Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 19, Número: 3, Publicado: 2019
  • Artefato textual da publicidade: um impulso dos recursos do sistema de tom de Halliday Articles

    Dalamu, Taofeek O.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo argumenta que a publicidade contém uma variedade de textos que terminologias teóricas são capazes de exemplificar. Assim, dez propagandas de bebidas, entre outros tipos, foram escolhidas para análise. Os recursos de mudança de tom de Halliday decompuseram os textos em componentes significativos, que posteriormente foram tabulados com tabelas e gráficos. A calibragem indicou complementos (leite oficial, Uncle Thomas), adjunto (com *826#, de Akwa Ibom, e predicado (ligar, beber) foram formas gramaticais de semiose dominantes, por vezes aparecendo sem sujeito e sem elementos finitos. Além disso, a análise indicou que as mudanças iniciadas nas “interações” operavam nas esferas de órgãos meio-constitutivos e meio-auxiliares que são significativamente associados a normas socioculturais. Destacam-se no texto as características dos produtos, benefícios pessoais e exaltações textuais. Meios teóricos, como sugerido por este estudo, poderiam ser utilizados para revelar os detalhes da comunicação para influenciar as autoridades sobre a regulamentação da publicidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper argued that advertising contains variegated texts that theoretical terminologies are capable of exemplifying. Thus, ten beverage advertisements, among other types were chosen for analysis. Halliday’s mood exchange resources decomposed the texts into meaningful components, which were further calculated with tables and graphs. The calibration indicated that Complement (official milk, Uncle Thomas), Adjunct (with *826#, of Akwa Ibom), and Predicator (Dial, Drink) were dominant grammatical forms of semiosis sometimes appearing without the Subject and Finite elements. Moreover, the examination revealed exchanges initiated in the “interactions” as operating in the spheres of half-constitutive and half-ancillary organs that are significantly associated with socio-cultural norms. Prominent in the text were features of products, personal benefits and textual exaltations. Theoretical mediums, as this study suggests, would serve to uncover communication details to influence the authorities on advertising regulations.
  • O letramento multimodal crítico: o discurso discente sobre política nas aulas de espanhol Articles

    Pinheiro, Michelle Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado1 que investigou sobre o letramento multimodal crítico de alunos de espanhol do 3º ano do ensino médio de uma escola pública cearense (PINHEIRO, 2016). Nosso objetivo principal é relatar especificamente a sexta aula, em que observamos que estes pareciam estar desenvolvendo o letramento multimodal crítico por meio de uma atividade de compreensão leitora do livro didático Síntesis. O referencial teórico foi baseado principalmente nos seguintes autores: Callow (2005; 2008); Kress e van Leeuwen (2006); Cassany e Castellà (2010); Newfield (2011); Janks (2012) e Walsh (2010). A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, e os resultados das análises revelaram que os estudantes tiveram uma satisfatória compreensão leitora do texto multimodal e conseguiram se posicionar criticamente em relação à situação sociopolítica brasileira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article focuses on part of the master’s research concerning the critical multimodal literacy of Spanish classes’ students from the last year of a public secondary school in the State of Ceará, Brazil (PINHEIRO, 2016). Our aim is to present the sixth class, in which was possible to observe that the students seemed to develop some improvement in their critical multimodal literacy by means of an activity of reading comprehension using the textbook Síntesis. The theoretical framework is mainly based on the following authors: Callow (2005; 2008); Kress and van Leeuwen (2006); Cassany and Castellà (2010); Newfield (2011); Janks (2012) and Walsh (2010). The methodology used was action research, and the results showed that the students had a satisfactory reading comprehension of the multimodal text, in which they could build meaningful reflections and critical positions towards the Brazilian sociopolitical situation.
  • A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol por universitários brasileiros: o efeito e a durabilidade da intervenção instrucional Articles

