Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 7, Número: 2, Publicado: 2007
  • Carta do Editor

    Souza, Ricardo Augusto de
  • Escrita e poder: uma leitura do referencial curricular nacional para escolas indígenas Artigos

    Ribeiro, Jaçanã

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é problematizar, dialogar com um ponto crucial da proposta do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI): discutir alguns aspectos das propostas de práticas de escrita e leitura sob o prisma da relação escrita-poder. Procuro partir do posicionamento de alguns autores dos estudos de letramento e estudos de gêneros e tipos de textos para, no plano dialógico da constituição do discurso, refletir sobre "pontos de fuga" da interpretação do documento que estão diretamente relacionados ao que se tem discutido como dicotomia evolução / aculturação do sujeito aluno índio. Proponho, assim, uma leitura que incide teoricamente não só sobre a proposta de práticas escritas para as escolas indígenas, mas que pretende dizer algo sobre o fracasso de nossa escola.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this text is to argue about a crucial point of the proposal of the Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI): we should reflect on certain aspects of the practices of writing and reading under the perspective of the relation between literacy-power. Based on authors of the literacy studies and genre and text types, my aim is to investigate, on the dialogic plan of constitution of discourse, interpretations on the document regarding what is so called the dichotomy evolution / acculturation of the indian student. Thus I propose an interpretation that is relevant not only to the literacy practices of the "indian school", but also to explain part of the failure of our schools.
  • Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias Artigos

    Porto, Cristina; Miccoli, Laura

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um recorte de um estudo de caso de um semestre de duração com três professoras universitárias de Letras/inglês, atuando em contexto público da região norte do país. Com foco em suas experiências com a avaliação da aprendizagem de língua inglesa, os seus depoimentos revelam sua compreensão, implementação e as influências que subjazem às avaliações que realizam. Os resultados explicitam suas experiências, evidenciam haver uma postura não documentada na literatura e corroboram resultados anteriores em contextos não universitários, revelando que a avaliação mantém-se como um desafio que precisa ser superado. As implicações remetem à urgência de uma reforma curricular para a inclusão de uma disciplina de avaliação na formação do futuro professor de Letras/inglês e em cursos de educação continuada, bem como para a importância de outras pesquisas com o mesmo foco em outros contextos universitários.

    Resumo em Inglês:

    This article presents part of the results of a semester long case study that investigated the experiences of three university professors of English at a Faculty of Letters in dealing with classroom evaluation in a public university in the northern region of Brazil. Their reports disclose their experiences, reveal an approach towards evaluation that has not been documented in the literature and corroborate results of previous studies in non-university contexts, revealing that evaluation remains a challenge to overcome. Implications point to the urgency of including a specific course on assessment in the foreign language curriculum at a Faculty of Letters and in continued-education programs as well as of further research with the same focus in other university contexts.
  • Avaliando a leitura em inglês: uma reflexão sobre itens de testes Artigos

    Tumolo, Celso Henrique Soufen; Tomitch, Lêda Maria Braga

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento de testes de qualquer natureza requer um estágio de investigação dos itens elaborados, investigação essa que deve ser feita considerando como critério principal a validade de construto. Neste artigo, trazemos uma análise de itens de testes desenvolvidos para avaliar a habilidade de leitura em inglês como língua estrangeira. Dividimos os itens em defensáveis e não defensáveis: os defensáveis permitem a demonstração da habilidade como definida no construto, enquanto os não defensáveis não permitem coletar evidências para uma interpretação válida da habilidade relevante. Sugerimos uma divisão dos itens não defensáveis em três categorias: itens independentes do texto, itens com pistas para a resposta e itens de vocabulário, cada qual apresentando problemas para validação de construto. É possível concluir que itens usados em testes podem não ser adequados ao objetivo para o qual foram desenvolvidos. As análises e conclusões aqui feitas pretendem colaborar com o desenvolvimento de testes que possibilitem coletar evidências para uma interpretação mais válida da habilidade de leitura em inglês.

