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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 2008
  • Carta da Editora

    Mello, Heliana
  • A questão da identidade em perspectiva pragmática Artigos

    Silva, Daniel do Nascimento e

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a questão da identidade a partir de uma perspectiva da pragmática lingüística. Apresentar uma perspectiva pragmática é, de partida, uma empreitada interdisciplinar, uma vez que este é um campo híbrido que surge na filosofia e, por assim dizer, dissemina-se na lingüística e na seara maior dos estudos da linguagem. Trata-se, então, de delinear uma visão performativa da identidade, esse construto teórico que tem ocupado um lugar central na agenda das ciências humanas e da vida social contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aims at discussing the question of identity from a pragmatic perspective. Needless to say, adopting a "pragmatic perspective" entails adopting an interdisciplinary approach, once pragmatics is a hybrid field, first appearing within Philosophy, then disseminating into Linguistics and into the major realm of language studies. The paper deals, therefore, with a certain delineation of a performative view of identity, such theoretical construct that occupies a central place within the agenda of both human sciences and the contemporary social life.
  • Processos relacionais em cartas publicitárias Artigos

    Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a instanciação de processos relacionais em um corpus de 104 cartas de mala direta, de forma a observar como os participantes da interação (empresa remetente, produto e destinatário) são caracterizados. A metodologia utilizada contou com um sistema de etiquetagem, com ferramentas computacionais de análise (Manson, 1999; Scott, 1999) e com a comparação entre o corpus de pesquisa e uma fração do Banco de dados de Português, mantido pelo LAEL - PUC-SP. Resultados mostram um conjunto de funções específico para cada participante.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at analysing the instantiation of relational processes in a corpus of 104 direct sales letters, in order to study which are the roles ascribed to each interactant (the company, the addressee and the product). Corpus Linguistics was the main methodological tool: two softwares for lexical analysis (Manson, 1999; Scott, 1999) were used and a tagging system was developed. The outcomes were compared with part of the Bank of Brazilian Portuguese, maintained by LAEL - PUC-SP. Results show a set of functions that seems to be specific to each interactant.
  • A naturalização da miséria contemporânea: análise discursiva crítica de uma circular de condomínio Artigos

    Resende, Viviane de Melo

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, parto do referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso Crítica para analisar o relatório de uma reunião, apresentado como circular aos/às condôminos/as de um prédio de classe média da Asa Sul de Brasília. O tema da circular é uma reunião, realizada entre o síndico do prédio, comerciantes locais e autoridades do Governo do Distrito Federal, acerca de um grupo de "moradores de rua" que se havia estabelecido nas proximidades do edifício residencial e de estabelecimentos do comércio local. O texto foi analisado discursivamente, tendo como categorias analíticas estrutura genérica, modalidade, intertextualidade, pressuposição e avaliação. Discuto a naturalização da miséria em sociedades contemporâneas a partir da internalização de discursos hegemônicos os quais operam um apagamento de direitos sociais básicos.

    Resumo em Inglês:

    Based upon Critical Discourse Analysis, this study analyses a report of a meeting, distributed as a circular to residents of a middle-class apartment building in Brasília. The circular is the outcome of a meeting held between the apartment building's representative, local businesspeople and Federal District Government authorities concerning "street dwellers" in the surrounding of the apartment building and local business establishments. The circular is considered discursively in terms of its generic structure, modality, intertextuality, presupposition and evaluation. The analysis seeks to discuss the naturalization of misery in contemporary societies through the internalization of hegemonic discourses that serve to erase basic social rights. The study argues that this is due to the repetition of these discourses in different institutional environments and in various text types.
  • Crenças na prática de ensino de inglês: um estudo de cognições de professoras orientadoras Artigos

    Reis, Simone; Cecci, Débora Rebouças Milani

    Resumo em Português:

    Este artigo relata resultados parciais de uma pesquisa que focaliza significados do processo de escrutínio de crenças na Prática de Ensino de inglês na Universidade Estadual de Londrina. Objetivando revelar tanto o valor que cinco orientadoras dão à discussão de crenças quanto o valor que percebem ser atribuído por seus alunos-professores a tal procedimento, o estudo analisa cognições do professor. Dados de entrevistas semi-estruturadas, conduzidas no início e final no ano de 2006, foram analisados com base na Grounded Theory e discutidos a partir das perspectivas da cognição e cognição situada. Essas perspectivas, respectivamente, permitem melhor compreensão de duas tendências entre as orientadoras: uma aparentemente impermeável ao contexto e caracterizada pela estabilidade de cognições, e outra, sensível ao contexto, revelada por mudança nas cognições.

