Acessibilidade / Reportar erro
Letras de Hoje, Volume: 53, Número: 1, Publicado: 2018
  • Linguagem na Perspectiva da Psico/Neurolinguística e da Neurociência Cognitiva Apresentação

    Hübner, Lilian Cristine; Wilson, Maximiliano A.; Brambati, Simona M.
  • Efeito do monolinguismo e do bilinguismo no córtex anterior cingulado: um estudo de espectroscopia de ressonância magnética de prótons em dois centros Language In A Psycho/neurolinguistic And Cognitive Neuroscience Perspective

    Weekes, Brendan Stuart; Abutalebi, Jubin; Mak, Henry Ka-Fung; Borsa, Virginia; Soares, Sergio Miguel Pereira; Chiu, Pui Wai; Zhang, Linda

    Resumo em Português:

    Resumo: Relatos de uma vantagem do bilinguismo na estrutura cerebral em jovens participantes adultos são inconsistentes. Abutalebi et al. (2012) relataram uma monitorização mais eficiente do conflito durante a tarefa de Flanker em jovens bilíngues comparados com jovens monolíngues. O presente trabalho comparou jovem adultos (idade média = 24) bilíngues em Cantonês-Inglês de Hong Kong e jovens monolíngues adultos. Estávamos a contar com (a) diferenças em metabólitos no tecido neural como resultado de uma experiência bilíngue, medido pelo 3T 1H-MRS, (b) correlações entre os níveis metabólicos, conflito Flanker e efeitos de interferência (c) diferentes associações em falantes monolíngues e bilíngues. Encontramos evidências de diferenças metabólicas no ACC devido ao bilinguismo, especificamente nos metabólitos Cho, Cr, Gly e NAA. Porém, não constatamos correlações significativas entre os níveis metabólicos e efeitos de conflito e interferência e nenhuma evidência significativa de relações diferenciais entre falantes monolíngues e bilíngues. Além disso, não encontramos nenhuma evidência de diferenças significativas no tamanho médio dos efeitos do conflito e interferência entre os grupos, ou seja, nenhuma vantagem bilíngue. Níveis inferiores de Cho, Cr, Gly em adultos bilíngues em comparação com adultos monolíngues sugerem que o cérebro dos bilíngues desenvolve maior controle adaptativo durante a monitorização do conflito por causa da sua extensa experiência bilíngue.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Reports of an advantage of bilingualism on brain structure in young adult participants are inconsistent. Abutalebi et al. (2012) reported more efficient monitoring of conflict during the Flanker task in young bilinguals compared to young monolingual speakers. The present study compared young adult (mean age = 24) Cantonese-English bilinguals in Hong Kong and young adult monolingual speakers. We expected (a) differences in metabolites in neural tissue to result from bilingual experience, as measured by 1H-MRS at 3T, (b) correlations between metabolic levels and Flanker conflict and interference effects (c) different associations in bilingual and monolingual speakers. We found evidence of metabolic differences in the ACC due to bilingualism, specifically in metabolites Cho, Cr, Glx and NAA. However, we found no significant correlations between metabolic levels and conflict and interference effects and no significant evidence of differential relationships between bilingual and monolingual speakers. Furthermore, we found no evidence of significant differences in the mean size of conflict and interference effects between groups i.e. no bilingual advantage. Lower levels of Cho, Cr, Glx and NAA in bilingual adults compared to monolingual adults suggest that the brains of bilinguals develop greater adaptive control during conflict monitoring because of their extensive bilingual experience.
  • Efeitos da inibição na nomeação no envelhecimento Language In A Psycho/neurolinguistic And Cognitive Neuroscience Perspective

    Neumann, Yael; Vogel-Eyny, Amy; Cahana-Amitay, Dalia; Spiro, Avron; Hyun, JungMoon; Albert, Martin L.; Obler, Loraine K.

    Resumo em Português:

    Resumo: Os achados sobre a relação entre nomeação e inibição entre os idosos são limitados. Nós postulamos que o controle inibitório é crucial para a nomeação bem-sucedida e testamos seu papel em idosos, exagerando seus efeitos. Os participantes foram 215 idosos com idades entre 55-89 anos, categorizados como “bons” ou “pobres” nomeadores, com base em pontuações de nomeação. Através de um teste computadorizado de nomeação de imagens (SNT), induzimos intrusões. Determinamos então a distância entre a fonte da palavra intrusa e o item atual. O desempenho em testes neuropsicológicos tradicionais de inibição também foi avaliado. Os resultados revelaram que os mais nomeadores “pobres” tiveram mais intrusões no SNT do que os “bons”, e suas intrusões permaneceram através de mais estímulos. Isso sugere que os nomeadores mais pobres experimentaram maiores dificuldades de inibição de recuperação do que os melhores nomeadores. O desempenho em testes neuropsicológicos de inibição também discriminou entre nomeadores melhores e mais pobres. Concluindo, a nomeação bem-sucedida entre os adultos mais velhos parece depender muito da manutenção de habilidades inibitórias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Findings regarding the relation between naming and inhibition among older adults is limited. We posited inhibitory control is crucial for successful naming and tested its role in older adults by exaggerating its effects. Participants included 215 older adults aged 55-89 years, categorized as “good” or “poor” namers, based on confrontation naming scores. Via a computerized speeded picture-naming test (SNT), we induced intrusions. We then determined the distance between the source for the intruding word and the current item. Performance on traditional neuropsychological tests of inhibition was also assessed. Results revealed that poorer namers had more intrusions on the SNT than better namers, and their intrusions lingered through more stimuli. This suggests that poorer namers experienced greater retrieval inhibition difficulties than better namers. Performance on neuropsychological tests of inhibition also discriminated between better and poorer namers. In conclusion, successful naming among older adults appears to rely heavily on maintaining inhibitory abilities.
  • Processamento de interrogativas-QU em Português Brasileiro: evidências de eyetracking e EEG Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Oliveira, Fernando Lúcio de; Maia, Marcus; França, Aniela Improta

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo trata do processamento de sentenças com interrogativas-QU de sujeito e de objeto em português brasileiro1 (PB). Especificamente, investigou-se a Assimetria Sujeito-Objeto nesse tipo de sentença, partindo-se de resultados anteriores com a técnica de leitura automonitorada (OLIVEIRA; MAIA, 2010; OLIVEIRA, 2013). Foram utilizadas as técnicas de rastreamento ocular (eyetracking) e eletroencefalografia (EEG) como ferramentas de diagnóstico do processamento linguístico em tempo real. O objetivo era buscar evidências sobre o modus operandi do parser durante o processamento das funções de sujeito e de objeto em sentenças interrogativas-QU no PB e verificar se há discrepâncias entre as técnicas utilizadas. Os resultados revelam diferenças interessantes, permitindo discernir os níveis de análise representacional, algorítmico e implementacional, na direção da clássica proposta de Marr (1982).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article deals with the processing of subject and object WH-sentences of Brazilian Portuguese (BP). Specifically, it investigates the subject/object asymmetry in this type of sentence, following previous results using self-paced reading technique (OLIVEIRA; MAIA, 2010; OLIVEIRA, 2013). Eyetracking and electroencephalography (EEG) techniques were used as diagnostic tools for real-time linguistic processing. The goal was to find evidence of the modus operandi of the parser during the processing of subject and object syntactic functions in Brazilian Portuguese WH-sentences and verify if there are discrepancies between the techniques. The results allow discerning the levels of representational, algorithmic and implementation analysis, in the direction of the classical proposal of Marr (1982).
  • Robôs sociais como promotores da comunicação em Transtornos do Espectro Autista (TEA) Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Pinel, Virgina; Rendón, Laura Aguiló; Adrover-Roig, Daniel

    Resumo em Português:

    Resumo: A complexidade do Transtorno do Espectro Autista e sua possível aparência levaram ao desenvolvimento durante a última década de um método de intervenção muito promissor: os robôs assistidos por terapia. O desenvolvimento tecnológico e os resultados promissores dos estudos realizados sobre o assunto, juntamente com a recente incorporação robótica no contexto educacional, fazem com que nós contemplemos a viabilidade de introduzir este método de intervenção no contexto educacional. O presente estudo demarca os últimos avanços deste método a partir da contribuição de especialistas e analisa as conseqüências positivas que os robôs sociais podem ter para o tratamento do transtorno do espectro autista. Nós fornecemos aqui uma nova visão da intervenção do autismo no contexto educacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La complejidad del Trastorno de Espectro Autista y sus posibles manifestaciones está provocando que, durante las últimas décadas, se esté desarrollando un método de intervención muy prometedor, la terapia asistida con robots. Los desarrollos de la tecnología y los resultados prometedores de los estudios realizados sobre la cuestión, junto con la reciente incorporación de la robótica al contexto educativo hacen que nos planteemos la viabilidad de este método de intervención dentro de un contexto escolar. El presente documento determina los últimos avances del método a partir de las observaciones realizadas por expertos en la cuestión y se analizan las implicaciones positivas que los robots sociales pueden tener para el tratamiento de dicho trastorno. Con todo ello se ofrece una nueva visión a la intervención del autismo en la educación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The complexity of the Autism Spectrum Disorder and its possible appearance has lead to the development during the latest decade of a very promising method of intervention: the therapy-assisted robots. The technological development and the promising results of the studies carried out on the matter, along with the recent robotic incorporation in to educational context makes that we contemplate the viability of introducing this intervention method within the educational context. The present study demarcates the latest advances of this method from the contribution of experts and analyses the positive consequences that the social robots can have for the Autism Spectrum Disorder treatment. We provide here a new vision of autism intervention in educational context.
  • Detecção de comprometimento cognitivo leve em narrativas em Português Brasileiro: primeiros passos para um sistema automatizado Language In A Psycho/neurolinguistic And Cognitive Neuroscience Perspective