    Resumo em Inglês:

    Test development of any nature requires a stage for the investigation of the items designed, which must be carried out considering construct validity as the main criterion. In this article we bring an analysis of test itens designed to assess the reading ability in English as a foreign language. We divide the items into defensible and non-defensible: defensible items allow for the demonstration of the reading ability as described in the construct, whereas non-defensible items do not allow for collecting evidence for a more valid interpretation of the relevant ability. We suggest a division of the non-defensible itens into 3 categories: text-independent items, items with unintended clues for the answer, and vocabulary items, each one presenting some problems for construct validation. It is possible to conclude that items used in tests may not be adequate for the purposes they were designed. The analyses and conclusions presented here aim at collaborating with the development of tests that allow for the collection of evidence for more valid interpretations of the ability of reading in English as a foreign language.
  • Contextualizing an EFL teacher's beliefs about grammar teaching

    Gil, Gloria; Carazzai, Marcia Regina Pawlas

    Resumo em Português:

    Este artigo reporta um estudo qualitativo que enfocou as crenças e práticas de uma professora de inglês-LE relacionadas ao ensino da gramática. O estudo objetivou investigar como as crenças da professora poderiam ser contextualizadas com dados da sala de aula. No primeiro estágio de análise e coleta de dados, um questionário foi aplicado à professora. Posteriormente, para contextualizar as crenças encontradas na análise do questionário, o segundo estágio de análise e coleta de dados enfocou episódios das aulas da professora. A análise dos dados mostrou que, de acordo com essa professora, o ensino da gramática deveria ser usado como um recurso facilitador para ajudar os alunos em seus processos de aprendizagem. Os resultados também indicaram que as crenças da professora são influenciadas por três fatores interativos: cognitivo, contextual e experiencial.

    Resumo em Inglês:

    This article reports on a qualitative study that focused on an EFL teacher's beliefs and her practices concerning grammar teaching. The study aimed at investigating how the teacher's beliefs could be contextualized with classroom data. In the first stage of data collection and analysis, an open questionnaire was given to the teacher. Then, as a means of contextualizing the beliefs found in the analysis of the questionnaire data, the second stage of data collection and analysis focused on episodes from the teacher's classes. The analysis of the data shows that, according to this teacher, grammar teaching should be used as a facilitative device in order to help students in their learning process. The results of this study also indicate that the teacher's beliefs are influenced by three interactive sources: cognitive, contextual and experiential.
  • Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas Artigos

    Barcelos, Ana Maria Ferreira

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é tecer considerações e reflexões a respeito da mudança de crenças de alunos e de professores sobre ensino e aprendizagem de línguas em Lingüística Aplicada. Para isso, primeiro discorro brevemente sobre o conceito de crenças sobre aprendizagem e ensino de línguas e as tendências mais recentes na sua pesquisa. Em seguida, discuto o conceito de mudança e os fatores relacionados a esse conceito, tais como contexto e ação. Em terceiro lugar, focalizo mais especificamente a mudança de crenças, respondendo às seguintes perguntas: (a) o que é mudança?; (b) é possível mudar as crenças?; c) como? e (d) quais fatores favorecem ou dificultam a mudança de crenças? Concluo com implicações para ensino e aprendizagem e para a pesquisa sobre (mudança das) crenças de ensino e aprendizagem de línguas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to reflect on changes of beliefs about language teaching and learning on the part of both teachers and students based on recent research in the field of Applied Linguistics. In the first part of the article, I discuss briefly the concept of belief with respect to language learning and teaching and point to recent trends in the specialized literature. In the second section, I examine the notion of change as well as factors related to it, particularly context and action. In the third, I focus specifically on belief change and examine the following questions: (a) What is change?; (b) Is it possible to change beliefs?; (c) If change is possible, how can beliefs be changed?; and (d) What are the factors that favor or hinder changes in beliefs? Finally, I conclude, on one hand, with implications for teaching and learning foreign languages and for research; on the other, with regard to the analysis and change of teacher and learner beliefs.
  • Metáforas de Lula e Alckmin nos debates de 2006 em uma perspectiva da Lingüística de Corpus Artigos

