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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 12, Número: 1, Publicado: 2012
  • Carta da editora

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
  • "Batizando e ressignificando práticas pedagógicas" no ensino da língua materna: o papel da formação continuada Artigos

    Eitelven, Adriane Angheben; Fronza, Cátia de Azevedo

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, reflete-se sobre questionamentos de professores que participaram de um programa de formação continuada ocorrido no Rio Grande do Sul, oferecido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Parte-se das impressões que os educadores tinham no início da referida formação, comparando-as às compreensões explicitadas ao final do curso. Neste período de formação, compartilhando experiências e conhecimento, aliando teoria e prática, dúvidas e inquietações foram dando espaço a novas perspectivas para reavaliar e modificar o fazer pedagógico. Destaca-se que o letramento, assumido em todo o processo de ensino e de aprendizagem, é, acima de tudo, ensinar o aluno a falar, ver, ouvir, ler, escrever, calcular, entre tantas outras habilidades. Todavia, primeiro, os professores precisam aprender a fazê-lo.

    Resumo em Inglês:

    This paper reflect son questions of teachers who attended a continuing education program that occurred in Rio Grande do Sul, offered by the Ministry of Education, in partnership with the Municipal Department of Education. This article presents the impressions that educators had at the beginning of the training so as to discurs and compare these impressions to the understandings expressed at the end of the course. In this period of training, sharing experiences and knowledge, allying theory and practice, questions and concerns were giving way to new perspectives to reevaluate and modify the teaching practice. It is important to say that literacy, seen as present in the whole teaching and learning processes, is, above all, to teach the student to speak, see, hear, read, write, calculate, among other skills. However, first, the teachers need to learn how to do it.
  • O Army Method e o desenvolvimento da Linguística Aplicada nos Estados Unidos Artigos

    Luna, José Marcelo

    Resumo em Português:

    Este artigo deriva de pesquisa historiográfica sobre o ensino de português nos Estados Unidos durante os anos 40, 50 e 60 do século 20. Baseado em fontes primárias, como livros, períódicos e jornais da época, o trabalho apresenta objetivamente a relação do Army Specialized Training Program, que se tornou conhecido como Army Method, com o desenvolvimento da Linguística Aplicada ao ensino de línguas estrangeiras nos Estados Unidos.

    Resumo em Inglês:

    This article derives from a historiographic research on the teaching of Portuguese in the United States during 1940 through 1960. Based on primary sources like books, periodicals and newspapers of the time, the work presents objectively the relationship between the Army Specialized Training Program, also known as the Army Method, and the development of Applied Linguistics to the teaching of foreign languages in the United States.
  • Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE Artigos

    Miccoli, Laura Stella; Lima, Carolina Vianini A.

    Resumo em Português:

    Este artigo argumenta pela compreensão do construto experiência, como um Sistema Adaptativo Complexo, tendo em vista que, para compreendê-la, toda experiência encapsula um processo, no qual outros eventos que a perpassam são trazidos à tona. Para tal, partimos da pesquisa sobre experiências, apresentando trechos de relatos de estudantes e professores sobre eventos vivenciados em salas de aula de língua estrangeira (LE), como evidência empírica de conceitos da complexidade, aplicados aos processos de ensino e aprendizagem de LE. Explicitamos, assim, a relação entre experiência, como construto, e caos / complexidade, como teoria, para compreender a natureza dos processos de ensino e aprendizagem de LE em salas de aula.

    Resumo em Inglês:

    This article argues for understanding the construct of experience as a complex adaptive system since experience, as a process, encapsulates other events that permeate it, bringing them to the fore. To this end, we briefly review research on experience and present excerpts from students’ and teachers’ report data of events experienced in the foreign language classrooms as empirical evidence of applying complexity theory concepts to understand the processes of foreign language teaching and learning. Thus, the explicit relationship between experience, as a construct, and chaos / complexity, as a theory, play a role for understanding the nature of classroom foreign language teaching and learning.
  • Narrativas de uma portuguesa vivendo no Brasil: algumas considerações sobre suas experiências interculturais Artigos

    Oliveira, Hélvio Frank de

    Resumo em Português:

    Este estudo de caso busca analisar, com base em narrativas orais de uma estudante de origem portuguesa do curso de Letras, a construção de sua(s) identidade(s), incluindo aspectos educacionais, culturais, pessoais, ao contar sua história de vida e experiências relacionadas à vivência no contexto brasileiro. Os resultados sinalizam a inexistência de unicidade linguística entre falantes brasileiros e portugueses, evidenciando a complexidade do sistema língua-cultura. Nele, a participante constrói referências para representações surgidas após o contato com o(s) outro(s). Essa dinâmica molda sua(s) identidade(s), marcando a(s) diferença(s) e oferecendo preciosos indícios para a compreensão de influências sociais, linguísticas e culturais relacionadas à vida da estudante.