    Dutra, Eduardo de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste estudo, analisamos e discutimos o efeito e a durabilidade da intervenção instrucional na aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol por universitários brasileiros. Para fins de tratamento estatístico, os dados foram submetidos ao software International Business Machine Statistical Package for Social Studies (SPSS), a partir do qual fizemos uso de frequência relativa, teste de χ2 e teste de Anova de medidas repetidas. Fizeram parte deste estudo dez participantes, alunas de um curso de Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas de uma universidade pública. Os resultados, de modo geral, sugeriram que a intervenção pedagógica produziu avanço e efeitos duráveis, respectivamente, das formas simples e complexas que seguem em processo de aquisição entre as alunas participantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study, we analyze and discuss the effect and the durability of the instructional intervention in the learning of third person clitics of Spanish by Brazilian university students. For statistical purposes, the data were submitted to the International Business Machine Statistical Package for Social Studies (SPSS) software, from which we have used relative frequency, χ2 test and repeated measures of Anova test. This study included 10 participants, students of a Portuguese and Spanish Language Teacher Education Program from a public university. The results, in general, suggested that the pedagogical intervention has produced progress and durable effects, respectively, of the simple and complex forms which are still being acquired by these student-participants.
  • Descrição da diversidade e densidade léxicas em notícias escritas por estudantes de jornalismo Articles

    Riffo, Karina Fuentes; Osuna, Sergio Hernández; Lagos, Pedro Salcedo

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é descrever quantitativamente a riqueza lexical de notícias informativas, escritas por estudantes de jornalismo, através dos indicadores de diversidade e densidade lexical. Foi realizada uma análise comparativa do corpus de notícias elaborado por alunos em dois períodos (no primeiro e no quarto ano) e por um grupo de profissionais. As métricas densidade lexical e diversidade lexical foram utilizadas para comparar o corpus e, por meio de testes estatísticos, foram analisadas as diferenças entre os grupos. Embora os resultados mostrem diferenças, é a densidade lexical o indicador no qual os dados estatisticamente significativos são encontrados, evidenciando que, ainda que os alunos manejem um léxico amplo e variado, o nível informativo e a capacidade comunicativa de seus textos são insuficientes se comparados ao exigido a nível profissional.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo es describir cuantitativamente la riqueza léxica de noticias informativas, escritas por estudiantes de periodismo, mediante los indicadores de diversidad y densidad léxicas. Se realizó un análisis comparativo de corpus de noticias elaboradas por estudiantes en dos ciclos universitarios (primer año y cuarto año) y por un grupo de profesionales. Se utilizaron las métricas de densidad léxica y de diversidad léxica para comparar los corpus y, mediante pruebas estadísticas, se analizaron las diferencias entre los grupos. Si bien los resultados muestran diferencias, es la densidad léxica el indicador en que se encuentran las diferencias estadísticamente significativas, evidenciando que aunque los estudiantes manejan un léxico amplio y variado, el nivel informativo y la capacidad comunicativa de sus textos son insuficientes comparados con el que se utiliza a nivel profesional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study is to quantitatively describe the lexical richness in informative news articles written by journalism students through indicators of lexical diversity and lexical density. A comparative analysis of a corpus of news articles written by two groups of undergraduate students (first and fourth year) and a group of graduate journalists was performed. In order to compare the corpora, measures of lexical density and diversity were used while statistical tests were applied to analyze differences between the groups. Though results show differences, it is density the indicator where statistically significant differences were found. This would indicate that despite students having a command of a wide and varied lexis, the informative level and communicative capacity of their texts are insufficient compared to the requirements at a professional level.
  • Disponibilidade lexical em processos de formação inicial de futuros professores de inglês Articles

    Quintanilla Espinoza, Angie; Salcedo Lagos, Pedro

    Resumo em Português:

    RESUMO Apesar da riqueza de estudos existentes na área de disponibilidade lexical, o léxico das comunidades científicas e/ou profissionais passou quase despercebido pelos pesquisadores. Neste contexto, são apresentados os resultados de um estudo de disponibilidade lexical em que contou com a participação de 28 alunos do 4º ano de Pedagogia em inglês de 16 centros de interesse (8 gerais e 8 especializados do tipo pedagógico-disciplinar). O objetivo desta investigação é saber se existem diferenças quantitativas entre o léxico geral e o léxico especializado dos sujeitos da amostra. Os resultados mostram que o léxico disponível em centros de interesse geral é maior do que o léxico disponível em centros especializados. Isso pode ser devido ao fato de que o léxico de tipo geral é de uso diário, enquanto o léxico especializado é usado apenas em uma área restrita e dentro de uma comunidade linguística específica.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN A pesar de la riqueza de estudios existentes en el área de disponibilidad léxica, el léxico de las comunidades científicas y/o profesionales ha pasado casi inadvertido por los investigadores. En este contexto, se presentan los resultados de un estudio de disponibilidad léxica en el cual se encuestó a 28 estudiantes de 4o año de Pedagogía en Inglés en 16 centros de interés (ocho generales y ocho especializados del tipo pedagógico-disciplinar). El objetivo de esta investigación es establecer si existen diferencias cuantitativas entre el léxico general y el léxico especializado de los sujetos de la muestra. Los resultados evidencian que el léxico disponible en los centros de interés de tipo general es mayor que el léxico disponible en los centros especializados. Esto podría deberse a que el léxico de tipo general es de uso cotidiano, mientras que el léxico especializado sólo se utiliza en un ámbito restringido y al interior de una comunidad lingüística específica.
  • O papel do professor na aprendizagem telecolaborativa de línguas: o caso do Teletandem institucional integrado Articles

    Cavalari, Suzi M. S.; Aranha, Solange

    Resumo em Português:

    RESUMO Teletandem é um modelo de telecolaboração em que pares de falantes de duas línguas diferentes se encontram virtual e regularmente para aprenderem a língua um do outro. O objetivo deste trabalho é discutir as implicações pedagógicas de se integrar a prática de teletandem ao syllabus de uma disciplina de língua estrangeira, enfocando o duplo papel do professor: ensinar língua inglesa nas aulas presencias regulares e mediar a aprendizagem virtual autônoma e colaborativa em teletandem. Diários de aprendizagem, produzidos por estudantes de inglês como língua estrangeira de um curso de Letras, foram coletados durante oito semanas no projeto de teletandem institucional integrado entre uma universidade britânica e uma universidade brasileira. A análise tem como foco o papel do professor na mediação da aprendizagem de língua estrangeira tanto em sala de aula como nos diários. Apresentamos evidências de como a ação do professor influencia na prática de teletandem ao mesmo tempo em que as aulas de inglês auxiliam na aprendizagem telecolaborativa autônoma.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Teletandeem is a model of telecollaboration in which pairs of speakers of different languages meet virtually and regularly in order to learn each other’s language. The purpose of this paper is to discuss the pedagogical implications of integrating teletandem into the foreign language syllabus, focusing on the professor’s dual role: teaching English in regular face-to-face lessons and mediating virtual autonomous and collaborative learning in teletandem. Learning diaries, produced by EFL students from a Language Teacher Education course, were collected during eight weeks of an institutional integrated teletandem project between a Brazilian and a British university. Our analysis focused on the teacher’s role in mediating foreign language learning both in the classroom and through the learning diaries. We present evidence on what the professor does so that teletandem practice can contribute to language learning in the classroom and, by the same token, how EFL lessons can aid in autonomous telecollaborative learning.
  • Pibid Inglês: formação inicial de professores e letramentos - outros sentidos para English Everywhere Articles

