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Letras de Hoje, Volume: 53, Número: 2, Publicado: 2018
  • A hora da biografia Apresentação

    Moreira, Maria Eunice; Caballé, Anna
  • O que os historiadores realmente pensam sobre a biografia? Teoria E Prática Da Biografia

    Shubert, Adrian

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo examinava as varias caminhas que os historiadores pensava sobre o válor do gênero da biografia nas considerações do nosso passado, e a mudança nas manieras de ver biografia entre nos ultimos cinquentos anos: atitudes alterava de cetecismo e oposição ao aceitação, confiança, e promoçåo da biografia a un gênero respeitável da História. Tambem, o artigo considerava o evolução da biografia e o contribução dos Historiadores ao aquele evolução. Finalemente, o artigo vai concluir com un exemplo da biografia – que vai publicar sobre Baldomero Espartero (1793-1879) – escrevendo do mesmo autor deste artigo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article explores the ways in which historians have thought about biography as a genre of writing about the past and how these attitudes have changed over the last fifty years or so, from skepticism and even hostility to increasing acceptance and even advocacy. It also examines some of the ways in which biography itself has evolved and the contribution of historians to this evolution, before concluding with an example from the author's forthcoming biography of the 19th-century Spanish military and political figure Baldomero Espartero (1793-1879).
  • Os horizontes epistemológicos da biografia Teoria E Prática Da Biografia

    Caballé, Anna

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo reflete sobre os padrões de objetividade nos quais se move a escrita biografia contemporânea. Apoiando-se em Thomas Khun, distingue os padrões construídos a partir do conhecimento direto do biografado daqueles que partem de uma aproximação indireta, seja por falta de sincronia entre os tempos do biógrafo e do biografado, seja porque parte de uma vontade prévia de distanciamento. Das condições gerais, o artigo passa a refletir sobre a evolução da biografia na Espanha e suas condições de evolução até o presente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo reflexiona sobre los patrones de la objetividad en los que se mueve la escritura biográfica contemporánea. Apoyándose en Thomas Khun distingue entre aquellos construidos a partir del conocimiento directo del biografiado de los que parten de una aproximación indirecta, bien por la falta de sincronía en los tiempos de biógrafo y biografiado, bien porque se parte de una voluntad previa de distanciamiento. De las condiciones generales el artículo pasa a reflexionar sobre la evolución de la biografía en España y sus condiciones de evolución hasta el presente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article reflects on the patterns of objectivity in which contemporary biographical writing moves. Relying on Thomas Khun distinguishes between those built from the direct knowledge of the biography of those who start from an indirect approach, either by the lack of synchrony in the times of biographer and biographed, or because part of a prior will of distancing. From the general conditions, the article begins to reflect on the evolution of the biography in Spain and its conditions of evolution up to the present.
  • A produção de subjetividades no romance e na entrevista midiática: rastros do autobiográfico e da escrita feminista de Maria Valéria Rezende Teoria E Prática Da Biografia

    Oliveira, Cândida de; Ramos, Tânia Regina Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo investiga os discursos do biográfico na contemporaneidade sob a forma do romance e da entrevista midiática. Para tanto, retoma a obra de Philippe Lejeune sobre a noção de “pacto autobiográfico”, procura estabelecer diálogos com estudos que demarcam novos modos de pensar a relação do biográfico com a subjetividade a partir do conceito de espaço biográfico, de Leonor Arfuch, e a crítica literária feminista. Com esse aporte teórico, visa analisar a produção de subjetividades na literatura brasileira contemporânea, focando a literatura de autoria feminina e tendo como corpus de análise Outros cantos, de Maria Valéria Rezende, publicado em 2016, e duas entrevistas concedidas pela escritora, veiculadas nos sites dos jornais O Globo e El País. Constata a emergência de uma escrita de viés feminista, em que narrativas ficcionais e autobiográficas são tecidas com o apoio da memória.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study investigates biographical discourses in contemporaneity in the form of novel and of the media interview. To the end, it resume the work of Philippe Lejeune about the notion of “autobiographical pact”, seeks to establish dialogues with studies that demarcate new ways of to think the relationship of the biographical with subjectivity from the concept of biographical space, by Leonor Arfuch, and feminist literary criticism. With this theoretical contribution, it aims to analyze the production of subjectivities in contemporary Brazilian literature, focusing the literature of female authorship and having as corpus of analysis Outros Cantos, by Maria Valéria Rezende, published in 2016, and two interviews given by the writer, publishied on sites of the newspapers O Globo and El País. On article notes the emergence of feminist bias writing, in which fictional and autobiographical narratives are wittren with the support of memory.
  • Dicção individual e intervenção pública em “Três sonetos positivos” de Joaquim Cardozo Teoria E Prática Da Biografia

