados à maternidade, ao tornar-se mãe, bem como à aderência do tratamento e ao período de hospitalização. Observaram-se diversos aspectos que o psicólogo enfrenta no ambiente hospitalar, como fatores relacionados às limitações do espaço físico e impasses referentes à atuação do psicólogo na equipe multidisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Currently the demand for psychology professionals in a hospital environment is increasing. Thus the need to stimulate these professional’s knowledge on that particular context to guide their conduct and to contribute them to achieve a respectable area of professional action. Considering these aspects and the importance of questioning psychology’s works in healthcare the present study is an experience report that aims to reflect on psychology’s role in a hospital environment, specifically in maternity services, by the analysis of patients from the University of Brasilia’s Hospital’s maternity sector and neonatal ICU. The sessions were conducted in such a way to specifically contemplate aspects related to maternity, to becoming a mother, as well as to treatment’s adherence and the time of hospitalization. Different aspects of what the psychologist faces on hospital’s environment were observed, like factors related to space limitation and impasses related to psychologies roles in multidisciplinary teams.
  • A cartografia como estratégia metodológica à produção de dispositivos de intervenção na Psicologia Social Artigos

    Cavagnoli, Murilo; Maheirie, Katia

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe desdobrar questões acerca da pesquisa-intervenção cartográfica visando contribuir para a construção de dispositivos de intervenção no trabalho da psicologia social. Considerando os desafios contemporâneos à psicologia, apresenta a cartografia como metodologia que engendra processos dialógicos, envolvendo pesquisadores e pesquisados na negociação de sentidos e ações que apreendam a complexidade do cotidiano. Desenvolve a possibilidade de que a cartografia contribua para a criação de dispositivos de intervenção singulares, potencializando uma ética dos encontros. Deste modo, afirmamos que os dispositivos cartográficos oferecem vias consistentes à elaboração de experiências relacionais que sustentam, caso a caso, um plano compartilhado de afecções, com o objetivo de dar vazão a movimentos de subjetivação criadores, problematizadores e transformadores da realidade, ao investir na potência do coletivo. As sínteses aqui produzidas reafirmam a indelével relação entre pesquisar e intervir, explorando conexões entre o método cartográfico, seus dispositivos e o compromisso social da psicologia, em uma perspectiva crítica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper proposes to unfold questions about cartographic intervention-research toward contributing to the construction of intervention devices in Social Psychology’s work. Considering the contemporary challenges to Psychology, it presents cartography as a methodology that produces dialogical encounter, involving researchers and subjects in the negotiation of meanings and actions that grasp the complexity of everyday life. It develops the possibility of cartography to concur unique interventional devices, enhancing an ethic of encounters. Thus, we affirm that cartographic devices offer consistent ways to develop relational experiences that support, on a case-by-case basis, a shared plan of affections, with the objective of giving rise to creative movements of subjectivation, which problematize and transform that of reality, by invest in the collective power. Their syntheses reaffirm the lasting connection between researching and intervening, exploring connections between the method and the social commitment of Psychology, from a critical perspective.
  • Atuação do psicólogo em saúde do trabalhador na perspectiva psicossociológica Artigos

    Lopes, Helyssa Luana; Andrade, Paula Ramos Oliveira; Sousa, Valéria Morais da Silveira; Costa, Maria Teresa Pires

    Resumo em Português:

    Resumo O campo da Saúde do Trabalhador, disposto a estudar e a intervir nos processos de saúde e doença, tem dialogado com diferentes áreas do conhecimento no intuito de melhor compreender a complexidade presente nesta interação, considerando a diversidade de fatores que podem interferir nos níveis de saúde experimentados pelas pessoas. Em meio ao crescente interesse pelo campo, se faz pertinente questionar como a ciência psicológica tem se posicionado a respeito das repercussões do trabalho sobre a mente humana. Para tanto, o presente estudo propõe identificar em que medida a atuação do psicólogo em saúde do trabalhador tem contemplado os pressupostos da abordagem psicossociológica. Através das bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) realizou-se uma revisão integrativa da literatura, a fim de compilar informações que viabilizassem a síntese do estado do conhecimento da temática em questão. Foi possível identificar a necessidade de um maior investimento em termos de pesquisa e de intervenção no campo saúde do trabalhador fundamentados nos pressupostos psicossociológicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The field of Worker Healt, willing to study and intervene in health and disease processes, has dialogued with different areas of knowledge in order to better understand the complexity present in this interaction, considering the diversity factors that can interfere in the health levels experienced by people. Amid the growing interest in the field, it is pertinent to question how psychological science has positioned about the repercussions of work on the human mind. Therefore, this study intends to identify to what extent the psychologist in worker health has contemplated the assumptions of psychosociology approach. Through SciELO (Scientific Eletronic Library Online) and LILACS (Latino Literature American and Caribbean Center on Health Sciences) databases we used an integrative literature review, in order to compile information that would enable the synthesis of the state of knowledge of the subject in question. It was possible to identify the need for greater investment in research and reasoned intervention in psychosociology assumptions of the universe of the health workers.
  • Fracasso escolar: naturalização ou construção histórico-cultural? Artigos

    Pinheiro, Silvia Nara Siqueira; Couto, Maria Laura de Oliveira; Carvalho, Hudson Cristiano Wander de; Pinheiro, Henrique Siqueira

