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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 12, Número: 3, Publicado: 2012
  • Carta da editora

    Menezes, Vera
  • Gêneros acadêmicos em cursos de especialização: conjunto ou colônia de gêneros? Artigos

    Bezerra, Benedito Gomes

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, investiga-se a inter-relação entre os gêneros acadêmicos produzidos/lidos pelos estudantes em um curso de especialização em língua portuguesa, procurando-se determinar em que medida os conceitos de conjunto e colônia de gêneros são aplicáveis para descrever consistentemente a totalidade desses gêneros. A metodologia incluiu, além de um questionário aplicado aos alunos, a análise de um corpus representativo dos gêneros acadêmicos mais frequentemente lidos/produzidos pelos alunos, incluindo-se artigos científicos, resumos, resenhas, projetos de pesquisa e monografias de conclusão de curso. Os resultados apontam para pontos de intersecção, bem como para diferenças entre os conceitos, quando aplicados aos gêneros sob estudo, o que sugere que podem ser utilizados de forma complementar ou isolada, dependendo dos objetivos a que se propõe a análise.

    Resumo em Inglês:

    This work investigates the interrelationship among the academic genres produced/read by students in a graduate course in Portuguese language, seeking to determine to what extent the concepts of genre sets and genre colonies can be consistently applied to describe these genres as a whole. The methodology included, in addition to a questionnaire administered to students, the analysis of a representative corpus of the academic genres most often read/produced by the students, including research articles, summaries, book reviews, research projects and final papers. The results indicate points of intersection as well as differences between the concepts, when applied to the genres under study, which suggests that they can be used alone or complementarily, depending on the aims that are proposed for the analysis.
  • Artigo acadêmico: a construção de significados interpessoais Artigos

    Bernardino, Cibele Gadelha

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem por objetivo central analisar como, na área de Linguística, os(as) autores(as) de exemplares do gênero textual artigo acadêmico constroem significados interpessoais de posicionamento avaliativo ao produzirem seus textos. Como delimitação desse objetivo central, esta pesquisa busca mapear e analisar os adjuntos modais (HALLIDAY, 1994) realizados por advérbios simples que, de forma mais relevante, constroem os significados interpessoais de posicionamento e avaliação do(a) pesquisador (a)-autor(a) na produção de exemplares do gênero artigo acadêmico na área de Linguística e, ainda, verificar comparativamente como esses adjuntos modais se apresentam em exemplares de artigos experimentais, artigos teóricos e artigos de revisão de literatura.

    Resumo em Inglês:

    The present article aims to analyze how the authors of academic textual genre article, in Linguistics field, construct interpersonal meanings of an evaluative positioning to produce their texts. As delimitation of this major goal, this research aims to outline and to analyze the modal adjuncts (HALLIDAY, 1994) performed by simple adverbs that, on a relevant way, build the interpersonal meanings of positioning and evaluation from author researcher on production of academic genre article example, in the Linguistics field. Another aim of this article is to examine relatively how these modal adjuncts appear in some journals of experimental articles, theoretical articles and literature review articles.
  • Carvalhos, juncos, árvores e rizomas: paradigmas na formação de professores Artigos

    Jordão, Clarissa Menezes; Fogaça, Francisco Carlos

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo discutir, a partir da análise de dados empíricos, as metáforas do mundo enquanto rizoma e enquanto árvore, tal como apresentadas por Deleuze e Guattari (1995), relacionando-as à formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras. Para tanto, analisamos uma atividade realizada durante um curso de formação de professores de inglês "em serviço", na qual os participantes tiveram como tarefa representar o seu desenvolvimento profissional por meio do desenho de uma árvore. A análise interpretativa situa essas representações em relação aos paradigmas arbóreo e rizomático, assim como problematiza a própria perspectiva adotada na proposição da atividade. Embora os desenhos tivessem uma clara relação com a metáfora da árvore, uma vez que a tarefa em si induzia a isso, pudemos também encontrar referências à metáfora do rizoma, o que nos levou a considerar que a perspectiva rizomática encontra espaço mesmo em meio à rigidez disciplinar da formação, desestabilizando e transformando processos identitários no desenvolvimento profissional.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at promoting a discussion of the rhizome versus tree metaphor as presented by Deleuze and Guattari (1995; 2009), relating such metaphor to the field of foreign language teacher education. In order to do so, we analyse a task presented to the participants of an in-service EFL teacher education course: the task required the teachers to represent their professional development by drawing a tree that would signify the different stages of such development. Our interpretive analysis examines not only the drawings produced by the teachers, but also the task itself in their relation to the rhizome and tree metaphor. Although the drawings showed obvious traces of the tree metaphor, if only because the task itself required that, we could also find references to the rhizome metaphor, what allowed us to conclude that the rhizome perspective finds its way even within academic disciplinary rigidity, thus destabilizing and transforming identity processes in professional development.
  • Zonas de conflitos e potencialidades no processo de se tornar professor de inglês como LE