    Correia, Everton Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo: Devido ao lugar impreciso que Joaquim Cardozo ocupa na historiografia literária brasileira, a exploração de sua obra aqui estará circunscrita ao raio de alcance de uma possível expressão individual, recortada em três sonetos qualificados pelo mesmo adjetivo:“positivos”. Com isso, a positividade da qualificação textual deverá se converter em especulação sobre o sentido construído circunstancialmente naquela composição, que é tripartida e se desdobra na reflexão sobre o vocabulário do autor, notadamente pela utilização modalizada do adjetivo. Assim, os três sonetos serão considerados como instrumentos de acesso ao estilo do autor através do léxico utilizado. O soneto seria, pois, o cenáculo através do qual se materializa uma expressividade singular, mais facilmente identificável pelos limites da forma fixa, mas que deverá sinalizar algo da sua obra como um todo, onde o ritmo, a métrica, o vocabulário e o fraseado dos seus versos adquirem outros contornos, já que sofrem interferência de outras condicionantes. Óbvio está que a utilização da forma fixa por Cardozo desestabiliza o sentido do próprio soneto, vincando-se a seu modo na tradição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Due to inaccurate place that Joaquim Cardozo occupies in Brazilian literary historiography, the appreciation of his work here will be limited to the range of possible individual expression, cut in three sonnets qualified by the same adjective: “positive”. With that, the positivity of textual qualification should be converted into speculation about the sense circumstantially built in that composition, which is tripartite and unfolds in the reflection on the vocabulary of the author, notably by the use of the adjective. Thus, the three sonnets will be considered as instruments of access to the style of the author through the lexicon used. The sonnet would be the upper room through which materializes a singular expressivity, more easily identifiable by the limits of fixed form, but that should signal something of his work as a whole, where rhythm, metric, the vocabulary and the phrasing of his verses gain other outlines, already suffering interference from the other conditions. Obviously the use of fixed form by Cardozo destabilizes the sense of own sonnet, creasing on his way in the tradition.
  • A tentativa biográfica: o desafio de escrever parte da vida de Cyro Martins Teoria E Prática Da Biografia

    Nascimento, Fábio Varela

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo se relaciona ao tema da prática biográfica. O projeto Cyro Martins– os anos decisivos (1908-1951) se desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na área de Teoria da Literatura, desde o ano de 2014. Em “A tentativa biográfica”: o desafio de escrever parte da vida de Cyro Martins, as origens do trabalho são esclarecidas, a relação entre biógrafo e biografado é destacada, os espaços de pesquisa e as escolhas do biógrafo são evidenciados. Além disso, textos de alguns estudiosos da biografia são recuperados (Leon Edel, François Dosse, Anna Caballé, José Castello) e a organização da tentativa biográfica Cyro Martins– os anos decisivos (1908-1951) é apresentada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article is related to the biographical practice subject. The project Cyro Martins – the decisive years (1908-1951) is developed in the Programa de Pós-Graduação em Letras, in Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, in the area of Theory of Literature, since the year 2014. In “The biographical attempt”: the challenge of writing part of the life of Cyro Martins, the origins of the work are clarified, the relationship between biographer and biographer is highlighted, the research spaces and biographer's choices are evidenced. In addition, texts of some scholars of the biography are recovered (Leon Edel, François Dosse, Anna Caballé) and the organization of the biographical attempt Cyro Martins – the decisive years (1908-1951) is presented.
  • Imaginação moral e biografia Teoria E Prática Da Biografia

