Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 9, Número: 1, Publicado: 2009
  • Carta do Editor

    Souza, Ricardo Augusto de
  • Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto Artigos

    Silva, Wagner Rodrigues

    Resumo em Português:

    Apresentamos uma pesquisa etnográfica sobre as contribuições das escolhas e usos de gêneros discursivos, em atividades escolares, para o desenvolvimento do letramento do aluno. Os resultados mostram que alguns gêneros selecionados são característicos da escola, pouco servindo de referência para as atividades interativas mediadas pela escrita em situações não relacionadas a práticas educacionais. A articulação entre as propostas de interdisciplinaridade e de letramento, desenvolvidas na ciência da educação e nos estudos aplicados da linguagem, respectivamente, podem contribuir de forma bastante significativa para o fortalecimento do aluno. Aqui, os projetos pedagógicos interdisciplinares são caracterizados como espaços linguístico-discursivos que contribuem para tal fortalecimento.

    Resumo em Inglês:

    We show an ethnographic research about the contributions of discursive genre choices and uses, in school activities, to the student literacy development. The results show that some chosen genres are school-related and do not contribute effectively to interactive activities mediated by writing in situations not connected to educational practices. The articulation between interdisciplinary and literacy approaches, developed in the education science and in language applied studies, respectively, can contribute significantly to the student empowerment. Here the interdisciplinary educational projects are characterized as linguistic-discursive locus of contribution to the empowerment mentioned.
  • Espacialidade em Bakhtin e Pêcheux: semelhanças e dessemelhanças Artigos

    Silva, Renata

    Resumo em Português:

    O presente trabalho visa a uma análise comparativa das noções de "esfera", de Bakhtin (1992, 1999), e de "espaço discursivo", de Pêcheux (1997), com o intuito de elucidar o tratamento conferido à espacialidade pelos mencionados autores. Mostra que, embora haja consideráveis pontos de contato, "esfera" e "espaço discursivo" divergem quando entrecruzados com outros conceitos, desenvolvidos no âmbito da Teoria Dialógica e da Análise do Discurso de linha francesa (AD).

    Resumo em Inglês:

    The present work aims at a comparative analysis of the "sphere" notions, Bakhtin (1992, 1999), and of the "discursive space", Pêcheux (1997), with the intention of elucidating the treatment these authors give to spatiality. It shows that even though there might be considerable points of contact, "sphere" and "discursive space" diverge when intercrossed with other concepts developed in the ambit of the Dialogical Theory and of the French line of Speech Analysis (SA).
  • Imagem e dialogia em interações on-line Artigos

    Rezende, Paulo Sergio

    Resumo em Português:

    O propósito deste trabalho é o de investigar a natureza dos processos de interação em uma ambientação diferenciada - a lista de discussões -, utilizando-se fotografias como input para a comunicação em língua inglesa entre os participantes de um curso de idiomas em São Paulo. As interações envolveram 22 alunos de dois níveis - Intermediário e Avançado -, de acordo com a terminologia da escola; porém, para este trabalho a análise está focada na comunicação entre dois alunos de um mesmo nível. O conceito de Oficinas Virtuais Temáticas (Rezende, 2003) foi utilizado na proposta de atividades com os participantes desta pesquisa, os quais foram incluídos em uma lista de discussão criada pelo professor. As Oficinas Virtuais Temáticas fundamentam-se no conceito de oficinas virtuais (Freire, 1998, 2000), que, propondo uma abordagem tridimensional de ensino-aprendizagem, resulta da associação entre experiência, reflexão e prática. A partir do envio de fotos para a lista de discussão, observou-se de que maneira se estabeleceu a interação no ambiente. Considerando que a comunicação no meio eletrônico assinalado se dá como um processo estabelecido pela interação verbal, ponto central na teoria de Bakhtin, utilizei a teoria da linguagem deste autor como base para a análise das interações nas atividades propostas.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at investigating the interaction of two students of English at a languages institute in São Paulo through the use of images as input for the communication process. The concept of Thematic Online Workshops (Rezende, 2003) was chosen for this activities proposal with the participants, which were included in a discussion list by their English teacher. After sending photos through the discussion list, it was possible to observe how the interaction in the environment occurred. Considering the communication in the online environment as a process defined by verbal interaction, central point of Bakhtinian theory, I used Mikhail Bakhtin's language theory as the basis for analyzing the interactions in the activities proposed.
  • O processo de construção da relação enunciador/enunciatário nas canções de Chico Buarque: trocando em miúdos Artigos