    Resumo em Inglês:

    This case study examines the oral narrative of a Portuguese woman living in Brazil while attending to an undergraduate course of Letters at a Brazilian university. It focuses on the construction of identity(ies), which includes her educational, cultural, and personal aspects considering the Brazilian context. The results showed the lack of language unity between Brazilian and Portuguese people, as well as the complexity of the language-culture system. Regarding this system, she builds up references to the representations made after her contact with other Brazilian speakers. Moreover, this dynamic process somehow moulds the participant’s identity(ies) and subjectivity by emphasizing the differences between cultures. It also offers precious indications to the comprehension of social, cultural and language influences present in intercultural experiences.
  • O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesa Artigos

    Melo, Glenda Cristina Valim de

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta as representações sobre o tipo de trabalho que docentes universitários de Língua Inglesa consideram realizar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula. Os aportes teórico-metodológicos estão embasados no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2007; 2008), nas concepções de trabalho desenvolvidas pela Clínica da Atividade e Ergonomia e nas características de trabalho de Machado (2010). Participaram do estudo seis docentes universitários de Língua Inglesa que utilizam as TIC no trabalho. Os dados foram gerados via internet, via e-mails e Moodle. Cada participante produziu um texto em que relatou os usos que faria dessas ferramentas. Os resultados indicam que os docentes fazem usos semelhantes das ferramentas e que há impedimentos no uso das TIC para os docentes da universidade pública.

    Resumo em Inglês:

    This article presents representations about the kind of work that university professors hope to achieve when using Information & Communications Technology (ICT) in the classroom. The theoretical background is based on Socio-discursive Interactionism, theories about work as developed in Clinical Activity and Ergonomics and in the characteristics of work proposed by Machado (2010). Six English language professors that use ICT at work participated in the research project. Data were collected via internet, through e-mail or Moodle. Each participant provided a text on their experiences and the use of ICT. The results indicate that university professors use the ICT in the same way, butsome restrictions to this matter are appointed by public university professors.
  • Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil Artigos

    Borges, Flávia Girardo Botelho

    Resumo em Português:

    O tema "gêneros textuais" parece esgotado, visto a quantidade de pesquisas e publicações a respeito. Entretanto, um aspecto pouco notado sobre os gêneros é a adoção de uma das concepções teóricas sobre o tema como metodologia nas aulas de língua portuguesa, no Brasil. O tópico "gêneros textuais" passou a ser frequente após os Parâmetros Curriculares Nacionais. Estes elegeram uma das propostas de estudo sobre o tópico, a do grupo de pesquisadores de Genebra. Entretanto, outras propostas existem e neste texto pretendemos apresentar uma pequena história das teorias dos gêneros textuais, até encontrar as concepções do grupo de Genebra, depois passar ao grupo sociorretórico e, por fim, comparar essas duas linhas teóricas. Não pretendemos qualificar ou apenas desqualificar uma teoria, mas compreender, de maneira crítica, a elegibilidade de uma delas por um documento oficial e como orientação à prática docente.

    Resumo em Inglês:

    The topic of "text genres" seems exhausted due to the amount of researches and articles about it. However, a seldom noticed aspect about genres is the adoption of one of the theoretical approaches about this topic as a methodology in Portuguese Language classes, in Brazil. The "text genres" topic became commonplace after being elected by the National Curriculum Parameters. These have elected one of the approach proposals on the topic, the one from the Research Group from Genève. Other proposals do exist, though, and in this article we intend to present a short history on theories of text genres, until we reach the conceptions from the Genève group, then we move on to the socio-rhetorical group and, in the end, we compare these two theoretical approaches. We do not intend to qualify or dis-qualify a theory but rather to understand critically the eligibility of one of them by an official resolution and as guideline to teaching praxis.
  • Noções de coesão textual na produção escrita de formandos do curso de Letras Artigos