    Treviso, Marcos Vinícius; Santos, Leandro Borges dos; Shulby, Christopher; Hübner, Lilian Cristine; Mansur, Letícia Lessa; Aluísio, Sandra Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: Nos últimos anos, o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) tem recebido bastante atenção, uma vez que pode representar um estado pré-clínico da Doença de Alzheimer (DA). Na distinção entre idosos saudáveis (CTL) e pacientes com CCL, ferramentas de análise automática do discurso têm sido aplicadas a transcrições de narrativas em inglês e em português brasileiro. No entanto, a ausência da segmentação dos limites da sentença em transcrições impede a aplicação direta de métodos que empregam essas pontuações para o uso correto de ferramentas, como taggers e parsers. Segundo nosso conhecimento, há poucos estudos avaliando a segmentação automática de sentenças em transcrições de testes neuropsicológicos. O propósito deste estudo é investigar o impacto do método DeepBond para segmentação automática de sentenças em nove métricas de complexidade sintática extraídas de transcrições de CTL e de pacientes com CCL.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In recent years, Mild Cognitive Impairment (MCI) has received a great deal of attention, as it may represent a pre-clinical state of Alzheimer's disease (AD). In the distinction between healthy elderly (CTL) and MCI patients, automated discourse analysis tools have been applied to narrative transcripts in English and in Brazilian Portuguese. However, the absence of sentence boundary segmentation in transcripts prevents the direct application of methods that rely on these marks for the correct use of tools, such as taggers and parsers. To our knowledge, there are only a few studies evaluating automatic sentence segmentation in transcripts of neuropsychological tests. The purpose of this study is to investigate the impact of the automatic sentence segmentation method DeepBond on nine syntactic complexity metrics extracted of transcripts of CTL and MCI patients.
  • Semântica da duração de eventos no processamento online de sentenças Language In A Psycho/neurolinguistic And Cognitive Neuroscience Perspective

    Sampaio, Thiago Oliveira da Motta; França, Aniela Improta

    Resumo em Português:

    Resumo: Diversos experimentos psicolinguísticos encontraram evidências da Coerção Iterativa, um efeito relacionado à reanálise de eventos pontuais usados em contextos durativos, que resultam numa leitura iterativa. Nesse trabalho argumentamos que esse efeito não é relacionado a propriedades aspectuais e que a semântica da duração dos eventos é acessada online. Aplicamos um experimento de leitura auto-monitorada em Português Brasileiro, cujas sentenças contém eventos com duração média de alguns minutos. Estas sentenças foram inseridas em quatro condições durativas, seguindo uma distribuição fatorial (quadrado latino): condição controle (minutos), subtrativa (segundos), iterativa (horas) e habitual (dias). Nossos resultados indicam maiores RTs nos segmentos críticos das condições experimentais, exceto em relação a condição habitual. Esses resultados confirmam nossa hipótese, porém, põem em cheque a realidade psicológica da coerção habitual. Assim, para melhor observar os efeitos dessa condição, procedemos uma reanálise dos dados de Sampaio et al. (2014), que finalmente veio confirmar o resultado de nosso teste.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Several experiments in Psycholinguistics found evidences of Iterative Coercion, an effect related to the reanalysis of punctual events used in durative contexts triggering an iterative meaning. We argue that this effect is not related to aspectual features, and that event-duration semantics is accessed during Sentence Processing. We ran a self-paced reading experiment in Brazilian Portuguese whose sentences contain events with an average duration of a few minutes. These sentences were inserted in durative contexts that became the experiment's conditions following a Latin Square design: control condition (minutes), subtractive (seconds), iterative (hours) and habitual (days). Higher RTs were measured at the critical segments of all experimental conditions, except for the habitual context. The results corroborated our hypothesis while defying the psychological reality of habitual coercion. To better observe the habitual coercion condition, we now present a reanalysis of Sampaio et al. (2014) data. The present analysis confirms the results of our tests.
  • Correlação entre fatores de experiência linguística bilíngue e controle inibitório Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Koch, Rodrigo Alan; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz

    Resumo em Português:

    Resumo: Há um debate na literatura quanto à existência da vantagem bilíngue nas funções executivas e fatores linguísticos possivelmente associados a ela. Esta pesquisa exploratória teve por objetivo investigar quais fatores de experiência linguística bilíngue podem estar correlacionados com a vantagem bilíngue no controle inibitório. Descobriu-se que o controle inibitório se correlacionou positivamente com a quantidade de mixing (mistura de duas ou mais línguas ao se comunicar) que os bilíngues efetuavam. Houve também correlação negativa entre o controle inibitório e a idade de aquisição média de uma L3. Ambas as evidências estão em desacordo com as concepções acerca da relação entre fatores de experiência linguística e funções executivas vigentes na literatura, que preveria que a realização de mixing e a idade de aquisição de uma L3 estariam associados a um controle inibitório maior.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: There is an ongoing debate in the literature on the hypothesis of a bilingual advantage in the executive functions and linguistic factors possibly related to it. This exploratory research aimed to investigate which bilingual linguistic experience factors could be correlated to inhibitory control. It was found that the inhibitory control correlated negatively to the amount of mixing (of two or more languages while speaking) the bilinguals performed. There was also a negative correlation between inhibitory control and the mean age of acquisition of a third language. The evidence goes against the conceptions on the relationship between linguistic experience factors and executive functions found in the literature, which would predict that the amount of mixing and age of acquisition of a third language would be associated with higher inhibitory control.
  • Neurociência cognitiva na sala de aula: estratégias de ensino de Língua Espanhola Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Pinho, Louise Silva do

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresentamos, neste artigo, uma análise de atividades de um material didático elaborado para o ensino de leitura em Língua Espanhola (PINHO, 2015b) que tem como base conceitos da Neurociência Cognitiva (COSENZA; GUERRA, 2011) e do ensino e aprendizagem de leitura (LEFFA, 1996; SCHLATTER, 2009). O objetivo deste trabalho é analisar algumas atividades e estratégias de ensino de Língua Espanhola utilizadas em aulas aplicadas pela pesquisadora na referida pesquisa e observar como elas contribuem com o ensino e a aprendizagem de leitura em língua espanhola. A análise das atividades foi feita com base nos conceitos neurocientíficos de funções cognitivas (percepção, memória, funções executivas e funções expressivas) e em estudos sobre o desenvolvimento da habilidade da leitura. Foi possível verificar que as atividades de compreensão leitora analisadas buscam desenvolver as funções cognitivas durante o processo de aprendizagem da leitura em língua espanhola, além de estimularem o uso de estratégias de leitura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article, we present an analysis of the activities of a didactic material developed for teaching reading in Spanish (PINHO, 2015b), based on concepts of Cognitive Neuroscience (COSENZA; GUERRA, 2011) and reading teaching and learning (LEFFA, 1996; SCHLATTER, 2009). The objective of this paper is to analyze some activities and strategies of teaching Spanish Language used in classes applied by the researcher in the mentioned research and to observe how they contribute with the teaching and learning of reading in Spanish language. The analysis of the activities was based on the neuroscientific concepts of cognitive functions (perception, memory, executive functions and expressive functions) and on studies about the development of reading ability. It was possible to verify that the activities of reading comprehension analyzed seek to develop cognitive functions during the process of learning to read in Spanish, besides to stimulating the use of reading strategies.
  • Construção de uma tarefa de reconhecimento de tradução Libras-Português: considerações metodológicas Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Fonseca, Sandro Rodrigues da; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Finger, Ingrid

