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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 13, Número: 2, Publicado: 2013
  • Mensagem da editora brasileira

  • Complexity theory: a new way to think

    Larsen-Freeman, Diane
  • Uma proposta de pedagogia para aprendizagem de línguas na perspectiva da complexidade

    Mercer, Sarah

    Resumo em Português:

    Com o foco na aula de língua, este artigo tenta formular os princípios potenciais que poderiam orientar, mas não prescrever, uma pedagogia com base na complexidadxe. Para isso, baseia-se tanto na literatura existente quanto na consideração do quadro teórico da complexidade para a pedagogia. O artigo começa com a consolidação das principais conclusões da metodologia adequada, da pedagogia pós-método, da prática exploratória, e das perspectivas ecológicas na aprendizagem relevantes para a perspectiva da complexidade. Em seguida, discute três conjuntos de características-chave dos sistemas dinâmicos complexos e sugere suas possíveis implicações para a pedagogia: multidimensionalidade e inter-relações, não-linearidade e causalidade descentralizada, e dinamismo e emergência.

    Resumo em Inglês:

    Focusing on the language classroom, this article attempts to formulate potential principles which could guide, but not prescribe, a complexity-informed pedagogy. To do so, it draws on both existent literature and a consideration of the theoretical framework of complexity for pedagogy. Firstly, the article begins by consolidating key findings from appropriate methodology, postmethod pedagogy, exploratory practice, and ecological perspectives on learning relevant to a complexity perspective. It then continues by explicitly focusing on three sets of key characteristics of complex dynamic systems and suggests potential implications of these for pedagogy: multidimensionality and interrelations, non-linearity and decentralized causality, and dynamism and emergence.
  • Instanciação da complexidade da aprendizagem de alunos e professores na sala de aula de inglês como língua estrangeira

    Rosado, Nayibe

    Resumo em Português:

    Este artigo relata alguns dos resultados de um estudo cujo objetivo foi interpretar a aprendizagem de alunos e professores que emergiram das interações geradas no e além do contexto de suas salas de aula inglês como língua estrangeira em uma escola estadual em Barranquilla, Colômbia. Neste estudo, uso princípios dos sistemas complexos (MORIN, 1994) para compreender os sistemas de aprendizagem de alunos e de professores. Os dados para este estudo de caso etnográfico incluem observações de sala de aula, entrevistas, diários de aprendizagem e documentos (cadernos dos alunos, folhas de exercícios, quizzes, e o currículo). Um software para análise qualitativa (Atlas.ti 6.0) foi usado para a análise dos dados. Os resultados deste estudo contribuem para compreender a aprendizagem como um sistema complexo ao abordar a aprendizagem dos alunos por meio de uma perspectiva complexa, recursivamente associada à aprendizagem dos professores.

    Resumo em Inglês:

    This article reports on some of the results of a study whose objective was to interpret students' and teachers' learning as it emerged out of the interactions generated in and beyond the context of their EFL class in a state school in Barranquilla, Colombia. In this study I use principles of complex systems (MORIN, 1994) to make sense of the learning systems of students and teachers in an EFL class in Barranquilla, Colombia. The data for this ethnographic case-study include classroom observations, interviews, learning journals and documents (students' notebooks, worksheets, quizzes, and syllabus). A qualitative software program (Atlas.ti 6.0) was used to process data. Results from this study contribute to understand learning as a complex system by approaching students' learning from a complex perspective recursively connected to teachers' learning.
  • A dinâmica do desenvolvimento do vocabulário L2: Um estudo de caso do conhecimento receptivo e produtivo

    Caspi, Tal; Lowie, Wander

    Resumo em Português:

    Muitos estudos têm mostrado que a transferência do vocabulário L2 receptivo para a produção está longe de ser linear, se a produção é induzida por uma tarefa ou espontânea. A natureza e as causas dessa lacuna entre o conhecimento de vocabulário receptivo e produtivo têm sido amplamente debatidas. Este artigo tenta uma nova abordagem a este tema, investigando o desenvolvimento do conhecimento de vocabulário em um estudo de caso detalhado. Quatro níveis de conhecimento de vocabulário de ESL são identificados ao longo de um período de 36 semanas de intensa exposição à língua-alvo. Análises detalhadas revelam que esses níveis receptivo e produtivo de conhecimento interagem de forma complexa ao longo do tempo, simultaneamente competindo pelos recursos do aprendiz de língua enquanto também condicionalmente se apoiam mutuamente. Um modelo baseado em equações de crescimento dinâmico corrobora a hipótese de que as interações complexas entre os níveis de conhecimento de vocabulário contribuem para a lacuna entre vocabulário receptivo e produtivo.