    Vieira, Martha Lourenço

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é analisar, à luz da teoria de Benveniste, algumas estratégias discursivas de construção das instâncias enunciativas presentes nas composições de Chico Buarque e os efeitos de sentido por elas produzidos. Inicialmente, são apresentados os princípios básicos do quadro teórico de referência, evidenciando como tais estratégias são utilizadas na construção da relação enunciador/enunciatário, em algumas das composições deste autor. Em seguida, tomando como objeto de análise a canção Trocando em Miúdos, são analisados os modos de integração e articulação de tais estratégias, no processo enunciativo, com o intuito de demonstrar que a relação enunciador/enunciatário constitui-se como um fator essencial no processo de construção da autoria e da noção de sujeito.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to analyze, in light of Benveniste's theory, some discursive strategies of the construction of enunciative instances that are present in Chico Buarque's compositions, and the effect of the meaning produced by them. Initially, the basic principles of the theoretical scene of reference are presented, making evident how the strategies are used in the construction of the enunciator/enunciatee relation in some of the compositions of the author. Furthermore, based on the song "Trocando em miúdos" - the object of analysis - the mode of integration and articulation of the strategies are analyzed in the enunciative process, with the intention of demonstrating that the enunciator/enunciatee relation constitutes an essential factor in the process of construction of authorship and of the notion of subject.
  • Análise crítica do discurso: modismo, teoria ou método? Artigos

    Rodrigues-Júnior, Adail Sebastião

    Resumo em Português:

    A Análise Crítica do Discurso (ACD) tem sido considerada uma teoria potencial para o entendimento das relações de poder e das ideologias frequentemente presentes no discurso. Vários teóricos concordam que a ACD tem contribuído para a compreensão de inúmeros fenômenos linguísticos que, mormente, retratam hegemonias opacas, uma vez que a linguagem é um instrumento poderoso para a disseminação de conceitos preconcebidos, bem como de ideologias. No entanto, por que a ACD recebeu, nos anos noventa, críticas severas de um conjunto significativo de teóricos? Essas críticas apresentaram uma lista ampla de problemas relacionados aos métodos e abordagens utilizados por analistas críticos do discurso. Dentre essas críticas, os problemas de recepção e representatividade são tidos como os mais frequentes no tratamento dos dados feito pelos pesquisadores. Apesar de tudo isso, a determinação dos analistas críticos do discurso em apresentar uma base metodológica à disciplina teve seus resultados positivos - a ACD é hoje um ramo reconhecido da Linguística Aplicada no exterior, dentro da interface entre as Ciências Sociais e as Humanidades. Publicações recentes, principalmente as de Fairclough e seus colegas, levaram em consideração algumas dessas críticas, ao responderem pontualmente às mesmas. Contudo, no Brasil tem havido um "silêncio" em relação a essa questão, sobretudo porque os pesquisadores parecem desconsiderar tais críticas. Neste artigo, pretendo "quebrar esse silêncio" e discutir algumas dessas críticas e seus impactos na ACD e sua aplicação em pesquisas brasileiras. O objetivo principal deste artigo é perceber se algumas pesquisas em ACD no Brasil têm apresentado os mesmos problemas postos por esses críticos, através da análise de quatro artigos que usam a ACD como teoria orientadora, publicados em um número especial sobre a ACD de um reconhecido periódico brasileiro intitulado D.E.L.T.A. Os resultados indicaram que alguns dos problemas mostrados por esses críticos também aparecem nos artigos analisados, o que indica que os analistas críticos do discurso brasileiros precisam atentar para a maneira como abordam e tratam seus dados.

