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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2020
  • #FraudenasUrnas: estratégias discursivas de desinformação no Twitter nas eleições 2018 Articles

    Recuero, Raquel

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo busca analisar as estratégias discursivas utilizadas para legitimar desinformação na mídia social e, de modo particular, no Twitter. Para tanto, utilizamos dados que tratam de suspeitas sobre supostas fraudes nas urnas eletrônicas durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2018. A partir de um conjunto de dados de 276.875 retweets e 84.577 tweets unicamente com desinformação, extraídos das conversações políticas na ferramenta, examinamos os cinquenta tweets com maior número de retweets e suas estratégias de legitimação a partir de Van Leeuwen (2007). Como resultado, observamos que tweets ancorados em estratégias de autoridade pessoal e avaliação moral obtiveram maior sucesso em sua legitimação. Deste modo, usuários com autoridade nos canais de mídia social têm importância significativa para espalhar esse tipo de discurso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes the discursive strategies used to legitimize disinformation in social media, particularly on Twitter. Our dataset focuses on disinformation regarding suspicion on frauds in the electronic ballot during the 2018 presidential election. Based on this event, 276,875 retweets and 84,577 tweets exclusively with disinformation from political conversations were collected and legitimation strategies of the fifty most successful tweets were examined (VAN LEEUWEN, 2007). The results point to the association of personal authority and moral evaluation as the key components of the most successful validated retweets. Thus, users with authority in these medias have a significative importance for spreading this type of discourse.
  • Performances de gênero e raça no ativismo digital de Geledés: interseccionalidade, posicionamentos interacionais e reflexividade Articles

    Silva, Danillo da Conceição Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Considerando a crescente atuação dos ativismos digitais de feminismos negros na sociedade brasileira, este artigo tem como objetivo analisar performances de gênero e raça produzidas em posicionamentos interacionais mobilizados por sujeitos em seus comentários na página do coletivo Geledés no Facebook. Para tanto, foram adotadas perspectivas performativas de linguagem, identidade, gênero e raça, bem como uma metodologia qualitativa inspirada na etnografia virtual. Os resultados obtidos apontam para a intersecção entre performances de gênero e raça nas práticas identitárias desempenhadas pelos(as) comentadores(as), bem como para o potencial de reflexividade dessas práticas sociais, especialmente no que tange à contestação de narrativas coloniais calcadas no racismo e no sexismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering the increasing activity of digital activism of black feminism in Brazilian society, this article analyzes gender and racial performance produced in interactional positioning mobilized by subjects in their comments on the Geledés Facebook page. For that, performative perspectives of language, identity, gender and race were adopted, as well as a post-critical qualitative methodology inspired by virtual ethnography. The results obtained point to the intersection between gender and racial performances in identity-related practices performed by commentators, as well as to the reflexivity potential of these social practices, especially regarding the contestation of colonial narratives based on racism and sexism.
  • A língua portuguesa entre as línguas de Timor-Leste: um estudo de caso numa escola secundária timorense Articles

    Ramos, Rui; Carmo, José do

    Resumo em Português:

    RESUMO O cenário linguístico timorense é complexo: uma sociedade multilingue e de tradição oral, duas línguas oficiais, um grande número de línguas autóctones ágrafas, um sistema de ensino pobre, fraca formação dos professores, indecisões e contradições na política educativa ao longo do tempo. Na escola, a língua portuguesa, oficialmente uma das línguas do ensino, não é dominada por todos, competindo frequentemente com o tétum, o indonésio e línguas locais. Fora das salas de aula, quase desaparece. O presente estudo de caso apresenta os resultados de um inquérito ao domínio de línguas, às perceções e aos hábitos culturais de alunos de uma escola pública timorense, em Díli. Analisa os resultados numa perspetiva dominantemente qualitativa e discute-os, considerando inflexões das práticas culturais no ensino formal. Confirma o cenário multilingue timorense, mas permite questionar uma correlação linear entre área geográfica e língua local, pelo menos para o contexto da capital.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El contexto lingüístico timorense es muy complejo: hablamos de una sociedad de tradición oral y multilingüe, con dos idiomas oficiales, una gran cantidad de lenguas nativas sin escritura, un sistema educativo deficiente, una formación débil de los docentes, caracterizada por la indecisión y contradicciones en la política educativa a lo largo del tiempo. En la escuela, el idioma portugués, oficialmente uno de los idiomas de enseñanza, no es dominado por todos, compitiendo a menudo con los idiomas tétum, indonesio y lenguas nativas. Fuera de las aulas, el portugués casi desaparece. Este estudio de caso presenta los resultados de una encuesta sobre el dominio del idioma portugués, incluyendo las percepciones y los hábitos culturales de los alumnos en una escuela pública timorense en Díli, la capital de Timor-Leste. Analiza los resultados desde una perspectiva predominantemente cualitativa y los discute, considerando las inflexiones de las prácticas culturales en la educación formal. Confirma el escenario multilingüe timorense, pero nos permite cuestionar una correlación lineal entre el área geográfica y el idioma local, al menos para el contexto de la capital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Timorese linguistic setting is complex: a multilingual society with oral tradition, two official languages, a large number of autochthonous native unwritten languages, a poor educational system, weak teacher training, indecisions and contradictions in educational policy over time. At school, the Portuguese language, which is one of the official teaching languages, is not dominated by all, often competing with Tetum, Indonesian and local languages. Outside the classrooms, it almost disappears. The present case study presents the results of a survey on the language proficiency, on their perceptions and on cultural habits of students in a Timorese public school in Dili. It analyses the results mainly from a qualitative perspective and discusses them, considering the effects of cultural practices in formal education. It confirms the Timorese multilingual scenario, but allows us to question a linear correlation between geographical area and local language, at least for the context of the capital.
  • Topônimos angolanos de origem bantu: princípios para harmonização gráfica Articles

    Alexandre, Hélder Pande

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho procurou apresentar determinados critérios pelos quais se deve reger o registo dos topônimos de origem bantu na língua portuguesa, à luz do fenômeno do empréstimo linguístico. Entende-se que os topônimos são unidades lexicais como as demais, pelo que, sempre que possível, devem obedecer às regras de grafia da língua-alvo. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa documental e de campo, recorrendo-se à técnica de focus group para validação da informação recolhida. Do ponto de vista da escrita, os dados recolhidos demonstram que há divergências na forma gráfica dos topônimos de origem bantu. Desse modo, propuseram-se determinados princípios para a sua uniformização, evitando-se as múltiplas grafias que se observam.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study presents some criteria to spell Bantu toponyms in Brazilian Portuguese following the language lending phenomenon. We understand that toponyms are lexical and therefore they should obey the target language spelling rules as much as possible. To achieve this purpose, we conducted a documentary and field research using focus groups to validate the collected information. From a spelling point of view, the collected data show that there are some divergences in the writing form of Bantu toponyms. Thus, we proposed some criteria for their standardization, avoiding the multiple spellings observed.
  • PIBID Inglês e a telona: ampliando espaços formativos Articles

    Nascimento, Ana Karina de Oliveira; Fonseca, Ana Lúcia Simões Borges

    Resumo em Português:

    RESUMO A formação de professores pode ocorrer em vários espaços além do ambiente escolar (universidade e escolas de educação básica), seguindo caminhos diferentes e de maneira decolonial. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com escopo interpretativo, durante um ano e meio, no âmbito do projeto de inglês do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em uma universidade federal brasileira. Neste artigo, o foco está na análise dos diários de campo dos professores em formação inicial e seu conteúdo referente a uma das atividades desenvolvidas como parte do projeto: ida ao cinema e reflexão sobre alguns filmes. A experiência revelou como os professores em formação inicial tiveram a chance de refletir sobre as relações que estabeleceram entre a formação de professores e leituras e experiências proporcionadas pelo Pibid, corroborando a importância de práticas decoloniais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Teacher education can take place in multiple spaces besides the school environment (university and basic education schools), following different paths and in a decolonial way. Having this in mind, a qualitative research with an interpretative scope was conducted during a year and a half, on the range of the English project of the National Pre-service Brazilian Teacher Education Program (Pibid) at a federal university in Brazil. In this article, the focus is on the analysis of pre-service teachers’ field diaries and their content concerning one of the activities developed as part of the project: going to the movies and reflecting upon some films. The experience revealed how pre-service teachers had the chance to reflect on the relationships they were able to establish with teacher education, and the readings and experiences provided by Pibid, thus corroborating the importance of decolonizing practices.
  • Teorías recientes de literacidad crítica para el inglés con fines específicos Articles

