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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 12, Número: 4, Publicado: 2012
  • Carta da editora

    Coscarelli, Carla Viana
  • Letramento: um fenômeno plural Artigos

    Silva, Elizabeth Maria da; Araújo, Denise Lino de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como principal objetivo discutir três abordagens de letramento: crítica (BARTON; HAMILTON, 2000, GEE, 2000), sociopragmática (MEY, 2001) e sociorretórica (BAZERMAN, 2007). A partir dessa discussão, é possível verificar que os defensores dessas abordagens, embora utilizem nomenclaturas distintas e enfatizem aspectos diferentes, partilham de um mesmo princípio - tanto o fator social quanto o individual parecem interferir na configuração das práticas letradas demonstradas pelos sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    This article has the main objective of discussing three literacy approaches: critical (BARTON; HAMILTON, 2000, GEE, 2000), socio-pragmatic (MEY, 2001) and socio-rhetoric (BAZERMAN, 2007). Based on this discussion, it is possible to observe that the defenders of these approaches share the same principle, although they use different names and stress different aspects - both the social and individual factors seem to interfere in the format of the literacy practices demonstrated by the subjects.
  • Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento Artigos

    Sato, Denise Tamaê Borges; Magalhães, Izabel; Batista Júnior, José Ribamar Lopes

    Resumo em Português:

    A oferta da educação para pessoas com deficiência sofreu modificações significativas no contexto social brasileiro. Desse contexto de transformações, surgiram os projetos integrados "Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial" e "Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente", em que se aliou a pesquisa etnográfica à Análise de Discurso Crítica e aos Novos Estudos do Letramento para examinar discursos e identidades profissionais que emergem desse contexto.¹ Ao longo de cinco anos de investigação, os resultados sugerem que as identidades de professores e professoras são levadas à transformação como parte de um processo criado pela formação inadequada nos níveis iniciais para atuação no Ensino Especial, bem como pela tentativa de suprir lacunas por meio de seus letramentos diários e pedagógicos.

    Resumo em Inglês:

    Education provision for people with disabilities has undergone considerable changes in the Brazilian social context. As part of these changes, two research projects have been developed: "Discourses, Identities and Literacy Practices in Special Education", and "Multiple Literacies, Identities and Interdisciplinarities in the Specialized Educational Care for Learners with Disabilities". These projects propose to relate ethnographic research, Critical Discourse Analysis and the New Literacy Studies in order to examine professional discourses and identities emerging from this context. Over five years of research, the results suggest that teachers' identities have changed as part of a process stemming from inadequate education in the initial stages to teach learners with disabilities and the teachers' attempt to overcome this gap through their daily and pedagogic literacies.
  • Letramento em foco: os usos da escrita em uma comunidade escolar em Florianópolis (SC) Artigos

    Euzébio, Michelle Donizeth

    Resumo em Português:

    Este artigo topicaliza os usos sociais da escrita, ancorando-se nas teorizações dos estudos do letramento. Seu objetivo é descrever práticas e eventos de letramento vivenciados por um grupo de crianças residentes em um bairro de vulnerabilidade social, identificando concepções sobre a escrita na escola e depreendendo implicações de aprendizagem, no que diz respeito à formação dos alunos, decorrentes de similaridades ou diferenças entre tais práticas. Os resultados sugerem que haja uma flagrante ausência de escrita na ambientação escolar e nas aulas dessa classe, muitas vezes motivada pelas condições de a(na)lfabetismo dos alunos e, possivelmente, na origem, por uma tácita naturalização da não aprendizagem que tende a caracterizar espaços de vulnerabilidade social como esse.

    Resumo em Inglês:

    This study focuses the social uses of writing, based on the literacy studies. The objective of this paper is to describe practices and events of literacy experienced by a group of children who lives in a socially vulnerable neighborhood, identifying conceptions about writing in school and deducing learning implications, in what respects to the students formation, deriving from similarities or differences between these practices. The results suggests that there is a flagrant absence of writing in the scholar space and in the classes of this group, sometimes motivated by the conditions of some student's (il)literacy, and, possibly, in the beginning, by a tacit naturalization of the no learning that tends to characterize spaces of socially vulnerable as this one.
  • Os jogos de linguagem no discurso infantil: implicações na constituição do letramento oral Artigos