    Resumo em Inglês:

    This article reports on partial results of an investigation that focuses on meanings of the process of scrutiny of beliefs in the English Language Teaching Practicum at the State University of Londrina. Aiming at revealing both the value that five teaching practicum advisors give to the discussion of beliefs, and the value they perceive their student teachers to give to such procedure, the study analyses teacher cognitions. Data from semi-structured interviews carried out at the beginning and at the end of 2006 were analysed with the support of Grounded Theory, and discussed from the perspectives of cognition, and situated cognition. These perspectives, respectively, enable a better understanding of two tendencies found among the advisors: an apparently context-insulated one, characterised by the stability of cognitions, and a context-sensitive one, revealed by change in cognitions.
  • Projetos de formação pré-serviço do professor de língua inglesa: seqüências didáticas como instrumento no ensino-aprendizagem Artigos

    Szundy, Paula Tatianne Carréra; Cristovão, Vera Lúcia Lopes

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo discutir resultados de projetos desenvolvidos em aulas de Prática de Ensino da Língua Inglesa com graduandos do curso de Letras de duas universidades públicas do Brasil. A partir da concepção de que as aulas de Prática de Ensino no curso de graduação em Letras devem formar o professor-pesquisador engajado em um processo de reflexão crítica sobre suas próprias ações, os projetos em questão buscam criar espaços para transposição de construtos teórico-metodológicos discutidos ao longo do curso para a prática em sala de aula por meio do desenvolvimento de seqüências didáticas (SDs) voltadas para construção do processo de leitura em língua inglesa no ensino médio. As SDs são elaboradas pelos graduandos com base especialmente em textos prefigurativos (OCEM, PCN) e em teorias sobre gêneros e ensino. Após a contextualização dos projetos, o artigo pretende focar na análise de atividades específicas de duas SDs desenvolvidas a partir dos gêneros anúncio publicitário institucional e notícia.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aims at discussing results of pre-service projects developed in English Methodology classes with undergraduate students of two public universities in Brazil. Based on the conception that English Methodology classes should prepare the teacher-researcher engaged in a continuous critical reflection about his/her own action, the two projects represent attempts to create spaces for the transposition of theoretical and methodological conceptions studied throughout the course to the real high school classroom. This transposition is carried out through the development of didactic sequences whose goal is to construct the reading process of English as a Foreign Language with high school students. The sequences are developed by the undergraduate students using as framework prescriptive texts (OCEM, PCN) as well as theories concerning genres and teaching. After contextualizing both projects, the article focuses on the analysis of specific activities that integrate two didactic sequences developed to work the reading comprehension of the genres institutional advertisement and news.
  • Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas Artigos

    Leffa, Vilson J.

    Resumo em Português:

    Este trabalho parte do pressuposto de que um problema sério no ensino de línguas é a divisão entre a teoria e a prática, que provocou uma separação aparentemente irreconciliável entre o cientista e o professor. O objetivo principal é examinar a possibilidade de uma aproximação entre os dois. Para isso, faz-se uma revisão do uso do exercício na sala de aula, tanto da perspectiva teórica, com ênfase na idéia do input generalizado, como da perspectiva prática, com ênfase na idéia do exercício localizado. Os dados, recolhidos de materiais didáticos propostos e implementados pelos teóricos do ensino de línguas, mostram que o cientista, quando assume o lugar do professor, apresenta um discurso mais próximo do professor do que do cientista. A conclusão é de que a aproximação entre a teoria e a prática é possível se o cientista e o professor formarem uma comunidade única para a troca de idéias e de experiências.

    Resumo em Inglês:

    This paper is based on the assumption that a serious problem in language teaching is the division between theory and practice, which led to an apparently irreconcilable separation between the scientist and the teacher. Its main objective is to examine the possibility of an approximation between them. For that purpose, I make a review on the use of exercises in the classroom, not only from a theoretical perspective, with an emphasis on the idea of generalized input, but also from a practical perspective, with an emphasis on the idea of localized drills. The data, collected from teaching materials that were proposed and implemented by language teaching theoreticians, show that the scientist, when talking from a teacher's position, presents a discourse that is closer to the teacher than to the scientist. The conclusion is that the approximation between theory and practice is possible if the scientist and the teacher join a community where ideas and experiences can be exchanged.
  • O processo grupal na sala de aula de língua inglesa Artigos