    Takaki, Nara Hiroko

    Resumo em Português:

    RESUMO Um currículo que forma alunos problematizadores de significados contextuais foi a premissa para conciliar inglês instrumental, contingências e metodologia qualitativa num curso de extensão denominado “Oficina de inglês instrumental: leituras para o presente-futuro em mundo contemporâneo”, oferecido em uma universidade pública. É parte de uma pesquisa maior que investiga os multiletramentos dos graduandos na perspectiva de educação linguística crítica. O curso focalizou a construção de sentidos por meio de linguagem multimodal, reflexões sobre diversidades complexas como expansão da interpretação dos participantes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Un currículum que forma alumnos problematizadores de significados contextuales fue la premisa para conciliar inglés instrumental, contingencias y metodología cualitativa en el curso de extensión “Taller de inglés instrumental: lecturas para el presente-futuro en el mundo contemporáneo”, en el grado de Letras en una universidad pública. Es parte de una investigación más grande que explora las multialfabetizaciones de los graduandos desde una perspectiva de educación lingüística crítica. El curso destacó la construcción de sentidos por medio del lenguaje multimodal, reflexiones sobre diversidades complejas como expansión de la interpretación de los participantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A curriculum which develops students´ capacity to problematize contextual meanings was the premise to reconcile English for special purposes, contingencies and qualitative methodology in a community course named “Workshop of English for special purposes: readings for present-future in contemporary world”, offered by a public university. This was part of a broader research, which examined under-graduate students´ multiliteracies from the perspective of critical linguistic education. The course focused on meaning making through multimodal language, reflections upon complex diversities as expansion of the participants´ interpretations.
  • Compreendemos mais os textos se gostamos de ler?: Lendo atitudes e performances de alunos de escolas públicas em Araucanía, Chile Articles

    Errázuriz, María Constanza; Fuentes, Liliana; Cocio, Andrea; Davison, Omar; Becerra, Rukmini; Aguilar, Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Os níveis de leitura dos alunos do ensino fundamental ainda são deficientes no Chile, apesar do desenvolvimento de iniciativas de promoção da leitura. Da mesma forma, as práticas de ensino da leitura apresentam um baixo desafio cognitivo. Portanto, o objetivo da pesquisa foi avaliar a compreensão e as atitudes de leitura de alunos de 4ª a 6ª série de escolas públicas. Quanto à metodologia, foi descritiva e quantitativa, a amostra foi representativa e composta por 18 escolas públicas de La Araucanía, cujos alunos (n = 1.197 aprox.) responderam uma avaliação de compreensão de leitura e um inquérito de atitudes de leitura. lendo. Dentre os resultados, identificou-se que o desempenho dos alunos é baixo e diminui junto com as atitudes de leitura à medida que são aprovados no curso. Além disso, há uma correlação de baixa magnitude entre seu desempenho e suas atitudes de leitura.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los niveles de lectura de los estudiantes de educación primaria son aún deficientes en Chile, pese al desarrollo de iniciativas de fomento lector. Asimismo, las prácticas docentes de lectura presentan un bajo desafío cognitivo. Por tanto, el objetivo de la investigación fue evaluar la comprensión y actitudes lectoras del estudiantado de 4º a 6º Básico de escuelas públicas. Con respecto a la metodología, fue descriptiva y cuantitativa, la muestra fue representativa y estuvo compuesta por 18 escuelas públicas de La Araucanía, a cuyos estudiantes (n=1.197 aprox.) se les aplicó una evaluación de comprensión lectora y una encuesta de actitudes de lectura. Entre los resultados, se identificó que el desempeño de los alumnos es bajo y decrece junto con sus actitudes de lectura a medida que pasan de curso. Además, existe correlación de baja magnitud entre su rendimiento y sus actitudes lectoras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Reading levels in primary education students are still deficient in Chile, despite the development of reading promoting iniciatives. Moreover, teaching practices of reading are present a low cognitive challenge. Therefore, the objective of the research was to evaluate the reading comprehension and attitudes of the 4th, 5th and 6th grade students of public schools. Regarding to the methodology, was descriptive and quantitative, the sample was representative and it was composed by 18 public schools of the Araucanía, whose students (n=1.197 approx.) were given a reading comprehension assessment and a reading attitudes survey. Among the results, it was identified that the performance of the students is low and it decreases along with their reading attitudes as they pass the course. In addition, there is a low magnitude correlation between their performance and their reading attitudes.
  • Análise de erros no ELE por transferência negativa de inglês como L1 em aulas presenciais versus aulas on-line em comunidades virtuais Articles