    Resumo em Inglês:

    Many studies have shown that the transfer of receptive L2 vocabulary into production is far from linear, whether production is elicited by a task or spontaneous. The nature and causes of this gap between receptive and productive vocabulary knowledge have been widely debated. This article attempts a novel approach to this topic by investigating vocabulary knowledge development in a detailed case study. Four knowledge levels of ESL vocabulary are traced across time during a 36-week period of intensive exposure to the target language. Detailed analyses reveal that these knowledge levels interact in a complex way over time, simultaneously competing for learner resources and conditionally supporting each other's growth. A model based on dynamic growth equations supports the hypothesis that complex interactions between vocabulary knowledge levels give rise to the receptive-productive gap.
  • Estados atratores, parâmetros de controle, e co-adaptação no ensino da compreensão inferencial em L2: uma pesquisa design-based de intervenção de leitura crítica

    Escudero, Moisés Damián Perales

    Resumo em Português:

    As pesquisas anteriores em L1 e L2 sobre compreensão inferencial tendem a uma orientação quantitativa. Por outro lado, a pesquisa sobre leitura crítica em L2 é qualitativa e tende a ignorar as inferências. Este artigo apresenta um estudo qualitativo (design-based research) sobre uma intervenção de leitura crítica com foco na promoção de geração de inferências retóricas, investigando a co-adaptação e a emergência de capacidades de produção de novos significados. Os construtos da teoria da complexidade foram usados ??para investigar processos de co-adaptação entre a compreensão de aprendizagem e necessidades instrucionais dos participantes e do professor pesquisador. A identificação de estados atratores e de parâmetros de controle no discurso da sala de aula foram utilizados para explorar a influência de fatores imprevisíveis na compreensão dos participantes e refinar ainda mais a intervenção. Os resultados indicam que o conhecimento do gênero retórico atuou como parâmetro de controle conduzindo a compreensão dos alunos para os estados atratores caracterizados por inferências implausíveis, e que este conhecimento explica a emergência do significado pragmático (inferências retóricas) a partir do significado semântico. O artigo ilustra a utilidade de construtos da teoria da complexidade para realizar pesquisa qualitativa de modo a fornecer subsídios teóricos e práticos.

    Resumo em Inglês:

    Previous L1 and L2 research on inferential comprehension has tended to follow a quantitative orientation. By contrast, L2 research on critical reading is qualitative and tends to ignore inferences. This paper presents a qualitative, design-based study of a critical reading intervention focused on promoting generative rhetorical inferences and investigating co-adaptation and emergence of new meaning-making capacities. Complexity theory (CT) constructs were used to research processes of co-adaptation between the participants' comprehension and the teacher-researcher's understanding of learning and instructional needs. Identification of attractor states and control parameters in classroom discourse were used to explore unpredicted factors influencing the participants' inferential comprehension and further refine the intervention. The results indicate that rhetorical genre knowledge acted as a control parameter driving the students' comprehension to attractor states characterized by implausible inferences, and that this knowledge explains the emergence of pragmatic meaning (rhetorical inferences) from semantic meaning. The paper illustrates the usefulness of CT constructs in doing design-based research qualitatively in a manner that informs both theory and practice.
  • Emergência na escrita em segunda língua: uma incursão metodológica

    Macqueen, Susy

    Resumo em Português:

    A Teoria de Sistemas Complexos (TSC) tem sido acionada em diversos campos, como forma de examinar os fenômenos de uma maneira que faz com que a interconectividade e emergência sejam centrais para pesquisa. Para a linguística aplicada, TSC oferece a possibilidade de englobar tanto a linguagm quanto a aprendizagem. Ao fazer isso, a orientação teórica tem de ser totalmente integrada ao processo de pesquisa por meio da metodologia de pesquisa. Este artigo descreve um método qualitativo microetnográfico, Análise de Traços Lexicais, que se baseia no conceito de emergência. É um método analítico que nos permite ver o desenvolvimento longitudinal de palavras e de seus padrões. Ele é aplicado aqui em um estudo de caso sobre o desenvolvimento de padrões léxico-gramaticais (sequências formulaicas, colocações, expressões idiomáticas etc.) de uma usuária de uma segunda língua. Seus padrões de palavras são rastreados enquanto ela se prepara para o vestibular para a universidade e, posteriormente, assim que ela entra na universidade. Seu uso de padrões envolve imitação adaptativa, um processo complexo de percepção de padrões, imitação e adaptação para atender aos novos objetivos comunicativos.

