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Letras de Hoje, Volume: 52, Número: 2, Publicado: 2017
  • Personagem, a essência da narrativa Apresentação

    Brasil, Luiz Antonio de Assis; Reis, Carlos
  • The Status of Historical Characters in Drama: Ontological, Aesthetic, and Verisimilar Theoretical Text

    Richardson, Brian

    Resumo em Português:

    Resumo: Usando as representações de Niels Bohr e Werner Heisenberg em Frayn's Copenhagen como pedra de toque, o artigo explora o status ontológico de personagens históricos em drama. Ele argumenta que os personagens de ficção, baseados ou não em indivíduos históricos, habitam um reino de ficção e podem, por uma série de razões, divergir consideravelmente de seus homólogos do mundo real.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Using the depictions of Niels Bohr and Werner Heisenberg in Frayn's Copenhagen as touchstones, the paper explores the ontological status of historical characters in drama. It argues that fictional characters, whether or not based on historical individuals, inhabit a fictional realm and may, for a number of reasons, diverge considerably from their real world counterparts.
  • A mídia e a construção de personagens de autoficção biográfica: uma leitura semântico-lexical de três notícias sobre a morte enigmática de João Guimarães Rosa Texto Teóricos

    Cesar, Camila Moreira; Marinho, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo propõe-se a analisar a construção de personagens de ficção biográfica em torno da figura pública do escritor João Guimarães Rosa, com base na confrontação de três matérias jornalísticas versando sobre a morte enigmática do romancista, ocorrida em 19 de novembro de 1967. Cabe ressaltar que, em 2017, celebram-se 50 anos desse evento marcante da cultura brasileira, ainda por se decifrar em todo seu alcance e significação. Por esse viés, o presente estudo parte igualmente do fato de que Grande Sertão: Veredas é qualificado, por seu próprio autor, como uma “autobiografia irracional”: trata-se, de maneira inédita na história da literatura, de contar uma vida (e uma morte), para em seguida vivê-la. Por esse viés, a análise centra-se na dimensão narrativa do texto jornalístico, no plano das imbricações entre universo fático e universo ficcional (MOTTA, 2005). Com esteio em um corpus constituído por três artigos publicados no O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, discorre-se sobre os índices semântico-lexicais e as condicionantes editoriais (CHARAUDEAU, 2010) que induzem a consolidação de diferentes relatos proto-biográficos em torno da imagem de Guimarães Rosa, romancista que, por sua vez, é artífice e demiurgo consciente de suas próprias personas (no sentido junguiano do termo), ou suas personagens de autoficção biográfica – categoria poética que solicita o aprofundamento de reflexões teórico-críticas. No presente caso, a notícia biográfica constrói-se com apoio em recursos poéticos, por meio de um discurso em que, articulando-se mutuamente, convergem literatura e jornalismo. Interroga-se, por fim, o papel do jornalismo enquanto construtor de personagens, em sua dimensão de representações sociais, como no caso da imagem de pessoas públicas, assim como as formas indiciais de indução ficcional que certos sujeitos podem exercer sobre os jornalistas e seus veículos, como forma de ampliar e consolidar a difusão de uma obra literária por meio de um personagem biográfico que seduz a atenção do leitor para muito além do último capítulo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article proposes to analyze the construction of characters of biographical fiction around the public figure of the writer João Guimarães Rosa, based on the confrontation of three journalistic articles dealing with the enigmatic death of the novelist, that occurred on November 19, 1967. It is worth mentioning that, in 2017, 50 years of this remarkable event of Brazilian culture are celebrated, still to be deciphered in all its scope and significance. From this bias, the present study also starts from the fact that Grande Sertão: Veredas is qualified, by its own author, as an "irrational autobiography": it is unprecedented in the history of literature to tell a life (and a death), and then live it. By this bias, the analysis focuses on the narrative dimension of the journalistic text, on the level of imbrications between the factual universe and the fictional universe (MOTTA, 2005). With a corpus of three articles published in O Globo, O Estado de São Paulo and Folha de São Paulo, the semantic-lexical indexes and the editorial constraints (CHARAUDEAU, 2010) are presented, which induce the consolidation of different protobiographical reports around the image of Guimarães Rosa, a novelist who, in turn, is a conscious artist and demiurge of his own personas (in the Jungian sense of the term), or his characters of biographical autofiction—a poetic category that calls for a deepening of theoretical-critical reflections. In the present case, the biographical news is constructed with support in poetic resources, through a discourse in which, by articulating each other, literature and journalism converge. Finally, the role of journalism as a character builder is questioned, in its dimension of social representations, as in the case of the image of public persons, as well as the indicial forms of fictional induction that certain subjects can exert on journalists and their vehicles as a way to broaden and consolidate the diffusion of a literary work through a biographical character that seduces the reader's attention well beyond the last chapter.
  • Para uma teoria da figuração. Sobrevidas da personagem ou um conceito em movimento Texto Teóricos