    Sardinha, Tony Berber

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é contrastar o uso de metáforas pelos dois candidatos no segundo turno das eleições presidenciais de 2006, Luís Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, para saber até que ponto Lula, que foi vitorioso nas urnas, usou metáforas de modo mais eficaz do que o outro candidato durante os debates televisados. Foi colhido um corpus de transcrições desses debates, que foi então analisado em termos da presença de metáforas lingüísticas e conceptuais. O uso de metáforas dos dois candidatos foi contrastado e a análise revelou que houve poucas diferenças entre os candidatos. Ambos usaram quantidades parecidas delas. A principal diferença entre eles foi em relação à ênfase. Alckmin pulverizou suas metáforas: colocou em cena um número maior delas, mas com poucas ocorrências de cada. Lula foi mais seletivo e o neutralizou, conseguindo concentrar seu discurso em metáforas mais afinadas com seus propósitos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to contrast the use of metaphors by the two presidential contenders in the runoff of the Brazilian presidential race of 2006, Luís Inácio Lula da Silva and Geraldo Alckmin, in order to establish if Lula, who was victorious, actually used metaphors in a more effective way than his opponent on the television debates. Metaphor use by both candidates was compared, and the analysis revealed that there were few differences between the two candidates. Both used similar quantities of them. The main difference was stress. Alckmin scattered his metaphors, by putting in place a greater number of them, with few occurrences of each. Lula, on the other hand, was more selective and neutralized his opponent, thus being able to stress metaphors that were better suited to his needs.
  • Communication Strategies and Foreign Language Speech Production

    Prebianca, Gicele Vergine Vieira; Fortkamp, Mailce Borges Mota

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga a relação entre o uso de estratégias de comunicação e o desempenho oral em uma língua estrangeira (L2). Trinta participantes foram alocados em grupos de nível pré-intermediário, intermediário e avançado. A fluência oral dos participantes foi determinada por meio da velocidade de fala (Lennon, 1990). Três narrativas foram usadas para eliciar a produção oral em L2, em três sessões diferentes. A análise revelou que a relação entre estratégias de comunicação e fluência oral em L2, medida pela velocidade da fala, não é estatisticamente significante em nenhum dos níveis de proficiência. Finalmente, a análise revelou que a variável velocidade da fala parece não ser suficiente para examinar a relação entre o uso de estratégias de comunicação e o desenvolvimento da produção oral em L2. Para explicar os poucos exemplos de correlações estatisticamente significantes entre a velocidade da fala e tipos de estratégias de comunicação, é sugerido que, devido aos inúmeros fatores que afetam a fluência em L2, outros aspectos de produção da fala sejam levados em consideração. Além disso, a natureza das tarefas propostas e a demanda cognitiva que essas tarefas exerceram podem ter contribuído para a aparentemente limitada melhora da produção oral dos participantes ao longo das sessões.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the relationship between communication strategies use and foreign language (L2) oral production. Thirty participants were assigned to a pre-intermediate, an intermediate or an advanced group. Their oral fluency was assessed by means of speech rate (Lennon, 1990). L2 speech production was elicited by means of three narrative tasks in three different sessions. Data analysis revealed that the relationship between communication strategies use and L2 oral fluency, as measured by speech rate, is not statistically significant in any of the three proficiency levels. The analysis also revealed that speech rate, alone, is not enough to examine the relationship between communication strategies use and L2 speech production. To explain the few instances of significant statistical correlations between speech rate and types of communication strategies, it is suggested that due to the multitude of factors affecting L2 oral fluency, other aspects of speech production need to be taken into consideration. In addition, the nature of tasks and their cognitive demands might have contributed to learners' apparently limited oral improvement across sessions.
  • Narrative and identity construction: an analysis of the L2 Learning process

    Andrade, Luiz Antônio Caldeira

    Resumo em Português:

    A Aquisição de uma Segunda Língua (ASL) tem sido enfocada por vários pesquisadores que estudaram o processo sob diversas perspectivas (ex.: Ellis, 1997; Lantolf, 2000; Gardner, 1968), para poderem interpretar como os aprendizes adquirem a L2. Entretanto, esses estudos têm se limitado aos processos cognitivos e a outros fatores (cultural e sócio-cognitivo, por exemplo), em vez de focalizar as experiências dos aprendizes. Em virtude disso, este estudo investiga as experiências de aprendizes por meio de um grupo de auto-narrativas registradas pelo Projeto AMFALE (Aprendendo com memórias de falantes e de aprendizes de línguas estrangeiras), tendo como suporte básico o trabalho desenvolvido por Leppänen e Kalaja (2002), no qual as autoras, com base na teoria de Vladimir Propp sobre a morfologia do conto de fadas (2000), investigam o processo de aprendizagem de L2 a partir de auto-narrativas que refletem o processo heróico, ainda que árduo, dos contos de fadas, detalhado por Propp. Para tanto, o artigo se divide em duas partes. A primeira faz uma breve revisão do processo de construção de identidade, da importância da narrativa autobiográfica como expressão de identidade, chegando, por fim, aos critérios de análise de autobiografias no processo de aprendizagem de L2, identificados por Leppänen e Kalaja (2002). A segunda parte do estudo analisa alguns exemplos de autobiografias do projeto AMFALE sob a luz das referidas teorias.