    Medeiros, Neilson Alves de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho objetiva discutir o papel que os jogos de linguagem possuem no desenvolvimento de gêneros textuais orais, também responsáveis pela inserção da criança em práticas letradas. Para tanto, discutiremos as noções de jogos de linguagem e de gêneros textuais, buscando identificar nesses fenômenos as diversas vias de acesso ao letramento como processo multidimensional. Com isso, adotaremos uma investigação de cunho interpretativista, observando dados referentes a um corpus coletado em sala de aula da Educação Infantil, com crianças na faixa etária de quatro anos de idade. Nossos resultados apontam a presença de jogos de linguagem nos gêneros orais que se apresentam em sala de aula. Isso nos leva a crer que as práticas letradas demandam o uso de jogos de linguagem, uma vez que eles viabilizam a diversidade de formas de utilização da língua.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss the role that language games play in the development of oral textual genres, which could also guide the insertion of child into literacy practices. In order to do that, we will discuss the concept of language games, textual genres and genre systems, trying to identify, in these phenomena, the various ways to access literacy as a multidimensional process. Thus, we adopt a qualitative approach, observing data from a corpus obtained in a kindergarten classroom, with children aged 4 years old. Results highlight the existence of language games in oral textual genres in the classroom situations. It implies that literacy practices demand the use of language games, for they allow diversity of forms to use language.
  • Em defesa de uma atitude poética para a interpretação nas práticas de letramentos em contexto escolar Artigos

    Cortez, Cinara Monteiro

    Resumo em Português:

    O presente texto busca discutir a questão da interpretação, especialmente durante as práticas de letramentos em contexto escolar, reagindo a concepções teóricas que norteiam as reflexões aqui apresentadas e que posicionam a linguagem como um instrumento de representação do mundo ou como um fazer, e também àquelas que se encontram na tensão entre esses polos. Nesse sentido, a proposta deste texto é defender uma atitude mais poética para o trabalho da interpretação nas práticas de letramentos em contexto escolar, em uma postura de reação ao texto, que envolve a noção de ato de leitura como performance, e não como um exercício de decodificação ou descoberta.

    Resumo em Inglês:

    The present text seeks to discuss the matter of interpretation, especially during literacy practices in school context, reacting to theoretical conceptions which indicate the reflections presented here and which position language as an instrument to represent the world or as praxis, and also those ones which are positioned in the tension between those poles. Therefore, the objective of this work is to defend a more poetic attitude towards the work of interpretation during literacy practices in school context, adopting a posture of reaction to the text, which involves the notion of reading acts as performances, and not as a decoding or a discovery exercise.
  • Letramentos em rede: textos, máquinas, sujeitos e saberes em translação Artigos

    Buzato, Marcelo El Khouri

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma proposta de (re)descrição do fenômeno do(s) (novos) letramento(s) fundamentada teórico-metodologicamente na Teoria Ator-Rede e ilustra o percurso que levou a tal proposta com uma vinheta descritiva de parte dos resultados de um estudo de cunho etnográfico que envolveu dois estudantes universitários do sudeste do Brasil por um período de dois anos. Os dados incluídos no estudo foram gerados por várias estratégias, tais como o monitoramento dos computadores pessoais dos informantes por meio de um software especializado, notas de campo, diários pessoais, observação simples e participante, além de entrevistas semiestruturadas. Objetiva convidar a comunidade de pesquisa em novos letramentos no Brasil a avaliar a utilidade de conceberem-se letramentos e subjetividades como atores-redes, assim como os limites de tal manobra teórico-metodológica. Revisa brevemente estudos sobre (novos) letramento(s) que utilizaram conceitos da Teoria Ator-Rede e conclui que a mesma ainda não foi explorada em todo o seu potencial nesse campo de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The study proposes a (re)description of the phenomenon of (new) literacy(ies) on the theoretical-methodological basis of Actor-Network Theory and illustrates the process that led to such a proposal with a descriptive vignette based on some results of a two-year ethnography-oriented study that involved two university students from southeastern Brazil. The data included in the study were generated through various strategies such as monitoring the informants' personal computers, field notes, personal journals, participant and non-participant observation as well as semi-structured interviews. It is intended that the article works as an invitation for the literacy research community in Brazil to assess the usefulness of conceiving literacies and subjectivities as actor-networks, as well as the limits of such a theoretical-methodological move. Previous studies on (new) literacy(ies) that used concepts from Actor-Network Theory are reviewed, and it is concluded that the theory has yet to be fully explored in this research field.
  • Letramento hipertextual: por uma análise e redefinição do conceito Artigos