    Resumo em Inglês:

    Critical Discourse Analysis (CDA) has been considered a potential theory for the unveiling of power relations and ideologies commonly found in discourse. Many theoreticians agree on the fact that CDA has contributed to the understanding of several linguistic phenomena that usually portray obfuscated hegemonies, since language is a powerful tool for disseminating biased assumptions as well as ideologies. Nonetheless, why did CDA attract severe criticisms from a wide range of scholars in the 1990s? These critics presented a full list of problems concerning the methods and approaches often utilized by critical discourse analysts. Among the criticisms, problems of reception and representativeness are claimed to pervade most of the treatment given by CDA researchers to their data. Despite all this, the keenness of critical discourse analysts to display a methodological ground to the discipline has had its positive results - CDA is now a recognized and well-established branch of Applied Linguistics in the international context, within the interface between the Social Sciences and the Humanities. Recent publication, principally from Fairclough and his colleagues, has taken into considerable account some of the criticisms, by responding to these critics accordingly. In Brazil, however, there has been a "deafening silence" about this issue, especially because researchers seem to disregard these criticisms. In this paper, I intend to "break this silence" and bring into discussion some of these criticisms and their impact on CDA and the application of its theory in Brazilian research. The main aim of the paper is to see whether some research on CDA in Brazil has presented the same problems posed by these critics, by analyzing four articles that use CDA as an orienting theory, published in a special issue on CDA from a well-known Brazilian journal entitled D.E.L.T.A. The results have indicated that some of the problems outlined by these critics also appear on the articles analyzed, which shows that critical discourse analysts in Brazil should pay special attention to the way they approach and treat their data.
  • Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização Artigos

    Gomes-Santos, Sandoval Nonato; Almeida, Patrícia Sousa

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica Pergunta-Resposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidas em uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O par dialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo a observar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aula em questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas.

    Resumo em Inglês:

    This paper have as main goal to analyze the dialogic unity Question-Answer, which is fundamental for speech organization, in the interactions kept into a literacy class, occurred in a singular school environment the dialogic pair is examined in relation to professional teacher gestures, in order to observe the teacher's movement and his/her teaching style in the construction of this specific class. In the end, the focus on the questions is justified regardless the answers.
  • Adicionar um comentário: mecanismos de conversação em weblogs e fotologs brasileiros Artigos

    Recuero, Raquel

    Resumo em Português:

    O presente trabalho discute os mecanismos de conversação observados nos fotologs e nos weblogs brasileiros, a partir de um estudo realizado em 2006 e 2007. Partindo de uma discussão do uso dos referidos sistemas como formas de conversação mediada por computador de forma assíncrona, são apontados elementos de estrutura da conversação, pares conversacionais e marcadores conversacionais que auxiliam no funcionamento dessas conversações. Finalmente, discutem-se as semelhanças e diferenças dos dados e suas possíveis implicações para estudos futuros das conversações mediadas pelo computador.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the conversation mechanisms observed in Brazilian weblogs and fotologs based on an ethnographic study carried out in 2006 and 2007. From a discussion of these systems usage as forms of asynchronous computer mediated conversation, we point out elements of conversational structure, conversational pairs and conversational markers that help the conversations. Finally, we discuss similarities and dissimilarities in the observed data and their possible implications for future computer mediated conversation studies.
  • Gêneros textuais e práticas de letramento: a temporalidade verbal no gênero crítica cinematográfica Artigos

    Barros, Eliana Merlin Deganutti de

    Resumo em Português:

    Partindo do pressuposto de que o letramento é um processo de apropriação de gêneros de textos, apresentamos dados de uma pesquisa maior que se propõe a estudar a crítica de cinema como um gênero do jornalismo impresso que tem constituído, para o professor de língua portuguesa, um desafio para a sua transposição didática. Nosso objetivo é focalizar a temporalidade verbal, não como um simples conjunto de artefatos linguísticos regido por normas inflexíveis, mas como um mecanismo linguístico-discursivo que se processa no funcionamento efetivo do gênero. Nosso corpus é composto por dez críticas escritas por Carlos Eduardo Lourenço Jorge - publicadas na Folha de Londrina - e analisado a partir dos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo, que toma a temporalidade verbal como um dos mecanismos de textualização responsável pela coerência temática do texto.