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre aspectos metodológicos importantes a serem adotados na elaboração de uma tarefa psicolinguística que investiga o acesso lexical no bilinguismo bimodal. A Tarefa de Reconhecimento de Tradução Libras e Português apresentada aqui foi construída no decorrer da pesquisa que deu origem à dissertação de mestrado de Fonseca (2015), que investigou o efeito de interferência semântica em bilíngues bimodais ouvintes que atuam como TILS – tradutores e intérpretes de Libras, com distintos níveis de experiência profissional. Este artigo observa em que medida a tarefa atingiu sucesso e discute a necessidade de criar tarefas confiáveis em estudos psicolinguísticos envolvendo línguas de sinais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The goal of the present article is to reflect on important methodological aspects to be adopted during the construction of a psycholinguistic task that investigates lexical access in bimodal bilingualism. The Translation Recognition Task presented here was created during the research that gave origin to the master's dissertation of Fonseca (2015), which investigated the semantic interference effect in hearing bimodal bilinguals who work as TILS – sign language translators and interpreters, with distinct levels of professional experience. The present article observes the extent to which the task was successful and discusses the need of developing reliable tasks in psycholinguistic studies involving sign languages.
  • Tempo da leitura silenciosa e em voz alta com jovens, envelhescentes e pessoas da terceira idade Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Porto, Maria Augusta Rocha; Freitag, Raquel Meister Ko.; Tejada, Julian

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo visa aferir o tempo de leitura, em português e em inglês, de modo silencioso e em voz alta, e o controle do movimento ocular (quantidade e duração das fixações e regressões), com três grupos experimentais (10 de cada): jovens, envelhescentes e terceira idade, com o uso de aparelho de eye-tracking EyeTribe. Os resultados apontam que o grupo de participantes jovens se diferenciou dos outros dois grupos, com tempo de 200 a 250ms. O grupo de jovens obteve um tempo maior no inglês do que na leitura em português. Os participantes da terceira idade apresentaram um número muito maior estabelecido ao padrão de leitura de 500ms, apresentando um valor de 600-650ms. Nos textos de inglês, o tempo foi maior entre as três categorias. Os participantes leram os textos em inglês e em voz silenciosa mais rápido do que os textos em voz alta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims to measure the Portuguese and English reading time (in silent and reading aloud texts), as well as the eyetracking control (the amount and the number of fixations and regressions (go-past reading), with three different experimental groups (10 for each one of the groups): young, old, and aging-elderly people, using eye-tracker EyeTribe. The results showed that the young participant group differed from the other two groups, with the measure length time ranging from 200 to 250 ms. The young participant group obtained a longer time in reading English than Portuguese. The elderly group showed a higher number than the established standard one of 500 ms, averaging between 600-650 ms. In English texts, the reading time was longer in the three categories. The participants read English texts faster when reading silently than when reading aloud.
  • Desambiguação de sentenças na interface fonologia-sintaxe-semântica Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Othero, Gabriel de Ávila; Teixeira, Mariana Terra

    Resumo em Português:

    Resumo: Partimos dos resultados de Angelo & Santos (2017) em sua investigação sobre a desambiguação de sentenças com base em pistas prosódicas para tentar esclarecer uma questão que ficou em aberto em seu trabalho. As autoras realizaram um teste de compreensão com sentenças do tipo SN1-V-SN2-Atributo (e.g. O pai visitou o filho feliz) e chegaram à conclusão de que um alongamento nas sílabas do SN2, formando domínios prosódicos distintos entre SN2 e Atributo ([visitou o filhoϕ] [felizϕ]), favorece uma interpretação não local, em que o Atributo é interpretado como predicativo do sujeito e não como adjunto adnominal. Entretanto, as autoras perceberam uma variação entre as interpretações com aposição local e não local na compreensão de sentenças sem o alongamento prosódico. Ou seja, segundo as autoras, a ausência da marcação prosódica não favoreceria uma ou outra interpretação, ao passo que a marcação prosódica alongada favoreceria a interpretação não local. Em nosso trabalho, argumentamos que a desambiguação desse tipo de sentença depende basicamente da resolução de um conflito entre três princípios de diferentes naturezas gramaticais que estão atuando em conjunto na desambiguação de sentenças com essa estrutura: um princípio de natureza prosódica, outro de natureza sintático-computacional e outro de ordem semântico-pragmática. Para provar nosso ponto, elaboramos um teste off-line de compreensão de sentenças e o aplicamos a 270 informantes. Nossos resultados apontam para uma interação entre esses três princípios na resolução da ambiguidade dessas sentenças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: We start from the results presented by Angelo & Santos (2017) on the disambiguation of sentences based on prosodic clues to try to clarify an issue that was unsolved in their research. The authors applied a comprehension task regarding sentences with NP1-V-NP2-Attribute structure (e.g. O pai visitou o filho feliz, ‘The father visited the son happy’ – ambiguous structure in Portuguese). One of their conclusions was that syllable stretching in the NP2 formed distinct prosodic domains between NP2 and the Attribute ([visitou o filhoϕ] [felizϕ], ‘[visited the sonφ] [happyφ]’), and that favors a non-local interpretation of the Attribute (one in which the Attribute is interpreted as modifying the subject, NP1, and not object, NP2). However, the authors noticed a variation between interpretations with local and nonlocal apposition in the comprehension of sentences without prosodic elongation. That is, according to the authors, the absence of prosodic marking would not favor one or the other interpretation, whereas elongated prosodic marking would favor a non-local interpretation. In our work, we argue that the disambiguation of this type of sentence depends basically on the resolution of a conflict between three different grammatical principles that are acting together in the disambiguation of sentences with this structure: a prosodic principle, a syntactic-computational principle and a semantic-pragmatic principle. In order to prove our point, we developed an off-line sentence comprehension test and applied it to 270 informants. Our results point to an interaction between these three principles in the resolution of the ambiguity of these sentences.
  • Idiomaticidade, familiaridade e informação prévia no processamento de expressões idiomáticas do PB Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Barreto, Sara de Oliveira Gomes; Marcilese, Mercedes; Oliveira, Ágata Jéssica Avelar de

