Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 5, Número: 1, Publicado: 2005
  • Carta da Editora

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
  • Uma disputa no contexto brasileiro entre alguns seguidores de um modelo da Análise do Discurso (Linha francesa) e os que usam metodologias de pesquisa interpretativa e/ou quantitativa em Lingüística Aplicada

    Schmitz, John Robert

    Resumo em Português:

    A finalidade deste trabalho é examinar interpretações recentes da lingüística aplicada (LA) no contexto brasileiro formuladas por alguns seguidores da escola francesa de análise de discurso (AD). Coracini (1998), Bertoldo (2000) e Coracini e Bertoldo (2003) argumentam que a LA dicotomiza a teoria e a prática. Segundo eles, os métodos quantitativos e qualitativos fornecem resultados questionáveis, devido ao fato de esses métodos se basearam na premissa de que um sujeito consciente pode fazer uso dos resultados advindos da pesquisa para efetuar mudanças no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e segunda. Afirmo que os argumentos deixam de engajar a LA num debate justo

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to examine recent views of applied linguistics (AL) in the Brazilian context presented by some of the followers of the French school of discourse analysis (DA). Coracini (1998), Bertoldo (2000) and Coracini and Bertoldo (2003) argue that AL dichotomizes theory and practice. In their view, qualitative and quantitative methods provide questionable results since those methods are based on the premise that a conscious subject can make use of the results of research to effect changes in the teaching/learning of foreign and second languages. I contend that the arguments advanced fail to engage AL in a fair debate.
  • Reflexões sobre ética e pesquisa

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e

    Resumo em Português:

    Este texto apresenta reflexões sobre questões éticas na pesquisa em Lingüística Aplicada e constata que é surpreendente verificar que, até recentemente, a questão da ética tenha recebido muito pouco espaço na literatura da área. Este estudo, depois de traçar alguns paralelos entre a pesquisa médica e a pesquisa em Lingüística Aplicada, discute alguns problemas, tendo como ponto de partida dois aspectos principais: (1) relações entre pesquisadores e (2) relações entre pesquisadores e colaboradores. Quanto à relação entre pesquisadores, serão discutidos tópicos tais como autoria e respeito às diferentes afiliações teóricas. Para refletir sobre a relação entre pesquisadores e colaboradores, serão levantados aspectos éticos tais como privacidade, confidencialidade, consentimento e metodologia. O texto conclui que responsabilidade e solidariedade (MorIn, 2003) devem ser os princípios norteadores de uma pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses some ethical aspects in Applied Linguistics research. Surprisingly, until recently, ethical reflections have received little attention in the literature of the area. This study, after tracing some parallels between human research in Medicine and in Applied Linguistics, discusses some problems, having two main aspects as a departure: (1) relationship among researchers and (2) relationship between the researchers and their collaborators. Concerning the relationship among researchers, topics such as authorship and respect to different affiliations are discussed. Seven questions are raised in order to bring into discussion the relationship between the researchers and their collaborators. These questions are connected to ethical aspects, such as privacy, confidentiality, consent and methodology. In conclusion, it is pointed out that responsibility and solidarity (MorIn, 2003) must be the essential principles when doing research
  • Tarefas da educação lingüística no Brasil

    Bagno, Marcos; Rangel, Egon de Oliveira

    Resumo em Português:

    Com base no conceito de "educação lingüística", os autores discutem a necessidade de atender às demandas sociais por essa educação lingüística e definem as áreas de reflexão e atuação mais importantes para a implementação de uma política de educação lingüística no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Based on the concept of "linguistic education", the authors debate the need of responding to the social demands for this linguistic education and define the most important areas of reflection and action for the implementation of a politics of linguistic education in Brazil.
  • Language politics and the linguist

