Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 10, Número: 3, Publicado: 2010
  • Carta da editora

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
  • Ciência na mídia: análise crítica de gênero de notícias de popularização científica Artigos

    Motta-Roth, Désirée; Marcuzzo, Patrícia

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma Análise Crítica de Gênero (proposta em MEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2005, a partir de princípios teóricos de BAKHTIN, 1986; SWALES, 2004; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; HALLIDAY, 2004) de notícias de popularização da ciência (PC), enfocando o discurso reportado que populariza a ciência. Foram analisados 30 exemplares de notícias de PC dos sites BBC News e Scientific American. Ao mobilizar diferentes posições enunciativas (pesquisador, colegas e entidades, governo, público e o próprio jornalista), a mídia desempenha três funções discursivas: informar sobre novas descobertas, explicar princípios / conceitos científicos e esclarecer a relevância da pesquisa para a coletividade. A expressão de cientistas e colegas é hegemônica; a participação do público, tímida.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a Critical Genre Analysis (advocated in MEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2005, based on the theoretical principles of BAKHTIN, 1986; SWALES, 2004; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; HALLIDAY, 2004) of science popularization (PC) news, focusing on the reported speech that popularizes science. Thirty exemplars of PC news from the BBC News and Scientific American sites were analyzed. Through the mobilization of different enunciative standpoints (researcher, colleague / institutions, government, public and the journalist him / herself), the media performs three discursive functions: inform about new findings, explain scientific principles / concepts, and clarify the relevance of the research for the collectivity. The expression of scientists and colleagues is hegemonic, the public participation, timid.
  • As funções dos tipos textuais no interior do gênero discurso de propaganda Artigos

    Jesus, Waldivia Maria de

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe refletir acerca do ensino de leitura e escrita pela abordagem de gêneros, com foco nas funções que os tipos textuais desempenham no interior do gênero discurso de propaganda. Reflete-se sobre problemas que envolvem a conceitualização de gênero textual / gênero de discurso, tipos textuais / formas textuais, com ênfase na definição de gênero mais adequada ao ensino. O corpus desses estudos constitui-se de uma peça publicitária veiculada no jornal Folha de S. Paulo. E as reflexões se ancoram no Funcionalismo (HALLIDAY, 1985), na Semântica Pragmática (VAN DIJK, 1978) e na Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2002).

    Resumo em Inglês:

    This article proposes a reflection about the teaching of reading and writing on the genre approach, focusing on the function that textual types play within the genre advertising discourse. It reflects on issues surrounding the conceptualization of textual genre / discourse genre, textual types / textual forms, observing the most appropriate definition of genre to teach mother language. The studied corpus is constituted by an advertising piece published in Folha de S. Paulo. And the reflections rest on the Functionalism (HALLIDAY, 1985), on the Semantic Pragmatic (VAN DIJK, 1979), on the Discourse Analysis (MAINGUENEAU, 2002).
  • O relato pessoal e as estratégias discursivas nas ondas do rádio Artigos

    Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri

    Resumo em Português:

    A presente investigação focaliza conversações telefônicas entre ouvintes e locutores de rádio e tem como objetivo principal investigar, em dois diferentes programas, as estratégias discursivas que os interactantes usam no processo de coconstrução de relatos pessoais. Trata-se de um trabalho de microanálise do discurso, na área da Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982; TANNEN, 1984, 1989; SCHIFFRIN, 1996). A análise revela que, em cada programa, o relato pessoal, além de funcionar na busca de construção de relações de proximidade, reflete também a coconstrução de identidades sociais e de papéis preestabelecidos para cada um dos programas.