    Resumo em Inglês:

    Based on the assumption that literacy is an appropriation process of textual genres, we present data from a larger research on film criticism as a genre of the press, which consists, for the Portuguese language teacher, in a challenge in terms of didactic transposition. The objective of this article is to approach verbal temporality, not as a simple set of linguistic devices controlled by inflexible norms, but as a linguistic-discursive mechanism that is processed in the effective functioning of the genre. The corpus consists of ten film criticisms written by Carlos Eduardo Lourenço Jorge - published in Folha de Londrina - analyzed from the socio-discursive interactionism perspective, which takes verbal temporality as one of the textual mechanisms responsible for textual thematic coherence.
  • O ensino de língua estrangeira na educação de jovens e adultos de Florianópolis: bilinguismo, pesquisa e intercompreensão Artigos

    Ferreira, Eric Duarte

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é problematizar a promoção de um ambiente bilíngue para se ensinar o espanhol como língua estrangeira dentro da proposta pedagógica da educação de jovens e adultos de Florianópolis (SC), que toma a pesquisa como fundamento primordial. Com esse intuito, foram realizadas quatro entrevistas com os professores de espanhol desse município. Verificou-se nas análises das entrevistas que os deslocamentos efetuados pela pesquisa como princípio educativo precisam ser revistos, especificamente com relação à posição de mediador. Nesse sentido, sustentamos que a associação entre bilinguismo e pesquisa deva ser suplementada pelos pressupostos teóricos e metodológicos da intercompreensão, especialmente através do trabalho com as habilidades de recepção - compreensão e leitura em espanhol.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to problematize the promotion of a bilingual atmosphere to teach Spanish as foreign language inside of the pedagogic proposal of the youth and adult education in Florianópolis (SC), where the research is the pedagogic base. For that, four interviews were acconducted with the Spanish teachers of that county. It was verified in the analyses of the interviews that the displacements made by the research needs to be reviewed, specifically regarding the mediator position. In that sense, we sustained that the association between bilinguism and research should be added by the theoretical and methodological presuppositions of the intercomprehension, especially through the work with the reception abilities - listening and reading in Spanish.
  • Uma visão pragmática de crenças de alunos sobre o ato de errar Artigos

    Vicente, Helena da Silva Guerra; Ramalho, Fabíula Martins

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo geral investigar se uma professora universitária e seus alunos partilham crenças a respeito da correção de composições escritas. Como objetivo específico, buscamos caracterizar as relações entre duas crenças desse mesmo grupo de alunos: uma crença antiga de que errar é embaraçoso e deve ser evitado a todo custo, e uma crença em construção de que a correção individualizada de tarefas escritas pode ser benéfica, por permitir-lhes refletir mais demoradamente sobre os seus próprios erros. A primeira crença é inferida a partir de pistas linguísticas que denotam embaraço e distanciamento, presentes em certas estratégias de polidez negativa, como pedidos de desculpas e impessoalização. A segunda, por outro lado, não é facilmente inferida, mas pistas linguísticas conflitantes presentes na fala dos alunos podem ser o indicativo de uma mudança em curso.

    Resumo em Inglês:

    This study's main aim is to investigate whether a professor and her students share beliefs as far as the correction of written compositions is concerned. Our specific aim is to characterize the relationships operating among two beliefs of this group of students: an old belief that making errors is embarrassing and should be avoided at all costs, and a possibly newly-acquired belief that the one-to-one correction of written assignments can be advantageous, as it allows the students to reflect upon their own mistakes. The first belief is inferred through linguistic cues which denote embarrassment and distancing, present in some negative politeness strategies, such as apologizing and impersonalization. The second belief, on the other hand, is not easily inferable, though conflicting linguistic cues in the students' speech might be signaling an ongoing change.
  • Sistematização de estudos na área de formação de professores de línguas no Programa de Pós-Graudação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina

    Greggio, Saionara; Silva, Marimar da; Denardi, Didiê Ana Ceni; Gil, Gloria

    Resumo em Português:

