Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 20, Número: 1, Publicado: 2020
  • Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos Articles

    Nascimento, André Marques do

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo adota uma concepção de língua como repertório, definido como um conjunto emergente de recursos semióticos que reflete trajetórias de vida situadas em tempos e espaços específicos. Desta perspectiva teórica, analisa dimensões da configuração dos repertórios comunicativos de indivíduos indígenas na contemporaneidade pós-colonial. O material empírico sob análise foi gerado num contexto de educação linguística e se constitui de registros orais, escritos e multimodais de interlocuções emergentes na produção e apresentação de retratos linguísticos. A análise visa destacar a relevância pedagógica da (auto)representação dos repertórios linguísticos como ponto de partida para a educação linguística e como instrumento de pesquisa sobre recursos, práticas e ideologias linguísticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper adopts a conception of language as repertoire, conceived as an emergent set of semiotic resources that reflects life trajectories located in specific times and spaces. From this theoretical perspective, it analyzes dimensions of the configuration of the communicative repertoires of Indigenous individuals in the postcolonial contemporaneity. The empirical data under analysis was generated in a linguistic education context and consists of oral, written and multimodal registers of emerging interactions on the production and presentation of linguistic portraits. The analysis aims to highlight the pedagogical relevance of (self)representation of linguistic repertoires as a starting point for language education and as a research tool on linguistic resources, practices and ideologies.
  • Pesquisar ensino/aprendizagem de línguas - Tem espaço para a Arte aí no meio? O caso da Linguística Aplicada brasileira hoje e suas fontes de saber: fronteiras, limites, empecilhos, barricadas Articles

    Adami, Guilherme

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir de um olhar panorâmico sobre debates atuais a respeito dos modos de se fazer Linguística Aplicada no Brasil, o artigo discute a pertinência do uso de teorias não-logocêntricas e/ou não-científicas como referencial para descrição e formulação de problemas de pesquisa, bem como construção de procedimentos para esta no campo do ensino/aprendizagem de línguas (estrangeiras). Pautando-se em análises das bases epistemológicas das teorias sobre letramentos consolidadas na proposta pedagógica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), vistas aqui como uma matriz crítica para se entender as línguas no sistema educacional do país, propõe-se o campo da Arte como coadjuvante possível na constituição de um aparato conceitual capaz de evidenciar o aspecto criativo inerente aos processos de pesquisa em ensino/aprendizagem de uma língua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on a panoramic view of current debates regarding the ways of doing Applied Linguistics in Brazil, this article discusses the pertinence of the use of non-logocentric and/or non-scientific theories as reference for the description and formulation of research problems, as well as for the construction of research procedures in the field of (foreign) language teaching/learning. Relying on analyses of the epistemological bases of literacy theories consolidated in the pedagogical framework of the High School Curriculum Guidelines (BRASIL, 2006), seen here as a critical matrix for understanding languages in the country’s school system, the field of Art is suggested as being equipped with possible supporting theories that might aid in the constitution of a conceptual apparatus capable of highlighting the creative aspect inherent in the processes of research into the teaching/learning of a language.
  • Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância Articles

    Silva, Cícero da

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, objetiva-se analisar como o Tempo Escola e o Tempo Comunidade estão marcados/representados nos gêneros Caderno da Realidade e Caderno de Acompanhamento, dois instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância (PA). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativo-interpretativista. O corpus é constituído por textos de seis exemplares do Caderno da Realidade e de três exemplares do Caderno de Acompanhamento, sendo utilizadas nas análises as categorias enunciativas na perspectiva benvenisteana. O estudo mostra que esses gêneros constituem lugar de grande relevância para registros de atividades e permitem ao estudante não só evidenciar suas experiências vivenciadas nos dois espaços e tempos formativos da PA, mas também expressar a reflexão, os saberes adquiridos, fazendo as devidas generalizações esperadas pela formação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we aim to analyze how the School-Time and Community-Time are marked/represented in the genres Notebook of Reality and Monitoring Notebook, two pedagogical instruments of the Pedagogy of Alternation (PA). It is a research of qualitative-interpretative approach. The corpus is consisted of texts of six copies of the Notebook of Reality and three copies of the Monitoring Notebook, being used in the analysis the enunciative categories in the Benvenistean perspective. The study shows that these genres constitute a place of great relevance for records of activities and allow the student not only to evidence their experiences in the two spaces and formative times of PA, but also to express the reflection, the acquired knowledge, making the generalizations expected by the formation.
  • Enunciado emotivo e impacto sociointerativo: um estudo de caso em contexto francófono Articles