    Szundy, Paula Tatianne Carréra

    Resumo em Português:

    Ao mudar o foco de processos maturacionais completos para aqueles que podem ser potencialmente desenvolvidos na interação com outrem e propor que ao interagir com os variados artefatos culturais somos transformados pela atividade e capazes de transformá-la, a noção vygotskiana de ZPD tornou-se uma ferramenta de análise revolucionária na esfera educacional. Após delinear as características da ZPD que têm contribuído para minha reflexão sobre a construção do conhecimento no processo de formação pré-serviço de professores de língua inglesa, este artigo pretende discutir as zonas potenciais de desenvolvimento reveladas em relatórios escritos por três futuros professores de inglês como LE durante um curso de Prática de Ensino da Língua Inglesa. Alicerçado na noção de ZPD e nos conceitos de ideologia, discurso autoritário e discurso internamente persuasivo propostos pelo círculo de Bakhtin, a análise foca principalmente nos conflitos vivenciados no processo de se tornar professor de língua inglesa.

    Resumo em Inglês:

    For shifting the focus from completed maturational processes to those that can be potentially developed in the interaction with other(s) and for proposing that while interacting with the varied cultural artifacts people are not only transformed but able to transform the activity, the vygotskian notion of ZPD has indeed become a revolutionary analysis tool in several educational spheres. After drawing the characteristics of ZPD that have contributed to my reflection concerning the construction of knowledge in EFL pre-service teacher education processes, the present paper aims at discussing the zones of potential development revealed in the reports written by three future EFL teachers during English Methodology classes. Framed on the notion of ZPD and on the concepts of ideology, authoritative and persuasive discourse proposed by Bakhtin's circle, the analysis focuses mainly on the conflicts related to the process of becoming an EFL teacher.
  • A construção de projetos didáticos de leitura e escrita como resultado de uma proposta de formação continuada cooperativa Artigos

    Kersch, Dorotea Frank; Guimarães, Ana Maria Mattos

    Resumo em Português:

    Neste trabalho apresentamos um projeto que se propõe a produzir conhecimento em interação com os professores no processo educativo de leitura e produção escrita do sistema formal de ensino do município de Novo Hamburgo/RS. Nesse sentido, desenvolve-se um processo de formação continuada cooperativa, em que o letramento acadêmico dos formadores interage com a prática social dos professores e seus alunos, com vistas a propostas didático-pedagógicas que formem um educador apto ao manejo crítico do conhecimento, capaz de estar à frente dos desafios educacionais do terceiro milênio. O processo está respaldado em uma concepção interativa de linguagem, a partir da qual se introduz a noção de gênero, que servirá como âncora para a co-construção de propostas didáticas. O conceito de sequência didática foi ampliado para colocar a produção de leitura lado a lado com a produção textual e tomá-las como práticas sociais efetivas. Essas características constituem o que estamos chamando de projetos didáticos de gêneros.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we present a project which aims at knowledge production in interaction with teachers in teaching of reading and writing in state schools in Novo Hamburgo/RS. The proposal includes a collaborative continuing education program, in which the researchers' academic literacies interact with the social practices of teachers and their students, in order to develop didactic-pedagogical projects. The goal is to educate teachers to critically engage with knowledge and face the educational challenges of the third millennium. The process is based on an interactive view of language, which introduces the textual genres conception for the co-construction of the teaching activities. The concept of didactic sequence was expanded to incorporate reading together with writing as effective social practices. These features characterize what we are calling genre didactical projects.
  • Diferenças na concordância verbal na narrativa de crianças de níveis socioculturais distintos Artigos

    Mascarello, Lidiomar José

    Resumo em Português:

    O principal objetivo deste artigo é verificar se há diferenças significativas entre concordância e não concordância no uso do sistema verbal na narrativa escrita de crianças que vivem em ambientes socioculturais distintos. Foram pesquisados dois grupos com 52 alunos, em duas instituições de ensino, uma privada e outra pública. Foram analisadas 1.190 sentenças, 595 de cada grupo, retiradas das narrativas escritas pelos alunos. A partir dos resultados obtidos na análise quantitativa e qualitativa, verificamos que existem diferenças significativas determinadas pelo aspecto socioeconômico cultural, mas que, na escrita dos alunos, a variação da concordância verbal não é muito diferente entre os dois grupos.