    Resumo em Inglês:

    Second Language Acquisition (SLA) has been the focus of many linguists who have studied the process through varied perspectives, (e.g. Ellis, 1997; Lantolf, 2000; Gardner, 1968, to quote but a few) so that they may be able to interpret the way learners gather information regarding a second language process. However, such foci have been limited to cognitive processes and other factors (e.g. cultural, socio-cognitive) rather than placed on the learners' experiences themselves. In view of this, this paper investigates learners' experiences through the analysis of a group of self narratives recorded by the AMFALE (Aprendendo com memórias de falantes e de aprendizes de língua estrangeira)² project, while, at the same time, analyzes such autobiographies in the light of Leppänen and Kalaja's (2002) work on autobiographies as learners' identities constructions, based on Vladimir Propp's book Morphology of the Folktale (2000). The study is divided in two parts: the first one briefly reviews the process of identity construction and the importance of autobiographies as a means of expression of the self. Besides, it also focuses on the criteria set forth by Leppänen and Kalaja (2002) for the analysis of autobiographies, based on Vladimir Propp's book Morphology of the folktale (2000). The second part focuses on the analyses of AMFALE autobiographies as stated above.
  • Caos, complexidade e Lingüística Aplicada: diálogos transdisciplinares Artigos

    Martins, Antônio Carlos Soares; Braga, Júnia de Carvalho Fidelis

    Resumo em Português:

    Neste texto, apresentamos um panorama de estudos na área da Lingüística Aplicada que discutem questões relativas ao processo de desenvolvimento de segunda língua, bem como aspectos relacionados aos ambientes interacionais de aprendizagem na perspectiva das teorias do Caos e Complexidade. Para isso, discutimos as principais noções da perspectiva da complexidade, retomando alguns aspectos da física clássica e contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we present a panorama of studies in the area of Applied Linguistics that discuss questions regarding second language development as well as aspects related to interactional learning environments in the light of Chaos and Complexity theories. To accomplish this, we discuss the main notions of complexity through the rethinking of some aspects of classic and contemporary physics.
  • Formar formadores para a escrita profissional Artigos

    Raso, Tommaso

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta alguns dos resultados de dez anos de pesquisa e atividade didática para formar formadores de escrita profissional, tanto no sistema educacional quanto no mundo do trabalho. Em particular, apresenta-se um currículo base de competências comuns a todos os formadores, sem distinção de destinação didática. Essas competências são resumíveis em cinco pontos: a consciência da variação entre as estratégias textuais da fala e da escrita; a habilidade em identificar as informações dentro de um contexto e usá-las para os próprios fins textuais; a consciência dos traços que caracterizam um gênero textual e a capacidade de gerenciá-los na reformulação para objetivos diferentes; a capacidade de gerenciar os diferentes aspectos de uma situação comunicativa; a argumentação, com e sem documentação. O trabalho privilegia as competências textuais sobre aquelas lingüísticas de superfície e, portanto, mesmo pensado para um ambiente italófono, é aplicável a qualquer língua-cultura ocidental.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some results of a ten year research and teaching project for educating educators for professional writing, either in the educational system or in the working environment. Specifically, it presents a curriculum of basic competences that all educators should have, independently of the didactic destination. These competences can be summarized in five points: the conscience of the variation between speaking and writing textual strategies; the ability to identify information within a context, and in using it for textual purposes; the conscience of the parameters that characterize a textual genre, and the capacity of managing them reformulating a text for different purposes; the skills for managing the different aspects of a communicative situation; and, finally, argumentation, with and without documentation. The study privileges textual rather than surface linguistic competences; so, even if elaborated for an Italian speaking environment, it is applicable in any occidental language and culture.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com