    Pinheiro, Regina Cláudia; Araújo, Júlio

    Resumo em Português:

    Neste artigo refletimos sobre a emergência de um conceito de letramento hipertextual a partir da descrição de práticas de letramento realizadas por sujeitos na elaboração de material didático para um curso on-line. A partir das ideias sobre letramento hipertextual de Bolter (1998) e letramentos múltiplos de Semalli (2001), realizamos um estudo de caso no qual acompanhamos a elaboração de material didático para o ensino on-line. Os resultados nos mostraram que, para exercer práticas de letramento hipertextual, os usuários necessitam entrelaçar múltiplos letramentos, tais como os letramentos tradicional, visual, informático e informacional. Nesse sentido, defendemos que o conceito de letramento hipertextual deve ser considerado uma categoria maior, que se realiza a partir da conexão entre múltiplos letramentos.

    Resumo em Inglês:

    This paper brings a discussion about the emergence of a concept of hypertextual analysis, which starts with the description of the literacy practices carried out by subjects while designing teaching materials for online education. From the ideas about hypertextual literacy in Bolter (1998), and multiple literacies in Semalli (2001), we apply a methodology defined as a case study in which we followed the steps in the elaboration of teaching materials for online education. The results show that, in order to carry out practices in hypertextual literacy, multiple literacies must be intertwined by the users, such as the traditional, visual, computing and informational literacies. In this light, the concept of hypertextual literacy must be considered as a higher category which is realized from the connection between multiple literacies.
  • Oportunidades de letramento através de mineração textual e produção de Fanfictions Artigos

    Costa, Patrícia da Silva Campelo; Reategui, Eliseo Berni

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo investigar como o letramento pode ser apoiado pelo uso de um recurso digital passível de auxiliar os processos de leitura e produção textual. Assim, a presente pesquisa baseia-se nos estudos de Feldman e Sanger (2006) acerca da mineração de textos e nas pesquisas de Black (2007; 2009) sobre a incorporação de um gênero textual característico da internet (fanfiction) na aprendizagem de línguas. Através da utilização de um recurso de mineração de texto (Sobek), a partir do qual ocorre a extração dos termos mais recorrentes em um texto, os participantes deste estudo criaram narrativas em inglês como língua estrangeira (LE), em meio digital. Observou-se que a utilização da ferramenta deu suporte à produção textual em LE, e sua subsequente prática de letramento, visto que os alunos se apoiaram no recurso de mineração para criar narrativas fanfiction.

    Resumo em Inglês:

    This work aims at investigating how literacy may be supported by the use of a digital resource which can help the process of reading and writing. Thus, the present work is based on studies by Feldman and Sanger (2006) about text mining, and on research by Black (2007; 2009) about the incorporation of a textual genre characteristic of the Internet (fanfiction) in language learning. Through the use of a text mining resource (Sobek), which promotes the extraction of frequent terms present in a text, the participants of our pilot study created narratives in English as a foreign language (FL), in digital media, and used the mining tool to develop graphs with the recurrent terms found in the story. It was observed that the use of a digital tool supported the text production in the FL, and its following practice of literacy, as the students relied on the mining resource to create their fanfictions.
  • WebQuests: tecnologias, multiletramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço Artigos

    Dias, Reinildes

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste artigo é discutir o papel das tecnologias digitais nas mudanças sociais, econômicas e comunicacionais da era contemporânea. Tais mudanças influenciam diretamente a formação do professor de inglês. Imperativo se torna, então, o desenvolvimento de seus multiletramentos para que se possa construir e produzir significados de textos digitais multimodais de forma crítica. A investigação empírica do estudo revela que as WebQuests constituem ambientes adequados a esse fim, isto é, ao desenvolvimento profissional do professor em relação aos multiletramentos. Parece possível afirmar que um professor multiletrado pode provocar mudanças em seu fazer pedagógico e um realinhamento às necessidades de seus alunos para os desafios da era do ciberespaço.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this article is to discuss the role of digital technologies on social, economic and communication changes in contemporary times. This in turn directly influences the English teacher's professional development. It is essential that this educator gets involved with multimodal digital texts to construct and produce meanings in a critical way. Findings from the present study provide evidence that WebQuests can be adequate environments for this end, that is, the English teacher's professional development towards multiliteracies. It seems possible to say that a multiliterate teacher may foster changes in his/her pedagogical practice and a realignment to the needs of his/her students for the challenges of the cyberspace era.
  • Análise sistêmico-funcional como suporte para a leitura de textos: o caso da cerveja Devassa Artigos