    Resumo em Português:

    Resumo: Expressões idiomáticas são comumente caracterizadas como combinações fixas e não-composicionais nas quais o sentido figurado não constitui uma função da soma das partes; seu grau de composicionalidade, entretanto, é variável. Este artigo investiga a compreensão de expressões idiomáticas do tipo verbo-complemento no português brasileiro (ex. “pintar o sete”, “passar a bola”). Buscamos avaliar em que medida propriedades internas e externas das expressões podem influenciar no processamento das mesmas. Reportamos os resultados de um experimento de leitura automonitorada (conduzido por meio de uma maze task), no qual o segmento crítico corresponde à complementação do verbo: idiomático vs. literal (ex. abrir o coração/ a porta). Os resultados revelaram efeitos estatisticamente significativos das três variáveis investigadas, sugerindo que o grau de idiomaticidade, a familiaridade do falante com a expressão e a informação prévia afetam o processamento das expressões e, portanto, devem ser considerados num modelo que busque explicitar a representação, o acesso e a compreensão dessas estruturas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Idioms are typically characterized as non-compositional strings of words in which figurative meaning cannot be derived from the interpretation of its parts; the degree of compositionality, however, is variable. This paper investigates the comprehension of verb + complement idioms in Brazilian Portuguese (e.g. “passar a bola”, “pintar o sete”). Our research intends to explore to what extent internal and external factors affect the comprehension of idioms. We report the results of a maze task (self-paced reading experiment) in which the critical segment was related to the verb complement: idiomatic vs. literal complement (e.g. open the heart/ the door). The results revealed significant effects of the three investigated variables, suggesting that the degree of idiomaticity, the speaker's familiarity with the idiom and the previous context affect the processing of the idioms and, therefore, should be considered in a model that aims to explain the representation, access and comprehension of these structures.
  • Processamento de estruturas coordenadas com elipse no Português Brasileiro Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Silva, Andressa Christine Oliveira da; Fonseca, Aline Alves; Carvalho, Laís Lagreca de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho investiga o processamento de dois tipos de sentenças coordenadas: (1) estrutura coordenada de objeto (nongapping), Alice assou bolos pras amigas e biscoitos pra sua prima; e (2) estrutura coordenada de sujeito (gapping), Alice assou bolos pras amigas e Camila pra sua prima. Conduzimos três testes: um questionário em que os participantes ranqueavam suas preferências de completação da oração principal “Alice assou bolos para as amigas e…”, e dois testes de self-paced reading em que medimos o tempo de reação à leitura do DP que aparece depois da conjunção “e” e do PP que segue o DP e desfaz uma possível ambiguidade. Esta pesquisa foi inspirada pelos trabalhos de Carlson (2001, 2002), que investigou o processamento dessas estruturas no inglês. Os resultados dos três experimentos sugerem que nem sempre a construção mais simples do ponto de vista estrutural (nongapping) é o input mais simples para o parser.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper investigates the sentence processing of two types of coordinate sentences in Brazilian Portuguese: (1) coordinate structure with conjoined objects (nongapping), like Alice baked cakes for her friends and cookies for her cousin; and (2) coordinate structure with VP ellipsis (gapping), like Alice baked cakes for friends and Camila for her cousin. Three experiments were carried out, a written questionnaire in which subjects ranked their preferences for completing the main sentence, such as in “Alice baked cakes for her friends and …”; and two self-paced reading tasks in which we measured the reaction time to read the DP following the conjunction “and” and the PP that follows the DP and undoes a possible ambiguity. This research is based on the works of Carlson (2001, 2002), who investigated the processing of these structures in American English. The results of the three experiments indicate that a simpler syntactic structure (the nongapping) is not always the easiest input for the parser to process.
  • O que a Neurociência tem a nos dizer (ou ainda não) sobre o processamento da metáfora? Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Forneck, Kári Lúcia