    Rajagopalan, Kanavillil

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como foco a política lingüística tal qual ela vem se processando no Brasil. Graças a uma tentativa empenhada por um deputado no sentido de coibir o uso descontrolado de inglês no país, grandes setores da população têm mostrado interesse repetino em assuntos relativos à questão linguística. Os lingüistas profissionais foram pegos de calças curtas e, de forma geral, foram reduzidos à condição de meros espectadores. Ao tentar compreender o desenrolar dos acontecimentos, argumento que há uma necesidade urgente de atender aos anseios do público e dialogar com ele.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on language politics as it is currently unfolding in Brazil. Thanks to a legislative bid by a member of the House of Representatives to curb the wide-spread use of English in the country, large segments of the country's population have suddenly become interested in language-related issues. Professional linguists were taken by surprise and have, by and large, been reduced to the status of mere spectators. In an attempt to address the issue, I argue that there is an urgent need to attend to the wider public and engage them in a fruitful dialogue.
  • Freqüência e uso de estrangeirismos ingleses no português brasileiro: Um estudo baseado em corpus

    Sardinha, Tony Berber; Barbara, Leila

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, apresentamos uma investigação baseada em corpora acerca da extensão do uso de estrangeirismos de origem inglesa no português do Brasil. Para tanto, utilizamos o corpus Banco de Português, do projeto DIRECT (LAEL, PUCSP), com mais de 230 milhões de palavras, de fontes orais e escritas, e o British National Corpus, com cerca de 100 milhões de palavras, também provenientes da escrita e fala. A investigação motiva-se (1) pela necessidade do envolvimento dos lingüistas e lingüistas aplicados em debates acerca de políticas públicas, (2) por ser esse um tema caro ao prof. John Robert Schmitz, e (3) pela escassez de trabalhos sobre estrangeirismos que utilizem corpora eletrônicos. Os resultados indicam que (1) há muitos anglicismos em vigor no português brasileiro, (2) a freqüência deles é baixa e (3) eles parecem adquirir sentidos e usos diferentes da língua de origem.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we report a corpus-based investigation on the spread of use of English words in Brazilian Portuguese. For this purpose, we employed the Bank of Portuguese, a corpus created by the DIRECT Project (LAEL, PUC/SP), with over 230 million words, from spoken and written sources, and the British National Corpus, with 100 million words, from writing and speech as well. Our research is motivated by the following points: (1) the need for the engagement of linguists and applied linguists in debates over public policies, (2) the fact that this is a theme pursued by John Robert Schmitz, and (3) the lack of studies on foreign word borrowings based on electronic corpora. Results suggest that (1) a large number of English words are in use in Brazilian Portuguese, (2) their frequency is low, and (3) these words take on new different meanings from English
  • Kd o portugues dk gnt??? :-D O blog, a gramática e o professor

    Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de subsidiar a prática de análise lingüística por professores de língua portuguesa, este trabalho busca compreender, sob a ótica sociointeracionista, como se dá a sistematização dos recursos lingüísticos na construção de um gênero textual emergente: o blog. O corpus é formado por textos coletados de diários on-line disponíveis na internet no mês de março de 2004. Por ser própria de um ambiente marcado dentro do universo virtual da internet, e por ser de apropriação de um grupo predominantemente jovem, a linguagem do blog mostra-se na fronteira entre a fala e a escrita, apresentando marcas que refletem o quanto as escolhas gramaticais, lexicais e semânticas do internauta são motivadas pelo contexto situacional em que é produzida. O entendimento desse processo pode auxiliar o professor de língua a tomar posição diante das interferências da escrita virtual na escrita escolar de seus alunos.

    Resumo em Inglês:

    In order to subsidize the practice of linguistic analysis of Portuguese language teachers, from the sociointeractionism viewpoint, this study aims at analyzing how the linguistic resources are systematized in the construction of an emergent textual genre, the blog. The data are texts collected from on-line diaries available on the Internet in March 2004. As the blog language pertains to a typically virtual environment as well as to a predominantly youth group, it is placed between speech and writing, and presents characteristics that reflect how the grammatical, lexical and semantic choices of the Internet browser are motivated by the situational contexts in which such a language is produced. The understanding of this process can help the teacher face virtual writing interferences when dealing with student writings.
  • Reflective sessions: a tool for teacher empowerment

