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Organizações & Sociedade, Volume: 8, Número: 20, Publicado: 2001
  • Novas estratégias da agroindústria Brasileira de suco de laranja: resultados de uma pesquisa preliminar Artigos

    Troccoli, Irene Raguenet; Macedo-Soares, T. Diana L. v. A. de

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados do primeiro estágio de uma pesquisa mais ampla sobre a sustentabilidade das estratégias adotadas pelas empresas tradicionalmente orientadas para o mercado externo da agroindústria brasileira de suco de laranja que escolheram também focalizar o mercado local. Trata-se de pesquisa que se destaca, no Brasil, por analisar mais profundamente os problemas estratégicos críticos em um dos mais importantes setores da indústria brasileira de alimentos, por meio de instrumentos da administração estratégica. O artigo trata de questões relacionadas às características das estratégias destas firmas e à avaliação de sua consistência com as implicações dos fatores ambientais externos às empresas. Provisoriamente, conclui-se que as estratégias são congruentes com estes fatores, por explorarem duas oportunidades cruciais, relacionadas ao fato de se tratarem de empresas primeiras entrantes: 1) um crescente mercado para produtos nutricionais e de alta qualidade, devido aos fatores sócio-demográficos locais favoráveis; 2) complementadores potenciais com os quais estas empresas puderam estabelecer alianças estratégicas para os necessários processos de distribuição e de marketing com vistas a atender, com maior eficiência, às crescentes necessidades deste nicho de mercado. Reforça-se a importância dos próximos estágios da pesquisa, especialmente as investigações de campo, para validar estes resultados provisórios e para fornecer novos subsídios sobre a questão da sustentabilidade das estratégias em questão, ao aprofundar a análise de todos os fatores em jogo, especialmente, os internos dentro de uma perspectiva Resource-Based.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of the first stage of a wider research on the sustainability of the local market strategies adopted by the traditional export-oriented firms in the Brazilian orange juice industry that chose to focus on the local market. This research's originality resides in the fact that, in Brazil, it pioneers the use of strategic management tools to analyze critical strategic problems in one of the most significant sectors of the Brazilian agroindustry. The paper addresses questions regarding the characteristics of these firms'local market strategies and the assessment of their consistency with the implications of the firms' external environmental factors. It provisionally concludes that the firms' local market strategies are congruent with these factors in that they exploit two crucial opportunities, enhanced by the firms' condition of early movers: 1) an increasing market for the nutritional, high quality type of product offered, due to favorable local socio-demographic factors; 2) potential complementors with whom they could establish strategic alliances for the necessary distribution and marketing processes to attend more effectively to the needs of this growing market niche. The importance of the next research stages, namely the field investigations, to validate these results as well as to provide new insights on the strategies' sustainability, by deepening the analyses of all the factors at play, is highlighted.
  • A Construção de estratégias competitivas explorando diferentes abordagens dinâmicas Artigos

    Ribeiro, Maria Teresa Franco; Rezende, Daniel Carvalho de; Rezende, Gustavo Carvalho de

    Resumo em Português:

    Buscou-se a combinação de duas correntes teóricas não conflitantes (evolucionistas e neo- institucionalistas) com as contribuições de Michael Porter, na busca de novos elementos que auxiliem na compreensão das estratégias das firmas. Nesse sentido, aprofundou-se a discussão acerca do conceito de coerência, que emerge como um dos mais importantes na compreensão do processo histórico de formação de competências tecnológicas, o que restringe as estratégias de diversificação e ajuda na definição das fronteiras das firmas e nas estratégias de arranjos e parcerias inter-firmas na busca da vantagem competitiva, ressaltando-se a importância da inovação como elemento vital nessa busca.

    Resumo em Inglês:

    This work tries to combine different theoretical approaches (with no conflict of principles): the Evolutionary and the Transaction Cost approaches with the contributions of Michael Porter in a search for new elements that could shed light on the comprehension of the construction of firms' strategy. In that way it also seeks the discussion about the coherence concept developed by Dosi, Teece and Winter (1992) that emerges as one of most important theoretical contribution to understanding the historical process in the building of technological capabilities. These will define the boundaries of the firms and the arrangement strategies and the inter-firm partnership in search for a competitivity advantage. The article highlights the importance of the innovation process as a motor element of this dynamic arrangement.
  • O jeito brasileiro de publicar em estudos organizacionais Artigos

    Hemais, Barbara; Vergara, Sylvia Constant

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo acerca das citações na produção científica brasileira sobre organizações, com foco nos traços lingüísticos. Citações são a característica textual que ajuda a mostrar como uma produção científica alinha-se a um certo ramo ou a uma certa corrente do conhecimento. Por outro lado, a análise lingüística amplia a compreensão das escolhas feitas pelos autores, como também o condicionamento cultural ao qual estão sujeitos. Contemplando uma amostra de 25 trabalhos dos Anais do ENANPAD 99 na área de Organizações, foram examinadas, em cada trabalho, duas dimensões da citação: a forma do verbo de reportagem e a integração do nome do autor citado. As conclusões sugerem que os autores brasileiros preferem não polemizar, parecem depender de poucas fontes de informações, bem como dão mais destaque ao que é produzido fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos.
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