    Nascimento, Ana Karina de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO O subprojeto de inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de uma universidade pública federal foi o campo empírico desta pesquisa delineada como um estudo de caso etnográfico, desenvolvido por meio de observações participantes, entrevistas semiestruturadas e diário de campo, cujos dados são analisados qualitativamente via narrativa descritivo-teórica. Com o objetivo de problematizar as ações do subprojeto de inglês do Pibid, especialmente do projeto English Everywhere, elaborado pelos participantes do Pibid de inglês da Universidade Pública do Nordeste (UPNE) e posto em execução em uma das escolas públicas participantes, este artigo, seguindo a perspectiva teórica dos letramentos (JORDÃO, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011), aborda os sentidos que foram construídos pelos participantes (graduandos, professores formadores e escolas) quanto à ideia de que o inglês está em todos os lugares do mundo acadêmico. A análise aponta para práticas de letramentos que privilegiam o ensino de inglês conectado ao desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, contribuindo para que seu lugar no mundo possa ser questionado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Pibid English subproject of a public university was the place where the empirical data of this research, outlined as an ethnographic case study, was collected. Participant observations, semi-structured interviews, and a field diary were used for data collection, which were then qualitatively analyzed and brought here via a descriptive-theoretical narrative. Written according to the theoretical perspective of literacy studies (JORDÃO, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011), this article aims at discussing the actions of the English subproject, considering one specific project elaborated and put into practice in public schools by the participants of Pibid English subproject, called English Everywhere. The analysis point to the meanings constructed by the participants (undergraduates, teacher educators and public school teachers) on what relates to English being everywhere in the academic world. Data analysis revealed literacy practices that connect the teaching of English to the development of students’ critical thinking, as a way to contribute to having students question their place in the world.
  • Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação Articles

    Kanitz, Andréia; Luz, Raquel Leão

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem por objetivo caracterizar um evento de letramento multimodal e demonstrar como, em tal evento, é possível flagrar o trabalho social e interacional de construção conjunta de conhecimento. Um segmento de fala-em-interação em que há engajamento dos participantes em uma atividade de leitura de um gráfico foi identificado e transcrito. A análise sequencial, focalizando os esforços dos participantes para darem conta da atividade de leitura, revelou que o segmento interacional constitui: a) um evento de letramento multimodal, em que os participantes negociam um procedimento de leitura de uma imagem (um gráfico), em um espaço de escrita que não o papel (a tela de um computador); e b) uma instância de construção conjunta de conhecimento na medida em que os participantes constroem conjuntamente um procedimento de leitura satisfatório para seus propósitos situados, que lhes possibilita obter com alguma precisão a informação em busca da qual estavam.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to describe a multimodal literacy event and demonstrate how, in this event, it is possible to capture the social and interactional work of joint construction of knowledge. The talk-in-interaction segment analyzed consists in the reading of a chart in a technology lab. The sequential analysis focuses on the participants’ efforts to undertake the reading activity, revealing that the interactional segment is: a) a multimodal literacy event, in which the participants negotiate a procedure for reading an image (a graphic), in a written space other than paper (the computer screen); and b) an instance of joint construction of knowledge, considering that the participants develop a satisfactory reading procedure for their situated purposes, which enables them to obtain with some precision the information they are seeking.
  • Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres Articles

    Lucena, Maria Inêz Probst; Torres, Ana Cecília da Gama

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo foca a publicidade de cursos livres de inglês e a recente imposição legal dessa língua nos ensinos fundamental e médio brasileiros. O corpus de referência é composto por cinco anúncios de cursos de idiomas publicados no primeiro semestre de 2017, em uma cidade de Santa Catarina e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9.394/1996). Adicionalmente, contextualizamos a alteração da LDB, juntamente com o desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é problematizar e mostrar como a publicidade de cursos livres de inglês e a alteração da LDB contribuem para uma hierarquia linguística, construindo sócio-historicamente o inglês como língua hegemônica e reificada. A análise dos dados mostra que tanto a publicidade quanto a lei podem desvalorizar o multilinguismo e reforçar a mercantilização de ideais monolíngues referentes ao ensino de inglês.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper focuses on the publicity of English courses and the recent legal imposition of the language in Brazilian middle and high schools. The reference corpus consists of five publicity campaigns of English courses displayed during the first semester of 2017 in a city of Santa Catarina state and the text of the recently amended Brazilian educational law (LDB 9,394/1996). In addition, the legal amendment is contextualized along with the development of the national common curriculum (BNCC). Our objective is to problematize and to show how the publicity of English courses and the recent legal amendment contribute to a linguistic hierarchy which socio-historically constructs English as a hegemonic and reified language. Data analysis shows that both the publicity and the law may underestimate the importance of multilingualism and at the same time may strengthen the commodification of monolingual ideals related to English language teaching.
  • A construção colaborativa do ato de ensinar: impactos do subprojeto A World of Englishes em contexto de formação inicial Articles