    Reis, Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo: No artigo “Para uma teoria da figuração. Sobrevidas da personagem ou um conceito em movimento”, parte-se da verificação de que a noção de personagem foi recuperada pelos estudos narrativos atuais. São valorizados nela os procedimentos construtivos que fazem da personagem o eixo semântico da narrativa e também uma categoria com um grande potencial de desenvolvimento em contextos formalmente não literários. A personagem não é um componente estático do relato: em diferentes tempos culturais, ela manifesta-se como entidade potencialmente dinâmica. A partir desse dinamismo, observado em certos romances do século XIX, as narrativas da era digital retomaram e reajustaram a personagem, com recurso a ferramentas próprias, em ambiente eletrónico. É nesse sentido que a personagem é um conceito em movimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the article, “Towards a theory of figuration. The afterlife of literary characters or figuration as a dynamic concept”, the analysis departs from the assumption that the concept of the literary character has recently been reengaged in narrative studies. This approach values in particular the constructive processes that consider characters the semantic core of the narrative and that constitute a category with great potential for development in contexts that are formally non-literary. The character is not a static part of the narrative: in different cultural moments, characters can be understood as potentially dynamic entities. From this dynamism, observed in certain novels of the nineteenth century, the narratives of the digital era re-embraced and adapted the literary character, drawing from specific tools related to the electronic medium. It is in this sense that the character can be considered a concept in motion.
  • A personagem e o espaço e o espaço da personagem: uma reflexão a partir de um corpus português Texto Teóricos

    Girola, Maristela Kirst de Lima

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo procura demonstrar que a progressiva complexificação da construção da personagem feminina relaciona-se direta e necessariamente à construção do espaço ficcional, tomando como objetos de análise as seguintes obras: A Sibila (1954), de Agustina Bessa-Luís; O Anjo Ancorado (1958), de José Cardoso Pires; Casas Pardas (1977), de Maria Velho da Costa e Não entres tão depressa nessa noite escura (2000), de António Lobo Antunes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work demonstrates that the configuration of feminine character acquires a progressive complexity. This evolution is related directly and necessarily to the construction of fictional space. The analysis is based on novels published in the second half of twentieth century: A Sibila (1954), by Agustina Bessa-Luís; O Anjo Ancorado (1958), by José Cardoso Pires; Casas Pardas (1977), by Maria Velho da Costa and Não entres tão depressa nessa noite escura (2000), by António Lobo Antunes.
  • Quaderna, personagem-mosaico d' A pedra do reino e a construção de memória sincrônica no romance Texto Teóricos

    Cazumbá, Renailda Ferreira; Silva, Edvania Gomes da

    Resumo em Português:

    Resumo: O romance d’ A Pedra do Reino, escrito por Ariano Suassuna, possui uma composição narrativa complexa e multifacetada que provoca reflexões acerca das da produção literária brasileira da década de 1970, época em que foi publicado. Dessa forma, este artigo possui a intenção de analisar a personagem Quaderna, um dos componentes-chave desse romance, com base na ideia de este se constitui em uma personagem-mosaico, a partir da qual o romance de Suassuna agrega várias visões de Brasil e constrói memória sobre o aspecto histórico e político do país a partir de 1930. Quaderna, por sua postura crítica e autoconsciente, de intrusão na trama e, ainda, o narrador que é responsável pela autoconstrução, participa do vasto painel das personagens complexas da literatura brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Romance d’ A Pedra do Reino, written by Ariano Suassuna, has a complex and multifaceted narrative composition that provokes reflections about the Brazilian literary production of the 1970s, when it was published. Thus, this article intends to analyze the character Quaderna, one of the key components of this novel, based on the idea of this is a mosaic character, from which Suassuna's novel adds several visions of Brazil and builds a memory of the country's historical and political aspects beginning in 1930. Quaderna, through his critical and self-conscious posture, of intrusion into the plot, and also the narrator who is responsible for self-construction, participates in the vast panel of complex characters in Brazilian literature.
  • Le rôle des personnages dans les rouages de l'intrigue1 Texto Teóricos

    Baroni, Raphaël

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo fornece um resumo de um livro que estabelece as bases para uma abordagem estilística e retórica da narratologia cujo objetivo é descrever com a maior precisão possível o mecanismo de narrativas literárias imersivas e intrigantes. Observando a existência de uma forte polissemia em torno da noção de trama, proponho começar com uma definição funcionalista capaz de enfatizar a estreita relação entre a dinâmica narrativa e o empenho, que constrói, mantém e resolve a tensão na experiência estética. Eu também menciono como a caracterização dos personagens e a mutabilidade de seus papéis podem determinar de forma essencial o perfil da tensão narrativa.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article propose une synthèse d'un ouvrage qui pose les fondements d'une approche narratologique d'orientation stylistique et rhétorique visant à décrire avec le plus de précision possible le mécanisme des récits littéraires immersifs et intrigants. Partant du constat de l'existence d'une forte polysémie autour de la notion d'intrigue, je proposerai de partir d'une définition fonctionnelle apte à souligner le rapport étroit entre la dynamique du récit et la mise en intrigue, qui noue, entretien et dénoue une tension dans l'expérience esthétique. J’évoquerai également la manière dont la caractérisation des personnages et la mutabilité de leurs rôles peuvent déterminer de manière essentielle le profil de la tension narrative.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article provides a summary of a book that lays the foundation for a stylistical and rhetorical approach of narratology whose aim is to describe with the greatest possible precision the mechanism of immersive and intriguing literary narratives. Noting the existence of a strong polysemy around the notion of plot, I propose to start with a functionalist definition capable to emphasize the close relationship between narrative dynamics and emplotment, which builds, maintain, and resolve tension in the aesthetic experience. I also mention how the characterization of characters and the mutability of their roles can determine in an essential way the profile of narrative tension.
  • Sebastião em O primo Basílio: um caso exemplar de personagem secundária? Texto Teóricos

    Fornos, José Luís Giovanoni

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente ensaio examina o conceito de personagem, interrogando acerca da sua importância na economia do texto narrativo. Ressalta sua estrutura à luz das concepções semiológicas de acordo com Philippe Hamon, bem como o papel do inconsciente na constituição do sujeito e sua relação com a dinâmica social. Igualmente observa o valor da recepção a partir de Wolfgang Iser e Umberto Eco. Para tais reflexões, se utiliza da personagem Sebastião, presente no romance O primo Basílio, de Eça de Queirós, enquadrando-a como figura de recalque do desejo amoroso, curvando-se aos preceitos morais da sociedade portuguesa oitocentista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This essay is aimed at examining the concept of character by questioning its importance in the economy of narrative text. The structure of a character is emphasized in the light of semiological assumptions according to Philippe Hamon, as well as the role of the unconscious in the constitution of the subject and its relation with the social dynamics are discussed. Also the value of the reception is noted drawing on Wolfgang Iser e Umberto Eco. For such reflections, the character Sebastião is used, from the novel O primo Basílio (“Cousin Bazilio”), by Eça de Queirós, framing him as a figure of repression of the amorous desire, subject to the moral precepts of the nineteenth-century Portuguese society.
  • A personagem na obra de Ian McEwan: entre a culpa e o desejo de reparação Texto Teóricos