    Este artigo visa socializar os resultados de uma sistematização de estudos conduzidos no Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina na área de formação de professores de inglês. Cinqüenta e um estudos foram sistematizados e categorizados em cinco tópicos de pesquisa. Treze estudos de dois tópicos de pesquisa foram selecionados para uma análise detalhada de seus resultados. Dois temas foram identificados permeando os estudos analisados: (1) as crenças e os contextos de ensino-aprendizagem como mecanismos importantes para dar forma à prática pedagógica dos professores e para determinar os resultados de aprendizagem dos alunos; e (2) os contextos de formação de professores como lugares importantes e apropriados para a reflexão sobre as crenças e o conhecimento da prática pedagógica dos professores. A maioria dos estudos analisados sugere que abrir espaço para reflexão em programas de formação (contínua) de professores pode provocar mudanças na prática pedagógica do professor.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to show the results of a systematization of studies in the area of English Language Teacher Education carried out at the English Graduate Program at Universidade Federal de Santa Catarina. Fifty-one studies were systematized and five research foci identified. Thirteen published studies of two foci of research were analyzed. Two themes were identified permeating the studies: (1) teachers' beliefs and the contexts of teaching-learning as important mechanisms to shape teachers' pedagogical practices and to determine learning outcomes; and (2) contexts of learning to teach as appropriate and important places for teachers' reflection on their beliefs and knowledge of practice. Most analyzed studies suggest that opening room for reflection in (continuing) teacher education programs may provoke changes in teachers' pedagogical practice.
  • Fontes e tipos de mudança: um estudo com três professores de inglês

    Pessoa, Rosane Rocha; Sebba, Maria Aparecida Yasbec

    Resumo em Português:

    Partindo do pressuposto de que mudanças são mais prováveis de acontecer quando não impostas aos professores, mas, sim, desenvolvidas por eles, convidamos três professoras de inglês para participar de um estudo no qual elas teriam oportunidade de refletir colaborativamente sobre as suas práticas pedagógicas. Com base nessas reflexões, foram definidos tópicos para a realização de leituras teóricas, as quais também foram objetos de reflexão. Os resultados mostraram que as experiências que pertencem ao domínio da prática foram mais relevantes do que a teoria para fomentar a mudança das professoras, e as mudanças parecem ter acontecido tanto comportamental quanto cognitivamente. Além disso, as mais experientes realizaram mais mudanças "reflexivas" do que "técnicas", confirmando que professores menos experientes estão mais preocupados com os aspectos técnicos do ensino, ao passo que os mais experientes ou reflexivos focalizam mais as consequências de suas ações para os alunos.

    Resumo em Inglês:

    Based on the assumption that change is more likely to happen if it is not imposed upon teachers, but rather developed by them, we invited three English teachers to take part in a study in which they would have the opportunity to reflect collaboratively upon their teaching. Based on these reflections, some themes were defined for theoretical readings, which also became objects of reflection. The analysis of the eight reflective sessions and the final interview allowed us to detect eight sources of declared changes. The results showed that experiences which belong to the realm of practice are more relevant than theory to foster teacher change and that changes seem to have happened both cognitively and behaviorally. In addition, the more experienced teachers performed changes that were more "reflective" than "technical", confirming that less experienced teachers are more worried about the technicalities of teaching while more experienced or reflective teachers are more concerned with the consequences of what they do to students.
  • Entre o desejo e a necessidade de aprender línguas: algumas reflexões sobre o que também está em jogo nesse processo Artigos

    Andrade, Eliane Righi de

    Resumo em Português:

    Neste estudo de natureza discursiva, nossa proposta é, partindo do dizer de alunos-professores em formação, identificar parte do imaginário construído e descrito por eles sobre o aprender línguas, utilizando-nos de conceitos básicos da psicanálise (desejo e necessidade) e de Foucault (principalmente, o das tecnologias de si). Através da análise de recortes selecionados de entrevistas orais, podemos concluir que aprender línguas implica muito mais do que a aquisição de saberes, habilidades e competências, mas toda a reconfiguração de processos subjetivos e identitários que constituem o sujeito-professor, processos inconscientes que remetem ao caráter ameaçador do desejo e ao caráter regularizador/normatizador das necessidades, que se constituem a partir das relações simbólicas e imaginárias produzidas na e pela história.