    Resumo em Inglês:

    Complex Systems Theory (CST) has been called upon in many different fields as a means of examining phenomena in a way that makes interconnectivity and emergence central to research. For applied linguistics, CST offers the possibility of encompassing both language and learning. In doing so, the theoretical orientation needs to be fully integrated into the research process through research methodology. This paper describes a qualitative microethnographic method, Lexical Trail Analysis, which draws on the concept of emergence. It is an analytic method that enables us to see the longitudinal development of words and their patterns. It is applied here in a case study of the development of one second language user's lexicogrammatical patterns (formulaic sequences, collocations, idioms, etc.). Her word patterns are traced as she prepares for a university entrance test and later, once she enters the university. Her use of patterns involves adaptive imitation, a complex process of perceiving, imitating and adapting patterns to suit new communicative goals.
  • O desenvolvimento da interlíngua na aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em Teletandem sob a ótica da Teoria da Complexidade

    Oyama, Andressa Carvalho Silva

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta, sob o prisma da Teoria da Complexidade, as características do processo de aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em Teletandem. Foram coletados dados de dois pares de interagentes português-espanhol, que travaram uma interação regular e sistemática, baseada nos princípios tandem. Verificou-se que a experiência de aprendizagem se desenvolve com peculiaridades decorrentes do contexto, agentes, elementos e suas nuanças, o que revelou a presença de um "espaço raso" entre o sistema da língua materna e o da língua estrangeira.

    Resumo em Inglês:

    This article presents, under the perspective of Complexity Theory, the characteristics of the learning process of Spanish as a foreign language in Teletandem. Data were collected from two pairs of Portuguese-Spanish interagents, who were engaged in a systematic and regular interaction, based on the tandem principles. It was found that the learning experience is developed with the peculiarities that arise from the context, agents, members and their nuances, which revealed the presence of a "shallow space" between the systems of native and foreign languages.
  • Complexidade na aquisição da fonologia de segunda língua

    Lima Júnior, Ronaldo Mangueira

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo situar a representação e a investigação da aquisição fonológica de segunda língua sob o prisma da complexidade. Parte-se de um breve panorama histórico sobre a teoria da complexidade e do caos na área da aquisição de segunda língua para então expor as possibilidades de representação e análise fonológica sob essa perspectiva. Finalmente, a questão da investigação da aquisição da fonologia de segunda língua é retomada.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at situating the representation and investigation of second language phonology acquisition in light of complexity theory. The first section presents a brief historical panorama of complexity and chaos theory on second language acquisition, followed by the possible phonological representations and analyses aligned with such perspective. Finally, the issue of second language phonology acquisition is revisited.
  • Ambientes virtuais de aprendizagem à luz do Paradigma da Complexidade: interface, affordances e equifinalidade

    Souza, Valeska Virginia Soares

    Resumo em Português:

    Investigo, através da lente do Paradigma da Complexidade, juntamente com os pressupostos da Teoria Geral dos Sistemas e do conceito de affordances, dois ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), definindo-os como sistemas compostos por gêneros digitais, partindo do pressuposto de que um AVA é um sistema adaptativo complexo. Esses AVAs foram reconfigurados a partir das plataformas TelEduc e Moodle e utilizados para ministrar a disciplina "Letramento Digital", no curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nos semestres 2007-2 e 2008-2, respectivamente. As análises indicam que a produção textual das comunidades discursivas on-line emergentes nos AVAs foi influenciada pelo acoplamento aninhado de camadas distintas da interface, dos gêneros textuais e dos propósitos comunicativos e pedagógicos, e, ainda, pelas affordances percebidas e efetivadas por professoras e aprendizes. Os AVAs analisados apresentaram a característica de equifinalidade, independentemente das possibilidades e restrições oferecidas pelas plataformas TelEduc e Moodle.

    Resumo em Inglês:

    I have investigated, through the lens of the Complexity Paradigm, aligned with the premises of the Theory of General Systems and the concept of affordances, two virtual learning environments (VLEs), defining them as systems composed of digital genres, regarding a VLE as a complex adaptive system. These VLEs were reconfigured from the platforms TelEduc and Moodle and used to teach the discipline "Digital Literacy", in the course of Languages and Literature Teaching degree at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), during the second semester of 2007 and the second semester of 2008, respectively. The analyses have indicated that the textual production of the emerging online discourse communities was influenced by the coupling of different layers of the interface, the textual genres and the communicative and pedagogical purposes and, also, by the affordances which were perceived and acted upon by teachers and learners. The analyzed VLEs have portrayed the characteristic of equifinality, regardless of the possibilities and constraints offered by the platforms TelEduc and Moodle.
  • Grupos fractalizados: dinâmicas emergentes em comunidades de aprendizagem on-line

    Braga, Junia de Carvalho Fidelis

    Resumo em Português:

    Com base na teoria da complexidade, este trabalho apresenta resultados de pesquisa de doutoramento na área de Linguística Aplicada e discute dinâmicas complexas e padrões que emergem em comunidades de aprendizagem on-line. A análise deste estudo será pautada nas interlocuções de cinquenta alunos que interagiram em pequenos grupos, sem a intervenção direta da professora, em um curso de graduação ofertado na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Por meio da análise dos dados, demonstro que das relações entre os pares em comunidades autônomas de aprendizagem on-line emergem oportunidades de construção compartilhada de conhecimento, liderança distribuída, entre outras dinâmicas. Demonstro também a natureza fractal dessas comunidades e discuto como esses resultados lançam luz à criação e ao desenvolvimento de desenhos pedagógicos de cursos para grandes grupos.

    Resumo em Inglês:

    Drawing on complexity theory, this work discusses the complex dynamics and emergent patterns of on-line learning communities based on a doctoral study in the area of Applied Linguistics. The analysis will center on the interlocutions of fifty students who interacted in small groups without the teacher's direct intervention, in an undergraduate course offered by the School of Languages and Literature at the Federal University of Minas Gerais. By analyzing the data, I demonstrate that out of the interactions among the peers of autonomous on-line learning communities arise opportunities for the construction of shared meaning, distributed leadership, as well as other dynamics. I also demonstrate the fractal nature of these communities. Moreover, I discuss how these findings shed light on the creation and development of course designs for large groups.
  • Entropia sociointerativa e interação na sala de aula de formação de professores de línguas

    Vetromille-Castro, Rafael

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como ideias centrais o pressuposto de que a interação é essencial para a construção do conhecimento e a afirmação de que grupos de indivíduos em contextos de aprendizagem podem ser vistos como sistemas adaptativos complexos (SAC). Alguns pontos de vista diferentes, mas congruentes sobre a sala de aula como um SAC são apresentados, e o fenômeno que está constantemente em ação e afetando todo e qualquer SAC - a entropia - é trazido à discussão. Um tipo específico de entropia para grupos sociais, definido como entropia socio-interativa, também é apresentado com o objetivo de promover a reflexão sobre como tal fenômeno afeta o comportamento de uma sala de aula, sob a perspectiva complexa, e influencia tal SAC social, quando propicia ou restringe condições para que a interação ocorra e, consequentemente, para que a aprendizagem emerja.

    Resumo em Inglês:

    This paper has as core ideas the assumption that interaction is essential for knowledge construction and the claim that groups of individuals in learning contexts can be seen as complex adaptive systems (CAS). Some different, but congruous views on the classroom as a complex adaptive system are presented and the phenomenon which is constantly at work and affecting each and every CAS - the entropy - is brought to discussion. A specific type of entropy for social groups, defined as social interactive entropy, is also introduced as an attempt to promote reflection on how this phenomenon affects the behavior of a classroom under a complex perspective and how it influences such a social CAS by providing or restricting conditions for interaction and, hence, learning to emerge.
  • Conhecendo as experiências de aprendizagem de nativos digitais

    Franco, Claudio de Paiva

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo fornecer uma melhor compreensão das perspectivas de nativos digitais sobre a aprendizagem de inglês. O presente estudo de caso analisa dados de um grupo de aprendizes brasileiros de inglês que estudam em uma escola federal de Ensino Médio, localizada no Rio de Janeiro, Brasil. A coleta de dados é feita por meio de (a) um questionário para traçar o perfil dos participantes, e (b) as narrativas dos alunos. Este estudo privilegia uma abordagem interpretativa com base na teoria da complexidade, de modo a tentar entender as experiências de aprendizagem dos participantes a partir de uma forma mais holística, de sistemas. Os resultados indicam que o sistema adaptativo complexo de aprendizagem de nativos digitais é auto-organizante e caótico. Além disso, as considerações finais destacam uma preocupação séria com o ensino de inglês no Brasil e sugerem que as atuais práticas pedagógicas já não atendem às necessidades da geração digital.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to provide a better understanding of digital natives' perspectives on English learning. The present case study analyzes data from a group of Brazilian learners of English who study at a federal, public high school in Rio de Janeiro, Brazil. Data collection includes: (a) a questionnaire to examine the profile of the participants and (b) learner narratives. This study privileges an interpretive approach based on Complexity Theory in an attempt to understand participants' learning experiences from a more holistic, whole-systems approach. Results indicate that the complex adaptive learning system of digital natives is self-organizing and chaotic. Moreover, the final remarks stress a pressing concern regarding English teaching in Brazil and suggest that the current pedagogical practices no longer serve the needs of the digital generation.
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