    Cabrera, Anita Ferreira; Gómez, Jessica Elejalde

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, apresentamos um estudo sobre Análise de Erros Assistida por Computador. Para isso, o foco principal é a identificação dos erros etiológicos mais frequentes e a tendência de uso indevido em diferentes níveis da língua em dois sub-corpus CAELE e COELE-V. Cada um constituído por 200 textos. O objetivo é determinar a influência da L1 nos erros causados pela transferência negativa na habilidade escrita dos aprendizes ELE (CAELE) e participantes das comunidades virtuais (COELE-V). Os resultados mostram que os erros de transferência negativos mais frequentes em ambos os subcorpus referem-se ao artigo definido e à preposição “a”. Em relação às semelhanças e diferenças entre os dois ambientes de aprendizagem, verificou-se que na omissão do artigo definido em ambos os subcorpus, os erros e as tendências negativas de transferência do inglês como L1 são semelhantes. No entanto, a ordem nas frequências entre os dois subcorpus é diferenciadora. Em relação à omissão da preposição “a”, os dois subcorpus apresentaram maior frequência na omissão de introduzir objeto direto ou indireto de pessoa. Entretanto, são observadas diferenças entre os dois subcorpus na falsa seleção da preposição “a” ao invés das prescrições “de”, “para” e “en”.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo se presenta un estudio sobre Análisis de Errores Asistido por Computador. Para ello, se considera como foco principal la identificación de los errores etiológicos más frecuentes y la tendencia del uso erróneo en diferentes niveles de la lengua en dos subcorpus CAELE y COELE-V. Cada uno se constituye por 200 textos. El objetivo es determinar la influencia de la L1 en errores causados por transferencia negativa en la habilidad escrita de los aprendientes de ELE (CAELE) y participantes de comunidades virtuales (COELE-V), ambos de niveles de competencia B1. Los resultados arrojan que los errores de transferencia negativa más frecuentes en ambos subcorpus se refieren al artículo definido y a la preposición “a”. En relación con las semejanzas y diferencias entre los dos ambientes de aprendizaje se verificó que en la omisión del artículo definido en ambos subcorpus las tendencias de errores y transferencia negativa del inglés como L1 son similares. No obstante, el orden en las frecuencias entre ambos subcorpus es diferenciador. En cuanto a la omisión de la preposición “a”, ambos subcorpus presentaron una mayor frecuencia en la omisión para introducir objeto directo o indirecto de persona. No obstante, se observan diferencias entre los dos subcorpus en la falsa selección de la preposición “a” en lugar de las prescripciones “de”, “para” y “en”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we present a study on computer-aided error analysis. For this, the main focus is the identification of the most frequent etiological errors and the tendency of use at different levels of the language in two sub-corpus CAELE and COELE-V. Each one constituted by 200 texts. The objective is to determine the influence of the L1 on errors caused by negative transfer in the written skill of ELE learners (CAELE) and participants of virtual communities (COELE-V), both of B1 competence levels. The results show that the most frequent negative transfer errors in both subcorpus refer to the definite article and the preposition “a”. In relation to the similarities and differences between the two learning environments, it was verified that in the omission of the defined article in both subcorpus, the errors and negative transfer tendencies of English as L1 are similar. However, the order in the frequencies between both subcorpus is differentiating. Regarding the omission of the preposition “a”, both subcorpus presented a greater frequency in the omission to introduce direct or indirect object of person. However, differences are observed between both subcorpus in the false selection of the preposition “a” instead of the prepositions “of”, “para” and “en”.
  • El proceso de planificación previa en la escritura colaborativa de textos en educación primaria Articles