    Fuzer, Cristiane; Ticks, Luciane; Cabral, Sara Regina Scotta

    Resumo em Português:

    Partindo do conceito de leitura como um processo que permite ao leitor colocar em relação um discurso com discursos prévios, este trabalho busca ilustrar como a análise subsidiada por categorias propostas pela teoria sistêmicofuncional permite descortinar significados muitas vezes naturalizados como senso comum pela linguagem em textos de diferentes gêneros, podendo ser utilizada pedagogicamente para a formação de leitores críticos em sala de aula. Nessa perspectiva, analisamos significados construídos em uma peça publicitária e sua repercussão em notícias publicadas em jornais on-line da imprensa brasileira durante o carnaval de 2011. Nas notícias, a análise de elementos ideacionais demonstrou uma contradição de representações que se projetam aos consumidores desse produto: libertinos ou descontraídos. A análise dos recursos de modalidade demonstrou preferência pelas proposições epistêmicas especulativas e evidenciais reportadas, que contribuem para agregar confiabilidade às declarações. A análise da peça publicitária indicou que a campanha foi articulada no sentido de atingir um grupo heterogêneo de consumidores, que se identificam com diferentes papéis. Desse modo, verifica-se que diferentes identidades profissionais podem conviver sem que uma identidade anule ou negue a outra.

    Resumo em Inglês:

    Taking into account the concept of reading as a process that allows the reader to relate a particular discourse with previous ones, this article illustrates how an analysis, subsidized by systemic functional categories, can reveal meanings that might be naturalized as common sense in texts belonging to different genres. This effort of analysis can be used pedagogically to educate critical readers in the classroom. Within this perspective, we analyze the meanings built in an advertising billboard and its repercussion in news articles published in Brazilian online newspapers during the 2011Carnival Festival. In these news articles, the analysis of the ideational elements demonstrates a contradiction of representations which project two views to consumers: libertine or laid-back. The modality analysis indicates the preference for speculative epistemic propositions which contribute to give confidence to the assertions. The analysis of the billboard demonstrates that the advertising campaign was articulated to reach a heterogenic group of consumers, exploring the fact that in contemporary society we assume - and identify ourselves - with different roles. As a result, it is possible to verify that different professional identities can coexist, without having one denying the other.
  • Práticas de letramento crítico na formação de professores de línguas estrangeiras Artigos

    Costa, Elzimar Goettenauer de Marins

    Resumo em Português:

    O MEC vem nos últimos anos investindo em medidas que visam a dar um norte ao ensino regular, tomando como base estudos acadêmicos desenvolvidos no âmbito do ensino e da aprendizagem e levando em consideração as mudanças socioculturais geradas pela globalização e pelo avanço da tecnologia. Constata-se, no entanto, uma defasagem entre as concepções de educação e de linguagem subjacentes aos PCN, às OCEM e a outras iniciativas, como o PNLD, por exemplo, e sua implementação posta em prática na Educação Básica. No caminho a ser trilhado para diminuir essa defasagem, uma questão crucial se impõe: as concepções teórico-metodológicas que fundamentam as referidas iniciativas precisam repercutir significativamente na formação inicial e continuada para poderem repercutir na atuação dos professores na sala de aula do ensino regular. Partindo desse pressuposto, discuto neste artigo as implicações da incorporação de práticas de letramento crítico na formação inicial de professores de línguas estrangeiras.