    Magalhães, Maria Cecília Camargo; Celani, Maria Antonieta

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir até que ponto sessões reflexivas podem tornar-se uma ferramenta para o empoderamento do professor quando incluída em um curso de formação contínua reflexiva, e entendida como uma atividade de sala de aula que oferece a possibilidade de construção de um novo tipo de organização discursiva. A discussão será feita, por um lado, focalizando a necessidade de se oferecer às professoras de inglês da escola pública brasileira engajadas em um programa de educação contínua um contexto que leve à prática reflexiva, e, por outro lado, focalizando a efetividade de se organizar esse contexto na forma de discussão em duplas, a fim de se criar um espaço colaborativo para as professoras examinarem suas aulas criticamente. Pretende-se que as participantes aprendam a avaliar sua prática de sala de aula, encarando esse espaço como um locus de investigação e de (des)construção de teorias. O artigo discute o processo educacional resultante das discussões, analisando os discursos das duplas (Bronckart, 1999), isto é, as escolhas lingüísticas discursivas que revelam seus motivos quando interagindo com um par a fim de avaliar suas práticas criticamente. Isso também trará alguma indicação a respeito do nível de efetividade da própria ferramenta.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to discuss to what extent reflective sessions can become a tool for teacher empowerment when included as a component of a reflective teacher education in-service course, and understood as a classroom activity which provides the possibility for a new type of discursive organisation to emerge. The discussion will be of a twofold nature: on the one hand it will focus on the need to provide Brazilian state school teachers of English involved in a continuing education programme with a context conducive to reflective practice and, on the other hand, it will focus on the effectiveness of organizing that context as discussion dyads, so as to create a collaborative set up for participants to examine their classes critically. The aim set for the participants is learning how to evaluate each other's classroom practice by looking at it as a locus of investigation and of theory (de)construction. The paper discusses the educational process evolving from the discussions by analysing the dyads' discourses (Bronckart, 1999), i.e., the linguistic discursive choices that reveal their motives when acting with a pair in order to evaluate their classroom practices critically. This will also shed some light on the level of effectiveness of the tool itself
  • Examinando a relação L1-L2 na pedagogia de ensino de ESL

    Mello, Heloísa Augusta Brito de

    Resumo em Português:

    Neste artigo procuro refletir sobre como a relação L1-L2 tem sido tratada nas teorias de aquisição de línguas, na política e na pedagogia de ensino de L2, em especial no ensino de inglês como segunda língua (ESL). Ao longo do estudo, argumento que o ensino de L2 pode se beneficiar do uso da L1 na sala de aula, principalmente quando se trata de crianças em processo de escolarização por meio da L2, ao invés de se concentrar no modelo ideal monolíngüe. O cenário que deu origem a essas reflexões é uma sala de aula de ESL de uma escola de imersão em inglês situada na região centro-oeste do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to reflect on how L1-L2 relationship has been treated in second language theories, policy and pedagogy, mainly in the teaching of English as a second language (ESL). It is argued that language teaching pedagogy would benefit by paying attention to the use of L1 in the L2 classroom, especially in the case of whole schooling through L2, rather than concentrating primarily on the ideal monolingual model. The scenery that motivated these reflections is an ESL classroom of an English immersion school located in the central part of Brazil
  • Mudanças na concepção de escrita de jovens e adultos em processo de letramento

    Terzi, Sylvia Bueno; Scavassa, Júlia Sant'Ana

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo a análise das mudanças na concepção de escrita de jovens e adultos não escolarizados, decorrentes da participação em um curso de alfabetização de cinco meses. Os dados mostram que a maior relevância atribuída pelos sujeitos às práticas de letramento está relacionada à escrita como meio de resolução de problemas, de crescimento e satisfação pessoal e de participação social e cidadania.

    Resumo em Inglês:

    This paper dicusses the changes in the conception of the written language as expressed by unschooled adolescents and adults who participated in a five-month literacy course. The data show that before the course the students considered literacy as a means for solving daily practical problems. After the course, they regarded literacy as a tool for self-improvement, social interaction and citizenship
  • Diferenças e semelhanças entre padrões de interação online em cursos de duas áreas distintas: Bioquímica da Nutrição e Língua Inglesa