    Aznárez-Mauleón, Mónica; López-Flamarique, Maite

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho, de caráter descritivo e qualitativo, investiga as operações ou subprocessos de planejamento textual realizados por alunos do ensino fundamental, bem como as técnicas utilizadas na elaboração de rascunhos. A pesquisa é baseada nos modelos cognitivos de escrita e nos princípios da teoria sociocultural da aprendizagem. Para realizar o estudo, analisam-se os episódios encontrados nas interações orais entre 11 duplas de 5ª série primária de um centro da região de Navarra (Espanha) e os rascunhos que elas preparam no contexto de uma tarefa de escrita conjunta de textos expositivo-argumentativos. Os resultados mostram que, em geral, os alunos atendem principalmente ao subprocesso de geração de ideias e, em menor escala, aos aspectos metalinguísticos, estéticos e de gerenciamento de tarefas. Em relação às técnicas, observa-se que apenas seis duplas as utilizam e que apresentam diferentes níveis de complexidade. Estes resultados, juntamente com a grande variabilidade encontrada, demonstram a necessidade de trabalhar este processo de maneira específica e sistemática nesta etapa.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo, de carácter descriptivo y cualitativo, investiga las operaciones o subprocesos de planificación textual que lleva a cabo el alumnado de primaria así como las técnicas que emplea en la elaboración de borradores. La investigación se basa en los modelos cognitivos de la escritura y en los principios de la teoría sociocultural del aprendizaje. Para llevar a cabo el estudio, se analizan los episodios encontrados en las interacciones orales de 11 parejas de 5º de primaria de un centro de la región de Navarra (España) y los borradores que estas elaboran en el contexto de una tarea de escritura conjunta de textos expositivo-argumentativos. Los resultados muestran que, en general, el alumnado atiende principalmente al subproceso de generación de ideas, y, en menor medida, a aspectos metalingüísticos, estéticos y de gestión de la tarea. Respecto a las técnicas, se observa que solo seis parejas las utilizan y que presentan diferente nivel de complejidad. Estos resultados, junto a la gran variabilidad encontrada, evidencian la necesidad de trabajar este proceso de manera específica y sistemática en esta etapa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper, of descriptive and qualitative nature, studies the operations and sub-processes of textual planning performed by primary students as well as the techniques they use when writing their drafts. To this end, we analyze the episodes found in the oral interactions of 11 pairs of 5th graders and the drafts they produced in the context of a joint expository-argumentative writing task. Results show that, in general, students focus on the sub-process of the generation of ideas, and, to a lesser extent, on metalinguistic, esthetic and task management aspects. Regarding the techniques, we observe that only six pairs use them and that they represent different levels of complexity. These results, together with the high variability found, evidence the need to practice this process specifically and systematically at this stage.
  • Escuelas rurales de alternancia y cogestión. Un análisis sociolingüístico y etnográfico de las tomas de decisiones en el Consejo de Administración Articles

    Miano, María Amalia; Corro, Erik Said Lara; Heras, Ana Inés

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Realizamos un análisis sociolingüístico y etnográfico de las interacciones que tienen lugar entre los miembros de un Consejo de Administración de una escuela rural de alternancia. Este Consejo está formado por padres y madres de los estudiantes, egresados y docentes que se reúnen para tomar decisiones sobre la gestión de la escuela. Se trata de actores que ocupan lugares diferenciados en la estructura organizacional y que portan recursos materiales, culturales y simbólicos diversos. A través del análisis de las interacciones sostenemos que los procesos de tomas de decisión exceden los temas vinculados a la gestión de lo escolar para abarcar las situaciones de vida de las familias que habitan en el medio rural. Estos procesos implican para los Consejeros el aprendizaje de una competencia comunicativa vinculada a ejercer una práctica de escucha, ponderación, debate y seguimiento de la decisión alcanzada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We present a sociolinguistic and ethnographic analysis of interactions taking place at the Board of a rural school run by the pedagogy of alternance model. The members of the Board are the students´ family, teachers, the principal and alumni, who meet in order to make decisions together. In as much as these members occupy different and differential positions in the school, their material and symbolic resources are diverse. Our analysis shows that the processes entailed in making decisions relate not only to the specific issues brought to discussion but also to several other situations connected to the way in which the members of the rural community live. Therefore, making decisions at the Board involves developing a specific communicative competence related to learning to listen, ponder alternatives, engage in debate, and follow up with the decision taken as a collective.
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