    Resumo em Inglês:

    The Ministry of Education has been investing on measures which attempt at guiding regular school teaching, taking into account academic studies developed in the teaching and learning area as well as the socio-cultural changes generated by globalization and technological advances. In spite of that, it is observed that there is a gap between the conceptions of education and language matters in the National Curricular Parameters (PCN), the Curricular Guidance for Secondary School (OCEM) and other initiatives, such as the National Plan for Didactic Books (PNLD), for example, and its implementation in Primary Education. In the path to be followed towards diminishing this gap, a crucial issue is raised: the theoretical-methodological conceptions which set up the referred initiatives must reverberate meaningfully in initial and continuing education in order for them to do so in the performance of teachers in regular school classrooms too. Therefore, starting from this assumption, this article aims at discussing the dilemmas and the implications of the incorporation of critical literacy practices in the initial education of foreign language teachers.
  • Práticas de letramento docente no estágio supervisionado de letras estrangeiras Artigos

    Reichmann, Carla Lynn

    Resumo em Português:

    Neste artigo discuto a relevância de práticas de letramento no estágio. Alinhando-me aos novos estudos de letramento (BARTON et al., 2000) e considerando a escrita como elemento identitário de formação (KLEIMAN, 2007), adoto a perspectiva bakhtiniana de gênero a fim de investigar relatos autobiográficos alicerçados em fotobiografias escolares produzidas em uma disciplina de estágio em língua estrangeira, em 2011. Neste recorte analiso as vozes enunciativas que ecoam em dois relatos, em especial as vozes de personagem e autor (BRONCKART, 1999; 2006), para sintonizar com as vozes e identidades sociais que se constituem nos textos. Em suma, retomando Kleiman (2006; 2011), saliento o impacto vital do trabalho do professor como agente de letramento, levando em conta a heterogeneidade das trajetórias de letramento e formação.

    Resumo em Inglês:

    In this article I discuss the relevance of teacher literacy practices in the teaching internship. In line with the new literacy studies (BARTON et al., 2000), and considering writing as an identity element in teacher education (KLEIMAN, 2007), I adopt a bakhtinian perspective on genre in order to investigate autobiographical papers triggered by photobiographies produced in a Foreign Letters undergraduate program in Northeast Brazil, in 2011. In this study, I will analyze the voices that echo in two reflective papers, especially character and author voices (BRONCKART, 1999; 2006), so as to attune to the voices and social identities construed in text. In sum, along Kleiman's words (2006; 2011), this study highlights the vital impact of the teacher positioned as a literacy agent, taking into account the heterogeneity of teacher literacy and development trajectories.
  • Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Inglês da UFAL: os letramentos em questão Artigos

    Stella, Paulo Rogério; Tavares, Roseanne Rocha

    Resumo em Português:

    Este artigo visa à análise e à discussão do Projeto Pedagógico de Licenciatura em Inglês da Universidade Federal de Alagoas - Maceió no que se refere aos sentidos de letramentos. Considerando que o documento escrito reflete uma posição socioideológica (CHARTIER, 1999); que um projeto deve ter não somente a função pedagógica, mas também política no sentido de modificação da realidade (FREIRE, 2001); e que a evolução desse documento depende de revisões críticas (PENNYCOOK, 2001), observamos que o projeto, publicado em 2007, revela um posicionamento muito restrito no que se refere ao conceito de texto e às modalidades concorrentes na produção de sentido (MONTE-MÓR, 2011) desses textos. O conceito de letramento (no singular) se restringe à leitura e à escrita somente e está aparentemente dissociado do uso de tecnologias.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at analyzing and discussing the Pedagogical Project of the Licentiate Course in English at the Federal University of Alagoas - Maceió in relation to the meanings of literacies. Considering that a written document reflects a socio-ideological position (CHARTIER, 1999); that a project should not only function pedagogically, but also politically in the sense that it should provoke a change in the reality (FREIRE, 2001); and that the evolution of such a document depends on critical revisions (PENNYCOOK, 2001), we observed that this project, published in 2007, reveals a considerably restricted position in relation to the concurrent modalities and in relation to the modalities concurrent in the process of meaning-making (MONTE-MÓR, 2001) of these texts. The concept of literacy (in the singular) is restricted only to reading and writing and is apparently dissociated from the use of technologies.
  • Contribuições de teorias recentes de letramentos críticos para inglês instrumental Artigos

    Takaki, Nara Hiroko

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta algumas contribuições de letramentos críticos para programas de inglês instrumental, da perspectiva de teorias recentes de letramentos, como possibilidade de expansão da capacidade crítico-interpretativa dos participantes. Conciliando inglês instrumental com ênfase em letramentos críticos, foi oferecido um curso de extensão intitulado "Oficina de inglês instrumental: leituras para o presente-futuro em mundo contemporâneo" no curso de Letras da UFMS. O curso focalizou a construção de sentidos dos participantes por meio de linguagem multimodal, reflexões críticas sobre diversidades culturais complexas e a consciência de que a linguagem é também um fenômeno gerador de práticas e mobilidades sociais.