    Gracia, Jordi

    Resumo em Português:

    Resumo: Além de propor esquematicamente as disparidades das biografias de Cervantes, Ortega y Gasset e Ridruejo, o artigo defende a condição de um requisito específico – a imaginação moral – como instrumento para recriar a complexidade interior dos sujeitos biografados, para além da confiabilidade empírica da documentação pública e privada utilizada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Además de proponer en esquema las disparidades de las biografías de Cervantes, Ortega y Gasset y Ridruejo, el artículo defiende la condición de un requisito específico –la imaginación moral– como instrumento para recrear la complejidad interior de los sujetos biografiados, más allá de la fiabilidad empírica de la documentación pública y privada manejada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Besides proposing in outline form the disparities of the biographies of Cervantes, Ortega y Gasset and Ridruejo, the article defends the condition of a specific requirement – the moral imagination – as an instrument to recreate the inner complexity of the subjects studied, beyond the empirical reliability of public and private documentation handled.
  • Tabaré Etcheverry, um breve cantar Teoria E Prática Da Biografia

    Albarado, Juan Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo: Parece se misturar, como ele anuncia em um de seus textos, uma questão de sorte na popularidade, ou não, do cantor e compositor Tabaré ETCHEVERRY. O final dos anos 70, no Uruguai, atua como uma espécie de dobradiça em que dois períodos decisivos são amalgamados em nossa música. Começa a sofrer uma mudança significativa na concepção da música que, agora, vai unir figuras tão diferentes como: Los Olimareños, Leo Maslíah, Carlos Cresci e até mesmo um grupo que começou a atingir a audiência das crianças, Canções para não cochilar. O presente trabalho, fruto de uma pesquisa em curso, tenta dar conta dos aspectos biográficos de José Francisco Etcheverry Tort (1945-1978) e da sua conexão com a música no Uruguai, sua concepção estética, bem como questões políticas que, entre outras coisas, gerou uma certa lenda negra sobre esse cantor e compositor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Parece entremezclarse, como lo anuncia en uno de sus textos, una cuestión de suerte en la popularidad, o no, de Tabaré ETCHEVERRY. Sobres fines de la década del 70, en el Uruguay, Etcheverry puede pensarse como una especie de bisagra en la cual se amalgaman dos períodos decisivos en la música uruguaya. Comienza a operarse un cambio significativo en la concepción de la canción que unirá a figuras tan disímiles como Los Olimareños, Leo Maslíah, Carlos Cresci e incluso un grupo que inició apuntando a un público infantil, Canciones para no dormir la siesta. El presente trabajo, fruto de una investigación en curso, pretende dar cuenta de aspectos biográficos de José Francisco Etcheverry Tort (1945-1978) y su vinculación con la canción en el Uruguay, su concepción estética, así como de cuestiones políticas que, entre otras cosas, fraguaron una cierta leyenda negra sobre este cantautor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: It seems to intermingle, as he announces in one of his texts, a matter of luck in the popularity, or not, of the singer-songwriter Tabaré ETCHEVERRY. The end of the 70s, in Uruguay, acts as a kind of hinge in which two decisive periods are amalgamated in our music. Begins to undergo a significant change in the conception of the song that, now, will unite such dissimilar figures as: Los Olimareños, Leo Maslíah, Carlos Cresci and even, a group that began targeting the children's audience, Canciones para no dormir la siesta. The present work, fruit of an investigation in course, tries to give account of biographical aspects of José Francisco Etcheverry Tort (1945-1978) and its connection with the song in Uruguay, its aesthetic conception, as well as of political questions that, among others things, forged a certain black legend about this singer-songwriter.
  • “God save the Queen”. Consideracões em torno da biografia na Grã-Bretanha Teoria E Prática Da Biografia

    González, María Jesús

    Resumo em Português:

    Resumo: Durante muito tempo, a biografia produzida na Grã-Bretanha constituiu-se uma referência internacional. Converteu-se no modelo que inspirou o estilo e a metodologia para boa parte de profissionais de outros países. Além disso, os biógrafos britânicos transcenderam suas fronteiras, ao se ocuparem, com êxito, das biografias de personagens solitárias de nacionalidades diferentes. Nessas páginas, será repassada muito sumariamente a evolução do gênero, desde o século XVIII até a atualidade, abordando questões como: suas flutuações internas, alguns de seus marcos e autores fundamentais, sua relação com o mundo acadêmico, sua institucionalização a partir do denominado giro biográfico, o contexto cultural em que se assenta e, finalmente, alguns dos problemas e desafios que vem enfrentando nos últimos anos: entre eles, sua presumida crise, a relação de competência ou convivência com as novas teorias e perspectivas de Life-Writing ou sua posição frente a novos focos internacionais de investigação e produção biográficas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Durante mucho tiempo la biografía producida en Gran Bretaña ha constituido una referencia internacional. Se ha convertido en el modelo que ha inspirado el estilo y la metodología de una buena parte de profesionales de otros países. Pero además ha trascendido sus fronteras, al ocuparse exitosamente los biógrafos británicos de las biografías de personajes señeros de otras diversas nacionalidades. En estas páginas se repasará muy someramente la evolución del género desde el siglo XVIII hasta la actualidad, abordando cuestiones como: sus fluctuaciones internas, algunos de sus hitos y autores fundamentales, su relación con el mundo académico, su institucionalización a partir del denominado giro biográfico, el contexto cultural en que se asienta y, finalmente, algunos de los problemas o retos que ha afrontado en los últimos años: entre ellos su presunta crisis, la relación de competencia o convivencia con las nuevas teorías y perspectivas de Life-Writing o su posición frente a nuevos focos internacionales de investigación y producción biográfica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: For a long time the biography produced in Britain has constituted an international benchmark. It has become the model that has inspired the style and methodology of a large number of professionals from other countries. But it has also transcended its borders, as British biographers have successfully written the biographies of key figures from other nationalities. In these pages we shall briefly review the development of the genre from the eighteenth century to the present day, addressing issues such as: its internal fluctuations, some of its milestones and main authors, its relationship with the academic world, its institutionalization after the so called biographical turn, the cultural context in which it is rooted and, finally, some of the problems or challenges it has faced in recent years: among them its alleged crisis, the rivalry or coexistence with the new theories and perspectives of Life-Writing and its position in relation to new international focuses of biographical research and production.
  • Eufrásia Teixeira Leite: personagem biográfica romanceada Teoria E Prática Da Biografia

    Weinhardt, Marilene

    Resumo em Português:

    Resumo: Eufrásia Teixeira Leite (1840-1930) descende da aristocracia brasileira, de família cuja fortuna foi amealhada pela exploração das minas, pela exportação de café e por investimentos em títulos e ações. Sem irmãos do sexo masculino, recebe educação pouco usual para mulheres à época. O pai a inicia no mundo das transações e aplicações de recursos financeiros. Órfã, passa a gerir a herança que cabe a ela e à irmã, mudando-se ambas para Paris. Essa condição privilegiada teve seu custo pessoal. O envolvimento com o político abolicionista Joaquim Nabuco (1849-1910) limitou-se a encontros rápidos e troca de correspondência. A impossibilidade dessa paixão recíproca chegar à união legal é matéria de dois romances do século XXI, corpus da presente investigação: Mundos de Eufrásia, de Cláudia Lage, (2009), e Um mapa todo seu, de Ana Maria Machado (2015). O objetivo é apreender como se produz o rendimento romanesco a partir dos dados biográficos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Eufrásia Teixeira Leite (1840-1930) was a descendant of the Brazilian aristocracy, whose family fortune was gained with mining, coffee and stock investments. With no male siblings, she received an unusual education for women at that time. Once orphan, she was responsible for managing hers and her sister's inheritance. This social and economic privileged position had its personal cost. The involvement with a pro-slavery abolition politician named Joaquim Nabuco (1849-1910) was limited to quick encounters and a long correspondence exchange. The impossibility of turning this passion into legal union is the subject of two recent novels, which compose this work's corpus: Mundos de Eufrásia: a história de amor entre a incrível Eufrásia Teixeira Leite e o notável Joaquim Nabuco (2009), by Cláudia Lage, and Um mapa todo seu, by Ana Maria Machado (2015). The main goal of this approach is to apprehend the result of biographical data usage in the novel.
  • Vida e milagres de Orsini Bertani (Um perfil: tarefas da cultura letrada no início do século XX) Teoria E Prática Da Biografia