    Araújo, Vanessa de Assis

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe reflexões sobre dinâmica de grupo a partir de um estudo de caso de uma turma de língua inglesa. Para tal, apresentamos parte dos resultados desse estudo que teve enfoque na percepção dos participantes sobre o processo grupal, na influência desse grupo sobre o processo de aprendizagem de seus membros e também na percepção dos participantes do que seja "um grupo facilitador do processo de aprendizagem de língua inglesa." Os dados obtidos nesta pesquisa sugerem que o grupo da sala de aula e o seu desenvolvimento são fatores que podem interferir no processo de aprendizagem da língua-alvo. Os resultados, portanto, são indicativos de certas condições em que se dá o desenvolvimento do grupo de língua, do início ao seu término, e de aspectos que interferem nesse processo.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at reflecting on group dynamics of the members of an English classroom. For this purpose, we present part of some research results focused on the students' perceptions about their group process, its influence on their process of language learning and also how they perceive an English learning classroom group as a facilitator of the learning process. The results of this study suggest that the classroom group and its development are factors that can influence the target language learning process. The results are, therefore, indicative of certain conditions in which language group development happens from its start to its finish, as well as aspects that interfere in this process.
  • Rádio escolar: uma ferramenta de interação sociodiscursiva Artigos

    Baltar, Marcos; Gastaldello, Maria Eugênia T.; Camelo, Marina A.; Lipp, Bárbara M.

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute a implementação de Rádios Escolares em escolas públicas da região do entorno da Universidade de Caxias do Sul como ferramentas de interação sociodiscursiva, visando estimular o protagonismo social das comunidades escolares envolvidas, bem como oferecer novos caminhos para a promoção do desenvolvimento e aprendizagem de crianças, jovens e adultos.

    Resumo em Inglês:

    In this work we present the experience of implementing radio stations in state schools in the city of Caxias do Sul - Brazil, as a tool for teaching and learning. The main goal of radios is to create the space for sociodiscursive interaction in order to stimulate the social protagonism in scholar communities involved in the project. The radio also showed as a different tool to enhance children, teenagers and adults learning.
  • Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos Artigos

    Vetromille-Castro, Rafael

    Resumo em Português:

    A inserção de tecnologias digitais na Educação - neste texto, em especial no âmbito da formação de professores de línguas - tem gerado reflexão em pesquisadores de Lingüística Aplicada a partir do momento em que as teorias que compõem a "Lingüística Aplicada dominante" (LARSEN-FREEMAN, 2000) se mostram insuficientes para abarcar o fenômeno das relações sociais que fundamentam a aprendizagem. Na busca de uma abordagem teórica que dê conta dos movimentos complexos típicos da experiência pedagógica - na qual incluem-se, indissociavelmente, docentes e discentes - optamos pelo suporte no Pensamento Complexo (MORIN, 1995), na Teoria do Caos (GLEICK, 1989), na Emergência (JOHNSON, 2003) e na Teoria dos Valores Qualitativos (PIAGET, 1973) e relatamos reflexões resultantes de pesquisa sobre grupos de professores (em serviço e pré-serviço) em um curso a distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Percebemos que entender os grupos como sistemas complexos nos permite identificar elementos que fomentam sua manutenção e atuam na emergência de comportamentos interativos os quais são essenciais para a aprendizagem sob uma perspectiva sócio-construtivista.

    Resumo em Inglês:

    The integration of digital technologies in Education - in this paper, especially in the language teachers' training - has aroused discussion among Applied Linguistics researchers, mainly when theories which are part of the "mainstream Applied Linguistics" (LARSEN-FREEMAN, 2000) cannot embrace the phenomenon of social relationships on which learning is based. In search of a theoretical approach that can deal thoroughly with the complex behaviors in the educational experience - in which teachers and students are inseparably included - support has been found on the Complex Thought Theory (MORIN, 1995), Chaos Theory (GLEICK, 1989) , the Emergence (JOHNSON, 2003) and the Qualitative Values Theory (PIAGET, 1973). Also, reflections resulting from research on groups of (in-service and pre-service) teachers in an online course through a virtual learning environment (VLE) are related here. It has been noticed that taking these groups as complex systems lets us identify factors that promote their maintenance and allow interactive behaviors to emerge, which are essential for learning in a socio-constructivist perspective.
  • Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar Resenhas

    Schmitz, John Robert
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