    Resumo em Inglês:

    This research focuses on telephone conversations between addressees and radio announcers. The main aim of this work is at describing, analysing and comparing, in two different radio programmes, the discursive strategies interactants adopt during the process of co-construction of their personal experiences by means of narratives. This investigation is framed by Interactional Sociolinguistics discursive micro-analysis (GUMPERZ, 1982; TANNEN, 1984, 1989; SCHIFFRIN, 1996). The results show that in each programme the personal account or narrative, besides functioning in search of closeness between interactants, also portrays the co-construction of social identities and the established functions of each of the programmes.
  • Mesclagens metafóricas e suas funções no discurso sobre a sociedade: um estudo comparativo Artigos

    Schröder, Ulrike

    Resumo em Português:

    Com base em um corpus constituído por quatro gêneros textuais - entrevistas orais e escritas, artigos jornalísticos e livros de não-ficção - o foco do estudo a ser apresentado está no modo como o conceito 'sociedade' é construído em discursos alemães e brasileiros atuais. Assim, o interesse principal se centraliza nas 'metáforas mescladas' (LAKOFF; JOHNSON, 1980) analisadas no estudo em questão como 'redes de integração', no sentido preconizado por Fauconnier e Turner (2003, 2008). Será ilustrada também a necessidade de ampliação dessa teoria por meio da inclusão de uma perspectiva semiótico-contextual (BRANDT; BRANDT, 2005), para uma melhor compreensão da variedade cultural encontrada nos dois corpora e, finalmente, interligar as mesclagens com funções comunicativas envolvidas.

    Resumo em Inglês:

    Based on two corpora composed of four discourse genres - spoken interviews, written interviews, newspaper articles and non-fictional books - the article focuses on the way how 'society' is talked about metaphorically in current German and Brazilian discourse. We want to discuss mainly culture-specific 'mixed metaphors' (LAKOFF; JOHNSON, 1980) which can be seen as blending scenarios or 'integration networks' in the sense of Fauconnier & Turner (2003, 2008). Furthermore, we shall also demonstrate that Blending Theory has to be extended by a semiotic-contextual view in order to integrate elements like the 'Relevance Space' (BRANDT; BRANDT, 2005) to grasp culture-dependent variation and the involved speech functions displayed by real speakers / writers and hearers / readers in specific communication situations.
  • Representação gay em corpus literário paralelo Artigos

    Rodrigues Júnior, Adail Sebastião

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta parte dos resultados de minha pesquisa de doutorado, com foco em como personagens gays e suas realidades de mundo são representados por meio da transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Os corpora sob análise são uma coletânea de contos gays intitulada Stud (ANDROS, 1969) e sua tradução brasileira As Aventuras de um Garoto de Programa (ANDROS, 1998), re-textualizada quase trinta anos após a publicação do original nos Estados Unidos da América. Cinco excertos foram escolhidos a fim de mostrar como partes dos corpos dos personagens são usadas para representar suas realidades de mundo, o que aponta para o papel do corpo na constituição de relações sociais homossexuais no contexto dos anos 1960 nos EUA. De igual modo, a tradução, embora feita nos anos 1990 no Brasil, enfatiza o mesmo papel empregado pelos fragmentos dos corpos dos personagens. Os resultados, portanto, abrem novas possibilidades de discussão de como os gays são representados no discurso literário.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at presenting part of the results of my doctorate research, with a focus on how gay characters and their world realities are represented by means of transitivity (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). The corpora under analysis are a collection of gay short stories entitled Stud (ANDROS, 1969) and its Brazilian translation As Aventuras de um Garoto de Programa (ANDROS, 1998), re-textualized almost thirty years after the original publication in the United States of America. Five excerpts were chosen in order to show how parts of the characters' bodies are used to represent their world realities, which points to the role of the body in the constitution of homosexual social relations in the context of the 1960s in the U.S. Likewise, the translation, though rendered in the 1990s in Brazil, emphasizes the same role played by fragments of the characters' bodies. Thus, the results open new possibilities for discussing further how gays are represented in literary discourse.
  • Uso de pronomes no texto "Sendbrief von Dolmetschen" de Martinho Lutero Artigos