    Rocca, Pablo

    Resumo em Português:

    Resumo: A existência mesma dos impressos depende da vida e da obra dos livreiros, impressores e editores. Nas primeiras três décadas do século XX, em Montevidéu, graças á combinação de vários fatores, alguns destes agentes fizeram sua contribuição para afirmar uma cultura letrada débil e bamboleante. Dentre eles, figura fundamental foi o italiano Orsini Bertani (1869-1939), quem de notório anarquista no seu país de origem, na França, Inglaterra e Argentina tornou-se sossegado, fraterno e decisivo empresário cultural na capital uruguaia. Perguntar-se sobre seus dias e tarefas ajuda á sua comprensão e a comprender a cultura da sua época.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La existencia de los impresos depende de la vida y la obra de libreros, impresores y editores. En las primeras tres décadas del siglo XX, en Montevideo, gracias a una combinación de varios factores, algunos de esos agentes contribuyeron a afirmar una cultura letrada débil y tambaleante. Entre ellos, figura crucial fue el italiano Orsini Bertani (1869-1939), que de activo anarquista en su país de origen, en Francia, Inglaterra y Argentina se volvió sosegado, fraterno y decisivo empresario cultural en la capital uruguaya. Interrogarse sobre sus días y quehaceres ayuda a comprenderlo y comprender la cultura de su época.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The existence of the printed matter depends on the life and work of booksellers, printers and editors. In the first decades of the 20th century, in Montevideo, thanks to a combination of several factors, some of those agents contributed to assert a literacy culture weak and wobbly. Among them, crucial figure was the italian Orsini Bertani (1869-1939) that active anarchist in their country of origin, in France, England and Argentina became a calm, fraternal and decisive cultural entrepreneur in the Uruguayan capital. Wonder about his days and chores helps to understand him and understand the culture of his time.
  • Curta biografia de ficção. Possibilidade de um gênero literário do leitor Teoria E Prática Da Biografia

    Sousa, Rafael Andugar

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo, baseia-se nos pressupostos teóricos postulados pelo cientista J. M. Schaeffer para criar um novo gênero literário baseado na comparação que o leitor pode estabelecer de diversas obras literárias que nem sequer pertencem à mesma tradição. O objeto de interesse é a existência de histórias curtas e histórias curtas que narram a biografia inventada de personagens históricos reais ou ficcionais por diferentes autores. Para explorar os limites do gênero, é necessário conhecer em profundidade o campo da biografia e suas relações com a escrita literária e ficcional, bem como as relações com a historiografia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo se parte de los presupuestos teóricos postulados por el científico J. M. Schaeffer para crear un nuevo género literario basándose en la comparación que el lector puede establecer de obras literarias diversas que incluso pueden no pertenecer a la misma tradición. El objeto de interés es la existencia de relatos y cuentos breves que narran la biografía inventada de personajes históricos reales o ficticios por diversos autores. Para explorar los límites del género es necesario conocer en profundidad el campo de la biografía y sus relaciones con la escritura literaria y ficcional además de las relaciones con la historiografía.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article, we begin from the theoretical implications vislumbrated by J. M. Schaeffer with the porpose to create a new literary genre based in the task of the reader to compare diverse literary works which maybe don't belong to the same tradition. The object of our interest is the existence of tales and narrations of biographies which are invented by an author interested in real historical characters (or even also invented). To explore the limits of the genre is necessary to know deeply the field of biografphy and the relations with literary writing and the relations with historiographical discourse too.
  • O altersense do haicai Teoria E Prática Da Biografia

