Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2018
  • Ensino/aprendizagem de língua portuguesa na escola: explorando letramentos Articles

    Oliveira, Hélvio Frank de; Arriel, Tatiane Dutra de Godoi

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, objetiva-se problematizar práticas escolares envolvendo língua/linguagem a partir de uma experiência localizada de ensino de língua portuguesa. A pesquisa-ação foi orientada pela pluralidade de letramentos, conduzida pela professora pesquisadora e seus estudantes do segundo ano de ensino médio de uma escola pública de Goiás. O material empírico de interpretação constitui-se de questionários discentes, de notas de campo e diário reflexivo da professora pesquisadora, e de entrevistas semiestruturadas com os estudantes. Os resultados apontam para a relevância de projetos que subvertam didáticas enrijecidas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa, especialmente aquelas práticas voltadas exclusivamente ao letramento da letra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article we aim to problematize school practices involving language based on a localized experience of Portuguese language teaching. The action research was guided by the plurality of literacies, conducted by the teacher-researcher and her students of the second year of high school in a public school in Goiás, Brazil. The empirical material of interpretation consists of student questionnaires, teacher-researcher’s field notes and reflective journals, and semi-structured interviews with students. The results point to the relevance of projects that subvert traditional didactic aspects in Portuguese language teaching/learning, especially those practices focused exclusively on formal literacy.
  • A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions Articles

    Paris, Larissa Giacometti

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho consiste em analisar três aspectos referentes às revisões realizadas por alunos nos textos de seus colegas em uma oficina de fanfictions no ambiente escolar: o uso da correção indicativa no contexto digital; a correção resolutiva/textual-interativa e seu caráter polifônico; e o emprego da correção textual-interativa pelos discentes que se posicionaram como leitores interessados. As análises foram baseadas nas discussões desenvolvidas por Serafini (1995) e Ruiz (1998), para refletir sobre a prática de revisão, e na teoria de Bakhtin, acerca da questão do dialogismo. Foi possível constatar que tanto o instrumento pode interferir na prática e na função das categorias de correção, como a prática pode ser fator de interferência no instrumento e na função das categorias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to analyze three aspects regarding revisions made by students in their classmates’ texts in a fanfiction workshop held in the school context: the use of indicative correction in the digital context; the resolutive/textual-interactive correction and its polyphonic feature; and the use of textual-interactive correction by students who have positioned themselves as interested readers. This analysis is based on discussions about text review practice held by Serafini (1995) and Ruiz (1998) and in Bakhtin’s theory on the issue of dialogism. Thereby, it was found that the instrument may interfere with the practice and with the function of revision categories, and also that the practice may interfere with the instrument and with the function of those categories.
  • A retextualização escrita-escrita Articles

    Dikson, Dennys

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste ensaio, situado na Linguística Textual, rediscutimos determinadas questões presentes no processo de retextualização, especialmente quanto aos aspectos e procedimentos envolvidos na produção de um texto-fim escrito a partir de um texto-base também escrito, levando em consideração as noções forjadas e discutidas por Marcuschi. Ao apresentar um quadro teórico-metodológico que foca especificamente a retextualização da fala para a escrita, o autor acaba por deixar de fora os processos envolvidos nas produções da escrita para a escrita. Tendo essa lacuna como ponto de reflexão primário, e pensando em atividades construídas por crianças em ambiente escolar, apresentamos uma discussão inicial que traz um quadro teórico-metodológico que abrange especificamente os aspectos e procedimentos envolvidos no processo de retextualização de gêneros escritos para gêneros escritos. A intenção é contribuir tanto para a melhoria do estado da arte quanto para a possibilidade de o professor/investigador possuir um caminho metodológico mais adequado no trato do retexto escrita-escrita.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study of the field of Text Linguistics, we discuss certain issues present in the process of retextualization, especially as to the aspects and procedures involved in the production of a written target-text based on an also written source-text, considering notions coined and discussed by Marcuschi. By presenting a theoretical-methodological framework that focuses specifically on the retextualization of speech to writing, the author ends up disregarding the processes involved in productions from the written, to the written. Having this gap as a basis for reflection and thinking about activities built by children in a school environment, our initial discussion presents a theoretical-methodological framework that specifically covers aspects and procedures involved in the process of retextualization of written genres to written genres. The aim is to contribute both to the improvement of the state of the art and to enable a more adequate methodological path in handling writing-writing retexting for the teacher/researcher.
  • Atividade social acadêmica no ensino de língua inglesa on-line: o que os aprendizes nos dizem sobre isso? Articles