    Reis, Susana Cristina dos; Silva, Valdir

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o provimento de andaimes - scaffolding - de dois processos distintos de interação sócio-pedagógica realizados em ambientes síncronos de comunicação on-line. Os dados analisados referem-se aos registros de chat de um curso de Inglês para alunos de graduação de diferentes áreas e de um curso de Bioquímica da Nutrição (em Língua Materna) para graduandos da referida área e áreas afins. O objetivo deste artigo é verificar quais são as semelhanças e as diferenças que ocorrem nessas duas situações de comunicação, ou seja, nesses dois contextos distintos de produção de conhecimento. Toda a análise está ancorada na teoria sócio-cultural de Vygotsky, na concepção colaborativa de ensino e aprendizagem, e, principalmente, nas categorias de andaime propostas por Bruner et alii (1976). Os resultados apontam a existência de particularidades distintas e semelhantes na forma com que os andaimes são providos nos dois cursos. Há também indícios de que três das seis categorias de andaimes não são representativas das interações realizadas no contexto sócio-pedagógico midiatizado.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the process of scaffolding of two different contexts of interaction in online courses. The corpus is composed of online registration of English classes and Biochemistry classes offered on the Internet through the use of chat. This article aims at verifying which are the differences and the similarities between those real contexts of communication, especially how students and teachers produce knowledge in those environments. The analysis is based on the Socio Cultural Theory and the Communicative Approach. The results show particularities in the scaffolding processes and emphasizes that the most important recurrent categories do not represent the real online interaction that occurs in an online pedagogical chat room
  • O grito que faz nascer a manhã (ou o amanhã)

    Romão, Lucília Maria Sousa

    Resumo em Português:

    Durante o mês de abril de 2004, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou uma série de ocupações, manifestações e atos públicos, cobrando do governo Lula agilidade na reforma agrária, medidas contra o desemprego e mudanças na política econômica. A divulgação do "abril vermelho" e a representação do ato de gritar abriram um novo capítulo do litígio discursivo em relação à reforma agrária; posições-sujeito entram em rota de colisão, convulsionadas pela ideologia e pelos sentidos que se constroem sob o signo da memória e da sua atualização. A partir de recortes colhidos em jornais impressos e eletrônicos, pretendo interpretar como o ato de gritar e sua interdição significam e como as representações de líder popular e de presidente derivam de posições em relação ao poder constituído, datadas pela conjuntura sócio-histórica, cuja materialidade é lingüística e histórica.

    Resumo em Espanhol:

    Durante el mes de abril de 2004, el Movimiento de los Trabajadores Rurales sin Tierra (MST) inició una serie de ocupaciones, manifestaciones y actos públicos, reclamando del gobierno agilidad en la reforma agraria, medidas contra el desempleo y cambios en la política económica. La divulgación del "abril rojo" y la representación del acto de gritar abrieron un nuevo capítulo del litigio discursivo en relación con la reforma agraria; posiciones sujeto entran en ruta de colisión, convulsionadas por la ideología y por los sentidos que se construyen bajo el signo de la memoria y de su actualización. A partir de recortes de periódicos impresos y electrónicos, pretendo interpretar qué significan el acto de gritar y su interdicción y cómo las representaciones de líder popular y de presidente derivan de posiciones en relación con el poder constituido, datadas por la coyuntura sociohistórica, cuya materialidad es lingüística e histórica
  • O humor como quebra da convencionalidade

    Tagnin, Stella E. O.

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da relação entre a convencionalidade na língua e o humor. Para tanto, apresenta uma categorização de combinações consagradas, desde colocações a fórmulas discursivas, e discute como se prestam à criação do humor. Na qualidade de categorias convencionais, são combinações fixas ou semifixas "prontas para o uso" e decodificadas como um todo. O humor aqui apresentado é lingüístico e obtido pela manipulação/literalização dessas combinações, quebrando a expectativa do ouvinte/leitor. A estreita associação entre o domínio da convencionalidade e a fluência numa língua leva à não compreensão do humor pelo falante não fluente.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the relationship between conventionality in language and humor. It puts forward a categorization of ready-made combinations, from collocations to discourse formulas, highlighting the mechanisms in which they are used to create humor. As ready-made combinations, they are fixed or semi-fixed expressions decoded as a linguistic whole. Humor is achieved by manipulating these combinations so as to cause a breach in the listener's/reader's expectations. Because mastery of linguistic conventionality is closely associated with fluency, and humor relies highly on a breach of conventionality, it is claimed that lack of fluency prevents full comprehension of humor.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com