    Resumo em Inglês:

    The main objectives of this paper is to verify if there are differences between verbal agreement and non-agreement during the use of verbal system in written narrative by children who live in different sociocultural environments. In order to accomplish our objective, the students were divided in two groups of 52 children, one of them belonging to a public school and the other to a private one. Each group wrote narratives and this research analyzed 1190 sentences extracted from that narratives (595 of each group). From the results obtained with quantitative and qualitative analysis, we verified that there are meaningful differences related to sociocultural aspects but there was not a great variation in verbal agreement on the writing production of the two groups.
  • Terapia fonoaudiológica em grupo voltada à linguagem escrita: uma perspectiva dialógica Artigos

    Signor, Rita

    Resumo em Português:

    Apresento neste artigo um recorte de uma pesquisa na qual elaborei uma proposta terapêutica, ancorada na teoria de gêneros do discurso de Bakhtin (2003), com o objetivo de analisar a contribuição da referida teoria para a clínica fonoaudiológica. Para tanto, desenvolvi um estudo de caso com um grupo de cinco sujeitos com queixas de dificuldades de leitura e escrita. Os gêneros selecionados para o trabalho em terapia foram: romance, peça de teatro, sinopse e cartaz de divulgação. Por questões de espaço, apresento aqui parte da interação com os sujeitos do grupo em processo de escrita em apenas um dos gêneros abordados: o gênero peça de teatro. Os resultados sugerem que as práticas ancoradas em uma perspectiva enunciativo-discursiva foram efetivas, pois, por meio de contextos significativos de uso da língua, os sujeitos se aproximaram da escrita e da leitura e com isso desenvolveram competências necessárias à interação nessas práticas.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I present a part of a research in which I propose a therapy based on Bakthin's theory about speech genres. My objective was to analyze the contribution of this theory to clinical speech therapy field. In order to perform my proposal, I have developed a case study in a group formed by five subjects who had complaints about their reading and writing skills. I have selected the following genres in our work: novel, play, synopsis and publicity poster. Because of the size of this paper, here I will present just the interlocution with the subjects of the group during the process of writing the play. The results suggest that practices based on a discursive perspective were effective because the group - immersed in meaningful contexts of language use - developed linguistic and discursive competences necessary in reading and writing.
  • Willemsen Antropofágico: o criador da literatura brasileira na Holanda Artigos

    Beato, Zelina Márcia Pereira

    Resumo em Português:

    Na leitura dos posfácios do tradutor August Willemsen presentes nas obras de alguns dos maiores escritores brasileiros publicados na Holanda, fica clara a noção de fidelidade que orienta seu trabalho de tradução. Willemsen reafirma sua promessa de fidelidade, seja quando justifica o que faz, seja quando confessa sua impotência em repetir o que julga ser o sentido do original. Neste texto, que faz parte de um projeto de pesquisa de pós-doutoramento, minha proposta é introduzir uma reflexão no campo da Linguística Aplicada Crítica em torno do tema da fidelidade, conceito tão caro aos Estudos da Tradução e que, invariavelmente, envolve as questões da língua em seus vários funcionamentos: semântico, fonológico, sintático e cultural, ou seja, em todos os aspectos do uso da língua e de seus atributos linguísticos e culturais. No caso específico do trabalho de Willemsen, a reflexão aborda a promessa de fidelidade do tradutor, também declarada em entrevistas e ensaios, e as traduções criativas que, de fato, produz. A tese que anima essa abordagem é de que, mesmo declarando sua fidelidade aos autores que ama e traduz, considerando-se a visão tradicional de fidelidade como repetição da totalidade do sentido, Willemsen e seus protocolos tradutórios estabelecem com a língua da tradução os mesmos mecanismos criativos que o autor estabeleceu com a língua do original. Nesse sentido, as traduções criativas de Willemsen sinalizam para uma noção de fidelidade que foge à expectativa de apagamento autoral do tradutor. Avançando na ousadia da análise, não é difícil articular a proposta tradutória de Willemsen com o conceito de transcriação - concepção de tradução criativa antropofágica elaborada por Haroldo de Campos.

    Resumo em Inglês:

    August Willemsen's afterwords in the translated works of the most well known Brazilian authors published in the Netherlands, most generally, present his promises of fidelity as he accounts for his work of reading and translating. With the same assurance, he confesses his inability to repeat the significations he ascertains in the original texts. In this paper, which is part of a pos-doctoral project, my proposal is to introduce a discussion from the perspective of Critical Applied Linguistic of the old age concept of fidelity which involves aspects of language in its several linguistic operations: semantic, phonological, syntactic and cultural, that is, all the aspects of language use and and its cultural and grammatical attributes. My primary intention is to confront the translator's promises, stated in interviews, essays and papers, and the creative translations he, in fact, produces. The thesis that orientates this critical reading is that, considering the traditional notion of fidelity as repetition of the totality of signification and despite his genuine intention to be faithful to the authors he loves and translates, Willemsen and his translation protocols battle to reproduce, in the target language, similar creative mechanisms at work in the source language. The creative translations proposed by August Willemsen anticipate a revolutionary sense of fidelity which eludes the expectation of authorial transparency nurtured by tradition. Willemsen's translation project is not unfamiliar with the concept of transcriation - the creative translation concept fostered by Haroldo de Campos's "anthropophagic theory".
  • Tributo à Professora Anna Rachel Machado

    Cristovão, Vera Lúcia Lopes
  • Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos

    Ribeiro, Ana Elisa
  • O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas

    Araújo, Marcus de Souza
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