    Hotza, Dachamir

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma análise sobre o uso de pronomes no texto "Sendbrief von Dolmetschen" ("Carta aberta sobre a tradução"), escrito originalmente por Martinho Lutero na Alemanha, em 1530. O objetivo é tentar identificar, a partir da frequência e localização do uso dos pronomes nesse texto, o(s) destinatário(s) a que Lutero se refere. Na questão sobre a justificativa pela fé, há claramente um debate de ideias entre Lutero e seus opositores ("eu" contra "eles"). Já na questão sobre a intercessão dos santos, o texto se dirige prioritariamente aos seus seguidores (uso destacado de "nós"). Conclui-se que não há apenas um destinatário, mas vários que se destacam ao longo do texto.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an analysis about the use of pronouns in the text "Sendbrief von Dolmetschen" ("Open letter on translating") originally written by Martin Luther in Germany in 1530. The objective is to try to identify the addressee(s) referred by Luther from frequency and location of pronouns use in this text. Regarding the question about justification by belief, there is clearly a debate of ideas between Luther and his opponents ("I" against "them"). When the question about the intercession of saints is concerned, the text is directed to his followers (noticeable use of "we"). It is concluded that there is not a single addressee, but many of them, which are highlighted along the text.
  • Reflexões e considerações acerca do ensino-aprendizagem do gênero Curriculum vitae na formação docente inicial de língua inglesa Artigos

    Borghi, Carmen Ilma Belincanta; Calvo, Luciana Cabrini Simões; Freitas, Maria Adelaide de

    Resumo em Português:

    Situando-se dentro da perspectiva sociointeracionista, este trabalho visa discutir dados recortados de uma pesquisa desenvolvida com o gênero curriculum vitae (CV), em inglês, por meio de uma sequência didática elaborada especificamente para tal fim e aplicada a acadêmicas do 4º ano do curso de Letras Português/Inglês, da Universidade Estadual de Maringá, em 2009. Como aporte teórico, utilizamos a concepção bakhtiniana de gêneros discursivos, a proposta de sequência didática e a discussão sobre lista de controle para correção da produção escrita dos alunos. Os resultados apontam algumas lacunas observadas no desenvolvimento do trabalho e mostram que, dentre as capacidades de linguagem trabalhadas, as capacidades discursiva e linguístico-discursiva são mais desenvolvidas do que a capacidade de ação na produção final das acadêmicas.

    Resumo em Inglês:

    Grounded on the socio-interactionist perspective, this work aims at discussing data of a research carried out by means of a didactic sequence of the genre Curriculum vitae (CV), in English. This didactic sequence was developed with 4th year students of the Language Arts Undergraduate Course - Portuguese/ English, at the State University of Maringá. Theoretical assumptions are drawn from the bakhtinian notion of discursive genres, from the concept of didactic sequence and from the discussion about control lists. The data demonstrate some gaps observed during the development of the sequence. They also show that, among the language capacities taught in the sequence, the discursive and linguistic-discursive ones are more developed than the action capacity in the students' final production.
  • O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionais Artigos

    Cavallari, Juliana Santana

    Resumo em Português:

    Este estudo se propõe a analisar o modo como o discurso da inclusão produz efeitos de verdade em nosso meio sócio-histórico, ao evocar outros domínios discursivos. Ancorada na perspectiva discursiva, perpassada pela psicanálise lacaniana, foram destacadas algumas regularidades nos depoimentos proferidos por agentes educacionais, durante palestras realizadas em um congresso sobre "inclusão e diversidade". Partindo da questão: como os conceitos de inclusão e diferença colocam os dizeres de agentes educacionais em funcionamento?, a análise do corpus discursivo evidenciou a aparente "necessidade" de aplicação do discurso da inclusão como eliminador das diferenças (físicas ou não), o que, imaginariamente, possibilitaria uma prática pedagógica mais justa e igualitária. Trata-se, portanto, de um equívoco de ordem ideológica, tendo em vista que a prática discursiva em questão não visa a incluir as diferenças ou tratá-las de modo singular, mas a criar identidades fixas, conservadoras e repetitivas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to analyze the way the discourse upon inclusive practices produces some effects of truth within our social and historical environment, by evoking other discursive domains. Through a discursive perspective, affected by the psychoanalysis, some regularities enunciated by educational agents, during speeches given at a Congress concerning inclusion and diversity, were pointed out. The analysis of the data was based on the following question: to what extent the concepts of difference and inclusion make the talk of educational agents meaningful? The results have stressed the "necessity" felt by the educational agents of applying the inclusive discourse to promote a fair and equal pedagogical practice. Taking into account that this kind of practice tends not to treat the differences in a singular way, it's possible to state that repetitive, traditional and permanent identities have been built within the educational context, regardless the new educational purposes.
  • As representações do papel do professor de português Artigos