    Larré, Julia

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo propomos compreender, por meio do discurso dos participantes, o impacto do planejamento (ALMEIDA FILHO, 2012) de um curso de língua inglesa on-line em contexto universitário, baseado em Atividades Sociais (LIBERALI, 2012). Para isso, explanamos brevemente a Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (ENGESTRÖM, 1999) e a noção de Atividades Sociais no ensino de língua inglesa como formas de permitir o reposicionamento social dos aprendizes, mesmo através de um ambiente de ensino-aprendizagem virtual. Demonstramos como o curso foi planejado e analisamos aspectos relativos à desenvoltura e às dificuldades dos aprendizes, sua qualidade de participação e suas percepções sobre o curso. Como resultados, verificamos que os aprendizes em geral possuem dificuldades com Atividades Sociais de cunho acadêmico e que estas dificuldades resultaram em participação limitada nas atividades didáticas propostas no curso. No entanto, aspectos positivos foram observados pela professora-pesquisadora e citados pelos alunos em seus depoimentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article we seek to understand, through the participants’ discourse, the impact of the planning (ALMEIDA FILHO, 2012) of an online English language course in a university context, based on Social Activities (LIBERALI, 2012). To do so, we briefly explain the Socio-Cultural-Historical Activity Theory (ENGESTRÖM, 1999) and the notion of Social Activities in English teaching as a way to enable the social repositioning of learners, even through an environment of online teaching and learning. We show how the course was planned and also analyze aspects related to learners’ performances and difficulties, the quality of their participation and their perceptions of the course. As a result, we verified that the learners in general have difficulties with Social Activities of an academic nature and that these difficulties led to limited participation in the didactic activities proposed in the course. However, positive aspects were observed by the teacher-researcher and cited by the students in their testimonies.
  • Como os professores chilenos em formação corrigem os erros na escrita? Articles

    Espinoza, Angie Quintanilla; Medina, Steffanie Kloss; Lagos, Pedro Salcedo

    Resumo em Português:

    RESUMO A maioria das pesquisas sobre correção de erros aborda estratégias de feedback usadas na sala de aula e o efeito dessas estratégias no desempenho dos alunos. No entanto, não foram realizadas muitas pesquisas sobre a competência real dos professores em formação ao fornecer feedback corretivo escrito. Com essa ideia em mente, um estudo foi conduzido para investigar a forma como os professores de Inglês em formação corrigem os erros do aluno na escrita. Para fazer isso, os participantes foram convidados a completar uma tarefa de correção de erros que obrigou o professor a marcar o ensaio de opinião de um aluno na forma como eles normalmente o fariam como parte de suas práticas de ensino e responder a um questionário relacionado à maneira como eles corrigiram a tarefa. Os resultados mostraram que a maioria dos professores tende a corrigir erros de forma abrangente, em vez de seletivamente, optando por estratégias de feedback direto ao invés de indiretas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Most research on error correction has dealt with feedback strategies used in the classroom and the effect of these strategies on students’ performance. However, not much research has been conducted on pre-service teachers’ actual competence on giving written corrective feedback. With this idea in mind, a study was conducted in order to investigate the way pre-service teachers of English correct students’ errors in writing. For this, the participants were asked to complete an error correction task that required the teacher to mark a student’s opinion essay in the way they would normally do as part of their teaching practices and to answer a questionnaire related to the way they had corrected the task. The results showed that most teachers tend to correct errors comprehensively, rather than selectively, opting for direct rather than indirect feedback strategies.
  • Distúrbio de processamento auditivo x dificuldade de leitura e escrita: há uma relação? Articles