    Quadros-Zamboni, Alessandra da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva analisar quatro aspectos referentes à implementação de um subprojeto de formação inicial de professores de língua inglesa: opção pelo magistério e pelo subprojeto; impressões sobre o subprojeto; impactos do subprojeto sobre os alunos-professores em formação; e quais desafios se apresentam em termos de formação acadêmica e profissional. O subprojeto fundamentou-se nas concepções teóricas de língua como discurso (BAKHTIN, 2010; JORDÃO; FOGAÇA, 2007), letramento crítico (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; MUSPRATT; LUKE; FREEBODY, 1997) e inglês como língua franca (DEWEY, 2012; EL KADRI, 2010; SEIDLHOFER, 2001). A análise apoiou-se nos dados gerados por questionários respondidos pelos alunos-professores participantes do subprojeto. Os resultados apontam para uma visão mais amadurecida sobre a profissão e a atuação docente, aumento da autoestima dos alunos-professores e desenvolvimento de estratégias para a superação das dificuldades individuais e coletivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze four aspects related to the implementation of an initial English teacher training project: option for teaching and the project; impressions on the project; impacts of the project on future teachers in training; and what challenges are presented in terms of academic and professional education. The project was based on theoretical conceptions of language as discourse (BAKHTIN, 2010; JORDÃO; FOGAÇA, 2007), critical literacy (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; MUSPRATT; LUKE; FREEBODY, 1997) and English as a lingua franca (DEWEY, 2012; EL KADRI, 2010; SEIDLHOFER, 2001). The analysis was based on data generated from questionnaires answered by the furure teachers who participate in the project. The results point to a mature vision about the profession and the teaching performance, increase in the self-esteem of the future teachers and development of strategies to overcome individual and collective difficulties.
  • Aplicação do ciclo de ensino e aprendizagem à luz da Pedagogia de Gêneros Articles

    Oliveira, Sandra M. N. de

    Resumo em Português:

    RESUMO O trabalho com leitura e produção escrita é um desafio em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dadas as características particulares dessa modalidade de ensino. Na busca por uma metodologia eficiente, aplicamos, em uma turma de ensino médio, um programa de trabalho com gêneros textuais à luz das orientações da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012), adaptando-o à realidade brasileira. Sendo assim, este artigo objetiva relatar uma experiência realizada em uma turma de ensino médio de EJA e demonstrar que um trabalho de produção de escrita organizado em etapas pode contribuir para o desenvolvimento linguístico de uma classe de alunos que apresentam lacunas na sua formação escolar. Para atingir nosso propósito, sugerimos à turma a produção de relatos autobiográficos em ciclos, para a qual foi realizada a aplicação sequenciada das três etapas que constituem a Pedagogia de Gêneros: Desconstrução, Construção Conjunta e Construção Independente. Os resultados apontam para um crescimento gradual e importante na qualidade das produções textuais dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Working with reading and writing has been a challenge in Youth and Adult Education (YAE) classes, given the particular characteristics of this teaching modality. In the search for an efficient methodology, we implemented, in a high-school class, a study program with textual genres in light of the Sydney School principles (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012), adapting it to the Brazilian context. Thus, this article aims at reporting an experience undertaken with YAE high school students and demonstrating that staged writing tasks can contribute to the linguistic development of students who have gaps in their school education. For that purpose, we suggested the production of autobiographical reports in cycles, to which the three stages that constitute the Genre Pedagogy - Deconstruction, Joint Construction, and Independent Construction - were applied. The results point to gradual and essential improvement in the quality of the students’ textual production.
  • A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual Articles