    Resumo em Português:

    Resumo: As pesquisas com neuroimagem acerca do processamento da metáfora apresentam achados distintos, o que implica dificuldades na formulação de um paradigma teórico de base neurológica da metáfora. Neste estudo, argumentamos que a falta de clareza de aspectos conceituais sobre a metáfora sob uma perspectiva linguística implica diversidades no desenho dos experimentos e incongruências nos achados. Para sustentar esse argumento, apresentamos uma análise qualitativa de um corpus composto por 20 experimentos com neuroimagem acerca do processamento da metáfora sob dois aspectos: os fundamentos conceituais de metáfora e os achados obtidos nos experimentos. Verificamos que a ausência de um diálogo entre Neurociência e Linguística sobre as propriedades da metáfora resulta numa delimitação problemática de um padrão de processamento da metáfora sob um viés neurológico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Neuroimaging research on the processing of metaphor presents different findings, which implies difficulties in formulating a theoretical paradigm of the metaphor in a neurological perspective. In this study, we argue that the lack of clarity of conceptual aspects about metaphor from a linguistic perspective implies diversities in the experiments design and incongruities in the findings. To support this argument, we present a qualitative meta-analysis of a corpus composed of 20 fMRI experiments on the processing of metaphor, under two aspects: the conceptual foundations of metaphor and the findings obtained in the experiments. As a result, we find that the absence of a dialogue between Neuroscience and Linguistics about the metaphor properties results in a problematic delimitation of a metaphor processing pattern under a neurological bias.
  • Leitura e consciência linguística Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Flôres, Onici Claro

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo a leitura é vista como uma atividade cognitiva complexa que envolve necessariamente o desenvolvimento da consciência linguística do leitor iniciante, a começar pela consciência fonológica. Nessa perspectiva, aprender a ler exige, antes de qualquer outra coisa, relacionar a fala ao sistema de escrita, vocalizando a produção do fonema correspondente ao grafema escrito, pois o sistema do Português Brasileiro é alfabético. Aos alfabetizadores, recomenda tanto o estudo do sistema fonológico do PB quanto dos fundamentos biológicos da atividade leitora, tanto para entenderem melhor o princípio alfabético quanto os vínculos entre cérebro, linguagem e fala. Além disso, reitera a importância de contextualização do processo de ensino-aprendizado, situando-o no contexto social e cultural do aprendiz, não desconsiderando, pois, o seu conhecimento prévio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article considers reading as a complex cognitive activity that necessarily involves the development of linguistic awareness of the beginners, starting with the phonological one. In its viewpoint, learning reading demands the establishment of connections between speech and the written system, since the Brazilian written system is alphabetic. Concerning the teaching of reading, it proposes that teachers should take into account the biological foundations of language and the phonological principles of Brazilian Portuguese. In addition, it stresses the importance of contextualizing the process of teaching reading to the learners' social and cultural context, without ignoring their prior knowledge.
  • O funcionamento de falas sintomáticas para além da distinção normal/patológico: contribuições Saussurianas Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Milano, Luiza; Ribeiro, Joana de Quadros

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo questiona o estatuto da distinção normal/patológico no âmbito dos estudos dos distúrbios de linguagem. Para tanto, realiza uma reflexão acerca da caracterização linguística de falas sintomáticas baseada em pressupostos teóricos saussurianos. De Ferdinand de Saussure (1974), serão consideradas as noções de linguagem, língua e fala, bem como a teoria do valor e o circuito da fala. Foram analisados dois recortes de dados que apontam que a oposição normal/patológico não sustenta a interpretação linguística de fenômenos envolvidos nestes casos. Dessa forma, o estudo evidenciou elementos que permitem pensar a singularidade do funcionamento da linguagem, a partir das referidas noções saussurianas, sem a necessidade de estandardização na classificação dicotômica normal/patológico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article questions the statute of the distinction normal/pathological in the scope of language disorders' research. Therefore, the manuscript develops a reflexion about linguistic characterization of the symptomatic speeches based on saussurian's theoretical assumptions. From Ferdinand de Saussure (1974), notions of Language, Langue and Parole, the value theory and the speech circuit will be considered. Two data sets were analyzed, which showed that the opposition normal/pathological does not support the linguistic interpretation of the involved phenomena in these cases. In this way, the study showed elements that allow us to think about the singularity of the language operations, starting with the referred saussurian notions, without the necessity of standardization in the normal/pathological dichotomous classification.
  • Estimulação da consciência fonológica na Síndrome de Down Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Porcellis, Maria Eugênia da Fontoura; Lorandi, Aline; Lorandi, Melina