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo objetiva investigar se o fracasso escolar continua sendo naturalizado. Para isso foi traçado o perfil social, educacional, emocional e neurológico de crianças atendidas no Projeto de Extensão “Avaliação e Intervenção em crianças com história de Fracasso Escolar”, desenvolvido em um Ambulatório de Neurodesenvolvimento. Foram analisados os prontuários de 13 crianças; utilizou-se o programa estatístico SPSSe análise temática. Verificou-se que as crianças apresentaram uma média de 10,3 anos, sendo a maior parte meninos (84,6%). A maioria (61,5%) com queixas relacionadas a problemas de aprendizagem e comportamento e fazendo uso de psicoestimulantes. As características são compatíveis com outros estudos realizados em instituições como clínicas-escola de diferentes regiões do Brasil. Constatou-se que os alunos ainda são responsabilizados pelo fracasso, atribuindo-se a este um caráter biológico, naturalizado, que, portanto, precisa ser medicalizado. Evidencia-se a necessidade da realização de estudos que investiguem como se produz a queixa do fracasso escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate whether school failure is still naturalized. For such, the social, educational, emotional and neurological profiles of children attended to by the Extension Project “Assessment and Intervention in Children with School Failure history”, developed at a Neurodevelopment Clinic, were outlined. The medical records of 13 children were analyzed, and the SPSS Statistics 22.0 software was used. The children averaged 10.3 years, most of whom (84.6%) were male. Most children (61.5%) had complaints related to learning and behavioral problems and were prescribed psychostimulants. The population covered by the project showed characteristics which were consistent with those described by other studies in institutions such as school clinics in different parts of Brazil. It was also found that students are still held responsible for failure, to which a biological character has been attributed, hence the need for medicalization. This research demonstrated the need for further studies to investigate how school failure complaints are established.
  • Vivências de mulheres sobre o parto Artigos

    Valadão, Carolina Lemes; Pegoraro, Renata Fabiana

    Resumo em Português:

    Resumo No Brasil, a medicalização do parto é apontada por diferentes autores e confirmada pelas estatísticas a respeito. Diante da importância deste tema, o presente trabalho teve por objetivo compreender a vivência do parto segundo relato de mulheres. Foram entrevistadas oito mulheres, de 23 a 32 anos, que tiveram pelo menos um filho pela rede pública de saúde por meio de roteiro semiestruturado. Os resultados apontaram a preferência pelo tipo de parto, o momento de ir para o hospital, a presença do acompanhante, o contato com o bebê no pós-parto, a falta de protagonismo feminino, o ambiente pouco acolhedor e a percepção sobre o atendimento. Foram apontados aspectos urgentes a serem revistos na assistência ao parto, como a falta de vínculo entre a mulher e a equipe de saúde e restrições em relação ao acompanhante, o que distancia a prática do que é definido como prioridade pela Política Nacional de Humanização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Brazil, many authors study the childbirth medicalization and the statics confirm it. This research aimed at learning about the childbirth experience by women attending in the public health system. Semi-structured interviews were conducted with eight womans, age 23-32 years, who gave birth in public health system was interviewed with semi-estructured script. The results showed preference of childbirth way, how the woman decided that was the moment to go to the hospital, the partner’s presence, lack of empowerment, professional assistance and the first contact with the newborn. The woman showed in their histories that something must to change immediately in the childbirth experience, like: the lack of link between the woman and the health team and restrictions about the partner’s presence. The reality is very different of the public policy.
  • Corpo de Afetos: entre o apego emocional e o movimento dançado Artigos

    Teixeira, Cecília de Lima; Tavares, Gilead Marchezi

    Resumo em Português:

    Resumo O afeto é experienciado pelo bailarino em um nível energético básico: uma necessidade de respirar - inspirar o mundo no corpo e expirar o corpo no mundo. Neste movimento de afeto, o bailarino experiencia um processo de transformação corporal como necessidade vital. Este estudo confronta a percepção sensório-somática do afeto como força de movimento experienciada pela prática da dança, com o afeto compreendido como vínculo emocional entre indivíduos estudado por um campo da psicologia do desenvolvimento. Atribuindo voz ao conhecimento da dança e usando a teoria de Metáforas Cognitivas de Lakoff e Johnson, procura-se aprofundar a origem do sentido de afeto e compreender como ocorre a sua transferência de sentido entre a dança e a psicologia. Em ambos campos, o afeto revela-se como força de sobrevivência, porém, a dança compreende o afeto no nível pré-pessoal, como força da relação corpo-mundo, enquanto uma parte da psicologia do desenvolvimento entende o afeto no nível de necessidades de um corpo já subjetivado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Affect is experienced by the dancer at a basic energetic level: a need to breathe - breathe in the world through the body and breathe out the body into the world. Through this movement of affect the dancer experiences a bodily transformation process as a vital need. This study confronts the sensory-somatic perception of affect as a force of movement experienced by the practice of dance, with the notion of affection taken as an emotional bond between individuals studied by developmental psychology. By giving voice to dance knowledge and by using the theory of Cognitive Metaphors of Lakoff and Johnson, it seeks to deepen the origin of the sense of affection and to understand how its transference of meaning between the dance and psychology occurs. In both fields, affection reveals itself as a survival force. However, dance perceives affection at a pre-personal level, as a force of the body-world relation, whereas developmental psychology perceives affection at a conscious level, i.e. at the level of a body that has already passed through a process of subjectivation.
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br