    Zanatta, Deisi Luzia; Souza, Renata Junqueira de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória da protagonista Briony Tallis e como se dá sua ação no romance Reparação (2002), de Ian McEwan. Na obra, a personagem principal influenciada por sua mente fantasiosa e uma leitura mal interpretada, vive um drama e tenta reparar um erro cometido no passado. Para tal, o viés teórico adotado conta com os pressupostos de Krause (2010) sobre a metaficção; Rosenfeld (1969, 1976), Candido (1976), Forster (2005), Reis (2001), Miguel (2016) acerca da personagem de ficção, Reis & Lopes (1988) e Friedman (2002) sobre o foco narrativo e a voz do narrador. O trabalho evidenciou que Ian McEwan mostra, através da protagonista, a arte da literatura ao possibilitar uma possível identificação dos seres humanos com as personagens ficcionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aimed at establishing to analyze the fictional character Briony Tallis and how to occur her action in the novel Atonement (2002), by Ian McEwan. In the novel, the main character influenced by her imaginative mind and a misunderstood reading, lives a drama and trying to repair a mistake made in the past. For that, we used theoretical assumptions by Krause (2010), about the metaficcion; Rosenfeld (1969, 1976), Candido (1976), Forster (2005), Reis (2001), Miguel (2016), about the the fictional character; Reis & Lopes (1988) e Friedman (2002), about the narrative focus and the voice of the narrator. This work showed that Ian McEwan shows, through the protagonist, the art of literature to allow a possible identification of humans with fictional characters.
  • Figurações da personagem detetivesca Texto Teóricos

    Nebias, Marta Maria Rodriguez

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo pretende traçar um panorama histórico da ficção policial, desde as suas primeiras manifestações, no século XIX, até as manifestações contemporâneas, buscando comprovar que a configuração da personagem detetivesca está sempre em consonância com o contexto social no qual se insere. Em um primeiro momento, analisaremos o detetive do chamado romance de enigma, surgido no século XIX, cujos maiores representantes são Dupin e Sherlock Holmes. Posteriormente, analisaremos o novo tipo de narrativa policial que surgiu no início do século XX, que pode ser considerada um desdobramento do policial de enigma: o romance negro (roman-noir), representado pelas personagens Philip Marlowe e Sam Spade. Por fim, teceremos considerações sobre o detetive contemporâneo, enfocando a personagem Mandrake, de Rubem Fonseca.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article intends to trace a historical panorama of detective fiction, from its first manifestations in the nineteenth century to the contemporary manifestations, seeking to prove that the configuration of the detective character is always in harmony with the social context in which it is inserted. At first, we will analyze the detective of the so-called “puzzle novel”, which emerged in the nineteenth century, whose greatest representatives are Dupin and Sherlock Holmes. Later, we will analyze the new type of detective novel’ narrative that emerged in the early twentieth century, which may be considered as an outgrowth of the “puzzle novel”: the roman-noir, represented by the characters Philip Marlowe and Sam Spade. Finally, we will make considerations about the contemporary detective, focusing on the character Mandrake, by Rubem Fonseca.
  • O problema da figuração do escravo em uma narrativa de Joaquim Manuel de Macedo1 Texto Teóricos

    Gil, Fernando C.