    Paula, Orlando de

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo verificar como se manifesta o conceito de coesão textual na produção escrita de formandos do curso de Letras. O corpus sob análise é constituído de 210 textos de alunos de universidades públicas e particulares do Brasil ao responderem à questão de Linguística e Língua Portuguesa da prova do Exame Nacional de Cursos de 2001. Apoia-se, para tanto, no conceito de interacionismo dialógico de Bakhtin e no conceito de heterogeneidade(s) enunciativa(s) de Authier-Revuz, partindo do pressuposto de que o discurso desses acadêmicos se realiza por sujeitos constituídos social e historicamente. De acordo com os resultados, as formas de manifestação de noções de coesão textual ocorrem por meio de marcas relacionadas com o conceito de heterogeneidade mostrada marcada e não marcada com ancoragem em uma concepção tradicional de linguagem.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to verify how the concept of textual cohesion is manifested in the written production of undergraduate Language students. The corpus under analysis is constituted of 210 texts written by students from public and private Brazilian universities when answering the question of Linguistics and Portuguese test from the National Courses Examination in 2001. It is theoretically supported by Bakhtinian’s concept of dialogic interactionism and by Authier-Revuz concept of enunciative heterogeneity, based on the idea that the students’ discourse is historically and socially constructed. The results reveal that the forms of manifestation of textual cohesion notions occur by means of marks related to the marked and unmarked heterogeneity concept based on a traditional view of language.
  • Enunciação e autoria via comunicação alternativa e interlocução mediadora Artigos

    Freitas, Ana Beatriz Machado de

    Resumo em Português:

    A comunicação denominada alternativa e / ou ampliada compõe-se de recursos de tecnologia assistiva que possibilitam expressão ou ampliação da capacidade comunicativa a pessoas que apresentam comprometimento significativo na linguagem verbal. Entretanto, a comunicação estabelecida nem sempre transcende o responder funcional sob limitado repertório. O artigo discorre sobre linguagem e sujeito da enunciação, suas relações com o desenvolvimento da autoria e implicações na constituição subjetiva de sujeitos não falantes. Fundamenta-se em princípios das abordagens enunciativo-discursiva, de Bakhtin, e histórico-cultural do desenvolvimento humano. Salienta-se o papel e a responsabilidade do mediador, seja quando, por sua interlocução, favorece o ampliar da comunicação significativa e autora, seja, contrariamente, quando restringe essas possibilidades.

    Resumo em Inglês:

    Augmentative and / or Alternative Communication is a field of Assistive Technology which encompasses resources to help people with severe speech and language impairments to express themselves. However, communication does not always overcome functional responses within a limited linguistic repertoire. The article discusses language and subject of enunciation, their relations with authorship development and as well as implications to subjective constitution of the non-speech people. Theoretically it was based on the Bakhtin’s enunciative-discursive principles and on the cultural historical theory of human development. It emphasizes the role and responsibility of the mediator when he contributes, through his dialogue, to increase a significant communication and authorship or, conversely, when he can restrict these possibilities.
  • Aplicação da semântica das condições de verdade à redação das definições nos dicionários semasiológicos Artigos

    Farias, Virginia Sita

    Resumo em Português:

    Uma teoria da definição lexicográfica deve estar amparada em três parâmetros: (1) uma taxonomia de paráfrases definidoras, (2) um padrão sintático e (3) um modelo semântico. Este trabalho trata do terceiro parâmetro. O estudo analisa a aplicação da semântica das condições de verdade à redação das definições lexicográficas, tendo em vista: (a) avaliar as contribuições desse modelo teórico para a elucidação do significado das unidades léxicas; e (b) determinar seus limites em relação à redação das paráfrases definidoras.

    Resumo em Inglês:

    A theory of the lexicographic definition should be supported by three parameters: (1) a taxonomy of explanatory paraphrases, (2) a syntactic pattern, and (3) a semantic model. This paper deals with the third parameter. The study aims at analyzing the application of truth-conditional semantics to the writing of lexicographic definitions, in order to: (a) evaluate the contributions of this theoretical model to the elucidation of the meaning of lexical units, and (b) determine its limitations in relation to the writing of explanatory paraphrases.
  • Hipertexto no cotidiano escolar: uma prática possível Artigos

    Coscarelli, Carla Viana
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