    Signor, Rita de Cassia Fernandes; Vieira, Sammia Klann; Berberian, Ana Paula; Santana, Ana Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa qualitativa é analisar, em conformidade com o paradigma sócio-histórico, correlações que vêm sendo estabelecidas entre a linguagem escrita, seus processos de apropriação e o distúrbio de processamento auditivo (DPA). Como método, apresenta-se uma revisão de literatura acrescida de estudo de caso de um escolar de 12 anos de idade com diagnóstico de DPA e queixa de dificuldade de leitura e escrita. Os resultados revelam que as pesquisas predominantes na área da fonoaudiologia realizam correlações entre linguagem e DPA pautadas em uma concepção de cérebro como órgão que se desenvolve à margem das práticas sociais, de linguagem como código, e de sujeito como indivíduo meramente biológico. Conclui-se, assim, que tais correlações são reducionistas e inconsistentes e, portanto, não podem justificar uma relação direta entre DPA e linguagem escrita.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this qualitative research is to analyze, in accordance with the socio-historical paradigm, correlations that have been established between written language, its appropriation processes and the auditory processing disorder (APD). As its methodology, a literature review is presented, plus a case report of a 12-year-old boy with diagnosis of APD and complaint of reading and writing difficulties. The results show that the predominant researches in the field of speech and language therapy make correlations between language and APD based on a conception of the brain as an organ developed in the margin of social practices, of the language as a code, and of the subject as a merely biological individual. Thus, the conclusion is that these correlations are reductionist and inconsistent and, therefore, cannot justify a direct relation between APD and written language.
  • De vazios e pontes: referenciação aplicada à divulgação da ciência Articles

    Fukui, Ana

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é aplicar os conceitos da Linguística para evidenciar uma compreensão epistemológica de textos de divulgação da ciência. Como fundamentação teórica, utilizaram-se conceitos da referenciação, tais como linguagem comum e científica, e a ideia de negociação entre leitor e autor. O corpus de estudo são dois artigos da revista Ciência Hoje do Ano Internacional da Química escritos por cientistas. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese inicial de que existem marcas no texto que podem ser compreendidas como uma negociação entre o senso comum e o conhecimento científico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This academic paper aims to apply the concepts of Linguistics in order to evidence an epistemological understanding of scientific popularization articles. Concepts of reference, such as ordinary and scientific language, were used as theoretical foundation, as well as the idea of negotiation between reader and author. The corpora analyzed comprise two articles written by scientists from the magazine Ciência Hoje of the International Year of Chemistry. The results confirmed the initial hypothesis that there were marks in the text that could be understood as a negotiation between common sense and scientific knowledge.
  • INTELIGIBILIDADE DA FALA EM L2: EFEITOS DA CODA MODIFICADA, GRAU DE INFORMAÇÃO SEMÂNTICA E PERFIL DOS OUVINTES Articles