    Araújo, Sammya Santos; Parente, Lya Oliveira da Silva Souza; Araújo, Antonia Dilamar

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho visa analisar, à luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a coleção Paic, prosa e poesia, que é distribuída em todas as escolas do ensino fundamental da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados, contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade, de modo que este aprenda brincando.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims at analyzing, in the light of Grammar of Visual Design proposed by Kress and van Leeuwen (1996), the organization and the imagistic composition of the cover of the children’s book Brincando de inventar. The selected book composes the Paic, Prose and Poetry collection, which is distributed in all public elementary schools of Ceará. We try to understand how the images interact for the production of meanings, contributing to the literacy process by means of imagistic and literary reading. We found that the transactional narrative structure established in the analyzed multimodal text uses several resources to invite the reader, who is in the literacy development stage, to experience imagistic and literary reading through playfulness, so that the child learns by playing.
  • O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando didatiza o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra “Português: contexto, interlocução e sentido” Articles

    Silva, Lenilton Damião da; Costa-Maciel, Débora Amorim Gomes da

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho, investiga-se a didatização do gênero artigo de opinião na coleção de livro didático Português: contexto, interlocução e sentido, com vistas a identificar as estratégias de ensino do gênero artigo de opinião e refletir sobre a proposta da obra para o seu processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se a relevância do objeto de reflexão por ser o artigo de opinião um gênero textual/discursivo que, ao ser didatizado, pode favorecer o desenvolvimento da competência comunicativa para a tomada de decisões de interesse coletivo, e por ter a coleção recebido destaque na avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (2015) como a única que tem a perspectiva discursiva de abordagem dos diversos eixos do ensino de língua portuguesa, além de atualização dos princípios teóricos que embasam o seu trabalho. Trata-se de uma pesquisa documental de base qualitativa e interpretativa, cujos dados foram tratados a partir de elementos da técnica de análise de conteúdo categorial definidas por Bardin (2009). Funda-se teoricamente no diálogo com os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, de Bronckart (2006, 1999) e de Schneuwly e Dolz (2004); no conceito de artigo de opinião, de Gonçalves e Higa (2012); e nas perspectivas de produção de textos no contexto escolar, de Antunes (2009, 2003). Evidencia-se que, embora existam estratégias que podem favorecer a elaboração do artigo de opinião, alguns problemas são identificados no material analisado, dentre eles a ausência de produção final articulada com o trabalho vivenciado no processo de reflexão sobre o gênero; fragmentação de textos que apoiam a discussão; bem como falta de articulação entre elementos que compõem o capítulo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this work, the didactization of the genre of opinion article is investigated in the textbook collection Português: contexto, interlocução e sentido, with the objective to identify the teaching strategies of the opinion article genre and to reflect on the proposal of the work for the teaching-learning process. The relevance of the object of reflection is emphasized because the article of opinion is a textual/discursive genre that, when didactized, can favor the development of communicative competence for collective interest decision-making, and for the collection having received prominence in the evaluation of the National Textbook Program (2015) as the only one that has the discursive perspective of approaching the various axes of Portuguese language teaching, as well as updating the theoretical principles that underpin its work. This is a qualitative and interpretive documentary research, whose data were treated using elements of the categorical content analysis technique defined by Bardin (2009). It is theoretically based on the dialogue with the theoretical assumptions of Sociodiscursive Interactionism, by Bronckart (2006, 1999) and Schneuwly and Dolz (2004), in the concept of an opinion article by Gonçalves and Higa (2012), and in the perspective of textual production in a school context, by Antunes (2009, 2003). It is evident that, although there are strategies that may favor the elaboration of the opinion article, some problems are identified in the analyzed material, among them the absence of final production articulated with the work experienced in the process of reflection on gender; fragmentation of texts that support the discussion; as well as lack of articulation between elements that make up the chapter.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com