    Resumo em Inglês:

    Based on a discoursive perspective, this article intends to analyze some discoursive segments produced by undergraduate teachers in oral interviews, searching for identifying some foreign language representations of learning, which can appear in their speech. As a theoretical support, we are going to develop two concepts from psychoanalysis (need and desire), and also the idea of technologies of the self, developed by Foucault in his work. Considering the results of the analysis, we can conclude that learning a foreign language requires not only specific knowledge, such as vocabulary or grammar, but also involves unconscious processes which constitute the subject and his/her identity as a teacher. This identity, however, is conditioned by history and social meanings, which are produced by symbolic and imaginary relations.
  • Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês Artigos

    Mateus, Elaine

    Resumo em Português:

    O propósito deste texto é discutir a prática social da pesquisa em Lingüística Aplicada em sua relação dialética com as iniciativas de formação de professores de inglês. Para isso, apresento possibilidades de novos territórios que vão sendo desenhados em atividades que buscam romper com relações históricas de poder e de privilégio do conhecimento acadêmico sobre o conhecimento cotidiano. Os participantes envolvidos nessas práticas são quase sempre movidos pelo desejo de diálogo, de não domínio, de emancipação. Sem a ilusão de que os limites entre universidade-escola possam ser completamente apagados, o que se discute aqui é o fortalecimento de uma agenda de pesquisa em Lingüística Aplicada que, sendo atividade crítico-praxiológica, promova unidade na multiplicidade, convergência na pluralidade, ética na não-indiferença.

    Resumo em Inglês:

    This text aims at discussing the dialectics between research practice in Applied Linguistics and EFL teacher education initiatives. Such a discussion is illustrated with possibilities of new territories drawn in activities designed to overcome historical power relations and the privilege of academic knowledge over everyday knowledge. Participants involved in such social practices are motivated by a dialogical emancipatory desire. Bearing in mind that the university-school boundaries cannot be fully eradicated, this article argues for the strengthening of a research agenda that, being a critical-praxiological activity, nurtures singleness within multiplicity, convergence within pluralism, ethics within non-indifference.
  • Conscientização cultural: repercussões na motivação de alunos da escola pública Artigos

    Ribas, Fernanda Costa

    Resumo em Português:

    A discussão sobre aspectos culturais nas aulas de língua estrangeira tem sido um assunto bastante debatido na área de ensino/aprendizagem de línguas. O ensino de cultura é visto como imprescindível por duas razões: 1) possibilita que os alunos desenvolvam a competência comunicativa em língua estrangeira de forma efetiva, a partir do contato com padrões sociolingüístico-culturais da língua-alvo e 2) permite conscientizá-los a respeito da diversidade cultural no mundo, fazendo com que desenvolvam maior tolerância e atitudes positivas em relação a outras culturas, o que pode proporcionar um aumento da motivação. Neste artigo, focalizamos a relação entre o ensino de cultura e a motivação para aprender inglês, discutindo de que maneira certos conteúdos e tipos de atividades culturais e a forma como esses são trabalhados pelo professor podem afetar a motivação dos alunos em relação à língua inglesa. Os resultados apresentados fazem parte de um projeto de doutorado,¹ desenvolvido em contexto de escola pública em 2004, o qual contou com a participação de alunos de uma sala de segundo ano do ensino médio.

    Resumo em Inglês:

    The discussion of cultural aspects in the foreign language class has been a subject quite debated in the language teaching and learning field. The teaching of culture is thought to be indispensable for two main reasons: 1) it can help students develop their communicative competence in an effective way through the contact with sociolinguistic and cultural patterns of the foreign language and 2) it can make them aware of the culture diversity in the world, thus developing more tolerance and positive attitudes to other cultures, which in turn can lead to an increased motivation. In this article, I focus on the relationship between culture teaching and motivation to learn English. I discuss to what extent certain cultural topics and activities and the way these are developed by a teacher can influence students' motivation to learn English. The results presented are part of a doctoral project, developed with a second year high school students in a public school in 2004.
  • Estratégias de Leitura: texto e ensino Resenhas

    Magalhães, Fernanda Pizarro de
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com