    Resumo em Português:

    Resumo: O debate sobre a escravidão foi um dos eixos centrais de preocupação dos intelectuais e dos homens de letras, no Brasil, ao longo do século XIX. O objetivo deste artigo é examinar o caráter contraditório da visão abolicionista na narrativa “Pai-Raiol, o feiticeiro”, de Joaquim Manuel de Macedo, a partir da figuração do escravo negro como personagem de ficção, bem como do sistema de valores que envolveria o mundo escravista, na perspectiva do escritor. Ao mesmo tempo, interessa identificar algumas articulações entre a representação do escravo no plano ficcional e certa concepção sobre o negro e o escravo negro corrente à época.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The debate on slavery was one of the central axes of concern of intellectuals and men of letters in Brazil over the 19th century. The aim of this article is to scan the contradictory feature of the abolitionist view in Joaquim Manuel de Macedo's "Pai-Raiol, o feiticeiro" narrative, based on the figuration of the black slave as a fictional character, as well as on the value system that would involve the enslaved world from the perspective of the writer. At the same time, it is interesting to identify some articulations between the representation of the slave in the fictional plane and certain conception on the black and the black enslaved current at the time.
  • Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet Texto Teóricos

    Pires, Maria Isabel Edom

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article aims to discuss the presence of painting and photography in the construction of the character Ida of the short story “A prece” by Samuel Rawet. We ask about the meaning of the use of various resources of painting, notably the allusions to Cubism and Expressionism, to narrate the story of the Jewish immigrant. It is questioned why she is seen and shown in a sectioned and deformed form. Based on the theories of translation and transposition between arts (Moser, Clüver, Louvel), we point to some meanings from one art to another, understanding the subject of immigration as the catalyst for many of them.
  • A personagem de ficção e a reportagem Texto Teóricos

    Soares, Mei Hua

    Resumo em Português:

    Resumo: Parte de uma pesquisa que investiga os entrecruzamentos entre Literatura e Comunicação e seus desdobramentos, o artigo aborda questões referentes à presença de elementos literários, em especial características próprias de personagens de ficção, em gêneros jornalísticos como a reportagem investigativa. Para tanto, o presente estudo analisará a reportagem “Os trabalhos e os dias”, da jornalista Natália Viana, publicada na Revista Caros Amigos (2005). A fundamentação teórica se estruturará a partir de concepções do filósofo francês Jean-Paul Sartre (relacionadas à subjetividade, totalização, densidade obscura e singularização do universal) e se apoiará em categorizações sobre o mecanismo de criação propostas pelo sociólogo e teórico literário Antonio Candido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Part of a research that investigates the interrelationships between Literature and Communication and its unfolding, the article addresses questions related to the presence of literary elements, especially characteristics of fictional characters, in journalistic genres such as investigative reporting. For this, the present study will analyze the report "The works and the days", of the journalist Natália Viana, published in the magazine Caros Amigos (2005). The theoretical foundation will be structured from the conceptions of the French philosopher Jean-Paul Sartre (related to subjectivity, totalization, obscure density and singularization of the universal) and will be based on categorizations on the creation mechanism proposed by sociologist and literary theorist Antonio Candido.
  • A personagem de autoficção: anotações de uma hipótese para textos futuros Texto Teóricos

    Prelorentzou, Renato

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem o estranho intento de reunir algumas ideias iniciais para futuras abordagens sobre o fenômeno da autoficção. Sem desconsiderar o longo e polêmico debate em torno do termo, procura analisá-lo a partir da leitura do clássico A personagem de ficção e da ideia de insuficiência do conceito de fiction tal como proposto por Catherine Gallagher (2009). A maior tentativa é sugerir que o pacto ficcional forte e inequívoco que o romance firmou talvez seja uma exceção na história da literatura e que o pacto ambíguo que a autoficção agora propõe talvez seja uma espécie de reedição da instabilidade ontológica que foi suprimida pelo romance tradicional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article has the strange attempt to gather some initial ideas for future approaches on the phenomenon of autofiction. Without disregarding the long and controversial debate around the term, it seeks to analyze it in the light of the classic A personagem de ficção and of the insufficiency of the concept of fiction as proposed by Catherine Gallagher (2009). The major attempt is to suggest that the strong and unequivocal fictional pact that the novel established may be an exception in the history of literature and that the ambiguous pact that autofiction now proposes may be a kind of update of the ontological instability which has been suppressed by the traditional novel.
  • O quixotismo como forma de existência Texto Teóricos