    Conceição, Rute Izabel Simões

    Resumo em Português:

    Nosso objetivo é demonstrar os resultados de uma investigação sobre as representações do papel do professor de Língua Portuguesa construídas por acadêmicos concluintes de cursos de Letras. Foram discutidos os possíveis reflexos dessas representações no modo como a língua tem sido ensinada e socialmente representada no país. O recorte teórico da pesquisa sustentou-se numa abordagem sócio-histórica e ideológica da linguagem, conforme asseveram Bakhtin/Volochínov (1995) e Bakhtin (2003). A análise dos dados apoiou-se no paradigma indiciário (GINZBURG, 1998), para realizar o rastreamento e a interpretação dos indícios das representações. Os resultados apontam para dois tipos predominantes de representações do papel do professor - o do professor-repassador de conteúdos e o do professor-repassador de conteúdos com alçamento a professor-investigador.

    Resumo em Inglês:

    Our aim is to demonstrate the results of an investigation about the representations of the Portuguese language professor's role which are built by the undergraduate students of a Language Course in their last university year. The possible outcomes of these representations were discussed based on how this language has been taught and socially represented in the country. The theoretical cut of this research was nurtered by a social, historical and ideological approach of language, according to Bakhtin/Volochínov (1995) and Bakhtin (2003). The data analysis was supported by the study of signs (GINZBURG, 1998), to start the tracking and the interpretation of those representations and their clues. The results point to two predominant types of representations of the content-repassing teacher and of the content-repassing teacher with projection to an investigative-teacher.
  • A mudança léxico-gramatical em propostas de redação de vestibular Artigos

    Bernardino, Cibele Gadelha; Nobre, Kennedy Cabral

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa tem como objetivo analisar as propostas de redação do vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC), referentes aos anos acadêmicos de 1990/1 e 2007, com o intuito de detectar os traços linguísticos indicadores de uma mudança nesses textos. Baseamos nossa interpretação na Análise Crítica do Discurso, em especial, na contribuição teórica de Norman Fairclough (2001) que discute a respeito das influências ideológicas para a formação discursiva, bem como para sua transformação. Nosso corpus constitui-se por 71 propostas de redação, as quais foram submetidas a uma análise dividida em dois níveis textuais: léxico e gramática. Os resultados obtidos demonstram que houve mudanças significativas em ambos os níveis.

    Resumo em Inglês:

    This research has the objective of analyzing writing instructional texts for the entrance exams of the Federal University of Ceará, Brazil, in what refers to the years of 1990/1 and 2007. Our aim was to identify which linguistic aspects may be responsible for changes in these writing instructional texts. We based our work on the Discourse Critical Analysis (FAIRCLOUGH, 2001) that regards the ideological influences for the discursive formation, as well as for its transformation. Our sequence corpus is constituted by 71 writing instructional texts which were submitted to an analysis divided into two textual levels: lexicon and grammar. The obtained results demonstrate that there were significant changes in both levels.
  • Avaliação do processo de leitura de alunos universitários com base em dados de questionários e de tarefas de leitura

    Finger-Kratochvil, Claudia; Silveira, Rosane

    Resumo em Português:

    Várias instituições têm-se preocupado com a qualidade da formação do leitor (e.g. OECD, INAF) e têm apontado a construção lacunar do leitor. O presente estudo investiga alunos universitários, utilizando dois questionários que permitiram examinar as visões que os participantes têm do processo de leitura, os objetivos da leitura, bem como suas práticas de leitura. Também foram utilizadas três unidades de leitura desenvolvidas para avaliar a habilidade de leitura dos participantes na língua materna. Os resultados mostram que muitos alunos dedicam pouco tempo à leitura, apesar de reconhecer que essa atividade resulta em ganhos pessoais. Ressalta-se ainda que a maioria dos participantes concebe a leitura como um processo ascendente (botton-up), o que se confirma no desempenho que demonstram nas tarefas de leitura.

    Resumo em Inglês:

    Many institutions have been studying the construction of different aspects of the reading process and the reader (e.g. OECD, INEP), and they have revealed a gap in the process of building reading abilities at all levels of education. The present study focuses on entry-level college students and analyzes data from thirty-three students, collected by means of (a) two questionnaires assessing the participants' views of the reading process, purposes of reading, and their reading practices, and (b) three reading units designed to measure the participants' reading ability in their native language. The results revealed that a large number of students spend little time reading, although they report that reading is a rewarding activity. Moreover, for most of them, reading is a bottom-up process, and the consequences of this view can be observed in their performance on the reading tasks.
  • Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira Artigos

    Lima Júnior, Ronaldo Mangueira

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou os efeitos, e sua durabilidade, do ensino explícito da pronúncia em aulas de inglês como língua estrangeira. Foi conduzida uma pesquisa-ação intervencionista com duas turmas de aprendizes pré-adolescentes do nível básico de inglês. Em uma das turmas houve intervenção de aulas explícitas de pronúncia semanais durante um semestre. Todos os participantes foram gravados uma vez antes e duas vezes após as intervenções e suas gravações foram transcritas e analisadas foneticamente. Os resultados indicam, entre outras conclusões, que há efeitos positivos na instrução explícita da pronúncia e que esses efeitos são duráveis.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the effects of explicit instruction, and their durability, in English as a foreign language classes. An interventionist action research was carried out with two classes of basic level, adolescent learners of English as a Foreign Language. In one of the classes there was intervention of weekly explicit lessons of pronunciation for one semester. All participants were recorded once before and twice after the interventions and all their recordings were phonetically transcribed and analyzed. The results indicate that, among other conclusions, there are positive effects of explicit pronunciation teaching and that these effects are durable.
  • Pesquisa crítica de colaboração: foco no significado de colaboração e nas ferramentas mediacionais

    Magalhães, Maria Cecília Camargo; Fidalgo, Sueli Salles

    Resumo em Português:

    Este texto tem por objetivo discutir o conceito de colaboração com base na Linguística Aplicada (MAGALHÃES, 1990, 1994, 2007) e em uma perspectiva sócio-histórico-cultural - TASHC (VYGOTSKY, 1934, LEONTIEV, 1977). Situada em um quadro crítico, a colaboração é enfocada, em primeiro lugar, por seu viés metodológico e, em seguida, por sua característica de empoderamento a partir das relações sócio-históricas e políticas. O texto traz exemplos de quatro momentos de construção do conceito de colaboração.

    Resumo em Inglês:

    This text aims at discussing the concept of collaboration based on Applied Linguistics (MAGALHÃES, 1990, 1994, 2007) and on a socio-culturalhistorical perspective - SCHAT (VYGOTSKY, 1934, LEONTIEV, 1977). Situated within a critical framework, collaboration is first focused from its methodological viewpoint, and later by its socio-historical and political empowering characteristics. The text shows examples from four different historical moments of the construction of the concept of collaboration.
  • Interações virtuais. Perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a distância Resenhas

    Ribeiro, Ana Elisa
  • O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa Resenhas

    Wittke, Cleide Inês
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com