    Resumo em Inglês:

    This article presents some contributions to programs of English for Special Purposes from the perspective of recent theories of literacies as a possibility to expand the participants' critical-interpretive capacity. Through reconciling English for Special purposes with emphasis on critical literacies, a community course entitled ESP workshop: readings for the present-future in contemporary world in the language course at the Federal University of Mato Grosso do Sul was offered. This course focused on the participants' meaning making through multimodal language, critical reflections upon complex cultural diversity and awareness of the fact that language is also a phenomenon that generates social practices and mobility.
  • Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual Artigos

    Tilio, Rogério

    Resumo em Português:

    No componente curricular língua estrangeira, uma das orientações mais controversas nos PCN EFII é o incentivo ao foco no ensino de leitura. Passados mais de dez anos da publicação dos PCN, este trabalho analisa um livro didático de uma das duas únicas coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2011 para o ensino de inglês no segundo segmento do Ensino Fundamental, buscando entender como este livro aborda o ensino de leitura. Antes da análise proposta, é preciso não apenas discutir o discurso dos PCN e das leituras que deles vêm sendo feitas, mas também o conceito de letramento crítico, e os critérios do PNLD 2011 para a abordagem de leitura. Como a análise será feita com vistas ao letramento crítico, serão consideradas como categorias os tópicos abordados pelos textos, o trabalho com gêneros discursivos e a natureza das atividades propostas. A análise buscará discutir como os textos e atividades de leitura dialogam com os pressupostos teóricos dos PCN e do PNLD 2011.

    Resumo em Inglês:

    Concerning the teaching of a foreign language, one of the most controversial guidelines on the PCN EFII has been the focus on the teaching of reading. Considering that over ten years have passed since the PCN have been published, this article analyses a coursebook from one of the two only English series approved by the PNLD 2011 for the teaching of English in the second part of Ensino Fundamental, trying to understand how this book approaches the teaching of reading. Before the analysis, it is necessary to discuss not only the PCN discourse and its readings, but also the concept of critical literacy, and the PNLD 2011 criteria to teaching reading. Since the analysis aims at critical literacy, the article takes as analytical categories the topics of the texts, the work with discourse genres and the nature of the proposed activities. The analysis intends to discuss how the texts and reading activities establish a dialogue with the theoretical principles of the PCN and the PNLD 2011.
  • O letramento acadêmico em inglês: dificuldades na confecção da seção introdução de artigos acadêmicos Artigos

    Ferreira, Marília Mendes

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute as dificuldades de um pós-graduando da área de energia na confecção da introdução de um artigo acadêmico em inglês. Duas versões do texto foram analisadas (uma após a instrução e outra após a conferência com a instrutora), comparando-as com os modelos de introdução de Swales (2004) e de Samraj (2002) ensinados no curso. O aluno apresentou os seguintes problemas: a narração como modo de organização retórica do texto, a ausência do movimento 2 dos modelos, uma escolha inadequada de léxico. A combinação desses elementos impediu que o texto apresentasse o valor cultural do gênero textual artigo acadêmico - a autopromoção. Os dados suscitam questionamentos sobre os limites da descrição empírica dos gêneros textuais e de seu ensino.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the difficulties of a graduate student in the area of Energy in writing the introduction of a research paper in English. Two versions of the text (one after the instruction and another after the conference with the instructor) were compared with Swales' (2004) and Samraj' (2002) models of introductions taught in the English academic writing course offered. The student revealed the following problems: narration as the rhetorical mode of organization of the text, the absence of Move 2 of the introduction, inappropriate choice of vocabulary. The combination of these factors prevented the article from having the cultural value of the academic article genre: self-promotion. The data raise questions about the limits of empirical description of genres and their teaching based on this kind of description.
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