    Souza, Eunice Prudenciano de

    Resumo em Português:

    Resumo: O comportamento inaugurado pela narrativa arquetípica de Miguel de Cervantes, Dom Quixote de la Mancha (1605/1615), ecoa em inúmeras narrativas modernas ocidentais. Dentre estas, podemos apontar as performances de dois protagonistas brasileiros: Vitorino, de Fogo Morto (1943), de José Lins do Rego, e Ponciano de Azeredo Furtado, de O coronel e o lobisomem (1964), de José Cândido de Carvalho. O presente estudo parte da narrativa de Cervantes e, por meio dela, estabelece pontos de contato com os romances brasileiros, a fim de verificar em que medida os protagonistas brasileiros retomam o modo de agir – imortalizado sob a concepção de quixotismo – do herói cervantino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The behavior inaugurated by Miguel de Cervantes’ archetypal narrative, Don Quixote de la Mancha (1605/1615), echoes in innumerable modern western narratives. Among these, we can point out the performances of two Brazilian protagonists: Vitorino, of Fogo Morto (1943), by José Lins do Rego, and Ponciano de Azeredo Furtado, of O coronel e o lobisomem (1964) by José Cândido de Carvalho. The present study starts from Cervantes' narrative and, through it, establishes contact points with the Brazilian novels, in order to verify to what extent the Brazilian protagonists return to the mode of acting – immortalized under the conception of Quixotism – of the Cervantes’ hero.
  • A personagem teatral e o pícaro espanhol em Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos Texto Teóricos

    Rodrigues, Sergio Manoel

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as personagens Tonho e Paco da peça Dois perdidos numa noite suja (1966), do dramaturgo Plínio Marcos, estabelecendo uma comparação das mesmas com a figura do pícaro espanhol, cujos caracteres muito se aproximam aos dos seres plinianos. Desse modo, propõe-se, inicialmente, a abordagem das principais características da personagem teatral, a fim de se verificar os elementos que constituem o ser fictício na dramaturgia e, assim, analisar os perfis e as relações existentes entre as personagens da peça em questão. Evidenciando, portanto, a marginalidade social e suas consequências (agressões, roubo, assassinato) como as principais temáticas exploradas por Plínio e pela picaresca espanhola.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to present the characters Tonho and Paco of the play Dois perdidos numa noite suja (1966) by playwright Plínio Marcos, thus establishing a comparison with the figure of the Spanish picaro whose characters very closely mirror those of the plinianos beings. In this way, it is proposed, initially, the approach of the main characteristics of the theatrical character, in order to verify the elements that constitute the fictitious being in the dramaturgy and, thus, to analyze the profiles and the relationships existing between the characters of the play in question. Showing, therefore, the social marginality and its consequences (assault, theft, murder) as the main themes explored by Plínio and by Spanish picaresca.
  • Do trágico ao obsceno: o Amphitruo de plauto Texto Teóricos

    Tindo, Marcos

    Resumo em Português:

    Resumo: Este breve texto analisa as ambiguidades presentes na peça Amphitruo, do autor romano Plauto, ao conceber um enredo apto a um tratamento cômico apesar de baseado do mito da concepção de Hércules, o qual já havia anteriormente sido recontada em tragédias. Abordam-se aqui as transformações que o mito sofre nas mãos do comediógrafo, as quais se concentram principalmente no nível da personagem. Com base na narrativa e nas falas das personagens, demonstra-se como o autor alcançou o objetivo de adaptar a fábula a um roteiro cômico por meio duma mudança na apresentação das personagens, especialmente duas das principais: nomeadamente, Júpiter e Alcmena, que foram degradadas dos seus lugares originários de figuras de respeito, por meio de reiteradas associações obscenas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This brief text analyzes the ambiguities present in the play Amphitruo, by the Roman author Plauto, in conceiveing a plot apt to a comic treatment, although based on the myth of the conception of Hercules, which had previously been retold in tragedies. The transformations that the myth undergoes in the hands of the comedian, which are concentrated mainly in the level of the character, are approached here. Based on the narrative and the lines of the characters, it is demonstrated how the author achieved the goal of adapting the fable to a comic script through a change in the presentation the characters, especially two of the main ones: namely, Jupiter and Alcmena, who were degraded from their original places of figures of respect, by means of repeated obscene associations.
  • Todos ali eram bons homens Texto Literários

    Wittmann, Leonardo Josef Schifino
  • Porcelanas de Cristal1 Texto Literários

    Hergesel, João Paulo
  • Uma estranha companheira Texto Literários

    Grieben, Fernanda Alves Afonso
  • Conto de fadas Texto Literários

    Rinaldi, Azzurra
  • Performãe – 1º capítulo Texto Literários

    Garbero, Maria Fernanda
  • A constante Kalfayan1 Texto Literários

    Passos, José Luiz
  • Escritas do vento sul: entrevista com Vilma Arêas Seção Livre

    Oliveira, Elson Dias de; Silva, Telma Borges da

    Resumo em Português:

    “Não se pode lê-los como romance, uma página depois da outra. Não dá. Exigem a pausa, a concentração, a releitura, o convívio com o texto. Convívio lento como no amor” Tais são as palavras de Vilma Arêas acerca de sua preferência pela feitura de contos. De fato, é assim que leitor se vê diante de seus textos ficcionais. Narrativas breves, sem muitas descrições e delongas, mas que nos estremece, deixam-nos suspensos, pasmos. Pedem o retorno, a procura, o comprometimento. Há que bailar no ritmo do texto, com personagens anônimos e enigmáticos. São trabalhos vagarosamente esculpidos por alguém que mora há muitos anos em São Paulo, mas que carrega dentro de si o “vento sul” fluminense (marca de sua infância em Campos dos Goytacazes e que está presente em muitas narrativas). Pesquisadora-ensaísta e contista-ficcionista, Vilma plasma tanto a “matéria crítica” quanto a “matéria ficcional". No universo literário, estreou com Partidas (1976). Aos trancos e relâmpagos (Scipione, 1988) e A terceira perna (Brasiliense, 1992) foram agraciados com o prêmio Jabuti. Na sequência, lançou Trouxa frouxa (Cia das Letras, 2000) e Vento Sul (Cia das Letras, 2011); tendo este último conquistado o prêmio Alejandro José Cabassa, da União Brasileira de Escritores. Já no cenário crítico, o perspicaz Clarice Lispector com a ponta dos dedos (Cia das Letras, 2005) também recebeu o Jabuti, além do prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Tem vários outros trabalhos críticos, resultantes de sua notável carreira acadêmica na PUC-Rio, na USP, UFF e na Unicamp; nesta última como professora titular do Departamento de Teoria Literária. É constitutivo de sua ficção e de sua ensaística o trabalho com a crise das relações humanas no contexto citadino contemporâneo (contradições e contravenções familiares, preconceito e subalternidade, violência e marginalização, etc.). Nesta entrevista, gentilmente concedida em maio de 2016, Vilma nos brinda com opiniões e confissões de sua trajetória como escritora e crítica. Com galhardia e, ao mesmo tempo, com um humor simples e cativante, ela nos diz de seu primeiro encantamento pela escrita, de suas memórias e preferências, de sua linguagem ficcional, de alguns contos especificamente, de sua aversão aos rótulos que circundam os estudos literários, e questões outras. Aqui, Vilma também é sem rodeios, constrói frases curtas, mas o faz com enlevo e bom humor. Na conversa que se segue, encontrar-se-á um sentimento poético extraordinário.
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