Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 15, Número: 4, Publicado: 2015
  • Introdução Artigos

    Dell´Isola, Regina L. Péret
  • Aula de Língua Portuguesa - (re) descobrindo trajetos e desvios Artigos

    Freitas, James Deam Amaral

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho intenciona fornecer subsídios para uma discussão crítica e reflexiva sobre os processos de ensino aprendizagem de língua portuguesa, a partir de um reexame de iniciativas governamentais e produção teórico-acadêmica, que tiveram a pretensão de reestruturar as práticas e epistemologias dessa disciplina curricular. Propõe-se, assim, a subversão de alguns construtos que atuam no campo das práticas linguísticas e uma análise que exceda a língua e conjugue aspectos sócio-político-culturais nas experiências de professores/as e alunos/as em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims to provide subsidies for a critical and reflective discussion about the Portuguese language learning processes through re-examining governmental initiatives and academic theoretical production, which sought to restructure the practices and epistemologies concerning this subject matter. Hence, we propose a subversion of some constructs that are present within language learning practices as well as an analysis which goes beyond language itself and conjugates socio-political and cultural aspects in both teachers' and students' classroom experiences.
  • Ensino de Língua Portuguesa: reflexões sobre a necessidade de análise crítica de textos Artigos

    Sartori, Adriane Teresinha

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa episódios de aulas de língua portuguesa vivenciados por um grupo de trabalho durante os anos de 2013 e 2014, em escolas públicas de Belo Horizonte. Analisados sob perspectiva qualitativa, os dados revelam a forma como professores e alunos lidam com textos que circulam na sociedade. A análise sugere que, tendo gêneros discursivos ou metalinguagem como objeto de ensino, o processo pedagógico exige atenção àquilo que alunos e professores constroem discursivamente diante da tarefa de ensinar-aprender língua portuguesa, além de nos possibilitar defender a necessidade de efetivarmos práticas de análise crítica de textos no cotidiano escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes episodes in Portuguese language classes, which were experienced by a work group throughout 2013 and 2014, in public schools in Belo Horizonte, Brazil. The data were analyzed from a qualitative perspective and revealed the way that teachers and students deal with texts that circulate within society. The analysis suggests that, while taking discursive genres or metalanguage as the object of study, the pedagogical procedure requires attention to what students and teachers construct discursively when faced with the task of teaching and learning Portuguese, as well as making it possible to make the case for a critical analysis of thexts in the day-to-day context of schooling.
  • Estímulo à consciência fonológica para a superação de desvios fonológicos identificados em crianças do ensino fundamental: o Fonodado Artigos

    Staudt, Letícia Bello; Fronza, Cátia Azevedo

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e acompanhar casos de desvios fonológicos na fala de crianças em duas escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Foram acompanhados doze informantes, divididos em grupo controle e grupo experimental. Foi desenvolvido um instrumento de intervenção aplicado ao grupo experimental, o Fonodado, composto por atividades de estimulação da consciência fonológica, em seções individuais, durante 2 meses. Como resultado, observou-se progresso na testagem de consciência fonológica realizada e superação de todos ou parte dos desvios fonológicos observados na fala. Em contrapartida, os indivíduos pertencentes ao grupo controle mantiveram, em sua maioria, os desvios fonológicos observados no início do estudo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents the findings of a survey that aimed to identify and monitor cases of phonological disorders in children's speech, which were carried out in two public schools in the metropolitan area of Porto Alegre. Twelve children, divided into control and experimental groups, were monitored. An intervention instrument applied to the experimental group was developed, namely the Fonodado, which is composed by a set of activities for stimulating phonological awareness. These activities were performed in individual sections over two months. As a result, the experimental group showed progress in the phonological awareness testing and in overcoming all or part of the phonological disorders that were observed in their speech. In contrast, most of those in the control group maintained almost all the phonological disorders that were observed at the beginning of the study.
  • Dislexia: uma análise histórica e social Artigos

    Signor, Rita

    Resumo em Português:

    Resumo: A dislexia, pautada no paradigma positivista, é entendida como uma desordem neuro(bio)lógica que compromete a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita. Contrariando a visão hegemônica, pesquisadores sociointeracionistas postulam que as dificuldades de leitura e escrita são decorrentes de uma multiplicidade de fatores, entre eles, afetivos, socioeducacionais, pedagógicos, linguísticos, culturais e políticos. A fim de corroborar o segundo paradigma, este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso de uma criança encaminhada para avaliação clínica por suspeita de dislexia. Para tanto, contrapõem-se os pressupostos teóricos e procedimentos avaliativos que embasam ambas as perspectivas. Os resultados levam a entender que, se de um lado, os testes-padrão, centrados no produto metalinguístico, sugerem o comprometimento cerebral; de outro, o diagnóstico processual das dificuldades possibilita a ressignificação da queixa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Dyslexia, based on the positivist paradigm, is seen as a neuro(bio)logical disorder that compromises the written language. Contrary to the hegemonic vision, sociointeractionists researchers postulate that the difficulties of reading and writing are due to a variety of factors, including emotional, social, educational, pedagogical, linguistic, cultural and political. In order to corroborate the second paradigm, this article aims to present a case study of a child sent to clinical evaluation because of suspected dyslexia. Therefore, the theoretical assumptions are opposed and evaluation procedures that support both perspectives. The results lead to understand that, if on the one hand, standard tests, centered on metalinguistic product, suggest cerebral impairment; the other, the diagnosis of procedural difficulties enables the redefinition of the complaint.
  • Relato de experiência de um projeto de ensino dos gêneros documentário e entrevista: o quadro europeu comum de referência para as línguas como ferramenta Artigos

    Lisboa, Jordana Tavares Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste texto, apresenta-se uma experiência docente realizada com uma turma de 7º ano de uma escola pública de Castanhal - PA, na qual o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) serviu de referencial para o ensino da produção de textos em língua materna (LM). A partir da análise do QECR e do conhecimento que se tinha do público alvo, elaborou-se um projeto de ensino dos gêneros documentário e entrevista e tomou-se como objeto de estudo as aulas de LM ministradas no âmbito desse projeto, o material didático nelas utilizado e as produções da turma em questão.

    Resumo em Inglês:

    bstract: In this paper, we present a teaching experience held with a group of 7th Grade students in a public school in Castanhal - PA, in which the Common European Framework of Reference for Languages ​​(CEFR) served as reference for teaching writing in the mother tongue. Based on the analysis of the CEFR and the knowledge that was available on the audience, a teaching project was developed regarding the documentary and interview genres; the lessons taught in the mother tongue were the focus of the research as were the teaching material used and the texts produced by the students.
  • Gêneros em práticas escolares de linguagens: currículo e formação do professor Artigos

    Silva, Wagner Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo: O trabalho didático de recontextualização dos gêneros textuais para aulas de Língua Portuguesa, realizado por professores em formação inicial, em disciplinas de estágio supervisionado obrigatório da Licenciatura em Letras, é tomado como objeto de investigação. Focalizamos algumas tentativas de inovação de práticas de escrita propostas para alunos do Ensino Fundamental. Esta pesquisa está situada nos estudos indisciplinares da Linguística Aplicada e configura-se como um estudo de caso. Considerando a expressiva escolarização dos gêneros na escola, apresentamos uma unidade didática como instrumento orientador do planejamento pedagógico, o que foi realizado a partir de uma proposta sistêmico-funcional do circuito curricular baseado em gênero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The pedagogical work of recontextualizing textual genres for Portuguese Language classes, produced by trainee teachers, in mandatory disciplines of supervised pre-service teacher training in Language Teacher Education Courses, is taken as the object of investigation. We focus on some attempts for innovation concerning writing practices proposed to Elementary School students. This research is situated within the indisciplinary studies of Applied Linguistics and follows a case study design. Taking into account the significant schooling of genres at school, we present a teaching unit as a guiding tool for pedagogic planning, which has been developed from a Systemic-Functional Linguistics approach of genre-based curriculum cycle.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com