    Fernandes, Ana; Queiroz, João

    Resumo em Português:

    Resumo: O haicai tem sido alvo de uma enorme quantidade de análises. De Barthes a Leminski, de Haroldo de Campos a Octavio Paz, para mencionar apenas alguns dos mais conhecidos, as análises se concentram na forma justa e densamente estruturada do poema e na brevidade do acontecimento representado. Trata-se de uma ideia que já foi muito explorada, e da qual extraímos novas consequências. Em nossa descrição, baseada na faneroscopia de Charles S. Peirce, o haicai não é o signo de um acontecimento, mas do altersense do haijin, que é a “consciência de um presente diretamente outro, ou segundo” (CP 7.551) do poeta. De acordo com essa abordagem, o haicai é um signo, ao mesmo tempo icônico e indexical, que representa um “departamento da ação mental” (CP 7.539).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Haiku has been the target of a great quantity of analyzes. From Roland Barthes to Paulo Leminski, from Haroldo de Campos to Octavio Paz, the analyzes concentrate in the exact structure of the poem, on the brevity of the event, and on the phenomenology of the poet under the effect of this experience. Our purpose here is to make a phenomenological description of haiku, based on the faneroscopy and semiotics of C. S. Peirce. According to our approach, haiku is an iconic and indexical sign that represents an “department of mental action” (Peirce CP 7,539), altersense, which is the “consciousness of a directly present other, or second” (Peirce CP 7.551).
  • Deslocamentos do imperativo visual em recortes do feminino Teoria E Prática Da Biografia

    Jardim, Luciana Abreu

    Resumo em Português:

    Resumo: Possíveis aproximações entre Ética e Literatura deveriam ser pensadas a partir dos desdobramentos propostos pelo questionamento da metafísica da presença, de Da gramatologia, ponto central do pensamento derridiano. Para escrever para além da metafísica da presença, abalada por Jacques Derrida, deve-se sair da saturação de visibilidade contemporânea, de modo a buscar novas experiências com a linguagem. A modalidade linguística do semiótico, por exemplo, de acordo com o modelo linguístico de Julia Kristeva (A revolução da linguagem poética), propõe uma experiência na qual aspectos da vida escrita sejam capazes de produzir sentidos sutis, sempre em copresença com a modalidade do simbólico. Nesse contexto teórico, alguns fragmentos textuais de Clarice Lispector, os quais podem ser lidos ao lado do elenco de pensadoras do gênio feminino segundo Kristeva, pavimentam o caminho para algo diferente da timpanização flagrada por Derrida. Assim, este ensaio apresenta uma leitura dos caminhos oblíquos que conduzem às tensões entre a sensação e o pensamento, no cruzamento entre Ética e Estética, sugerindo alguns recortes textuais característicos da singularidade da escrita produzida por mulheres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The possible relationship between ethics and literature should be thought from the outcome the questioning of metaphysics of presence proposes; from De la Grammatologie (DERRIDA, 1967), the framework of Derridas's thought. In order to write beyond metaphysics of presence, unsettled by Derrida, it is necessary to move away from extreme contemporary visual stimulation to search for new language experiences. The linguistic mode of the semiotics, for instance, according to Julia Kristeva's linguistic model (Revolution in Poetic Language, 1974), suggests that an experience in which aspects of the written life be able to produce subtle meanings, always co-present with the symbolic mode. In this theoretical context, some extracts of texts by Clarice Lispector, which can be read side by side with women genius thinkers, according to Kristeva, pave the way to something different from the tympanites caught by Derrida. As a result, this essay shows an interpretation of the slantways that lead to the tensions between feeling and thinking when it comes to the crossing of Ethics and Aesthetics, which suggests reflection on some typical textual segments of the written singularity produced by women.
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