    Oliveira, Ruth de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho é uma contribuição ao estudo das emoções no discurso e seu impacto sociointerativo, tomando as emoções como constitutivas das relações de troca, numa abordagem discursiva. A partir da análise de interações verbais observadas e repertoriadas em contexto francófono (DE OLIVEIRA, 2014, 2015): (i) associamos a deslocação pronominal à direita (LAMBRECHT, 1994; NØLKE, 1997) ao sentimento de aborrecimento do locutor (PLANTIN; DOURY; TRAVERSO, 2000; PLANTIN, 2011); (ii) mostramos de que maneira esse comportamento linguístico (global → particular) é incompatível com o contrato de cooperação (GRICE, 1975); e (iii) postulamos sobre as consequências negativas desse comportamento nas relações entre os participantes das trocas (JOBERT, 2010; KERBRAT-ORECCHIONI, 2010). As marcas linguísticas da presença do sujeito discursivo possibilitam especular sobre a imagem que ele dá de si (BROWN; LEVINSON, 1987). Por fundamentar-se na linguística aplicada, esta proposta visa atuar na conscientização dos locutores sobre o poder e o impacto da linguagem nas práticas cotidianas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work is a contribution to the study of emotions in discourse and its socio-interative impact, considering emotions as constitutive of exchanges, in a discoursive approach. From the analysis of verbal interactions observed and assimilated in a French-speaking context (DE OLIVEIRA 2014, 2015), (i) we associate the right dislocation construction (LAMBRECHT 1994, NØLKE 1997) with the speaker’s annoyance (PLANTIN, DOURY, TRAVERSO 2000, PLANTIN 2011); (ii) demonstrate how this linguistic behavior (global → particular) is incompatible with the principle of cooperation (GRICE 1975), and (iii) postulate the negative consequences of this behavior in the relations between the participants of exchanges (JOUBERT 2010, KERBRAT-ORECCHIONI 2010). The linguistic markers of the discursive subject’s presence make it possible to speculate about the image he gives of himself (BROWN and LEVINSON 1987). Primarily based on Applied Linguistics, this proposal aims to promote the awareness of speakers about the power and the impact of language in everyday practices.
  • O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE Articles

    Aquino, Marceli Cherchiglia

    Resumo em Português:

    RESUMO A investigação das partículas modais alemãs (doravante PMs) vem ganhando cada vez mais atenção no ensino de alemão como língua estrangeira (ALE). As dificuldades de aquisição das PMs podem ser superadas com a aplicação de estratégias didáticas, como: a análise contextual, a qual são diretamente dependentes; o conhecimento da função nuclear de cada PM; a distinção de seus homônimos; intenções e expectativas dos interlocutores; a análise contrastiva dos equivalentes funcionais em português. Assim, as PMs devem ser analisadas considerando seus aspectos gramaticais e pragmáticos. Oferecemos neste trabalho soluções didáticas e sugestões de materiais (filmes e quadrinhos) para a mediação das PMs em ALE para brasileiros, incentivando o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT German modal particles (henceforth MPs) have been receiving increasingly attention, particularly in the context of teaching German as a foreign language (GFL). Difficulties concerning the proper acquisition of MPs can be overcome by didactic strategies such as: contextual analysis, from which MPs are directly dependent of; the nuclear function of each MP; the distinction between them and their homonyms; the intentions and expectations of the interlocutors; and contrastive analysis of its functional equivalents in Portuguese. Therefore, MPs can only be effectively analyzed if their grammatical and pragmatic aspects are considered. In this work, strategies and didactic materials (movies and comics) that may help teachers present MPs in GFL classes for Brazilians are suggested, focusing on the acquisition of communicative skills in German language.
  • Falando de política linguística e formação docente: as vozes dos/das docentes delineiam seus próprios retratos Articles