    Silveira, Rosane; Silva, Thaïs Cristófaro

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo tem como objetivo investigar como a inteligibilidade das codas modificadas em posição de final de palavra é afetada pelo tipo de modificação de coda, grau de informação semântica e pela língua materna (L1) dos ouvintes. Além disso, adotou-se uma abordagem correlacional para examinar possíveis relações entre o perfil dos ouvintes (proficiência na segunda língua (L2), familiaridade com L1 dos locutores, tempo de residência no país dos locutores). Para este propósito, foi elaborado um teste de inteligibilidade contendo enunciados com codas em posição de final de palavras que foram produzidas com características fonéticas tipicamente encontradas no inglês falado por brasileiros (ex.: palatalização, inserção vocálica). Um grupo de 38 ouvintes de nacionalidades diversas completou o Teste de Inteligibilidade e um questionário. Os resultados indicam que certos tipos de modificação de coda dificultam a inteligibilidade e que a presença de informação semântica melhora a inteligibilidade em alguns casos. Além disso, ouvintes cuja L1 é tipologicamente diferente do português brasileiro e que reportaram ter familiaridade com o inglês falado por brasileiros tendem a obter um melhor desempenho no Teste de Inteligibilidade. O presente estudo aponta para a importância de inserir diferentes variedades da língua-alvo na sala de aula, com vistas a aumentar a familiaridade dos usuários de uma L2 com diferentes sotaques. Esse tipo de contato deve trazer benefícios para os ouvintes, que poderão entender melhor os padrões de pronúncia que são frequentes na fala de determinados grupos de usuários da L2. Além disso, familiaridade com sotaques pode beneficiar os falantes, na medida em que pode revelar os padrões de pronúncia que afetam negativamente a inteligibilidade da fala com mais frequência e que, portanto, podem ser modificados para melhorar a comunicação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study aims to investigate how the intelligibility of non-target word-final codas is affected by the type of coda modification, the degree of semantic information, and the listeners’ first language (L1). Furthermore, a correlational approach is adopted to examine possible relations between intelligibility and the listeners’ second language (L2) proficiency level, familiarity with speakers’ L1, and length of residence in the speakers’ country. For this purpose, an Intelligibility Test was designed containing utterances with word-final codas that were produced with phonetic characteristics typically found in the English spoken by Brazilians (e.g., palatalization and vowel insertion). This test and a background questionnaire were completed by 38 listeners from different nationalities. The results indicate that certain types of coda modification hinder intelligibility, and that semantic information improves intelligibility in some cases. Furthermore, listeners whose L1 is not typologically similar to Brazilian Portuguese (BP) and who reported being highly familiar with the English spoken by Brazilians tend to perform better on the Intelligibility Test. Overall, this study highlights the importance of bringing to the classroom different varieties of the target language, as a way to boost L2 users’ familiarity with different accents. Contact with different accents should benefit listeners, who are more likely to understand pronunciation patterns that are frequent in the language spoken by a particular group of L2 users. Moreover, accent familiarity is also expected to benefit speakers by bringing awareness about the pronunciation patterns that hinder intelligibility more often and that could be modified to improve communication.
  • Legendagem, memória de trabalho e aprendizagem em L2: um estudo correlacional Articles

    Matielo, Rafael; Oliveira, Roberta Pires de; Baretta, Luciane

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo investiga o impacto de legendas intralinguais e interlinguais em aprendizes brasileiros de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) resultante do processamento de um sitcom Norte-Americano. Mais especificamente, ele examina se a legendagem interage com as diferenças individuais do aprendiz, neste caso, a memória de trabalho (MT). Trinta e seis aprendizes de ILE foram igualmente divididos em dois grupos experimentais (legendas intralingual e legendas interlinguais) e um grupo controle (sem legendas). O desempenho dos participantes foi medido por um teste de compreensão do vídeo em L2 e um de vocabulário em L2. Ademais, o desempenho dos participantes foi correlacionado com os resultados de dois testes de MT. Os resultados obtidos revelaram que a compreensão do vídeo em L2 pelos participantes e seu desempenho no teste de vocabulário em L2 não interagiram significativamente com sua capacidade de MT em nenhuma das condições experimentais. Esses resultados são discutidos à luz de diferentes possíveis mecanismos de processamento empregados pelos participantes que possam explicar a falta de correlações estatisticamente significativas encontradas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study investigates the impact of intralingual and interlingual subtitles on Brazilian English as a Foreign Language (EFL) learners as a result of their processing of a North-American sitcom. More specifically, it examines whether subtitling interacts with one’s individual differences, working memory (WM) as the case in point. Thirty-six intermediate-level EFL learners were evenly divided into two experimental groups (intralingual subtitles and interlingual subtitles) and one control group (no subtitles). Participants’ performance was measured based on an L2 video comprehension test and an L2 vocabulary test. Participants’ performance was correlated with their scores on two WM tests. The results obtained revealed that both participants’ L2 video comprehension, as well as their L2 vocabulary test performance, did not significantly interact with their WM capacity under any of the experimental conditions. These results are discussed in light of the possible processing mechanisms employed by the participants that may account for the lack of statistically significant correlations found.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com