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente estudo objetivou avaliar e estimular a consciência fonológica em indivíduos com síndrome de Down. Os 24 participantes, divididos em três grupos, foram testados em suas habilidades de consciência fonológica e, em seguida, os grupos experimentais (um com desenvolvimento típico e um com síndrome de Down) realizaram um programa de estimulação dessas habilidades que teve a duração de seis semanas. Como resultado, os dois grupos experimentais foram significativamente melhores no pós teste, devido à eficiência da estimulação, e apresentaram melhor desempenho que o grupo controle (sem a síndrome). Além disso, o grupo com síndrome de Down, após a estimulação, obteve um aprimoramento superior que o grupo experimental sem a síndrome, provavelmente por terem realizado as atividades individualmente. Destaca-se o fato de que as atividades de estimulação foram especialmente desenvolvidas em função das dificuldades de memória, de atenção e de linguagem expressiva normalmente vinculadas à síndrome. Algumas reflexões sobre opções metodológicas são sugeridas em relação à avaliação e ao ensino de populações atípicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present study aimed at evaluating and training phonological awareness in Down syndrome. The 24 participants, divided in three groups, were assessed in their metaphonological abilities and then the experimental groups (one of them typically developing and the other one with Down syndrome) went through a six-week program to train such abilities. As a result, the two experimental groups were significantly better in the post-test, due to the training program efficacy, and presented a better performance than the control group in the post-test. Furthermore, the Down syndrome group, after training, had an even better improvement than the typically developing group, probably because the training sections delivered for them were in an individual basis. We highlight the fact that all of the training activities were especially designed taking into account the difficulties related to memory, attention and expressive language, usually linked to this syndrome. Some points are made regarding methodological and teaching issues in assessing atypical populations.
  • Envelhecimento sadio, Comprometimento Cognitivo Leve e doença de Alzheimer: um estudo das estratégias comunicativas na narrativa oral Linguagem Na Perspectiva Da Psico/neurolinguística E Da Neurociência Cognitiva

    Jerônimo, Gislaine Machado

    Resumo em Português:

    Resumo: O aumento de casos de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) e de doença de Alzheimer (DA) leva ao questionamento sobre as habilidades cognitivas e linguísticas comprometidas. A literatura, de modo geral, aborda os prejuízos na comunicação destas populações, sendo pouco investigadas as habilidades preservadas. Assim, este estudo objetiva analisar as estratégias comunicativas (ECs) presentes na produção de narrativa oral desses indivíduos, bem como verificar o impacto da variável escolaridade no desempenho da mesma atividade em idosos saudáveis. Participaram do estudo 95 idosos, os quais produziram uma narrativa oral baseada em uma sequência de figuras, The Dog Story (LE BOUEF, 1976). Os resultados mostraram que idosos com CCL e DA fizeram mais uso de ECs do que o grupo controle, ao passo que idosos saudáveis com alta escolaridade utilizaram menos. Portanto, as ECs mostraram-se um apoio à comunicação no CCL e na DA, assim como a escolaridade evidenciou-se um importante marcador de reserva cognitiva no envelhecimento sadio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The increase in cases of the Mild Cognitive Impairment (CCL) and Alzheimer's disease (AD) requires more studies on impaired cognitive and linguistic abilities. Literature, in general, addresses the communication losses of these populations, but with little attention to the investigation of preserved skills. Thus, this study aims at analyzing the communicative strategies (CSs) present in the oral narrative production of these individuals, as well as to verify the impact of the educational variable on the performance of the same activity in healthy elderly people. The study involved 95 elderly people, who produced an oral narrative based on a sequence of figures, The Dog Story (LE BOUEF, 1976). The results showed that the elderly with CCL and AD had higher use of CSs than the control group, while healthy elderly with high schooling used fewer CSs. Therefore, the analyses of CSs showed to be an supporting aid for the communication in CCL and AD, as well as schooling was evidenced as an important marker of cognitive reserve in healthy aging.
EDIPUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, 90619-900, Tel: 3320-3500 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: letrasdehoje@pucrs.br