    Ospina, Nelly Sierra; Gil, Elida Giraldo

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, apresentaremos um estudo qualitativo no qual um grupo de quatro professores narra suas experiências com os programas de formação oferecidos dentro da proposta e implementação do Programa Nacional de Bilinguismo (PNB) no estado da Antioquia, na Colômbia. Este projeto é parte de um panorama mais amplo da pesquisa feita através do estudo de múltiplos casos. As descobertas são evidenciadas nos quatro retratos dos docentes, que dentro dos seus próprios contextos, contam como têm sido suas experiências e relações com o programa de formação. Além disso, os relatos refletem a presença, a voz e a trajetória de cada um, o que nos permite uma aproximação à complexa relação entre as políticas de bilinguismo, os participantes envolvidos e o contexto.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo presentamos un estudio cualitativo en el cual un grupo de cuatro docentes relatan sus experiencias en los programas de formación ofrecidos en el marco de la propuesta e implementación del Programa Nacional de Bilingüismo (PNB) en una región de Antioquia, Colombia. Este proyecto hace parte de un encuadre más amplio de investigación realizada mediante el estudio casos múltiples. Los hallazgos los conforman cuatro retratos de los/las docentes, quienes desde su propio contexto relatan lo que ha sido su experiencia y relación con los programas de formación, además en estos se encuentran su presencia, sus voces, sus trayectorias, las cuales nos permiten aproximarnos a la compleja relación entre políticas de bilingüismo y los/las actores y al contexto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents a qualitative research study about English teachers’ experiences in the in-service education programs offered within the framework of the National Program of Bilingualism in Antioquia, Colombia. This project is part of a multiple case study research. In the findings the four narrative portraits of every one of the teachers tell about their experiences and the way they relate to the in-service education strategies, also these portraits depict their presence, voices, and journeys along the implementation of the language policy. These in turn reflect the complex relation among bilingual policies, agents and the context where they take place.
  • Abandonamos a sala da universidade: uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica Articles

    Mastrella-de-Andrade, Mariana R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, discuto um semestre de estágio supervisionado em inglês desenvolvido integralmente em uma escola pública. Adoto uma perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2014), na busca por romper com colonialidades do saber, do poder e do ser na relação universidade-escola para a formação docente (BORELLI, 2018; PESSOA, 2018), objetivando entender como vivenciamos essa tentativa de decolonialidade, com foco em três aspectos: a maneira como o estágio é estruturado, meu papel como professora formadora e o papel dos sujeitos da escola. Esta pesquisa qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2005) foi desenvolvida com material empírico gerado através de diários, entrevistas, notas de campo e trocas de mensagem por e-mail e WhatsApp. As discussões mostram como iniciamos um rompimento com a estrutura tradicional do estágio e reconstruímos saberes e nossas identidades a partir da vivência na escola como ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2007).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, I discuss a one-semester English Practicum experience held entirely inside a public school. I adopt a decolonial perspective (MIGNOLO, 2014) in an attempt to break with colonialities of power, knowledge, and being in the university-school relationship for language teacher education (PESSOA, 2018; BORELLI, 2018), aiming to understand how we live this attempt in terms of three aspects: the way the English Practicum is structured, my role as a teacher educator, and the role of the school subjects. This qualitative, interpretive (DENZIN; LINCOLN, 2005) research was developed with empirical material generated through diaries, interviews, field notes, and email and WhatsApp messages. The discussions show how we started to break with the traditional structure of the English Practicum and how we reconstructed our knowledges and our identities by living and understanding the school as an ecology of knowledges (SOUSA SANTOS, 2007).
  • O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de inglês Articles

    Lima, Samuel de Carvalho; Vieira, Flávia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo investiga o papel do livro didático no desenvolvimento da autonomia dos alunos no ensino de inglês como língua estrangeira, com base na análise de conteúdo de três livros didáticos e de entrevistas com seis professoras que os utilizavam. Os livros didáticos analisados incluem atividades com potencial de desenvolvimento da autonomia, embora em número limitado e com incidência maior em processos de aprendizagem/uso da língua e menor em processos didáticos e no eu do aluno. As professoras reconhecem a importância do livro didático mas também a sua insuficiência numa pedagogia para a autonomia, complementam-no com estratégias centradas nos alunos e apontam a prevalência de culturas de ensino adversas a esta abordagem. Do estudo emerge uma proposta exploratória de reflexão-ação para a promoção da autonomia, relativa ao livro didático (pressupostos e atividades) e ao professor (concepções, premissas, estratégias e constrangimentos).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study investigates the role of textbooks for promoting learner autonomy in teaching English as a foreign language, drawing on the content analysis of three textbooks and interviews to six teachers who used them. The textbooks include activities that can potentially promote learner autonomy, although in a reduced number and mostly focused on processes of language learning/ use rather than on didactic processes and the learner’s self. The teachers acknowledge the importance of textbooks but also their limitations for promoting autonomy, use complementary learner-centred strategies, and point out the prevalence of teaching cultures that constrain this approach. An exploratory reflection-action framework for promoting autonomy emerges from the study as regards the textbook (assumptions and activities) and the teacher (conceptions, premises, strategies, and constraints.
  • ERRATA Erratum

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com